PDA

Ver Versão Completa : Jeep muitas dúvidas

RIQUIZON
15/05/2010, 12:28
Alô Galera, jipeiros e trilheiros de plantão

Sou mais um contaminado pelo jeep, acabei de comprar o meu e como nesse veículo tudo prá mim é nôvo, estou desde já lendo vários artigos aqui do Fórum relacionado a ele. Entretanto, tem algumas coisas que leio e quanto mais tento entender mais perdido fico, tenho claro como todos iniciantes um milhão e meio de perguntas, algumas prá vcs que já são j

RIQUIZON
15/05/2010, 12:44

Sou mais um contaminado pelo jeep, acabei de comprar o meu e como nesse veículo tudo prá mim é nôvo, estou desde já lendo vários artigos aqui do Fórum relacionado a ele. Entretanto, tem algumas coisas que leio e quanto mais tento entender mais perdido fico, tenho claro como todos iniciantes um milhão e meio de perguntas, algumas prá vcs que já são j
Desculpem, sem querer teclei errado e aí fui tudo p/site sem eu ter terminado. Concluindo, gostaria de saber qual a diferença de BF161 do OHC e do CJ5, isso tá me pareçendo mais fórmula de química. Em tempo comprei um jeep ano 1959 6 cc. Decerto que terei de dar uma geral no motor e na parte eletrica, bem como na suspensão e freio. Gostaria de colocar um pneu misto de no máximo 31" qual seria o recomendado ? Comprei meu carro p/fazer umas trilhas e também p/andar no asfalto assim gostaria de colocar tb um GNV no mesmo, assim pergunto, terei de colocar ignição eletronica antes para fazer a adptação p/ GNV ? O bichim tá só com o banco de motorista [que tb tá surrado] pergunto qual o par banco de veiculo [ferro velho] vcs me indicariam, lembrando que tenho 1,90cm. Quanto a capota, é possivél adquerir uma de segunda mão ? onde posso comprar uma em conta ? vou mandar fazer sob medida o banco trazeiro com um compartimento p/guardar trecos e ferramentas. Em tempo, já sou trilheiro só que tava com uma viatura bem diferente um MIT FULL TDI, daí uma baita diferença, mas tou desde já contaminado com o bichinho e disposto aos poucos de arruma-lo todinho.
Desde já agradeço ao pesoal amigo desses Fórum:cool:

Robertux
15/05/2010, 18:32
Olá Riquizon, bem vindo.

Como você deve saber o Jeep foi projetado para ser utilizado na guerra. Quando começou a ser oferecido para o mercado civil ele foi batizado de CJ (civilian jeep)
As versões mais facilmente encontradas no mercado são a CJ3A (também conhecido como 51), o CJ3 B (cara de cavalo) e o CJ5. Existe também o CJ6, que é o CJ5 com o chassi alongado podendo ter duas ou 4 portas, conhecido como Bernardão.
Abaixo as fotos dos modelos que citei.
Da esquerda para a direita CJ3A, CJ3B e CJ5

Robertux
15/05/2010, 18:43
Desde quando foi projetado até a versão CJ3A o jeep usava o motor continental de 4 cc.
Por volta de 1953 a Willys, que fabricava o Jeep, desenvolveu seu próprio motor de 4cc e o batizou de Hurricane. Como esse motor era mais alto que o Continental eles tiveram que elevar o capô do Jeep, nasceu então o CJ3B, que basicamente é um CJ3A com capô mais alto e o motor hurricane.
Por volta de 57 a Willys soltou uma nova versão, a CJ5, ainda com o motor Hurricane. Em 1959 o CJ5 começou a sair com o motor BF 161 que era basicamente o Hurricane aumentado para 6cc. É o motor mais comumente encontrado nos jeeps, e aparentemente é o que está no seu. Em 1968 a Ford comprou a Willys do Brasil e em 1976 trocou o motor do jeep para o Georgia 4cc, também conhecido como OHC, que é o mesmo que equipou os Maverick 4cc.

RIQUIZON
15/05/2010, 18:57
Valeu meu amigo
Agora já começei a conheçer a minha viatura, sei que ela é uma CJ5 e tem o motor BF 161, eta motorzinho bão, aproveitando os conhecimentos enciclopédicos do amigo, gostaria de te perguntar tb se necessito converter o jeep p/ignição eletronoca caso coloque o GNV, afinal ele terá uso misto. Se colocar pneus de 31" não necessito fazer nemhuma adptação correto ? putz cara são tantas dúvidas, no entanto tou babando com o bichinho, quero ver se aos poucos vou dando jeito nele,
abs

Kim
15/05/2010, 19:26
Opa RIQUIZON!

