Ver Versão Completa : Dúvidas de mecânico "aprendiz"
fendrich
17/05/2010, 09:41
Pessoal,
Sou adepto do "aprenda e faça", e ultimamente estou na fase do aprender, principalmente em mecânica.
Sei que tenho que fazer, e quero lubrificar meu CJ em casa. Baixei o manual de lubrificação, já identifiquei alguns pontos e comprei alguns óleos e graxas, todos das especificações (comprei o SAE90-GL4 porque o indicado não existe mais).
Aí que surgem as perguntas:
1 - Tirei o distribuidor (quero isolá-lo corretamente). Quando abri, já vi que tenho que comprar um "carvão" (é assim que chama?), pois o que tá lá já tem as pontas quebradas. No embalo, cabos de vela e velas novos. Pergunto: É só apertar as velas ou tem que ter torquímetro?
2 - Quando tirei o rotor, tinha um pouco de óleo lá. Qual é a especificação desse óleo?
3 - Do distribuidor tem um respiro que está ligado no carburador. Prá que serve?
4 - Tenho que lubrificar os eixos. Tirei a roda traseira (chavetado) e encontrei uma porca. Tiro aquele "arame" de segurança e quando giro a porca, o eixo mexe, mesmo com a marcha engatada.
5 - Por mais que leia o manual e ache os pontos, não existe "detalhado para iniciantes" os pontos exatos onde deve acontecer a lubrificação. No eixo, nos feixes de mola... Onde eu encontro esses detalhamentos? Ou vai ser na base do "tire a foto que a gente ajuda"?
6 - Contei e levei um susto. 12 molas do feixe do lado esquerdo e 13 no lado direito. Mecânico louco? Sei que não dá prá deixar assim, mas agora as L$ estão direcionadas ao herdeiro que está prá chegar. Arrumo e lubrifico isso tudo de uma paulada só ou dá prá conviver com isso sem traumas?
Obrigado pelos valiosos auxílios, como sempre.
Eduardo
Lucas Nassif
17/05/2010, 10:33
Aí que surgem as perguntas:
1 - Tirei o distribuidor (quero isolá-lo corretamente). Quando abri, já vi que tenho que comprar um "carvão" (é assim que chama?), pois o que tá lá já tem as pontas quebradas. No embalo, cabos de vela e velas novos. Pergunto: É só apertar as velas ou tem que ter torquímetro?
Então, o certo é usar um torquímetro. Tem o valor certo no MMW.
Porém, dá pra colocar sem ele também. O ideal é colocar a vela com a mão, e assim que tiver resistência, apertar de 1/2 a 1 volta numa vela nova [para fazer o assentamento da arruela de vedação no cabeçote] ou 1/4 de volta numa vela usada.
2 - Quando tirei o rotor, tinha um pouco de óleo lá. Qual é a especificação desse óleo?
Óleo de motor!
3 - Do distribuidor tem um respiro que está ligado no carburador. Prá que serve?
Não é respiro. É a mangueira do avanço a vácuo.
Faz com que o vácuo do motor avance o ponto de ignição em média/alta rotação.
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=132643636_631.jpg&v=E
4 - Tenho que lubrificar os eixos. Tirei a roda traseira (chavetado) e encontrei uma porca. Tiro aquele "arame" de segurança e quando giro a porca, o eixo mexe, mesmo com a marcha engatada.
Pra que desmontar pra lubrificar?? Você diz que o seu eixo é chavetado. Ele não tem um pino graxeiro na tubeira próximo às rodas???? :rolleyes:
Observe o ítem 34:
http://www.film.queensu.ca/cj3b/Photos/Parts/RearAxle.JPG
5 - Por mais que leia o manual e ache os pontos, não existe "detalhado para iniciantes" os pontos exatos onde deve acontecer a lubrificação. No eixo, nos feixes de mola... Onde eu encontro esses detalhamentos? Ou vai ser na base do "tire a foto que a gente ajuda"?
Que eu tô lembrando agora [considerando que seu CJ seja orignal]:
:arrow: Jumelos;
:arrow: Rolamentos das rodas traseiras [tem que ter o pino graxeiro];
:arrow: Acionamento da embreagem [se a pedaleira for original];
:arrow: Ponteiras de direção;
:arrow: Barra com 'coupilhas' que vai do setor até o braço angular da direção;
:arrow: Bucha do braço angular;
:arrow: Setor de direção;
:arrow: Cruzetas;
:arrow: Luva dos Cardãs.
