Conectar

Ver Versão Completa : Toyota Land Cruiser HDJ80

Páginas : [1] 2

Loras
14/05/2010, 20:55
Boas.

Há algumas semanas, em recente viagem a Santa Elena de Uiaren (fronteira com Venezuela) comentava com minha noiva:

- Tá vendo aquele carro ali?!?! É o único modelo pelo qual eu venderia a Defender para comprar. Como não existe no Brasil, não venderei a 110 nunca!!! :rolleyes:

- Vou levar nossos filhos e netos na escola com a Defender!!! :dance:

Eis que durante uma eventual pesquisa pelo Mercado Livre, encontrei o anúncio. :shock:

Não acreditava. Uma HDJ80, a venda?!?

Só podia ser golpe. Acreditando no impossível, resolvi telefonar para o número do anúncio. DDD 67... hum... sei não...

Mas acredite se quiser!!!

Lá estava ela. Uma autêntica Toyoata, made in Japan, raríssima, a venda!!!

Mosca branca, albina, de olhos azuis, fluente em esperanto!!! :mrgreen:

Eixo rígido na dianteira, diesel, suspensão helicoidal, último ano de fabricação no Japão. Perfeita!!! :!:

Putz... e agora?!?! :putz:

Precisava vender a 110SW. Não tinha como inve$tir em outro 4x4 e depois três carros não cabe na garagem. Nem no tempo disponível da agenda.

Resolvi então que só trocaria o Rover pelo Cruiser se vendesse a Endurance.

Anunciei e felizmente vendi. Com o coração dividido entre alegria e tristeza despachei minha companheira de 04 anos de aventura. De certa forma, foi menos pior, uma vez que a 110SW estará em excelentes mãos em terras mineiras!!!

Fase 1 completa. Defender vendida.

Dias depois, com $$ no banco e muita ansiedade, lá fui eu conferir a viatura pessoalmente no Mato Grosso.

Inacreditável!!! Milagre!!! Impossível!!! A vaca tossiu!!! E depois voou!!! :mrgreen:

Ela existia mesmo!!! E sua documentação estava 100% legalizada, em dia.

Uma salva de URRAS!!! Comprei. :palmas:

Fase 2 completa. HDJ80 comprada.

De fábrica, teto solar, trio elétrico, tanque reserva de combustível, bancos de couro, altímetro, voltímetro, temperatura de óleo, geladeira no console central e guincho elétrico. Fantástica!!!

As soluções de engenharia japonesa são realmente incomparáveis!!! Do controle do guincho aos conectores a prova d'água da instalação elétrica, tudo pensado para durar eternamente.

Claro, um carro 97 sempre tem detalhes. Principalmente alguns pontos de funilaria.

Mas enfim, pela exclusividade e rara oportunidade, resolvi encarar um processo minucioso de restauração e upgrades. Temos certa facilidade de peças na Venezuela, pois ele foi produzida até 2005 lá, ainda que na versão gasolina.

Bom, cheguei hoje em Roraima. Daqui a pouco ela coloca os pneus em solo roraimense e então prometo fotos mais detalhadas.

Já comecei a pesquisar os futuros upgrades... OME, ARB, 315R16 ou 35pol, guincho mecânico, etc. Um novo aprendizado começa!!!

Abraços,

Loras
14/05/2010, 21:08
Fotos do exterior...

Abs.

Dieselboy
14/05/2010, 21:20
Parabéns Loras!! :palmas: :palmas: :palmas: Realmente um achado :concordo:

Só um "pitaco", acho que a Artic trucks tem projetos prontos para esse modelo de Land Cruiser :pensativo:

Já pensou ela desse jeito

http://i64.photobucket.com/albums/h172/octanas/Rock%20Crawler/HDJ80/HDJ_80_16.jpg http://i64.photobucket.com/albums/h172/octanas/Rock%20Crawler/HDJ80/HDJ_80_20.jpg

Edgar Fabre
14/05/2010, 22:01
Loras,
PARABÉNS !!!
Carro maravilhoso !!! E um achado !!! MOSCA BRANCA com certeza !!!
Cuide bem do bichinho !!!
ABS
Edgar Fabre

rubensx
15/05/2010, 08:28
Wow

raro isso... parabéns loras pela façanha, realmente, por incrivel que pareça já tinha vistuma uma em sampa dessas da mesma cor igual, se nÀo for ela mesma...

agora sim veremos qual o futuro digno que ela terá eheheh :twisted::twisted:

Elmer_Jeep
15/05/2010, 09:39
Suv de luxo :pensativo:

É nóis irmãaaaaaaaaaaaao :dance:

[]'s

rubensx
15/05/2010, 10:24

[]'s

merece uns 35" não? ahuahuaahu

CAVESO
15/05/2010, 10:52
F-A-N-T-Á-S-T-I-C-A!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

:palmas:

jeisonk
15/05/2010, 10:55
Loras, show de bola cara, pode ter certeza que essa é "A Viatura" :palmas::palmas:

Fico feliz que tenha realizado um sonho, mais feliz ainda que uma máquina desse naipe esteja em boas mãos.

Que venham as estradas :dance::dance:

Abs e de olho por aqui.

jeisonk
15/05/2010, 11:10
Tano Baldi brazuca? :pensativo:

http://www.argentinafoto4x4.com.ar/Notas/LaRioja08/FOTO-033.jpg

http://www.argentinafoto4x4.com.ar/

:mrgreen:

[]'s

guiavelar
15/05/2010, 13:10
Linda a nova viatura loras!!
ela nao era do mato grosso do sul nao?? :pensativo:
abraçoos

Pablo RR
15/05/2010, 13:16
Sempre que vou na venezuela tambem fico babando em alguns suvs q eles tem lah.hehee.

Parabens loras pela aquisiçao.. eu tava terminando de ler o topico da Endurance e quando ia comentar lah.. vi q vc ja tinha vendido..fikei com medo de elogiar a endurance e vc ficar com depressao pos-venda.hheheh..

Agora... quando o carro desembarca em terras roraimenses?
Eu ja tinha ficado curioso com qual seria a nova viatura expedicionaria..
Agora to curioso a respeito da mecanica (motorizacao, cambio, suspensao, etc)..
E o nome de batismo??? heheh

abraços

Bernardo Hoelz
15/05/2010, 18:31
Belíssima viatura! Parabéns pela aquisição loras!
Cara, me tire uma dúvida, qual o motor que ela usa? pela foto parece que é um 14B turbinado de fábrica, estou certo? Se sim, qnts cavalos ela possui?

Abrs.

jeisonk
15/05/2010, 19:15
É um 1HD-T, 6 cilindros :concordo:

Abs

Giovani
15/05/2010, 19:22
PARABÉNS !!!!!!!!:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:

Que achado!!!!:palmas::palmas::palmas:

Show a viatura! Nada contra a anterior :p, mas agora sim vc está bem equipado!!:mrgreen:

Manda umas fotos dos detalhes, da geladeira, porta-malas, do guincho, por baixo, suspa, etc. Sabe como é, gostamos de ver as entranhas...:pipoca:

Bah... Vou ter que secar o teclado...:)

[]'s

jeisonk
15/05/2010, 19:24
Vou ter que secar o teclado

O meu já foi pro espaço, encircuitou :mrgreen:

[]'s

Eriksom Teixeira Lima
15/05/2010, 20:23
Loras

precisou levar o caminhão amarelo para fazer a compra?

É realmente muito boa, vão caber todos os cunhados, os filhos e netos (estás apressado nesses dois últimos, tá não?). Acho que vou a Roraima só para testá-la, gosto muito da bichinha :)

Pobre Elmer, agora que a sucata de camper não sai mais debaixo da mangueira :mrgreen:

Eriksom

plopes
15/05/2010, 21:47
Que achado, bicho :shock:

Parabens pela aquisicão e boa sorte com a LC.

Aqui no Rio tem uma verde de corpo consular, acho que da mesma idade.
Blindada, infelizmente...

Abraco.

Loras
16/05/2010, 18:28
Parabéns Loras!! :palmas: :palmas: :palmas: Realmente um achado :concordo:

Só um "pitaco", acho que a Artic trucks tem projetos prontos para esse modelo de Land Cruiser :pensativo:

Já pensou ela desse jeito

Dieselboy,

A idéia é bem menos ousada.

Como não pretendo andar na neve ou pântanos frequentemente, optarei por um caminho menos radical.

A receita comum é pneus 35pol ou 315R16, com lift de 02pol na suspensão.

Acima disso precisa corrigir o caster de maneira mais agressiva, trocar relação de diferencial, etc.

