PDA

Ver Versão Completa : Barulhos no Jimny

MATOSWR
18/05/2010, 00:11
Olá. Já li aqui no fórum e ouvi de outros donos relatos de que o Jimny é barulhento. Quais seriam os barulhos mais normais? e quais seriam as causas comuns de barulhos??

Marceloborges
22/05/2013, 14:07
Olá MAtosWR, meu carro está indo para 4.000 Km e até o momento me parece bem silencioso. Tenho prazer em dirigi-lo. Vamos ver mais para frente.

Cocatriz
23/05/2013, 12:53
O Meu é novinho novinho, tem menos de 200km, o único barulho que eu ouço é o som dos Mud no chão, e quando piso com mais vontade tenho a impressão de ouvir o ar descendo pelo snorkel, mas pode ser fantasia.

Se não estou acelerando, eu tenho que olhar pro Tacógrafo pra saber se o motor tá ligado ou encostar no cambio para sentir a vibração.

davidtuf
23/05/2013, 13:43
ae garoto to doido pra ver o seu jimny 4sport.. posta as fotos dele ae!!

O Meu é novinho novinho, tem menos de 200km, o único barulho que eu ouço é o som dos Mud no chão, e quando piso com mais vontade tenho a impressão de ouvir o ar descendo pelo snorkel, mas pode ser fantasia.

Se não estou acelerando, eu tenho que olhar pro Tacógrafo pra saber se o motor tá ligado ou encostar no cambio para sentir a vibração.

Loras
23/05/2013, 16:12
O meu apresenta alguns ruídos no painel. E no vidro das portas se andar com eles semi-abertos.

Já testei outros três e fazem exatamente os mesmos barulhos.

Abs.

MATOSWR
23/05/2013, 23:49
SIMM Todos fazem..rsrs ja desisti..rs
só curtir rs

Cocatriz
24/05/2013, 08:30
Bom, eu andei hoje o percurso casa até o trabalho com o vidro entre-aberto em diversas posições, nem um ruido. Meu painel também nada, a unicas coisas que fazem barulho são as coisas soltas que eu deixo no carro.

pode ser por que ele é muito novo e ainda não deu folga, ou eles corrigiram esses detalhezinhos no 2013. agora se alguem sentiu isso no 2013 também pode ser por causa da mudança de planta, no cofre do motor tem um adesivo no lado do passageiro se tiver escrito MVB, foi feito em Catalão na planta da Mitsubishi, se tiver SVB foi feito em Itumbiara, na planta da Suzuki.

O meu é um dos primeiros a serem feitos em Itumbiara.

marbovo
24/05/2013, 09:58
O meu já é velhinho, 2010, e faz barulho também, no painel nos vidros se tiverem abertos(mas esse acho que é por que entrou lama por dentro e ressecou a espuma que absorve).

Fazia barulho e tremia bastante no cambio quando eu comprei, mas sumiu.

Um outro barulho que faz, mas ai não é por causa do carro é a rack de teto que instalei, fica assoviando quando ando mais rápido.

Fabbio
24/05/2013, 16:01
Sobre a janela , só não faz barulho se estiver totalmente aberto ou totalmente fechado, se ficar no meio é certo fazer barulho e o meu sempre foi assim desde 0km.

marbovo
24/05/2013, 16:28
Isso mesmo, só faz barulho quando a janela está meio aberto

Cocatriz
24/05/2013, 17:41
é o 2013 isso não acontece mais, pelo menos não no meu.

Yuki
24/05/2013, 22:43
O meu tem os barulhos dos vidros e estepe, além de um pequeno ruído na porta do motorista.

Dependendo do piso tb surge um grilinho no painel, mas esse um colega já desmontou o painel e arrumou (eu sempre fico com preguiça ou esqueço de abrir).

Se foi corrigido no 2013, como será que foi feito?

davidtuf
27/05/2013, 08:20
o meu 2013 está fazendo barulho no porta-malas quando passo por terrenos irregulares, vou levar dps na css pra ver se eles resolvem..

O meu tem os barulhos dos vidros e estepe, além de um pequeno ruído na porta do motorista.

Dependendo do piso tb surge um grilinho no painel, mas esse um colega já desmontou o painel e arrumou (eu sempre fico com preguiça ou esqueço de abrir).

Se foi corrigido no 2013, como será que foi feito?

Cocatriz
27/05/2013, 13:00
Ajusta a bucha da tampa, é uma borracha que tem uma rosca tipo um parafuso, deixa ela um pouco maior, isso deve resolver a tampa do porta-mochila batendo. Se não me engano ele só tem 1, o meio veio justinho, não precisei mexer.

davidtuf
27/05/2013, 13:06
vou ver se consigo.. vlw!

Ajusta a bucha da tampa, é uma borracha que tem uma rosca tipo um parafuso, deixa ela um pouco maior, isso deve resolver a tampa do porta-mochila batendo. Se não me engano ele só tem 1, o meio veio justinho, não precisei mexer.

PPaulo
29/08/2013, 09:55
Alguém tem ou teve problema com barulho no banco do passageiro?

MATOSWR
29/08/2013, 10:16
Alguém tem ou teve problema com barulho no banco do passageiro?

Paulo , esse é o defeito mais comum no Jimny pós 2009. Tive um 2001 q nao fazia quase barulho. Mas o meu 2011 faz barulho no banco do carona (conjunto do trilho) e no banco do passageiro traseiro esquerdo (na haste usada para reclinar o encosto)

Tenho um amigo que levou o Jimny dele pra revisão e ele disse que resolveram o barulho do banco do carona.
Eu uso o banco do carona todo recuado, não acaba, mas ameniza bem o barulho.

vlw

GWC
29/08/2013, 12:16
o meu 2013 está fazendo barulho no porta-malas quando passo por terrenos irregulares, vou levar dps na css pra ver se eles resolvem..

O meu tá com 8000km e começou a fazer um barulho que parece ser na tampa do porta-malas tbm!

Ivo Paris
29/08/2013, 13:50
O meu já é velhinho, 2010, e faz barulho também, no painel nos vidros se tiverem abertos(mas esse acho que é por que entrou lama por dentro e ressecou a espuma que absorve).

Fazia barulho e tremia bastante no cambio quando eu comprei, mas sumiu.

Um outro barulho que faz, mas ai não é por causa do carro é a rack de teto que instalei, fica assoviando quando ando mais rápido.

O barulho do painel é fácil

Retirar as tampinhas que tem perto do parabrisa e reapertar os parafusos. No meu era isso.

Ivo

Ivo Paris
29/08/2013, 13:52
O meu resolveram na concessionária. Mas dependendo da posição ainda faz um pouquinho, mas não chega a incomodar tanto.

marbovo
29/08/2013, 14:22
O meu parou sozinho,

davidtuf
30/08/2013, 11:45
o meu está fazendo um barulho na roda dianteira direita toda vez q passo por um quebra-mola, mas meu tempo está muito corrido pra levá-lo até a concessionária.. então só vou levá-lo qndo for fazer a 1ª revisão..

guimajc
30/08/2013, 17:05
Meu jimny 09/10 que comprei há um mês apresenta a vibração do banco de passageiro, e do vidro quando entre-aberto.

A porta do motorista estava muito barulhenta em piso irregular, mas levei em um lanterneiro que em 1 minuto ajustou o batente. Ficou joia!

marbovo
30/08/2013, 19:03
Meu jimny 09/10 que comprei há um mês apresenta a vibração do banco de passageiro, e do vidro quando entre-aberto.

A porta do motorista estava muito barulhenta em piso irregular, mas levei em um lanterneiro que em 1 minuto ajustou o batente. Ficou joia!

Esses barulhos são normais para esse ano, a vibração no banco é quando não tem ninguém sentado não é?

guimajc
30/08/2013, 23:30
Esses barulhos são normais para esse ano, a vibração no banco é quando não tem ninguém sentado não é?

Exatamente. Lembro que no passado li em algum lugar um esquema pra eliminar o barulho. Mas é tão pouco que não chega a incomodar...

andreuliana
06/09/2013, 17:03
Meu Jimny faz alguns barulhos que não consigo solucionar! Um é no painel da frente! Quando passo em uma estrada de bloco ele fica fazendo aquele barulho de plastico batendo!

O que realmente me deixa nervoso é um barulho que vem la do porta malas eu acho! Eu achava que era aquela tampa de madeira que esconde o macaco...tirei ela e colei algumas espumas na parte de baixo...nada feito! Aí resolvi andar sem ela e vi que o barulho continua...sempre que desço uma ladeira freiando fica alguma coisa vibrando forte la atrás! Vou tentar tirar o macaco pra ver...mas acho que não vem dele! Talvez seja até o banco traseira...sei la

Marcelo M.
23/09/2013, 11:05
Galera, meu Jimny está com um barulho estranho na dianteira, fui verificar e descobri q a barra estabilizadora esta causando esse barulho.
Alguém aqui já teve esse problema??

Percebi que ela não apenas torce, mas tb tem um movimento vertical qdo balanço o carro, mesmo parado se balançar faz o barulho, tum-tum-tum...