6 - Contei e levei um susto. 12 molas do feixe do lado esquerdo e 13 no lado direito. Mecânico louco? Sei que não dá prá deixar assim, mas agora as L$ estão direcionadas ao herdeiro que está prá chegar. Arrumo e lubrifico isso tudo de uma paulada só ou dá prá conviver com isso sem traumas?
Isso aí seria na suspensão traseira?
Pode ter sido colocado 1 lâmina a mais no lado direito para compensar o peso do estepe que fica desse lado. Não é raro encontrar Jeep's com o feixe direito arriado, por causa do maior peso.
Se não tá te incomodando, deixe assim até ter $$ suficiente pra reparar.
:concordo:
maico lapschies
17/05/2010, 10:58
bom dia, fendrich eu tb sou adepto do "aprenda e faça", faço quase toda a manutenção do jeep em casa.
bom, acho que o lucas ja falou tudo...
so para acrescentar, se vc tirou o distribuidor fora, agora nao é simplesmente colocar em qualquer possição, tem que acertar o ponto.
bom engraxar eu gostumo fazer num posto de combustivel, pelo menos aqui na minha regiao é muito barato e fica muito melhor que fazer em casa com engraxadeira manual,a do posto é a ar, tem muita pressao.
abraço
fendrich
17/05/2010, 11:28
so para acrescentar, se vc tirou o distribuidor fora, agora nao é simplesmente colocar em qualquer possição, tem que acertar o ponto.
Maico,
Na mesma posição que eu tirei o distribuidor, eu coloquei (tomei esse cuidado). Ou seja, os cabos de velas estão apontando para as mesmas posições anteriores.
Vou procurar como acertar o ponto no motor de opala...
Obrigado
fendrich
17/05/2010, 17:54
Pra que desmontar pra lubrificar?? Você diz que o seu eixo é chavetado. Ele não tem um pino graxeiro na tubeira próximo às rodas???? :rolleyes:
Observe o ítem 34:
Sim, tem esse item, está para o lado de cima. Mas o furo para colocar graxa parece muito estreito. Tem algum macete?
Pode ter sido colocado 1 lâmina a mais no lado direito para compensar o peso do estepe que fica desse lado. Não é raro encontrar Jeep's com o feixe direito arriado, por causa do maior peso.
O estepe é central :)
Mas como não tá incomodando, vai ficar prá depois.
Obrigado,
Eduardo
rodrigo.hoffman
17/05/2010, 18:47
Maico,
Na mesma posição que eu tirei o distribuidor, eu coloquei (tomei esse cuidado). Ou seja, os cabos de velas estão apontando para as mesmas posições anteriores.
Vou procurar como acertar o ponto no motor de opala...
Obrigado
Ae Eduardo
Sujando a mão de graxa .. :mrgreen:
É isso ai mesmo.. tem que meter a mão pra fazer..
O problema de tirar o distribuidor é o seguinte.. Mesmo vc tendo colocado os cabos na posição correta, se o rotor girou (saiu fora do lugar), ja vai da c#@%*a... Vc vai ter que botar o bixo no ponto novamente
[ ]´s
Ian Jeep
17/05/2010, 19:07
Sim, tem esse item, está para o lado de cima. Mas o furo para colocar graxa parece muito estreito. Tem algum macete?
Eduardo
Sim é pequeno, mas com a bomba ela enche de graxa sem problemas!! :concordo:
Mauricio Rotta
17/05/2010, 19:10
"Sim, tem esse item, está para o lado de cima. Mas o furo para colocar graxa parece muito estreito. Tem algum macete?"
Você precisa usar uma bomba engraxadeira, em auto-peças e lojas de ferragens existe pra comprar.
Olha a imagem de uma engraxadeira boa pra ter na garagem
http://www.brasutil.com/config/imagens_conteudo/produtos/imagensGRD/GRD_2178_engraxadeira.jpg
Imagem do google, não to fazendo propaganda de ninguem rssssss
André Luiz Rossetim
17/05/2010, 19:57
Pessoal,
1 - Tirei o distribuidor (quero isolá-lo corretamente). Quando abri, já vi que tenho que comprar um "carvão" (é assim que chama?), pois o que tá lá já tem as pontas quebradas. No embalo, cabos de vela e velas novos. Pergunto: É só apertar as velas ou tem que ter torquímetro?
2 - Quando tirei o rotor, tinha um pouco de óleo lá. Qual é a especificação desse óleo?