Como o objetivo continua viagens e expedições, com raras trilhas "hardcore", essa receita associada a ARB em ambos eixos é mais que suficiente, além de poupar todo o resto do conjunto da viatura.

Agora bem bacana essa LC R/C!!! Sabe onde consigo uma?:?:

Abração,

Loras
16/05/2010, 18:33
Loras,
PARABÉNS !!!
Carro maravilhoso !!! E um achado !!! MOSCA BRANCA com certeza !!!
Cuide bem do bichinho !!!
ABS
Edgar Fabre

Edgar,

O carro é realmente raro. Não acreditava quando encontrei.

Ao dirigí-la tenho a sensação nítida de conduzir um trator embaixo de uma carroceria SUV.

Acredito que pela proximidade com a Venezuela, será mais fácil cuidar da Toyota em comparação a Land Rover. Principalmente na questão de acabamentos e interior.

E a F-75? Novidades? Já tive uma por volta de 2003... 4.1/s, Clarck, Dana 44, pneus 33. Fantástica!!! Saudades dela!!! Antes eu tivesse tempo, dinheiro e garagem para todos os 4x4 que já tive... hehehehe

Abraço!!

Loras
16/05/2010, 18:36
Wow

raro isso... parabéns loras pela façanha, realmente, por incrivel que pareça já tinha vistuma uma em sampa dessas da mesma cor igual, se nÀo for ela mesma...

agora sim veremos qual o futuro digno que ela terá eheheh :twisted::twisted:

Salve Rubens,

O antigo dono afirmou que visitou parentes em Sorocaba há pouco tempo com a viatura... de repente é ela mesma!!! :pensativo:

Bom, sobre o futuro... um passo de cada vez. O próximo é chegar em Boa Vista e fazer aquela revisão inicial padrão de todo 4x4 usado.

Quisera eu ter tempo para vir rodando com ela...

Abraço,

Loras
16/05/2010, 18:42

[]'s

Positivo e operante.

Estava planejando aqui... vamos fazer o mesmo processo.:idea:

Vou comprando aos poucos e quando tiver tudo, fazemos de uma vez.

Retoques necessários no chassis, troca da suspensão, revisão dos eixos e bloqueios.

Precisamos liberar logo a vaga do Croc na RC!!!! :!:

Abraço,

Loras
16/05/2010, 18:51
Loras, show de bola cara, pode ter certeza que essa é "A Viatura" :palmas::palmas:

Fico feliz que tenha realizado um sonho, mais feliz ainda que uma máquina desse naipe esteja em boas mãos.

Que venham as estradas :dance::dance:

Abs e de olho por aqui.

Boas Jeison!!!

Rapaz, pensei bastante em comprar uma Prado.

Mas a assistência técnica da Toyota aqui é piada. O pessoal leva Hilux até Manaus para revisar nas concessionárias!!! :parede:

E depois o motor eletrônico não me agrada muito... dificulta também.

Quando apareceu a HDJ, não teve jeito!!! O melhor dos dois mundos!!!

Quem sabe um dia as Toyotas viajem juntas!! Seria um prazer!!! :concordo:

Abração,

Loras
16/05/2010, 18:57
Sempre que vou na venezuela tambem fico babando em alguns suvs q eles tem lah.hehee.

Parabens loras pela aquisiçao.. eu tava terminando de ler o topico da Endurance e quando ia comentar lah.. vi q vc ja tinha vendido..fikei com medo de elogiar a endurance e vc ficar com depressao pos-venda.hheheh..

Agora... quando o carro desembarca em terras roraimenses?
Eu ja tinha ficado curioso com qual seria a nova viatura expedicionaria..
Agora to curioso a respeito da mecanica (motorizacao, cambio, suspensao, etc)..
E o nome de batismo??? heheh

abraços

Boas Pablo!

A Endurance deixará saudades... com certeza. Em alguns pontos ela leva vantagem, por exemplo as dimensões externas são melhores para trilhas estreitas. A Land Cruiser é um tanto larga, como os Trollers.

A depressão pós-venda faz parte... quando vendi meu primeiro CJ chorei a tarde todinha... hehehehe Dessa vez foi menos traumático, porque o comprador é gente finíssima e o objetivo era fazer caixa e talvez comprar a LC.

Ainda não tem nome de batismo... deixaremos essa parte para o pessoal do Roraima 4x4. Aliás, você devia aparecer por lá!!! Encontramos toda quinta a noite.

Depois eu posto uma ficha técnica detalhada, com as informações que já levantei de sua mecânica.

Abração,

Loras
16/05/2010, 18:58
Linda a nova viatura loras!!
ela nao era do mato grosso do sul nao?? :pensativo:
abraçoos

Opa!!

Sim, era do MS!!!

Fui até lá para fechar negócio semana passada.

Você a conhecia?:?:

Abraço,

Loras
16/05/2010, 19:03
Belíssima viatura! Parabéns pela aquisição loras!
Cara, me tire uma dúvida, qual o motor que ela usa? pela foto parece que é um 14B turbinado de fábrica, estou certo? Se sim, qnts cavalos ela possui?

Abrs.

210cv segundo o documento do Detran MS.

Parece um 14B mesmo... Elmer e eu tivemos a mesma impressão numa LC Serie 70 que passou pela Roraima Overlanders Expedition House com um casal francês a bordo.

Mas tem algumas diferenças.

O 14B aciona o comando por engrenagem.

O 1HD-T aciona por correia dentada, que deve ser trocada a cada 100 mil km.

E depois o 1HD-T teve uma versão eletrônica... e também saiu com um câmbio automático de fábrica. Isso é fato confirmado!!! E talvez um upgrade futuro... quem sabe... :pensativo:

O 14B reza a lenda que saiu com câmbio auto, mas nunca achei a referência, nem prova concreta.

De fato, o 1HD-T tem o funcionamento muito parecido com o MWM 6 cilindros. Externamente são semelhantes também.

Abraço,

Loras
16/05/2010, 19:11
PARABÉNS !!!!!!!!:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:

Que achado!!!!:palmas::palmas::palmas:

Show a viatura! Nada contra a anterior :p, mas agora sim vc está bem equipado!!:mrgreen:

Manda umas fotos dos detalhes, da geladeira, porta-malas, do guincho, por baixo, suspa, etc. Sabe como é, gostamos de ver as entranhas...:pipoca:

Bah... Vou ter que secar o teclado...:)

[]'s

Hehehehe

A 110SW é um senhor 4x4!!! Absolutamente.

Mas um dado básico mostra a diferença entre as duas.

O semi-eixo da LC tem 33mm de diâmetro com 30 estrias.

Os da 110 tem 30mm e 24 estrias.

Fora a questão do motor, etc...

Aproveitando o momento, vou considerar as vantagens de cada uma, numa primeira impressão.

Defender:
- apelo off road, um valor de marketing agregado muito maior
- medidas externas compactas, mais adequadas a trilhas estreitas
- carrega até 11 pessoas, a LC carrega apenas 07
- tinha freio a disco nas 4, a LC tem apenas na dianteira
- a visibilidade é beeem melhor
- é 4x4 integral
- todos os vidros são retos, facilitando a reposição

Land Cruiser:
- é mais confortável, já vem com ar condicionado traseiro de fábrica
- o desempenho do motor é incomparável com o Maxion 300tdi ou 200tdi
- é mais silenciosa
- o diferencial é mais robusto
- tem melhor vão livre com a mesma dimensão de pneu

Agora é aguardar a chegada para fazer uma análise mais criteriosa, com ângulos de ataque, inclinação lateral, autonomia, etc.

Vou tentar posts mais "técnicos" de acordo com aquela idéia de gerar publicações!!! :concordo:

Aí vem foto detalhada de tudo...

Abração,

Loras
16/05/2010, 19:16
Loras

precisou levar o caminhão amarelo para fazer a compra?

É realmente muito boa, vão caber todos os cunhados, os filhos e netos (estás apressado nesses dois últimos, tá não?). Acho que vou a Roraima só para testá-la, gosto muito da bichinha :)

Pobre Elmer, agora que a sucata de camper não sai mais debaixo da mangueira :mrgreen:

Eriksom

Doutor ET,

O caminhão foi necessário para trazer o troco!! :shock:

E para fazer o transporte do documento, afinal é preciso proteger essa raridade. :mrgreen:

Sobre a Camper... talvez ela saia debaixo da mangueira antes do previsto. Acredite se quiser, com a probabilidade de aportar no famoso Rio Grande do Sul... :cool:

A LC é uma perfeita mistura de 110SW + Camper.

Por isso penso seriamente em vender a The Camper... sem motor, sem câmbio, do jeito que está. Atualmente não tenho tempo para cuidar de dois 4x4 como eles merecem.

