PDA

Ver Versão Completa : Especificação óleo: GL4 ou GL5



alex_floripa
14/05/2010, 23:44
Alguns falam que tem que ser o GL4.
outros o GL5!
Qual é o certo afinal?
Li no manual de serviços do samurai que tenho aqui,
mas não fal qual deles, só fala que é altamente
recomendavel o 75W90!

Maurício Fernandes
15/05/2010, 12:48
Veja no manual na parte de especificação da caixa e do dos diferenciais.
Na prática, não da diferença, pois o óleo de jipe é trocado duas ou mais vezes por ano.
Se for carro de asfalto, é bom observar.
No manual do jimny consta:
CAIXA: SAE75W90 GL4
DIFERENCIAL: SAE80W90 GL5

Samuka Shrek
16/05/2010, 22:43
Olá Alex!!

Quando fui trocar o oleo das minhas caixas de marchas e redução também fiquei na duvida....

O correto é GL-4 (75w90) nas caixas e GL-5 nos diferenciais..

Li alguns links na net que o GL-5 na caixa de marchas e redução, mesmo sendo teoricamente superior, não protege as engrenagens.

Quando comprei, achei um 75w90 mineral da Ipiriranga, se não me engano Ipirgerol EP... dá uma olhada
(http://www.ipiranga.com.br/cbpiSubFilter.jsp?cod=voce,lubr&categ=automotivo&filter=tipo5)

Espero ter ajudado... Abraços
:pipoca::pipoca::pipoca::pipoca::pipoca:

nanito
17/05/2010, 10:51
Esse óleo GL-4 (75w90) é pra T-Case?! Ou é pra caixa de marchas?

Pros dois diferenciais é o GL-5?!

Abraços!

Samuka Shrek
17/05/2010, 11:57
O GL-4 é para caixas de marchas e t-case... (75w90)

O GL-5 para os 2 diferenciais..


Abraços
:dance::dance::dance::dance::dance:

nanito
17/05/2010, 12:53
Uma dúvida:

esses óleos são colocados através de bombeamento, certo?! Visto que a maioria dos postos não dispõe de várias bombas para cada tipo de óleo, tem problema colocar óleo contaminado com resto de óleo com outra viscosidade?!

Ou de repente exista outra forma de colocar óleo nos diferenciais e T-case que eu não sei?!

Nelmont França
17/05/2010, 16:18
Uma dúvida:

esses óleos são colocados através de bombeamento, certo?! Visto que a maioria dos postos não dispõe de várias bombas para cada tipo de óleo, tem problema colocar óleo contaminado com resto de óleo com outra viscosidade?!

Ou de repente exista outra forma de colocar óleo nos diferenciais e T-case que eu não sei?!
Boa pergunta Nanito... Também fiquei com essa dúvida.

nanito
17/05/2010, 16:22
Boa pergunta Nanito... Também fiquei com essa dúvida.
Químicos de plantão, apresentem-se!

Hehehe!

J.Carlos
17/05/2010, 16:52
Uma dúvida:

esses óleos são colocados através de bombeamento, certo?! Visto que a maioria dos postos não dispõe de várias bombas para cada tipo de óleo, tem problema colocar óleo contaminado com resto de óleo com outra viscosidade?!

Ou de repente exista outra forma de colocar óleo nos diferenciais e T-case que eu não sei?!
A melhor dica: alguns mecânicos, já vi isso, possuem uma bombinha manual e de fabricação artesanal, movida a manivela, com uma pequena mangueira na sua extremidade. Daí é só mergulhar no próprio recipiente do óleo que será colocado no diferencial ou caixa e pronto, sem qualquer possibilidade de contaminação com outros tipos de óleo.

Fabil
17/05/2010, 17:33
solucao mais tabajara ainda..

pega uma manguerinha de chuveiro, em uma das pontas coloca ela no bico de um funil ( desses pequenos de plastico de cozinha mesmo), enfia uma ponta no bujao de completar oleo e vai despejando oleo no funil, obvio com o funil num nivel bem mais elevado que a tcase/eixos.. por gravidade o oleo vai descer até completar o nivel...

vai demorar alguns minutos, mas dá certo e nao contamina.

T+

Eduardo Velo
17/05/2010, 18:20
Uso um reservatorio plastico , bisnaga , com mangueira , apertando o reservatorio empurra o óleo pra dentro da cx de cambio , tcase ou diferencial , uso uma bisnaga pra cada óleo , existe o problema de contaminação com certeza , e se os óleos tem especificações diferentes não é pra misturar , mas quem sabe como é no posto ?? por isso tem coisas que ou vc acompanha ou faz vc mesmo , ou deixa alguém de confiança fazer ...
Segue link a respeito do assunto ... veja o item 22 , mas é bom dar uma sapeada geral ...

http://www2.petrobras.com.br/produtos_servicos/port/minisitelubrax/perguntas.htm

abs ... Edu

Samuka Shrek
17/05/2010, 20:22
Então.. foi isso que li, e disse no começo do topico..

