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Ver Versão Completa : Motor 1600 2 carb.,1600 1 carb. ou AP?



GuilhermeGaioleiro
21/05/2010, 16:32
Gostaria de saber a opnião de vocês, comentem as vantagens, desvantagens, manutenção...

salvatti
21/05/2010, 16:55
vixxxxxx...
esse tópico vai longe...vo espera pra ver hehe

Dézao
21/05/2010, 17:45
Bem vamos lá !!!!
Ano passado fiz minha gaiola e vamos as trilhas , motor 1.700 varint II.....2 buras regulados no ultimo....tudo de bom !!!!!!
Segunda trilha bomba de óleo parou de funfar !!! resultado fundiu tudo !!!!!
Segundo motor :
Tork Kombi 1.600 2 buras doados do outro motor, tudo feito nos comformes !!!!!
3 trilhas se foram até que passei numa água e trincou o bloco por causa de aquecimento !!!!
Terceiro motor :
AP 1.8 alcool com injeção, 5 trilhas e tudo nos conformes até agora !!! Mais força, porém menos resposta de aceleração....no AP não tem aquele arranque que tem o motor a ar.....estou satisfeito co o AP.......
Mas estou montando um Fusca com redução e motor a AR novamente, mais esse vai ser bem preparado com tudo que tem direito, sou fâ dos motores a aR......

Abraços

GuilhermeGaioleiro
21/05/2010, 18:52
muito obrigado pelas dicas, continuem postando!!!!!!:dance::palmas::concordo:

GAIOLA TORK 31X10,5X15
23/05/2010, 01:28
Motor a ar para trilha a meu ver é melhor , pelo pouco peso e se bem montado vem com muita força , o motor ap para trilha eu acho que fica muito pesado , ai voce mata a gaiola .
Fiz meu motor a ar completo , só nao precisei trocar o comando o resto foi feito completo e nos minimos detalhes , nao gastei nem 1100,00 .(preço de sao paulo , zl )
agora se for montar uma gaiola muito alta com essas irs tipo americana e ainda por cima 4x4 ai eu já iria de ap preparadinho , pois ai o peso nao contaria tanto .
é aquela velha coisa oque é bom pra um nao é para o outro , ve oque o pessoal mais usa ai na sua regiao , pois se vc for o unico de ap e no meio de uma trilha vc precisar de alguma peça , já viu né !!!

Cezar candelaria
23/05/2010, 21:16
Alguem usa o CHT na gaiola....me apareceu um motor desses e andei pesquisando sobre eles...tem um bom torque em baixa tambem, sem falar do consumo, bem melhor que os do fusca...outra que é bem mais leve que o AP...

cesarferreira
24/05/2010, 00:33
vixxxxxx...
esse tópico vai longe...vo espera pra ver hehe

Olá Amigos,
Realmente vai longe!
Vejam só tenho a Maquina Blue com AP, bloco alto, fluxo cruzado, carburador grande, etc... òtimo passo por tudo! sem problemas! Blz mas diz aí onde está a emoção?
Tenho verdadeira paixão pelo motor VW boxer, não existe coisa mais simples e com potência em tão baixas rotações! Vivi os anos setenta e belos fuscas com motores que me deixam pensando se não são melhores!!
Vejam só se não é mais barato usar um eixo diferencial com um passe maior no 1600 ou adaptar um AP? Um eixo de 80mm faz um motor próximo a 1.9-2.0, quanto ganhamos em potencia? vamos a 90 ou 100hp? com motor boxer!!!! não é igual a maioria dos ap's? è bem mais barato!! não será melhor?
Tá bem, não quer mexer no motor!! Compra por aí (R$800,00) um blower Eaton M24 (do fiesta supercharger) mais R$300, 00 - 400,00 para a adaptação, e depois de adaptado nunca mais dá problema!! Ganhamos 30-40 hps? Não é a mais que o Ap?
Aí já temos bastante o que discutir!
Abraços
Cesar

bajeiro do sul
24/05/2010, 10:41
Gostaria de saber a opnião de vocês, comentem as vantagens, desvantagens, manutenção...
Amigo
tinha no meu naja 1600 com cabeçotes trabalhados e dois carburadores, a força dele ela brutal, mas em trilhas longas ele começava a aquecer muito e perdia o rendimento, fiquei com raiva e soquei o pé ate o fim, resultado, fundiu o motor por aquecimento e sei la o que mais, bem tava um dia de 40ºC e o arranque estragou na primeira poça(pela segunda vez ), ou seja teve de ficar ligado a maior parte do dia.
depois que botei o AP não importa mais quanto tempo fica ligado e qual a temperatura ambiente sempre tem potencia sobrando com qualquer temperatura, e se aquecer demais, ligo a segunda ventoinha que deixa tudo frio, ficou o bixo, claro, a pilotagem muda um pouco, a rotação deve ser mantida alta , sempre com muita força. não quero voltar ao passado. para mim (cada um pensa de um jeito) o Ap é um arraso

um abraço

Franco Fileppo
24/05/2010, 11:06
Bajeiro motor a ar esquenta porque alguma coisa esta mal,por exemplo o alojamento de tuxo se estiver com medida folgada o que acontece?quando liga o oleo esta frio e veda,quando esquenta ele afina e vaza por esta folga,vazando ele perde a pressao e consequentemente perde parte do fuxo direcionado ao radiador,ai ja viu com o mesmo trabalho sendo feito e com menos oleo ele esquenta e fundi,a valvula reguladora de pressao(dentro da bomba de oleo nos ap)e de fundamental importancia tambem,tem que estar boa assim como o proprio oleo....