Será que a borracha que segura ela foi pro saco ou é uma questão de aperto?

vlw

#Ricardo
29/09/2013, 23:18
Tentei fazer um video, mas ficou muito ruim...então segue algumas fotos da gambiarra que fiz para eliminar o barulho do banco do Jimny.
Como o barulho só aparece quando o banco está sem passageiro, descartei o encosto de cabeça.
Desmontei a proteção plástica (fixada por 01 parafuso e o pino plástico da foto).
A estrutura do banco é toda cravada, não encontrei nenhum parafuso para reapertar, somente os que fixam a base no piso.
Indentifiquei 3 tipos de folga:
1 - Folga nos trilhos, entre a parte que desliza (pés do banco) e os trilhos fixados no piso. Até certo ponto, ela é necessária para permitir o ajuste do banco. Pelo que vi, não é a fonte do ruído.
2 - Folga entre encosto e o assento. Muito pequena e também não era a fonte do ruído.
3 - Folga no mecanismo que trava o banco na posição desejada de acordo com o tamanho do passageiro. Este mecanismo é acionado pela alavanca que fica embaixo do assento, como nos demais carros. No meu caso, era a fonte de todo o barulho que estava me incomodando.

É uma folga mínima, coisa de 0,5 mm. Mas bate demais.

Solução:
Cortei uma destas cartelas de remédio e inseri uns 5mm tentando envolver o mecanismo o máximo possível, eliminando a folga.
Deixei uma aba para o lado de fora, dobrei e colei com fita dupla face na estrutura do banco. Isto dificulta que o acionamento do mecanismo expulse o plastico para fora.
Deve ter algum material melhor, tipo lata de refrigerante, mas achei o blister até resistente.
Barulho desapareceu, vamos ver até quando. O bom é que é um procedimento bem simples de ser repetido, caso volte a fazer barulho novamente.

Dica: Para soltar a proteção, após soltar o parafuso. Destrave o pino com a mão, basta pressioná-lo pelo lado de dentro puxando, levemente, a proteção. Melhor liberar a parte da frente e depois a parte de trás.

432989432996432990432991432994432995

davidtuf
30/09/2013, 08:27
o meu faz um barulho na dianteira quando passo por um quebra-molas, só vou levar na szk próximo mês quando for pra fazer a primeira revisão.. tô preocupado pois este barulho vem desde os 2.000km e já está com 4.000km rodados.. mas como meu tempo é curto só irei levá-lo px mês mesmo..

Galera, meu Jimny está com um barulho estranho na dianteira, fui verificar e descobri q a barra estabilizadora esta causando esse barulho.
Alguém aqui já teve esse problema??

Percebi que ela não apenas torce, mas tb tem um movimento vertical qdo balanço o carro, mesmo parado se balançar faz o barulho, tum-tum-tum...

Será que a borracha que segura ela foi pro saco ou é uma questão de aperto?

vlw

Pedro.Guerra
04/10/2013, 19:21
Olá,
Novo no fórum, dono de um HR 2011-2012 comprado zero km; rodei apenas 7 mil km.
Sim, muitos pequenos barulhos, grilos e trepidações. Elas vão e voltam, ou tem que apertar algo. Nada muito sério, mas seria melhor se isso não acontecesse. Acho que o Jimny é muito rígido então algumas peças pequenas soltam aos poucos mesmo. E, pelo espaço interno pequeno, todo ruído parece algo pior do que é.

Saudações a todos.

macucobr
27/10/2013, 20:21
o meu está com 1000 km, um 4all 2013, ao passar em paralelepípedo ouço ruído no painel, do lado do passsageiro,
qdo estou sozinho ouço barulho no banco passageiro também
e para finalizar algo no porta mala também me aflige, tirando isso, é um carro super silencioso, sobretudo se a pessoa mora em cidade que tem um bom asfalto

Leo BA
28/10/2013, 16:25
Tentei fazer um video, mas ficou muito ruim...então segue algumas fotos da gambiarra que fiz para eliminar o barulho do banco do Jimny.
Como o barulho só aparece quando o banco está sem passageiro, descartei o encosto de cabeça.
Desmontei a proteção plástica (fixada por 01 parafuso e o pino plástico da foto).
A estrutura do banco é toda cravada, não encontrei nenhum parafuso para reapertar, somente os que fixam a base no piso.
1 - Folga nos trilhos, entre a parte que desliza (pés do banco) e os trilhos fixados no piso. Até certo ponto, ela é necessária para permitir o ajuste do banco. Pelo que vi, não é a fonte do ruído.
2 - Folga entre encosto e o assento. Muito pequena e também não era a fonte do ruído.
3 - Folga no mecanismo que trava o banco na posição desejada de acordo com o tamanho do passageiro. Este mecanismo é acionado pela alavanca que fica embaixo do assento, como nos demais carros. No meu caso, era a fonte de todo o barulho que estava me incomodando.

Solução:
Cortei uma destas cartelas de remédio e inseri uns 5mm tentando envolver o mecanismo o máximo possível, eliminando a folga.
Deixei uma aba para o lado de fora, dobrei e colei com fita dupla face na estrutura do banco. Isto dificulta que o acionamento do mecanismo expulse o plastico para fora.
Deve ter algum material melhor, tipo lata de refrigerante, mas achei o blister até resistente.
Barulho desapareceu, vamos ver até quando. O bom é que é um procedimento bem simples de ser repetido, caso volte a fazer barulho novamente.

Dica: Para soltar a proteção, após soltar o parafuso. Destrave o pino com a mão, basta pressioná-lo pelo lado de dentro puxando, levemente, a proteção. Melhor liberar a parte da frente e depois a parte de trás.

Valeu Ricardo!

Obrigado por compartilhar! E olha que já desmontei o banco do carona mais de uma vez e não tinha encontrado o danado do barulho.
Vou ajeitar o meu com cartela de NEOZALDINA, pra ver se acaba de vez com essa dor de cabeça!
Sacanagem...... vou inserir uma lâmina de aço correta, retirada do calibre de lâminas veinho, que tenho guardado.

Abs

Marcos Wilson
24/03/2014, 12:46

Solução:

Valeu Ricardo, sou novo de Jimny e também sou novo no Forum. Gostaria de dividir minha experiencia na pesquisa e resolução de problemas de ruido do Titã Jimny. Aproveitando sua solução, gostaria se você me permite, sugerir uma complementação para ela. Segue uma solução aplicada por mim e que resolveu o problema de ruido no banco do passageiro quando vazio.

Foi instalada uma mola de colchão velho ao mecanismo de trava do ajuste longitudinal do banco.

Ivo Paris
24/03/2014, 13:04
o meu está com 1000 km, um 4all 2013, ao passar em paralelepípedo ouço ruído no painel, do lado do passsageiro,
qdo estou sozinho ouço barulho no banco passageiro também
e para finalizar algo no porta mala também me aflige, tirando isso, é um carro super silencioso, sobretudo se a pessoa mora em cidade que tem um bom asfalto

Tente reapertar o painel, são 4 parafusos com uma tampa plástica perto do parabrisas.
Com o tempo e as vibrações eles acabam soltando, pode-se usar um trava rosca para não ter que reapertar.

Ivo
S Carlos
Jimny HR/ GV Gold Edition

cadufir
27/03/2014, 13:59
No meu fazia um barulho nos bancos traseiros que me incomodava bastante, foi só apertar (rosquear,girar) as duas alavancas de rebater os bancos.

cadufir
27/03/2014, 14:01
Também tem o barulho das duas tampinhas laterais do porta-malas (estão com folga), estou pensando em retira-las.

jhugor
30/03/2014, 02:30
o meu ta com 280km e o barulho que me chateia esta no meu banco.

estando sentado no banco do motorista, ao passar em lombadas e etc, quando meu peso pressiona o banco, parte do couro do banco esfrega-se na coluna do carro fazendo um barulho horrivel!

acho que vou ter que emagrecer!

eles deviam avisar que para nao fazer este barulho irritante voce tem que ter menos que 100kg.

Marcus C.
30/03/2014, 10:50
O meu também tinha um barulho chato no banco do motorista. Bastava passar num desnível, quebramola, qualquer coisa que me fizesse afundar no banco que vinha o nhec nhec do estofamento. O interessante é que já faz tempo que não escuto o tal barulho e só percebi isso agora que você comentou.

No meu caso acho que era o estofamento do banco se acomodando pois eu sou bem magro, peso quase 60 kg hehehe.

o meu ta com 280km e o barulho que me chateia esta no meu banco.

estando sentado no banco do motorista, ao passar em lombadas e etc, quando meu peso pressiona o banco, parte do couro do banco esfrega-se na coluna do carro fazendo um barulho horrivel!

acho que vou ter que emagrecer!

eles deviam avisar que para nao fazer este barulho irritante voce tem que ter menos que 100kg.

jhugor
31/03/2014, 06:54
interessante, eu tinha pensado em passar algum produto que permitisse a nao aderencia do produto, algo tipo uma vaselina, sei la, mais tem que ser algo que nao fique lambuzado, nem pegue sujeira e nao agrida o couro! Obrigado pelo feed Marcus C.