Só complementando:
1 - Acho melhor vc comprar a tampa toda do distribuidor, é baratinha, e já vem com o tal carvão (se eu entendi oq vc quiz dizer)
2 - Vc não precisa colocar oleo ai!!!, este oleo que vc ve é do proprio carter do motor.
4 - Tenho que lubrificar os eixos. Tirei a roda traseira (chavetado) e encontrei uma porca. Tiro aquele "arame" de segurança e quando giro a porca, o eixo mexe, mesmo com a marcha engatada.
4 - Vc tem que apenas trocar ooleo do diferencial (SAE 90) e lubrificar o rolamento das pontas de eixo com a bomba de graxa (atraz das rodas) não precisa tirar nem a roda, muito menos desmontar o cubo traseiro.
5 - Por mais que leia o manual e ache os pontos, não existe "detalhado para iniciantes" os pontos exatos onde deve acontecer a lubrificação. No eixo, nos feixes de mola... Onde eu encontro esses detalhamentos? Ou vai ser na base do "tire a foto que a gente ajuda"?
Da relação que citaram anteriormente faltou uma pequena engraxadeira que fica no eixo das alavancas da reduzida/4x4, não há neceissdade de engraxa-lo com tanta frequencia, mas...de vez em quando é bom. Além de um bujão nos munhões (parafuso quadrado), que vc deve retirar e colocar colocar oque conseguir de graxa lá.
Existe um manual de mecanica Wyllis, não sei da onde baixei (19MB), mas da uma procura na internet ou na seção de downloads aki do forum, que vc acha, na pagina 257 tem um esquema mostrando todos os pontos de lubrificação, a cada quantos km lubrificar e com que tipo de oleo.
André Luiz Rossetim
17/05/2010, 20:02
Pessoal,
Sei que tenho que fazer, e quero lubrificar meu CJ em casa. Baixei o manual de lubrificação, já identifiquei alguns pontos e comprei alguns óleos e graxas, todos das especificações (comprei o SAE90-GL4 porque o indicado não existe mais).
Eduardo
Mais uma coisa....
eu não vejo motivos para vc não comprar oleos e graxas mais modernos do que o especificado no manual, no meu prefiro comprar GL-5, pois tem alguns aditivos que tornam o oleo mais eficiente (anti espumantes, anti corrosivos, etc) o mesmo ocorre com fluido de freio, oleo de motor, graxas, etc....
Claro que em alguns casos a diferença de preço fala mais alto. Usar o indicado no manual não é errado, mas...usar produtos modernos deve ser mais vantajoso!!!
Pablo.pinto2007
17/05/2010, 21:59
Só um detalhe que ninguém falou, quando você levantou o jeep pra revisar as rodas traseiras e engatou a marcha e mesmo assim ficou girando, provavelmente você deve ter levantado o jeep inteiro, ou melhor, o eixo traseiro inteiro, o que caracteriza o trabalho do diferencial, ou seja, se você não percebeu, a outra roda (ponta de eixo) estava girando ao contrário da que você tentou retirar a porca... é assim mesmo, normal, pra dar certo, deverá colocar a outra roda no chão, ou então afrouxar a porca com a própria roda no chão... entendeu?
É importante mecher no próprio jeep, eu também entrei pro time... mas sempre leio bastante antes... e com calma vou me atrevendo aos poucos...
semana passada desmontei o sistema dianteiro, e retirei um dos calços do munhão... acabou a folga, mas parece estar voltando e só tem mais um calço, o que pode ser? aproveitando os leitores....
Abraços!
Pablo
Lucas Nassif
18/05/2010, 00:07
Sim, tem esse item, está para o lado de cima. Mas o furo para colocar graxa parece muito estreito. Tem algum macete?
Conforme o Ian falou, com bomba de graxa dá pra lubrificar legals! :concordo:
O estepe é central :)
Mas originalmente o estepe era na lateral direita! :wink:
Mais uma coisa....
eu não vejo motivos para vc não comprar oleos e graxas mais modernos do que o especificado no manual, no meu prefiro comprar GL-5, pois tem alguns aditivos que tornam o oleo mais eficiente (anti espumantes, anti corrosivos, etc) o mesmo ocorre com fluido de freio, oleo de motor, graxas, etc....
Claro que em alguns casos a diferença de preço fala mais alto. Usar o indicado no manual não é errado, mas...usar produtos modernos deve ser mais vantajoso!!!
