Ver Versão Completa : Distribuidor
fendrich
22/05/2010, 12:19
Pessoal,
Fui arrumar o distribuidor do meu CJ.
Desmontei-o, limpei-o o quanto consegui. O rotor estava um desastre.
Comprei um rotor novo e também a tampa do distribuidor. Tudo Bosch.
Na hora de montar, fiz de acordo com as dicas (de um outro tópico - dúvidas de mecânico iniciante). Tirei a primeira vela (mais perto do radiador), coloquei uma chave de fenda e girei a roda. Cheguei no ponto onde a chave fica mais p fora do buraco da vela. Ali marquei o local para onde a ponta do rotor apontava e arrumei o corpo do distribuidor para que um dos contatos da tampa chegasse nele.
Montei 1-3-4-2 (opala 4cc). Coloquei a vela no lugar. Cabos conectados, vamos tentar ligar.
Nada. Depois de umas 3 tentativas, um estouro :parede:.
E agora, o que pode ser?
Obrigado,
Eduardo
rodrigo.hoffman
22/05/2010, 12:40
Pessoal,
Na hora de montar, fiz de acordo com as dicas (de um outro tópico - dúvidas de mecânico iniciante). Tirei a primeira vela (mais perto do radiador), coloquei uma chave de fenda e girei a roda. Cheguei no ponto onde a chave fica mais p fora do buraco da vela. Ali marquei o local para onde a ponta do rotor apontava e arrumei o corpo do distribuidor para que um dos contatos da tampa chegasse nele.
Montei 1-3-4-2 (opala 4cc). Coloquei a vela no lugar. Cabos conectados, vamos tentar ligar.
E agora, o que pode ser?
Obrigado,
Eduardo
Ae Eduardo
Ta estourando pq ta fora do ponto!!! :parede:
Veja bem... o motor é 4 tempos então o pistão sobe duas vezes, uma qd a valvula de admissão ta aberta e outra qd a de escape ta aberta... No OHC tem uma marquinha no distribuidor que vc tem que deixar alinhado com o rotor.. Ai depois vc vai colocando os cabos na ordem correta.. essa marca fica antes do cabo da primeira vela..
Não sei se to sabendo me expressar direito, mas o rotor ainda vai passar pela vela, entendeu!!! :pipoca:
Observa ai no distribuidor se exixste essa marca ai no do opala.. Ai tenta denovoo.. Se nao der vc tira a vela e vai ter que fazer todo o procedimento novamente.. Qd estoura o ponto deve tar atrasadoo, se tiver adiantado vc vai esntir que o arrnque vai pesar..
A marca no distribuidor mostra o 0° pms, entao na verdade ele nao vai ficar ali tb.. Vai ter ficar um pouco antes da marca..
Tenta ai denovo e depois corre aqui pra contar
[ ]´s
Pessoal,
E agora, o que pode ser?
Obrigado,
Eduardo
Ola prezado ! parece que voce esqueceu da etapa da bucha ! eh essa etapa que garante que voce esta no tempo de explosao, como o Rodrigo disse o pistao passa duas vezes pelo PMS e PMI, por azar voce pegou o errado . . . use a bucha ou desloque os cabos 180 graus, ou seja troque 1 com o 4 e o 3 com o 2 . . . esse estouro aconteceu porque voce gerou uma centelha em um cilindro que estava aspirando, ela poderia ter inclusive saido na boca do carburador ! cuidado, na duvida ligue um cabo por vez ! boa sorte !
fendrich
22/05/2010, 20:08
Realmente não fiz a etapa da bucha :putz: Coloquei a chave de fenda e encontrei o menor ponto e já achei que era o PMS. Quem mandou ser 110% leigo em mecânica. :parede:
Amanhã cedo eu faço a bucha e vou girar o motor até estourar. Quando estourar, procuro a menor altura da chave de fenda e esse deve ser o PMS.
Fotos anexas:
1 - Distribuidor
2 - Única "marca" que tem no corpo do distribuidor
3 - Entrada dos fios
4 - Encaixe da tampa
Ah, sempre tive dúvidas de qual motor opala eu tenho. Hoje cedo eu desparafusei a tampa do motor e encontrei um "GM S" (um em cada linha). Quer dizer se é um 151 ou um 151-S?
Eduardo
André Luiz Rossetim
22/05/2010, 21:12
Realmente não fiz a etapa da bucha :putz: Coloquei a chave de fenda e encontrei o menor ponto e já achei que era o PMS. Quem mandou ser 110% leigo em mecânica. :parede:
Amanhã cedo eu faço a bucha e vou girar o motor até estourar. Quando estourar, procuro a menor altura da chave de fenda e esse deve ser o PMS.
Fotos anexas:
1 - Distribuidor
3 - Entrada dos fios
4 - Encaixe da tampa
Ah, sempre tive dúvidas de qual motor opala eu tenho. Hoje cedo eu desparafusei a tampa do motor e encontrei um "GM S" (um em cada linha). Quer dizer se é um 151 ou um 151-S?