Depois ainda tem o Opala...

Veremos.

Abraço,

Loras
16/05/2010, 19:18
Que achado, bicho :shock:

Parabens pela aquisicão e boa sorte com a LC.

Aqui no Rio tem uma verde de corpo consular, acho que da mesma idade.
Blindada, infelizmente...

Abraco.

Pedro,

Obrigado!!!

Bacana saber que temos uma irmã em terras cariocas.

Se houver possiblidade de venda algum dia, me avise por favor. :concordo:

Que tem achado do conjunto Ironman? É outra opção para a LC... mas por hábito e experiência prévia, no momento tenho predileção pela OME.

Abraço,

Tchê 4x4
16/05/2010, 20:55
Grande aquisição Loras, a viatura é realmente show, meu parabens!!!...

elmestizo
16/05/2010, 21:20
PQP Loras... VTNC...

SHOOOOOOOOW de bola

Urbano Meirelles
16/05/2010, 22:06
Loras,

Eu tive uma dessas 93,branca,com bloqueio de fabrica,teto solar,completissima,mas a gasolina,coloquei pneus 305 e tirei os estribos,só,ficou maravilhosa.
Boa sorte com a sua esse é realmente um carro pra vida toda,sem duvida foi o melhor carro que tive em toda a minha vida.
Urbano

JOAO LUCENA LEAL JUNIOR
16/05/2010, 22:39
Grande loras parabens pela compra da TLC, creio que somos os unicos da regiao norte com land cruiser a sua e igual a de um conhecido que mora na fronteira brasil/bolivia a dele e prata e as vezes esta aqui,so lhe dou um conselho esse carro e procurado na venezuela e principalmente na guiana que usa diesel.

Hugo4x4
16/05/2010, 23:00
Hehehehe

A 110SW é um senhor 4x4!!! Absolutamente.

Mas um dado básico mostra a diferença entre as duas.

O semi-eixo da LC tem 33mm de diâmetro com 30 estrias.

Os da 110 tem 30mm e 24 estrias.

Fora a questão do motor, etc...

Abração,

Loras

Pela tabela que tenho dos motores Toyota o 1HD-T tem 165 HP, seis cilindros, 4163 cm3, 12 válvulas e o 1HD-FTE, seis cilindros, 4163cm3, 24 válvulas, 205 HP/3400 rpm e um torque de 43,935 kgfm/2500 rpm, ambos turbo diesel.
Considerando este último e para comparar podemos calcular os semi-eixos de uma forma simples como segue:

Diâmetro = raiz cúbica (1000*Torque)

Para a Toyota temos D= 35,3 mm
Para a Defender com torque máximo de 29,6 kgfm ---> D= 30,9 mm

A Defender 110 tem diâmetro 31,3 mm no estriado.
A meu ver a diferencia fundamental entre as duas é o tipo de carro, ou seja, um foi feito para trabalho e outro para passeio.

Desejo boas aventuras com a nova e poderosa Toyota.

Hugo4x4
Defender110 04
Jeep CJ5 73

Eriksom Teixeira Lima
17/05/2010, 00:30
Sobre a Camper... talvez ela saia debaixo da mangueira antes do previsto. Acredite se quiser, com a probabilidade de aportar no famoso Rio Grande do Sul... :cool:

voltará para o Gugu?

Eriksom

Loras
17/05/2010, 00:55
Grande aquisição Loras, a viatura é realmente show, meu parabens!!!...

Valeu amigo!!! Abraço!!!

Loras
17/05/2010, 00:56
PQP Loras... VTNC...

SHOOOOOOOOW de bola

hehehehe

Ainda bem que não comprei aquela Hilux feixe...

Te falei que era beeeem melhor né?!?! :mrgreen:

Abração,

Loras
17/05/2010, 00:59
Loras,

Eu tive uma dessas 93,branca,com bloqueio de fabrica,teto solar,completissima,mas a gasolina,coloquei pneus 305 e tirei os estribos,só,ficou maravilhosa.
Boa sorte com a sua esse é realmente um carro pra vida toda,sem duvida foi o melhor carro que tive em toda a minha vida.
Urbano

Urbano,

O mundo da Toyota é completamente novo para mim!!!

Tomara que ela corresponda as minhas expectativas, honrando a solidez da marca. :concordo:

A tua ex roda no Brasil ainda? Tem notícias dela?

Para os 305 precisou de algum lift na suspensão?

Eu achava que a HDJ80 também tinha bloqueios de fábrica. Mas na verdade não tem, pois é a versão básica VX.

Não fiquei tão triste, pois há diversos relatos de problemas no motor elétrico de acionamento dos mesmos, cujo reparo é muito difícil.

Então futuramente optarei pelos ARB.

Abração,

Loras
17/05/2010, 01:00
Grande loras parabens pela compra da TLC, creio que somos os unicos da regiao norte com land cruiser a sua e igual a de um conhecido que mora na fronteira brasil/bolivia a dele e prata e as vezes esta aqui,so lhe dou um conselho esse carro e procurado na venezuela e principalmente na guiana que usa diesel.

Valeu João!!!

Então bora colocar as irmãs para se encontrar!!! :dance:

Realmente essa preocupação é válida.

A Defender não é visada na Venezuela... mas a Land Cruiser... unf... :putz:

Vou ter que bolar algumas travas de segurança por aqui. Já tenho algumas soluções em mente.

Abração,

Loras
17/05/2010, 01:02
Loras

Pela tabela que tenho dos motores Toyota o 1HD-T tem 165 HP, seis cilindros, 4163 cm3, 12 válvulas e o 1HD-FTE, seis cilindros, 4163cm3, 24 válvulas, 205 HP/3400 rpm e um torque de 43,935 kgfm/2500 rpm, ambos turbo diesel.
Considerando este último e para comparar podemos calcular os semi-eixos de uma forma simples como segue:

Diâmetro = raiz cúbica (1000*Torque)

Para a Toyota temos D= 35,3 mm
Para a Defender com torque máximo de 29,6 kgfm ---> D= 30,9 mm

A Defender 110 tem diâmetro 31,3 mm no estriado.
A meu ver a diferencia fundamental entre as duas é o tipo de carro, ou seja, um foi feito para trabalho e outro para passeio.

Desejo boas aventuras com a nova e poderosa Toyota.

Hugo4x4
Defender110 04
Jeep CJ5 73

Hugo,

Obrigado pelos dados. Eu apenas consultei pela internet, não copiei nada ainda.

Vou deixar para resumir tudo quando ela já estiver por aqui.

A Defender é um senhor 4x4!!! Realmente vendi porque não tenho condições de ficar com ambas. Sei que dificilmente encontrarei outra 200tdi como a Endurance por aí...

Pelo visto o documento do Detran está errado... só para variar um pouquinho... hehehehe

A propósito, como fez para comprar o Madman? Pretendo adquirir um em breve para o 1HD-T.

Abração,

Loras
17/05/2010, 01:04
voltará para o Gugu?

Eriksom

Quem sabe...

Se ele tiver coragem e paciência para encarar uma nova restauração...

Senão vai continuar um tempo parada. Quando eu recuperar o fôlego, vamos com tudo nela!!!! :concordo:

Abraço,

JOAO LUCENA LEAL JUNIOR
17/05/2010, 05:31
Loras essa land cruiser branca que foi citada deve ser a mesma que andou por aqui 6cc a gasolina quem andava nela era um medico do exercito.A placa era do rio de janeiro.ONDE COMPRAR PEÇAS DO MOTOR VOU TE ENVIAR O TEL DEPOIS.

caique
17/05/2010, 14:03
Loras, parabens pela nova viatura, mas acho uma pena vc deixar o mundo LR, vc era uma referencia para nós!!!

Mas na minha pouca experiência com toyotas (tive duas bandeirantes que não tem nada a ver com a sua), acredito que vc está muito bem servido!!!

abçs

Urbano Meirelles
17/05/2010, 14:23
Loras,
Eu acompanhei a LC depois que vendi,na verdade me arrependi de ter vendido,só vendi porque era gasolina e fazia 4 km aqui em São Paulo,um dia um cara me parou na rua e disse" põe preço,eu tenho sonhado com esse carro desde que voltei da Australia"
Pedi 50% mais do que paguei por ela e o cara topou na hora.
Ele ficou 2 naos com o carro,cuidando direito,depois vendeu para um desavisado que capotou a danada,fui ver o "corpo",ficou totalmente destruida,mas chassis motor, cambio etc permaneceram intactos,é um tanque de guerra.
Se vc olhar o para choque traseiro não existe é o chassis direto com os acabamentos laterais.
Os 305 entraram sem problemas e sem fazer nada.
Boa sorte.
Urbano
Ps: A unica coisa chata desse carro é achar peças,eu trazia de Miami,custava caro e demorava.

plopes
17/05/2010, 15:48
Que tem achado do conjunto Ironman? É outra opção para a LC... mas por hábito e experiência prévia, no momento tenho predileção pela OME.
Abraço,

Loras, para o uso que faco estou satisfeito, pois a estabilidade e dirigibilidade melhoraram muito, mas tenho minhas duvidas em relacão à durabilidade. Estão fazendo 6 meses que instalei e as minhas duas buchas internas dos amortecedores frontais ja estouraram, mas eu ja esperava.
Tirei os amortecedores originais com quase 10 anos de uso e as buchas originais estavam obviamente deformadas, mas não estouradas.