Eu uso radiador e filtro externo artezenal com bomba de fluxo desviado pela tampa e carcaça interrompida.

Emfim pra quem gorta de gaiola mas tem raiva de mecanica e mexer e coisa e tal indico o ap pelomenos se quebrar nao ficam falando mal do motor a ar!

Pra que ja é meio mexanico e gosta de torque e simplicidade alem de ter quase certeza qua o cambio nao vai esfareler,usem vw a ar!

abraços e acompanhando o topico!

aurengrion
24/05/2010, 12:54
Olá pessoal, sou novo por aqui, mas a questão que estão comentando, também tenho minhas dúvidas, anteriormente tínhamos uma gaiola com motor 1600 boxer com um carburador, tem um ótimo torque em baixa, mas em questão de durabilidade acho que deixa a desejar um pouco, os outros gaioleiros possuem motore CHT e AP, carburados ou injetados, nunca deixaram na mão, nunca ficaram empenhados.

Agora estamos começando a fazer um baja, porém, possuímos um motor de fusca novo, mas já temos um AP 1.6 para adaptar.

tqf2
24/05/2010, 14:28
e o CHT...????

GuilhermeGaioleiro
24/05/2010, 19:15
esse motor CHT é de omega? :pensativo::putz:

Pedrão B.
24/05/2010, 21:11
Guilherme,
O CHT equipava os Ford Escort/Del Rey/Belina/Corcel e alguns VW Gol, é esse da foto.
[]'s

Pedrão B.
24/05/2010, 21:15
A foto:oops:

Flávio Cadore
24/05/2010, 21:39
Até na Scenic saiu este motor ( parecido), até porque quando tricava a tampa eles colocavam a tampa do Corcel.
Isto ocorre porque a origem deste motor é da Renault, foi usado no Gordini que era Renault, a Ford comprou a Gordini no Brasil e depois a Ford usou nos seus carros...

Cezar candelaria
24/05/2010, 21:49
Mas qual a diferença do motor do corcel 2 pro do gol CHT...? Qual é o melhor pra se colocar numa gaiola.?

Flávio Cadore
24/05/2010, 22:48
A princípio nada, a volks melhorou a lubrificação conforme divulgado na época...além da cilindrada, claro. O Gol é 1000 e o Corcel II era 1.4.
O melhor seria o mais novo...ou um de Escort por ser 1.6.

Pedrão B.
24/05/2010, 23:20
ALL,
Saiu o motor 1.6 CHT no Gol, era chamado AE(Alta Economia).
[]'s

bajeiro do sul
25/05/2010, 08:49
Bajeiro motor a ar esquenta porque alguma coisa esta mal,por exemplo o alojamento de tuxo se estiver com medida folgada o que acontece?quando liga o oleo esta frio e veda,quando esquenta ele afina e vaza por esta folga,vazando ele perde a pressao e consequentemente perde parte do fuxo direcionado ao radiador,ai ja viu com o mesmo trabalho sendo feito e com menos oleo ele esquenta e fundi,a valvula reguladora de pressao(dentro da bomba de oleo nos ap)e de fundamental importancia tambem,tem que estar boa assim como o proprio oleo....

Eu uso radiador e filtro externo artezenal com bomba de fluxo desviado pela tampa e carcaça interrompida.

Emfim pra quem gorta de gaiola mas tem raiva de mecanica e mexer e coisa e tal indico o ap pelomenos se quebrar nao ficam falando mal do motor a ar!

Pra que ja é meio mexanico e gosta de torque e simplicidade alem de ter quase certeza qua o cambio nao vai esfareler,usem vw a ar!

abraços e acompanhando o topico!
Amigo Franco

no meu boxer, este problema de alojamento do tucho ja estava revisado (pelo menos eu acho), os cabeçotes era retrabalhados por um mecanico de fusca para provas de arrancada, e o sistema tava zerado. todas as carenagens estavam no motor, e tb tinha radiador externo de oleo alem do interno, com uma bomba de oleo comprada em SP que tem mais pressão e saida para radiador externo. realmente não sei dizer bem o que aconteceu. o motor a Ar é otimo, não tenho nada o que falar dele, apenas eu coloquei o AP e gostei mais ainda, mas como disse, depende da pessoa, da maneira de dirigir, do obstáculo, etc.

um abraço

bajeiro do sul
25/05/2010, 08:56
Até na Scenic saiu este motor ( parecido), até porque quando tricava a tampa eles colocavam a tampa do Corcel.
Isto ocorre porque a origem deste motor é da Renault, foi usado no Gordini que era Renault, a Ford comprou a Gordini no Brasil e depois a Ford usou nos seus carros...

