Ver Versão Completa : reduzida willys nivel de oleo. nele e no cambio.
antonio umino
16/05/2010, 16:15
boa tarde amigos jipeiros. acabo de colocar uma caixa de reduzida numa rural, e testando ainda, vejo que há vasamento de oleo acho que pelo retentor de saida trazeira, e conferindo o nivel do óleo está tão cheio que chega a extravasar, e no cambio o nivel está baixo..............será qua alguem pode me auxiliar na solução do problema. ........ ao montar as franges tem um feltro, parece ser colocado externo, isto é na propria frange, e o retentor na caixa.
e o vasamento parece ser por esta frange. na parte trazeira. ou o que sai para o cardan trazeiro......................desde ja agradeço a atenção de vc jipeiros. apesar que a viatura é uma rural.
Marcio Rossetto
17/05/2010, 10:08
Camarada , primeiro vc tem que falar qual é o seu conjunto :
mas vamos lá , no momento estou colocando um cambio de c10 no meu jipe e posso lhe esclarecer o seguinte :
Quando vc monta a reduzida , o eixo de saida do cambio recebe um rolamento que se acopla entre as caixas e/ou na flange .
Se vc usar um rolamento que tem blindagem de Plastico , ou seja , rolamento de vedação de óleo em um dos lados , o óleo da caixa de cambio não passa para o óleo da caixa de redução .
Se vc usa um rolamento comum , sem essa blindagem o óleo passa .
Creio que pela movimentação das engrenagens o óleo da caixa de cambio tende a ser empurrado/bombeado para acaixa de redução, porém se vc para o jipe numa descida e no andar , o nível estabiliza e não vejo problema nisso . tive uma TOyota Bandeirante que era assim, e nunca deu problema . Só acho que vc tem que usar maior nível de óleo .
Lucas Nassif
17/05/2010, 10:15
Creio que pela movimentação das engrenagens o óleo da caixa de cambio tende a ser empurrado/bombeado para acaixa de redução, porém se vc para o jipe numa descida e no andar , o nível estabiliza e não vejo problema nisso .
:stop:
E se pegar uma subida longa? O óleo do câmbio vai pra Tcase, fazendo com que ele rode sem óleo [ou quase isso] até fundir! :parede:
Os óleos do câmbio e tcase NÃO devem se misturar.
Marcio Rossetto
17/05/2010, 11:33
Lucas, na prática não é bem assim, o cambio quando esta em movimento salpica óleo para tudo que é lado, como um liquidificador e com certa pressão.
Outra : o filme de óleo tem uma resistência que permite a lubrificação pelo menos por longos minutos .
Agora vc esta certo, no caso, um cárter pode contaminar o outro e vice versa .
Se um vazar , outro seca também .
Sergio Rocha
17/05/2010, 12:43
É normal isso.O óleo da caixa vaza para a transferencia sim.Muito comum o óleo da transferencia subir e o da cxa baixar.Chega a passar um litro.Elas se comunicam e isso acontece.
Deixe seu jeep estacionado com a traseira mais alta, tipo uma ladeira, e confere o nível que vc vai ver que a caixa vai ficar acima e a ct abaixo.Se parar invertido o resultado tb será invertido.
Esse problema é normal em jeep, pra mim um put@ erro de projeto.Se completar o da caixa, aí aumenta o vazamento na transferencia e o óleo baixa de novo.
[]´:parede:
antonio umino
17/05/2010, 12:50
boa a tarde a todos.. a minha caixa de reduzida é original , assim como o cambio de 4 marchas. então está vasando óleo ainda não sei de onde, mas verificando o nivel da caixa de reduzida, este está tão alto que vasa pe tampão e a caixa, com o nivel bem baixo. mas quando foi montado ambos estavam no nivel. agora não sei se o excesso de oleo na reduzida faz o oleo sair por algum lugar. estou retirando o conjunto para examinar........................antonio umino tupã sp, obrigado pelas informações e a lição a respeito............
Skull Crusher
17/05/2010, 13:22
1º - No câmbio, no mancal postiço do eixo de saída (onde vai um rolamento e também a engrenagem de ligação do câmbio com a reduzida) tem um orifício. Abrir rosca NPT nele e plugar com trava química alto torque. Tem gente que rotaciona este mancal (parece uma arroela gigante, onde se aloja o rolamento). Com o tempo esse mancal gira e o furo fica para baixo, permitindo a passagem do lubrificante da caixa de marchas pra transferência.