Me parece que a OME tem solucões bem mais interessantes para a LC do que para a SW4, ne não ?

Coloque OME que a LC merece... :concordo:

Abraco !!!

JOAO LUCENA LEAL JUNIOR
17/05/2010, 18:12
Urbano a respeirto de peças ele nao tera problemas pois a venezuela tem muito desses carros tanto que a minha e de la.

Hugo4x4
17/05/2010, 20:06
Loras

Importei por intermédio do representante da Madman no Brasil: paulo_noce@yahoo.com.br

Hugo4x4
Defender 110 04
JeepCJ5 73

Loras
17/05/2010, 22:42
Loras, parabens pela nova viatura, mas acho uma pena vc deixar o mundo LR, vc era uma referencia para nós!!!

Mas na minha pouca experiência com toyotas (tive duas bandeirantes que não tem nada a ver com a sua), acredito que vc está muito bem servido!!!

abçs

Caique,

Valeu!!!

Na realidade eu bem que gostaria de manter a 110SW na garagem.

Mas isso me traria muito mais ansiedade que usofruto.

IMHO, 4x4 tem que ser "usado". Permanecer parado na garagem é sinônimo de manutenção e preocupação.

No que eu puder ajudar, continuo por aqui. Mesmo que seja sobre Land Rover e afins... :concordo:

No futuro quem sabe uma 90 Soft Top... Defender sempre terá lugar no meu coração!!! :cool:

Abração,

Loras
17/05/2010, 22:45
Loras,
Eu acompanhei a LC depois que vendi,na verdade me arrependi de ter vendido,só vendi porque era gasolina e fazia 4 km aqui em São Paulo,um dia um cara me parou na rua e disse" põe preço,eu tenho sonhado com esse carro desde que voltei da Australia"
Pedi 50% mais do que paguei por ela e o cara topou na hora.
Ele ficou 2 naos com o carro,cuidando direito,depois vendeu para um desavisado que capotou a danada,fui ver o "corpo",ficou totalmente destruida,mas chassis motor, cambio etc permaneceram intactos,é um tanque de guerra.
Se vc olhar o para choque traseiro não existe é o chassis direto com os acabamentos laterais.
Os 305 entraram sem problemas e sem fazer nada.
Boa sorte.
Urbano
Ps: A unica coisa chata desse carro é achar peças,eu trazia de Miami,custava caro e demorava.

Urbano,

Que pena. Todavia, se chassis e documentos ainda existirem, é passível de recuperação!!! Será? :?:

Realmente ela é mais reforçada que meu parâmetro anterior, a Defender.

Tenho alguns vídeos de LC nas provas venezuelanas. Impressionante o que elas aguentam!!! :shock:

Sobre peças, terei dificuldades em relação a motor, embreagem e câmbio, visto que na Venezuela (220km daqui) a maioria é gasolina e automática.

Entretanto suspensão, direção, acabamentos, etc é tudo igual!!! Facilita.

Aos poucos ela ficará no ponto... com a Defender foram longos 04 anos... e ainda tinha coisa para fazer.

Abraço,

Loras
17/05/2010, 22:46
Loras, para o uso que faco estou satisfeito, pois a estabilidade e dirigibilidade melhoraram muito, mas tenho minhas duvidas em relacão à durabilidade. Estão fazendo 6 meses que instalei e as minhas duas buchas internas dos amortecedores frontais ja estouraram, mas eu ja esperava.
Tirei os amortecedores originais com quase 10 anos de uso e as buchas originais estavam obviamente deformadas, mas não estouradas.

Me parece que a OME tem solucões bem mais interessantes para a LC do que para a SW4, ne não ?

Coloque OME que a LC merece... :concordo:

Abraco !!!

Hum... interessante.

O custo benefício da Ironman é atraente mesmo.

Mas por enquanto, se o bol$o permitir, vou de OME.

Valeu o testemunho!!!

Abraço,

Loras
17/05/2010, 22:47
Loras

Importei por intermédio do representante da Madman no Brasil: paulo_noce@yahoo.com.br

Hugo4x4
Defender 110 04
JeepCJ5 73

Hugo,

Já pedi ao Noce para orçar o equipamento.

Obrigado pela dica.

Abraço,

Loras
17/05/2010, 22:50
Urbano a respeirto de peças ele nao tera problemas pois a venezuela tem muito desses carros tanto que a minha e de la.

João,

Me envie depois os contatos para peças, por favor.

Abraço,

JOAO LUCENA LEAL JUNIOR
17/05/2010, 23:44
Loras te envie os contatos das peças por MP

Loras
19/05/2010, 19:25
Loras te envie os contatos das peças por MP

Recebi. Obrigado.

Abs.

Loras
19/05/2010, 19:28
Hugo,

Já pedi ao Noce para orçar o equipamento.

Obrigado pela dica.

Abraço,

O Noce (Clube Land Rover) não é mais representante da Madman no Brasil.

Vou ter que buscar um caminho alternativo.

Abs.

JOAO LUCENA LEAL JUNIOR
19/05/2010, 22:31
E ai quando chega a viatura?? ontem aqui uma balsa aqui jogou umas carretas para o fundo rio depois que bateu numas pedras.A sua viatura vem por aqui?

Amadeus_band
20/05/2010, 09:58
Tá aí um belo veículo!
Ví ah um tempo atrás no Ebay uma FJ40 com esse motor!
Esse motor é um sonho, imagino minha Band com um desses, hehehehe.

Loras
22/05/2010, 15:12
E ai quando chega a viatura?? ontem aqui uma balsa aqui jogou umas carretas para o fundo rio depois que bateu numas pedras.A sua viatura vem por aqui?

Boas.

Rapaz, se tudo der certo chega em breve... :mrgreen:

Ela ainda não está na balsa. Ufa!!!!

Mas a Defender está a caminho de MG. Vou checar.

Abração,

Loras
22/05/2010, 15:14
Tá aí um belo veículo!
Ví ah um tempo atrás no Ebay uma FJ40 com esse motor!
Esse motor é um sonho, imagino minha Band com um desses, hehehehe.

Amadeus,

Realmente o motor é show na condução!!!

Bem elástico e com torque mais que suficiente.

Tem alguns a venda no Ebay... de repente.... :idea:

Abração,

JOAO LUCENA LEAL JUNIOR
22/05/2010, 16:19
Loras acho que sua land rover esta aqui num patio de um posto na cegonha.Hoje teve leilao aqui saiu um toyota jipe por 21 mil ano 91 inteiro rodando.

Bira IJC
22/05/2010, 18:06
Grande Loras!

Agradecido pelo elogio da Band e, agora é a minha vez... que MÁQUINA MARAVILHOSA:twisted:!!!
Já tinha babado um bocado nela qdo vi anunciada no ML... fico feliz de ter ficado nas mão de amigos foristas, pois assim podemos tê-las tb um pouco mais perto de nós. :dance:

Tua endurance é outro espetáculo, mas vieste de "green card" para o time das Toys, espero que seja muito feliz com a criança.
Garagem pequena é assim mesmo!

Abraços,
Bira.

dudu83
23/05/2010, 16:50
pequenas sujestoes :concordo:

:pipoca::pipoca::pipoca::pipoca:

JOAO LUCENA LEAL JUNIOR
24/05/2010, 08:10
Grande dudu cade a nova viatura aquele dar para levar muita gente para trilha kkkkkkkkkkkk? se eu conheço o loras ele deve estar contando as horas para atravessar arua da casa dele e equipar a land ddo bom e do melhor na VENEZUELA que barato.La e a casa das land cruiser so da toooooooooooooooooyyyyyyyyyyyyyyyyyyytttttttttttta aaaaaaaa

JOAO LUCENA LEAL JUNIOR
25/05/2010, 22:40
Grande loras hoje vi a ex viatura sua a land rover de placas fnn 1010 chorando num posto aqui kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk esta a espera de uma cegonha para dar continuidade a sua viagem.

jeisonk
11/06/2010, 11:46
Loras, procê :mrgreen:

Última 4WD Action, chegou aqui ontem.