Fabiones
16/04/2014, 03:06
acho q faz parte da experiencia de ter um jimny caçar barulhos
vc acha um aqui, aparece outro ali... é quase um hobby
por outro lado, só dá dor de cabeça de verdade se maltratar.
sofre um pouco na cidade porque as ruas de são paulo são um lixo. bate as portas, janelas e porta luvas se rodar no chão batido com costelas, mas aí pega um asfalto liso e os barulhos param...vai entender.

jhugor
16/04/2014, 19:57
verdade fabiones

Felicio Nery Rodrigues
27/04/2014, 15:37
Olá pessoal, comprei um Jimny HR 2011 com 22.000Km a poucos dias, e logo comecei a pesquisar acerca do "barulho no banco do carona"!!! é um tac tac tac danado, o que não deu para observar quando fiz testes com o proprietário a bordo...rsrsrsrs..... Mas já vou partir logo para essa ideia legal da "mola de colchão"... por enquanto o único barulho é só esse! depois posto o resultado.
Maravilha de carrinho!!! abs.

Felicio Nery Rodrigues
12/05/2014, 16:10
O banco vazio era um verdadeiro "cone de falante" para propagar o atrito gerado em tão pequena folga! Maravilha de ideia!!! Instalei uma mola "bem forte" usando uma trava de cruzeta para complementar o engate ao parafuso. Adeus tac tac tac... rsrsrsrs..... abs. 462547

Machado
17/05/2014, 13:46
Boas dicas galera!!! O meu é um All 2014/2015 está com 1300km e estou com os mesmos barulinhos no banco do passageiro quando vazio e no vidro entre aberto que fica batendo!!! Irei fazer a melhoria sugerida na trava do banco logo logo!!

rafaellopes
09/07/2014, 12:03
Pessoal,

Meu jimny HR 2011, está fazendo um barulho insuportável na porta traseira quando eu passo em algum terreno acidentado. parece que a porta inteira está solta. Não sei se é a porta empenada ou alguma peça grande folgada. Por favor se alguém já passou por isso me ajudem...

Obrigado!!!

andreuliana
09/07/2014, 12:09
Pessoal,

Meu jimny HR 2011, está fazendo um barulho insuportável na porta traseira quando eu passo em algum terreno acidentado. parece que a porta inteira está solta. Não sei se é a porta empenada ou alguma peça grande folgada. Por favor se alguém já passou por isso me ajudem...

Obrigado!!!

Rapaz, geralmente o barulho da porta traseira vem do encaixe da borracha da porta com o "C" na carroceria! A melhor solução é afrouxar aquela borracha redonda na porta traseira e reposicionar ela um pouco mais frente...aperte de novo e vai testando! Foi assim que resolvi o meu! Na hora de fechar a porta traseira você vai perceber que ela fecha com mais dificuldade...fica mais apertada! E o barulho some!

Boa sorte!

Paulo Roberto Figueiredo
08/08/2014, 15:31
Boas dicas galera!!! O meu é um All 2014/2015 está com 1300km e estou com os mesmos barulinhos no banco do passageiro quando vazio e no vidro entre aberto que fica batendo!!! Irei fazer a melhoria sugerida na trava do banco logo logo!!

Meus prezados!!
Sou um feliz proprietário de um Jimny 4all,também 2014/2015 estando com 2000 e poucos quilômetros,pneus BF 215/75 AT, andando com a calibragem indicada 23/26 e a viatura está muito confortável no asfalto,no cascalho,rua com calçamento de pedras.Ainda não peguei lama de verdade como quando eu tinha um Troller 2005 mas não tenho saudades.Barulho só o do vidro do carona quando está entre aberto.
Aqui no fórum há alguém que tenha colocado por dentro das caixas de roda algum isolante acústico? O barulho das pedras/cascalho embora seja "opcional" incomoda demais.
Quero desde já agradecer a todos do fórum porque só depois de muita pesquisa decidi mudar e mudei bem!!!!

Machado
12/08/2014, 20:52
Meus prezados!!
Sou um feliz proprietário de um Jimny 4all,também 2014/2015 estando com 2000 e poucos quilômetros,pneus BF 215/75 AT, andando com a calibragem indicada 23/26 e a viatura está muito confortável no asfalto,no cascalho,rua com calçamento de pedras.Ainda não peguei lama de verdade como quando eu tinha um Troller 2005 mas não tenho saudades.Barulho só o do vidro do carona quando está entre aberto.
Aqui no fórum há alguém que tenha colocado por dentro das caixas de roda algum isolante acústico? O barulho das pedras/cascalho embora seja "opcional" incomoda demais.
Quero desde já agradecer a todos do fórum porque só depois de muita pesquisa decidi mudar e mudei bem!!!!

Companheiro viu em algum blog um rapaz fazendo esse isolamento acústico. Ele retirou os forros laterais de plastico e colocou manta asfáltica por cima da caixa de rodas e por cima colocou uma manda de material tipo uma flanela grossa e depois por cima manta asfáltica novamente por cima. Acho que ajudei hehehe achando o blog coloco pois tem fotos bem didático.

Machado
12/08/2014, 21:03
Boa Noite Galera.
Estou com um barulho no meu Jimny que está com os 10000 km rodados que me intrigou e gostaria de verificar se alguém já teve esse fato. Pois então aconteceu 2 vezes comigo nesses primeiros 10mil Km parece que a roda livre fica solta e você começa a escutar um barulho de lata batendo achei estranho parei na estrada de terra olhei por baixo e nada solto rodei de novo com o vidro agora aberto e a mesmo barulho. Pois bem parei e coloquei o 4x4 rodei 10 metros e pronto nada de barulho tirei ela e fui embora depois usei ela novamente e tudo certo isso devia está com uns 4,5 mil km. Agora com quase 10mil passando em um quebra mola deu novamente o brulho isso a Meia Noite na Br entrando na cidade nem perei só acionei a tração 4x4 com o carro devagar e parou o barulho e fui embora hehehe Acontei isso com Alguém já???

Tuiuiú
13/08/2014, 11:16
Olá,
Tenho um Jimny 2014/2015 e com menos de um mês da compra apareceu um barulho na barra onde fica o cinto de segurança do motorista. Levei na concessionária e não fizerem nada. Disseram ser normal o barulho devido a trava do cinto de segurança. Tive a impressão que ficou até pior depois que mexeram no ajuste do vidro do qual reclamei também porque balançava muito. Na verdade o barulho parece ser interno à coluna bem perceptível na altura dos meus ouvidos, sempre em asfalto, mas irregular. No lugar do passageiro não se percebe nada. Alguma ideia?
Obrigada

jorgeffn
13/08/2014, 20:14
Olá,
Tenho um Jimny 2014/2015 e com menos de um mês da compra apareceu um barulho na barra onde fica o cinto de segurança do motorista. Levei na concessionária e não fizerem nada. Disseram ser normal o barulho devido a trava do cinto de segurança. Tive a impressão que ficou até pior depois que mexeram no ajuste do vidro do qual reclamei também porque balançava muito. Na verdade o barulho parece ser interno à coluna bem perceptível na altura dos meus ouvidos, sempre em asfalto, mas irregular. No lugar do passageiro não se percebe nada. Alguma ideia?
Obrigada

Meu Jimny tem um barulho parecido.... parece vir ali próximo a coluna, mas várias vezes tive e impressão de vir da trava da porta... suspeito de terem desmontado ali para alguma coisa do alarme/trava...... por acaso você instalou o alarme na CSS??? imagino que após desmontar o forro de porta o barulho pode ter aparecido, mas é apenas uma suposição....

abs!!

andreuliana
13/08/2014, 20:53
Olá,
Obrigada

Não sei se fiz isso no meu Jimny ou no carro da minhã mãe! Mas mude a altura do cinto na coluna! Resolveu por aqui...era um barulho chato mesmo...bem na orelha!

jorgeffn
13/08/2014, 23:07
Não sei se fiz isso no meu Jimny ou no carro da minhã mãe! Mas mude a altura do cinto na coluna! Resolveu por aqui...era um barulho chato mesmo...bem na orelha!

André... depois da sua mensagem... voltei do trabalho com o Jimny e como ando em ruas com calçamento (pedras) no caminho reparei mais atentamente o barulho.. e realmente ele parece vir do ajuste do cinto na coluna e não de onde eu suspeitava (trava da porta), amanhã vou reposicionar ele e testar..... Valeu pela dica!

agora o meu Jimny já tem alguns outros barulhos... mas nem vou esquentar não... é um opcional mesmo... heheheheh esse é que sempre me incomodou desde o início..... o resto vai aparecendo com o uso.. aí é mais aceitável... hehehe

abs!!!