Bom dia prezados ! não tem uma historia que os oleos modernos de cambio, atacam alguns elementos do cambio e reduzida do Jeep :pensativo: . . . um abraço !
fendrich
18/05/2010, 09:28
não tem uma historia que os oleos modernos de cambio, atacam alguns elementos do cambio e reduzida do Jeep
Pois então, também li isso por aqui. Que os óleos mais modernos, com aditivos GL4 ou GL5 possuem componentes que atacam alguns metais, principalmente de bloqueio de diferencial. Por isso minha preocupação na hora de comprar, embora eu não tenha bloqueio.
O problema de tirar o distribuidor é o seguinte.. Mesmo vc tendo colocado os cabos na posição correta, se o rotor girou (saiu fora do lugar), ja vai da c#@%*a... Vc vai ter que botar o bixo no ponto novamente.
Tks, tenho o manual do opala e vou ler como ajustar o ponto. Ou é mais confiável levá-lo a um mecânico "de ofício"?
Existe um manual de mecanica Wyllis, não sei da onde baixei (19MB), mas da uma procura na internet ou na seção de downloads aki do forum, que vc acha, na pagina 257 tem um esquema mostrando todos os pontos de lubrificação, a cada quantos km lubrificar e com que tipo de oleo.
Eu tenho esse manual, mas a imagem está com uma péssima resolução, e como eu não conheço as peças muito pelo nome, tem algumas que são difíceis de encontrar (pelo menos prá mim).
A engraxadeira já entrou prá lista de ferramentas a comprar. Ainda bem que é pequena, a dona da casa já começou a reclamar do espaço que o jeep e as ferramentas começaram a ocupar :mrgreen:.
Eduardo
André Luiz Rossetim
18/05/2010, 10:17
Pois então, também li isso por aqui. Que os óleos mais modernos, com aditivos GL4 ou GL5 possuem componentes que atacam alguns metais, principalmente de bloqueio de diferencial. Por isso minha preocupação na hora de comprar, embora eu não tenha bloqueio.
Eduardo
Eu estava imaginando o que teria mudado na composição quimica dos metais (aços, bronzes, latão, etc) nos ultimos 50anos, o vc me respondeu.... não é os metais que o oleo pode agredir, afinal praticamente sempre foram os mesmo, mas talvez em componentes plasticos e minerais como discos de bloqueio isto possa ocorrer. Bom... como não tenho bloqueio, acho que isto não teria problemas, mas... em caso de duvida cada um deve fazer o que achar mais prudente.
fendrich
18/05/2010, 10:29
André,
O que mais me preocupa agora é acertar o ponto de novo. Em qual mecânico você leva o teu? Ou você mesmo ajusta (uma vez que tb tem motor de opala).
Eduardo
André,
O que mais me preocupa agora é acertar o ponto de novo. Em qual mecânico você leva o teu? Ou você mesmo ajusta (uma vez que tb tem motor de opala).
Eduardo
Bom dia prezado ! tem uns tópicos em que isso já foi bem discutido, mas resumidamente é o seguinte :
Retire as velas
Levante uma das rodas trazeiras e engate a terceira por exemplo
faça uma bucha de plástico e "arrolhe" o orifício da vela do primeiro cilindro
gire a roda que você levantou ( devagar ) até que o pistão cuspa a bucha que estava tampando-o, nesse momento o primeiro cilindro está no PMS, tempo explosão
introduza o distribuidor, alinhando o rotor com uma pequena marca que existe no local onde a tampa encaixa, ou seja, o pistão está no tempo explosão e o rotor apontando para ele ( elétricamente falando )
recoloque as velas, a tampa, os cabos (desculpe mas não lembro a sequencia mas acho que é 1-4-3-2 ) desça o Jeep e dê partida - deve funcionar
Antigamente eu girava o motor sem as velas, pela correia, um membro do fórum deu essa sugestão de levantar a roda e achei muito prático, um abraço !
maico lapschies
18/05/2010, 11:48
André,
O que mais me preocupa agora é acertar o ponto de novo. Em qual mecânico você leva o teu? Ou você mesmo ajusta (uma vez que tb tem motor de opala).
Eduardo
o ponto é barbada...
deixa eu ver se consigo te explicar
1° na polia do virabequim tem um pontinho,e no bloco do motor tem uma chapinha com um traço. deixa os dois alinhados.
2° tem que conferir se o primero cilindro esta em cima, tira a vela e coloca uma chave de fenda para conferir se o pistao esta em cima(CUIDADO NÃO COLOCA CHAVE DE QUALQUER JEITO PRA NÃO ARRANAR O PISTAO) se o pistao tiver em cima blz, se nao tiver da mais uma volta no motor para ficar em cima, eo pontinho da polia alinhado com chapinha do motor.
