PDA

Ver Versão Completa : pneu 35 na band

Adriano Band
18/05/2010, 20:04
Caros amigos
Estou calçando a minha band 89 4 marchas com os Bf 35 mud. Precisarei fazer muitas mudanças na suspensão/calços da carroceria? Ou o bichão caberá bem nas cxs de roda tras. e diant.? E o comportamento da band, como ficará nas trilhas? Da durabilidade, vcs tem idéia se chegarei aos 50.000 km(ñ é turbinada e sempre tem os deslocamentos pra gente chegar no PARQUINHO)?
Abração a todos
Adriano band

elmestizo
18/05/2010, 20:15
Sinceramente? vai ficar uma merda...

Não tem espaço na caixa de rodas...

o ideal é spoar...

com 33" pra ficar bom.. já dá trabalho!!!

Albieri,R.J.
18/05/2010, 20:58
Adriano,

minha band esta com scorpion at 33" aro 15. Pra ela ficar assim, esta com 7 feixos de mola na traseira e os jumelos estao quase em pé. Comprei ela assim e to doido pra tirar esses pneus dela. Acho que desgasta muito o carro, alem de eu nao gostar. se voce quiser ver, tem fotos dela no topico "ferrada ou reformada". é uma band curta branca. De qualquer forma, como quero colocar pneus "normais" e voce quer um bichao, quem sabe nao podemos trocar de pneus? os meus estao meia vida (os traseiros estao mais que meia vida).

Quanto aos seus 35", concordo com o El, e ainda digo mais. Pra fazer trilhas vai ser uma m... nao tem jogo nenhum, alem de desgastar o carro, maior consumo e por ser lameiro, desconforto na viagem. Mas é contigo. Qualquer coisa estamos ai...

Grande ()

Rafael

André CO
18/05/2010, 21:06
Periga voce ter de fazer uma lanternagem pra aumentar as caixas de roda trazeiras. E não descarte a posibilidade de spoar...Temos um amigo forista que está colocando 37, se não me falha a memória, e ta fazendo altas peripécias na suspa...
Considere também jumelos grandes, amortecedores de curso longo, rolamentos de primeira, amortecedor de direção etc.......
Boa sorte!

dudu83
18/05/2010, 23:21
só eu que gosto de pneu estreito e alto :dance::dance: to usando 235 85 r16 e acho que fica lindo:concordo::concordo: no maximo um 265...

Horacio Balero
19/05/2010, 07:01
Hola amigos, aca agrego una foto de mi Bande con peneus 235/85 R16, son unos Roadstone Roadian, son MT, pero la verdad le tengo hecho unos 8.000 Km en asfalto y se comportan de lujo, ademas en las Trilhas se nota gran diferencia con respecto a los At que tenia antes.

Un abrazo, Horacio Balero Bandei larga azul (Gaya)

valeriano
19/05/2010, 07:51
Caros amigos
Estou calçando a minha band 89 4 marchas com os Bf 35 mud. Precisarei fazer muitas mudanças na suspensão/calços da carroceria? Ou o bichão caberá bem nas cxs de roda tras. e diant.? E o comportamento da band, como ficará nas trilhas? Da durabilidade, vcs tem idéia se chegarei aos 50.000 km(ñ é turbinada e sempre tem os deslocamentos pra gente chegar no PARQUINHO)?
Abração a todos
Adriano band

Os meus BF Mud estão quase 50.000 e não estão nem em meia vida.
Pra encaixar um 35 vai ter que spoar ou mexer MUITO na supensão pra caber. Sem falar que o jogo fica limitado. Assim que vc virar o jogo, é bem provável do pneu pegar na barra de direção.

valeriano
19/05/2010, 07:55
Adriano,

minha band esta com scorpion at 33" aro 15. Pra ela ficar assim, esta com 7 feixos de mola na traseira e os jumelos estao quase em pé. Comprei ela assim e to doido pra tirar esses pneus dela. Acho que desgasta muito o carro, alem de eu nao gostar. se voce quiser ver, tem fotos dela no topico "ferrada ou reformada". é uma band curta branca. De qualquer forma, como quero colocar pneus "normais" e voce quer um bichao, quem sabe nao podemos trocar de pneus? os meus estao meia vida (os traseiros estao mais que meia vida).