Marceloborges
05/09/2014, 20:04
Boa Noite Galera.
Estou com um barulho no meu Jimny que está com os 10000 km rodados que me intrigou e gostaria de verificar se alguém já teve esse fato. Pois então aconteceu 2 vezes comigo nesses primeiros 10mil Km parece que a roda livre fica solta e você começa a escutar um barulho de lata batendo achei estranho parei na estrada de terra olhei por baixo e nada solto rodei de novo com o vidro agora aberto e a mesmo barulho. Pois bem parei e coloquei o 4x4 rodei 10 metros e pronto nada de barulho tirei ela e fui embora depois usei ela novamente e tudo certo isso devia está com uns 4,5 mil km. Agora com quase 10mil passando em um quebra mola deu novamente o brulho isso a Meia Noite na Br entrando na cidade nem perei só acionei a tração 4x4 com o carro devagar e parou o barulho e fui embora hehehe Acontei isso com Alguém já???

Machado, tenho um Jimny 2012 e aconteceu comigo logo no primeiro mês, quando peguei a estrada. De fato, me parece um problema na roda livre dele, como se tivesse lata batendo, diria até, como se fosse uma catraca, algo assim. O barulho apareceu a primeira vez quando passei por trecho de asfalto que produz vibração. Na hora assustei com o barulho e fiquei puto, porque o carro era zero. Pensei até e pará-lo e chamar um guincho para deixá-lo na CSS. Tive então a ideia de acionar o 4x4 o que fez o barulho parar imediatamente. Levei na css e pedi para checarem. Disseram que nada encontraram. Tive o problema de novo e desta vez pedi para mexerem na roda livre, pois achava que o problema estava lá. Disseram que mexeram e não tinha nada. A incidência do barulho melhorou, mas ainda aparece de vez em quando, no momento que passo por lugares com trepidação. Não é sempre, mas ainda aparece. Você não é o primeiro que tem esse problema aqui. Já ouvi outros relatos e ninguém conseguiu resolver na css. Relatei o problema aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/117435-ajuda-jimny-0km-barulhos-nas-roadas-dianteiras.html

O pior é que me parece que as concessionárias não têm ideia do que seja isso.
Abraço

thix4
05/09/2014, 20:49
Barulhos podem ter muitas causas, mas se engatando 4x4 acaba eu apostaria também em falha no desengate da roda livre em algum dos lados. Tenta dar uma ré depois de desengatar pra ajudar a voltar na posição ou então desengatar do 4wd pra 2wd em movimento. Como foi dito no outro tópico, pode ser problema de lubrificação somente, ainda mais num Jimny novo. O anel dentado as vezes empena levemente também após algum engate ou desengate errado e sai fora dos sulcos. Não custa olhar se precisa ser alinhado. Se não pisca a luz ou faz som, é bem provável que seja algo desse tipo. Melhor mesmo é uma roda livre manual.

Machado, tenho um Jimny 2012 e aconteceu comigo logo no primeiro mês, quando peguei a estrada. De fato, me parece um problema na roda livre dele, como se tivesse lata batendo, diria até, como se fosse uma catraca, algo assim. O barulho apareceu a primeira vez quando passei por trecho de asfalto que produz vibração. Na hora assustei com o barulho e fiquei puto, porque o carro era zero. Pensei até e pará-lo e chamar um guincho para deixá-lo na CSS. Tive então a ideia de acionar o 4x4 o que fez o barulho parar imediatamente. Levei na css e pedi para checarem. Disseram que nada encontraram. Tive o problema de novo e desta vez pedi para mexerem na roda livre, pois achava que o problema estava lá. Disseram que mexeram e não tinha nada. A incidência do barulho melhorou, mas ainda aparece de vez em quando, no momento que passo por lugares com trepidação. Não é sempre, mas ainda aparece. Você não é o primeiro que tem esse problema aqui. Já ouvi outros relatos e ninguém conseguiu resolver na css. Relatei o problema aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/117435-ajuda-jimny-0km-barulhos-nas-roadas-dianteiras.html

Abraço

Leo BA
05/09/2014, 21:02
Barulhos podem ter muitas causas, mas se engatando 4x4 acaba eu apostaria também em falha no desengate da roda livre em algum dos lados. Tenta dar uma ré depois de desengatar pra ajudar a voltar na posição ou então desengatar do 4wd pra 2wd em movimento. Como foi dito no outro tópico, pode ser problema de lubrificação somente, ainda mais num Jimny novo. O anel dentado as vezes empena levemente também após algum engate ou desengate errado e sai fora dos sulcos. Não custa olhar se precisa ser alinhado. Se não pisca a luz ou faz som, é bem provável que seja algo desse tipo. Melhor mesmo é uma roda livre manual.

Thiago e Marcelo;
Esta zoada de lata é típica e parece infestar os 2012.
Duas possíveis causas. Pode ir na certa, sei o que tô falando....
1- Sujeira na solenóide do vácuo. (às vezes um jato de WD na própria mangueira do vácuo já resolve.)
2- Mau contato (ou coisa pior) na tomada do atuador.
Se vc andou passando (e parando) dentro dágua, é mais provável esta possibilidade.
Boa sorte!

Marceloborges
08/09/2014, 15:59
Leo BA, grato pela dica quanto às possibilidades. Estou perto da revisão e irei pedir para avaliarem as duas opções recomendadas. Não passei com o jipe dentro da água da primeira vez que deu o barulho, então, apostaria mais na primeira opção.
Entretanto, nunca se sabe...
Abraço.

jorgeffn
03/10/2014, 17:25
O barulho do painel é fácil

Retirar as tampinhas que tem perto do parabrisa e reapertar os parafusos. No meu era isso.

Ivo

A alguns dias percebi um barulho muito chato vindo do painel... e nem precisa ser em piso muito irregular (se bem que nosso asfalto não parâmetro né)... vou ver se com esse reaperto melhora. O Jimny tem vários barulhos.. mas esse do painel tem me irritado bastante....

abs!

ricardosti
10/04/2015, 13:13
Desisti já dos meus barulhos!

MATOSWR
13/04/2015, 23:56
A melhor solução para os barulhos é andar com o radio ligado, e curtir o carro, conhecer lugares novos, usar a 4x4. Assim ele vai mostrar seu diferencial, ir onde outros carros não vão. Seja numa trilha ou num estacionamento de shopping rs

FFGKING
14/05/2015, 13:42
Prezados, isso para mim é gambiarra das feias...
Façam o serviço definitivo e de acordo.
Comprem ou utilizem uma morsa ( nº 0 serve ). Retirem o banco e trilho do carro ( chave 14 ), e apertem mais ou menos na metade do comprimento do trilho com a morsa ( forrem as agarras da morsa com fita isolante para não riscar o trilho ). Apertem devagar para não apertar demais.
É necessário apertar dos 2 lados do banco para ficar perfeito.
Fiz no meu e acabou o problema.
Agora, postar gambiarras....

Solução:

FFGKING
14/05/2015, 14:04
Façam o serviço definitivo e de acordo.
Comprem ou utilizem uma morsa ( nº 0 serve ). Retirem o banco e trilho do carro ( chave 14 ), e apertem mais ou menos na metade do comprimento do trilho com a morsa ( forrem as agarras da morsa com fita isolante para não riscar o trilho ). Apertem devagar para não apertar demais.
É necessário apertar dos 2 lados do banco para ficar perfeito.
Fiz no meu e acabou o problema

Lejose
17/05/2015, 18:50
Tenho um Jimny 99 e é mais facil falar onde não faz barulho, rs !

Brincadeiras a parte, vidro do motorista e plastico do porta malas...
uma hora dessas eu desmonto e posto as fotos !

FFGKING
19/05/2015, 16:50
Prezados, caso alguém tenha conseguido sanar o barulho do vidro solto quando fica com as janelas entreabertas, me informem como resolver em detalhes, pois é o único barulho que sobrou no meu Jimny HR 2011.
Grato a todos !

Felicio Nery Rodrigues
21/05/2015, 21:12
As "receitas" aqui são ótimas! hehehe.... Meu Jimny também é um HR 2011, retirei o barulho do banco com a "receita" das molas, instalei nos dois lados do banco e adeus barulho chato... Se o barulho voltar algum dia (pouco provável por causa da ação contínua das molas), então terei o recurso da "morsa"! Só o barulho dos vidros é que não tentei eliminá-lo, pois com o vidro todo aberto ou todo fechado ele não manifesta!!! Então eu nunca uso os vidros entreabertos, pois, para não entrar poeira no interior em estradas de terra, os vidros ficam sempre totalmente fechados e com a ventilação na posição "circulação interna" no máximo, assim o interior fica como se fosse um "balão" e a poeirinha não entra de jeito nenhum! Já na cidade ando com o vidro do passageiro totalmente fechado e lado motorista totalmente aberto, ou então com os dois vidros totalmente fechados e com ar ligado, sendo esta última opção a que mais uso para manter a circulação do gás do sistema e continuar com o ar condicionado zero bala como saiu de fábrica no Japão! rsrsrs....