Abs

JOAO LUCENA LEAL JUNIOR
11/06/2010, 11:54
Eu acho que o loras ja deve esta com sua viatura nova,e esqueceu de postar novidades.

jeisonk
12/06/2010, 12:51
Tem gente de ânus novo aí por RR hoje, não? :mrgreen:

Loras, parabéns cara, muita saúde, alegrias e paz no coração.

Abraços

CAVESO
12/06/2010, 13:07
Parabéns Loras! :palmas:

Loras
13/06/2010, 19:38
pequenas sujestoes :concordo:

:pipoca::pipoca::pipoca::pipoca:

Dudu,

Valeu!!!

O caminho é por aí.

Não pretendo nada monstrificado, hardcore.

Quero um caminho "meio-termo" que permita um passeio hard esporadicamente (com o suporte do guincho quando precisar) e que não a torne excessivamente desconfortável para longos deslocamentos. :concordo:

Essa daí eu já naveguei o site todo... hehehe

Abraço,

Loras
13/06/2010, 19:41
Grande Loras!

Agradecido pelo elogio da Band e, agora é a minha vez... que MÁQUINA MARAVILHOSA:twisted:!!!
Já tinha babado um bocado nela qdo vi anunciada no ML... fico feliz de ter ficado nas mão de amigos foristas, pois assim podemos tê-las tb um pouco mais perto de nós. :dance:

Tua endurance é outro espetáculo, mas vieste de "green card" para o time das Toys, espero que seja muito feliz com a criança.
Garagem pequena é assim mesmo!

Abraços,
Bira.

Mestre Bira,

Realmente as Toyotas estão com tudo!!! hehehe

Vi o mesmo anúncio que você no Mercado Livre e não acreditei que fosse verdade. :shock:

Fiquei surpreso quando liguei e tudo se confirmou...

Trocar a Land Rover pela marca nipônica foi uma questão de oportunidade mesmo.

Agora é tempo de curtir a HDJ.

Vamos que vamos!!!:!:

Abração,

Loras
13/06/2010, 19:42
Loras, procê :mrgreen:

Última 4WD Action, chegou aqui ontem.

Abs

Epa!!! Show!!! :palmas:

Posso ser chato mesmo?

Rola umas imagens em melhor tamanho / definição nas quais eu consiga ler a matéria?

Ou se preferir, pode digitá-la para mim!!! :mrgreen:

Abraço,

Loras
13/06/2010, 19:45
Loras acho que sua land rover esta aqui num patio de um posto na cegonha.Hoje teve leilao aqui saiu um toyota jipe por 21 mil ano 91 inteiro rodando.

Grande dudu cade a nova viatura aquele dar para levar muita gente para trilha kkkkkkkkkkkk? se eu conheço o loras ele deve estar contando as horas para atravessar arua da casa dele e equipar a land ddo bom e do melhor na VENEZUELA que barato.La e a casa das land cruiser so da toooooooooooooooooyyyyyyyyyyyyyyyyyyytttttttttttta aaaaaaaa

Grande loras hoje vi a ex viatura sua a land rover de placas fnn 1010 chorando num posto aqui kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk esta a espera de uma cegonha para dar continuidade a sua viagem.

Eu acho que o loras ja deve esta com sua viatura nova,e esqueceu de postar novidades.

Felizmente a 110 já chegou em MG e novo dono está finalizando alguns detalhes pendentes para deixá-la 100% do jeito dele!!! Obrigado pelo "rastreamento". :concordo:

A HDJ ainda não chegou por aqui... vou verificar a situação amanhã com a transportadora.

Já comprei alguns repuestos entre rolamentos de roda, pinhão, coroa, retentores, etc.

Em breve boas novidades.

Abraço!!!

Loras
13/06/2010, 19:45
Tem gente de ânus novo aí por RR hoje, não? :mrgreen:

Loras, parabéns cara, muita saúde, alegrias e paz no coração.

Abraços

Valeu hermano!!!

Abraço,

Loras
13/06/2010, 19:47
Parabéns Loras! :palmas:

Obrigado Caveso.

Abraço,

jeisonk
14/06/2010, 20:04
Rola umas imagens em melhor tamanho / definição nas quais eu consiga ler a matéria?

Podexá, vou escanear as páginas e te mando no mail.

:concordo:

Abs

Loras
11/07/2010, 18:09
Boas.

Novas!

Bem, a viatura ficou em Campo Grande.

Durante a negociação notei alguns detalhes na lataria que não haviam sido informados pelo telefone. Especialmente o paralamas dianteiro esquerdo.

O carro tinha sinais de batida, que felizmente não afetou chassis e eixos.

Além disso tinha aqueles famosos pontos causados por pedras em estrada... :oops:

Pela oportunidade, ou seja, raridade, resolvi negociar mesmo assim.

Para arrumar em Roraima seria bem complicado. Não há martelinho de ouro. Ou seja, para resolver os pequenos pontos teríamos de desmontar quase o carro todo... :parede:

Solução? Consertar em Campo Grande mesmo.

Dessa forma, em comum acordo com o ex-proprietário, visitamos algumas oficinas e decidimos pelo melhor serviço disponível, que coubesse tanto no bol$o quanto no cronograma.

Tudo acertado, desconto no valor negociado...

E assim a HDJ80 ganhou uma pintura externa completa, com reparo de todos os pontos necessários. Aproveitei para retirar o emblema do capô, as faixas inferiores e retirar os alargadores que estavam "remendados". Precisarei dos dianteiros novos para ficar 100%.

Ficou espetacular!!!

Fotos do serviço realizado: :arrow:

Loras
11/07/2010, 18:20
Tive a oportunidade de conviver com o Wilson (funileiro) por alguns dias, acompanhei o seu trabalho e avaliei o resultado final de serviços entregues.

Infelizmente não pude acompanhar pessoalmente todo o serviço.

Mas pela confiança transmitida pelo Wilson, dono da Funilaria Nossa Senhora Aparecida, estava tranquilo e deixei a Toyota em boas mãos.

E alguns dias depois era a vez de meu irmão fazer parte dessa história.

Com algum malabarismo ele conseguiu uma folga na agenda para ir até Campo Grande embarcar a Land Cruiser na transportadora.

A propósito, obrigado Henrique!!! :palmas:

A melhor opção encontrada foi a Transportadora Autonível que prometeu transportar até Boa Vista exclusivamente em cegonha, com seguro, em 15 dias úteis.

Então a verdona saiu diretamente da oficina para o pátio da transportadora...

Loras
11/07/2010, 18:28
Últimas fotos do embarque... aguardando a cegonha no pátio da transportadora.

Agora o bolão da vez.

15 dias úteis foi o prazo prometido. :evil:

Entretanto... alguém consegue advinhar quanto tempo demorou? :?:

Abs.

rafaelfernandez
11/07/2010, 18:37
Loras,

Tua viatura nova é show! Parabens!

[]´s
Rafael

Loras
11/07/2010, 19:08
Com algum atraso... :evil:

Mas finalmente a viatura chegou em terras roraimenses!!!

Primeira mentira.

Demorou muito mais que 15 dias úteis. Na última semana a entrega foi prometida para o dia seguinte por 04 vezes.

Estive em Manaus há alguns dias e poderia ter "apressado" o frete se soubesse que demoraria tanto... :parede:

Prometeram para sábado. Depois para segunda. Em seguida para quarta. Aí então sexta. E talvez sábado de novo... :pipoca:

O chato não é ficar sem carro. O chato é ter prazos não cumpridos repetidamente, sem a menor possibilidade de fazer um planejamento pessoal. O chato é ser enganado.

Sem considerar toda a ansiedade que isso já começava a criar... inclusive idéias de apelido para a viatura: A LENDA. :mrgreen:

Liguei novamente na transportadora e fui informado que na verdade o prazo era de 25 dias úteis. Esticaram 10 dias... assim, de um dia para o outro. Por isso nem contrato fizeram questão de entregar ao meu irmão...

Mas enfim, o bolão ainda está valendo. Quanto tempo demorou? :?:

Sábado a tarde era tempo de buscá-la no posto.

Sim eu disse POSTO.

Mas espera aí?!?! A transportadora afirmou que tinha um pátio em Boa Vista onde a HDJ80 poderia aguardar a retirada se necessário.

Segunda mentira.

Terceira mentira. O carro tinha claros sinais de que havia rodado por meios próprios, isso é, fora da cegonha. Vejam as marcas de barro!!!

Será que alguém fez trilha com a HDJ80 durante o frete? Ou ainda usou durante o final de semana para ir até sua fazenda pessoal? :pensativo:

[...]