Só facilitando para os preguiçosos de plantão:::

22. Em relação a óleos para caixas de câmbio de automóveis, qual a diferença entre as especificações API GL-4 e GL-5? Existe algum problema em se usar o GL-5 ao invés do GL-4?

R: A especificação API GL-4 designa um serviço de engrenagens hipóides de carros de passageiros e outros equipamentos automotivos, operando sob condições de alta velocidade e baixo torque ou vice-versa. O produto da BR para esta aplicação é o LUBRAX TRM-4.

Já a especificação API GL-5 é designada também para engrenagens hipóides, operando sob condições de alta velocidade e cargas instantâneas (choque), situação encontrada em caixas de mudanças de caminhões e em eixos traseiros (diferenciais). Os produtos BR para esta aplicação são o LUBRAX GL-5 e o LUBRAX TRM-5, entre outros.

A utilização de um óleo API GL-5 na transmissão ao invés do GL-4 irá gerar problemas de engate e "arranhamento" durante a troca de marchas, comprometendo a vida útil da caixa de mudanças. Este problema é decorrente do maior teor de aditivos dos óleos API GL-5 em relação aos API GL-4, que acabam interferindo negativamente no funcionamento do mecanismo de sincronização das marchas.

Abraços a todos os suzuqueiros e apaixonados por lama...:dance::dance::dance::dance:

nanito
18/05/2010, 10:04
Então.. foi isso que li, e disse no começo do topico..

Só facilitando para os preguiçosos de plantão:::

22. Em relação a óleos para caixas de câmbio de automóveis, qual a diferença entre as especificações API GL-4 e GL-5? Existe algum problema em se usar o GL-5 ao invés do GL-4?

R: A especificação API GL-4 designa um serviço de engrenagens hipóides de carros de passageiros e outros equipamentos automotivos, operando sob condições de alta velocidade e baixo torque ou vice-versa. O produto da BR para esta aplicação é o LUBRAX TRM-4.

Já a especificação API GL-5 é designada também para engrenagens hipóides, operando sob condições de alta velocidade e cargas instantâneas (choque), situação encontrada em caixas de mudanças de caminhões e em eixos traseiros (diferenciais). Os produtos BR para esta aplicação são o LUBRAX GL-5 e o LUBRAX TRM-5, entre outros.

A utilização de um óleo API GL-5 na transmissão ao invés do GL-4 irá gerar problemas de engate e "arranhamento" durante a troca de marchas, comprometendo a vida útil da caixa de mudanças. Este problema é decorrente do maior teor de aditivos dos óleos API GL-5 em relação aos API GL-4, que acabam interferindo negativamente no funcionamento do mecanismo de sincronização das marchas.

Abraços a todos os suzuqueiros e apaixonados por lama...:dance::dance::dance::dance:
Bom saber!

Vou aproveitar que to dando uma geral na viatura e já colocar os óleos com as especificações corretas!

CGAUER
18/05/2010, 10:37
Tem um Wiki legal sobre o assunto. http://en.wikipedia.org/wiki/Gear_oil

Abraços

nanito
20/05/2010, 12:00
Aí pessoal!

Ontem fui no posto pra trocar os óleos dos meus diferenciais e da T-case, verifiquei os óleos que tinha disponível no posto e li nos rotulos que o API-GL4 servia tanto pra caixa quanto para diferenciais! E os API-GL5 que tinham lá eram com 85walguma-coisa e eram indicados para os diferenciais dianteiros e tinha um outro que não lembro direito se era GL5 era indicado para caixas Eaton, tinha até o logo da Troller em algumas embalagens! Eu vi isso no Jetoil do posto Ipiranga.

E verificando no site da Castrol, pros vitaras 1.6 8v, a lubrificação da T-Case é a mesma para os diferenciais, é o mesmo óleo Castrol Syntrax 75w90. Não dizia se era API-GL5 ou GL4.

Que confusão.

alex_floripa
20/05/2010, 18:23
Na Alternativa 4x4 tem o 75W90 API GL-4,
mas o preço é de R$95,00 o litro (Motul)
O que vcs acham tá muito caro ou é esse prelo mesmo?

nanito
20/05/2010, 22:45
Na Alternativa 4x4 tem o 75W90 API GL-4,
mas o preço é de R$95,00 o litro (Motul)
O que vcs acham tá muito caro ou é esse prelo mesmo?
Meio caro isso hein!

O API-GL4 que vi da ipiranga tava por uns 20 pilas!

nanito
21/05/2010, 17:54
Bom, tirei a dúvida fazendo o mais simples: consultando o manual do vitara, hehehe.

