Ver Versão Completa : Que motor é esse?
Cara de Cavalo
23/05/2010, 21:50
Boa noite? Sou iniciante no mundo 4x4 e não precisou muito pra ficar viciado. Estou comprando um Cj3 b ano 68 mod 54. Segundo o atual dono , foi uma remessa solicitada pelo exercito que queria esse modelo específico. Quando vi o motor pela primeira vez ( um 6cc) achei que fosse o bom e velho BF-161 mas prestando mais atenção, vi que faltava o que acredito ser o filtro do óleo (uma peça cilíndrica do tamanho de uma lata de nescau q fica na parte superior, a esquerda do motor, pouco atrás da ventoinha). Já vi muitas fotos e acho q não é o 2600 pq só tem um carb nem o 3000 pq não tem nem mangueirinha de agua nem de nível do óleo.O motor tem a marca ford gravada no bloco. Que motor é esse? Podem me ajudar?
fendrich
23/05/2010, 22:00
Se botar uma foto vai ajudar o pessoal :)
Se botar uma foto vai ajudar o pessoal :)
( x 2 ) :concordo:
paesem520
24/05/2010, 08:35
Olá.
Na verdade, trata-se de um M606, pois, sendo original, pra ser desse ano somente este modelo militarizado foi produzido. E vinha com motor Hurricane 4 cilindros originalmente. Como disse o pessoal , coloque fotos desse motor pra podermos ajudá-lo.
:concordo:
Paese
http://jeepguerreiro.blogspot.com
Cara de Cavalo
26/05/2010, 08:54
Me corrijam se eu estiver errado. O motor que eu não consegui identificar é mesmo um BF 161 que alguem meio "distraído" desligou o filtro do óleo que ficou parafusado na lata de enfeite. E agora? Da pra rodar assim ou tem que abrir o motor p ver como está. Eu andei com o jipe e parace muito bom. Tem muita força, não faz nada de fumaça e tem um barulho redondinho. Vai la as fotos. Abraço.
fendrich
26/05/2010, 09:47
Motor sem filtro de óleo? Nunca vi...
Eu levaria em alguém "esperto" e ligaria novamente. Motor foi feito prá funcionar com filtro...
Me corrijam se eu estiver errado. O motor que eu não consegui identificar é mesmo um BF 161 que alguem meio "distraído" desligou o filtro do óleo que ficou parafusado na lata de enfeite. E agora? Da pra rodar assim ou tem que abrir o motor p ver como está. Eu andei com o jipe e parace muito bom. Tem muita força, não faz nada de fumaça e tem um barulho redondinho. Vai la as fotos. Abraço.
Bom dia prezado ! como disse um amigo aqui do fórum " vou morrer e ainda não vi tudo ", não dá para ver na foto mas provavelmente o cidadão tampou a saída e o retorno de óleo para o filtro . . . o problema é descobrir o por que . . . pode ser porque esse filtro dá muito problema de vazamento, e o saco dele encheu ! você pode restaurar a configuração original ou esperar um pouco porque, vou substituir esse filtro original ( PL3 ) do meu BF por um blindado ( spin on ) e fazer um tutorial explicando tudo com lista de material, fotos e tal . . . você reparou também que está sem o avanço a vácuo ? se tem força assim, imagine quando consertar isso ! boa sorte e um abraço !
Em tempo : O que é aquilo perto da parede corta fogo na segunda foto ? parece uma bomba de gasolina ! reserva ?
Em tempo 2 : Se for rodar assim, sugiro você diminuir radicalmente o tempo de troca do óleo até resolver a questão do filtro !
Robertux
26/05/2010, 11:05
Não sei se vou falar besteira mas pode ser o motor do Maverick 6cc, uma evolução do BF161, já que tem a marca Ford e os que vinham no Jeep, F75 e Rural tinham a marca Jeep. Não sei se as últimas versões já vinham com a marca Ford.
Outra coisa, o filtro de óleo parece que foi retirado para colocar o compressor da direção hidraulica (pelo menos tem umas mangueiras saindo dele) e parece que o filtro está localizado no paralama esquerdo do jeep, ao lado da buzina, pintado da cor do jeep, eu só não vi as mangueiras que levam o óleo para ele. Pode ser tambem que em vez de compressor seja uma bomba que manda o óleo até o filtro, mas vejam bem são apenas suposições vendo as fotos.
