Conectar

Ver Versão Completa : Uso de Uniball em lugar dos terminais de direção dos CJ´s

Leonardo Truccolo
24/08/2003, 19:31
Olá pessoal,

Já participei de várias listas (jipenet, clube do jota, niva clube, etc) e também já tive vários jipes. Hoje em dia tenho um 1948, 1953 e um 1954. Tenho uma dúvida e queria compartilhar com vocês, gostaria de saber se a uniball é mais resistente que os terminais de direção do jeep, e tb se é mais barata.
[]´s

Giovani
24/08/2003, 23:25
Tenho uma dúvida e queria compartilhar com vocês, gostaria de saber se a uniball é mais resistente que os terminais de direção do jeep, e tb se é mais barata.

:D Fala Leonardo!

:D Seja bem-vindo ao Fórum 4x4 Brasil! O que é "uniball"???? São aqueles terminais que os "gringos" usam??? :?: :?:
[]'s

walter.andreis
24/08/2003, 23:40
Tenho uma dúvida e queria compartilhar com vocês, gostaria de saber se a uniball é mais resistente que os terminais de direção do jeep, e tb se é mais barata.

:D Fala Leonardo!

:D Seja bem-vindo ao Fórum 4x4 Brasil! O que é "uniball"???? São aqueles terminais que os "gringos" usam??? :?: :?:
[]'s

Leonardo,
Você deveria estar se referindo aquelas junções esféricas, igual as utilizadas por tratores, para ligar-se aos implementos, certo?
Eu imaginei que você estava falando daquilo, e realmente eu nunca tinha pensado em utilizar aquilo para esta função... e pensando bem, não tem porque não dar certo, e parecem ser peças muito mais resistentes que nossos terminais de direção...
Tem um porém, as conexões deste tipo que conheço, são no geral muito grandes, e não sei onde encontrar elas em tamanho reduzido...
To falando tudo isso, mas não sei se é estas conexões que você se refere... (usa-se em terceiro-ponto de tratores também)...

[]'s e novamente seja bem vindo ao Fórum!!!

Mauro B.
25/08/2003, 00:16
Olá pessoal !!! :D

Esta foto que anexo abaixo foi tirada de uma revista 4x4@cia. Eu achei muito parecido com esse "terceiro ponto" que o Walter falou, por isso, mando para cá para saber: é isso mesmo??? Se sim, sinal de que tem desse tamanho! :P

Bah, espero que os mais sabidos respondam se realmente existe e se é bom e barato!...pois estou a fim de inverter os pivos do cj3a do meu pai e seria mais fácil apenas aumentar o furo e colocar um parafuso de aço, com este "terceiro ponto". 8)
Bom, fico apenas no aguardo! :P

[]'s

walter.andreis
25/08/2003, 00:29
Maurão,
Então existe mesmo o Ball-Lnk (ou uniball) menor... vou dar uma procurada por aqui nesta semana, e se encontrar algo, aviso aqui...
Nakela imagem que você mandou, o cara estava usando porcas normais nos parafusos que passam pelo Ball-Link, no meu caso eu utilizaria aquelas prcas-castelo com trava, afinal, na direção / freio, quanto menos gambi melhor (não que não existam!!!) :lol: :lol: :lol: :lol:

Outra coisa interessante, é a lingueta de direção presa ao munhão... igualzinha a que o monge adaptou no CJ dele, e que o Bill "adorou"! hehehehehehehee
Diz aí monge.'.. é o seu CJ ??? :wink:

[]'s

Leonardo Truccolo
25/08/2003, 09:55
Obrigado pelas boas vindas.