2º - Neste mesmo mancal, troca-se o rolamento sem blingagem por um com blindagem (2RZ)
3º - montar o conjunto câmbio + transferência com juntas e silicone (as juntas são parte do projeto e são responsáveis pelas folgas e pré-cargas corretas nos rolamentos)
Isso resolve seu problema.
Grande abraço, espero ter ajudado
benderrr
17/05/2010, 13:37
ola amigos
meu problema é parecido . eu ainda nao verifiquei o nivel de oleo do cambio. porem estou com uma duvida . qdo ligo reduzida e a tracao 4x4(tenho roda lvre automatica) eu ando normal , d q encontro mta dificuldade para desengatar reuzida e o 4x4 parece q trava aas alavancas , faço td isso com o carro parado e o cambio no netro)
antonio umino
17/05/2010, 17:28
Skull Crusher. boa tarde, obrigado pela informação, pois sim no cambio tem uma arruela grande onde se aloja o rolamento trazeiro, e depois a engrenagem, agora falando deste furo realmente vi o furo, mas será que virou e ficou pra baixo, é possivel, agora é desmontar e verificar. retorno assim que desmontar. grato... a todos pois é legal a gente ter referencia mecanica e sempre alguem pra nos informar o correto. antonio umino tupã sp......
Sergio Rocha
17/05/2010, 18:11
1º - No câmbio, no mancal postiço do eixo de saída (onde vai um rolamento e também a engrenagem de ligação do câmbio com a reduzida) tem um orifício. Abrir rosca NPT nele e plugar com trava química alto torque. Tem gente que rotaciona este mancal (parece uma arroela gigante, onde se aloja o rolamento). Com o tempo esse mancal gira e o furo fica para baixo, permitindo a passagem do lubrificante da caixa de marchas pra transferência.
2º - Neste mesmo mancal, troca-se o rolamento sem blingagem por um com blindagem (2RZ)
3º - montar o conjunto câmbio + transferência com juntas e silicone (as juntas são parte do projeto e são responsáveis pelas folgas e pré-cargas corretas nos rolamentos)
Isso resolve seu problema.
Grande abraço, espero ter ajudado
E os dois furos para passagem do óleo, que ficam um de cada lado do rolamento ?
O manual do cj manda colocar primeiro óleo na caixa de marchas e depois na de transferencia, e fala que é porque elas se comunicam.
[]´
Mauricio Rotta
17/05/2010, 19:18
Nos idos da década de 90 eu sempre sofria com câmbios de Jeep que 'fundiam' andando em velocidade e tempo mais elevados, depois descobri esse bendito 'furo' que faz com que os óleos se comuniquem e que acaba enchendo a reduzida e secando o câmbio, depois dessa 'descoberta' passei a tapar toda e qualquer passagem de oleo entre as duas caixas e meus problemas acabaram.
Inventei até um retentor certa vez na saída do rolamento do eixo entalhado, mas foi preciosismo da minha parte, não precisa tanto, tapando esse furo que o Skull citou o serviço ja dura bem mais tempo. Endosso totalmente as palavras dele.
Skull Crusher
17/05/2010, 19:33
Valeu Maurício, companheiro de Clark 240F/FS!
Outra coisa: se usar aditivo com Bissulfeto de Molibdênio no câmbio e transferência, haja o que houver sempre haverá lubrificação de emergência por parte deste lubrificante sólido que fica impregnado na periferia das engrenagens.
[]s
Pablo.pinto2007
17/05/2010, 22:15
ola amigos
meu problema é parecido . eu ainda nao verifiquei o nivel de oleo do cambio. porem estou com uma duvida . qdo ligo reduzida e a tracao 4x4(tenho roda lvre automatica) eu ando normal , d q encontro mta dificuldade para desengatar reuzida e o 4x4 parece q trava aas alavancas , faço td isso com o carro parado e o cambio no netro)
Até onde sei, esse problema pode ter duas causas:
A primeira é que seus diferenciais estão trocados, ou seja, algum mecânico, ou até você mesmo tenha autorizado isso, colocar um conjunto coroa pinhão na dianteira de relação diferente da traseira... não se deve fazer isso.
A segunda é que você tem pneus com desgaste irregular, ou seja, os pneus dianteiros ou traseiros estão bem mais gastos do que os outros dois...
O que causa esses dois problemas? Rotação diferente nos eixos, dianteiro e traseiro, o que causa esse travamento nas alavancas, pois o sistema está forçando, as rodas estão querendo voltar aos seus devidos lugares e as alavancas estão as impedindo...