O Robertux começou já acabando com quase todas as suas dúvidas, e já está te deixando com dívidas!!!!!!

Cuidado com o Jaque!

Vou deixar aqui minha opinião com relação à ignição eletrônica.

CUIDADO AO COMPRAR!!!!

Ao meu ver, a única coisa que falta no BF é a ignição, poi é um ótimo motor.
O problema, é que o pessoal que faz a ignição para o BF, usa o distribuidor do opala, e aí tem um problema, o sentido de giro de funcionamento.
Um é horário e outro antihorário.

Funcionar, funciona, mais não como deveria.
Os avanços ficam totalmente comprometidos, o centrífugo, que atrasa o ponto em altas rotações, não funcionará, o avanço pneumático, que adianta o ponto na arrancada, de cara já é isolado.

Então, a faísca melhora, mais o jeep fica uma *osta!

Na minha opinião um DIS da Motor Spice (http://www.motorspice.com.br/) seria a melhor opção!

O resto, é só regular a acertar!

Abraços.

Kim.

Flaibam
15/05/2010, 19:54
Riquizon,
quanto ao gás (GNV), eu não aconselho para quem vai pegar trilha. O motor perde potência. E o uso do gás, se não for feito corretamente, acaba com o motor.
Um amigo meu tem loja exclusiva de picapes e ele não aceita veículo com GNV, pois nunca se sabe como foi usado.

Tem um lance de dar partida com gasolina, depois passar para o gás e, antes de desligar, voltar para gasolina. É mais ou menos isso. Se não seguir essa regrinha, vai condenar o motor. E não vai acompanhar os demais na trilha.

Quanto a recomendação do DIS, total apoio. Elimina de vez o distribuidor que, no seu motor, vai te deixar na mão em qualquer poça de água. Já recomendo, desde já, comprar um protetor siliconado pro distribuidor para passar em poças a partir de 40 cm de profundidade.

Vai ter gente defendendo o uso do gás....não vou polemizar, mas deixo o alerta.

RIQUIZON
15/05/2010, 21:16
Opa tou dando up grades nos meus conhecimentos, valeu pela dica Kim, realmente tou pensando em colocar a ignição eletronica da moto spice, desculpe a ignorancia, mas terei de levar o carro lá em Sampa p/eles colocarem ? ou eles mandam por encomenda e a gente coloca por aqui? não é por nada, mas moro no interior do Rio [em Rio das Ostras] e aí já viu né, é mto. chão p/bichim que ainda não foi revisado. Quanto ao gás Flaibam é uma coisa que terei de decidir a não ser que a economia com o DIS valha a pena, de todas as formas agradeço o apoio da rapaziada e pergunto, terei de colocar pneus novos, posso colocar um de 31" sem necessitar de fazer alterações/adptações ? Terei tb de colocar bancos neles e capota, pois comprei ele 'careca'. érgunto sendo um cara grande [1.90] qual seria o banco ideal para ele, sendo que tenho idéia de comprar num ferro velho ? tb terei de botar o banco trazeiro, será que por ecomenda [capoteiro] sai mais barato ? tb preciso trocar o volante por um menor e menos duro, me disseram que o volante do gol bolinha é prático além de ser parecido como se tivesse equipado com direção hidráulica. Desde já agradeço a paciência da galera.

Kim
15/05/2010, 21:37
Opa RIQUIZON!

Pelo que já li por aqui, coloca em sua cidade mesmo, pois o chicote já vem pronto, é basicamente só ligar!!

No BF tem a vantagem de retirar o distribuidor, ai coloca uma tampa nno bloco, fica legal!

O banco que o pessoal usa por aqui, é o do Fox, pois é o mais fácil de se colocar, e tem uma boa ergonomia.

Agora, na minha opinião, vai aos poucos, assim não embola o meio de campo!

Abraços.

Kim.

Sergio Rocha
15/05/2010, 22:13
A MotorSpice fica no RJ, seu dono chama-se Sergio e é muito boa gente.:concordo:Tb recomendo essa ignição para o BF.

