PDA

Ver Versão Completa : Duvidas na Instalação de Guincho Eletrico

Bernardaomodificado69
19/05/2010, 13:51
Boa Tarde;

Estou querendo por um guincho eletrico em meu Jeep e gostaria de saber tudo que preciso comprar para instalar o guincho no jeep, tipo trocar alternador, bateria estas coisas... se alguem puder ajudar, agradeço....:dance::dance::dance::dance:

Murisoca
19/05/2010, 14:09
Aproveitando o topico, quanto fica o total(alternador bateria...).

O guinco ñ tem jeito é na basse dos 3 conto:parede::parede:.

Jacimar
19/05/2010, 15:54
Boa Tarde;

Estou querendo por um guincho eletrico em meu Jeep e gostaria de saber tudo que preciso comprar para instalar o guincho no jeep, tipo trocar alternador, bateria estas coisas... se alguem puder ajudar, agradeço....:dance::dance::dance::dance:

Boa tarde prezados ! estou em situação semelhante, já pesquisei no fórum, o que me ajudou muito na escolha do guincho - escolhi o elétrico - mas agora também tenho algumas dúvidas básicas, perguntei nos tópicos pertinentes mas até agora nada . . . :cry: vou pegar carona com os amigos Bernardomodificado69 e o Murisoca :lol:

O que eu já fiz :

Comprei um guincho HiPull 9100 slim - optei por esse porque já tem as roldanas na carcaça do próprio guincho, facilitando a instalação
Comprei 2 cintas de 6T e uma patesca - a patesca alem de dobrar a capacitade de carga permite que voçê arraste objetos para longe do seu trajeto ( arvores, outro veículo etc )
Já encomendei 2 terminais de bateria de caminhonete diesel, daqueles que permitem a conexão de 2 cabos, um para o arranque+guincho e o outro para aterramento+guincho
Encomendei um alternador de Corsa de 90A para colocar no BF, um maior seria ideal mas exigiria mais adaptações, esse e quase plug and play
O que eu não sei ainda :

Não sei a espessura da chapa de suporte a ser colocada no chassi do Jeep, e se ela deve ser soldada ou parafusada
O dimensionamento das manilhas, a de meia polegada só suporta 2,5T uma para 4T que é a capacidade do guincho é absurdamente grande :shock: é isso mesmo :pensativo:
Um abraço e antecipadamente agradeço, espero que o que relatei ajude os amigos . . .

Elison
19/05/2010, 16:41
Boa Tarde;

O grande segredo do guincho eletrico é o fornecimento adequado de energia, para tanto deve ser utilizado uma bateria de ótima qualidade e com capacidade de carga apropriada, principalmente o CCA, eu recomendo no mínimo uma bateria de 70Ah com e CCA 750 A. O Alternador não é tao importante como se imagina, pois sua capacidade só implica no tempo necessário para recarga da bateria, outro fator muito importante sao os cabos, devem ser conectados com firmeza diretamente na bateria, tanto o positivo qto o terra.

Jacimar
19/05/2010, 17:07
Aproveitando o topico, quanto fica o total(alternador bateria...).

O guinco ñ tem jeito é na basse dos 3 conto:parede::parede:.

Olá prezado ! a bateria estou um pouco por fora de preço, mas o alternador de 90A eu encontrei aqui na região por R$250,00 no ferro velho, R$350,00 na internet recondicionado e no meu eletricista de confiança por R$500,00 a vista - mas é novo - não é recondicionado ! em Novembro do ano passado troquei do Omega 4.1 porque tinha fritado, paguei R$1.000,00 nele novo, recondicionado seria R$650,00, acharia mais barato mas preferi pagar isso por causa da garantia, é caro, mas o alternador é um jumento de 140A . . .

fendrich
19/05/2010, 17:32
O grande segredo do guincho eletrico é o fornecimento adequado de energia, para tanto deve ser utilizado uma bateria de ótima qualidade e com capacidade de carga apropriada, principalmente o CCA, eu recomendo no mínimo uma bateria de 70Ah com e CCA 750 A. O Alternador não é tao importante como se imagina, pois sua capacidade só implica no tempo necessário para recarga da bateria, outro fator muito importante sao os cabos, devem ser conectados com firmeza diretamente na bateria, tanto o positivo qto o terra.

Bateria quando o motor está desligado, mas quando o motor está ligado, até onde eu sei, é o alternador que fornece energia para o guincho, correto?