Loras
11/07/2010, 19:18
Confesso que estou MUITO irritado com tudo isso. :evil:

Somado a alguns contratempos que também tive com o transporte da Defender para MG (curto elétrico provocado, dano ao mecanismo das ventarolas...) concluo que não recomendo mais para ninguém.

Sem contar que entreguei um carro limpo, recém polido. Recebi um carro imundo, empoeirado e com riscos superficiais causados por galhos na lateral.

Enviarei uma solicitação de ressarcimento para a transportadora. Se não houver acordo amigavelmente, optarei por outros caminhos.

Conclusão principal:

Muito melhor ir buscar o carro pessoalmente e voltar rodando. Pelo menos assim podemos curtir o prazer da viagem... :concordo:

Enfim, chegou. Levei para o posto de lavagem. Colei os primeiros adesivos. :palmas:

Dona moça dirigiu e confirmou que é um pouco mais ergonômica e confortável que a Defender. Depois, pelo fato de ainda possuir estribos, facilita muito o embarque e desembarque de vestido...

Agora é tempo de revisão. Troca dos óleos (todos), engraxar cruzetas, líquido de aferrecimento, etc. E talvez daqui uns dias visitar a Serra do Tepequém para cuidar dos preparativos do casório!!! :!:

Abraços,

Loras
11/07/2010, 19:31
Loras,

Tua viatura nova é show! Parabens!

[]´s
Rafael

Rafael,

Não tem o charme da Defender... afirmação da dona moça.

Mas no final das contas tem suas vantagens também.

Valeu!

Abração,

Eriksom Teixeira Lima
11/07/2010, 20:20
Loras

na boa, risco de galhos, deixe de frescura!

deram uma andadinha nela, lavou tá nova!

lama?!?!?!? olhe o estado da cegonha!

Agora, ser mais ergonômica que a Defender, até fusqueta 66 é melhor!

Lave e use!

Estarei por aí, espero!

Eriksom

PS: arranjei outro comprador pro teu eixo de Camper, pois pelo visto você não o quer mais!

Loras
11/07/2010, 21:19
Loras

na boa, risco de galhos, deixe de frescura!

deram uma andadinha nela, lavou tá nova!

lama?!?!?!? olhe o estado da cegonha!

Agora, ser mais ergonômica que a Defender, até fusqueta 66 é melhor!

Lave e use!

Estarei por aí, espero!

Eriksom

PS: arranjei outro comprador pro teu eixo de Camper, pois pelo visto você não o quer mais!

ET,

Por partes.

Riscos fazem parte da aventura, concordo. :concordo:

Mas a transportadora não tem o direito de fazê-los. :discordo:

A ÚNICA pessoa que teria direito de fazê-los é quem aperta as teclas nesse momento. Ou outra pessoa que fosse autorizada por ela.

Eu entreguei um carro impecável e recebi um carro com atraso, sujo, riscado, sem o estepe e o engate (que foram retirados pelo motorista e colocados no porta-malas).

Eu contratei um serviço que não foi cumprido em diversos pontos.
- prazo de entrega
- forma de frete (não foi informado a necessidade de deslocamento fora da cegonha)
- comunicação e atendimento ao cliente

Custava entregar a viatura limpa? Bastaria um convênio com um dos inúmeros lava-rápidos da cidade.

Só com essa simples atitude, melhoraria pelo menos uns 80% a minha satisfação.

Enfim, veremos como eles preferem conduzir a situação.

Sobre o eixo. Lhe enviei vários email oras!!!

Não tenho como retirar no RJ. Se entregar em SP tá vendido. Já deixei isso claro faz tempo... a propósito o eixo não é meu. O destino é a Camper do meu irmão.

08 de dezembro, tá convidado!!! Depois envio o convite formal.

Abração,

Eriksom Teixeira Lima
11/07/2010, 23:03
Loras

eu sei que você está puto com a demora, mas, na boa, era impossível eles entregarem no prazo que voc6e havia dito. Apenas a viagem de barco de Porto Velho a Manaus leva uma semana. De Manaus para Boa Vista, de caminhão, dois dias, ainda mais com o absurdo permitido de os índios fecharem a estrada apesar de proibido. :stop:

Relaxe, usufrua a viatura, pois você não vai conseguir indenização alguma por riscos pois o veículo não é 0 Km, você não tem vistoria feita antes da entrega a transportadora, você não tem contrato de transporte, foi tudo na quase-confiança. :parede:

Digo mais, o motorista da cegonha se preocupou com seu carro, tanto que retirou o estepe e colocou para dentro do carro ... para não serem roubados no caminho. Outra coisa, ninguém te disse que a cegonha sairia de Campo Grande e iria até Boa Vista. A sujeirinha que está lá nos pneus é devido a movimentação de um caminhão para outro, ou para a subida a balsa até Manaus. Se você achou que ele iria dentro de conteiner, se enganou sozinho. :evil:

Te falo como amigo, pode ficar puto comigo à vontade, mas você deu sorte demais de receber o veículo inteiro, só com arranhões e num prazo rápido, pois uma viagem fechada nesse percurso leva cerca de 20 a 30 dias, contando os vários embarques e desembarques.

para quem quiser saber para onde o Dr. Loras vai levar a Escolhida, segue uma página que saiu hoje sobre Roraima.

http://viagem.uol.com.br/album/rota174_album.jhtm?abrefoto=3#fotoNav=1

Abraços do amigo

Eriksom

PS: com relação ao eixo, infelizmente o frete é por conta do comprador, afinal está de graça, eixo dianteiro original de camper com jogo de C&P traseira e dianteira 4,88:1. Vou passar a oferta para outro. Valeu.

jeisonk
12/07/2010, 08:54
A LENDA ficou bacana, tem meu voto.

Soda isso tudo, mas pelo menos está em tuas mãos agora.

Abs

Elmer_Jeep
12/07/2010, 09:44
Humm, quer dizer que a exótica já chegou ???

Tem que trazer aqui na Retífica pra Diretoria avaliar a viatura.

[]'s

Loras
12/07/2010, 14:57
Humm, quer dizer que a exótica já chegou ???

Tem que trazer aqui na Retífica pra Diretoria avaliar a viatura.

[]'s

Boas.

Já chegou.

Já lavou.

Já trocou óleo do motor e filtros. :grin:

Filtro de ar semelhante ao da Hilux nacional. Na Bopel tinha um original, acredite se quiser.

Filtro de óleo exatamente o mesmo da Hilux 3.0.

Mas o filtro de combustível não rolou... rosca M20 1,5.

Pela referência é o mesmo da H100, L200, etc.

Tecfil SPC998

Mas não encaixa. Tive que reinstalar o antigo mesmo.

Vou tentar na MarcoDiesel agora a tarde, parece que tem de outra marca.

Se der passo ai depois... ainda tenho reunião do SAMU na Secretaria de Saúde e depois reunião da FUNASA...

Senão só amanhã. :rolleyes:

Abraço,

Loras
12/07/2010, 15:09
Loras

eu sei que você está puto com a demora, mas, na boa, era impossível eles entregarem no prazo que voc6e havia dito. Apenas a viagem de barco de Porto Velho a Manaus leva uma semana. De Manaus para Boa Vista, de caminhão, dois dias, ainda mais com o
absurdo permitido de os índios fecharem a estrada apesar de proibido. :stop:

Esse atraso deveria ser considerado no cálculo do prazo.

A Transmartins pediu 40 dias úteis para trazer a Land Cruiser de Campo Grande.

A Autonível pediu 15, depois aumentou para 25 dias úteis.

Chegou aqui com 32 dias úteis!!! Faça as contas: 27 de maio a 10 de julho.

Ou seja, mais que o dobro do prazo inicial. Aproximadamente 25% a mais da segunda estimativa. Fora as inúmeras promessas que chegaria dali dois dias... no dia seguinte...

Não me irrita somente o atraso. Não considero bacana a forma que o contratempo foi conduzido. E isso piora a situação.

Relaxe, usufrua a viatura, pois você não vai conseguir indenização alguma por riscos pois o veículo não é 0 Km, você não tem vistoria feita antes da entrega a transportadora, você não tem contrato de transporte, foi tudo na quase-confiança. :parede:

Negativo. Foi solicitado contrato. A própria transportadora negou o fornecimento, alegando que não seria necessário. Laudo de vistoria eu tenho sim. Inclusive não possui NENHUMA ressalva na lataria, visto que a viatura foi retirada de dentro da própria funilaria pela plataforma da transportadora. Também possuo a apólice do seguro de transporte e o recibo do pagamento.

Além disso tenho fotos do processo todo. Sabe como é, gato escaldado tem medo de água fria.