Amigos
ja que tocaram no assunto do CHT, vou falar da experiencia que tenho dele em carros comuns. Aprendi a dirigir em um corcel que depois foi trocado por um del rey, quando entraram os primeiros motores a alcool (putz faz tempo). Para mim este motor sempre se mostrou fraco , sem aquela "pegada" quando nescessario. como não conhecia outros motores achei que era normal, quando andei com um gol 1.6 da época, vi que o CHT era uma m..., fraco, pouco torque, mas era valente , quase não estragava e manutrenção barata, mas com limitações. para carro comum eu ja achava meio lerdo, para trilhas então acho que não seria o indicado, bem isto é somente a minha opinião, espero mais pessoas que falem a respeito
abraço a todos

pflouis
25/05/2010, 13:21
o torque que tem um motor a ar bem regulado e bem feito é incrivel!!! alem de td não precisa adaptar td...coxins, flange, radiador, reservatorio, mangueiras akela ferveção barulho de ventoinha ar quente nas paleta e o peso muito maior tbm.....o a vw a ar é td original como o DR porsche projetou hehehe

O probelma vw a ar eh a lubrificação que necessita ser melhorada. Radiador externo, bombas de circulação maiores, filtro de oleo para evitar a contaminação por sujeiro no oleo, retentor na polia do virabrequim para evitar a entrada de agua qndo se afunda nos banhados, defletor de oleo no carter para manter sempre o pescador com nivel não importando a inclinação do veiculo talves o mais importante e que quase nunca é lembrado OLEO DE BOA QUALIDADE misturado a aditivos especiais como millitec ou molykote que ajuda a a protejer contaminação e a diminuir atrito e desgate entre as partes moveis, visto que os motores a ar esquentam bastante seu oleo ( são caros, mas é melhor usa-los do que fazer um motor novo) e pelo menos de 4 em 4 trilhas trocar o oleo.

A maioria dos relatos de qm se deu mal com motores a ar são por causa de que não tomaram cuidados necessarios, tanto na montagem como na manutenção!

Eu andei quase 2 anos, todo sabado a baixo de pau mesmo, com um motor 1600 a gasolina, taxadinho, comando da kombi, dupla carburação e volante aliviado, sem radiador externo e nada do que eu citei acima e nunca me encomodei!! So que como eu falei eu era uma cara regrado, o motor foi montado por um especialista em vw a ar ( com folgas, apertos td como manda o figurino), e eu trocava o oleo a cada 3 trilhas e a cada 3 trocas de oleo eu usava um 1 millitec de 60 ml´s.

Agora ganhei o motor antigo do baja do meu pai que é a alcool taxadão que esta quase com 1 ano de vida e ta td certo tbm.....só esse tem todas as frescuras citadas poruqe é um motor bem preparado com bastante taxa e alimentação o que esquenta alem do original precisando de radiadores bomba defletores etc!!!!!

GuilhermeGaioleiro
25/05/2010, 17:31
Bom, tavam falando que o CHT é leve e tal, tbm tavam falando que o ap é potente porém pesado. mas agora na real, qual é melhor? minha gaiola ta quase pronta e preciso de um motor bom para trilhas...
Abraços!

Flávio Cadore
25/05/2010, 21:52
Por serem equivalentes em matéria de preço ( eu acho) entre 500 e 1000,00, por serem usados e tal...eu iria de AP por ser mais forte...só esta razão me basta.
O CHT é "piquininho" dá até para fazer um Kart cross...serviria para uma gaiola pequena e leve.
A opção talvez dependa da disponibilidade do motor, qual é mais fácil de achar e em melhor estado? tem que pensar no estado do motor também...

Franco Fileppo
25/05/2010, 22:15
Se me der um ap eu ponho na gaiola mas se for pra por um cht prefiro vw a ar! e tem mais o 1.4 da ford aguenta mais pau do que o cht!

kasper
25/05/2010, 22:31
Se o problema não é o gasto (financeiroR$) tem este também:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-142395947-motor-6cc-a-ar-p-fuscakombibrasilia-_JM
Poderia até deixar a hélice, caso venha atolar a viatura ela seria muito útil.
Agora deixando as brincadeiras de lado, na minha gaiola irei usar o vw boxer 1600cc com dois carburadores e uma preparação para ele ficar com uns 95-100cvs. claro que em termos de custo pode sair mais caro preparar um boxer do que comprar um ap, mas eu prefiro o motor a ar!

Pedrão B.
26/05/2010, 00:27
ALL,
O que preciso fazer para passar o motor da Variant de carburação dupla, para carburação simples?
Pois desconfio que essa carb. dupla vai me dar dor de cabeça.
[]'s

Dézao
26/05/2010, 07:58
Pedrão,

Numa ocasião tentei colocar somente um bura no meu motor de Varinat também, tinha um no motor de fusca e tentei colocar no da Variant, não teve como !!!!
Acredito que seja necessário fazer uma peça para a adaptação !!!
Mas 2 buras bem reguladinhos são melhores que 1 só !!!!

Abraço
Te mandei MP !!!!