A solução é essa verificar se os diferenciais estão iguais, ou seja, se são 9:44 ou 8:43 os dois... não vale um de um jeito e outro de outro...
O pneus são geralmente uma causa bem "invisível"...
É isso...
Sobre a ligação entre as caixas, elas realmente têm essa conexão, é um erro e pra corrigir, basta tamponar as passagens, seja lá com o que for... no meu coloquei silicone vermelho, já que a minha caixa é de niva e esta tem um retentor na saída do eixo.... tenho que vedar bem a junção da adaptação com silicone senão fica um vazamento só, mas pra fora....
Abraços!
PAblo
calhiandro
21/10/2011, 18:10
Olá boa tarde, gostaria de saber de vocês onde fica localizado os bujões de adicionar óleo da caixa de transferência e da caixa de marcha do jeep, pergunto isso por que certa vez fui no posto de gasolina completar os óleos de diferencial, cx de marcha e cx de transferência e o cara que foi realizar o serviço so achou um bujão da cx de marchas.
Informação: o jeep é um ford ohc 2.3 ano 1983 com caixa de marcha original.
Grato
gente, se alguem conseguir resolver o vazamento na reduzida por favor me de a solucao, meu jeep tem so um problema que e vazamento na reduzida, agora vo desmontar toda a reduzida e trocar todos os rolamentos e retentor, deus me ajude que de certo
senao e mais dinheiro jogado fora,mas vou tentar, se alguem poder me ajudar,por favor
chinelao4x4
04/03/2012, 17:01
gente, se alguem conseguir resolver o vazamento na reduzida por favor me de a solucao, meu jeep tem so um problema que e vazamento na reduzida, agora vo desmontar toda a reduzida e trocar todos os rolamentos e retentor, deus me ajude que de certo
senao e mais dinheiro jogado fora,mas vou tentar, se alguem poder me ajudar,por favor
relaxa, Deus sempre esta com os Jeepeiros,
ponha as juntas novas,
passe borracha de silicone nas duas partes, ( na junta e na peça )
espere uns minutos
monte na peça, passando cola tambem nos parafusos antes de por,
aperte em " x" e espere secar antes de por o oleo
não use cola de junta, use borracha de silicone, tem preta , vermelha e transpare
e troque os retentores da luva
Pronto, Deus esta com vc agora tambem, rsrsrs
abrçs
Aristides Jr
16/10/2017, 19:37
Estou lendo este tópico pois estou trocando a embreagem e aproveitei para revisar meu conjunto cambio+Tcase originais CJ3 51 de 3 marchas 1a seca, original! O funcionamento já era bom, mas com vazamento para todos os lados! Acrescento nos itens da mensagem acima do chinelao4x4:- Vários parafusos na montagem estão ligados no óleo, são aproximadamente 20, ou seja vaza pelas roscas! Minha solução é utilizar veda-rosca em quantidade generosa, enrolar normal na ponta e da metade do parafuso até a cabeça engrossar bastante, até o ponto de ter que fazer força ao empurrar o parafuso para pegar rosca. Não se esqueça da saída para o cabo do velocímetro.
Aristides Jr
16/10/2017, 19:39
Afinal qual a opinião atual dos especialistas, devemos ou não bloquear os furos de comunicação do cambio para o T-case, os furos existem, mas a junta marca sabó que comprei não está furada?
Sydney66
16/10/2017, 22:57
Não bloqueie os furos, mas não precisa mexer nas juntas, só o câmbio possui respiro, a Tcase não, então deixe como foi projetado, ou seja, uma comunicação entre as duas caixas.
Não bloqueie os furos, mas não precisa mexer nas juntas, só o câmbio possui respiro, a Tcase não, então deixe como foi projetado, ou seja, uma comunicação entre as duas caixas.
minha tcase tem respiro Sydney, será que existe uma que tem e outra não?
[]´s
Olha o respiro da tcase aí:
[]´s
calhiandro
17/10/2017, 11:03
Olha o respiro da tcase aí:
[]´s
So existe essa, na caixa de marcha original que acopla nessa reduzida não existe respiro.
Sydney66
17/10/2017, 22:13
Tuna e Calhiandro, me desculpem, eu troquei as informações, é a caixa de marcha que não tem, quem tem é a tampa dianteira da caixa de transmissão, onde monta-se as alavancas de tração e reduzida, que possue o respiro.
Obrigado
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