PDA

Ver Versão Completa : Motor MWM S10 no Javali CBT

Marvel Ferreira
24/05/2010, 00:15
Caro amigos do 4x4Brasil, tem muito tempo que não me logava no site, mas desde a última vez passei correr atrás do motor para meu jipe (MWM, perkin, maxxion, etc). Graças a Deus consegui comprar um MWM série 10 - turbo intercooler.
Agora um amigo me disse pra eu colocar uma caixa de Toyota 5 marchas, para melhor aproveitar a potência do motor. Só que não tenho essa condição de investir aproximadamente, mais R$ 3.000,00, que é o custo de uma desta, pois ainda estou devendo cerca de R$ 5.000,00 referente ao motor, ou seja, não dá pra estender mais o investimento.
Gostaria da opnião dos amigos. Quanto ao uso do motor MWM S10, com a caixa original de 4 marchas, se com este conjunto dá pra ir rodando, mesmo sem, desenvolver totalmente a potência deste motorzão, já que com a troca da caixa, significa um adiamento de pelo menos mais uns 3 anos, pra colocar meu jipe pra rodar.
Aguardo resposta, Um forte abraço.
Marvel Ferreira - RJ.

Zé Renato
24/05/2010, 08:48
Pode rodar sem problemas, mas ja que vc vai trocar o motor, faça uma inspeção nela, veja o estado dos sincronizadores e rolamentos.Essa caixa é bem forte não precisa trocar, até pq vai sair bem mais barata a adptação, ficando somente na mudança de posição das bases do motor, pois de resto é "plug and play" não necessitando confecionar flange.:pipoca:

MARCELOLUCHESI
24/05/2010, 10:00
Pode usar, mas ande bem na boa, tenho 2 amigos que tem javali com motor 2.8, um 2.8 eletronico da s10 com caixa de cambio e transferencia do marruá.
E outro javali com motor 2.8 do volare da agrale (micro onibus) mesmo do marruá e caixa original do javali. Este quebrou a caixa.
Em compensação o motor mwm 2.8 que é usado no volare é mais forte que o usado na s10 em função do VOLANTE do motor ser maior, e principalmete a alimentação do volare é com bomba injetora e o da s10 é aquele novo 2007 ou 2008 eletronico. Sugestão: se ta fora ainda, procure maiores informações sobre o volante do volare. Pode ter certeza que fica outro jeep para andar, principalmente se não for eletronico.

Marvel Ferreira
24/05/2010, 11:10
Valeu muito as informações dos caros amigos, Zé Renato e MarceloLuchese, agora fico mais tranquilo, pois estou envolvido nesta situação desde 2004, e só agora começou a se acertar. Estou mais otimista em fazer parte do time 4x4, só que agora na prática, vou continuar no objetivo de colocar meu jipão na lama, é claro que bem ligth, aprendendo com os amigos.
Estou aguardando ainda mais alguma opnião de outros que tenham experiência no assunto.
Um forte abraço, Marvel Ferreira-RJ.

Dieselboy
24/05/2010, 11:33
consegui comprar um MWM série 10 - turbo intercooler.
Agora um amigo me disse pra eu colocar uma caixa de Toyota 5 marchas, para melhor aproveitar a potência do motor. Só que não tenho essa condição de investir aproximadamente, mais R$ 3.000,00, que é o custo de uma desta, pois ainda estou devendo cerca de R$ 5.000,00 referente ao motor, ou seja, não dá pra estender mais o investimento.
Gostaria da opnião dos amigos. Quanto ao uso do motor MWM S10, com a caixa original de 4 marchas, se com este conjunto dá pra ir rodando, mesmo sem, desenvolver totalmente a potência deste motorzão, já que com a troca da caixa, significa um adiamento de pelo menos mais uns 3 anos, pra colocar meu jipe pra rodar.

Marvel

Acho que houve um pequeno conflito de informações, parece que o pessoal entendeu que vc está utilizando o motor da chevrolet S-10, ou seja, o MWM Sprint 2.8 (132 CV), o mesmo que veio no Troller, X-Terra, Volare, entre outros.

