Ver Versão Completa : O que a band precisa pra "nadar"?
Albieri,R.J.
21/05/2010, 15:31
Prezados e amigos toyoteiros,
Tenho certeza (ou quase) de que o que vou perguntar ja deve estar escrito em algum lugar no forum, mas como a curiosidade supera o tempo pra preocurar a resposta, vou perguntar de uma vez...
O que a band precisa (adptaçoes) pra entrar (e sair) em charcos, rios, enchentes, etc?
Precisa de snorkel, saida alta (cano alto), maior vedaçao de alguma parte do motor, retirada de alguma correia durante a travessia, cobertura do radiador com lona, etc etc etc ????
Bom, acho que essa pergunta simples ja vai dar alguma discuçao, por isso deixarei algumas outras duvidas pra depois.
Grande ()s
Rafael J. Albieri
Alem destas é recomendável ter os suspiros dos diferenciais elevados...
Amadeus_band
21/05/2010, 23:04
Escapamento alto não é necessário, pois a saida dos gases pelo escape, não deixa a agua "entrar":concordo:
Snorkel é o mais importante, depois elevar os resiporos, de cambio e diferenciais. Que eu saiba e bom tirar a correia pra "navegar" se não já era a hélice!
guilhermeabreu
21/05/2010, 23:14
CARO ALBIERI,R.J.
Desculpe pela minha fala , vc é bem novo ainda , não é defeito , é muito entusiasmo , muita sede de viver e fazer um monte de peripécias , sou mais velho um pouco ,mas meu espírito é muito jovem ainda , ainda sou pé pesado , meus amigos me chamam de doido , mas vai um conselho de amigo:
CARRO NÃO FOI FEITO PARA MERGULHAR
MAS SE VC QUER MERGULHAR COM SUA TOYOTA , TUDO BEM , SEGUE AS RECOMENDAÇÕES QUE TEM AQUI E VC TEM QUE TER UMA GRANA BEM FOLGADA , POIS TODAS AS VEZES QUE VC MERGULHAR , " TERÁ QUE DESMONTAR OS EIXOS DIANTEIROS E TRASEIROS PARA RETIRAR A ÁGUA QUE ENTRAR LÁ E COLOCAR ÓLEO NOVO , SE FIZAER ÍSTO TODA SEMANA , TODA SEMANA TERÁ QUE FAZER O QUE DISSE , MÃO DE OBRA$$$$$$$$$$$$ MÃO DE OBRA $$$$$$ MÃO DE OBRA $$$$$$$$$ , AJA DINHEIRO .
Mas se vc não ligar para ísto e andar direto , não irá passar muito tempo vc terá que comprar relação de coroa/pihão novos + rolamentos + retentores , MAIS GRANA NO LIXO . Os mecanicos e as autopeças irão adorar vc , cliente 1ª classe .
Todas as recomendações que são e serão passada aqui pra vc são válidas , mais nenhuma delas impedirá a entrada de água nos diferenciais , EXPERIENCIA PRÓPRIA .
ESPERO TER AJUDADO , E VC DECIDE O QUE IRÁ FAZER .
ABRAÇÃO
Albieri,R.J.
21/05/2010, 23:47
Guilherme,
Adorei sua mensagem! De verdade.
Acontece o seguinte:
Atualmente a band é meu unico carro. E comprei a fim de realizar um sonho, alem de utiliza-la para expediçoes, trilhas e tal, mas nada hardcore, muito menos colocar ela pra nadar. Eu nao teria a coragem nem o dinheiro pra isso. Contudo, o motivo do topico é:
Vai que em algumas dessas trilhas, expediçoes ou volta do trabalho no Rio (o de Janeiro) eu me depare com condiçoes aquaticas adversas... rs Por isso do topico, por isso da pergunta. Nao que eu va jogar o carro no mar, o "nadar" nao quis dizer literalmente, rs
Mas mesmo assim sua fala foi esclarecedora.
Grande abraço a todos e ao senhor Guilherme.
PS. Quando for fazer um passeio ai em campos, convida noís!!!
Rafael Albieri
guilhermeabreu
21/05/2010, 23:58
Guilherme,
Adorei sua mensagem! De verdade.
Acontece o seguinte:
Atualmente a band é meu unico carro. E comprei a fim de realizar um sonho, alem de utiliza-la para expediçoes, trilhas e tal, mas nada hardcore, muito menos colocar ela pra nadar. Eu nao teria a coragem nem o dinheiro pra isso. Contudo, o motivo do topico é:
Vai que em algumas dessas trilhas, expediçoes ou volta do trabalho no Rio (o de Janeiro) eu me depare com condiçoes aquaticas adversas... rs Por isso do topico, por isso da pergunta. Nao que eu va jogar o carro no mar, o "nadar" nao quis dizer literalmente, rs
Mas mesmo assim sua fala foi esclarecedora.