GL-4 (75W90) pra T-Case e GL-5 (85W90) pra diferenciais.

Quanto ao óleo do cárter, qual a diferença entre óleos SL e SJ, além da viscosidade?

rogeriomasih
21/05/2010, 21:43
Quanto ao óleo do cárter, qual a diferença entre óleos SL e SJ, além da viscosidade?

A classificação API, que aponta para SJ ou SL, não tem relação com a viscosidade, mas sim com o grau de ´evolução´do óleo, ou seja, com o tipo e ´qualidade´ dos aditivos.

Quanto maior (mais perto do Z) for a letra que segue ao S (SF, SJ, SL), melhor será o óleo. Salvo engano, atualmente a melhor classificação é SM.

seguem os esclarecimentos:

API - American Petroleum Institute: Grupo que elaborou, em conjunto com a ASTM (American Society for Testing and Materials), especificações que definem níveis de desempenho que os óleos lubrificantes devem atender.

Essas especificações funcionam como um guia para a escolha por parte do consumidor. Para carros de passeio, por exemplo, temos os níveis API SM, SL, SJ, SH, SG, etc..

O "S" desta sigla significa Service Station, e a segunda letra define o nível de desempenho do óleo. O primeiro nível foi o API SA, obsoleto há muito tempo, consistindo em um óleo mineral puro, sem qualquer aditivação.

Com a evolução dos motores, os óleos sofreram modificações, através da adição de aditivos, para atender às exigências dos fabricantes dos motores no que se refere à proteção contra desgaste e corrosão, redução de emissões e da formação de depósitos, etc.. Atualmente, o nível API SM é o mais avançado.

No caso de motores diesel, a classificação é API CJ-4, CI-4, CH-4, CG-4, CF, etc. O "C" significa Commercial. A API classifica ainda óleos para motores dois tempos e óleos para transmissão e engrenagens.

FONTE: http://www2.petrobras.com.br/produtos_servicos/port/minisitelubrax/perguntas.htm#19

rogeriomasih
21/05/2010, 21:49
Já em relação à viscosidade, tem-se que:


20. O que significam os números (20W/40, 50, etc.) que aparecem nas embalagens de óleo?
R: Estes números que aparecem nas embalagens dos óleos lubrificantes automotivos (30, 40, 15W/40, etc.) correspondem à classificação da SAE (Society of Automotive Engineers), que se baseia na viscosidade dos óleos a 100ºC, apresentando duas escalas:

* uma de baixa temperatura (de 0W até 25W; e,
* outra de alta temperatura (de 20 a 60).

A letra "W" significa "Winter" (inverno, em inglês) e ela faz parte do primeiro número, como complemento para identificação.

Quanto maior o número, maior a viscosidade, para o óleo suportar maiores temperaturas.

Graus menores suportam baixas temperaturas sem se solidificar ou prejudicar a bombeabilidade.

Um óleo do tipo monograu (como o Lubrax MG-1) só pode ser classificado em um tipo escala (o MG-1 apresenta o grau SAE 40).

Já um óleo com um índice de viscosidade maior pode ser enquadrado nas duas faixas de temperatura, por apresentar menor variação de viscosidade em virtude da alteração da temperatura.

Desta forma, um óleo multigrau SAE 15W/40 se comporta a baixa temperatura como um óleo 15W reduzindo o desgaste na partida do motor ainda frio e em alta temperatura se comporta como um óleo SAE 40, tendo uma ampla faixa de utilização.

Uma outra especificação muito importante é o nível API (American Petroleum Institute).

Quando for usar um óleo em seu carro, consulte o manual e fique atento a estas especificações.

FONTE: http://www2.petrobras.com.br/produtos_servicos/port/minisitelubrax/perguntas.htm#20

nanito
24/05/2010, 13:21
Já em relação à viscosidade, tem-se que:


20. O que significam os números (20W/40, 50, etc.) que aparecem nas embalagens de óleo?
R: Estes números que aparecem nas embalagens dos óleos lubrificantes automotivos (30, 40, 15W/40, etc.) correspondem à classificação da SAE (Society of Automotive Engineers), que se baseia na viscosidade dos óleos a 100ºC, apresentando duas escalas:

* uma de baixa temperatura (de 0W até 25W; e,
* outra de alta temperatura (de 20 a 60).

A letra "W" significa "Winter" (inverno, em inglês) e ela faz parte do primeiro número, como complemento para identificação.

Quanto maior o número, maior a viscosidade, para o óleo suportar maiores temperaturas.

Graus menores suportam baixas temperaturas sem se solidificar ou prejudicar a bombeabilidade.

Um óleo do tipo monograu (como o Lubrax MG-1) só pode ser classificado em um tipo escala (o MG-1 apresenta o grau SAE 40).