Já vi um tópico falando que o importante é o alternador com (100 ou 120A, dependendo do guincho).

Aí depende de como você vai operar o guincho: com motor ligado ou não.

Eduardo

Elison
19/05/2010, 17:51
Bateria quando o motor está desligado, mas quando o motor está ligado, até onde eu sei, é o alternador que fornece energia para o guincho, correto?

Já vi um tópico falando que o importante é o alternador com (100 ou 120A, dependendo do guincho).

Eduardo

Com o motor ligago ou desligado, é a bateria que fornece a energia pro guincho, o alternador por sua vez fornece pra bateria. A questao é a seguinte,um alternador de 120Ah vai repor a carga de uma bateria, independente da capacidade dela, na metade do tempo de um alternador de 60Ah.
mas de nada adianta um alternador de 120Ah se a bateria for de pouca capacidade. Para o bom funcionamento do guincho, oque o mais importante é a Bateria.

Jacimar
19/05/2010, 18:41
Boa noite prezados !a relacao bateria/alternador eh a seguinte : a bateria alimenta os acessorios pois possui uma resistencia interna menor que o alternador e esse por sua vez recarrega a bateria, por exemplo, vamos supor que voce tenha uma bateria de 60A e um alternador de 90A, com o motor desligado qualquer carga, seja 100 ou 400A ( que o guincho pode solicitar ) quem fornece essa corrente eh a bateria, mas com o motor ligado muda um pouco, o alternador vai fornecer os seus 90A e a bateria o resto, por isso quanto maior o alternador melhor, porque voce folga a bateria e quando parar de consumir vai recarregar mais rapido ! outra coisa, a rotacao do motor afeta a geracao de energia pelo alternador - alguns acham que nao - eh so fazer um teste, ligue o motor, deixe em marcha lenta, meca a tensao da bateria, vai dar tipo 13V, ligue os farois e a tensao vai cair um pouco comprovando o que eu disse, para retornar aos 13V ou mais tem que acelerar um pouco . . . a propaganda que o alternador gera em baixa rotacao eh verdadeira mas foi exagerada porque se comparava com o dinamo, quem teve fusca lembra que quando parava no semaforo ( farol para os paulistas ) a luz de bateria acendia, nao eh mesmo ? desculpem o testamento mas entusiasmei porque agora parece que vou conseguir instalar o guincho - nada como um topico novo ! um abraco !

André Luiz Rossetim
19/05/2010, 19:39
O dimensionamento das manilhas, a de meia polegada só suporta 2,5T uma para 4T que é a capacidade do guincho é absurdamente grande :shock: é isso mesmo :pensativo:
Um abraço e antecipadamente agradeço, espero que o que relatei ajude os amigos . . .

Amigo acho que esta carga é para utilização frequente, o que não é o caso, mas...não é comum se usar manilhas de 1/2, acho q sempre vejo de 5/8 ou 3/4.

André Luiz Rossetim
19/05/2010, 19:45

Eduardo

Acho que não é nd indicado operar um guincho com o motor desligado, afinal se vc acabar com a carga da baterial vai fiar sem partida, e se ainda não conseguiu transpor o obstaculo, não vai ter jeito nem de dar tranco, além de vc estar arriscando detonar a bateria.

Um simples motor de arranque, de cerca de 1,5kW, se vc calcular a corrente consumida (1500/12=125)...vai dar uns 125 amperes, agora imagine um motor de guincho (não faço ideia da potencia dele), mas certamente, somente o alternador, nunca vai suprir a demanda de energia, pense assim....se vc ficar usando o guincho inenterruptamente, mesmo com o carro ligado, vc vai acabar ficando sem carga na bateria, por mais forte que seja o alternador, logico, que qto mais amperagem dele melhor, mas não é td.

fendrich
19/05/2010, 19:59
É por isso que quando eu colocar um guincho, provavelmente escolherei um mecânico :)

André Luiz Rossetim
19/05/2010, 20:48
Ué... da mesma maneira o carro tem q estar ligado.

Lógico q guinchos mecanicos são mais confiaveis (não tem problema de molhar relé, nem q esquentar de mais), mas td é uma questão de custo beneficio.

Mauricio Rotta
19/05/2010, 20:51
Sou louco pra socar um guincho na frente do meu Frankstein Azul mas me falta a zimba pra investir nessa maravilha da mecânica, sem dizer que fica bonito pra kct né.