Grande abraço a todos e ao senhor Guilherme.
PS. Quando for fazer um passeio ai em campos, convida noís!!!
Rafael Albieri
GRANDE RAFA
Eu entendí a sua mensagem sei que aqui não tem loucos este ponto ,mas nas eventualidades tudo bem , QUE FIQUE BEM CLARO DISTO TUDO : DAS VEZES QUE ESTES IMPREVISTOS OCORREREM , VAI O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL FAZER AS MANUTENÇÕES QUE EU FALEI .
E lembro tb que qdo estamos numa trilha arrumada , não vai faltar um desmiolado para insentivar de vc jogar sua BAND dentro d'água , não digo mar , mas lamaçal mesmo com água até acima dos diferenciais , NÃO ENTRE NESTAS DE FAZER BONITO .
Que me desculpem os sem juízo OU MELHOR : OS QUE TEM MUITA GRANA .
Pode ter certeza se vc vier pra estas bandas daqui é só dar um toque , e por falar nísto dias 03 a 06/06/10 terá o IIIº ENCONTRO NACIONAL DOS ENGESAS E OUTROS 4X4 EM LAVRAS NOVAS-MG , vc é meu convidado , vamos lá ??????
ABRAÇÃO
Albieri,R.J.
23/05/2010, 09:59
Guilherme,
INFELIZMENTE, tenho provas dia 7 e 10 de junho (concursos) e aproveitarei o feriado para estudar. Mas depois disso, podem me chamar pro que quiser quando quiser que irei.
Pra falar a verdade, a patroa tem uma folga em uma sexta de junho (a escolha dela)
e estou em aberto a opnioes de passeios...
Grande abraço
Rafael J Albieri
Lucas Nassif
23/05/2010, 12:59
Se os respiros dos diferenciais servem justamente pra não entrar água dentro dos eixos, por onde mais a água entra? Pela roda?
maxdelta
23/05/2010, 13:36
Não se esqueça de além de colocar os respiros altos, colocar snorkel e escapamento alto, vc tem que resolver os problemas de vedação da band, que é perto de nulo.
Visita o site do blog do off, tem as fotos da tranasamazonica e tem um momento que atravessam um rio: blogoff.offriburgo.com.br
http://blogoff.offriburgo.com.br/wp-content/uploads/2010/03/ARK5-PARA-150.jpg
Lucas Nassif
23/05/2010, 13:57
Não se esqueça de além de colocar os respiros altos, colocar snorkel e escapamento alto, vc tem que resolver os problemas de vedação da band, que é perto de nulo.
Até os Troller`s zero km sofrem com isso!
http://lh6.ggpht.com/_-0KZUIxW8go/S-M3IAAeYnI/AAAAAAAAAgE/C9XQavyScpY/s640/DSC08597.JPG
http://lh6.ggpht.com/_-0KZUIxW8go/S-M3LgywkSI/AAAAAAAAAgE/mFSaaNK9rPA/s640/DSC08598.JPG
http://lh5.ggpht.com/_-0KZUIxW8go/S-M2OUFQ3YI/AAAAAAAAAgE/807JflrSOEo/s640/DSC08571.JPG
Acho difícil impedir a entrada de água pra dentro da viatura. :roll:
Albieri,R.J.
23/05/2010, 15:05
Galerinha,
esquece minha pergunta... to fora desse negocio. Nao encaro nem enchente mais... hehehe
Abçs
Rafael
guilhermeabreu
23/05/2010, 17:51
CARO LUCAS NASSIF
O snorkel nos diferenciais foram feitos para envitar que entre água nos diferenciais , MAS NA REALIDADE a água entra tambem pelo tubo do diferencial onde sae os semieixos , alí tem retentores para evitar ísto ,MAS NA MAIORIA DAS VEZES ESTE RETENTORES ESTÃO DANIFICADOS e a água entra , aconteceu comigo várias vezes , e quase perdí tudo de dentro da bolota do diferencial , havia trocado os retentores 3 meses antes , qdo fui fazer serviços de manuterção preventiva , foi detectado que tinha água no diferencial , ou melhor tinha uma lama de óleo e água .
Foi por experiencia minha que desistí de entrar de propósito com meu ENGESA em água , mas não deixo de fazer trilhas e ntrar na lama poor causa disto , SÓ QUE QDO ENTRO EM LAMA MAIS FUNDA E QUE ESTA LAMA ESTEJA MEUITO MOLE , assim que chego faço uma inspeção para ver se contaminou o óleo .