Porém pelo que entendi, o motor que vc está utilizando de fato, é o MWM Série 10, popularmente conhecido por X-10, o que equipava a F-1000 97/98, e inclusive até alguns caminhões da VW.

Vc poderia dirimir essa dúvida? Caso seja o da F-1000, teria que comparar qual é a faixa máxima de torque que o teu atual câmbio suporta. Não é por nada, mas se o câmbio for subdimensionado, esse motor vai "moer" o câmbio :shock: pois ele é muito forte, sobretudo em baixa rotação.

Ps - Como vc ainda não comprou o câmbio definitivo, seria melhor e, inclusive evitaria adaptações/gambiarras, se vc optasse pelo câmbio original que acompanhou este motor na F-1000, o Clark 2615B, vulgo "capelinha".
Abs.

José Tadeu
26/05/2010, 07:59
Marvel:

Pode colocar sem problemas a caixa original em seu motor MWM S-10, pois no meu coloquei um MWM-229, com a mesma caixa, e posteriormente troquei pela do toyota.

O problema da caixa do javali, na minha opinião, é a caixa de transferência, você irá notar que você escutará mais o barulho da caixa de transferência do que do motor.

Mas, essas adaptações são aos poucos, e você verá que sempre terá algo a melhorar.

Para lembrar, apesar de que você não comentou, terá que mudar a suspenção dianteira, pois os feixes originais não aguentam o peso desse motor.

Atenciosamente

Tadeu

RODRIGO TOMITÃO
26/05/2010, 12:32
o mwm da s10 é mais leve que o original do java....

Marvel Ferreira
26/05/2010, 13:30
Marvel

Acho que houve um pequeno conflito de informações, parece que o pessoal entendeu que vc está utilizando o motor da chevrolet S-10, ou seja, o MWM Sprint 2.8 (132 CV), o mesmo que veio no Troller, X-Terra, Volare, entre outros.

Porém pelo que entendi, o motor que vc está utilizando de fato, é o MWM Série 10, popularmente conhecido por X-10, o que equipava a F-1000 97/98, e inclusive até alguns caminhões da VW.

Vc poderia dirimir essa dúvida? Caso seja o da F-1000, teria que comparar qual é a faixa máxima de torque que o teu atual câmbio suporta. Não é por nada, mas se o câmbio for subdimensionado, esse motor vai "moer" o câmbio :shock: pois ele é muito forte, sobretudo em baixa rotação.

Ps - Como vc ainda não comprou o câmbio definitivo, seria melhor e, inclusive evitaria adaptações/gambiarras, se vc optasse pelo câmbio original que acompanhou este motor na F-1000, o Clark 2615B, vulgo "capelinha".
Abs.

Caro Dieselboy, é isso mesmo, o meu motor é o MWM Série 10 turbo e intercooler, o mesmo que equipa as F1000 e alguns Volks 8.120/8.150.
Só que estou com ele desde o fim de 2009, e não tenho como gastar mais, entende? Claro que se não der para colocá-lo com a caixa do CBT original, certamente vou esperar mais um bom tempo. Como diz um amigo, já que contou até 99, conte logo até 100.:pensativo:
um forte ABÇ. Marvel - RJ.

PHF
26/05/2010, 14:40
.[QUOTE=Marvel Ferreira;1170118]Caro amigos do 4x4Brasil, tem muito tempo que não me logava no site, mas desde a última vez passei correr atrás do motor para meu jipe (MWM, perkin, maxxion, etc). Graças a Deus consegui comprar um MWM série 10 - turbo intercooler.
Aguardo resposta, Um forte a
Marvel Ferreira - RJ.[/QUOTE

Marvel a caixa do javali é praticamente a mesma da f1000 4m porem o eixo piloto tem estrias no padrão da chevrolet, para colocar o motor mwm voce deverá mudar o disco de embriagem colocando o da d20, a capa seca acoplara perfeitamente com o cambio devendo mudar apenas os suportes anteriares do motor, se possivel coloque tambem mais um coxim na parte de traz do cambio para equilibrar o peso do motor já que o motor 4 cilindros muda o centro de gravidade do conjunto.

Abraco.