Quanto aos seus 35", concordo com o El, e ainda digo mais. Pra fazer trilhas vai ser uma m... nao tem jogo nenhum, alem de desgastar o carro, maior consumo e por ser lameiro, desconforto na viagem. Mas é contigo. Qualquer coisa estamos ai...

Grande ()

Rafael

A minha tá com pneus 32'' e não precisa de tudo isso não. Tá com 5 molas na frente e atrás e tá MUITO longe de pegar o pneu na caixa de roda. Com 4 molas já não pegava. Só coloquei a quinta pois pretendo instalar um tanque extra e um guincho ekron. Só nisso ela vai ganhar 150kg. Sendo assim, a quinta mola é importante.
Se a tua tá precisando de 7 molas pra caber os 33'' é pq essas molas estão MUITO gastas e estão quase retas. Se colocar molas novas bem arqueadas, com 4 ou 5 molas é capaz de já não raspar.

Minha Band vai ganhar mais 3cm de algura e 10 de largura nas próximas semanas. Aguardem...

Albieri,R.J.
19/05/2010, 08:56
Valeriano,

tu acha entao que mesmo que eu tirar duas molas e arquear o resto, ele nao vai pegar na lata?

valeriano
19/05/2010, 11:07
Valeriano,

tu acha entao que mesmo que eu tirar duas molas e arquear o resto, ele nao vai pegar na lata?

Se elas estiverem boas, não. Se elas estiverem gastas, não adianta arquear que com o peso do carro, elas vão arriar denovo em menos de 1 mês.

Guiga Tostes
19/05/2010, 11:15
Periga voce ter de fazer uma lanternagem pra aumentar as caixas de roda trazeiras. E não descarte a posibilidade de spoar...Temos um amigo forista que está colocando 37, se não me falha a memória, e ta fazendo altas peripécias na suspa...
Considere também jumelos grandes, amortecedores de curso longo, rolamentos de primeira, amortecedor de direção etc.......
Boa sorte!

hehehe esse aí sou eu...e bota peripécias nisso.:mrgreen:...mas a quantidade de alterações se deve ao fato de eu querer acomodar os 37" de forma que a carroceria não ofereça limites...seria encaixar "quase" como se fossem feitos para o carro.

--------------------------------------------------------------------------

Dudu, eu tb gosto dos estreitos e altos! Por isso fiquei com os 37" 12,5 ...a maioria das pessoas que usam de 35" pra cima costumam usar 13, 13,5 14 e até 14,5.:shock:

Abrs

valeriano
19/05/2010, 11:21
Dudu, eu tb gosto dos estreitos e altos! Por isso fiquei com os 37" 12,5 ...a maioria das pessoas que usam de 35" pra cima costumam usar 13, 13,5 14 e até 14,5.:shock:

Abrs

14,5 :shock:
Fala sério! Deve ser muito bom pra andar na areia, mas pra lama deve ser péssimo.

Guiga Tostes
19/05/2010, 13:21
14,5 :shock:
Fala sério! Deve ser muito bom pra andar na areia, mas pra lama deve ser péssimo.

Sim! Imagina o quanto não força todo o conjunto!

Tem que ter o carro preparado para tal ou fazer uso específico offroad.

Voltando ao assunto, eu antes das alterações utilizava BF33 MUD na minha Band, com calços de 1 1/2pol jumelos altos na traseira/originais na dianteira e 4 molas na traseira e não pegava na lata...somente quando torcia muito na trilha raspava um pouco. Ah...e a Band era macia de andar(dentro de suas limitações. claro!)

Agora para usar 35" tem que mexer sim! Tem outro tópico aqui sobre o assunto onde nosso amigo Fe Jipeiro que usa os BF 35 AT na Band com configuração de suspensão e carroceria praticamente original, ele postou sua experiencia, onde coube...mas pega na lata se tiver com o carro mais pesado e em trilhas então...nem se fala

Abrs

Fe_jipeiro
19/05/2010, 14:53
Opa ... Falae galera ...