Eduardo
Seria o ideal, mas...como vc já tentou e errou, (vc tinha 50% de chances de acertar e d errar) basta vc conectar o cabo 4 neste borne, e seguir a ordem - 4-2-1-3.
Vc encontrou o PMS (Ponto Morto Superior), porem cada cilindro passa pelo PMS duas vez a cada ciclo completo, mas a faisca só ocorre em uma destas vezes. Vc teve a infelicidade de inverter estas sequencia (lei de Murfi).
rodrigo.hoffman
22/05/2010, 23:03
Fotos anexas:
1 - Distribuidor
3 - Entrada dos fios
4 - Encaixe da tampa
Eduardo
Faz o esquema da bucha.. ai vc acha o ponto mais alto do pistão.. alinha as marcas do distribuidor com o rotor... partindo dai o primeiro cabo de vela é o 1° cilindro.. depois o segundo cabo no 3° e assim por diante..
Lembrando que o sentido é o horario
[ ]´s
Fotos anexas:
1 - Distribuidor
3 - Entrada dos fios
4 - Encaixe da tampa
Eduardo
Bom dia Eduardo e amigos ! parece que essa marca eh o alinhamento mesmo, sendo assim :
Faca a bucha e coloque o motor no PMS - ponto morto superior - nao precisa preocupar muito se ele esta religiosamente em cima, nao esqueca que em funcionamento normal, o motor trabalha adiantando o ponto, muitas vezes dezenas de graus
Alinhe a marca com o rotor, essa marca eh o alinhamento magnetico das aranhas da ignicao, fixa e movel - 4 pontas no seu caso - quando isso for feito elas ( as pontas ) nao ficam 100% mecanicamente alinhadas na realidade, porque a centelha eh gerada quando o campo magnetico entra em colapso, mas eh soh um detalhe . . .
fixe levemente o distribuidor, eh comum ele deslocar durante o giro do motor
coloque a tampa e por seguranca coloque apenas um cabo de vela, o 1 por exemplo, voce vai confirmar - com seguranca - que nao havera mais estouros e o motor vai comecar a querer pegar
coloque os outros cabos e ligue o motor, voce vai sentir a alegria de ter colocado o seu motor funcionando sozinho - eh indescritivel - :concordo:
Agora voce tem que acertar o ponto, mas ai eh outra historia, depois a galera te ajuda - um passo de cada vez
Boa sorte e um abraco !
fendrich
23/05/2010, 18:30
Amigos,
Bom dia Eduardo e amigos ! parece que essa marca eh o alinhamento mesmo, sendo assim :
Faca a bucha e coloque o motor no PMS - ponto morto superior - nao precisa preocupar muito se ele esta religiosamente em cima, nao esqueca que em funcionamento normal, o motor trabalha adiantando o ponto, muitas vezes dezenas de graus
Alinhe a marca com o rotor, essa marca eh o alinhamento magnetico das aranhas da ignicao, fixa e movel - 4 pontas no seu caso - quando isso for feito elas ( as pontas ) nao ficam 100% mecanicamente alinhadas na realidade, porque a centelha eh gerada quando o campo magnetico entra em colapso, mas eh soh um detalhe . . .
fixe levemente o distribuidor, eh comum ele deslocar durante o giro do motor
coloque a tampa e por seguranca coloque apenas um cabo de vela, o 1 por exemplo, voce vai confirmar - com seguranca - que nao havera mais estouros e o motor vai comecar a querer pegar
coloque os outros cabos e ligue o motor, voce vai sentir a alegria de ter colocado o seu motor funcionando sozinho - eh indescritivel - :concordo:
Agora voce tem que acertar o ponto, mas ai eh outra historia, depois a galera te ajuda - um passo de cada vez
Boa sorte e um abraco !
Fiz a bucha (foto 3). Girei a roda e ela foi expulsa. Quando vi, estava alinhada, muito bem alinhada diga-se de passagem (foto 1).
Coloquei o cabo do primeiro cilindro (foto 2 da vela que está. o que vocês acham, está na hora de trocar?). Tentei ligar algumas vezes, já não estourou (um bom avanço). O motor tenta girar.
Liguei os outros cabos 1 - 4 - 3 - 2, mas não consegui fazer o motor girar :oops:. Obrigado Rodrigo e Jacimar pelo auxílio-plantão no final de semana :palmas:.
Eu acho que com uma pistola talvez eu conseguisse resolver o problema, mas não a tenho e nem está na lista de itens a comprar (são quase L$ 200).
O reboque está pronto para amanhã cedo levá-lo ao mecânico que fica a 2 quadras de casa. Dei uma voltinha por lá agora no final da tarde e vi que tem um outro CJ lá, ou seja, ele não tem como dizer que não mexe com jeep :dance:. Não tenho indicações dele, mas alguém tem que ser o primeiro. Final de semana tem passeio só de Willys aqui em Curitiba e não quero perder. Além disso, uso meu CJ todo dia prá pegar minhas filhas no colégio, então já viu. Não dá prá ficar sem ele.