Marvel Ferreira
31/05/2010, 10:25
Marvel:

Pode colocar sem problemas a caixa original em seu motor MWM S-10, pois no meu coloquei um MWM-229, com a mesma caixa, e posteriormente troquei pela do toyota.

O problema da caixa do javali, na minha opinião, é a caixa de transferência, você irá notar que você escutará mais o barulho da caixa de transferência do que do motor.

Mas, essas adaptações são aos poucos, e você verá que sempre terá algo a melhorar.

Para lembrar, apesar de que você não comentou, terá que mudar a suspenção dianteira, pois os feixes originais não aguentam o peso desse motor.

Atenciosamente

Tadeu
Valeu José Tadeu, vou considerar sim a questão do feixe de mola dianteiro e talvez até mesmo o traseiro. Grato, um forte abraço. Marvel.

Marvel Ferreira
31/05/2010, 10:30
.[QUOTE=Marvel Ferreira;1170118]Caro amigos do 4x4Brasil, tem muito tempo que não me logava no site, mas desde a última vez passei correr atrás do motor para meu jipe (MWM, perkin, maxxion, etc). Graças a Deus consegui comprar um MWM série 10 - turbo intercooler.
Aguardo resposta, Um forte a
Marvel Ferreira - RJ.[/QUOTE

Marvel a caixa do javali é praticamente a mesma da f1000 4m porem o eixo piloto tem estrias no padrão da chevrolet, para colocar o motor mwm voce deverá mudar o disco de embriagem colocando o da d20, a capa seca acoplara perfeitamente com o cambio devendo mudar apenas os suportes anteriares do motor, se possivel coloque tambem mais um coxim na parte de traz do cambio para equilibrar o peso do motor já que o motor 4 cilindros muda o centro de gravidade do conjunto.

Abraco.
Caro PHF, vou levar estas consideração para oficina quando for começar o processo de adaptação. Valeu muito sua dica. Caso tenha algo acrescentar, por favor me envie. Um forte abraço, Marvel Ferreira - RJ.

José Tadeu
31/05/2010, 22:19
Marvel:

Relembrando da adaptação do meu, quanto a colocar o motor com a caixa original, é fácil, pois, é só tirar um e colocar outro. O que terá que acertar são os suportes.

Um detalhe que lembrei, foi que o suporte do lado direito ficou exatamente em cima do diferencial, com isso tivemos que colocar um calço no batente da suspensão, e também o feixe de molas original não aguentou o peso.

Bons serviços.

Atenciosamente

Tadeu

RODRIGO TOMITÃO
29/06/2010, 13:16
no meu o suporte do motor que o torneiro fez tambem pega no diferencial, e mais o diferencial pega no filtro de oleo, ja quebrou uma x, isso vou ter que resolver...

adelpedu
02/10/2010, 19:44
Amigos, como observo a qualidade, em termos de conhecimento, das pessoas que tem respondido ao problema, apresento minha dificuldade. Tenho um motor desse pra colocar na minha Dakota. A cx vai ficar a mesma, porem preciso fazer uma flange de adaptação. Alguem pode me ajudar? :parede:

icojavali2009
03/10/2010, 07:25
Caro amigos do 4x4Brasil, tem muito tempo que não me logava no site, mas desde a última vez passei correr atrás do motor para meu jipe (MWM, perkin, maxxion, etc). Graças a Deus consegui comprar um MWM série 10 - turbo intercooler.
Aguardo resposta, Um forte abraço.
Marvel Ferreira - RJ.
AAAAI!!!! QUE DOR!!!! ADORARIA TER UM PROBLEMÃO DESSES PRA RESOLVER....
Mas o Motor X 10 MWM fica muito bom na caixa do Javalí.

rafaellouro
22/01/2011, 15:41
Esse motor que voce quer colocar no seu javali e muito bom ja vi f1000 fazer 700.000 km com esse motor e so foi para retifica porque estourou uma mangueira e superaqueceu!! e motor e mais um pouco!se for bem adptado voce ficara com um super java!