Lucas Nassif
26/05/2010, 11:09
Pela altura do bloco esse aí é um BF184 (3000cc).
Pela altura do bloco esse aí é um BF184 (3000cc).
Bom dia prezado ! esse da foto é do Maverick 72 ( 3000cc ) talvez dê para fazer um cara/crachá, um abraço !
p.peleje
26/05/2010, 11:31
Não posso afirmar com toda certeza, mas esse motor n é original do seu cj.:pensativo:
Ou então sei lá, ele jogou uma carroceria de cj3 em cima de chassi de cj5.:pensativo: Sei lá, imaginando o que pode ter ocorrido na vida desse cj...rs:)
Seu chassi é CJ5 ou Cj3?
Qto ao filtro ele está ali sim, não dá pra ver se está ligado.:concordo:
Abs;-)
antonio umino
26/05/2010, 11:52
amigo: pergunto na foto tem uma bomba de gasolina instalada digamos perdo do pedal do acelerador, por lado do motor pra que^ vc pode nos explicar............. observe na foto entre a tubagem e o painel de fogo.,. grato.
amigo: pergunto na foto tem uma bomba de gasolina instalada digamos perdo do pedal do acelerador, por lado do motor pra que^ vc pode nos explicar............. observe na foto entre a tubagem e o painel de fogo.,. grato.
Reserva/sobressalente:pensativo:
[]´s
Mauricio Rotta
26/05/2010, 15:37
Acho que aquela bomba de combustivel está ali só de enfeite mesmo, da mesma maneira que o filtro de óleo foi retirado somente para ser instalado em seu lugar o suporte da bomba hidráulica, e porcamente foi parafusado no paralama o antigo filtro para ser posteriormente instalada as mangueiras serviço que nunca foi concluido, serviços de mecânicos sem noção de capricho, coisas comuns da antiguidade.
Pra mim esse motor não tem nada de bf184, é somente um BF 161 onde foram executados serviços mal feitos, reversíveis felizmente!
paesem520
26/05/2010, 16:48
oLÁ pessoal.
É , esse motor não é original do CJ3B ou M606. Parece não se tratar de um BF161, embora contenha partes de um, como filtro de ar, tampa do cabeçote... Parece mesmo um BF 184 (3.000 cc) de Maverick como alguns já afirmaram. Ou uma Reparem nos coletores de escape, os do BF 161 não são assim curvados. E BF 161 não possuía mesmo a inscrição Ford no cabeçote. Comparem as fotos que anexei, são de um 3.000CC. O filtro de óleo está no lugar (pelo menos no lado correto) certo para um 3.000 cc. Também notei que parece não estar conectado. No lado do distribuidor, também parece que falta aquele cano de entrada de óleo comprido típico do 3.000 cc. Um frankstein?
De qualquer forma o amigo diz que está andando bem, é o que importa. Mas não custa verificar o estado do motor, por exemplo removendo o cárter e analisando as partes baixas do motor e o óleo. E efetuar as correções necessárias para se tornar um legítimo 3.000 cc, um baita motor.
Abraço,
Paese
Dae pessoal...
Tive oportunidade de ter um 3.0 em meu jeep ( comprei assim, era do exército, agora se original não sei )...
Bem não me lembro bem da aparência do motor, mas lembro que andava muito, tinha muita força e girava mais que os outro originais (bf 161)...
No começo nem reparava que o motor tinha detalhes diferentes dos demais, só me apavorava com a diferença que dava do meu motor para os outros...
A única coisa que lembro bem do meu motor é que tanto o coletor de admição quanto o de escape eram separados do bloco, e a tampa de válvula era bem parecida com a dos falcom...
Forte abraço a todos...
Fabiano Willys CJ5 1959
26/05/2010, 21:02
ALL !!
Vou aproveitar a carona do nosso amigo Kitiu..............
Particularmente não conheço BF184 (3000) sem o coletor de admissão em separado do cabeçote.