Hoje foi o dia da caça. Amanhã, quem sabe, será do caçador.
Eduardo
fendrich
23/05/2010, 18:33
Esqueci as fotos :parede:
A última foto é do rotor que estava antes, sem o metálico e o "carvãozinho". Nem sei como eu ainda continuava andando...
Amigos,
Fiz a bucha (foto 3). Girei a roda e ela foi expulsa. Quando vi, estava alinhada, muito bem alinhada diga-se de passagem (foto 1).
Coloquei o cabo do primeiro cilindro (foto 2 da vela que está. o que vocês acham, está na hora de trocar?). Tentei ligar algumas vezes, já não estourou (um bom avanço). O motor tenta girar.
Liguei os outros cabos 1 - 4 - 3 - 2, mas não consegui fazer o motor girar :oops:. Obrigado Rodrigo e Jacimar pelo auxílio-plantão no final de semana :palmas:.
Eu acho que com uma pistola talvez eu conseguisse resolver o problema, mas não a tenho e nem está na lista de itens a comprar (são quase L$ 200).
O reboque está pronto para amanhã cedo levá-lo ao mecânico que fica a 2 quadras de casa. Dei uma voltinha por lá agora no final da tarde e vi que tem um outro CJ lá, ou seja, ele não tem como dizer que não mexe com jeep :dance:. Não tenho indicações dele, mas alguém tem que ser o primeiro. Final de semana tem passeio só de Willys aqui em Curitiba e não quero perder. Além disso, uso meu CJ todo dia prá pegar minhas filhas no colégio, então já viu. Não dá prá ficar sem ele.
Hoje foi o dia da caça. Amanhã, quem sabe, será do caçador.
Eduardo
Boa noite Eduardo ! que pena hein . . . mas acho que ficou faltando pouca coisa para funcionar, uma pistola de ponto nao faria muita diferenca, ela eh utilizada para fazer o ajuste fino do motor depois que ele estah funcionando, voce chegou a confirmar se estah chegando centelha nas velas ? pode ser que seus cabos ou outra coisa esteja te atrapalhando, bem, de qualquer forma nao deixe de perguntar para o mecanico qual era o problema e compartilhe conosco, um abraco !
rodrigo.hoffman
23/05/2010, 20:55
Ow Eduardo
Acho que faltou apenas detalhes pra funcionar.. :pipoca:
1°: a ordem de explosão ta errada... o certo 1-3-4-2, a não ser que o Opala é diferente da maioria dos outros 4 cilindros
2: Lembra que comentei que esse ponto teoricamente é o 0°.. sendo assim seu motor deve ta atrasado e por isso que não pegou..
Não sei se vc vai ter tempo de olhar antes de levar o carro, mas eu acho que se vc acertar a ordem dos cabos e da uma girada nesse distribuidor (anti-horario) ele vai pegar
Me parece que a vela ta OK... acho que nao tem necessidade de troca, pelo menos por enguanto.. Sobre a pistola o Jacimar ja respondeu :concordo:...
[ ]´s
fendrich
23/05/2010, 21:38
Rodrigo,
Acabei de testar novamente. Realmente os cabos estavam trocados (o 3 com o 4), girei anti-horario um pouco mas mesmo assim não ligou. Ele até quer ligar, mas não consegue...
Amanhã eu acordo cedo e antes de levá-lo para o mecânico vou tentar uma última vez.
Muito obrigado, o aprendizado foi grande, embora o resultado ainda não tenha sido o esperado.
rodrigo.hoffman
23/05/2010, 22:00
Bom.. se ja querendo pegar ja eh bom sinal
Como e que ele ta querendo pegar?? estoura?? so ta dando aquela ameaçada e num pega??
O jeito mais facil era se tivesse alguem pra te ajudar.. Enquanto um dá na partida o outro fica girando o distribuidor ate achar o ponto que ele vai pegar.... o meu foi assim pra acertar
[ ]´s
fendrich
23/05/2010, 22:04
Rodrigo,
Não estoura, dá aquela ameaçada, engasga e não pega...
Meu ajudante tá a caminho, nasce no final de julho... Daí é só esperar um tempinho até ele crescer, rs...
Até poderia pedir ajuda pro meu cunhado, mas a namorada dele veio esse final de semana prá cá, então já viu...
Mas amanhã eu tento mais uma vez, se não der, paciência. Vai prá gente "especializada".
Obrigado,
Eduardo
Rodrigo,
Meu ajudante tá a caminho, nasce no final de julho... Daí é só esperar um tempinho até ele crescer, rs...
Eduardo
Poxa, que felicidade a dele(a) nascer num "berço" desses. rsrsrs
Abs :palmas:
Rodrigo,
Não estoura, dá aquela ameaçada, engasga e não pega...
Até poderia pedir ajuda pro meu cunhado, mas a namorada dele veio esse final de semana prá cá, então já viu...