Magnum84
25/05/2015, 01:19
Boa noite pessoal! Falando em barulho... comprei um jimny 4sport 2015 usado com 4500km, pneus mud scorpion... Então desde o início estranhei um barulho de ressonância tipo zumzumzum vindo de traz quando estou a partir de 50km/h...Então será que esse ronronar vem dos pneus mud ou é algum defeito
mecânico, tipo rolamento?? Nunca tive Jipe com pneus mud.. hehehe. Gostaria de saber se outros colegas aqui do fórum passam pelo mesma situação. Obrigado!

jorgeffn
25/05/2015, 12:03
Boa noite pessoal! Falando em barulho... comprei um jimny 4sport 2015 usado com 4500km, pneus mud scorpion... Então desde o início estranhei um barulho de ressonância tipo zumzumzum vindo de traz quando estou a partir de 50km/h...Então será que esse ronronar vem dos pneus mud ou é algum defeito
mecânico, tipo rolamento?? Nunca tive Jipe com pneus mud.. hehehe. Gostaria de saber se outros colegas aqui do fórum passam pelo mesma situação. Obrigado!

Magnum, essa KM é muito pouca para problemas com rolamentos.... Os pneus MUD são um pouco barulhentos mesmo, nada demais. Porém fica difícil chutar o problema, já que a percepção do barulho dos pneus varia. Para verificar os rolamentos traseiros, levante a traseira do carro e olhe se tem alguma folga nas rodas que indiquem problema com os rolamentos. Zueira vindo da parte de traz também pode ser o diferencia traseiro. O ideal é você levar o carro a alguma oficina de sua confiança, normalmente os bons mecânicos já tem o ouvido treinado e podem te indicar o problema.

abs!

Magnum84
25/05/2015, 20:18
Ok vou checar... tmb não acho q seja rolamentos..mas tmb não acho q seja só os pneus... é um ruído que lembra muito rolamentos... será que pode ser diferencial??? Estou meio grilado com esse barulho... na css dizem q é pneu...

jorgeffn
25/05/2015, 20:26
Ok vou checar... tmb não acho q seja rolamentos..mas tmb não acho q seja só os pneus... é um ruído que lembra muito rolamentos... será que pode ser diferencial??? Estou meio grilado com esse barulho... na css dizem q é pneu...

Apesar de não ser comum, eu não descartaria os rolamentos.... e dê uma olhada no diferencial também.... Como recomendei, procure um mecânico experiente em 4x4 aí na sua cidade... normalmente os caras sacam o barulho dando uma volta... e não ficam com essa enrolação de CSS....

abs!!!

Lejose
28/05/2015, 17:19

O meu ZumZum era rolamento, já troquei os dois e zerou. Obs: 130.000km
Comprei na Suzucar, fui bem atendido e paguei R$ 217,00 Rolamento+Retentor+Trava.
Abs

Felicio Nery Rodrigues
01/06/2015, 23:02
Pirelli tem a fragilidade de deslocamento dos pneus, parece que tem uma "cabeça de burro enterrada no pátio da fábrica" hehehe..... Esse "zum zum zum" é característica de pneu deslocado, pois quando é rolamento o zumbido fica tipo "zuuummmmmmmm" bem uniforme e no formato contínuo!!! Um teste simples seria ir substituindo cada pneu pela roda sobressalente até localizar o pneu que está provocando o barulho... Também uso pneus mud scorpion no meu Jimny, eles realmente geram um som característico que lembra o zumbido do diferencial, porém não incomoda! Um teste mais apurado seria colocar o jipe sobre cavaletes, funcioná-lo engrenando as marchas, assim é possível verificar se o barulho ocorre, caso não ocorra é pneu mesmo!!!

doberista
02/06/2015, 09:12
Eu tb tenho um 4sport adquirido recentemente.
O único barulho que eu estranho um pouco é uma leve cantada de pneus nas curvas. É normal?

thix4
02/06/2015, 10:56
Tem solução sim, porém, não existe regulagem. Tem que ser na base da improvisação :) Mas se o barulho te incomoda tanto, eu acho que vale a pena. Quem não conhece o jipe acaba se assustando, achando que a porta tá aberta e por aí vai. Então segue uma receita pra eliminar o barulho dos vidros entreabertos quase que por completo. Se alguém souber de um procedimento melhor, poste aqui.

Compre uma mangueira de PU de 8 mm e coloque no trilho vertical. A função é eliminar a folga do vidro "solto". Não se esqueça de colocar um pouco de silicone pra lubrificar e não forçar a máquina na subida. Só uma observação. Se o tubo ficar pro lado de fora, aumenta o barulho de vento em velocidades acima de 100 km/h. Pode-se também tentar um material tipo neoprene ou espuma (talvez até tiras de um mouse pad velho) ao invés da mangueira e ajeitar ele por trás do trilho. Não sei como fica. A vantagem da mangueira é que fica fácil tirar pra limpar, se necessário.

Prezados, caso alguém tenha conseguido sanar o barulho do vidro solto quando fica com as janelas entreabertas, me informem como resolver em detalhes, pois é o único barulho que sobrou no meu Jimny HR 2011.
Grato a todos !

NelsonB
05/06/2015, 14:02
Aconteceu no meu HR2011, por nuito tempo. Semrpe ao passar por sonorizadores (não qebra molas) usando a calibração recomendada na época (28-29 psi; hj, recomendam 20 psi!). Passei a usar o procedimento de engatar 4x4 e o barulho some!:cool:
Agora, o fato de passar a usar 20 psi e praticamente nunca mais dar o barulho é revelador de que algo foi feito errado. Solicitei um recall de plaquinha de calibragem (para quando não sou eu quem tem de calibrar o carro) no SAC da Suzuki, tangenciaram de forma burocrática e negaram. Desconfio que meus amortecedores duraram menos (65mil) por isso também. Ver barulho aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=lzCaYI3-DZg

Abraço

FFGKING
01/07/2015, 13:39
Obrigado pela resposta !

leo_queiroz
01/07/2015, 17:51

Boa tarde!

Vi mais de um aqui no fórum falar sobre esse ajuste da bucha da tampa, que pode resolver o problema do barulho do estepe traseiro.

O meu estepe traseiro sempre fez barulho, mas agora com 13.500 km está totalmente insuportável, e olha que eu sempre ouço música para não ficar reparando nos "barulhinos" do Jimny. Mas tá foda!! Não aguento mais! Minha vontade é jogar o estepe fora, junto com a porta!

Alguém poderia explicar melhor como se faz o ajuste dessa bucha?? Eu tentei mexer (se é que estava na bucha correta... rs) mas não consegui alterar nada.

Agradeço muito quem puder ajudar, pq esse barulho está me incomodando mais do que o desempenho do jipinho em subida na rodovia, que pra mim é o único defeito do bixo!

Abs.,

Léo

Felicio Nery Rodrigues
02/07/2015, 17:08
Olá Léo!
Eu estava com esse barulho no meu jimny, e foi solucionado através de um anel de borracha complementar que colei no suporte de sustentação da porta, que, não havendo folga não produz barulho! O parafuso de ajuste tem que ser regulado de modo que vc ao fechar a porta lentamente sinta que ela está apoiando firmemente na parte inferior do receptor do suporte que é fixo na carroceria. Segue fotos!

Felicio Nery Rodrigues
02/07/2015, 17:30
Foto complementar! Veja que o ajuste fica com mais pressão na parte inferior que até agride a pintura da peça, porém me livra do barulho da porta! hehehe..... Uma boa dica para atenuar todos os barulhos para quem usa pneus MUD é calibrar com 20 libras!!! Anda macio que é uma beleza, nem sente passar nas "costelinhas", porém o gasto da gasosa aumenta uns 30% no mínimo... só faço isso em estradas de terra, e já carrego no jipe um compressorzinho digital da shulz!

guilhermejcp
11/07/2015, 16:47
Tem solução sim, porém, não existe regulagem. Tem que ser na base da improvisação :) Mas se o barulho te incomoda tanto, eu acho que vale a pena. Quem não conhece o jipe acaba se assustando, achando que a porta tá aberta e por aí vai. Então segue uma receita pra eliminar o barulho dos vidros entreabertos quase que por completo. Se alguém souber de um procedimento melhor, poste aqui.

Compre uma mangueira de PU de 8 mm e coloque no trilho vertical. A função é eliminar a folga do vidro "solto". Não se esqueça de colocar um pouco de silicone pra lubrificar e não forçar a máquina na subida. Só uma observação. Se o tubo ficar pro lado de fora, aumenta o barulho de vento em velocidades acima de 100 km/h. Pode-se também tentar um material tipo neoprene ou espuma (talvez até tiras de um mouse pad velho) ao invés da mangueira e ajeitar ele por trás do trilho. Não sei como fica. A vantagem da mangueira é que fica fácil tirar pra limpar, se necessário.

Boa noite Thix4,

sou novo por aqui, um mês com o carro e já li bastante páginas do forum para aprender mais com vocês.

Tem como você postar uma foto do que fez para acabar com o barulho do vidro. É o único que me incomoda agora. O outro era no suporte do cinto de segurança que arrumei com uma folha A4 dobrada.

Espero que os consertos sejam tão baratos quanto esse primeiro.rsrs

leo_queiroz
14/07/2015, 11:31
Olá Léo!
Eu estava com esse barulho no meu jimny, e foi solucionado através de um anel de borracha complementar que colei no suporte de sustentação da porta, que, não havendo folga não produz barulho! O parafuso de ajuste tem que ser regulado de modo que vc ao fechar a porta lentamente sinta que ela está apoiando firmemente na parte inferior do receptor do suporte que é fixo na carroceria. Segue fotos!