Adriano,

Tenho essas duas medidas de pneus mencionados ... 33" e 35", eles são All Terrain, mas o principio é o mesmo ...

Bom, o pneu ideial para a band, sem forçar o conjunto, seria o 31". Mas atualmente, se entrar na trilha com 31" em uma vala q um 35" ou 37" passou ... vc vai enrroscar com certeza... Entao, para começar temos q usar um 33" ... Que para mim é o ideal, se vc nao quer fazer muitas modificacoes ... Ou faz igual eu fiz... Encontrei esse jogo de 35", por um preco muitoooooooo barato ... Peguei ele, e vou rodar no asfalto e em trilhas leves, q nao tenha muitas erosoes e atoleiros fundos ... Os calcos da lataria estao originais e minha suspensao está ligeiramente arqueada, comparando com a original, com jumelos originais na frente e jumelos do modelo JESS na traseira, q é do mesmo tamanho do jumelo do caminhao VW usado nas bands ... Tenho Rancho tb e a suspensao está bem macia e gostosa ... Mas minha band esta turbinada e dif alongados para 12x35, entao o motor empurra de boa os 35".

Particularmente, eu gostei da configuracao q esta minha band, tanto na trilha quanto no asfalto, mas para enfrentar as trilhas com tranquilidade usando o 35", terei q rebater a caixa traseira, em pelo menos 1,5 cm ... ou fazer spoa ... soh q no meu caso, nao entro em casa depois ... Na realidade a opcao q vou escolher para pegar trilha pesada, será comprar um jogo de pneus Tork R16, na medida mais alta q estiver disponivel e ser feliz nas trilhas... deixando os 35" para rodar no asfalto e passeio leves....

Pois, rebater a lata, spoar ou comprar esse jogo de pneu, vai sair praticamente o mesmo preco, e a última opção não mudarei a estrutura e configuração da band ... Mas se eu tivesse altura no portao para entrar com a band na garagem, spoaria pq ia fica o bicho... msm sendo All Terrain, mas o 35 tem altura para nao enrroscar tanto o diferencial e jumelos ...

Já testei na erosao os 35" e seu eu passar quase parando, e os diferenciais nao chicotearem, o pneu cabe certinho na caixa de rodas traseira ... Mas como sabemos q nas trilhas geralmente nao acontece isso ... Entao esquece .. rsrs

O consumo e qdte de KM rodados com o pneu é relativo, conforme o jeito de dirigir e manutencao da maquina....

Espero ter ajudado ...

Abs..

valeriano
19/05/2010, 15:21
ou fazer spoa ... soh q no meu caso, nao entro em casa depois ...

Vc mora em prédio ou casa?
Se for prédio é complicado mexer no portão. Mas se for casa, arranque a cobertura do portão e seja feliz.
A minha Band tem esse problema também. Provavelmente com a modificação que eu vou fazer na suspensão, já vou ter que entrar pelo portão de saída (que não tem ferro no topo limitando a altura) do prédio. No portão da garagem ainda tem alguma sobra pois ele tem 2,40m de altura.

Fe_jipeiro
19/05/2010, 15:37
Entao Valeriano....

Moro em prédio ... Até conseguiria mexer no portão, mas teria q bancar tudo sozinho, é fica inviável ... O spoa vai sair bem caro $$$$ .. eheheheh No restante da estrutura da garagem ela passaria tranquilo... Ainda se tivesse mais um jipeiro, ate valeria a pena.. ehehehehe ... Apesar q meu vizinho pegou uma Land 90, quem sabe ele nao quer levantar mais ela, botar uns 35 e bagageiro.. ahuahua... ai ele toparia em dividir comigo.. ahuahahua

Abs ...

Albieri,R.J.
19/05/2010, 16:19
Explica pra criança aqui o que é spoa...