Quanto ao bco, concordo que o do Fox é o melhor, mas tem muitos outros como o de Palio, fiesta e etc. Bco tras. com caixa de ferramentas existem diversos prontos.

Para colocar pneus 31 vc vai precisar de uma roda com o off set negativo, senão o pneu vai raspar quando vc virar a direção.Fora isso mais nada.
Capota usada é difícil de comprar, para mim a melhor de todas é a da Pissoletro, mas é muito cara, tem outras tb que são boas.Avalie a possibilidade de colocar somente um toldo.
Quanto ao gnv, vai da quantidade de Kms que vc pretende rodar por mes.Faça as contas e veja quanto tempo vai levar para ter retorno do investimento.Jeep bebe muito mesmo.

Espero ter ajudado.
[]´

Robertux
15/05/2010, 22:39
Tive que interromper a resposta para levar a esposa passear no Shopping, agora voltei, afinal tem que fazer a vontade dela também, senão ela caça o alvará para as trilhas.
Com relação ao pneu, eu uso o 7.50X16 Goodyear Power Tork Trail, é parecido com o que o pessoal chama de argentino. Anda bem no asfalto e não faz feio nas trilhas, tem 820mm de altura que equivale a um 32" (820/25.4=32,3) é alto o suficiente para trilhas médias e leves e não é muito largo, assim a direção não fica pesada e não força o semi-eixo trazeiro. Eu aconselho usar roda de aro 16 para não ter problemas com as pinças do freio a disco quando for adaptar. Para rodas de aro 15 é mais facil encontrar pneus, mas tem que esmerilhar as pinças para colocar freio a disco. Outro modelo razoavel para trilha e que vai bem no asfalto é o 1001 da Geninho Pneus www.geniustyres.com.br (http://www.geniustyres.com.br) . Se for colocar radial recomendo o 235X85X16.
Com relação aos bancos o pessoal fala muito dos bancos do Fiat Tipo, eu não conheço. O meu veio com uns bancos que eu não sei do que são. Outro dia vi uns bancos iguais aos meus no jeep de um amigo e ele me falou que eram do Ford Maverick, mas eu não tenho certeza, o que sei é que ficaram muito bons e eu não tenho problemas com a altura.
Com relação à capota usada dê uma olhada aqui mesmo na seção classificados e no www.rolo4x4.com.br (http://www.rolo4x4.com.br) lá tem muita coisa pra vender, inclusive meu jeep eu achei lá.
Quanto ao gáz, não tenho conhecimento algum.

rodrigo.hoffman
16/05/2010, 00:04
A MotorSpice fica no RJ, seu dono chama-se Sergio e é muito boa gente.:concordo:Tb recomendo essa ignição para o BF.

X2 :concordo:... alem disso tudo o produto e excelente tb...

Se partir pra sapatinhos 31" é aconselhavel uma direção hidraulica e um sistema de freio dimensionado pra parar o bixo... Agora com relação a bancos e capotas, tudo no jeep se transforma.. Ai vai do gosto e criatividade pra fazer a adaptação

[ ]´s

Pablo.pinto2007
16/05/2010, 09:33
O robertux, começou muito bem... mas acho que se confundiu com umas datas, que nessa altura do campeonato, não faz diferença nenhuma, pois veja... o CJ3B normalmente, ou seja, fabricado pela Willys Overland, só saiu nos anos 53 e 54, já em 54 saiu o CJ5 e a partir desse ano... mas a Kaiser que não sei se comprou o modelo, ou sei lá como, andou fabricando o modelo CJ3B no ano de 1957... por isso a confusão... o modelo de 54 e 55 do CJ5 tem uns detalhes na carroceria... eu acho até que são jeeps militares (que pode até ser)... eles têm em cima da caixa de roda traseira uma sobrequeda, um detalhe... e no capô também... tipo um buraco.... é esquisito, por aqui temos alguns desses tipo.... aqui e acolá aparece um lá na oficina onde conserto o meu CJ....
É isso... no resto o meu conselho é ir devagar, devagarinho... pois senão, fica que nem cachorro quando cai de mudança... não sabe pra onde vai!!!