Muito obrigado pela dica!

Apenas para esclarecer, do que se trata esse "anel de borracha complementar"? Porque já há um anel de borracha em volta desse parafuso retratado na foto. Você colocou outra borracha ou só ajustou o parafuso?

Obrigado novamente, abraço!

Léo

Felicio Nery Rodrigues
14/07/2015, 20:37
Muito obrigado pela dica!

Apenas para esclarecer, do que se trata esse "anel de borracha complementar"? Porque já há um anel de borracha em volta desse parafuso retratado na foto. Você colocou outra borracha ou só ajustou o parafuso?

Obrigado novamente, abraço!

Léo

Colei um complemento de borracha sobre o original existente para diminuir a folga e reajustei o parafuso!
abs.

tmgoulart
16/07/2015, 00:03
Boa noite amigos,

Com o intuito e agregar, segue a solução que adotei no meu Jimny, agora a pouco... na verdade a ideia é a mesma, só não usei borracha, e sim uma abraçadeira tipo hellermann em volta da bucha existente, conforme fotos.

Fiquei muito satisfeito com o resultado até o momento.

NelsonB
17/07/2015, 21:04
Da pra botar espuma/borracha adesivada também.

PPaulo
17/07/2015, 22:15
Eu coloquei por dentro da peça em formato de meia lua um pedaço de feltro adesivo desses usados para se colocar nos pés de móveis.

dersonpg
15/08/2015, 22:19
Pessoal,

meu Jimny 4Sport está com 760 km e apresenta um barulho próximo ao painel: parece algo rangendo, tipo um barulho de grilo e isso está me incomodando bastante. Nesse tópico sugeriram para retirar as quatro tampas do painel e reapertar os parafusos que o barulho desaparece. Fui verificar no painel do carro que existem duas tampinhas no lado do carona e outras duas no lado do motorista. São essas? Como faço para retirar as tampinhas?

Altairsilva
17/08/2015, 09:21
No meu 2013 essas tampinhas são encaixadas sob pressão, com uma chave de fenda fina e de leve para não riscar o painel é possível retirá-las. No meu havia um parafuso totalmente solto. Outro local que vibra e faz barulho é no botão/pino de alteração A/B Km do odômetro. Fica batendo no acrilico do viso do painel.

dersonpg
10/09/2015, 19:37
Pessoal,

retirei as tampinhas do painel para verificar os parafusos mas estão bem apertados e o barulho continua, não vem do painel como eu pensava, parece vir da porta (lado do motorista) e próximo ao meu ouvido esquerdo. Minha esposa ainda chegou a comentar que estava ouvindo um rangido do meu lado. É um barulho chato, tipo um "nhec, nhéc" é baixo mas me irrita bastante. Alguém tem alguma sugestão do que possa estar ocasionando esse tipo de ruído?

Leo BA
10/09/2015, 19:45
Deve ser a carretilha do cinto de segurança. O meu era...

dersonpg
10/09/2015, 20:10
Grato pela dica Leo!

Além disso ajustei a regulagem de altura do cinto que se encontra na coluna da porta. Amanhã quando eu for para o trabalho verifico se o problema foi resolvido e volto para informar o resultado.

dersonpg
11/09/2015, 13:50
Leo,

acho que o problema era aquela borrachinha ajustável que fica na porta do motorista. Bastou que eu a apertasse até o fim e o barulho sumiu, pelo menos por enquanto. Ao passar com o jipe em estradas calçadas, a borracha em contato com o batente da porta gerava aquele "nhén, nhén, nhén" irritante...Fica aí a dica para outros que se depararem com o mesmo problema. De qualquer forma agradeço pela dica acerca da carretilha.

NelsonB
14/09/2015, 15:56
Felício, por favor, tem mais detalhes dessa borracha? Especificação, tamanhos onde comprou, etc?
bçs

Olá Léo!

marceldan
15/09/2015, 14:31
O meu tem 1100km e no dia que saiu da concessionária já apresentava um barulho embaixo do painel. É o pedal do freio que tem uma pequena folga até a haste do cilindro. Se eu puxar o freio pra cima com o pé o barulho pára. Minha esposa sempre me fala quando eu reclamo "é um Jipe, relaxa e aproveita!". De fato estamos aproveitando muito o Jimny, com ou sem barulhos!

Felicio Nery Rodrigues
18/09/2015, 22:12
Felício, por favor, tem mais detalhes dessa borracha? Especificação, tamanhos onde comprou, etc?
bçs

Olá Nelson!
A peça que aproveitei tinha o formato de um reparo de algum cilindro! Eu não me lembro onde consegui, mas provavelmente guardei porque percebi que era uma peça de borracha de ótima qualidade e que poderia servir para alguma coisa... Vou pesquisar em lojas de borrachas ou em oficinas que reparam bombas e compressores! Mas acredito que essa ideia do colega que utilizou abraçadeira de nylon (hellermann) é show de bola, pois é uma abraçadeira muito resistente e com várias espessuras, e pode ser facilmente encontrada em lojas de materiais elétricos. Importante também é manter a peça sempre ligeiramente lubrificada com vaselina sólida para diminuir o desgaste natural... abs.

dersonpg
23/09/2015, 23:28
O meu tem 1100km e no dia que saiu da concessionária já apresentava um barulho embaixo do painel. É o pedal do freio que tem uma pequena folga até a haste do cilindro. Se eu puxar o freio pra cima com o pé o barulho pára. Minha esposa sempre me fala quando eu reclamo "é um Jipe, relaxa e aproveita!". De fato estamos aproveitando muito o Jimny, com ou sem barulhos!

Gostei da resposta:"...é um jipe, relaxa e aproveita!". Esses barulhos do Jimny são irritantes. Ainda bem que por enquanto só apareceu um que consegui resolver. Espero que esse tenha sido o primeiro e último ...

marceldan
23/10/2015, 14:12
Olá pessoal

Ontem me empenhei em tirar uns barulhos chatos que existiam dentro do painel do meu Jimny. Me surpreendeu a facilidade de acessar o interior do painel. Lembro que quando fiz a mesma coisa num FOX, num Novo Ka e num Sandero, sempre acabava com alguma presilha ou algum grampo quebrado, quando conseguia.

Vejam como é fácil:
- Logo na parte superior da moldura do quadro de instrumentos tem dois parafusos philips. Removendo esses dois parafusos é só puxar a moldura em direção ao volante. Ele possui dois encaixes superiores, dois laterais e dois inferiores. Todos são de pressão. Fui puxando a moldura seguindo essa ordem, com cuidado para não quebrar algo (afinal, antes de abrir eu não sabia como era fixado).
- Removendo esta moldura é possível acessar o interior do painel, conforme a foto anexada.
- Para remover o quadro de instrumentos tem um parafuso em cada lado do mesmo, nos cantos inferiores. Ao remover esses dois parafusos, é só puxá-lo na direção do volante (ele tem ainda dois pinos na traseira que prendem ele no painel, mas esses pinos são mais fracos para soltar - não entendam frágeis, e sim fracos na força de fixação), que o quadro se solta. Para tirar ele de trás do volante é só soltar (com cuidado) os dois conectores do chicote elétrico, não esquecendo que eles têm uma travinha que solta pressionando com o dedo. Removendo esses chicotes, nenhuma configuração se perdeu, nada aconteceu. Até os Odômetros parciais mantiveram os seus valores.
Depois de aberto, por ali consegui colocar pequenas esponjas/carpetes autocolantes (que se compra em casas de fitas adesivas) nos pontos de contato entre os plásticos, atrás do quadro de instrumentos e em cima das saídas de ar (que tem em cima do rádio).
Para minha surpresa, TODOS os barulhos de painel se foram. Agora o silêncio reina novamente dentro do Jimny.
Espero que esta dica seja importante para as pessoas que tem o mesmo problema que eu tinha.

Abraço

Leo BA
23/10/2015, 14:39
Parabéns e valeu a dica!
Ja andei desmontando o painel, mas so reapertei alguns parafusos.
Melhorou mas nao acabou. Vou segur sua receita!

DecomedRJ
23/10/2015, 21:46
Olá Léo!

Estou com barulho parecido, meu carro tem 3000 km. Basta passar num quebra-molas e parece que o estepe vai desmontar rsss. Vou testar e dou feedback.

Felicio Nery Rodrigues
27/10/2015, 20:25
Maravilha! Tem uns "grilos" no interior do painel do meu japinha... Agora poderei verificar com mais segurança, pois desmontar é sempre um "perigo"!!! hehehe......

marceldan
28/10/2015, 08:44
Maravilha! Tem uns "grilos" no interior do painel do meu japinha... Agora poderei verificar com mais segurança, pois desmontar é sempre um "perigo"!!! hehehe......