Certa vez quando eu ainda era piazão, a vontade de ter um guincho era tanta que eu fiz um guincho de mentirinha pra parafusar na frente do Jeep!

Senta que la vem história, peguei uma carretilha de caminhão, enrolei um pedaço de cabo de aço velho, aí peguei uma carcaça velha de motor de arranque e fixei na frente da carretilha, e fixei essa gambiarra na frente do Jeep, pra aumentar a veracidade da coisa parafusei uns fios grossos velhos, na carcaça velha de motor de arranque e amarrei em algum lugar dentro do cofre do motor do Jeep, pintei tudo com cores vivas e pronto, tava feito o guincho de araque. Rsssssss... Todo mundo pagava um pau achando que era um guincho elétrico!!!! E lá se vão uns 17 ou mais anos... Desculpem se fugi do tópico mas lembrei dessa pérola do passado e quis compartilhar com os amigos, pelo menos veleu algumas risadas né...

fendrich
19/05/2010, 20:53
Ué... da mesma maneira o carro tem q estar ligado.

É, sei que tem que estar ligado, mas independe de trocar o alternador/bateria :)

André Luiz Rossetim
19/05/2010, 20:58
É, sei que tem que estar ligado, mas independe de trocar o alternador/bateria :)

Mas vc vai ter que colocar uma caixa de tomada de força, puxar eixo cardã, instalar algum mancal q se faça necessario, furar o assoalho para colocar as alavancas, etc..... Gealmente é td p&p, mas... o gasto e mão de obra é bem maior, do q trocar bateria e alternador, com os R$ 2000,00 a mais no valor total, vc pode comprar a melhor bateria e o melhor alternador, ew ainda sobre mta grana.

lógico q vale apena, afinal guincho mecanico é outra pegada.

Jacimar
19/05/2010, 22:02
Sou louco pra socar um guincho na frente do meu Frankstein Azul mas me falta a zimba pra investir nessa maravilha da mecânica, sem dizer que fica bonito pra kct né.

Certa vez quando eu ainda era piazão, a vontade de ter um guincho era tanta que eu fiz um guincho de mentirinha pra parafusar na frente do Jeep!

Senta que la vem história, peguei uma carretilha de caminhão, enrolei um pedaço de cabo de aço velho, aí peguei uma carcaça velha de motor de arranque e fixei na frente da carretilha, e fixei essa gambiarra na frente do Jeep, pra aumentar a veracidade da coisa parafusei uns fios grossos velhos, na carcaça velha de motor de arranque e amarrei em algum lugar dentro do cofre do motor do Jeep, pintei tudo com cores vivas e pronto, tava feito o guincho de araque. Rsssssss... Todo mundo pagava um pau achando que era um guincho elétrico!!!! E lá se vão uns 17 ou mais anos... Desculpem se fugi do tópico mas lembrei dessa pérola do passado e quis compartilhar com os amigos, pelo menos veleu algumas risadas né...

Boa noite prezado ! essa ta boa para o forum de humor :lol: tenho um amigo que tem uma S-10 4X2 e motor 4 cilindros, ele pregou varios adesivos 4X4 e V6 4.3 . . . vai entender :pensativo: acho tambem estranho alguns donos de Jeep colocar adesivo 4X4, ora ! Jeep eh sinonimo de 4X4 ! nao eh mesmo ?

Jacimar
19/05/2010, 22:07
É por isso que quando eu colocar um guincho, provavelmente escolherei um mecânico :)

Ola amigo ! essa eh uma discussao sem fim tambem . . . se pudesse colocaria um mecanico tambem, nos topicos sobre isso tem relatos fantasticos sobre ele . . . mas como meu uso sera esporadico, preferi o eletrico, e apesar de nao ter intencao de vender o CJ64 sabe-se lah, o eletrico e mais portatil de um carro para o outro . . . um abraco !

Jacimar
19/05/2010, 22:15
Amigo acho que esta carga é para utilização frequente, o que não é o caso, mas...não é comum se usar manilhas de 1/2, acho q sempre vejo de 5/8 ou 3/4.

Ola amigo ! eh estranho ! porque vai ficar desproporcional ao proprio gancho que tem na ponta do cabo :parede: mas vou partir para isso , obrigado e um abraco !

maico lapschies
19/05/2010, 22:34

Mauricio,muito boa a história:palmas:

Robertux
19/05/2010, 22:57
A briga entre o guincho eletrico e mecânico é velha e nunca vai terminar, ambos têm vantagens e desvantagens. O eletrico é mais barato, mais facil de instalar e funciona independente do motor (por pouco tempo mas pode tirá-lo de uma enrascada). Já o mecânico é beeeeemmmmm mais forte mas se o motor morrer e não pegar você fica sem guincho, além de ser bem mais caro. Na minha opinião é escolha pessoal.