Cezar candelaria
26/05/2010, 21:27
o torque que tem um motor a ar bem regulado e bem feito é incrivel!!! alem de td não precisa adaptar td...coxins, flange, radiador, reservatorio, mangueiras akela ferveção barulho de ventoinha ar quente nas paleta e o peso muito maior tbm.....o a vw a ar é td original como o DR porsche projetou hehehe

O probelma vw a ar eh a lubrificação que necessita ser melhorada. Radiador externo, bombas de circulação maiores, filtro de oleo para evitar a contaminação por sujeiro no oleo, retentor na polia do virabrequim para evitar a entrada de agua qndo se afunda nos banhados, defletor de oleo no carter para manter sempre o pescador com nivel não importando a inclinação do veiculo talves o mais importante e que quase nunca é lembrado OLEO DE BOA QUALIDADE misturado a aditivos especiais como millitec ou molykote que ajuda a a protejer contaminação e a diminuir atrito e desgate entre as partes moveis, visto que os motores a ar esquentam bastante seu oleo ( são caros, mas é melhor usa-los do que fazer um motor novo) e pelo menos de 4 em 4 trilhas trocar o oleo.

A maioria dos relatos de qm se deu mal com motores a ar são por causa de que não tomaram cuidados necessarios, tanto na montagem como na manutenção!

Eu andei quase 2 anos, todo sabado a baixo de pau mesmo, com um motor 1600 a gasolina, taxadinho, comando da kombi, dupla carburação e volante aliviado, sem radiador externo e nada do que eu citei acima e nunca me encomodei!! So que como eu falei eu era uma cara regrado, o motor foi montado por um especialista em vw a ar ( com folgas, apertos td como manda o figurino), e eu trocava o oleo a cada 3 trilhas e a cada 3 trocas de oleo eu usava um 1 millitec de 60 ml´s.

Agora ganhei o motor antigo do baja do meu pai que é a alcool taxadão que esta quase com 1 ano de vida e ta td certo tbm.....só esse tem todas as frescuras citadas poruqe é um motor bem preparado com bastante taxa e alimentação o que esquenta alem do original precisando de radiadores bomba defletores etc!!!!!
Tchê, já que tu tens prática no motor a ar podia nos dar umas receitinhas de preparação...chegando nuns 90 cv tá bom...há, não pode ser caro pra fazer hehehe...abraço.

cesarferreira
26/05/2010, 22:51
Tchê, já que tu tens prática no motor a ar podia nos dar umas receitinhas de preparação...chegando nuns 90 cv tá bom...há, não pode ser caro pra fazer hehehe...abraço.

Olá Tocaio,
Estou remontando meu buggy Baby, com motor a ar, 1600 recén feito, esta semana comprei um blower do supercharger (eaton M24), estive fazendo uns cálculos e vai ficar com 90-100 usando 0,7 bar, que de acordo com alguns especialistas, que ouvi, não vai maltratar o motor! Outros cálculos mostram que os custos para adaptar bem o blower é muito menor que comprar e adaptar um ap!
Sempre motor a ar, no meu Baby!!!
Na confraria do buggy passamos a usar muito ap, porque o VW a ar não tinha durabilidade, acontece que vivemos trocando ap e juntas de ap! Mante-los sem super aquecimento nos buggies não é fácil, agora em gaiola ventila bem melhor e na máquina meu problema hoje é não deixar frio demais!!
Sem falar que fazer um a ar é muito mais barato que um AP!
Abraço
Cesar

bajeiro do sul
27/05/2010, 09:03
Olá Tocaio,
Estou remontando meu buggy Baby, com motor a ar, 1600 recén feito, esta semana comprei um blower do supercharger (eaton M24), estive fazendo uns cálculos e vai ficar com 90-100 usando 0,7 bar, que de acordo com alguns especialistas, que ouvi, não vai maltratar o motor! Outros cálculos mostram que os custos para adaptar bem o blower é muito menor que comprar e adaptar um ap!
Sempre motor a ar, no meu Baby!!!
Na confraria do buggy passamos a usar muito ap, porque o VW a ar não tinha durabilidade, acontece que vivemos trocando ap e juntas de ap! Mante-los sem super aquecimento nos buggies não é fácil, agora em gaiola ventila bem melhor e na máquina meu problema hoje é não deixar frio demais!!
Sem falar que fazer um a ar é muito mais barato que um AP!
Abraço
Cesar
Amigo

quanto a custos de fazer um motor a ar e um Ap, ha algumas controversias. as vezes deixar um motor a ar super propulsado, sai mais caro do que usar um ap 1.8 original, além de que, salvo algumas preparações especias, o Ap deve durar um pouco mais que o a ar.
No meu baja detonei o meu a ar por aquecimento ou outras coisas tb, precisava fazer tudo , inclusive o bloco que furou com a biela. Instalar um Ap meia vida, mesmo com a adaptação ,saiu mais barato que refazer o a ar do jeito que eu queria e o resultado final esta sendo muito bom, o ap em trilhas esta se comportando muito melhor que o a ar que eu tinha. uso pneu 265 x 75 x 15 , diferencial 7 : 36 e é só alegria

abraços

mali9ski
27/05/2010, 10:13
bajeiro do sul
com um pneu tão grande tua caixa aguenta que desenho do pneu vc usa a minha com pneu 205/75/15 mamute volta e meia ia po pau