O carro não era zero km. Mas a pintura estava simplesmente perfeita.

Digo mais, o motorista da cegonha se preocupou com seu carro, tanto que retirou o estepe e colocou para dentro do carro ... para não serem roubados no caminho. Outra coisa, ninguém te disse que a cegonha sairia de Campo Grande e iria até Boa Vista. A sujeirinha que está lá nos pneus é devido a movimentação de um caminhão para outro, ou para a subida a balsa até Manaus. Se você achou que ele iria dentro de conteiner, se enganou sozinho. :evil:

Não me enganei sozinho.

Orientei precisamente meu irmão perguntar esse ponto, pois sabia da eventual necessidade. A transportadora negou ser necessário. Então por que depois mudou de idéia?

Sobre o cuidado com o estepe e engate, ele retirou para não ser roubado. Por que eu não fui avisado que isso seria necessário?

É como eu disse. O que incomoda é a maneira de conduzir as coisas.

Todavia hoje tive uma boa impressão. Liguei lá e solicitaram as fotos para fazer uma análise de tudo para um eventual acordo.

Te falo como amigo, pode ficar puto comigo à vontade, mas você deu sorte demais de receber o veículo inteiro, só com arranhões e num prazo rápido, pois uma viagem fechada nesse percurso leva cerca de 20 a 30 dias, contando os vários embarques e desembarques.

Já recebi aqui um carro com 22 dias corridos. Compare com 32 dias úteis e concluirá a diferença...

Eu não dei sorte. Eu paguei por um serviço que foi cumprido parcialmente. E por isso vou reclamar até ficar satisfeito. Nem que seja por efeito "moral".

para quem quiser saber para onde o Dr. Loras vai levar a Escolhida, segue uma página que saiu hoje sobre Roraima.

http://viagem.uol.com.br/album/rota174_album.jhtm?abrefoto=3#fotoNav=1

Abraços do amigo

Eriksom

Show a reportagem!!! Realmente a iniciativa da BR-174 vem com tudo. Motivo pelo qual existe a tentativa de recuperação dessa rodovia. O complicado é a guerra eterna contra as chuvas e os buracos.

PS: com relação ao eixo, infelizmente o frete é por conta do comprador, afinal está de graça, eixo dianteiro original de camper com jogo de C&P traseira e dianteira 4,88:1. Vou passar a oferta para outro. Valeu.

Como você pretende que eu desenrole o frete a distância? Como sugere que o eixo seja enviado para SP? Eu não tenho como resolver de Roraima.

E na verdade, se quiser mesmo vender, é tudo muito simples.

Resolva o meio. Encontre uma forma de entregar o eixo em SP. Me passe o valor e assim te confirmo se fico ou não.

Mas retirar pessoalmente, como você deseja, não temos condições.

Não há carro na casa dos meus pais para isso... uma pena.

Abração,

Loras
12/07/2010, 15:10
A LENDA ficou bacana, tem meu voto.

Soda isso tudo, mas pelo menos está em tuas mãos agora.

Abs

Selva Jeison,

Pois é.

Veremos como será o retorno da transportadora.

Abração,

Pablo RR
12/07/2010, 16:48
Acho que já vi a viatura em movimento pela cidade, ... Muito linda mesmo...

Quanto a transportadora, acho que vc tem toda razao em reclamar.. o carro pode ser usado... mas se vc pagou pra ser transportado, com certeza tem que receber do jeito que enviou..... ja quanto aos prazos, os 3 anos de roraima já me ensinaram que aqui nao existe isso (infelizmente)... Na picape do meu velho quando veio de BSB- Manaus, quando fui buscar no patio da transportadora, tava toda empueirada e com marcas de pegadas no capo.. eles mesmo pediram 1 dia pra limpar o carro.. e verificaram o amassado. Deram um desconto lá e meu pai deixou amassado mesmo.heehe Pouco tempo depois bateram de frente nele e seguro deu um capo novo =D

off-topic, mas ja que vc comentou....
Só estou morando aqui ha 3 anos.. mas já fui 11 vezes (que eu lembro agora) no tepequem, e nunca tinha visto tanta agua por la (fui agora no aniversario de bv).ehehe.. rapaiz... as cachoeiras estao violeeentass.. quase que minha namorada "ia embora" no paiva..heeheh.. cuidado por la.

rafaelfernandez
12/07/2010, 16:51
Rafael,

Não tem o charme da Defender... afirmação da dona moça.

Mas no final das contas tem suas vantagens também.

Valeu!

Abração,

Realmente nao tem. Mas nao deixa de ser charmosa tambem, ainda mais pela exclusividade. Afinal, Defender parece coca-cola... tem em tudo quanto é canto do mundo. :mrgreen:

[]´s
Rafael

Pablo RR
12/07/2010, 16:52
E mais uma pergunta off-topic..
Vc vai casar no Tepequem?

Loras
12/07/2010, 23:24
Acho que já vi a viatura em movimento pela cidade, ... Muito linda mesmo...

Quanto a transportadora, acho que vc tem toda razao em reclamar.. o carro pode ser usado... mas se vc pagou pra ser transportado, com certeza tem que receber do jeito que enviou..... ja quanto aos prazos, os 3 anos de roraima já me ensinaram que aqui nao existe isso (infelizmente)... Na picape do meu velho quando veio de BSB- Manaus, quando fui buscar no patio da transportadora, tava toda empueirada e com marcas de pegadas no capo.. eles mesmo pediram 1 dia pra limpar o carro.. e verificaram o amassado. Deram um desconto lá e meu pai deixou amassado mesmo.heehe Pouco tempo depois bateram de frente nele e seguro deu um capo novo =D

off-topic, mas ja que vc comentou....
Só estou morando aqui ha 3 anos.. mas já fui 11 vezes (que eu lembro agora) no tepequem, e nunca tinha visto tanta agua por la (fui agora no aniversario de bv).ehehe.. rapaiz... as cachoeiras estao violeeentass.. quase que minha namorada "ia embora" no paiva..heeheh.. cuidado por la.

Pablo,

Felizmente o frete é apenas um dos desafios para quem mora em Roraima!! Depois tem enchente, dengue, etc... :mrgreen:

Faz parte. Enviarei as fotos e aguardaremos a posição da transportadora.

Sobre o Tepequém, sim pretendemos casar por lá.

A propósito, quando puder apareça na Retífica ou na reunião do Jipe Clube.:concordo:

Abraço,

Loras
12/07/2010, 23:26
Realmente nao tem. Mas nao deixa de ser charmosa tambem, ainda mais pela exclusividade. Afinal, Defender parece coca-cola... tem em tudo quanto é canto do mundo. :mrgreen:

[]´s
Rafael

Pois é...

Mas o vício causado pela Defender é forte.

Já estou em abstinência... e louco para comprar uma Defender R/C.

E também não consigo deixar de acompanhar alguns classificados de Land Rover pelo mundo virtual... quem sabe um dia quando o bol$o, a garagem e o tempo permitirem.

Abração,

Loras
13/07/2010, 00:27
Bom, comecei a juntar algum material interessante.

Por enquanto: :arrow:

Toyota Land Cruiser VX (HDJ-80L GNMEX)

Carroceria:

Cor verde referência 6M1
05 passageiros

Entre eixos 2.850mm
Comprimento 4.820mm
Largura 1.930mm
Altura 1.890mm

Capacidade do porta malas 832 / 1368L
Capacidade do tanque de combustivel 95 + 50L

Capacidade de reboque 3500kg

Peso vazio 2.220kg
Peso cheio 3.060kg

Acessórios

Vidros elétricos
Travas elétricas
Retrovisores elétricos
Teto solar elétrico
Ar condicionado duplo (caixa evaporadora extra na traseira)
Desembaçador e limpador traseiros

Painel original com extras: voltímetro, altímetro, marcadores individuais para os tanques, sensor de água no filtro de combustível

Console entre os bancos dianteiros com geladeira
Suporte estepe traseiro original

Guincho elétrico original

Desempenho

Velocidade máxima 170km/h
0-100km/h 12,7seg

Mecânica

Motor 1HD-T (12 válvulas) 06 cilindros em linha
Turbo
Diesel
4164cc
173cv
Diâmetro do cilindro 94,0 x 100,0 mm
Taxa de compressão 18,6
Comando OHC

Embreagem hidráulica

Transmissão H151F
Manual 05 velocidades a frente + ré

Transferência HF1A
Part time
4x4 acionado por botão
Reduzida acionada por alavanca

Direção hidráulica

Suspensão com molas helicoidais, braços oscilantes e barra panhard
Amortecedores telescópicos
Eixos rígidos K295
Rodas livres Aisin

Freio dianteiro a disco, traseiro a tambor

Pneus BF All Terrain 285/75R16

Manutenção

Óleos:

Motor: API CD 9,3L (sem filtro)
Diferencial: API GL-5 hipóide SAE 80w90 2,8L / 3,25L
Direção hidráulica: ATF Dexron-II 0,8L
Caixa de marchas: API GL-4 or GL-5 SAE 75w90 2,7L
Transferência: API GL-4 ou GL-5 SAE 75w90 1,3L
Power take-off API GL-4 ou GL-5 SAE 75w90 0,1L

Fluidos:

Aferrecimento: a base de ethileno glicol 11,9L
Freio: SAE J1703 ou FMVSS 116 DOT-3

Graxa:

Cruzetas: base de lítio NLGI-2
Munhão: base de lítio NLGI-2

Filtros:

Diesel Tecfil PSC998

Por hoje é só... depois vamos complementando.