É isso aí mesmo da foto. Se vc´s observarem elas são usadas tb em kart´s. Fica muito mais fácil de tirar uma eventual folga nos munhões, pelo furo não ser cônico é bem mais fácil se tiver que fazer algum tipo de embuchamento.
[]´s

Giovani
25/08/2003, 22:56
Você deveria estar se referindo aquelas junções esféricas, igual as utilizadas por tratores, para ligar-se aos implementos, certo?
Eu imaginei que você estava falando daquilo, e realmente eu nunca tinha pensado em utilizar aquilo para esta função... e pensando bem, não tem porque não dar certo, e parecem ser peças muito mais resistentes que nossos terminais de direção...

:D Grande Walter e PessoALL!!!

:D Imaginei que seriam essas... Mas o terceiro ponto de tratores não dá certo!! Não pelo tamanho, mas pelo simples fato de ser ferro com ferro! Não existe uma bucha de nylon entre a esfera e a parte externa. E tem uma p* folga! Já procurei em todas as revendas de tratores... Nenhum deles usa um terminal desses com buchas... Eu pensava em usá-los na suspensão e também na direção, só em tamanho menor, claro. Existem alguns em tamanho bem reduzido, com buchas de metal, coisa fina, mas muito pequenos... Mas se alguém descobrir um fornecedor não deixe de publicar aqui!!! :wink:
[]'s

monge
26/08/2003, 01:18
Fala Gente... :D

Ainda nào acordei pra este uniball, mas a lingüeta é a mesma que o Bill malhou até não querer mais. :shock:

Mas tá lá, firme e forte, como o chassi do Walter... hehehehee (não resisti) hehehehehe :D :D :D :twisted: :P :D :D

Este não é meu jeep, na época o Mauro me mandou esta foto pra mostrar a lingueta... o meu ainda não tem freio a disco. :roll:

[]'s

Eugênio

Mauro B.
26/08/2003, 02:05
Fala pessoal !!! :D

Nakela imagem que você mandou, o cara estava usando porcas normais nos parafusos que passam pelo Ball-Link, no meu caso eu utilizaria aquelas prcas-castelo com trava
Ae Walter !! :P Essas porcas do cara me parecem ser aquelas porcas parlock(?!), que são auto-travantes...mas ainda prefiro as castelo com o pininho....

Outra coisa interessante, é a lingueta de direção presa ao munhão... igualzinha a que o monge adaptou no CJ dele...diz aí monge.'.. é o seu CJ ???
O monge já respondeu.... :P mas tem uma outra forma de fazer essa lingueta, que daí não precisa dos reforços que o cara colocou...

Mas o terceiro ponto de tratores não dá certo!! Não pelo tamanho, mas pelo simples fato de ser ferro com ferro! Não existe uma bucha de nylon entre a esfera e a parte externa.

Ae Giovani! :P Os pivos originais tem essa bucha de nylon? Não é ferro contra ferro?

[]'s

monge
26/08/2003, 02:32

Mauro a minha nào está tão reforçada como a da foto... está assim:

[]'s

Eugênio

Mauro B.
26/08/2003, 03:53
Mauro a minha nào está tão reforçada como a da foto...
Eu sei, mas é porque tu é teimoso..... :D :D :D

[]'s

monge
26/08/2003, 09:49

Mauro vou plagiar um comentário que achei 10 :!: :!: :!: Bela resposta.... :D :D heheheehe
O assunto é outro mas a idéia principal se encaixa... economia... hehehe
Se eu não estiver enganado é seu.

[]'s

Eugênio

Advertência. :D

Devido ao clima de hostilidade da outra lista e a discuçao começou a pegar fogo resolvi sensurar meus comentários postados aqui anteriormente.

Quem viu viu, quem não viu não vê mais.

:D :D :D :D :D

walter.andreis
26/08/2003, 12:13

Mauro vou plagiar um comentário que achei 10 :!: :!: :!: Bela resposta.... :D :D heheheehe
O assunto é outro mas a idéia principal se encaixa... economia... hehehe
Se eu não estiver enganado é seu.