bajeiro do sul
28/05/2010, 08:44
bajeiro do sul
com um pneu tão grande tua caixa aguenta que desenho do pneu vc usa a minha com pneu 205/75/15 mamute volta e meia ia po pau
Amigo

sempre usava no meu baja o biscoitão com travas, inclusive nas laterais, 235 x 75 x 15 e nunca tive problemas, agora uso (corrigindo) 255 x 75 x 15 frontiera , que é o pneu da minha rural, mas como esta começando a soltar a recapagem não posso usar na rural pois ela é muito pesada, no baja baixo para 15 libras e mando ver, tem otimo agarre e é um pneu barato, por aqui R$250,00 . Nunca quebrei nada (vamos falar bem baixo), alguns dizem que não quebro nada pois tenho homocineticas e caixa da variant II mas com diferencial da kombi 7 : 36

um abraço

cesarferreira
28/05/2010, 20:49
Olá Bajeiro,
o que vc está usando para resfriar? que tipo de radiador? onde está colocado? qual a ventoinha?

bajeiro do sul
31/05/2010, 09:14
Olá Bajeiro,
o que vc está usando para resfriar? que tipo de radiador? onde está colocado? qual a ventoinha?
Amigo

estou usando AP 1.8, com radiador do santana com ar condicionado(ele é maior). Ele esta colocado atras do motor, no chiqueirinho invertido. Uso duas ventoinhas do santana mesmo, uma ligada ao termostato, e a outra em uma chave no painel. Alem da lata do chiqueirinho ser invertida transformando o bagagito do fusca num compartimento do motor, cortei toda a lata que ficava atras do motor do fusca, ficando um espaço enorme para radiador, e como as ventoinhas assopram para a parte de tras ,( alem do motor) o calor nao vem para dentro do carrro. Alem disto, esta lata entre o compartimento do motor e o banco traseiro revesti com manta asfaltica com aluminio nao deixando propagar o calor para a frente, levo meus guris no banco traseiro e não esquenta nada

um abraço

fag.online
31/05/2010, 10:01
Ae bajeiro, posta umas fotos pra galera curtir :D
abracos

pflouis
08/06/2010, 00:51
Tchê, já que tu tens prática no motor a ar podia nos dar umas receitinhas de preparação...chegando nuns 90 cv tá bom...há, não pode ser caro pra fazer hehehe...abraço.

Uma basica pra motor a gasolina:bloco 1600 moderno com prisioneiro fino, kit de pistões gasolina KS 85,5mm (1600), cabeçotes modelo antigo rebaixado em 1mm, comando da kombi a alcool/injetada, ignição eletronica, dupla solex 32 com coletores longos da brasilia, coletor 4x1 dimensionado. volante do motor aliviado em 600g e balanceado. mais ou menos uns 70 cv´s. OBS: motor para ser usado em gaiolas leves, bem esperto de baixa a media rotação.

A gasolina apimentado: bloco 1600 moderno com prisioneiro fino, kit de pistões metal leve 85,5 do 1600 a alcool, retrabalho de plainamento na cabeça dos pistões, cabeçotes do 1600 moderno, molas pratos e varetas mais fortes, dutos polidos e valvulas de SP-2, COMANDO DA KOMBI A ALCOOL/INJETADA, ignição eletronica, dupla solex 32 aberta para 35 mm acertadas com gasolina podium, volante aliviado me 800g e balanceado, refrigeração do moderno com radiador deslocado, bomba de circulação externa shadeck 30mm com radiador esterno pequeno. de 80 a 85 cv´s. OBS: motor extremamente torcudo e com aceleração rapida e lisa (qndo bem acertado) e bastante confiavel.

Super canhão a alcool, na trilha: bloco 1600 moderno prisioneiro fino, pistões a alcool cabeçudos, pesos de pistões e bielas equilibrados, cabeçotes rebaixados (13,5 de taxa), moderno, com angulo de valvulas dutos e sedes retrabalhados, valvulas de 40 mm na admissão e escape originais, mola pratos e varetas bugpack ou similares, comando W100 276º (FEDERAL MOGUL OU SAMCAMS), caburação solex 32 abertos para 35mm, retrabalho nas flautas internas, volante do motor aliviado em 1,200kg balanceado junto com virabrequim plato e disco, refrigeração do moderno com radiador deslocado, bomba de circulação externa schadeck 30mm, radiador de oleo externo grande com ventoinha, defletor de oleo no carter. OBS: Motor de aceleração muito rapida e de bastante torque e potencia, coisa bruta mesmo gira tranquilamente nos 7000rpm e equivale a muito ap 2000 com coisinha, é prioridade o uso de um corte de giro para manter as coisas no lugar, usar oleo de boa qualidade com aditivos como millitec e molykot, potencia de 100cv´s para cima dependendo do acerto de ponto e carburação.