Bernardo Hoelz
19/05/2010, 16:25

Feixe de mola por cima dos diferênciais.

Fe_jipeiro
19/05/2010, 16:25

????? Para quem ??

Daniel Gomes
19/05/2010, 20:20
então galera, hoje utilizo os pneus 235x75x16 yohorama, e realmente são pneus muito bons, porém apenas para asfalto, em trilha ou passeios enrrosca em qualquer lugar..
já fiz conta , atras de conta apra saber quanto ganahria em colcoar os 33 e os 265x75x16 e realmente fale apena os 33, também preferiria colocar pneus finos e altos na rodas originais, porém não consegui achar a medida ideal, os 33 na minha análise são os melhores.
tenho uma band. longa igual ao do valeriano

estyvybeykr
19/05/2010, 20:41
É isso ai Adriano a melhor pedida sem duvida é o 33 Pol. vc manda arquear as molas, coloca jumelos com 15 cm na trazeira do carro e amortecedores com um curso maior como os da Ranger ou ainda uns Ranchos. E se ainda assim rasparem os pneus trazeiros nas caixas de roda, vc coloca uns calços maiores para levantar a carroceria: Topkits ou algum tabajara tipo coxim do radiador de chevelho, mas não aconselho esse ultimo.

E seja feliz meu velho olhando por cima todas as Mercedes, Audis , BMWs e outros carrinhos futeis feitos de papel marchê.

Estevão

alexandre diniz
19/05/2010, 22:19
daniel oq vc pode ver é o 285x75R16 quee tem a mesma altura do 33 sendo mais fino
acho legal esse pneus tbem fino e alto
é uma opção q estou pensando ou partir para um 35 q fica bem elgal na band mas dai tem de ser feito algumas coisas mesmo para rodar em trilha tranquilo

então galera, hoje utilizo os pneus 235x75x16 yohorama, e realmente são pneus muito bons, porém apenas para asfalto, em trilha ou passeios enrrosca em qualquer lugar..
já fiz conta , atras de conta apra saber quanto ganahria em colcoar os 33 e os 265x75x16 e realmente fale apena os 33, também preferiria colocar pneus finos e altos na rodas originais, porém não consegui achar a medida ideal, os 33 na minha análise são os melhores.
tenho uma band. longa igual ao do valeriano

Albieri,R.J.
19/05/2010, 22:24
longa igual ao do valeriano

Pegou mal...hehehe:odedo:

Fe,

eu estava falando de mim mesmo quando disse "criança".

Rapaziada,

estou com um "problema". Estou com pneus 33" 12.5, que estao "saindo" pra fora do paralama (devido a grande largura). Alem do problema legal (vistoria, guardas), nao posso tirar as molas (que sao 7 e queria ao no max 5) pq os pneus podem arrastar na lataria. Alem disso, os jumelos estao na vertical, fazendo com que haja primeiro uma pancada antes dele trabalhar. O que faço? Ou nao faço nada? Tiro as molas assim mesmo? troco de pneu? arqueio as molas? vendo a band?:mrgreen:

seguem fotos que podem ajudar, ou nao, a entenderem...

Ps. amanha vou comprar 4 amortecedores novos... por falta de $ to pensando em colocar cofap original. Alguma sugestao?

doiidooo
19/05/2010, 23:02
Pegou mal...hehehe:odedo:

Fe,

eu estava falando de mim mesmo quando disse "criança".

Rapaziada,

estou com um "problema". Estou com pneus 33" 12.5, que estao "saindo" pra fora do paralama (devido a grande largura). Alem do problema legal (vistoria, guardas), nao posso tirar as molas (que sao 7 e queria ao no max 5) pq os pneus podem arrastar na lataria. Alem disso, os jumelos estao na vertical, fazendo com que haja primeiro uma pancada antes dele trabalhar. O que faço? Ou nao faço nada? Tiro as molas assim mesmo? troco de pneu? arqueio as molas? vendo a band?:mrgreen:

seguem fotos que podem ajudar, ou nao, a entenderem...