Apesar da inscrição Ford, a admissão está integrada ao cabeçote, assim opino que trata-se de um BF161 até porquem não vemos o filtro de óleo abaixo do escapamento lá no bloco e nem o bocal de abastecimento do óleo no lado esquerdo pra ser BF184.
T+
Mauricio Rotta
26/05/2010, 21:03
Eu também continuo achando que é um 161.
Acredito que esse motor é sim o BF161. Porém são os BF's que sairam pela Ford de 67 até 75. Isso explica o Ford no cabeçote.
Algumas obeservações sobre motores Ford e Willys 3000:
-O bloco do 3000 é mais alto, mas não é muito visível essa diferença;
-A bomba de óleo do willys 3000 (com coletor de admissão separado) é igual ao do BF161;
-O maverick com motor 3000 possue o filtro de óleo junto a bomba que é um sistema melhor de lubrificação comparado ao BF161, como mostra a foto em preto e branco postada pelo Paesem, já a outra foto do Paesem é do willys 3000;
-O maverick 6 cilindros saiu com dois carburadores: solex H40 e DFV228 igual ao BF161, porém esse 228 do maveco tinha algo diferente em relação ao 228 do BF161 que eu não lembro.
Existem mais diferenças...
abs
Alan
Além das particularidades citadas acima, o 3000 tem uma mangueira saindo do bloco, do primeiro cilindro para o sexto, para uma melhor refrigeração, é só verificar isso...
Até mais...
Renato
Lucas Nassif
27/05/2010, 00:19
Pessoal, esse motor É SIM um 3000cc.. Só não sei se é um Willys 3000 ou Ford 3000 [dos Mavecos].
EU ainda boto fé que é um BF184. Apesar do logo da Ford, os motores do Maveco tinham filtro de óleo embaixo do coletor de escape, bocal de óleo a esquerda do motor e outras coisas já citadas aqui.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=227292&d=1274902774
Mas isso não vem ao caso. O que não resta dúvidas é que é um legítimo 3.0.
Só pra comprovar, a diferença mais visível entre um BF161 e os 3.0 é com relação [B]a altura do BLOCO.
É só olhar aquele espaço entre o coletor de escape e a divisa do bloco/cabeçote. No BF161 o espaço é bem pequeno, principalmente no escape do 1º cilindro. Já nos 3.0, nota-se um espaço considerável. Seguem fotos em anexo. A prímeira é do BF161 que estava no meu Jeep. A segunda é o motor do "cara de cavalo".
Eu ainda tenho dúvidas pelo seguinte:
Willys 3000 tenho 100% de certeza que NÃO É! Pois o Willys 3000 tem aquele tubão grande no lugar da vareta de óleo. Esse tubo é usado para colocar óleo e para medir o nível. Como podemos ver nas fotos do primeiro post, o tubo é de diâmetro pequeno e curto, igual ao BF161.
O amigo que abriu o tópico poderia colocar mais fotos da bomba de óleo, para vermos se não existe um filtro alí (fica embaixo do coletor de escape).
Uma foto do outro lado do motor ajudaria também para ver se não existem aqueles dois bujões em que ligamos uma mangueira vinda da bomba d'água. Característica exclusiva do maveco 6 cil.
Outra coisa: aquele coletor dele realmente parece com o do maveco.
abs.
Alan
Mauricio Rotta
27/05/2010, 10:49
De fato o coletor de escape é diferente do Jeep mesmo, nem tem aquele quadradinho em cima que serve pra apoiar a bunda do botijão de gás pra não congelar. rsssss
Lucas Nassif
27/05/2010, 11:03
De fato o coletor de escape é diferente do Jeep mesmo, nem tem aquele quadradinho em cima que serve pra apoiar a bunda do botijão de gás pra não congelar. rsssss
Saíram motores Willys tanto 2.6 quanto 3.0 com coletor de escape 6x2:
http://ruralwillys.tripod.com/diversos/motorbf161pb.jpg
Tanto que parece MUITO com o coletor do motor em questão.
Mais fotos desse motor ajudariam muito na identificação. :rolleyes:
Lucas Nassif
27/05/2010, 11:14
Outra coisa, procurei fotos tanto do BF3000 quanto do Ford3000.