Essas são algumas das receitas que vão bem na trilha, todas elas eu ja usei em meu baja por isso falo por experiencia propria o que cada uma traz de bom, claro que daria para fazer algo bem mais forte como motores 1800cc, 1900cc etc, mas os custos e a durabilidade começam a entrar em confronto e alem de td, mais potencia que essa ultima receita que citei, para a trilha pesada, não precisa ( uso a mesma recita hj em dia no meu baja)

qualquer duvida to ai e se me apertar peço para meu mecanico que e´expert em motores a ar.

abraço

Pedrão B.
08/06/2010, 11:00
Fala pflouis!
:palmas: Parabéns pelo post :palmas:
Este é o objetivo do tópico.
Nesta receita básica, é realmente necessário o bloco moderno?
Como faço para identificar o comando da Kombi Álcool/I.E.?
O alívio/balanceamento deve ser feito somente no volante?
Precisa de alternador?
[]'s

bajeiro do sul
08/06/2010, 11:05
Ae bajeiro, posta umas fotos pra galera curtir :D
abracos
Valeu Fag, vou tenatr arrumar uma maquina pois a minha deu pau, alem de que tenho de aprender a postar imagens que eu ja tentei e nao consegui, mas dou um jeito

um abraço

Cezar candelaria
08/06/2010, 12:45
Uma basica pra motor a gasolina:bloco 1600 moderno com prisioneiro fino, kit de pistões gasolina KS 85,5mm (1600), cabeçotes modelo antigo rebaixado em 1mm, comando da kombi a alcool/injetada, ignição eletronica, dupla solex 32 com coletores longos da brasilia, coletor 4x1 dimensionado. volante do motor aliviado em 600g e balanceado. mais ou menos uns 70 cv´s. OBS: motor para ser usado em gaiolas leves, bem esperto de baixa a media rotação.

A gasolina apimentado: bloco 1600 moderno com prisioneiro fino, kit de pistões metal leve 85,5 do 1600 a alcool, retrabalho de plainamento na cabeça dos pistões, cabeçotes do 1600 moderno, molas pratos e varetas mais fortes, dutos polidos e valvulas de SP-2, COMANDO DA KOMBI A ALCOOL/INJETADA, ignição eletronica, dupla solex 32 aberta para 35 mm acertadas com gasolina podium, volante aliviado me 800g e balanceado, refrigeração do moderno com radiador deslocado, bomba de circulação externa shadeck 30mm com radiador esterno pequeno. de 80 a 85 cv´s. OBS: motor extremamente torcudo e com aceleração rapida e lisa (qndo bem acertado) e bastante confiavel.

Super canhão a alcool, na trilha: bloco 1600 moderno prisioneiro fino, pistões a alcool cabeçudos, pesos de pistões e bielas equilibrados, cabeçotes rebaixados (13,5 de taxa), moderno, com angulo de valvulas dutos e sedes retrabalhados, valvulas de 40 mm na admissão e escape originais, mola pratos e varetas bugpack ou similares, comando W100 276º (FEDERAL MOGUL OU SAMCAMS), caburação solex 32 abertos para 35mm, retrabalho nas flautas internas, volante do motor aliviado em 1,200kg balanceado junto com virabrequim plato e disco, refrigeração do moderno com radiador deslocado, bomba de circulação externa schadeck 30mm, radiador de oleo externo grande com ventoinha, defletor de oleo no carter. OBS: Motor de aceleração muito rapida e de bastante torque e potencia, coisa bruta mesmo gira tranquilamente nos 7000rpm e equivale a muito ap 2000 com coisinha, é prioridade o uso de um corte de giro para manter as coisas no lugar, usar oleo de boa qualidade com aditivos como millitec e molykot, potencia de 100cv´s para cima dependendo do acerto de ponto e carburação.

Essas são algumas das receitas que vão bem na trilha, todas elas eu ja usei em meu baja por isso falo por experiencia propria o que cada uma traz de bom, claro que daria para fazer algo bem mais forte como motores 1800cc, 1900cc etc, mas os custos e a durabilidade começam a entrar em confronto e alem de td, mais potencia que essa ultima receita que citei, para a trilha pesada, não precisa ( uso a mesma recita hj em dia no meu baja)

qualquer duvida to ai e se me apertar peço para meu mecanico que e´expert em motores a ar.

abraço
Mas aliviando a volante não perde torque em baixa ????

pflouis
08/06/2010, 13:18
Fala pflouis!
:palmas: Parabéns pelo post :palmas:
Este é o objetivo do tópico.
Nesta receita básica, é realmente necessário o bloco moderno?
Como faço para identificar o comando da Kombi Álcool/I.E.?
O alívio/balanceamento deve ser feito somente no volante?
Precisa de alternador?
[]'s

Não é necessario mas é aconselhavel pq o bloco com prisioneiro grosso não aguenta muito mais taxa e giros!!
Tem um codigo que eu n me lembro agora, mas vou pedir para meu mecanico depois posto aki!!
Sim, mas aliviado e balanceado com o virabrequim, que fica ateh melhor, mas é mais caro!!
Alternador e ignição são aconselhaveis tbm para manter uma correta ignição e tensão de parte eletrica, mas o dinamo vai bem tbm ateh certo ponto!!

pflouis
08/06/2010, 13:25
Mas aliviando a volante não perde torque em baixa ????

