Ver Versão Completa : ohc alcool sem força
Amauri Marques Farias
18/05/2010, 16:15
Boa tarde
Tenho um OHC alcool que dizer etanol original.
ele ta com Iguição eletronica, destas que vende na trato gama.
so que o motor ta fraco, nao sei se é o ponto ou se é o carburador.
quando eu puxo o afogador ele melhora um bocado mas nao fica como antes..
alguem ja teria o caminho das pedras?
Abraços
Boa tarde
Abraços
Boa tarde prezado ! pelo sintoma deve ser carburador, mas ele começou a fazer isso de repente :pensativo: ou ja a algum tempo :pensativo: é melhor dar uma revisão no carburador, trocar as velas . . . boa sorte !
rodrigo.hoffman
18/05/2010, 18:26
Boa tarde
Abraços
Bom... vamos por partes " igual o Jack Estripador " :mrgreen:
Vc disse que o carro melhora qd puxa o afogador, mas não era como antes!!! Mas esse antes era bom??? Ele ficou ruim depois de alguma coisa ou foi do dia pra noite??
Se foi depois que vc trocou o distribuidor, ai tem uma forte suspeita :pensativo:...
[ ]´s
André Luiz Rossetim
18/05/2010, 19:02
Boa tarde
Abraços
Acho que vc já sabe os dois principais motivos deste tipo de falha, agora tem que verificar carburador e ignição.
Se antes estava bom, pode ser apenas sujeita no carburador ou entrada de ar falso (trocar juntas, reapertar, verificar mangueira do servo freio - se existir; etc).
Ignição - ponto, deve estar em cerca de 18° - ver se o avanço esta funcionando e perfeitamente conectado.
verificar:
*Estado do rotor
*Estado da tampa do distribuidor
*Estado dos cabos, bobina e velas.
O meu falhava na lenta por um motivo meio diferente, nos GM151 (não conheço o OHC a alcool) existe um mufla, que nada mais é que um canal por onde circula agua do radiador no pé do carburador, no meu caso esta mufla estava com um pequeno vazamento, ou seja, estava entrando agua junto com o alcool, e isso com certeza faz o motor pipocar, ou ficar sem força. Da uma olhada nisso tbm, se existir essa mufla no seu motor isola ela, e vc se melhora.
Agora se vc mexeu no carburador isso é sintoma de glicle invertido, ou sub dimencionado, qdo vc puxa o afogador vc aumenta a vazão de combustivel (mistura mais rica) e se o glicleur esta menor do que deveria, como afogador puxado vc pode estar compenssando isso.
boa sorte
Aproveita e verifica o filtro de ar e a caixa onde ele está instalado. Vc utiliza o filtro seco? Ou o com óleo? Se for com óleo, precisa fazer uma limpeza legal - quando você puxa o afogador, entra menos ar, mas a mistura fica mais rica, por isso ele funciona melhor. Mas este é apenas um dos itens a serem verificados, acrescido aos demais já citados acima.
André Luiz Rossetim
18/05/2010, 21:08
Aproveita e verifica o filtro de ar e a caixa onde ele está instalado. Vc utiliza o filtro seco? Ou o com óleo? Se for com óleo, precisa fazer uma limpeza legal - quando você puxa o afogador, entra mais ar, por isso ele funciona melhor. Mas este é apenas um dos itens a serem verificados, acrescido aos demais já citados acima.
Na veradde qdo vc puxa o afogador entra menos ar (vc fecha a borboleta), ou melhor, vc aumenta a pressão de sucção (aquela gerada pelo venturi), aumentando a vazão de combustivel. Um filtro entupido acaba tendo o mesmo efeito de um afogador puxado, e se com o afogador puxado o jeep do Amauri anda melhor, provavelmente não é esta a causa do problema, mas logicamente não deixa de ser um item a ser testado, já que todo o conjunto esta sendo verificado.
Na veradde qdo vc puxa o afogador entra menos ar (vc fecha a borboleta), ou melhor, vc aumenta a pressão de sucção (aquela gerada pelo venturi), aumentando a vazão de combustivel. Um filtro entupido acaba tendo o mesmo efeito de um afogador puxado, e se com o afogador puxado o jeep do Amauri anda melhor, provavelmente não é esta a causa do problema, mas logicamente não deixa de ser um item a ser testado, já que todo o conjunto esta sendo verificado.
