Conectar

Ver Versão Completa : Relógio de temperatura não marca

jmzerba
24/05/2010, 00:27
Boa noite,
estopu com um problema em minha bandeirante 1990, motor mb 314s (708) turbinada, de 01 mês para cá minha band não está marcando a temperatura no relógio do painel, já fiz limpeza no radiador, trocando o líquido, adicionei o fluído mwm, troquei na concessionária mercedes bens a válvula termostática, troquei o sensor, também da mercedes bens, e o relógio não marca, neste final de semana troquei o relógio do painel e continua não marcando. Fui em vários mecânicos e auto elétrica, a última me perguntou se o sensor de temperatura não deveria ser algum modelo da toyota ao invés da mercedes bens.
Alguém poderia me orientar, existe um sensor da toyota para este motor, eu estou colocando a peça errada, não tenho mais a que foi retirada do motor anteriormente.
Aguardo uma idéia.

jmzerba
24/05/2010, 00:29
Boa noite,
Estou com um problema em minha bandeirante 1990, motor mb 314s (708) turbinada, de 01 mês para cá minha band não está marcando a temperatura no relógio do painel, já fiz limpeza no radiador, trocando o líquido, adicionei o fluído mwm, troquei na concessionária mercedes bens a válvula termostática, troquei o sensor, também da mercedes bens, e o relógio não marca, neste final de semana troquei o relógio do painel e continua não marcando. Fui em vários mecânicos e auto elétrica, a última me perguntou se o sensor de temperatura não deveria ser algum modelo da toyota ao invés da mercedes bens.
Alguém poderia me orientar, existe um sensor da toyota para este motor, eu estou colocando a peça errada, não tenho mais a que foi retirada do motor anteriormente.
Aguardo uma idéia.

feitosac
24/05/2010, 00:37
JM , tenho uma 91 com motor om 364 e o sensor é o da Toyota mesmo o da MB não serve, ja tive o mesmo problema no passado, ve se acha alguem que tem a mesma Toyota e pede o sensor emprestado para testar na sua, procura outro eletricista e pede para testar o fio do chicote eletrico, pode estar quebrado, isso da pau em muito eletricista, pede para verificar tambem o aterramento do reloginho.
Abraços e boa sorte.
Feitosa.

jmzerba
24/05/2010, 01:08
Boa noite Feitosa, com relação ao chicote foi feito o teste e ele esta funcionado direito, como você me respondeu que na sua band 91 o sensor é da toyota e não da MB, amanhã vou entrar em contato com uma loja que vende peças de toyota para mim na cidade de Ribeirão Preto/SP e pedir uma.
Obrigado.

Albieri,R.J.
24/05/2010, 09:19
Amigos,

o marcardor de temp quase nunca se mexe (nao me pergunte porque) mas um teste bom a ser feito é vedar o radiador (com um pano ou lona) e deixar o motor um tempo ligado pra aquecer (sem que o ventilador desaqueça a agua). Se ainda aissim o relogio nao marcar é porque realmente alguma coisa esta errada. Tive que fazer isso com o meu pq tambem pensei que nao estivesse funcionando

Abraços e boa sorte

Rafael

Edson Ferian
24/05/2010, 16:30
Posto o resultado da empreitada. Tenho o mesmo problema na minha 95.

Albieri,R.J.
24/05/2010, 17:03
PS. Uma das alternativas é acompanhar a pressao do oleo para nao escabufar o motor... (acho eu..)

Dimasi
24/05/2010, 22:14
O meu marcador Fica em 1/4 da escala, subindo um pouco quando o motor é mais exigido, mas não chega no meio da escala. O de óleo e o de voltagem marcam sempre fim de escala. O de óleo marca o quê ? Pressão em lbs, bar ou volume? O meu marca 100% antes do motor virar. Se for pressão, tá ferrado.