Jacimar
20/05/2010, 07:24
Acho que não é nd indicado operar um guincho com o motor desligado, afinal se vc acabar com a carga da baterial vai fiar sem partida, e se ainda não conseguiu transpor o obstaculo, não vai ter jeito nem de dar tranco, além de vc estar arriscando detonar a bateria.

Um simples motor de arranque, de cerca de 1,5kW, se vc calcular a corrente consumida (1500/12=125)...vai dar uns 125 amperes, agora imagine um motor de guincho (não faço ideia da potencia dele), mas certamente, somente o alternador, nunca vai suprir a demanda de energia, pense assim....se vc ficar usando o guincho inenterruptamente, mesmo com o carro ligado, vc vai acabar ficando sem carga na bateria, por mais forte que seja o alternador, logico, que qto mais amperagem dele melhor, mas não é td.

Bom dia prezado ! quando estava pesquisando para comprar o guincho andei olhando as especificações, os motores de guincho começam em 4,5 HP até 6,5 HP . . . isso para os que estava olhando, de 9000 libras ! imagine os de 12000 :shock: lembrando que : 1HP = 746W e 1CV = 736W, sendo assim um guincho de 4,5HP corresponde a 3357W, dividido por 12V = 280A :shock: claro que isso fazendo força, sem carga é bem menor, no site dos grandes fabricantes tem tabelas relacionando carga e corrente . . . um abraço !

Jacimar
21/05/2010, 15:09
Boa Tarde;

Boa tarde prezado ! minhas despesas até agora foram :

Guincho HiPull 9100B slim ( cabo de aço de 25m ) - R$3.100,00
Patesca 9T - R$90,00
2 cintas de 6T - R$180,00
Alternador do Corsa de 90A - R$500,00 ( novo )
terminais duplos para bateria - R$50,00

A bateria vou manter a que estou utilizando, porque apesar de ser de 60A é nova, quando pifar vou colocar a maior que couber na caixa original . . . as manilhas vou comprar em breve, após a orientação do amigo André :concordo: está faltando definir o suporte, na pesquisa que fiz fiquei entre utilizar uma chapa de 6 ou 8mm :pensativo: os suportes que são vendidos prontos não me agradaram, vamos ver . . . uma abraço !

Edison - Mp3
21/05/2010, 19:03
Jacimar.
Por experiencia própria, tenho um guincho Work 9000, já usei ele em muitos pepinos, não só meus, mas tirando parceiros ou pessoal que invariavelmente ficam atolados no litoral do RS. Sempre procuro usar ele com o motor ligado, pois o bicho quando tá fazendo força come uma carga da bateria brutal. E olha que minha bateria é de 85A e o alternador é de 120A(vectra). Como falou o colega acima, a viatura fica outra, estéticamente e pra quem faz trilha, aumenta a confiança. E tem mais, tu vai começar a ter mais trabalho nas trilhas, o que é muito gostoso, pois o guincho gera novas amizades. Boa sorte na empreitada. Importante, não esquece de botar uma chave geral na alimentação do guincho, pois pode por um tranco qualquer ele funcionar sozinho e ai meu velho, lá se vai teu chassi.
Abr
Edison - MP3

Edison - Mp3
21/05/2010, 19:06
Esqueci, ai vai a foto do skoll e seu guincho.

Robertux
21/05/2010, 19:30
Bom dia prezado ! quando estava pesquisando para comprar o guincho andei olhando as especificações, os motores de guincho começam em 4,5 HP até 6,5 HP . . . isso para os que estava olhando, de 9000 libras ! imagine os de 12000 :shock: lembrando que : 1HP = 746W e 1CV = 736W, sendo assim um guincho de 4,5HP corresponde a 3357W, dividido por 12V = 280A :shock: claro que isso fazendo força, sem carga é bem menor, no site dos grandes fabricantes tem tabelas relacionando carga e corrente . . . um abraço !

OLá Jacimar tudo bem?