[]'s

Eugênio

Monge,
Isso que você mandou é By: Jipenet, não é? Acabei de ler lá se não me engano... sobre aquele assunto, acho que os 2 estão certos... mas estão olhando por pontos de vista diferente... e isso acaba em irmãos jipeneteiros se estranhando... Vamo pará com isso ae hein galera... :wink:

Mas que aquela lingueta do CJ do monge ficou um serviçinho de porco.. aaahhh issso ficou!!! uhauahauhauhuaa...
Monge, nem adianta retrucar senão eu vou contar pro pessoal sobre os reforços (WMWMWMWMWM) do meu CJ :twisted: !!!

[]'s esperando as pedradas!!!!

monge
26/08/2003, 12:52

Eu havia lido as respostas e optei por me calar... (raridade) :D

Depois fui receber os emails da outra lista e a discução me deixou meio sem jeito de envolver pessoas que nào tinha nada haver com o assunto e ainda gente que participa daqui. :oops:

Ai re-editei meu texto anterior. :cry: Para evitar confusão. Senti o clima meio pesado entre as partes da outra lista. :roll:

Walter, realmente o serviço foi de porco. Na época a única pessoa que se dispôs a me ajudar e dar as dicas foi o Mauro, a lingüeta tá lá até hoje, estou pensando em mudar o sistema, mas ainda vou esperar um pouco mais até bolar outra solução, ou plagiar alguém. :)

Quanto a resposta que eu ia te dar, guardei ela para uma ocasião realmente necessária. (hehehehehehehe) :D :D :D

Desta vez vou deixar vc ganhar.... :D :D :D

[]'s

Eugênio

Giovani
26/08/2003, 20:58
Ae Giovani! :P Os pivos originais tem essa bucha de nylon? Não é ferro contra ferro?

:D Fala Mauro!!!

:D São, só que o ajuste é fino e alguns possuem uma mola (esses não são bons). E todos são lubrificados. Os dos tratores têm uma folga grande, ia ser "clank, clank" toda hora... :? A lubrificação é à base de pinceladas de graxa! Além causar o "shimmy"!!! :wink:
[]'s

Mauro B.
27/08/2003, 06:10
Fala pessoal !!! :D

Devido ao clima de hostilidade da outra lista...

... e isso acaba em irmãos jipeneteiros se estranhando...

Xiii....já chegou até aqui....como vc's são hein!!!....hehehe....bom, pra mim é só mais uma discussão....e pelo menos pra mim não vai acabar em estranhamento não....! :oops: Uma vez "briguei" com o Wallace, tomei um pau federal....mas tudo legal, aprendi um monte com a discussão...e ele tbm prendeu uma coisa: a não mexer mais comigo...hahahahaha.... :twisted: :twisted: :twisted: ...é brincareira!!!! Um abraço Wallace!!! :D

Mudando de assunto...

Giovani, esses modelos com molas (piores) saíram apartir (ou antes) de que ano?? É porque acho que as roscas são sempre as mesmas (?) e se precisar comprar, seria legal saber disso....sabes?

...a lingüeta tá lá até hoje, estou pensando em mudar o sistema, mas ainda vou esperar um pouco mais até bolar outra solução, ou plagiar alguém.

Monge, a lingueta é uma ótima solução para quem faz SPOA. Acho até uma das melhores! Para quem só gosta de coisas dos gringos, eles mesmos a fazem, a diferença é que ela não é presa sobre o pino, mas sobre o próprio munhão, coisa que não dá pra fazer no cj....mas não tem diferença... :wink:
No meu cj5, a lingueta ficou parecida com a sua. Só que eu não fiz uma apenas, eu fiz duas, uma para cada lado. Com isso os esforços dividiram-se pela metade. Mas é besteira, o melhor sistema é o seu. Um detalhe que a minha diferencia-se da sua é que a minha foi dobrada perto da ponta, em diagonal, o que deixa a face onde fixa-se o pivô paralela ao chão. Com isso o pivô sofre menos esforços em qualquer direção que estiver a roda. :shock: Fiz um desenho para exemplificar como ficou :P
Eu irei passar o cj3a 1951 do meu pai para SPOA. Irei fazer lingueta, só que do modo "profissional". Esse modo "profi" é o que os caras fazem por aqui, e é garantida em todos os quesitos. É bom mesmo. Não tem erro. Ninguém mais poderá chamar seu jipe de "máquina suicida"!!! :D A lingueta em si fica igual a do desenho. A diferença fica por conta de um furo a mais e um trabalho no torno com o pino mestre...