feitosac
25/05/2010, 00:27
Dimasi e amigos, a Band realmente não esquenta em situação normal é 1/4 da escala chegando quando muito exigida ao meio, este sensor é dificil de dar problema, a minha tem 17 anos e só troquei duas vezes, sempre tiro ele e limpo, o de óleo o meu com óleo novo e motor não muito quente marca no 5 depois de rodar bastante cai mas não entra no vermelho, este cebolão do óleo é mais facil de dar problema e se tiver que comprar é melhor o original.
Lembrando minha Band tem motor OM-364, não conheço o comportamento dos outros motores.
Abraços.
Feitosa.

jmzerba
26/05/2010, 23:56
Boa noite pessoal, já comprei o sensor original de toyota, chegou hoje e no sábado vou trocar depois informo o resultado.
gostaria de aproveitar para perguntar como coloco a foto de minha band junto com meu nome no inicio, alguém poderia me explicar?
grato,

Jmzerba

Albieri,R.J.
27/05/2010, 08:29
Boa noite pessoal, já comprei o sensor original de toyota, chegou hoje e no sábado vou trocar depois informo o resultado.
gostaria de aproveitar para perguntar como coloco a foto de minha band junto com meu nome no inicio, alguém poderia me explicar?
grato,

Jmzerba

J,

comprou o sensor onde? e quanto foi?

Abraço

Rafael

AlexandreJB
27/05/2010, 10:10
Pessoal,

Tive este problema após fazer o motor, resolvi com a instalação de um marcador mecanico com ampola de mercurio, comprei na Guantran em São Cristovão - tel: 2580-9441.

Um abraço,

AlexandreJB

Fe_jipeiro
27/05/2010, 15:08
Pessoal,

Aconselho não usar as cebolinhas paralelas... e sim a original VDO ....

Abs...

Albieri,R.J.
31/05/2010, 21:48
Pessoali,

testei o cebolao: ok!
testei o relogio de temperatura: ok!

Porque raios o ponteiro nao sai do lugar quando o carro ta andando, mesmo apos 2 horas de viagem?

jmzerba
01/06/2010, 00:35
Boa noite pessoal, instalei no sábado(30/05) e testei o sensor original de temperatura, para veículos toyota, ficou ótimo, agora estou tranquilo.
Comprei na cidade de Ribeirão Preto/SP na loja Said Autopeças, especializada em peças Toyota, chevrolet, ford dodge e mercedes benz, caminhões e pick-up's, telefone:(016) 2102-6770 vendedor Sérgio, paguei R$ 35,00.
Grato, pela colaboração e troca de experiências.

jmzerba

André CO
01/06/2010, 12:14
O meu era de lua até que eu troquei os terminais e o problema acabou! Hoje marca q é uma beleza!!

Albieri,R.J.
01/06/2010, 22:18
André,

o negocio é que o radiador nem esquenta. ando com ela e consigo colocar a mao no radiador... acho que o negocio é que a temp realmente nao tá subindo... sei la. De qualquer forma, os terminais que voce diz sao os plugs? de cobre?

()s

André CO
01/06/2010, 23:05
André,

o negocio é que o radiador nem esquenta. ando com ela e consigo colocar a mao no radiador... acho que o negocio é que a temp realmente nao tá subindo... sei la. De qualquer forma, os terminais que voce diz sao os plugs? de cobre?

()s

Sim, são os plugs!
Mas existe um Q ai, o meu motor é MB om 314 e o seu 14B...
abs

Dimasi
03/06/2010, 11:28
André,

()s

Rafael,

Veja se a válvula termostática foi retirada.

Abs.

minhastrilhas
09/12/2010, 18:45
Caro jmzerba. Seu problema foi resolvido? Comprei uma Band 95 e o problema é o mesmo... além de outros, como: O conta giros rateia ao ligar farol, seta para de piscar, trava, quando acelera mais forte. Troquei sensor de temperatura, mas não ocorre leitura, vou pedir ao eletricista para que verifique mais detalhadamente o relógio de temperatura. alguém tem uma dica?Já levei em dois eletricistas e nao estao dando conta. No último diz que o problema está no positivo (???). Conhecem algum eletricista no fórum?

feitosac
09/12/2010, 22:53
Minhastrilhas,
Pelo que li o problema dele foi resolvido comprando o sensor adequado, no seu caso parece ser mais sério pois são sistemas diferentes, não sou eletricista, mas como sugestão verifique os pontos de aterramento do seu veiculo, na bateria, no alternador e no motor de arranque.
Abraços.

minhastrilhas
10/12/2010, 12:04
Minhastrilhas,
Pelo que li o problema dele foi resolvido comprando o sensor adequado, no seu caso parece ser mais sério pois são sistemas diferentes, não sou eletricista, mas como sugestão verifique os pontos de aterramento do seu veiculo, na bateria, no alternador e no motor de arranque.
Abraços.