Ali no painel, de tudo o que fiz o mais crítico realmente foi retirar os dois conectores do quadro de instrumentos, porque o resto, fazendo com calma e cuidado é bem tranquilo.
Retirar os conectores também não é mistério... é igual à qualquer outro com trava, mas tem que ser feito da forma correta, e não tem como explicar muito bem... se o meu painel não estivesse ok, eu até abriria ele novamente para tirar umas fotos, mas prefiro não mexer no que está 100%.
A próxima etapa do meu será verificar a forração interna traseira esquerda... Próximo ali da regulagem de altura do cinto tem um barulho, que ocorre quando ando no paralelepípedo. Quando coloco o dedo pára...
Depois disso, adeus todos os barulhos!!!

Abraço

Felicio Nery Rodrigues
02/11/2015, 20:38
Ali no painel, de tudo o que fiz o mais crítico realmente foi retirar os dois conectores do quadro de instrumentos, porque o resto, fazendo com calma e cuidado é bem tranquilo.
Retirar os conectores também não é mistério... é igual à qualquer outro com trava, mas tem que ser feito da forma correta, e não tem como explicar muito bem... se o meu painel não estivesse ok, eu até abriria ele novamente para tirar umas fotos, mas prefiro não mexer no que está 100%.
A próxima etapa do meu será verificar a forração interna traseira esquerda... Próximo ali da regulagem de altura do cinto tem um barulho, que ocorre quando ando no paralelepípedo. Quando coloco o dedo pára...
Depois disso, adeus todos os barulhos!!!

Abraço

"Depois disso, adeus todos os barulhos!!!"
kkkkkkkk......
O jimny sempre surpreende com um novo barulhinho...hehehe......
Eu já retirei vários, e antes mesmo de abrir o painel de instrumentos atrás de um, outro barulhinho tric tric tric tric... vindo do banco traseiro esquerdo já entrou em sena!!! rsrsrsrs..... Mas o bom é que a gente mesmo com jeitinho e com as idéias aqui expostas vamos exterminando os "grilos"... hehehe....

Abraços.

Barros
02/11/2015, 23:53
... O jimny sempre surpreende com um novo barulhinho...hehehe......
É verdade! No meu, apareceu mais um... às vezes, quando estou numa leve subida a mais ou menos 80km por hora, o painel vibra e emite um zumbido, que desaparece quando eu mudo a marcha e/ou a velocidade.

Barros
24/11/2015, 17:22
É verdade! No meu, apareceu mais um... às vezes, quando estou numa leve subida a mais ou menos 80km por hora, o painel vibra e emite um zumbido, que desaparece quando eu mudo a marcha e/ou a velocidade.
Descobri com um representante da Suzuki durante o Jimny Day em Brotas que esse zumbido do meu Jimny pode ser decorrente da reverberação do snorkel, que geralmente surge em certas faixas de rotação do motor, mas que pode ser sanada mediante reaperto do snorkel e resina anti-vibratória. Vou ver isso numa concessionária.

djimny
27/11/2015, 22:40
Teve um irmão que disse que o dele è velinho! Velinho é o meu 2001! Porém não tenho que reclamar! De barulho no jimny entendo todos mais o que mais faz barulho são as pinças do freio quando estão gasta as buchas ou partilhas, mas nada pra se preocupar! é só curtir o carro!

flaviosilvamachado
30/11/2015, 09:22
Galera,

Será que alguém pode me ajudar? Meu Jimny 2015 começou a fazer um barulho de algo assoviando (chiando) bem baixinho e bem agudo ao acelerar, lembra o motorzinho de um carrinho de controle remoto. O sintoma apareceu quando voltei da roça, a estrada era de terra e tinha muita poeira, muita mesmo, mas qualquer carro passa.

Gostaria de saber as possibilidades antes de ir à conce$$ionária.

victorc
30/11/2015, 09:51
Oi Flávio, tudo beleza? Esse barulhinho de carrinho de controle me parece ser cabo RCA de baixa qualidade ou com a blindagem comprometida, que acaba, de alguma maneira que não sei explicar, captando a "frequência" do motor e retransmitindo pros auto falantes. Vê se o barulho persiste com o aparelho som desligado. Comigo já aconteceu isso.

Caso não seja isso, logo logo o pessoal aqui do fórum te ajuda.

Abs

flaviosilvamachado
30/11/2015, 10:23
Tenho quase certeza de que o barulho vem da parte da frente do lado esquerdo do capo. Vou testar com o som desligado, mas acho pouco provável. Acho que pode ser alguma correia (para falar a verdade espero que seja isso) hahah.

O carro ta com comportamento normal, não perde potência e tudo engata certinho.

marceldan
01/12/2015, 08:35
Esse final de semana peguei umas estradas bem ruinzinhas com meu Jimny, e começou um "novo" barulho no painel, que fica aparentemente atrás do Airbag do Passageiro. Alguém sabe como acessar este local e os cuidados que devem ser tomados para mexer ali?

Desde já agradeço

flaviosilvamachado
01/12/2015, 09:34
Lavei tudo, mas não sumiu o zumbidinho. Ele só faz barulho acima dos 1100 giros, se estiver desengrenado não faz barulho independente da velocidade.

Fabiones
03/12/2015, 17:14
Esse final de semana peguei umas estradas bem ruinzinhas com meu Jimny, e começou um "novo" barulho no painel, que fica aparentemente atrás do Airbag do Passageiro. Alguém sabe como acessar este local e os cuidados que devem ser tomados para mexer ali?

Desde já agradeço

Pode ser o próprio parafuso do painel, que fica no canto direito próximo à base do para brisa.
Tem uma tampinha cobrindo, é só tirar com uma chave de fenda e ver se está solto.

O meu eu tenho que apertar de vez em quando, depois de um tempo na trilha ou nas buraqueiras das ruas de SP, ele acaba soltando e fazendo barulho.

JimnyRV
03/12/2015, 20:07

Desde já agradeço

O meu já teve um grilo que eu tinha certeza que vinha do painel, mas era o "braço" direito que suporta o capô. Resolvi jogando WD na dobradiça. Não dá pra ver a dobradiça, então tem que ir na sorte hehe.

marceldan
04/12/2015, 09:57
Muito obrigado pelas respostas, Fabiones e JimnyRV.
No caso do meu é algo dentro do painel. Quando eu coloco a mão sobre o painel (forçando um pouco), ele pára.
Já verifiquei os parafusos citados, mas não são eles. Eles estão bem apertados. Dá para perceber que é algo dentro do painel, bem atrás do Airbag do passageiro.
Eu imagino que seja a tubulação plástica do ar pegando no painel. Tive o mesmo problema do outro lado (atrás dos instrumentos) que resolvi com um pequeno feltro autocolante.
Só que não tenho ideia de como acessar esse ponto do painel.

Abraço

Claudio_Koseki
06/12/2015, 15:17
O meu está com um barulho aparentemente do painel da porta do passageiro. Especialmente quando sobe um pouco mais o giro do motor. O painel vibra. Tiramos o forro, aplicamos uns feltros autocolantes e uma manta na porta, para aumentar a massa do forro e diminuir a vibração. De fato, diminuiu, mas não eliminou. E os outros barulhos de acabamento reduziram.

518011 518012518013

Fabiones
07/12/2015, 14:38
Muito obrigado pelas respostas, Fabiones e JimnyRV.
No caso do meu é algo dentro do painel. Quando eu coloco a mão sobre o painel (forçando um pouco), ele pára.
Já verifiquei os parafusos citados, mas não são eles. Eles estão bem apertados. Dá para perceber que é algo dentro do painel, bem atrás do Airbag do passageiro.
Eu imagino que seja a tubulação plástica do ar pegando no painel. Tive o mesmo problema do outro lado (atrás dos instrumentos) que resolvi com um pequeno feltro autocolante.
Só que não tenho ideia de como acessar esse ponto do painel.

Abraço

Marcelo, verifique também se não é a bateria.
Lembrei agora quando troquei a minha, deixaram ela com uma pequena folga e ficava batendo de leve, e dava a impressão de vir de dentro do painel.

abs

marceldan
08/12/2015, 08:16
Marcelo, verifique também se não é a bateria.
Lembrei agora quando troquei a minha, deixaram ela com uma pequena folga e ficava batendo de leve, e dava a impressão de vir de dentro do painel.

abs

Certo, vou verificar...
No entanto acho que é no painel mesmo, pois quando pressiono ele, pára.
Mas vlw pela dica

Abraço

Marcelo M.
10/12/2015, 10:03
Estou com um problema de estalo no meu Jimny 2011, 76mil km, mas o estalo aparece na maioria das vez quando estou de primeira marcha e desacelero bruscamente. Acontece também quando passo por lugares de irregularidades mas não sempre. Parece vim da roda dianteira direita, mas pode ser dó impressão...
Não percebo barulho usando o 4x4 ou em trilhas, apenas na cidade, velocidade baixa.
Alguém está passando por isso?