Esse eh um assunto muito complexo, e teriamos que ficar descutindo horas e horas aki mas resumindo: aliviado com criterio, balanceado e fazendo as devidas compensações como maior taxa, comando, carburação dupla etc voce so vai ganhar em aceleração rapida e respostas ao menor toque do acelerador.....gaiolas n precisa de torque em baixa....pq grelamente são veiculos leves precisam de giros e velocidade pq todos que andam em trilhas sabem que com 4x2 n se passa por obstaculos na lenta como os jeeps que usam reduzidas etc o negocio e pé no fundo, giros altos e respostas rapidas a aceleração!!

Fala td isso por experiencia propria de quase 3 anos anadando de 4x2 e irritando e encomodando e muitas vzs superando 4x4 com muito mais investimento do que eu!!

Cezar candelaria
08/06/2010, 20:17
É, nisso tu tens razão, o negócio é pé no fundo mesmo, se fosse andar devagar comprava um trator...hehehe....mas tchê, não quer aparecer pra trilha de Candelaria dia 05 de Julho, tem um monte de gente da serra aí que vem....

Franco Fileppo
08/06/2010, 21:25
O negocio de torque em baixa é o seguinte : quando o giro vai diminuindo com um esforço de um determinado trecho pesado(pensem numa subida)se o motor for preparado pra alto giro com comando bravo e etc,enfim tudo pra giro e nada pra força o motor engole giro de uma só vez,igual um ap,agora se tem comando torque,e peso do conjunto balançeado mas original carburaçao unica que privilegia o torque.... o giro se chegar a engolir vai demorar mais e esse mais pode ser a diferença entre passar o obstaculo ou ficar no emeio dele,bom é meu ponto de vista,torque sempre é bem vindo porque um veiculo anda com o resultado do torque,e a potencia é só o tempo que ele leva para produzir um certo trabalho ou seja potencia é papo pra boteco o que manda é torque!

comparem por si mesmo:quem teria melhor resultado em ma trilha um motor de opala 4cc (de 80 a 90 cv) ou um ap 1.8 (de 100 e eu disse 100 cvs!!!)claro que o motor de opala enem engole o ronco es ambos veiculos tiverem o mesmo peso onde o ap passar em 2º o opala passa em 3º e isso graças ao torque dele que passa dos 18 kilogramas contra os 14,5 do ap e mais o do ap só esta disponivel acima dos 4000 rpm!
qual corre mais:o ap mas quem quer correr queremos força,torque,energia disponivel.......

e ai alguem perfere mais potencia e menos torque??

pflouis
09/06/2010, 01:26
1º com certeza isso que voce falou é verdade, mas nenhuma das receitas que passei se enquadra no que voce disse, todas usam comando Tork como voce cita, a unica qu usa comando mais bravo é a ultima a alcool que mesmo usando uma graduação mais alta do que as originais esse comando tem um lobe center de 110º que privilegia torque em baixa deixando o motor girado com torque. O lance do volante é que tem que ser aliviado com criterio, pra tudo existe calculos e limite, se tirar do volante tem q compensar com taxa, alimentação, caixa curta peso do veiculo etc. mas ao meu ponto de vista e experiencia propria volante relativamente leve pra trilha só tende a dar bons resultados. visto que o alivio do volante só antecipa o momento de chegado do pico de torque do motor com isso aumentando a agilidade e aceleração, existe a maior desaceleração tbm mas é compensado como uma balança com outras preparações como ja citei.

2º voce esta enganado de que se tem mais torque com 1 carburador do que com dupla, é logivo e obvio, voce tem 1 carburador de 35 mm para alimentar 4 cilindros, a entrada de mistura sera muito mais restrita do que a dupla, que são borboletas de 32mm para cada 2 cilindros, o que aumenta muito a admissão de mistura, deixando-a muito mais homogenea e consequentemente aumentando potencia e torque em todas as faixas de giro!!

pflouis
09/06/2010, 01:29
É, nisso tu tens razão, o negócio é pé no fundo mesmo, se fosse andar devagar comprava um trator...hehehe....mas tchê, não quer aparecer pra trilha de Candelaria dia 05 de Julho, tem um monte de gente da serra aí que vem....

Ouvi falar muito bem da trilha de vcs ai mesmo......é so de gaiolas ou vai ter jiepes tbm??? se bobiar vou mesmo

cesarferreira
09/06/2010, 14:00
É, nisso tu tens razão, o negócio é pé no fundo mesmo, se fosse andar devagar comprava um trator...hehehe....mas tchê, não quer aparecer pra trilha de Candelaria dia 05 de Julho, tem um monte de gente da serra aí que vem....
Sou convidado também??