James Nicodemos
23/05/2010, 18:33
Camarada Albieri
Se vc irá participar de expedições ou passeios, sugestão minha que já participei, tenha sempre um equipamento que possa numa eventualidade está apto, nem que seja por alguns metros a passar por local alagado, assim, por precaução, troque e eleve imediatamente as mangueiras dos suspiros dos diferenciais, ponha o escape alto, coloque um snorkel adequado ao seu motor. A colocação do ecape alto, evita, caso, vc deixe o motor morrer não aja aspiração de água.
Assim vc poderá evitar alguns danos, além disso, sua toyota tem motor 14-b, o qual já possui a hélice com sistema deslizante, ou seja, quando entra na água ela para, diferentemente dos motores Om-314, 314-S e 364, os quais permenecem girando a hélice.
Com todo respeito a todos os colegas que tenham sugerido algo, a minha sugestão visa tão somente evitar algum contratempo, se houver algum dia; vale dizer também que nenhum carro é totalmente submergível, excetuando aqueles destinados para esse fim, como os carros de guerra, que mesmo assim possuem limitações.
Portanto, meu caro amigo Albieri se tiver com intuito de deixar sua viatura equipada para algumas situações siga essas orientações.
Albieri,R.J.
24/05/2010, 09:24
James,
mais uma vez sensato. Obrigado.
E obrigado a todos pelas opnioes!
()S
PS: como elevo os suspiros dos diferenciais? Prendo onde a mangueira?
valeriano
24/05/2010, 12:00
ponha o escape alto
Escape alto é pura estética.
Os motores da Band (MB ou 14B) são fortes o suficiente para evitar que a agua entre.
Se vc deixar o carro morrer, aí sim ela pode entrar. Mas se vc deixar o carro morrer dentro da água (coisa quase impossível, visto que o cara não vai fazer trilha pesada), é pq vc deu mole.
Quando comprei a Maria, pensei logo em botar o escapamento alto (afinal fica lindo), mas aí conversando com um camarada do forum, desisti 100%.
O escapamento alto dificulta a saída de gases (afinal eles vão ter que lutar contra a gravidade) e, caso vc queira turbinar a Band no futuro, vai limitar o seu motor. Vc vai perder potência a toa. Se quiser deixar o carro mais bonito, vai em frente. Se quiser botar escapamento alto SÓ por conta de passar em alagados, vai jogar dinheiro fora.
Guiga Tostes
24/05/2010, 12:16
Os motores da Band (MB ou 14B) são fortes o suficiente para evitar que a agua entre.
Se vc deixar o carro morrer, aí sim ela pode entrar. Mas se vc deixar o carro morrer dentro da água (coisa quase impossível, visto que o cara não vai fazer trilha pesada), é pq vc deu mole.
Quando comprei a Maria, pensei logo em botar o escapamento alto (afinal fica lindo), mas aí conversando com um camarada do forum, desisti 100%.
O escapamento alto dificulta a saída de gases (afinal eles vão ter que lutar contra a gravidade) e, caso vc queira turbinar a Band no futuro, vai limitar o seu motor. Vc vai perder potência a toa. Se quiser deixar o carro mais bonito, vai em frente. Se quiser botar escapamento alto SÓ por conta de passar em alagados, vai jogar dinheiro fora.
X2:concordo:
James,
mais uma vez sensato. Obrigado.
E obrigado a todos pelas opnioes!
()S
PS: como elevo os suspiros dos diferenciais? Prendo onde a mangueira?
Os suspiros da minha, estão com mangueiras de uns 50 cm presos no fundo da carroceria, não sei se é o padrão de fábrica. Para subir mais, só colocando uma mangueira comprida e passando por dentro do cofre do motor, ou outro local que eu não consegui visualizar.
maxdelta
25/05/2010, 19:00
x3
Mais fica bonito né!
O ideal é no caso do motor mb314 usar escape alto mais largo como que colocam do motor 364, e mandar fazer mais largo pra mb364.
Já vi buzina no escapamento de band, uma buzina de trem, usei e abusei, tem na band de uma amiga, via algumas pessoas andando na rua chegava de mansinho com a band e buzinava, e via o pessoal procurando trem, melhor do que isso é... existem muitas travessuras afazer de carro, principalmente band, já fui molhado por uma band, já fiquei com a cara toda enlameada por causa dos paralamas da band, já enlameei os outros, bem como molhas os outros.
[]s
Albieri,R.J.
26/05/2010, 07:55
Dimasi,
os meus tambem estao assim. So nao sei como deixa-los mais altos....
valeriano
26/05/2010, 11:24
Dimasi,
os meus tambem estao assim. So nao sei como deixa-los mais altos....