rafaellouro
24/01/2011, 23:30
Amigos, como observo a qualidade, em termos de conhecimento, das pessoas que tem respondido ao problema, apresento minha dificuldade. Tenho um motor desse pra colocar na minha Dakota. A cx vai ficar a mesma, porem preciso fazer uma flange de adaptação. Alguem pode me ajudar? :parede:
Amigo acredito que seria bem melhor voce colocar conjunto motriz completo!:concordo: motor/caixa aproveitanto somente seu diferencial porque fabricar flange adptar embreagem,acertar eixo piloto,etc. nao e brincadeira e na maioria das vezes as pessoas nao ficam com um resultado satisfatorio:(.

dudu83
25/01/2011, 00:40
amigo e se vc retirar e turbina do serie 10 e usa lo sem turbina? acredito que a forca dele sem turbina ja é suficiente pra tocar o java com folgas,da pra usar a caixa original com mais confiança. eu tenho varios motores desses tubinados e aspirados em aplicaçoes estacionarias, otimo motor peças baratas e duraveis...

PHF
25/01/2011, 11:07
Amigo acredito que seria bem melhor voce colocar conjunto motriz completo!:concordo: motor/caixa aproveitanto somente seu diferencial porque fabricar flange adptar embreagem,acertar eixo piloto,etc. nao e brincadeira e na maioria das vezes as pessoas nao ficam com um resultado satisfatorio:(.

Rafael concordo em grau e número com suas palavras.

Abraço.

arnon
30/05/2012, 18:11
Marvel

Abs.
Valeria a pena colocar o MWM Sprint 2.8 (132 CV) no Javali?

Marvel Ferreira
02/08/2016, 19:45
Boa noite, meus amigos do percurso!
Como vão, tudo bem?
Depois de um longo período afastado da questão, por problemas familiares, desempregos e falta de grana, tratamentos de saúde, etc... estou aqui de volta com a mesma questão, em fim, meu Java ficou este período todo largado com o novo motor MWM ao lado, o antigo original vendido como peças, e a caixa de marcha original toda revisada, inclusive com troca da engrenagem de reduzida trocada, e etc.

Depois deste longo tempo, estou precisando de informações que possam me dar uma direção mais objetiva, para levantar meu Javali 90, pois depois destes longos anos largado, preciso retomar o projeto de recuperar o meu Javali fazendo-o voltar a ativa.

gostaria aqui de relembrar de modo simples as diversas opniões que me encaminharam na época:
- O motor original CBT 3cil. não compensa fazer...
- Melhor adaptar um MWM, Perkins Q20, Cumins, etc...
- Depois de comprar o MWM 4cil. serie 10, indicaram não colocar com o câmbio original, mas sim um do tipo da bandeirante de 5 marchas...
- Acabei por não fazer adaptação do mesmo, apesar de ter revisado totalmente o câmbio original do Java...

A questão é que agora no momento exatamente nesta semana recebi duas propostas que parecem se alinhar uma com a outra:
a primeira foi uma proposta de um amigo em comprar o meu MWM que seria para marinizá-lo e equipar o seu barco;
a segunda coincidente foi o oferecimento de um conjunto de motor e caixa da Hilux 93, motor 2.8 turbinado e câmbio de 5 marchas com reduzida e tração;
Se a proposta fosse da mesma pessoa, quase que seria um pelo outro.
Diante dos fatos, tenho a impressão de que seria melhor vender o meu MWM e adquirir este conjunto da Hilux de um amigo que foi acidentada no sítio em que ele mora e ele ficou desanimado em restaurá-la.

Por favor!!! Poderiam me dar alguma dica e opiniões sobre esta oportunidade e me ajudarem a tomar uma decisão definitiva, acerca do meu Javali, visto que não posso ter mais nenhum gasto demasiado?

Lembro aqui que a documentação que possuo do MWM é um recibo simples de compra e venda registrado em cartório afirmado a procedência do motor ter sido retirado de um VW 8-150, que sofreu perda total em capotamento.
Já a Hilux, a mesma possui toda a documentação em dia, sendo que terei que seguir os trâmites legais do DETRAN.

Desde já agradeço por pela atenção e disponibilidade em ajudar.

Um forte abraço.

Marvel Ferreira - RJ.

Leonardo Raffi
02/08/2016, 23:03
fica com o mwm... motor para o resto da vida e manutenção mais em conta... quando da...