Flávio Cadore
09/06/2010, 19:19
O negocio de torque em baixa é o seguinte : quando o giro vai diminuindo com um esforço de um determinado trecho pesado(pensem numa subida)se o motor for preparado pra alto giro com comando bravo e etc,enfim tudo pra giro e nada pra força o motor engole giro de uma só vez,igual um ap,agora se tem comando torque,e peso do conjunto balançeado mas original carburaçao unica que privilegia o torque.... o giro se chegar a engolir vai demorar mais e esse mais pode ser a diferença entre passar o obstaculo ou ficar no emeio dele,bom é meu ponto de vista,torque sempre é bem vindo porque um veiculo anda com o resultado do torque,e a potencia é só o tempo que ele leva para produzir um certo trabalho ou seja potencia é papo pra boteco o que manda é torque!

comparem por si mesmo:quem teria melhor resultado em ma trilha um motor de opala 4cc (de 80 a 90 cv) ou um ap 1.8 (de 100 e eu disse 100 cvs!!!)claro que o motor de opala enem engole o ronco es ambos veiculos tiverem o mesmo peso onde o ap passar em 2º o opala passa em 3º e isso graças ao torque dele que passa dos 18 kilogramas contra os 14,5 do ap e mais o do ap só esta disponivel acima dos 4000 rpm!
qual corre mais:o ap mas quem quer correr queremos força,torque,energia disponivel.......

e ai alguem perfere mais potencia e menos torque??

Uma vez a VW preparou um Seat Cordoba 2.0 para Rally ficou com 200 ou 250 cv ( não me lembro bem)... o carro tinha que arrancar a 9.000 rpm porque não tinha torque em baixa...ele usava as 5 marchas em 20 segundos...se preparar um motor fatalmente ele vai perder torque...tem que escolher potência ou torque...não existe os dois no máximo.
Outra, o Corvete tem 11 borboletas na admissão, tudo para conseguir o máximo de torque.
Realmente um carburador com dutos mais finos e compridos melhoram o torque e se quizer potência, o negócio é carburador grande( ou um duplo) e dutos curtos e com diâmetro maior.
É mais ou menos isso.

Cezar candelaria
09/06/2010, 21:36
Pflouis e Cezar Ferreira, a trilha é de Jeep, Gaiola, Quadriciclo, etc...é show...mais de 200 participantes..será um prazer receber os amigos em nossa cidade.qualquer coisa me liguem que arrumo até lugar pra ficarem 51 3743 3114..to sem gaiola agora pois vendi e to fazendo outra, não vai dar tempo de terminar, mas vou de zequinha com qualquer um de voçês ( ajudo na gasosa heheh)....
Cezar, tem uma turma de Rio Grande que sempre vem com uma cegonha pra cá, derrepente ve com eles se não dá pra tu vires junto...

cesarferreira
09/06/2010, 21:39
Uma vez a VW preparou um Seat Cordoba 2.0 para Rally ficou com 200 ou 250 cv ( não me lembro bem)... o carro tinha que arrancar a 9.000 rpm porque não tinha torque em baixa...ele usava as 5 marchas em 20 segundos...se preparar um motor fatalmente ele vai perder torque...tem que escolher potência ou torque...não existe os dois no máximo.
Outra, o Corvete tem 11 borboletas na admissão, tudo para conseguir o máximo de torque.
Realmente um carburador com dutos mais finos e compridos melhoram o torque e se quizer potência, o negócio é carburador grande( ou um duplo) e dutos curtos e com diâmetro maior.
É mais ou menos isso.
É isso aí Flavio!
Naquele motor do baby em que vou colocar o blower, será um grandão de corpo duplo, Webber 40 é sonho, tens alguma outra sugestão??
Abç, Cesar

pflouis
09/06/2010, 23:55
Um 3E fica bom tbm.....é o que vai ser usado no 1600 supercharger do baja do meu pai!!! Mas se for possivel usar uma webber 40 central com akeles kit´s de admissão bugpack nem pense 2 vzs! akilo eh carburãção heheheheheh

cesarferreira
10/06/2010, 00:17
Pflouis e Cezar Ferreira, a trilha é de Jeep, Gaiola, Quadriciclo, etc...é show...mais de 200 participantes..será um prazer receber os amigos em nossa cidade.qualquer coisa me liguem que arrumo até lugar pra ficarem 51 3743 3114..to sem gaiola agora pois vendi e to fazendo outra, não vai dar tempo de terminar, mas vou de zequinha com qualquer um de voçês ( ajudo na gasosa heheh)....
Cezar, tem uma turma de Rio Grande que sempre vem com uma cegonha pra cá, derrepente ve com eles se não dá pra tu vires junto...
Ola Tocaio,
Será que conseguerias o telefone desse pessoal de Rio Grande? Tô bem a fim de ir!

Franco Fileppo
10/06/2010, 19:23
quanto mais manso o comando,menores as valvulas e mais longo o coletor=mais torque ,justamente epelo fato de estrangolar o fluxo do motor,pelo menos no forum fusca brasil é isso que diz o chico biela (um cara muito entendido em vw a ar que esta fazendo a uniao de dois motores pra confecçao de um 8 cilindros,um seis cilindros e um dois cilindros,ou seja o cara manja um pouco)!

comcordo que com dupla carburaçao o motor fica mais eficiente e economico se bem regulado mas na trilha um só encomoda menos porque se disparar a lenta ou coisa do tipo já se descarta a equalizaçao!

Cezar candelaria
10/06/2010, 22:19
Ola Tocaio,
Será que conseguerias o telefone desse pessoal de Rio Grande? Tô bem a fim de ir!
Vou ver se consigo pra ti tocaio...

cesarferreira
10/06/2010, 23:49
Vou ver se consigo pra ti tocaio...
Tô esperando ansioso, e vou tentar por aqui!
Abç
Cesar