A minha Band curta tem suspiros do diferencial elevados até o cofre do motor (só entra água se eu passar com água acima do capô).
Só que eu to sem câmera pra tirar foto deles...
Albieri,R.J.
26/05/2010, 14:37
Valeriano,
é so trocar a mangueira do suspiro por uma maior que chegue ao cofre?
()s
Cesar Machado
27/05/2010, 14:35
Exatamente.
Troque as mangueiras dos suspiros por outras maiores, que cheguem até o cofre do motor.
Não esqueça de prendê-la adequadamente no diferencial e de colocar o suspiro na ponta da mangueira.
Quanto a entrada de água no interior do veículo, descole os tapetes e relaxe.
Se vc tiver que cruzar um rio, dependendo da profundidade, pode ser necessário que o jipe fique alagado, pois caso contrário ele boiaria e vc seria arrastado.
(aliás, em alguns casos, vc deve abrir as portas e deixar a água entrar...)
Só não se esqueça de ligar a tração e a reduzida, pois a água faz muita resistência...
E não se esqueça de verificar regularmente o estado do óleo e trocá-lo sempre que for contaminado, pois senão o prejuízo é grande.
Mais uma coisa, discordo que o escapamento alto seja apenas um enfeite.
Naturalmente que ele, se mal dimensionado, prejudica o rendimento do motor.
Mas pelo mesmo princípio, sua falta pode fazer com que o motor perca rendimento, ou até venha a "apagar", devido ao peso da água na boca de saída dos gases.
Tudo depende do uso que se fará do jipe.
Uma coisa é prepará-lo para trilhas ocasionais, com um riozinho na altura do pará-choque, de vez em quando.
Outra é estar pronto para "passear" na Amazônia ou no Pantanal, na época das chuvas.
Um abraço
:pipoca:
valeriano
27/05/2010, 16:27
Naturalmente que ele, se mal dimensionado, prejudica o rendimento do motor.
Mas pelo mesmo princípio, sua falta pode fazer com que o motor perca rendimento, ou até venha a "apagar", devido ao peso da água na boca de saída dos gases.
Já vi Band afundada até o vidro, sem escapamento alto, e não morreu. Se fosse botar um escapamento alto, faria na grosseria, com um cano de 3 ou mesmo 4'', pra ficar grosseiro que nem esse aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=Fh45CBDc5iw
Aí não tem tempo ruim nem pra cummins com bi-turbo. Vai ficar parecendo um caminhão Mack.
Cesar Machado
27/05/2010, 16:59
Fala Alan.
E a Maria, como está?
Gosto do escapamento alto.
No jipe antigo, refiz o escapamento e mandei aumentar o diâmetro de toda a tubulação.
Vou fazer a mesma coisa no que estou montando.
Um abraço
valeriano
27/05/2010, 17:37
Fala Alan.
E a Maria, como está?
Gosto do escapamento alto.
No jipe antigo, refiz o escapamento e mandei aumentar o diâmetro de toda a tubulação.
Vou fazer a mesma coisa no que estou montando.
Um abraço
A Maria tá sendo preparada. Os suportes de estepe tão quase prontos. Provavelmente no começo de Agosto vou com ela pra Chapada Diamantina. Vai ser a primeira viagem longa dela. Vamos ver como ela se comporta.
Eu gosto do escape alto também. Mas pra não limitar o motor, tem que ser bem animal!
Albieri,R.J.
27/05/2010, 19:09
Valeriano,
se quiser companhia pra agosto....
Eu realmente pensava que existiria algo para evitar a entrada de água na cabine. Mudei meus conceitos completamente. Eu sei o quanto dou duro ao manter minha band limpa por dentro.
Ola, meu pai e proprietário de uma oficina' e fazemos serviço para alguns jeepeiros da cidade.Trocamos oleo ou água de diferencial de um jeep.É incrivel como tinha água, depois de ter presenciado aquilo fiquei um pouco amedrontado em colocar nossa Niva em rios.
GERALDOMS
23/07/2010, 18:48
uahahahauuha
Boa noite pessoal.
Estava olhano os cometários sobre as bands nadar.
Aqui nós rodamos muito pros Lençóis Maranhenses e costumamos atravessar rios, lamas, córregos das mais variadas profundidades e fazemos isso com frequência.:-P
No Barrão tem snorkel, os suspiros dos diferenciais e caixa elevados e escapamento elevado...8)
Sempre que volto dessas viagens sempre mando olhar o óleo dos diferenciais, agora só troco quando tem água, o que não ocorre sempre, algumas vezes deixo o Barrão um dia parado em repouso pra água separar do óleo, tiro o taps dos diferenciais e dreno a água.:p
Abraços,