Mas amanhã eu tento mais uma vez, se não der, paciência. Vai prá gente "especializada".
Obrigado,
Eduardo
Ola prezado ! pode estar faltando voce dar uma bombada ! :oops:
no acelerador, bem entendido :lol: dah vontade de ir ai, parece que falta um beico de pulga para ele pegar . . . mas nao desanime, devagarzinho voce vai ganhando experiencia e confianca ! um abraco
fendrich
24/05/2010, 08:55
Amigos,
CJ encostado no mecânico, capô aberto.
Velas: dá prá usar
Cabos: dá prá usar
Tampa do distribuidor: nova (ele sugeriu comprar uma tampa "pinada", mas já que eu comprei uma nova sem ser assim, td bem).
Rotor: novo
Faísca da bobina: ok
Faísca da vela: ok
De repente, um detalhe que mecânico percebeu. A faísca da bobina salta quando dá a partida e só quando desliga! Ele achou estranho. O que será que pode ser?
Detalhe: quando conversei com ele (antes de levar o CJ), ele disse "se for só para regular (o ponto), no máximo uns $40). Não achei caro, e vcs?
Eduardo
Amigos,
CJ encostado no mecânico, capô aberto.
Velas: dá prá usar
Cabos: dá prá usar
Tampa do distribuidor: nova (ele sugeriu comprar uma tampa "pinada", mas já que eu comprei uma nova sem ser assim, td bem).
Rotor: novo
Faísca da bobina: ok
Faísca da vela: ok
De repente, um detalhe que mecânico percebeu. A faísca da bobina salta quando dá a partida e só quando desliga! Ele achou estranho. O que será que pode ser?
Detalhe: quando conversei com ele (antes de levar o CJ), ele disse "se for só para regular (o ponto), no máximo uns $40). Não achei caro, e vcs?
Eduardo
Bom dia prezado ! não entendi bem :pensativo: você tem mais detalhes :pensativo: um abraço !
fendrich
24/05/2010, 09:58
Tira a vela, segura perto do motor prá ver se salta a faísca.
Gira a chave para partir, pula uma faísca. Fica no nhé-nhé-nhé tentando pegar e nada do motor pegar. Quando desiste e gira a chave para desligar, pula a outra faísca. Durante o nhé-nhé-nhé nenhuma faísca é produzida.
Ele falou que a bobina tá mandando uma tensão negativa (não entendi muito o que ele falou, por isso não me arrisco a escrever)
Tira a vela, segura perto do motor prá ver se salta a faísca.
Gira a chave para partir, pula uma faísca. Fica no nhé-nhé-nhé tentando pegar e nada do motor pegar. Quando desiste e gira a chave para desligar, pula a outra faísca. Durante o nhé-nhé-nhé nenhuma faísca é produzida.
Ele falou que a bobina tá mandando uma tensão negativa (não entendi muito o que ele falou, por isso não me arrisco a escrever)
Olá prezado ! olha que interessante : a bobina só gera alta tensão quando seu campo magnético entra em colapso, é por isso que nos sistemas que funcionam com platinado, ele – o platinado - fica sempre fechado, sendo aberto pelo came do distribuidor gerando assim a centelha, quando você desliga a chave de ignição é gerada uma centelha também ! se o platinado estive fechado . . . no seu caso como é uma ignição eletrônica pode ser alguma ligação errada ou o seu módulo – aquela caixinha – esteja defeituosa . . . já tive um problema no CJ58 da minha exposa, em que ao tentar instalar um voltímetro digital de painel, ele quase fritou, descobri que alguém havia instalado a bobina invertida, ou seja trocaram o positivo com o negativo, isso gerava uma tensão negativa no sistema que estava bagunçando tudo ! espero que o mecânico consiga descobrir uma solução para sua odisséia, um abraço !
fendrich
24/05/2010, 15:44
Recebi a ligação do mecânico. O CJ está pronto.
Quanto ficou? R$ 60
O que trocou? Palavras dele: "Olha, Eduardo, eu não troquei nada, só tirei o distribuidor e limpei-o, tinha muita areia".
Areia??? Muito estranho... Quando pegá-lo, daqui a pouco, vou abrir o capô e dar uma olhadinha prá ver se tem algo visível trocado... A noite, devo dar aula com ele, então já vou sentir como ficou o barulho do motor.
O melhor: ficou pronto rápido e barato :)
rodrigo.hoffman
24/05/2010, 20:24
Recebi a ligação do mecânico. O CJ está pronto.
Quanto ficou? R$ 60
O que trocou? Palavras dele: "Olha, Eduardo, eu não troquei nada, só tirei o distribuidor e limpei-o, tinha muita areia".
Areia??? Muito estranho... Quando pegá-lo, daqui a pouco, vou abrir o capô e dar uma olhadinha prá ver se tem algo visível trocado... A noite, devo dar aula com ele, então já vou sentir como ficou o barulho do motor.