Abraços

Pablo

Robertux
16/05/2010, 12:45
O robertux, começou muito bem... mas acho que se confundiu com umas datas, que nessa altura do campeonato, não faz diferença nenhuma, pois veja... o CJ3B normalmente, ou seja, fabricado pela Willys Overland, só saiu nos anos 53 e 54, já em 54 saiu o CJ5 e a partir desse ano... mas a Kaiser que não sei se comprou o modelo, ou sei lá como, andou fabricando o modelo CJ3B no ano de 1957... por isso a confusão... o modelo de 54 e 55 do CJ5 tem uns detalhes na carroceria... eu acho até que são jeeps militares (que pode até ser)... eles têm em cima da caixa de roda traseira uma sobrequeda, um detalhe... e no capô também... tipo um buraco.... é esquisito, por aqui temos alguns desses tipo.... aqui e acolá aparece um lá na oficina onde conserto o meu CJ....
É isso... no resto o meu conselho é ir devagar, devagarinho... pois senão, fica que nem cachorro quando cai de mudança... não sabe pra onde vai!!!

Abraços

Pablo

Olá Pablo. O que eu coloquei foi apenas um resumão rápido para o colega ter uma noção básica. Realmente eu me enganei quanto ao inicio da fabricação do CJ5, foi mesmo em 1954. Em abril de 1953 a Willys Oveland foi comprada pela Kayser e passou a se chamar Willys Motor Company. O CJ5 começou a ser fabricado em 1954/55 desenvolvido pela Willys já sob o comando da Kayser. O CJ-3B permaneceu em produção pela Kayser até 1968 e um total de 155.494 foram fabricados nos E.U.A. A Mahindra que já foi licenceada Willys produz até hoje o CJ3B com o motor XUD-Peugeot na Índia e está relançando o CJ5 atualizado no Europa. Quanto aos detalhes da carroceria que você colocou, realmente eles existem, mas acho que são irrelevantes para o momento, seria detalhes demais para o colega iniciante. Com o tempo ele constatará por sí mesmo, porém, mesmo com pequenas alterações o modelo é o mesmo CJ5.

Elison
16/05/2010, 13:09
Riquizon,
quanto ao gás (GNV), eu não aconselho para quem vai pegar trilha. O motor perde potência. E o uso do gás, se não for feito corretamente, acaba com o motor.
Um amigo meu tem loja exclusiva de picapes e ele não aceita veículo com GNV, pois nunca se sabe como foi usado.

Vai ter gente defendendo o uso do gás....não vou polemizar, mas deixo o alerta.

Eu sou um dos que defende o GNV, tenho um CJ2 com motor OHC, raramente uso gasolina, faço todas as trilhas no gas, qdo bem instalado, na reduzida a perda de potencia é mínima, sem contar que o motor vai funcionar redondo mesmo com o jeep em grandes inclinações.
Com relação a ignição eletronica, a melhora é grande, e para o uso com GNV eu diria que é indispensável, no meu antigo CJ-5 equipado com o BF-161 eu utilizava o casco do distribuidor original Bosch com a parte eletronica do distribuidor do opala 6 cil, desse modo o sistema de avanço funciona perfeitamente.
Fica aí a minha contribuição.

Leco1974
16/05/2010, 13:13

Recentemente vi instalado num CJ 5 os bancos dianteiros da Ecosport. Ficaram ótimos, com regulagem e tudo o mais e uma coisa que achei interessantíssima... o porta-trecos embaixo do banco. A adaptação é fácil e cobraram deste meu conhecido barato. Acho que valeu a pena, pois pode regular o encosto e tudo mais, coisa que no meu de competição não dá (alguns têm esta opção). As capotas usadas acho que são um problema, pq achar uma que não esteja desbotada, com problema de costura, com rasgos ou com as janelas ressecadas é difícil, ainda mais sem ver a coisa pessoalmente. Creio que eu vá vender a minha de lona daqui uns 4 meses, mas ela estava instalado no CJ há 3 anos e ele, nestes 3 anos, não rodou nem 200km fora da garagem. É quase zero, só vou trocar pq quero uma bege-areia e a minha é preta (srs. moderadores: não estou vendendo nesta seção, não precisam me xingar:concordo:). Pneus maiores: o 31" geralmente não precisa de espaçador nas rodas, mas o 33" é quase certo que precisará, só aí já se gasta mais uns R$500-600 só de espaçador e se for 33" podes ter que mexer na relação coroa e pinhão e se não tiver DH torna o volante mais pesado. As adaptações que se fazem no CJ raramente não implicam em mudar algo a mais, sendo que o custo deste algo a mais pode ser maior do que o que previas gastar no início. Se fores comprar pneu, atente para aquela MP que te mandei reservadamente, para não caires no mesmo conto do vigário que cai em SP ao comprar da loja 4 pneus e 4 rodas novas. Nosso forum tb serve pra prevenir os camaradas desse tipo de gente, se souberes de algo parecido, favor me avisar. Abs e boa reforma.:lol:

RIQUIZON
16/05/2010, 16:39
Opa to ficando cada vez mais contaminado com as informações dos amigos jipeiros de plantão, aos poucos irei equipar o Bixim, agradeço desde já as valiosas informações dadas pelos amigos Sérgio Rocha, Rodrigo Hoffman, Pablo, Elison, Leco [não recebi sua MP] e aos conheçimentos enciclopédicos do amigo Robertux, o Bixim veio equipado com pneus Scorpion Pirelli não sei qual a bitola mas a numeração começa com 275, gostei do tamanho [é o mesmo que equipa o da minha MIT] só vou trocar oportunamente por um mais novo e metade on road metade off road. Alguém sabe que pneu é esse que tou me referindo ? Quantos aos bancos, pelo que pude perceber, tem uma gama deles que poderão ser usados, decerto que num ferro velho em Itabórai/RJ encontrarei o mais 'inteiro' e de preferencia de curvin ou couro, também decidi por equipa-lo com sistema DIS, pois de todos vcs só ouvi maravilhas dessa engenhoca, é verdade que dar p/atravessar rios e lagos quase com o Bixim submerso ? sem o mesmo pipocar ?Também colocarei uma direção hidraulica, nesse caso também tem uma gama de opções, tou pensando na cx de direção do opala e de quebra um volante menor, no caso o do Gol [bolinha], Essas são ao meu ver as alterações que farei de ínicio [a longo prazo], pois primeiramente tenho que dar um trato nele checar todo o motor, parte eletrica, suspensão, freios, óleos, etc.. p/depois começar a pensar nesses itens mencionados. Gostei das informações do Elison [se puder der mais especificações ], quanto ao GNV pois nem tudo será trilha no meu dia a dia, e no final ficarei só com o Bixim depois de vender a MIT, sendo que a opçao de instalar o gás será a última a ser tomada. Como disse no nisso, já tou contaminado com o Jeep, mesmo ele fazendo um barulho ensurdeçedor por onde passse [silencioso já veio ferrado], chamando a atenção de todo mundo, e tb pelo fato de ele 'andar' igual caranguejo, pois sinto que o Bixim vai andando todo torto hahaha será que é suspensão ? demais, valeu galera vcs são 1000 continuem dando opiniões pois em cima delas farei o up grade do meu Jipinho,
PS. em breve postarei fotos

Sergio Rocha
16/05/2010, 17:48
Em Itaboraí tem um Fv só de bancos.Fica na pista de volta para Niteroi quase em frente a divisão das pistas Niteroi Manilha com a que vai pra direita ( não lembro o nome).

[]´

Robertux
16/05/2010, 20:47
Andar torto, como caranguejo tem dois motivos, o menos provavel mas não impossível é o chassi torto, isso deve ser verificado em uma oficina de chassi, aquelas que colocam truck em caminhão servem, é trabalhoso.
Outra mais provavel e bem mais simples de resolver é o pino de centro do feixe de molas quebrado ou desalinhado, isso é barato, facil e qualquer posto de molas faz.
Dê uma passadinha num posto de molas e verifique o pino de centro, deve resolver.

rodrigo.hoffman
16/05/2010, 23:57
Cara..

Fico feliz de ver sua empolgação em busca de melhorias para seu CJ5.. Não quero que vc leve a mal, mas um conselhoo.. "Va com calma"

A maioria das adaptações de jeep acabam levando a outras e isto vai se tornando interminavel.. Tem um tal de frances que ronda o Forum que e um tormento.. Conhecido como "Jaques" :mrgreen:.. Muito cuidado com ele

A respeito do DIS é isso mesmo.. No site tem muita coisa e se vc tiver duvidas a respeito do produto, manda um email pro Sergio.. Eu mesmo devo ter mandado uns 20 antes da compra tirando dividas e uns 40 depois, fora os longos papos no msn.. Vc tem a vantagem de ser praticamente vizinho dele e tem ate um pessoal ai no Rio que são instaladores do DIS

A DH do OPala e boa mesmo.. e a que equipa o "Fenix" e nao tenho oq reclamar dela.. Num tem problema nenhum pra virar os 31" tork e aguenta os trancos da trilha.. Quanto ao volante, vc pode adaptar qualquer um, desde que o cubo seja compativel.. No seu caso sugiro que estude a possibilidade de alterar a coluna de direção, assim vc consegue mais espaço pros joelhos nao baterem no volante.. No meu caso uso a DH do Opala e a coluna de direção do Uno.. o volante eu comprei um cubo e coloquei um volante pequeno e ficou bem confortavel..