O negócio é o seguinte: quando é que vc pretende modificar tua lingueta??? Se é logo, diga agora mesmo. Mas se é para o ano que vem, daí vc poderá ver as fotos passo-a-passo que vou tirar e colocar no meu site, quando fizer. Não tem complicação de explicar, é simples, é que é muito mais fácil (e melhor) visualizar pelas fotos. Vc é que sabe...e aí Monge, preferes agora ou depois?????

[]'s

Stephan Spremberg
27/08/2003, 11:51
Gallera !
Voltando ao assunto de Uniball, no meu CJ, quando fiz a adaptação da DH, não achei um pivô que coubesse no braço pittman, a solução que encontrei foi uma "rótula" que comprei na FESTO, daquelas de cilindros pneumáticos, é 100%, inclusive com bucha de teflon, o único problema foi o preço... LT 250,00.... mas com certeza são melhores que os terminais que temos por aí pelo simples fato de serem fixadas pelo meio da peça e não forçando tipo "alavanca".
fui,
Stephan

monge
27/08/2003, 12:27

Mauro pode ficar tranquilo, estou pensando em trocar só quando a minha quebrar mesmo. :D :D :D

[]'s

Eugênio

walter.andreis
27/08/2003, 19:41
Mauro,
Se puderes, manda o skema, que dae faço no meu CJ também... :wink:
[]'s

Giovani
27/08/2003, 20:52
Giovani, esses modelos com molas (piores) saíram apartir (ou antes) de que ano?? É porque acho que as roscas são sempre as mesmas (?) e se precisar comprar, seria legal saber disso....sabes?

:D Grande Mauro!

:D Não sei dizer o ano... Mas os terminais da Drive Way que tem graxeira são com mola. Os da Nakata devem ser sem mola, tem que pegar uma e testar. Os terminais da Bandeirante, marca Drive Way, sem graxeira, são sem mola. Difícil de entender, uns tem outros não... :(
:D As roscas sempre serão as mesmas... Essa mola está dentro do terminal, vc não vê ela. É preciso prender o terminal num torno e pressionar, para saber se tem mola ou não. :wink:
:arrow: Dica: use terminais sem graxeira e sem mola!!!! Além de não causar "shimmy", terão uma durabilidade maior. Os sem graxeira possuem uma coifa de borracha, que veda. Os com graxeira, apenas têm um "tapa-pó", que deixa a água e o barro entrar nos terminais durante a trilha... :wink: Além do visual "limpo" é claro! :wink:
[]'s

Mauro B.
28/08/2003, 00:39
Mauro pode ficar tranquilo, estou pensando em trocar só quando a minha quebrar mesmo.
Ae Monge! :D É por isso mesmo (ficar tranquilo) que eu estou te indicando esta "reforma" na lingueta! Eu tbm me sinto um quanto que responsável se algo te acontecer por causa da ruptura de alguma coisa relacionada à lingueta...estarias, certamente, aliviando a minha consciência tbm! :P

Se puderes, manda o skema, que dae faço no meu CJ também...
Beleza Walter! :D Fiz um novo tópico para isto! Espero que gostes! 8)

Ae Giovani!!! :D Pois é, as minhas são com graxeira...e é só uma borrachinha "por cima" mesmo..... Caso precise trocar, suas dicas serão de grande valia! Muito obrigado! :P

[]'s

fpandur
28/08/2003, 07:30
Giovani

Por aqui só tenho encontrado os terminais Drive-way. Nas lojas de São Paulo, idem. E me disseram que os Drive-way são bem ruinzinhos .... :roll:
O mesmo cara me recomendou Nakata, mas não consigo achar em lugar algum. A Nakata ainda fabrica esses terminais p/ Jeep ? E quanto a estes sem graxeira, que marca/modelo são ?