3° so colocar o distribuidor, com a ponta do rotor apontada para o cabo de vela de vai para 1° cilindro.
bom ai o motor ja vai pegar, bom dai o certo seria acertar o ponto com uma pistola de ponto.
abraço
fendrich
18/05/2010, 11:55
Jacimar,
Obrigado pelas dicas. Parece fácil. Não sabia que o pistão girava com o CJ desligado.
o ponto é barbada...
deixa eu ver se consigo te explicar
1° na polia do virabequim tem um pontinho,e no bloco do motor tem uma chapinha com um traço. deixa os dois alinhados.
2° tem que conferir se o primero cilindro esta em cima, tira a vela e coloca uma chave de fenda para conferir se o pistao esta em cima(CUIDADO NÃO COLOCA CHAVE DE QUALQUER JEITO PRA NÃO ARRANAR O PISTAO) se o pistao tiver em cima blz, se nao tiver da mais uma volta no motor para ficar em cima, eo pontinho da polia alinhado com chapinha do motor.
3° so colocar o distribuidor, com a ponta do rotor apontada para o cabo de vela de vai para 1° cilindro.
bom ai o motor ja vai pegar, bom dai o certo seria acertar o ponto com uma pistola de ponto.
abraço
Bom dia prezado ! o problema é que o virabrequim passa dus vezes pela marca, PMS tempo explosão e PMS tempo de aspiração, para garantir que está no tempo certo é melhor utilizar a bucha - de maconha não serve - :lol: , se fizer errado : Kbummm, eu costumo inclusive ir conectando um cabo de cada vez, e dando partida, para garantir que o motor está alinhado corretamente . . . um abraço !
Em tempo : A marca na polia e a chapinha, são mais úteis para fazer o ajuste de ponto com pistola, depois que o motor já está funcionando !
Jacimar,
Obrigado pelas dicas. Parece fácil. Não sabia que o pistão girava com o CJ desligado.
Olá prezado ! existem diversos métodos, alguns preferem dar partida e desligar a chave rapidamente, eu girava pela correia, e tem esse método de girar a roda em falso com o Jeep engatado . . . o motor estando sem velas fica fácil de girar com as mãos . . . um abraço !
maico lapschies
18/05/2010, 12:05
não tinha visto a msn Jacimar
intereçante esta maneira levantando a roda, eu fazia dando uma "biliscadas" no arranque, mas quase nunca da certo, como motor movimenta muito rapido. quando solta a "bucha" do pistao não da pra ver certo se esta em PMS.
não tinha visto a msn Jacimar
intereçante esta maneira levantando a roda, eu fazia dando uma "biliscadas" no arranque, mas quase nunca da certo, como motor movimenta muito rapido. quando solta a "bucha" do pistao não da pra ver certo se esta em PMS.
Olá amigo ! aqui no fórum aprendemos muitas coisas :concordo: essa aprendi aqui, não lembro quem falou e se conhecesse o forum a mais tempo teria evitado muitas cagada$ ! um abraço !
Pessoal,
Sou adepto do "aprenda e faça", e ultimamente estou na fase do aprender, principalmente em mecânica.
Sei que tenho que fazer, e quero lubrificar meu CJ em casa. Baixei o manual de lubrificação, já identifiquei alguns pontos e comprei alguns óleos e graxas, todos das especificações (comprei o SAE90-GL4 porque o indicado não existe mais).
Aí que surgem as perguntas:
1 - Tirei o distribuidor (quero isolá-lo corretamente). Quando abri, já vi que tenho que comprar um "carvão" (é assim que chama?), pois o que tá lá já tem as pontas quebradas. No embalo, cabos de vela e velas novos. Pergunto: É só apertar as velas ou tem que ter torquímetro?
2 - Quando tirei o rotor, tinha um pouco de óleo lá. Qual é a especificação desse óleo?
3 - Do distribuidor tem um respiro que está ligado no carburador. Prá que serve?
4 - Tenho que lubrificar os eixos. Tirei a roda traseira (chavetado) e encontrei uma porca. Tiro aquele "arame" de segurança e quando giro a porca, o eixo mexe, mesmo com a marcha engatada.