Ps. amanha vou comprar 4 amortecedores novos... por falta de $ to pensando em colocar cofap original. Alguma sugestao?

analizando as fotos percebi que seus pneus estão bem rodados

sugiro a trocas dos pneus por um adequados ai vc ja resolve todos os seus problemas de uma vez só e não gasta...:concordo::concordo:

Albieri,R.J.
19/05/2010, 23:19
Faz isso nao Doido, os pneus ainda rodam muitoooo... mais ate do que eu gostaria. Nas fotos pode nao ter dado pra perceber, mas eles tao meia vida.

Amadeus_band
20/05/2010, 09:56
Albieri, primeiro, parabéns pela compra!
Minha sugestão, é, primeiramente colocar calços topkits, é um ótimo investimento, o carro fica mais macio, silencioso e mais alto!
O que você pode fazer, mas não sei se fica realmente bom, é colocar um jumelo um pouco maior, e tirar uma lamina do feixe traseiro e conseguir que o jumelo trabalhe na posição ideal!

Guiga Tostes
20/05/2010, 11:06
Fala Albieri!

Pelas fotos parece que suas molas traseiras estão muito arqueadas e por isso o jumelo na vertical, uma outra possibilidade(mais dificil de ser) é que suas molas traseiras não sejam as originais e sim mais curtas. Para tirar a duvida leve a Band até um posto de molas(moleiro que mexe com caminhões) e lá eles saberão o que fazer.

Na dianteira parece estar tudo ok, apesar de mola parecer bem plana na foto, mas pode ser só a foto.

Anexo duas imagens que demonstram o angulo ideal dos jumelos.

Parabéns pela viatura e bem vindo!!!

Abrs

Adriano Band
20/05/2010, 22:03
Fe
Valeu pelas dicas. Nada como a experiência.
Abraço
Adriano band

Adriano Band
20/05/2010, 22:37
Albieri e amigos toyoteiros
Agredeço a atenção de todos. Albieri meus pneus estam carecas, por isso sem chance de troca. Estou tendendo pelos bf33 mud e se necessário trocar os calços(custos). Tô montando um ekron 12000lbs c/ parachoque. qdo pronta mando fotos da band para vcs. Em uma outra oportunidade, coloco os bichões 35/turbina/spoa os feixes/etc.
Abs
Adriano band

hercilio.neto
21/05/2010, 11:33
Fala Albieri!

Pelas fotos parece que suas molas traseiras estão muito arqueadas e por isso o jumelo na vertical, ...

Guiga,
Jumelo revolver não resolve o problema de ficar na vertical?

Em tempo, também gosto de pneus mais finos e altos, pois além de forçar menos o conjunto, não precisam de alargadores nos paralamas.

Rapaziada,
estou sonhando com topkits de 2"

HERCILIO NETO

elmestizo
21/05/2010, 11:58
Guiga,
Jumelo revolver não resolve o problema de ficar na vertical?

HERCILIO NETO

Não, pois a posição de trabalho fechada é a mesma... me fiz entender?

abrass

Albieri,R.J.
21/05/2010, 14:15
Resumindo,

deixo tudo como esta?

mauromosc
21/05/2010, 14:23
Pô, galera, tava pensando em colocar 37 na viatura.
Assim vocês me brocham!

Abraços!

Guiga Tostes
21/05/2010, 15:12
Hercilio,

uso topkits de 1 1/2pol na minha Band há 2 anos e estou bastante satisfeito, com esta medida tive que fazer ajuste na barra de direção, caixa e paralamas dianteiro devido ao lift, com isso acho que esta seria a medida ideal para não ter muita alteração e excesso de altura nos calços. Com esta medida vc saltará de 1/2pol que é o original para 1 1 /2 ou seja, razoavelmente mais alto que os calços originais.

-------------------------------------------------------------------------------------

Mauro, desanima não! A minha está saindo do forno e os 37" estão na garagem desde o ano passado. Assim que ficar pronta teremos muitas fotos e especificações para ajudar.