:arrow: BF3000:
http://blig.ig.com.br/jeepguerreiro/files/2009/10/MOTOR-3000-cc-f-85.jpg
:arrow: Ford3000:
http://www.carroantigo.com/imagens/VEICULOS_CCAL/03_2009/MAVERICK_MOTOR.jpg
http://www.maverick73.com.br/_global/imagens/motor_maverick_6cc.jpg
Observações:
:arrow: O coletor de escape do Willys é 6x2, já o do Ford é 6x1 [apesar de ser diferente do 6x1 do BF161]
:arrow: Observem aquele "flange" no alojamento da válvula termostática, onde conecta a mangueira de cima, no cabeçote. Dá pra perceber que o Ford, a mangueira sai "de lado". Já no Willys, essa mangueira sai "por cima".
:arrow: O filtro de óleo do motor Willys está exatamente no mesmo lugar do que o filtro de óleo do Jeep do "cara de cavalo".
Comparem essas observações das fotos acima [pegadas na net], com o motor em questão:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=227207&d=1274874843
Esse motor tem coletor 6x2, o filtro de óleo é no paralama, a mangueira do radiador sai "por cima"....Ao meu ver tudo indica ser Willys3000. A única coisa que não bate é com relação àquele tubo onde poe o óleo.
Mas não descartaria a hipótese de terem eliminado esse tubo, passando a colocar o óleo pela tampa de válvulas.
Muita gente elimina esse tudo. No motor do Jeep do meu pai quando compramos o motor veio sem o tubo, dae tivemos que adaptar um.
Mas nesse caso não se trata do willys 3000 pq o diàmetro do tubo é bem maior do que esse da foto.
O que me parece é que esse é o motor do maveco por completo (cabeçote, bloco e tudo). Já explica o Ford no cabeçote. Só precisamos de uma foto da bomba de óleo para constatar se o filtro desse motor não está alí.
Alan
Realmente, agora lembrei do tal tubo da vareta do óleo.. era muito engraçada a vareta do óleo, era muito grande... heheheh
Agora eu fiquei curioso pra sabe que motor é esse, e qual era o que eu tinha...
Pois como eu disse anteriormente, o coletor de admisão era separdo do bloco!!!
Forte abraço!!
Acho que o motor que eu tinha era esse...
Motor Willys 3000, 6 cilindros 132HP a 4.400rpm
Esse motor vinha nos itamaraty executivo 1969
Como meu jeep era do exército, esse motor deveria vim nas F85, famosa cachorra loca... e foi colocado no jeep
Reaparem na vareta do óleo... do meu era assim....
Só acho estranho que na foto, o coletor de admisão não parece ser separado...
Achei uma foto no mercado livre de um motor 3000 a venda...
A foto não é das melhores mas da pra ve o coletor separado do cabeçote, inclusive não tem coletor na foto...
Lucas Nassif
27/05/2010, 14:05
Fotos de um legítimo Willys 3000cc, porém com escape 6x1:
[observem a plaquena na lateral do bloco]
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=23048&d=1127783833
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=23050&d=1127783803
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=23046&d=1127783864
Acho que não vale o argumento que TODOS os Willys3000cc tem o tal tubo de óleo. Esse aí não tem [foi removido]:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=40438&d=1140384835
Fotos extraídas deste tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2263&page=5
:concordo:
É esse mesmo Lucas. Mas quanto a vareto do óleo, nessa última foto dá para ver que foi colocada uma bucha e dae o tubinho da vareta do óleo do BF161. Nesse motor foi utilizado o cabeçote do BF161, assim como o coletor também.
Uma opinião minha: o melhor motor entre todos esses, seria uma combinação do bloco do maveco 6 cilindros e o cabeçote do willys 3000.
Abs.
Alan
Adrian Rueckl
03/06/2010, 10:16
Bom dia pessoal.
É o motor do maverick 6cc, com o filtro de oleo fora do motor.
Eta motorzinho forte.
Abraços
O motor 3000 teve dois modelos um com o coletor separado e outro com o coletor igual ao do BF 161.
Outra possibilidade é um frank que fazer, bloco do BF com cabeçote do 3000, falam que ganha potencia.
Agora, motor sem o filtro de oleo ligado????, sei não se esta bom mesmo, tudo bem que no BF a filtragem é parcial, mas há filtragem.