5 - Por mais que leia o manual e ache os pontos, não existe "detalhado para iniciantes" os pontos exatos onde deve acontecer a lubrificação. No eixo, nos feixes de mola... Onde eu encontro esses detalhamentos? Ou vai ser na base do "tire a foto que a gente ajuda"?
6 - Contei e levei um susto. 12 molas do feixe do lado esquerdo e 13 no lado direito. Mecânico louco? Sei que não dá prá deixar assim, mas agora as L$ estão direcionadas ao herdeiro que está prá chegar. Arrumo e lubrifico isso tudo de uma paulada só ou dá prá conviver com isso sem traumas?
Obrigado pelos valiosos auxílios, como sempre.
Eduardo
J'a vi este filme :mrgreen: comecei assim e acabei com um CJ 4.1, automatico feito totalmente em casa por mim.
Fora o problema com o tal carvao kkkk...
1 - Tirei o distribuidor (quero isolá-lo corretamente). Quando abri, já vi que tenho que comprar um "carvão" (é assim que chama?), pois o que tá lá já tem as pontas quebradas. No embalo, cabos de vela e velas novos. Pergunto: É só apertar as velas ou tem que ter torquímetro?
Torqukmetro nunca usei, foi so bom senso mesmo, o carvao pode usar o miolo de uma pilha pequena da certinho...
2 - Quando tirei o rotor, tinha um pouco de óleo lá. Qual é a especificação desse óleo?
Oleo? nao vai oleo ai...
3 - Do distribuidor tem um respiro que está ligado no carburador. Prá que serve?
Pra nao condensar quando estiver em contato com agua fria, acho que e isso
4 - Tenho que lubrificar os eixos. Tirei a roda traseira (chavetado) e encontrei uma porca. Tiro aquele "arame" de segurança e quando giro a porca, o eixo mexe, mesmo com a marcha engatada.
Essa eu nunca vi, pois nao usei chavetado, muito tempo, nao tem um bico pra lubrificar?
5 - Por mais que leia o manual e ache os pontos, não existe "detalhado para iniciantes" os pontos exatos onde deve acontecer a lubrificação. No eixo, nos feixes de mola... Onde eu encontro esses detalhamentos? Ou vai ser na base do "tire a foto que a gente ajuda"?
Procure aqui no forum que tem uns topicos bem velhos
6 - Contei e levei um susto. 12 molas do feixe do lado esquerdo e 13 no lado direito. Mecânico louco? Sei que não dá prá deixar assim, mas agora as L$ estão direcionadas ao herdeiro que está prá chegar. Arrumo e lubrifico isso tudo de uma paulada só ou dá prá conviver com isso sem traumas?
Isso acontece pra compensar o peso do tanque e do motorista, ja vi assim tambem..
[]'s
André Luiz Rossetim
18/05/2010, 13:01
Bom dia prezado ! tem uns tópicos em que isso já foi bem discutido, mas resumidamente é o seguinte :
Retire as velas
Levante uma das rodas trazeiras e engate a terceira por exemplo
faça uma bucha de plástico e "arrolhe" o orifício da vela do primeiro cilindro
gire a roda que você levantou ( devagar ) até que o pistão cuspa a bucha que estava tampando-o, nesse momento o primeiro cilindro está no PMS, tempo explosão
introduza o distribuidor, alinhando o rotor com uma pequena marca que existe no local onde a tampa encaixa, ou seja, o pistão está no tempo explosão e o rotor apontando para ele ( elétricamente falando )
recoloque as velas, a tampa, os cabos (desculpe mas não lembro a sequencia mas acho que é 1-4-3-2 ) desça o Jeep e dê partida - deve funcionar
Antigamente eu girava o motor sem as velas, pela correia, um membro do fórum deu essa sugestão de levantar a roda e achei muito prático, um abraço !
A ideia de arrolhar a vela é legal, como o pistão passa pelo PMS, tento no tempo de compressão (duas valvulas fechadas), como no tempo de expulsão dos gases (valvula de escape aberta) presumo que se vc "arrolhar" bem o buraco da vela, faça pessão suficiente para joga-la para fora, certo Jacimar????
Eu sempre fui na tentativa e erro, se não da certo da primera vez colocando no PMS com chave de fenda, tiro o distribuidor, giro o rotor 180°, e recoloco-o, ai não tem erro, mas...se este metodo funciona, me parece bem mais interessante
A ideia de arrolhar a vela é legal, como o pistão passa pelo PMS, tento no tempo de compressão (duas valvulas fechadas), como no tempo de expulsão dos gases (valvula de escape aberta) presumo que se vc "arrolhar" bem o buraco da vela, faça pessão suficiente para joga-la para fora, certo Jacimar????