Mas, que não é simples isso não é...alem de disposição e tempo...vai um cacau($$$) bravo tb...rsrsrs

Abrs

valeriano
21/05/2010, 18:34
Não, pois a posição de trabalho fechada é a mesma... me fiz entender?

abrass

Eu não saquei não.
Dá pra desenhar?

elmestizo
21/05/2010, 19:58
Valeriano,

o desenho ficou tosco... mas note que os furos estão "no mesmo lugar".... ou seja.. os jumelos são iguais no quesito forma de trabalho qdo em descanso, ou forçados pra cima... só terá diferença qdo abrir...
Neste caso, não faz diferença se o jumelo é comum ou revolver...sacou?

meio complicado explicar.... kkkk

se não entendeu diz ai..

abrasss

hercilio.neto
22/05/2010, 02:25
Valeriano,

o desenho ficou tosco... mas note que os furos estão "no mesmo lugar".... ou seja.. os jumelos são iguais no quesito forma de trabalho qdo em descanso, ou forçados pra cima... só terá diferença qdo abrir...

se não entendeu diz ai..

abrasss

Pensei em um jumelo sem trava pra fechar, apoiando a articulação no chassi. Pode ser que eu esteja viajando, sei lá.
Até fiz um desenho mas não consegui anexar.

HERCILIO NETO

Fe_jipeiro
22/05/2010, 17:04
Uma fotinho do 33" All Terrain no barro ...

Atoleiro da trilha da Roberta Close - Tamboré, SP ... 01/05/2010 ...

Abs ....

valeriano
23/05/2010, 11:47
Valeriano,

se não entendeu diz ai..

abrasss

Saquei agora.
Valeu!

Fe_jipeiro
27/05/2010, 15:05
Eai Adriano, blza???

Se ainda estiver afim de botar os 35" ... Dá uma olhada no anúncio http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=74793 .... Resolvi mudar os pneus para pegar trilha pesada com minha band... e vou tentar vender meus pneus ... se estiver interessado ...

Abs...

Adriano Band
29/05/2010, 21:47
Pessoal,
Colocando os calços de 1" ou 1 e 1/2", como faço p/ fazer uma boa fixação dos paralamas diants.? E da cx de direção?
Abs

Guiga Tostes
29/05/2010, 22:03
Olá Adriano,

na minha Band uso calços topkits de 1 1/2" e precisei fazer um novo furo abaixo do original para regular a altura do paralamas em alinhamento com o restante da carroceria, coisa simples.

Agora quanto a caixa de direção e barra, de uma olhada neste tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=46297&highlight=arruelas+cal%E7o&page=2 no POST 12 tem fotos do trabalho feito na minha Band e descrição.

Abrs

zoega
30/05/2010, 17:52
Pessoal, a band original, com rodas originais, comporta pneus de até que medida?

Cabe um 265.80/16 ou um 235.75/16 na band original (inclusive rodas)?

[]'s

elmestizo
30/05/2010, 18:52
265x75x16 é o limite!!!

235x80x16, vai blz também...

285 pega por dentro...

Adriano Band
31/05/2010, 00:30
Guiga, boa noite
Creio q já vi um filme da sua band na trilha no yuotube. Quero deixar a minha igual, só q vermeha.
Gostei dos calços topkits e das pqs adaptações(fotos) q a X4 fez. Nesses quase 2 anos q vc utiliza os calços, como estam as condições deles? Ressecaram? Cederam?
Vou entrar em contato c/ o Rafael(X4) amanhã. Adquiri o guincho Ekron através deles e ainda ñ o instalei. Quem sabe eles fazem um preço bom e me facilitam o pgmento p/ q eu faça tudo c/ eles!!
Um forte abç

Guiga Tostes
31/05/2010, 10:17
Bom dia Adriano!

Os calços continuam inteiros e muito bons, não tenho do que reclamar! Fale com o Rafael que sai negócio sim!

Ps.: Nas fotos, as arruelas de calço na caixa de direção foram trabalho da X4 e o prolongamento da barra de direção foi trabalho do João da Sollo4WD.

Boa sorte e precisando é só chamar!!!

Abrs