Corrigido no tópico. Obrigado!
Rodrigotche
18/05/2010, 22:17
Estou ocm o mesmo problema no meu gm151 a gasolina tenho que andar direto com o afogador meio puxado, para o bixo funcionar direito sera que o gicle é pequeno 165 oué ponto?
André Luiz Rossetim
19/05/2010, 09:14
Estou ocm o mesmo problema no meu gm151 a gasolina tenho que andar direto com o afogador meio puxado, para o bixo funcionar direito sera que o gicle é pequeno 165 oué ponto?
Isso depende primeiramente do modelo do teu carburador, depois do motor que vc tem, e ainda do venturi que esta instalado no carburador.
Não custa quase nada vc passear num mecanico e pedir pra ele ajustar o ponto, se te cobrar, não pode ser mais de R$15,00.
Amauri Marques Farias
19/05/2010, 14:05
Respondendo
* Ontem eu dei uma mechida na agulha que regula o ar e ficou melhor.. mas ainda nao ta o ideal.
* quando eu puxo o afogador ele fica bom como antes. com acho que ele deveria ser.
* vou limpar o carburador.!
* vela nao é pois comprei tudo nova da bosh grau 7
* o filtro de ar não é pois eu ando sem filtro para testar e nao faz diferença..
* o meu tem essa mufla de agua no pe do carburador..
vou dar uma conferida..
uma coisa que eu estive olhando e que pareçe que meu distribuidor nao tem regulagem a vacuo .
ou eu nao to vendo , pois quando era platinado eu soprava ou sugava a mangueira dava para ver o distribuidor se movendo.
neste eu faço a mesma coisa e nao meche nada..
eu comprei esse meu distribuidor na trator gama. sera que a adaptaçãoq ue eles fazem eles deixam o vacuo la so de enfeite?
rodrigo.hoffman
19/05/2010, 16:54
Respondendo
* Ontem eu dei uma mechida na agulha que regula o ar e ficou melhor.. mas ainda nao ta o ideal.
* quando eu puxo o afogador ele fica bom como antes. com acho que ele deveria ser.
* vou limpar o carburador.!
* vela nao é pois comprei tudo nova da bosh grau 7
* o filtro de ar não é pois eu ando sem filtro para testar e nao faz diferença..
* o meu tem essa mufla de agua no pe do carburador..
vou dar uma conferida..
uma coisa que eu estive olhando e que pareçe que meu distribuidor nao tem regulagem a vacuo .
ou eu nao to vendo , pois quando era platinado eu soprava ou sugava a mangueira dava para ver o distribuidor se movendo.
neste eu faço a mesma coisa e nao meche nada..
eu comprei esse meu distribuidor na trator gama. sera que a adaptaçãoq ue eles fazem eles deixam o vacuo la so de enfeite?
Negocio ta clareando
Se qd puxa o afogador ele fica digamos "normal" do jeito que era antes ja é um bom sinal.. Qd puxa o afogador a mistura fica ricaa, pq restringe a entrada do ar.. Deve ter algo sujo no bura.. Vc não comentou ainda mas deve ser um H34?? na lenta ele fica bom, ou ta morrendo?? pode ser o segundo estagio travado?? velas e filtro de ar nao deve ser, apesar de que o fato de ser nova não quer dizer nada, pois pode ter vindo com defeito..
O distribuidor qd puxa pela mangueira ele gira anti-horario (adianta o ponto) e era pra estar funcionar.. ou ta furado o diafragma ou travou a mesa.. apesar de alguns "mecanicos" acharem que nao precisa e nao faz diferença nenhuma, se colocaram ele e pq deve precisar...
Lembrei outra coisa tb.. Essa mufla que vc´s tao falando acho que na verdade é uma mangueira de agua de aquece o coletor.. No gasolina tb existe, e é muito importante que esteja ligada (ainda mais no alcool)..