Da uma pesquisada boa no forum que vc vai ficar com mais duvidas ainda.. heheheh :pipoca:

[ ]´s

Rodolfo Ourique
17/05/2010, 01:33
Parabéns pela aquisição Riquizon,

Vou dar meu pitaco tb...hehe.
1- Capota nova - Atlantida, usada - ML ou Rolo4x4;
2- Motor Spice, não conheço mas sei que o Chapéu usa e instala em Niterói e parece mt bom;
3- Bancos - uso concha agora, mas qq um de preferência dá pra adptar, os da Tipo são mais vistos.
4- Banco traseiro - fiz o meu com chapa de compensado naval de 18mm, uma espécia de caixa selada, com fundo falso, onde guardo peças e fixo 2 auto-falantes 6x9"
5- Pneus 31" eu uso no meu CJ com rodas Mangels off-set negativo, caixa de direção original (um pouco de folga..rs) mas dá conta do recado, estou comprando um jogo de 32" da Maxxis, mas se for de recapados aconselho os da Genius ou VJ900 (Vipal).
6- Se precisar de manuais e outras "cositas mas" está no lugar certo...aqui tu vais achar tudo que precisas (já deve ter reparado...).

Abçs e cuidado com o "Jaques"

matrakaum
17/05/2010, 11:35
Referente ao GNV vou falar o que vi...Usei na S10 e não tive problemas..aliás, economizei muito c/ ele. Mas, o que interessa era o Jeep do meu tio, Caetité-BA que rodava não com GNV mas c/ GLP e o famoso Rodogás que o Pai comprou aqui em Sampa e enviou pra ele.
Bom, trilha na concepção da palavra não fazia, agora enfrentava as estradas da roça magnificamente...isto eu vi e, inclusive, participei de algumas viagens à bordo dele. Sem falar que no tempo da cheia era o único bicho que atravessava aquele rio. Tudo no Botija de 13kg. Tb. não me pergunte o que aconteceu com o motor. Isto eu não sei.
Agora referente aos bancos de Tipo..alguém tem foto aí pra eu ver. Devo ter uns 15 lá no pátio....
abço,

RIQUIZON
17/05/2010, 18:28
Valeu
Robertux, irei checar o pino do cebtro do feixe de molas é mais provavél que seja isto, quanto as suas instalações, Rodrigo Hoffman, achei muito boas e tou inclinado a fazer igual até pq sendo um cara grande, a possibilidade de alterar a coluna vem bem a calha, mas isto é uma coisa p/mais adiante, primeiramente é checar o estado geral do Bixim e hoje dei o primeiro passo deixando-o numa oficina especializada, agora é aguardar o tamanho da conta hehehehe e ver a relaçaõ do que necessita ser feito.
manterei contacto, obrigado a todos.

RIQUIZON
17/05/2010, 18:46
Rodolfo
Boa as configuraçãos que vc fez na tua viatura, eu decidi que a princípio ao invés da capota, vou colocar um toldo, que tb me economizará uma boa grana. Conheço a equipe do Chapéu daqui do Fórum, é uma opão a Spice, quanto aos bancos, chekei hoje num capoteiro e vou mandar fazer o trazeiro sob medida com um porta treco [embaixo] e as almofadas cobrindo as laterais, o pneu que ele usa tá de bom tamanho e oportunamente comprarei um par mais 'inteiro', não sei qual a bitola mas sei que é da scorpion Pirelli . Por enquanto é o que tou fazendo, hoje deixei-o na oficina p/fazer a primeira vistoria, levantar tudo que precisa ser feito [das coisas imediatas] Matrakaum. hehehe gostei da aventura do jeej com o botijão de gás, a minha idéia não bem essa, mas pode ser que futuramente eu instale um GNV nele, o importante é saber que bixim aguenta o tranco.
Valeu meus amigos