Grato amigo. Estou com o carro em outro eletricista já, acabei de falar com ele.... problemas como o conta giros e seta foram resolvidos com inserção de relés. Bom, verificarei mais tarde com ele a respeito do sensor. No primeiro eletricista ele já tinha achado o problema do aterramento do veículo, chassi + lata, mas os demais terei que checar, como bateria e alternador. Assim que tiver a solução completa retorno no post. abs

minhastrilhas
12/12/2010, 11:40
Bom dia Feitosa! Peguei o carro no eletricista. Tudo funcionando, ok! Porém teperatura muito baixa, 1/4 da escala para baixo. A temperatura indeal destes motores seria de 80-90 graus, ok? no meio do marcador entao. O eletricista disse que a mangueira do radiador (debaixo) fica fria, assim como o radiador em si, penso que está sem válvula termostática e/ou radiador está anormal (talvez varetar). Bom, essa semana vou levar ao mecânico para revisão, troca da correia alternador, verificar radiador, coxims, válvula termostática, coifas, etc... retorno em breve! grande abraço.

edwint
18/12/2010, 22:09
é possivel colocar um marcador mecanico (mercurio) e o eletrico juntos? para isso terei que abrir um novo furo perto da cebolinha, p/ colocar o mecanico? onde? Pessoalmente acho que o marcador de temperatura mecanico é bem mais confiavel.

jmzerba
19/12/2010, 00:32
Boa noite pessoal, como esta discussão esta no ar, caro Alexandre, meu eletricista me disse que as bandeirantes, todas, sairam com a fiação muito fina e não tinha um bom aterramento, a maioria das band quando acionamos a chave de seta o ponteiro do relógio do painel fica "pulando", também problema do aterramento, quanto ao problema do radiador com temperatura baixa, acho que você deve varetar o radiador, trocar/instalar uma válvula termostática original toyota, não instale peças que não sejam originais em partes vitais como esta, lave várias vezes os dutos do motor, aos sábados eu lavava o radiador antes de sair com a band, pois com a minha, ela é de uso diário, trabalho com ela, sou bancário, ando durante a semana e no sábado lavava novamente até que a água finalmente ficou limpa, à partir daí adicionei o fluido para radiador MWM, com válvula termostática e sensor novos e originais toyota não tive mais problemas, também troquei a tampa do radiador, tudo novo e original, tente fazer desta forma, na lavagem dos dutos do motor somente com água, não coloque "detergente", boa sorte. Abraços. José Maria.

minhastrilhas
22/12/2010, 19:51
Boa noite jmzerba!
Peguei a Band hoje e dei uma pequena volta. As melhorias já são nítidas.....
Serviços realizados e melhorias.

Troca da correia, ok
Troca da válvula termostática (a mesma estava travada)-> temperatura respondeu perfeitamente no relógio (80-90)
Troca de lonas freio de mão, regulagem, ok
Troca retentor caixa tração, ok
Troca de sistema de freio traseiro completo, 4 cilindros-> resposta frenagem ok
Limpeza radiador,drenagem e limpeza em 3 vezes, ok-> adição de 2 litros fluido petrobras
troca de cabo acelerador. ok-> tá bem mais macio

Realmente fiquei satisfeito com o serviço. Preço mão de obra-> R$ 180,00 (com lavagem)

Agora é rodar e acompanhar!
Valeu galera! Um feliz natal e próspero ano novo a todos!!!!!!

birawc
19/07/2012, 14:52
Ola, alguem ja instalou e tem uma opnião formada sobre o SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATURA DO MOTOR C/ ALERTA SONORO E VISUAL CONFIGURAVE, Donatti4x4 - Peas equipamentos e acessrios 4x4 para jeep e veculos off road (http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=1227620) , os medidoes e o relogio da bandeirante me parecem não ser muito confiaveis, qual o melhor equip. p/ se instalar nela.

rbata
19/07/2012, 17:11
Já encontrei aparelhos similares no ebay e que são mais baratos que esse aí do link.