[ ]´s
Amauri Marques Farias
19/05/2010, 17:23
na macha lenta funciona que e uma beleza..
certinho
ligou pegou
Amauri Marques Farias
19/05/2010, 17:24
ahh o carbuador dele nao é duplo ele é simples
se nao me engano e um h10
rodrigo.hoffman
19/05/2010, 17:42
ahh o carbuador dele nao é duplo ele é simples
se nao me engano e um h10
H10??? :pensativo: tem como confirmar o modelo certinho???
Se na lenta ta funcionando legal ja e um bom sinal
[ ]´s
Vanderlei
19/05/2010, 20:17
Amauri, seu carburador deve ser igual ao meu, um solex H 40/44 EIS do OHC alcool, eu estou com o mesmo problema e o curioso é que surgiu do nada.
dias atraz desliguei o motor que funcionava normalmente e nesse último fim de semana quando dei a partida, simplesmente do nada surgiu esse problema. ja fiz uma limpesa no carburador mais não adiantou. não da marcha lenta de jeito nenhum. esse sintoma é de carburador sujo ou entrada de ar falsa. verifique as mangueiras que trabalham com vácuo e a válvula ante-chama que vai embaixo do coletor de admissão.
amanhã se der tempo vou verificar essas e outras coisas se tiver algum resultado te aviso
quanto ao distribuidor, se foi adaptado sensor hall (3 fios) é normal que não funcione o avanço a vácuo. mais se for convencional (2 fios) seria bom funcionar.
um abraço. Vanderlei
André Luiz Rossetim
19/05/2010, 20:46
Amauri, seu carburador deve ser igual ao meu, um solex H 40/44 EIS do OHC alcool, eu estou com o mesmo problema e o curioso é que surgiu do nada.
dias atraz desliguei o motor que funcionava normalmente e nesse último fim de semana quando dei a partida, simplesmente do nada surgiu esse problema. ja fiz uma limpesa no carburador mais não adiantou. não da marcha lenta de jeito nenhum. esse sintoma é de carburador sujo ou entrada de ar falsa. verifique as mangueiras que trabalham com vácuo e a válvula ante-chama que vai embaixo do coletor de admissão.
amanhã se der tempo vou verificar essas e outras coisas se tiver algum resultado te aviso
quanto ao distribuidor, se foi adaptado sensor hall (3 fios) é normal que não funcione o avanço a vácuo. mais se for convencional (2 fios) seria bom funcionar.
um abraço. Vanderlei
Bom gente, não sei na cidade de vcs, mas aki em Curitiba a temperatura baixou mto esses dias, e é normal o desempenho de motores a alcool ser afetado pelo clima, as vezes é só dar uma regulada, ou mesmo esperar o jeep esquentar q o problema para.
Amauri Marques Farias
20/05/2010, 13:36
isso h40 eis aehaehaehaeh
eu confundi o eis com 10 fiquei com isso na cabeça..
mas eu nao sei o que é issa tal
"válvula ante-chama que vai embaixo do coletor de admissão"
meu coletor de admissao
tem é as magueiras que vai agua quente para esquentar o etanol.
rodrigo.hoffman
20/05/2010, 18:02
isso h40 eis aehaehaehaeh
eu confundi o eis com 10 fiquei com isso na cabeça..
mas eu nao sei o que é issa tal
"válvula ante-chama que vai embaixo do coletor de admissão"
meu coletor de admissao
tem é as magueiras que vai agua quente para esquentar o etanol.
Ae Amauri
Na verdade essa valvula que vai no coletor de admissão, perto do pé do carbura se chama "PVC".. Quer dizer ventilação positiva do carter.. aqui tem bastante material sobre o assunto... http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29839 Apesar de ser bem importante utiliza-la, o seu "não uso" não causa problemas ao motor desde que a entrada no coletor esteja bem tampada (não dando entrada de ar).. Vc só vai estar contribuindo pra aumentar a poluição do planeta :stop:
Outra coisa a observar é se seu motor realmente é a alcool ou se foi convertido... Esse carburador originalmente vinha nos OHC a gasolina e nos a alcool era o H40 DEIS.. aqui tb tem bastante coisa das diferenças entre os motores.. http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5747&page=6
Uma boa observação foi a do André, a respeito da temperatura ambiente.. Se os a gasola ja sofrem com o frio, imagina os a alcool :putz:
[ ]´s
....