O melhor: ficou pronto rápido e barato :)
Acho que o defeito era "fio entupido" :mrgreen:...
o bom é que ta resolvido sem gastar muitas Lt$$$$
[ ]´s
fendrich
24/05/2010, 21:53
E melhorou deveras! Agora é só bater e pegar. Dá até a impressão que pega antes de virar a chave, ele adivinha que a gente quer ligá-lo, tanta foi a melhora :)
matrakaum
07/06/2010, 10:10
Alguém aí pode me ensinar como usar uma Pistola de Ponto.
Eu comprei um lote de ferramentas na sexta e veio junto uma pistola destas....
abço,
fendrich
07/06/2010, 10:27
Eu achei dicas/tutoriais no google. basicamente é fácil. um liga no positivo, um liga no negativo e o outro no cabo que quer dar o ponto (se eu entendi direito).
Alguém aí pode me ensinar como usar uma Pistola de Ponto.
Eu comprei um lote de ferramentas na sexta e veio junto uma pistola destas....
abço,
Bom dia prezado ! nas pistolas de ponto mais comuns que conheço, você tem os cabos de alimentação, positivo e negativo, e um terceiro que é conectado ao cabo de vela do primeiro cilindro para que quando houver centelha no mesmo, a lâmpada da pistola dispare, depois é só apontar para a polia e você vai ver a imagem congelada das referências de ponto, para ajustar o ponto em si é só deslocar o distribuidor até o avanço indicado pelo fabricante para a rotação de marcha lenta, feito isso, ao acelerar o avanço deve alterar proporcionalmente ao aumento da rotação, se isso não acontecer o seu distribuidor está com algum problema. Existem algumas pistolas modernas que tem um display digital que dá a leitura direta do avanço, são mais caras e fazem a mesma função . . . mas em motores mais antigos nem sempre esse ajuste é o melhor, podendo ser alterado baseado no : Cálculo Hiperbólico Universal Técnico Elementar, também conhecido como CHUTE :lol: , na realidade experiência e prática do mecânico de fim de semana, um abraço !
matrakaum
07/06/2010, 13:48
Eu imaginei este negócio dos cabos...agora o que mais me surpreendeu foi que atrás da pistola tem um botão com umas regulagens "Advance Degrees".
fendrich
07/06/2010, 13:51
Esse botão deve ser para o "avanço" ou "atraso" do ponto. Esse avanço/atraso é medido em graus...
O motor do teu CJ é álcool ou gasolina?
O André Rossetim (não sei se nesse tópico, nas páginas prá frente) fala sobre quais os atrasos para motores gasolina ou álcool...
matrakaum
08/06/2010, 11:09
Bom Dia,
O motor é o BF 161 a Gasolina
homerohermida
08/06/2010, 12:50
Eu imaginei este negócio dos cabos...agora o que mais me surpreendeu foi que atrás da pistola tem um botão com umas regulagens "Advance Degrees".
Este botão é para verificar e/ou regular a curva de avanço do distribuidor.
Estou precisando de alguem que possa me dar umas dicas de como adaptar um distribuidor do gol MI (hall) em um distribuidor do opala. Preciso casar alguma parte pra não dar erro ao colocar no motor? Pensei em tirar a parte de cime do distribuidor do opala e utilizando a parte de baixo do mesmo, fixar o do gol MI. Será que fica bom? Pretendo instalar uma injeção logo, por isso estou pensando nisso! Se alguem puder ajudar, agradeço! Fotos de quem já fez tal coisa, tb são bem vindas. Uma imagem fala mais que mil palavras!
André Luiz Rossetim
10/06/2010, 18:51
Acho que se vc levar os dois distribuidores (opala e gol) num bom torneiro, ele faz algo que permita uma instalação p&p; sem necessidade de desmontar.
Estou precisando de alguem que possa me dar umas dicas de como adaptar um distribuidor do gol MI (hall) em um distribuidor do opala. Preciso casar alguma parte pra não dar erro ao colocar no motor? Pensei em tirar a parte de cime do distribuidor do opala e utilizando a parte de baixo do mesmo, fixar o do gol MI. Será que fica bom? Pretendo instalar uma injeção logo, por isso estou pensando nisso! Se alguem puder ajudar, agradeço! Fotos de quem já fez tal coisa, tb são bem vindas. Uma imagem fala mais que mil palavras!
Bom dia prezado ! pelo que entendi você tem um motor de Opala com platinado e quer colocar uma ignição eletrônica, se for isso, talvez seja mais fácil comprar a ignição eletrônica original do Opala, normalmente adaptações são feitas quando não há uma solução no mercado e não é esse o caso . . . pode ser também que você queira enfrentar o desafio :shock: , se for, boa sorte !
só um toque, nao esquece de colocar a sequencia dos fios conforme o sentido de rotação do rotor. MOTOR ORIGINAL jeep sentido ANTI HORARIO, MOTORES MAIS MODERNOS, sentido HORARIO. :concordo::concordo:
André Luiz Rossetim
11/06/2010, 13:19
Esse é mais um motivo para se usar o proprio distribuidor eletronico do opala (evitar algum tipo de confusão do tipo sentido de rotação, etc) Sai bem mais barato e é 100% de chance de dar certo
Bom dia prezado ! pelo que entendi você tem um motor de Opala com platinado e quer colocar uma ignição eletrônica, se for isso, talvez seja mais fácil comprar a ignição eletrônica original do Opala, normalmente adaptações são feitas quando não há uma solução no mercado e não é esse o caso . . . pode ser também que você queira enfrentar o desafio :shock: , se for, boa sorte !