NelsonB
11/12/2015, 21:08
Marcelo, o meu painel tava cheio de "grilos" e o pessoal da Alpino deu um jeito. Sumiram, não sei o que fizeram, mas o diagnóstico foi igual ao seu: apertou o painel e parava o barulho....

bçs

AG
02/09/2016, 08:49
bom dia.
Achei o barulho do "porta malas" do meu jimny 2011: tampa do break light. !!!
PQP. Meses procurando e colocando espuma e era uma folga de 0,000porcaria.
um pedaço de papel resolveu. Retirei a capa (apenas encaixada) e coloquei papel e travei.
Problema resolvido com um panfleto de propaganda.

Mauro B
02/09/2016, 10:19
Alguém conhece algum bom "caçador de grilos" em Campinas?

Marcelo de Azevedo Ayres
09/05/2017, 21:01
ola flavio,
peguei um jimny 2010, ta com quase 80mil km (rodei em 1 mes 5mil km)....
ele de uma semana pra ca comecou a fazer um barulho como esse. as vezes para, mas o mais normal tem sido ter o barulho lá, aperreando a gente
resolveu seu problema? sei que é um post antigo,mas me identifiquei com o problema.

um outro barulho estranho que não existia e agora tem ocorrido é um "tactactac" se estico a 2ª, quando coloco a 3ª ou outras não faz.
algum dos amigos já viu ou tem idéia de onde procurar??
sexta feira estarei de volta a Natal e levarei no mecanico, mas até la vou envelhecer uns 15 anos
abraço a todos

Dinaldo Jr
22/05/2017, 23:01
ola flavio,
peguei um jimny 2010, ta com quase 80mil km (rodei em 1 mes 5mil km)....
ele de uma semana pra ca comecou a fazer um barulho como esse. as vezes para, mas o mais normal tem sido ter o barulho lá, aperreando a gente
resolveu seu problema? sei que é um post antigo,mas me identifiquei com o problema.

um outro barulho estranho que não existia e agora tem ocorrido é um "tactactac" se estico a 2ª, quando coloco a 3ª ou outras não faz.
algum dos amigos já viu ou tem idéia de onde procurar??
sexta feira estarei de volta a Natal e levarei no mecanico, mas até la vou envelhecer uns 15 anos
abraço a todos

Boa noite. Vocês repararam se esse ruído se dá ou aumenta ao ligar os faróis? O meu depois de um passeio com muita lama e mais de 2h de lava-jato tbm fez isso. Mas parece que está sumindo. Pelo menos não reparei mais. Mas só fazia qdo acendia os faróis.

DOUTOR
12/05/2018, 12:51
Quando se acende os faróis o alternador pesa mais um pouco, pode ser rolamento!

gui_lacks
18/05/2020, 22:27
Olá pessoal, comprei um Jimny recentemente e notei um grilo, parece uma vibração metálica, vindo do motor quando dou uma leve acelerada. O barulho não vem sempre no mesmo giro nem dura o mesmo tempo. Considerei que pudesse ser mais um dos muitos barulhos que aparecem nesse carro, mas recentemente a bateria esvaziou completamente durante uma trilha (ela já tinha seus 4 anos de idade). Um grilo desse pode estar associado ao alternador?

Valmir xavier
19/08/2020, 18:43
Meu Jimny tem um barulho parecido.... parece vir ali próximo a coluna, mas várias vezes tive e impressão de vir da trava da porta... suspeito de terem desmontado ali para alguma coisa do alarme/trava...... por acaso você instalou o alarme na CSS??? imagino que após desmontar o forro de porta o barulho pode ter aparecido, mas é apenas uma suposição....

abs!!

Amigo, já olhou a antena?
O meu tinha uma barulho bem chato que parecia ser na coluna e era a antena.

Gustav Henning Neto
25/09/2020, 16:57
O banco do carona do meu Jimny também faz barulho quando desocupado. Mas diminui bastante quando uso o cinto de segurança do passageiro de trás em volta do encosto da cabeça.

carloscunha44
17/01/2022, 20:25
Ola pessoal, acabei de pegar um Jimny 0 KM

Esses dias percebi que o arrancar com o carro na primeira marcha vem um barulho na roda traseira mais especificamente na direita... faz um barulho logo no comeco da arrancada em uma subida mais facil de ouvir.... tipo rolamento n sei ao certo.. um zumbido rs

( sempre na arrancada em subida ou reto as x )

Segundo o mecanico da Suzuki disse que todos Jimny tem isso, e mtos donos relatam porem eh normal !!

Confere ?

Obg

503!
21/01/2022, 11:19
Ola pessoal, acabei de pegar um Jimny 0 KM

Esses dias percebi que o arrancar com o carro na primeira marcha vem um barulho na roda traseira mais especificamente na direita... faz um barulho logo no comeco da arrancada em uma subida mais facil de ouvir.... tipo rolamento n sei ao certo.. um zumbido rs

( sempre na arrancada em subida ou reto as x )

Segundo o mecanico da Suzuki disse que todos Jimny tem isso, e mtos donos relatam porem eh normal !!

Confere ?

Obg
Procede.
O barulho é o próprio diferencial trabalhando sob esforço da subida de rampa. Deve cessar logo após vencer a inércia da subida.

Assegurando-se que o óleo dos diferenciais esteja limpo e novo, não se preocupe.

Em tempo: na primeira revisão do seu carro deverá ser trocado obrigatoriamente o óleo dos diferenciais (está no manual). Não pule essa indicação supondo que a baixa KM dispensa a troca, pois o motivo é justamente se livrar de eventuais limalhas de aço nos diferenciais, provenientes da acomodação das engrenagens neste início da utilização.

Bruno Crisostomo
25/10/2023, 17:28
Boa tarde pessoal. Desde de já, obrigado por todas as informações prestadas aqui na pagina, mas percebi que o problema do barulho no meu Jimny é a falta desse pequeno "mancal" (numero 20 ou 17 do desenho esquemático) em um dos trilho do banco do passageiro. Segundo um site que olhei (front seat for 2006 - 2011 Suzuki JIMNY JB23W | Japan sales region, , 487461-68347 (https://www.megazip.net/zapchasti-dlya-avtomobilej/suzuki/jimny-1864/jb23w-3447/jxcu-sbd6-68347/front-seat-487461#/il-10579973-2155017-2155017)) o nome que se da a essa peça é: COVER,UPPER RAIL END.

Estou tentando realizar a compra por algum site, mas até agora não achei nada para o meu Jimny. Alguém teria o link de algum site para realizar a compra?

Marcelo Baumann
08/12/2023, 15:40
Boa tarde pessoal.

Acredito que alguns já tiveram essa situação do barulho no banco do passageiro do Jimny.
Alguém por acaso conseguiu aplicar alguma solução que definitivamente elimine o barulho? Já apertei os trilhos mas o problema é a uma folga na guia do banco que corre dentro do trilho. Obrigado!

Marcelo Baumann
08/12/2023, 15:46
Boa tarde pessoal. Desde de já, obrigado por todas as informações prestadas aqui na pagina, mas percebi que o problema do barulho no meu Jimny é a falta desse pequeno "mancal" (numero 20 ou 17 do desenho esquemático) em um dos trilho do banco do passageiro. Segundo um site que olhei (front seat for 2006 - 2011 Suzuki JIMNY JB23W | Japan sales region, , 487461-68347 (https://www.megazip.net/zapchasti-dlya-avtomobilej/suzuki/jimny-1864/jb23w-3447/jxcu-sbd6-68347/front-seat-487461#/il-10579973-2155017-2155017)) o nome que se da a essa peça é: COVER,UPPER RAIL END.

Estou tentando realizar a compra por algum site, mas até agora não achei nada para o meu Jimny. Alguém teria o link de algum site para realizar a compra?
Boa tarde Bruno, tudo bem?

Estava caçando algum tópico sobre esse problema recorrente do barulho no banco do passageiro.
O meu está cada vez mais insuportável.
Você conseguiu resolver?
Caso sim, conto com sua ajuda para indicar a ou as soluções! rssDesde já agradeço!

Marcelo

Carloshmarinho
14/06/2024, 10:47
O meu tinha um barulho no painel quando andava na estrada de chão, do lado do motorista. Enchi de espuma e nada, só faltava arrancar o painel do carro, quase acostumando com o barulho pois não achava. Solução: era a vareta que segura o caput vibrando e ressonando dentro do carro.

Bruno Crisostomo
27/08/2024, 18:38
Boa noite Marcelo tudo bem? Amigo infelizmente ainda não encontrei uma solução para esse problema. Realmente é uma folga entre o eixo que corre dentro do trilho que ao meu ver, precisa de uma espécie de mancal de plástico para evitar esse barulho de ferro com ferro. E Esse mancal de plástico eu ainda não achei para comprar na internet.

jacksonjimnyy
04/05/2025, 07:05
Bom dia galera ,comprei meu jimny(ano 2011)ontem. No dia (04/05/2025) ,quando vi o carro e andei não notei nenhum barulho estranho ( ao passar o dia ,liguei novamente para dar uma volta com ele ,isso no primeiro dia,que comprei ) ,ele está com um barulho de grilo na parte do capô ,não sei identificar o problema, já que sou calouro do carro alguem que entenda e já passou por isso , pode me ajudar ,com possíveis causas ?