Outra coisa a observar é se seu motor realmente é a alcool ou se foi convertido... Esse carburador originalmente vinha nos OHC a gasolina e nos a alcool era o H40 DEIS...
Eu tenho um H40 DEIS para vender. É próprio para OHC à álcool. Veja este link, se interessar:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=74287&highlight=H40DEIS
Vanderlei
20/05/2010, 19:30
bom, no meu caso o motor é original alcool e o carburador é um solex DEIS e não EIS como mencionei antes.
concordo com vocês, mais se o problema fosse a temperatura, bastaria uma correção na regulagem. oque acontece comigo e o seguinte. parece não ter vácuo suficiente pra "sugar" o combustivel da cuba. por esse motivo acho que tem alguma entrada de ar falsa.
quanto a válvula PVC mais conhecida como "respiro do motor" é muito importante o seu funcionamento. se está intupida aumenta a pressão no carter do motor e pode causar vazamentos nos retentores e ao contrário, se as mangueiras de conexão tiverem rachadas podem causar entrada de ar falsa. causando problema semelhante ao que estamos referindo.
de qualquer forma ainda não achei o defeito.
att. Vanderlei
rodrigo.hoffman
20/05/2010, 21:47
bom, no meu caso o motor é original alcool e o carburador é um solex DEIS e não EIS como mencionei antes.
concordo com vocês, mais se o problema fosse a temperatura, bastaria uma correção na regulagem. oque acontece comigo e o seguinte. parece não ter vácuo suficiente pra "sugar" o combustivel da cuba. por esse motivo acho que tem alguma entrada de ar falsa.
quanto a válvula PVC mais conhecida como "respiro do motor" é muito importante o seu funcionamento. se está intupida aumenta a pressão no carter do motor e pode causar vazamentos nos retentores e ao contrário, se as mangueiras de conexão tiverem rachadas podem causar entrada de ar falsa. causando problema semelhante ao que estamos referindo.
de qualquer forma ainda não achei o defeito.
att. Vanderlei
Dae Vanderlei.. blza???
Eu acho que o seu defeito é diferente do nosso amigo Amauri.. Seu caso parece realmente ser uma entrada de ar falsa ou gicleur da lenta entupido... Uma maneira facil de vc testar o funcionamento da valvula de PCV e tirando ela e isolando a entrada do coletor.. No meu to andando sem ela e coloquei uma mangueira enquanto não compro a valvula :putz:.. Um dia ela escapou e o carro virou uma m@#$&a...
A observação referente a temperatura e que pra essas bandas de cá qd resolve esfriar é fogo .. Mas depois de quente era pra ficar normal..
Vc ja testou bomba de combustivel???
[ ]´s
mauro mureta
20/05/2010, 22:09
verifique se a tampa do distribuidor não esta trincada,no meu aconteceu isso, até descobrir demorou heim,e não da para perceber tão facil assim, só colacando outra para testar, boa sorte
:pipoca:Amauri blz , ja verificou o combustivel ou seja agua misturado ao etanol ? colocado ilegalmente pelo posto , no meu jeep cj 5 alcool original o motor esta um pouco fraco , entao para ajudar na queima adiciono uns 3 litros de gasolina comun no tanque quando cheio ai ele fica blz mas se nao coloco fica uma tristeza:( , para regular a mistura o motor deve esta aquecido pelo menos a 70 graus no minimo caso contrario tempo perdido , no meu ainda uso o velho platinado ( acho mais confiavel ) o carburador é realmente o 40 DEIS da brosol que era tambem do opala 4 e 6 cc e tambem nas veraneios . Sobre temperatura tambem é um problema para nossos carros valvula termostatica tem que estar funcionando se nao atingir a temperatura ja era nao rende . :parede:
PS : SIMPLESMENTE OBSERVANDO:pipoca:
Amauri Marques Farias
27/05/2010, 10:38
Pra ajudar descobrir que minhas lonas de freio tb estão pegando..
e uma bagunça geral..
obrigado pela ajuda galera