Na verdade são uns controladores genéricos de eletrônica, não sei qual é o nome correto.

Mas pesquise por CHT (cylinder head temperature) e EGT (exhaust gas temperature) no ebay, vc irá encontrar vários produtos.

Se vc controlar a pressão do óleo, temperatura da água, CHT e EGT, seu motor nunca irá ter problemas.

Sendo que o EGT é mais indicado se o motor for turbinado.

OliveiraDf
22/07/2012, 17:23
Aproveitando o tópico, o meu relógio da temperatura também não está marcando, alguém saberia me dizer a onde fica o sensor de temperatura, minha band é 79, motor 608. Obrigado

Fband
23/07/2012, 14:07
360396

Ali no círculo vermelho deve sair um fio do sensor..

Abraço

OliveiraDf
23/07/2012, 15:07
Obrigado Fband, estou refazendo a parte elétrica, vou verificar isso.

Carlo Pecca
23/07/2012, 22:17
Fband
Qual aa velocidade máxima que a sua band com caixa de 4 marcha faz?
A minha é aspirada e cx de 4 marchas e mal chega a 90 com os pinos pulando!!!

Fband
24/07/2012, 07:51
Fband
Qual aa velocidade máxima que a sua band com caixa de 4 marcha faz?
A minha é aspirada e cx de 4 marchas e mal chega a 90 com os pinos pulando!!!

Carlo, a minha Band está com pneus 265/75 R16 o que equivale a um 31" e não passo dos 80km/h
Considero uma velocidade segura onde não forço muito o motor.
A partir disso minha Band tambem começa a pedir água... kkkk

Abraço

maikpenner
24/07/2012, 08:21
Minha Band com pneus 33" e motor OM-364 (709), 5 marchas não passa de 140km/h.
Eu costumo andar a 90km/h que é uma velocidade agradável e segura, boa para se conversar e ouvir música dentro do carro.
Acima de 120km/h qualquer diálogo fica quase impraticável, é preciso gritar. hehehe
Até 110km/h é tolerável...

Abraço
Maik

Carlo, a minha Band está com pneus 265/75 R16 o que equivale a um 31" e não passo dos 80km/h
Considero uma velocidade segura onde não forço muito o motor.
A partir disso minha Band tambem começa a pedir água... kkkk

Abraço

OliveiraDf
25/07/2012, 12:53
Fband e pessoal, a temperatura do motor é medida pela temperatura da água? No meu jipe a onde deveria ter um sensor tem um parafuso, acho que deve ter dado problema e o antigo dono tirou o sensor.

Runner
25/07/2012, 13:00
Fband e pessoal, a temperatura do motor é medida pela temperatura da água? No meu jipe a onde deveria ter um sensor tem um parafuso, acho que deve ter dado problema e o antigo dono tirou o sensor.

Com certeza isso foi um gatilho, mas se vc for do rio compre o sensor original na arauto em são cristovão (R$30,00) e coloque vc mesmo, aproveita e limpe o sistema.

mecamaniaco
25/07/2012, 13:01
Minha Band com pneus 33" e motor OM-364 (709), 5 marchas não passa de 140km/h.
Eu costumo andar a 90km/h que é uma velocidade agradável e segura, boa para se conversar e ouvir música dentro do carro.
Acima de 120km/h qualquer diálogo fica quase impraticável, é preciso gritar. hehehe
Até 110km/h é tolerável...

Abraço
Maik

Faço minhas suas palavras, pro 14B não muda muita coisa não! euhauehuaeaueahe Sem falar na sensação de "morte eminente" ao dirigir acima de 120km/h!!! euauehauehuaheueh