Pessoal,

Ainda não cheguei no guincho, mas alguém já pensou em colocar duas baterias como nos motores diesel. O meu tem uma bateria de 60A, acho que sendo nova da para suportar o guincho, mas de derrepente colocando outra em paralelo fique muito bom. Alguém já pensou ou fez isso?

Pablo.pinto2007
21/05/2010, 19:50
Pois é, o maior problema que eu acho em instalar um guincho, é: serve muito mais pros outros do que pra você... aí quando quebra um cabo, desfia um cabo, desmonta uma patesca, empena a base do guincho ou os roletes, quebra uma cinta... não aparece um pra dizer assim: " vamos rachar a despeza, que afinal se não fosse seu equipamento eu estaria atolado / preso, perdido a viatura", como acontece por aqui nas beiras das praias... ninguem quer saber... dá as costas e vai embora... isso quando o cara não é da turma, não é amigo do dono do guincho... que também nunca vi um amigo de verdade precisar do guincho pra rebentar todo, pois são mais prudentes, sabem o que fazem e não colocam as viaturas em risco extremo como muitos malucos irresponsáveis que temos por aqui...
Já ví um caso que aconteceu conosco num passeio que fomos desatolar uma hilux, fizemos um trenzinho, eu de CJ e um troller, resultado: o cara do troller não engatou a reduzida e se fudeu quebrou a caixa de marcha, a carcaça e o eixo entalhado... resultado: o dono da hilux nem olhou na cara do meu amigo, nem obrigado disse, pois quem o tirou foi outra viatura do nosso grupo com guincho... então é isso o cara tomou um puta prejuízo, voltou rebocado 300km, a mulher com ódio do cara, e ainda tomou um prejuízo de 5k pilas e nem obrigado por tentar ele recebeu de um extranho... ele se conformou que havia sido erro dele de não ter reduzido o troller... onde na verdade o erro foi meu que me dispuz a ajudar um desconhecido... que arrependimento... mas graças a Deus tudo deu certo e a amizade minha com o cara do troller não se desfez...

Mas é isso, muitas vezes o cara que tem guincho só é lembrado mesmo na hora de ajudar... na hora de pagar o prejuízo... fica na mão.

Abraços e até mais...

Ah. Guincho só o mecânico... o elétrico quando a coisa pega, só torra... alternador, bateria, e o próprio motor do guincho... o mecânico ele arranca os "pedaços", ou vai ou tora.

Jacimar
24/05/2010, 12:24
OLá Jacimar tudo bem?

Pessoal,

Ainda não cheguei no guincho, mas alguém já pensou em colocar duas baterias como nos motores diesel. O meu tem uma bateria de 60A, acho que sendo nova da para suportar o guincho, mas de derrepente colocando outra em paralelo fique muito bom. Alguém já pensou ou fez isso?

Olá amigo ! é uma boa alternativa, talvez dê para colocar a segunda dentro do Jeep, perto dos pés do passageiro . . . só fica difícil para olhar a agua :parede: digo isso porque prefiro as baterias com manutenção, normalmente elas avisam que estão em fim de vida, ou então usar uma sem manutenção apesar do maior custo, um abraço !

Jacimar
25/05/2010, 12:21
Esqueci, ai vai a foto do skoll e seu guincho.

Olá prezado ! esse seu Skoll é da cor do meu :concordo: infelizmente ele apesar de ser 64 não tem aquela entrada de ar :cry: o dono anterior trocou a carroceria, estou pensando em adaptar alguma coisa ali para refrescar meus pés . . . aproveitando a oportunidade, qual a espessura da chapa de suporte do teu guincho ? você fez ou comprou pronta ? um abraço !

fendrich
25/05/2010, 12:31
o meu tb nao tem a entrada de ar... ainda nao tirei todos os adesivos que estão ali, mas minha idéia é recolocar a entrada de ar, quando achar uma :)

Jacimar
10/06/2010, 07:10
Bom dia prezados ! mais uma vez a instalação do alternador do Corsa vai ficar para o mês que vem :sad: e consequentemente do guincho também :-(:-(, ainda não sei a espessura da chapa mas acho que vou usar uma de 8mm e parafusá-la no chassi, soldar achei que seria exagero, esse mês meu grande desfalque foi a bomba d'agua do meu carro de passeio econômico ( Ômega 4.1 ) lá se foram R$600,00 e a esperança de poder ficar tranquilo, sem medo de atolar andando sozinho no meio do mato, para compensar coloquei o guincho na prateleira da estante ao lado da televisão, para poder ficar namorando ele na hora do intervalo :lol: , um abraço !