Já um óleo com um índice de viscosidade maior pode ser enquadrado nas duas faixas de temperatura, por apresentar menor variação de viscosidade em virtude da alteração da temperatura.

Desta forma, um óleo multigrau SAE 15W/40 se comporta a baixa temperatura como um óleo 15W reduzindo o desgaste na partida do motor ainda frio e em alta temperatura se comporta como um óleo SAE 40, tendo uma ampla faixa de utilização.

Uma outra especificação muito importante é o nível API (American Petroleum Institute).

Quando for usar um óleo em seu carro, consulte o manual e fique atento a estas especificações.

FONTE: http://www2.petrobras.com.br/produtos_servicos/port/minisitelubrax/perguntas.htm#20
Genial, Rogerio!

alex_floripa
24/05/2010, 17:46
Depois de muito procurar...
Aqui nessa terra de m... não se acha nada.
Tive que viajar e procurar o óleo, procurei em casas de
lubrificantes e não tinha o 75W90 API-GL4, só o GL5.
Acabei encontrando em um posto de combustíveis
da Ipiranga ao preço de R$ 17,80 o litro.
O óleo é o Ipirgerol EP.

rogeriomasih
27/05/2010, 00:56
A utilização de um óleo API GL-5 na transmissão ao invés do GL-4 irá gerar problemas de engate e "arranhamento" durante a troca de marchas, comprometendo a vida útil da caixa de mudanças. Este problema é decorrente do maior teor de aditivos dos óleos API GL-5 em relação aos API GL-4, que acabam interferindo negativamente no funcionamento do mecanismo de sincronização das marchas.

Esse aqui se propõe a atender a ambas GL-4 e GL-5:


http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/51f211804fd763bda2f2a6251b6d9e98/emb-lub-auto-engrena-gold.gif?MOD=AJPERES&CACHEID=51f211804fd763bda2f2a6251b6d9e98

LUBRAX GOLD - Óleo a base sintética para engrenagens hipóides que exijam lubrificantes com nível de desempenho API GL-5, GL-4 e MT-1.
Aditivos - anticorrosivo, antidesgaste, antiespumante, antiferrugem, agente de extrema pressão, abaixador do ponto de fluidez, dispersante, melhorador do índice de viscosidade e corante laranja
Classificação - API GL-5, GL-4 e MT-1, MIL-L-2105D, MIL-L PRF-2105E, SCANIA STO 01, Volvo 97310, MAN 341/342 e ZF TE-ML
Grau - SAE 75W/90, 80W/90 e 85W/140


ALGUÉM CONHECE OU USA ESTE ÓLEO?

GSC
12/11/2011, 12:07
Rogério,

Acabei de colocar o Lubrax Gold na minha Tracker hoje, tanto nos diferenciais quanto na transferência e transmissão. Pelo que eu consegui pesquisar parece que vai ser a melhor opção. É um pouco mais caro do que o Ipirgerol GL4 que o pessoal tem comentado, mas é semi-sintético. No lugar dele eu talvez venha a usar, no futuro, o óleo abaixo, por ser 100% sintético:

IPIRANGA ULTRAGEAR PREMIUM 75W90
Descrição: Lubrificante 100% sintético SAE 75W90, termo estável, utilizado diferenciais hipóides e caixas de câmbio para longos períodos de troca.
Classificação: API GL-4/GL-5, SAE J2360, MT-1, Scania STO 1:0, Arvin Meritor 0-76-N, Mack GO-J, MB 235.8, MAN M 3343/341, ZF-TE-ML 02B/05B/07A/12B/ 16F/17B/19C/21B

E talvez este para os diferenciais:

IPIRANGA ULTRAGEAR PREMIUM 80W90
Descrição: Lubrificante semissintético SAE 80W90, termo estável, para diferenciais hipóides e caixas de câmbio de veículos pesados e leves. Possibilita a extensão do período de troca quando recomendado.
Classificação: API GL-5, SAE J2360, MIL-PRF-2105E, API MT-1, Arvin Meritor 0-76-N, MB 235.0, MAN M 3343 M/341 E2, ZF-TE-ML 02B/05A/ 07A/08/12E/16B/16C/17B/19B/ 21A, Mack GO-J, DAF, IVECO.

Mas tudo depende de se conseguir encontrar os óleos, tem sido difícil aqui no Rio.

Sds,

Gustavo

laubahia
05/06/2014, 10:45
O meu Suzuki Vitara o óleo de transmissão recomendas o GL4 - 75w90 e GL5-80w90, mas na minha cidade não encontro, gostaria de saber qual posso usar se o GL4 w80 ou GL4 w90 e o GL5 w80 ou GL5 w90.

fnandosp
04/05/2018, 23:54
Boa noite Suzukeiros!
Qual 75W90 (GL-4) vocês tem utilizado?