Caro Jacimar, meu jeep já tem ignição eletronica. O que eu quero mesmo, é pegar um distribuidor a platinado que tenho aqui em casa e transformá-lo em um com sistema hall, tirando a parte de cima do distribuidor e substitui-lo. Preciso fazer isso porque logo estarei começando um projeto de injetar o meu jeep com motor de opala, e como não sou muito fã de roda fonica, preciso incrementar um distribuidor com sistema hall. Muita gente que injetou motores antigos, ou colocaram roda fonica, ou fez essa adaptação no distribuidor. Peço que apenas coloquem fotos da adaptação, se alguem tiver, e diga os pontos criticos que devem ser tomados neste tipo de adaptação. Agradeço a todos se tiverem alguma sugestão! Obrigado!
Ian Jeep
08/03/2014, 14:04
Bom dia a todos,
Recentemente tive problema com meu distribuidor (fechei a tampa do distribuidor com uma das presilhas dentro :parede:), nao consegui recuperar e resolvi comprar outro.
Comprei esse aki Distribuidor Ignição Eletronica Jeep Rural F-75 E Maverick - R$ 299,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-531746157-distribuidor-ignico-eletronica-jeep-rural-f-75-e-maverick-_JM)
que acabou de chegar (depois de 12 dias).
Vamos ao q interessa, quando eu retirei o distribuidor q tava no meu jeep, tinha uma engrenagem no eixo do distribuidor :shock:
Meus amigos, existe essa engrenagem?? tendo em vista q é a bomba de óleo q aciona o distribuidor!
Fotos do distribuidor (adaptado ignição eletrônica) motor Bf
454044454045454046
Distribuidor NOVO ignição eletrônica sem a engrenagem.
454048454049
Abraços e boas trilhas
Boa tarde prezados ! você tem razão, a engrenagem fica na bomba de óleo !
454054
Ian Jeep
08/03/2014, 16:02
Boa tarde prezados ! você tem razão, a engrenagem fica na bomba de óleo !
Valeu Jocimar,
Matei a charada, como o distribuidor é do opala, a engrenagem serve para prender o eixo evitando q ele fique andando pra cima e pra baixo. A engrenagem em si não tem nenhuma outra função no motor do jeep!
Abrigado, abraços...
Valeu Jocimar,
Matei a charada, como o distribuidor é do opala, a engrenagem serve para prender o eixo evitando q ele fique andando pra cima e pra baixo. A engrenagem em si não tem nenhuma outra função no motor do jeep!
Abrigado, abraços...
Se for, que pena ! sinal que não tem avanço a vácuo . . . abraço !
Ian Jeep
09/03/2014, 00:33
Engano seu, tem sim!
O avanço está lá . . . mas não quer dizer que funcione, o distribuidor do Jeep ( BF161 ) gira em sentido contrário ao do Opala, assim o avanço a vácuo fica inoperante e o centrífugo funciona SE o "construtor" teve o trabalho de inverter a mesa, caso contrário nem isso . . . conheço bem essa situação, meu CJ64 veio com distribuidor do Opala e tive que inverter a mesa, no CJ58 da minha exposa colocamos um kit de ignição com distribuidor do Fusca, que gira no mesmo sentido do BF e tem os 2 avanços, a vácuo e centrífugo, a diferença é perceptível no desempenho, abraço !
Ian Jeep
09/03/2014, 01:28
Se for, que pena ! sinal que não tem avanço a vácuo . . . abraço !
O avanço está lá . . . mas não quer dizer que funcione, o distribuidor do Jeep ( BF161 ) gira em sentido contrário ao do Opala, assim o avanço a vácuo fica inoperante e o centrífugo funciona SE o "construtor" teve o trabalho de inverter a mesa, caso contrário nem isso . . . conheço bem essa situação, meu CJ64 veio com distribuidor do Opala e tive que inverter a mesa, no CJ58 da minha exposa colocamos um kit de ignição com distribuidor do Fusca, que gira no mesmo sentido do BF e tem os 2 avanços, a vácuo e centrífugo, a diferença é perceptível no desempenho, abraço !
Pois é, eu acompanhei esse mesmo depoimento seu em outros tópicos, e estou ciente dessas informações.
Bom o distribuidor foi feito com certas alterações na qual implicaria no funcionamento dos avanços.
Eu não sei exatamente o q o "construtor" fez, mas o jeep funcionava perfeitamente.
Vamos ver agora com esse novo!