Estou cansado de trocar terminais de direção. Essa semana mesmo, vou ter que trocar mais um terminal duplo .... :evil:

Abraços

Giovani
28/08/2003, 12:56
Por aqui só tenho encontrado os terminais Drive-way. Nas lojas de São Paulo, idem. E me disseram que os Drive-way são bem ruinzinhos .... :roll:
O mesmo cara me recomendou Nakata, mas não consigo achar em lugar algum. A Nakata ainda fabrica esses terminais p/ Jeep ? E quanto a estes sem graxeira, que marca/modelo são ?

:D Grande Flávio!

:D Bom mesmo é o Nakata. Mas sei que é ruim de achar... Quanto às graxeiras, tanto a Drive Way, quanto a Nakata fabricam os dois modelos. Só que o cara da loja tem que encomendar esses modelos específicos, senão não dá né!!! O que costuma acontecer é o lojista dizer que não existe, só para empurrar o que está no seu estoque... :wink:
:D O que é fácil de encontrar, é a linha da Toyota Bandeirante. Só que teria que mudar as furações e barras, aí só se valer o serviço. Tipo assim, se suas barras estão no bagaço também... :wink:
[]'s

monge
12/12/2003, 14:54
Fala Gente.... :D :D

Hoje só to "ressussitando" tópicos.... :D :D :D

O que aconteceu com os uniballs? Alguém achou? Adaptou? :D

Como ficou o final da história ou não teve final e todo mundo desistiu? :?

Preciso saber pois um amigo quebrou o pivô inferior do niva dele e quer adaptar um pivô mais resistente. Já postei no fórum dos niveiros, mas lá é meio desértico. :roll: :D :D :wink:

[]'s

Eugênio

leopoldo
12/12/2003, 19:30
Agora vou conversar com todos ao mesmo tempo.

Os terminais aos quais voces estão se referindo chamam-se :

Terminais Rotulares;

nos catálogos em ingles voces os acham como spherical rod ends

Um dos fabricantes nacionais que eu conheço é a www.termicom.com.br, mas a INA e a SKF importam algumas medidas.

Estes terminais, possuem grande resistência, possivelmente bem maior que o terminal de direção driveway nacional.

Mas isso depende da medida escolhida, lógico.

Alguns são lubrificáveis outros não.

Em alguns o contato é AÇO-AÇO, máxima resistência.
Outros são AÇO-BRONZE OU AÇO-PTFE.

O problema é que para a rosca da barra da direção do CJ , 11/16, não há terminal nacional disponível, portanto, além da compra do terminal, 5/8 ou 3/4, voce terá de fabricar a barra roscada também.

Gostaria de dizer ao colega que postou as fotos:

As porcas são chamadas de parlock sim e podem ser achadas em aço inox ou galvanizado e são muito mais seguras que o velho sistema de pino ou coupilha, pois não afrouxam, desde que não reutilizadas.

As suas fotos (sistema de direção) me preocupam pois eu não vejo material de sobra ou numa espessura suficiente no entorno dos parafusos do munhão e no braço de alavanca (lá os esforços são imensos).
A tendência da sua adaptação é romper na posição dos parafusos.

Eu aconselho no mínimo a voce executar inspeção por partículas magnéticas no braço que voce mandou instalar pois se ele rompe você fica sem direção.

Provavelmente já trincou em algum lugar.

E eu já ví isso acontecer com este tipo de braço adaptado para molas-por-cima-do-eixo.

OPC+JR
23/08/2010, 11:19
Alguém utiliza esses terminais rotulares no uso on-road?

São seguros? Melhores que os terminais de direção? :pensativo:

[]´s