Eu sempre fui na tentativa e erro, se não da certo da primera vez colocando no PMS com chave de fenda, tiro o distribuidor, giro o rotor 180°, e recoloco-o, ai não tem erro, mas...se este metodo funciona, me parece bem mais interessante
Olá amigão ! funciona muito bem ! parece até estouro de champanhe :lol: experimente da próxima vez . . .
André Luiz Rossetim
18/05/2010, 13:15
André,
O que mais me preocupa agora é acertar o ponto de novo. Em qual mecânico você leva o teu? Ou você mesmo ajusta (uma vez que tb tem motor de opala).
Eduardo
Motor é motor, esse é um servicinho que qualquer mecanico pode fazer, eu faço em casa, mas me bati um pk pra apreder, são varios detalhes, e tem que ficar bem preciso - geralmente nem levo no mecanico, mas já sei bem certinho como deixa-lo bem proximo do ponto dezejado - errando e aprendendo.
Como já falaram o processo todo, vou apenas complementar, dizendo que se não me engano a ordem dos cabos de vela é 1-3-4-2 (sentido horario), e que qdo vc atingir o PMS rodando o motor (pela roda ou pela ventuinha), o rotor deverá estar começando a apontar para o borne cujo cabo leva ao cilindro 1 ou 4 (um deles esta no momento de explosão, e outro esta no inicio da admissão), fazendo isso, a unica maneira de se errar,é deixando no tempo errado, ai como já falei basta erguer o distribuidor e girar o rotor 180° e repetindo-se o processo - acertando a faisca para aquele que está em explosão.
Certamente uma hora o carro vai funcionar, ai vc deve melhorar o ponto girando o distribuidor no lugar (cada grau que vc gira, mexe 2 graus no angulo do ponto, então imagina como tem que estar com o pulso firme), até que o carro fique bom suficiente para rodar, ai o jeito é levar numa oficina para ajustar precisamente com a pistola. - Se estiver rodando com alcool pede pro mecanico deixar com uns 17°, se for gasolina uns 9°.
Tenha cuidado para encaixar o eixo a ponta do eixo na bomba de oleo (repare que a ponta é achatada) essa ponta encaixa-se num buraquinho na bomba de oleo fazendo-a funcionar. Não basta apenas encaixar os dentes das engrenagens, o distribuidor deve acentar-se totalmente no seu local, caso contrario, retire-o e gire um pk o eixo, até que ele encaixe com exatidão.
Para verificar se a bomba está funcionado, tire o filtro de oleo e rode o motor (ai sim tem que ser pela roda, numa segunda marcha, pois é preciso ter um pk de velocidade), deverá sair (bastante oleo) pelo furo do filtro.
fendrich
19/05/2010, 12:18
E a numeração dos cabos de vela no motor... Começa do radiador para a parede corta-fogo? 1 2 3 4 sequencial???
Lucas Nassif
19/05/2010, 12:24
2 - Quando tirei o rotor, tinha um pouco de óleo lá. Qual é a especificação desse óleo?
Oleo? nao vai oleo ai...
Pagani, o distribuidor tem que ser lubrificado.
Tira-se o rotor e poe um pouco de óleo de motor no eixo do distribuidor, para lubrificação do mecanismo do avanço centrífugo localizado no fundo do corpo do distribuidor. :concordo:
3 - Do distribuidor tem um respiro que está ligado no carburador. Prá que serve?
Pra nao condensar quando estiver em contato com agua fria, acho que e isso
:concordo:
A idéia do 'respiro' é válida, mas nesse caso acho que ele se refere à mangueira do avanço a vácuo, que por sinal sai do distribuidor e vai até o carburador.
Lucas Nassif
19/05/2010, 12:26
E a numeração dos cabos de vela no motor... Começa do radiador para a parede corta-fogo? 1 2 3 4 sequencial???
Ordem de ignição do motor GM 151: 1-3-4-2, sendo que o 1 é o mais próximo ao radiador e os outros são sequenciais sim.
Só reforçando o que o André falou, para colocar os cabos na tampa do distribuidor, deve seguir a ordem acima em sentido horário! :concordo:
fendrich
19/05/2010, 12:37
Ok, entao, resumindo para o leigo aqui.
O virabrequim gira, ativa o primeiro cilindro (proximo do radiador), continua girando e ativa o último, depois o segundo e por fim o terceiro.