Abraços
Ah ! beleza ! se o construtor fez isso maravilha, é o 1º distribuidor de Opala adaptado que vejo assim . . . se quiser tirar a prova dos nove é fácil, solte a mangueira ou tubo que conecta o avanço ao pé do carburador, tampone-o para não haver entrada falsa de ar, coloque uma mangueira no avanço e chupe, se vier ar na sua boca o diafragma está furado, se apresentar resistência o motor deve alterar a rotação indicando que está tudo ok, se não, há problema no avanço . . . abraço !
Em tempo : mesmo sem avanço o motor funciona, mas você perde em potencia e economia, por isso mesmo um avanço errado como o do Fusca ainda é melhor que avanço nenhum, quando o QSJ estiver mais folgado vou colocar uma distribuição eletrônica DD da MS.
vavarusso
09/03/2014, 12:33
QSJ tambem esperando
Ian Jeep
09/03/2014, 14:24
Ah ! beleza ! se o construtor fez isso maravilha, é o 1º distribuidor de Opala adaptado que vejo assim . . . se quiser tirar a prova dos nove é fácil, solte a mangueira ou tubo que conecta o avanço ao pé do carburador, tampone-o para não haver entrada falsa de ar, coloque uma mangueira no avanço e chupe, se vier ar na sua boca o diafragma está furado, se apresentar resistência o motor deve alterar a rotação indicando que está tudo ok, se não, há problema no avanço . . . abraço !
Em tempo : mesmo sem avanço o motor funciona, mas você perde em potencia e economia, por isso mesmo um avanço errado como o do Fusca ainda é melhor que avanço nenhum, quando o QSJ estiver mais folgado vou colocar uma distribuição eletrônica DD da MS.
Pois é, eu tmb ja procurei aki no fórum e nao achei nada parecido com esse distribuidor , até intendo seus questionamentos.
Mas eu nao sou nenhum expert em distribuidor, muito menos mecânica.
Com esse teste ai sim tiramos a prova dos 9!
Uma duvida, a mangueira do avanço era ligada normalmente. Digamos q ele rotacionava ao contrario, seria muito perceptivo e visivelmente o mal funcionamento do motor? Como eu disse, pra mim ele funcionava redondo.
Estranho tmb nenhum mecânico ter notado isso (hipótese de esta atrasando).
Essa DD da MS é muito tentadora, porem o QSJ... tive q ficar com o distribuidor mesmo :-(
Grato
Olá ! mesmo sem avanço o motor fica "redondo" se bem ajustado, a questão é que quando você acelera rápido por exemplo, ele demooooooora para responder, sem falar na perda de potencia ( que já é pouca ) e aumento de consumo ( que já é alto ) mas veja, não estou questionando sua decisão ! eu só fico chateado por ver vendedores não sendo honestos com os clientes, faça o teste quando instalar o novo distribuidor, talvez tenha dado sorte ! forte abraço !
Em tempo : O avanço invertido, não atrasa, simplesmente não adianta. ( sem trocadilho he he he )
Ian Jeep
09/03/2014, 17:21
Olá ! mesmo sem avanço o motor fica "redondo" se bem ajustado, a questão é que quando você acelera rápido por exemplo, ele demooooooora para responder, sem falar na perda de potencia ( que já é pouca ) e aumento de consumo ( que já é alto ) mas veja, não estou questionando sua decisão ! eu só fico chateado por ver vendedores não sendo honestos com os clientes, faça o teste quando instalar o novo distribuidor, talvez tenha dado sorte ! forte abraço !
Em tempo : O avanço invertido, não atrasa, simplesmente não adianta. ( sem trocadilho he he he )
Tudo certo Jocimar, pode ser q tenho rodado com o jeep esses anos todos de forma errada.
O problema agora é outro, pesquisei bastante antes de comprar esse distribuidor, justamente pra nao ser enganado ou ter dor de cabeça, pois bem, nao foi oq aconteceu.
O distribuidor é da marca Ymax, q diz ser idêntico ao original.
Deu uma observada minuciosa e me deparei com algumas "irregularidades" digamos assim.
1- O entalhado (excêntrico) é mais grosso q o original, mesmo q pouca coisa, nao consegui encaixar. Pode ser questão de jeito tmb.
Fotos
454158454159454160
2 - O suporte q prende o distribuidor no bloco, tem uma aba muito grande fazendo com q a mesma bata no bloco impossibilitando o encaixe do mesmo.
Foto
454161
3- Não sei se isso tem alguma coisa haver, mas o entalhado do eixo não fica na mesma direção do rotor.
Fotos
454162454163
Caro amigo Jocimar obrigado pela atenção. Oq vc tem a dizer sobre isso?
Desde já agradeço.
É uma pena, você se não tiver ferramentas vai precisar de um mecânico ou torneiro para te ajudar, quanto ao eixo, provavelmente quando foi soldado ficou torto, se não for muito até passa . . . na minha C-10 eu adaptei a ignição de uma C-20, o eixo teve que ser emendado e ficou um pouco fora também, já estava sem paciência e instalei assim mesmo e está funcionando até hoje, já a uns 6 anos . . . abraço !