juleymar73
19/03/2012, 00:05
Pessoal estou com uma duvida, to querendo comprara um guincho eletrico, esse ai do link serve prohttp://www.facebook.com/photo.php?fbid=313618075352911&set=a.313618072019578.67221.205827706131949&type=1&ref=nf cj,

Jacimar
23/03/2012, 20:10
Boa noite prezado ! desculpe mas não consegui abri seu link . . . mas guincho elétrico é uma discussão sem fim, mais fácil entender as mulheres ! comprei um Hi-Pull e não instalei até hoje, que vergonha, mas está quase . . . coloque mais informação no post mesmo que poderemos opinar, um abraço !

juleymar73
23/03/2012, 22:21
Boa noite prezado ! desculpe mas não consegui abri seu link . . . mas guincho elétrico é uma discussão sem fim, mais fácil entender as mulheres ! comprei um Hi-Pull e não instalei até hoje, que vergonha, mas está quase . . . coloque mais informação no post mesmo que poderemos opinar, um abraço !
Ola amigo desculpe o meu erro aqui . esse e o link, Fotos do mural | Facebook (http://www.facebook.com/photo.php?fbid=313618075352911&set=a.3136180720195%2078.67221.205827706131949&type=1&ref=nf) e um de 8,500 lbs .

Jacimar
25/03/2012, 19:52
Boa noite prezado ! o preço está ótimo, mas é bom dar uma olhada nas especificações, local de fabricação ( país ) porque se precisar de uma peça de reposição pode ficar complicado ! uma coisa que gostei é que parece que as guias são montadas no corpo do guincho, como nos Hi-Pull, boa sorte e um abraço !

juleymar73
07/05/2012, 01:16
Ola a todos , eu aqui voutando nessa questão do guincho, pois bem , minha esposa ta com viagem marcada para os Estados Unidos, pensei em encomendar um Guincho de la, alguen sabe de uma boa marca de guincho com peças de reposição disponivel no Braisl, obrigado desde ja .

Jacimar
07/05/2012, 07:14
Ola a todos , eu aqui voutando nessa questão do guincho, pois bem , minha esposa ta com viagem marcada para os Estados Unidos, pensei em encomendar um Guincho de la, alguen sabe de uma boa marca de guincho com peças de reposição disponivel no Braisl, obrigado desde ja .

Bom dia prezado ! quanto a peças de reposição não sei, mas como você tem facilidade de acesso aos E.E.U.U.A, não tenha dúvida : Guinchos Warn ! . . .

georgevalle
07/05/2012, 08:40
Sem duvida é Warn.

juleymar73
07/05/2012, 22:03
valew pessoal pela dica, vou pedir meu mano que mora la pra começar a busca.

Fabrício Bastos
06/07/2012, 22:38
Opa!
Pessoal um amigo comprou um HiPull 91000B pra colocar no jeep e está na dúvida que chapa ele pode colocar como mesa do guincho!
Alguém aqui já colocou? E qual chapa usou?? Falei com ele pra procurar uma de 1/4 Polegada!(Essa é a espessura da chapa da mesa do 12.000 que temos na land!!) Acho que "guenta"!:twisted:rsrssr

Abraços!

tiago.costa
13/01/2014, 12:51
Por favor, alguém aqui tem o manual desse hipull slim 9100... preciso conferir a instalação deste. ]obrigado.
meu e-mail é dr.tabdalla@gmail.com
tiago.

Jacimar
14/01/2014, 03:49
Por favor, alguém aqui tem o manual desse hipull slim 9100... preciso conferir a instalação deste. ]obrigado.
meu e-mail é dr.tabdalla@gmail.com
tiago.

Bom dia ! eu tenho o manual do HP9000 só que não é o slim, não lembro direito acho que é o HP9000B ou coisa parecida, a diferença é só a metragem do cabo, serve ? . . . só que em papel, teria que achar e escanear, abraço !

Sergio Rodrigo de Aquino
17/10/2018, 19:58
Preciso de ajuda, como sei como instalar a parte elétrica de um guincho Electric Winch de 8900 lbs? Ele possui ligação de 3 fios na parte superior do motor e mais um embaixo, haviam furtado meu solenóide e agora comprei um mas não sei como instalar o guincho.

Edison - Mp3
23/10/2018, 11:22
Bom dia Qual moelo de solenoide tu comprou? Manda foto