Ponho a bucha de plástico no primeiro, giro a roda e quando expulsar, conecto o cabo de vela da posição da tampa que está sendo apontada pelo rotor. Dali, sigo 3-4-2.
Vamos ver o que acontece sábado (até lá, nao tenho tempo de mexer e vai do jeito que tá :|)
Eduardo
André Luiz Rossetim
19/05/2010, 19:22
Ok, entao, resumindo para o leigo aqui.
Ponho a bucha de plástico no primeiro, giro a roda e quando expulsar, -4-2.
Eduardo
Na realidade qdo expulsar a bucha vc apenas sabe que o cilindro está no tempo de compressão, mas...ainda é preciso colocar uma chave de fenda e com o auxilio de outra pessoa girar lentamente a roda até que vc tenha a certeza de que o pistão está no PMS (máxima altura) - a bucha pode ser expulsa qdo ele ainda está subindo.
Caso o motor de estouros ou não pegue é pq está fora do ponto, ai é ajuste fino, segue texto que encontrei por ai na net....:
" estabilize o motor nos 2.000 RPM (palito de picolé no acelerador) 2) após folgar o distribuidor, gire-o lentamente no sentido horário (atrasando) até sentir que o giro do motor vai dar uma leve caída, um baque, então comece a girar levemente no sentido anti-horário (adiantando o ponto) 3) acelere e verifique se não está "batendo pinto", grilando. Quanto mais adiantado ficar sem grilar, melhor fica o rendimento. Mesmo se após a regulagem nao grilar, veja se a partida ficará ou não pesada; caso fique pesada, atrase um pouquinho de nada, se nao ficou pesada e nao grilou, ótimo! "
Eu pessoalmente imagino que para jeeps, onde trabalhamos com rotações mais baixas, e queremos mais torque nestas rotações, o ponto pode ficar um pouco mais atrasado, do que em opalas (o texto se referia a opalas que gostam de velocidade e alto giro), então deixo a partida bem leve.
fendrich
19/05/2010, 19:50
Na realidade qdo expulsar a bucha vc apenas sabe que o cilindro está no tempo de compressão, mas...ainda é preciso colocar uma chave de fenda e com o auxilio de outra pessoa girar lentamente a roda até que vc tenha a certeza de que o pistão está no PMS (máxima altura) - a bucha pode ser expulsa qdo ele ainda está subindo.
Então se a chave de fenda estiver "alta" ele está na PMS, se entrar muito é no ciclo seguinte?
André Luiz Rossetim
19/05/2010, 20:52
não, vc tem q colocar uma chave com cuidado para não riscar o pistão, e enquanto alguem roda a roda, vc verifica se ela está subindo ou descendo, o ponto adequado é aquele onde ela está no maximo alta.
A bucha vai indicar que a faisca deveria estar indo para o cilindro 1, e não para o 4, afinal ambos estão em PMS, mas somente um tempo de explosão.
fendrich
19/05/2010, 20:59
Tks. Vivendo e aprendendo. Talvez eu substitua a chave de fenda por algo de plástico. Rígido porém não metálico a ponto de riscar o pistão.
maico lapschies
19/05/2010, 21:13
Tks. Vivendo e aprendendo. Talvez eu substitua a chave de fenda por algo de plástico. Rígido porém não metálico a ponto de riscar o pistão.
algo de plastico é bom. mas não te preocupa o pistão não é tão sensivel assim, so ter um certo cuidado.
maico lapschies
19/05/2010, 21:15
so um detalhe, so coloca a chave ou algo de plastico que seja, so quando o motor nao estiver sendo girado
maico lapschies
19/05/2010, 21:36
me expressei mal.o motor não deve ser girado em alta rotação,tipo virando o arranque. do jeito que o andre disse na msg #34. é o correto.
fendrich
20/05/2010, 08:23
me expressei mal.o motor não deve ser girado em alta rotação,tipo virando o arranque. do jeito que o andre disse na msg #34. é o correto.
Estou pensando em usar um acessório da minha furadeira, que vai preso ao lado da furadeira para indicar quando já chegou na profundidade desejada para o furo. É rígido e de plástico.
Com uma roda erguida e uma marcha engatada, uma pessoa gira a roda para frente e a outra vai com a guia observando esse "sensor". Quando este "sensor" estiver no menor nível, significa que o pistão está no PMS.
Paro de girar e vejo para onde o rotor está apontando. Esse será o cabo de vela 1. Depois, 3 - 4 - 2.
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