Ian Jeep
09/03/2014, 21:03
É uma pena, você se não tiver ferramentas vai precisar de um mecânico ou torneiro para te ajudar, quanto ao eixo, provavelmente quando foi soldado ficou torto, se não for muito até passa . . . na minha C-10 eu adaptei a ignição de uma C-20, o eixo teve que ser emendado e ficou um pouco fora também, já estava sem paciência e instalei assim mesmo e está funcionando até hoje, já a uns 6 anos . . . abraço !
O eixo é inteiriço, nao foi soldado. Quanto a fenda vou afinar a fenda até q fique na media certa, no mais, vamos ver no q vai dar.
Alguem mais?
Abraços
juleymar73
09/03/2014, 22:08
Pessoal , to com uma ignição aqui pra por no BF ,
ja ate comentei aqui com nosso amigo Jacimar , o vendedor me garantiu que funcionava os dois avanços mais como faz messes que comprei e ate agora nao tive como por pois o eletricista que ia por viajou fim de ano ai eu resovi baixar o esquema da NET ate que e facil instalar , vou fazer eu mesmo essa semna ,
aproveitar e dar uma olhada nesse nogocio do avanço apesar de o vendedor garantir que funciona ner,
abraços.
Ian Jeep
10/03/2014, 01:06
Pessoal , to com uma ignição aqui pra por no BF ,
ja ate comentei aqui com nosso amigo Jacimar , o vendedor me garantiu que funcionava os dois avanços mais como faz messes que comprei e ate agora nao tive como por pois o eletricista que ia por viajou fim de ano ai eu resovi baixar o esquema da NET ate que e facil instalar , vou fazer eu mesmo essa semna ,
aproveitar e dar uma olhada nesse nogocio do avanço apesar de o vendedor garantir que funciona ner,
abraços.
É isso ai, by yourself mode!
juleymar73
10/03/2014, 01:53
É isso ai, by yourself mode!
claro Ian , se der algo errado pelo menos não paguei , rsrssrsr
to cansado de pagar e o serviço ser porco.
abraços.
Ian Jeep
10/03/2014, 15:41
claro Ian , se der algo errado pelo menos não paguei , rsrssrsr
to cansado de pagar e o serviço ser porco.
abraços.
Ainda mais aki em Porto Velho city kkkkkkk
To cansando disso tmb, to esperando o mecânico vim aki é todo dia ele diz q vem, e nada :freaking:
Vou fazer eu mesmo o serviço!
Onde vc comprou a sua ignição?
#byyourself
juleymar73
10/03/2014, 22:47
Ainda mais aki em Porto Velho city kkkkkkk
To cansando disso tmb, to esperando o mecânico vim aki é todo dia ele diz q vem, e nada :freaking:
Vou fazer eu mesmo o serviço!
Onde vc comprou a sua ignição?
#byyourself
Ian , eu comprei aqui mesmo na Capital Belo Horizonte , no Mercado Livre
sem a bobina.
Ian Jeep
12/03/2014, 23:43
Ian , eu comprei aqui mesmo na Capital Belo Horizonte , no Mercado Livre
sem a bobina.
Bom, feito as alterações, montei o distribuidor e o bixo voltou a roncar novamente, meio fora de ponto mas deu pra chegar na oficina pra acertar o ponto na pistola e o jeep ficou ótimo
454554454555
Valeu pela ajuda Jocimar!
juleymar73
13/03/2014, 00:29
Bom, feito as alterações, montei o distribuidor e o bixo voltou a roncar novamente, meio fora de ponto mas deu pra chegar na oficina pra acertar o ponto na pistola e o jeep ficou ótimo
454554454555
Valeu pela ajuda Jocimar!
Beleza !!! Ian , alguma melhoria a ser notada na potencia e consumo ?
ainda não instalei o meu kit , falta de tempo,
cortou aquela ponta da braçadeira ner ,
abraço.
Ian Jeep
14/03/2014, 15:46
Beleza !!! Ian , alguma melhoria a ser notada na potencia e consumo ?
ainda não instalei o meu kit , falta de tempo,
cortou aquela ponta da braçadeira ner ,
abraço.
Juleymar, uso o jeep no dia dia, posso dizer q o jeep ficou Muito bom, responde bem mais rápido, não engasga, não falha em nenhuma marcha... referente ao consumo eu não eu não posso afirmar nada, pois nunca medi.
Mete a mão na massa rapá!
Abraços
juleymar73
15/03/2014, 11:29
Juleymar, uso o jeep no dia dia, posso dizer q o jeep ficou Muito bom, responde bem mais rápido, não engasga, não falha em nenhuma marcha... referente ao consumo eu não eu não posso afirmar nada, pois nunca medi.
Mete a mão na massa rapá!
Abraços
Pois sim conterraneo rsrsrs to precisando mesmo, mais esse NET não deixa :computador:.