Abraços,

Loras
13/07/2010, 00:52
Inspiração!!!! :shock:

Loras
13/07/2010, 00:58
Mais... :pipoca:

Loras
13/07/2010, 01:09
:idea: :idea: :idea:

Loras
13/07/2010, 01:21
Últimas de hoje.

Aceito opiniões, sugestões, doações... :mrgreen:

Vou tentar fazer fotos de alguns detalhes no final de semana.

Tem algumas soluções realmente incríveis!!!:!:

Abs.

jeisonk
13/07/2010, 07:19
Show de bola véio.

O bom da 80 é que as receitas estão prontas e mais do que aprovadas, é ir atrás e ser feliz.

Pergunta besta, participa também do LCOOL (http://www.lcool.org/forum/)?

Foi lá que achei aquele esqueminha pra colocar rodas 16 na Prado, e as maiores seções são para série 80 e 100, deve achar muita coisa bacana.

Abs

Elmer_Jeep
13/07/2010, 15:55
Desempenho

Velocidade máxima 170km/h
0-100km/h 12,7seg
Tenho uns aplicativos no iPhone pra gente testar esse 0 a 100 :concordo:

Mecânica

Transferência HF1A
Part time
4x4 acionado por botão
Reduzida acionada por alavanca

Como é que é ? 4x4H no botão e Low na alavanca :?:
Tenho uma HF1A naquele CA Aisin mas nunca reparei como é feito o acionamento... :pensativo:

Manutenção

Óleos:
Power take-off API GL-4 ou GL-5 SAE 75w90 0,1L

Pra quando conseguir uma PTO né :mrgreen:

[]'s

andres-tavares
13/07/2010, 23:52
Porra cara demais ... ate agora eu e meu pais estamos impressionados com esse achado ... e que mosca branca!!

Bom como ja falei por email parabens, cuidade dela, qualquer duvida pode me perguntar talves eu saiba ... alias eu respondi teu email nao sei se voce leu.

Se for usar os 35" eu recomendo voce usar o kit de 3.5" e nao o de 2.5" ... a diferenca de preco eh pouco e fica mais estetico com os 35" ... da pra colocar com os 2.5" sim. Se quiser menos complicacoes pode deixar o kit de 2.5" com as buchas corretoras de caster fica perfeito ... com o de 3.5" da pra deixar igual ao de 2.5 (so com as bucahs corretoras) porem em alguns casos eh necessario fazer algumas mudancas como falei no email.

Voce falou que a maioria na venezuelan sao automaticas ... isso eh falso ... a maioria das burbujas (vx) sao automaticas mas tem muitas manuais ... a maioria das autanas (lx) sao manuais.

3 perguntas, qual eh o pais de origem?, quantos km tem? o guincho original eh eletrico ou mecanico (pto)?

Espero mais fotos

Ai te deixo uma inspiracao ... (acho que essa inspiracao eh mais pra mim do que pra voce:parede:)

http://i149.photobucket.com/albums/s42/andres-tavares/IMG_1239.jpg

http://i149.photobucket.com/albums/s42/andres-tavares/DSCN5296.jpg

http://i149.photobucket.com/albums/s42/andres-tavares/DSCN5297.jpg

http://i149.photobucket.com/albums/s42/andres-tavares/DSCN5423.jpg

http://i149.photobucket.com/albums/s42/andres-tavares/IMG_0233.jpg

http://i149.photobucket.com/albums/s42/andres-tavares/DSCN5154.jpg

http://i149.photobucket.com/albums/s42/andres-tavares/DSCN5153.jpg

RIP :sad:

Abs com muitas saudades da minha ex fzj80

CAVESO
14/07/2010, 00:14
Tenho uma HF1A naquele CA Aisin mas nunca reparei como é feito o acionamento... :pensativo:

Aquele Aisin que tens aí pertencia a uma HDJ?????????

Se o carro já é um sonho, com um CA é sonho com mulher pelada! :dance:

Tens coragem, Loras?

rssss

Loras
02/08/2010, 21:48
Tenho uns aplicativos no iPhone pra gente testar esse 0 a 100 :concordo:

Como é que é ? 4x4H no botão e Low na alavanca :?:

Pra quando conseguir uma PTO né :mrgreen:

[]'s

Por partes.

Originalmente essa transferência é 4x4 integral com diferencial central.

Ao engatar a reduzida aciona o bloqueio.

Ou seja, só é permitido andar com diferencial central bloqueado quando reduzido.

Um kit pode ser instalado para permitir o bloqueio do diferencial central em qualquer situação (high ou low), via botão no painel.

Existe outro kit que permite convertê-la para partime. Ou seja, 4x2 e 4x4 (diferencial central bloqueado).

Nesse caso o mesmo botão já citado é usado para bloquear e acionar o 4x4. Elétrico.

Assim é a minha. 4x4 high no botão. 4x4 low na alavanca.

A tua não sei. Precisamos verificar in loco.

Estou a procura da PTO e o guincho. Mas confesso que devido a qualidade e detalhes da instalação do guincho original, como você já pode ver, só trocarei se encontrar o guincho mecânico original também.

Abs.

Loras
02/08/2010, 21:50
Show de bola véio.

O bom da 80 é que as receitas estão prontas e mais do que aprovadas, é ir atrás e ser feliz.

Pergunta besta, participa também do LCOOL (http://www.lcool.org/forum/)?

Foi lá que achei aquele esqueminha pra colocar rodas 16 na Prado, e as maiores seções são para série 80 e 100, deve achar muita coisa bacana.

Abs

Jeison,

Encontrei o dono-desenvolvedor-criador-piloto de testes daquela vermelhinha que você postou.

Vou tentar contato com ele por email... se tudo correr bem, será uma grande ajuda para definir o set de suspensão. :concordo:

O objetivo final é padronizar os pneus. 35x12,5pol ou 315R16. Tanto na Camper quando na HDJ80. :idea:

Meus preferidos:

LCOOL
IH8MUD
TOYODIY
Cruiserheads

Entre outros... :mrgreen:

Abração,

Loras
02/08/2010, 21:52
Aquele Aisin que tens aí pertencia a uma HDJ?????????

Se o carro já é um sonho, com um CA é sonho com mulher pelada! :dance:

Tens coragem, Loras?

rssss

Caveso,

O câmbio do Elmer é de uma LC gasolina... muda a referência.

Agora talvez encaixe a capa seca... talvez a diferença seja somente o conversor de torque e o corpo de válvulas. De qualquer forma, não aprofundei a pesquisa nesse sentido.

O trabalho de trocar pedaleira, gerenciamento eletrônico do câmbio, alavanca, console.. etc... sei não!! :pensativo:

Depois consegui uma coluna original do Azulão (Opala 77) para acionar câmbio auto. Esse sim deve ganhar um upgrade em um futuro não muito distante!! :dance:

Abração,

Loras
02/08/2010, 22:07
Porra cara demais ... ate agora eu e meu pais estamos impressionados com esse achado ... e que mosca branca!!

Bom como ja falei por email parabens, cuidade dela, qualquer duvida pode me perguntar talves eu saiba ... alias eu respondi teu email nao sei se voce leu.

Se for usar os 35" eu recomendo voce usar o kit de 3.5" e nao o de 2.5" ... a diferenca de preco eh pouco e fica mais estetico com os 35" ... da pra colocar com os 2.5" sim. Se quiser menos complicacoes pode deixar o kit de 2.5" com as buchas corretoras de caster fica perfeito ... com o de 3.5" da pra deixar igual ao de 2.5 (so com as bucahs corretoras) porem em alguns casos eh necessario fazer algumas mudancas como falei no email.

Bacana as idéias!! Ainda estou pesquisando...

Veja aqui:

http://www.lcool.org/forum/viewtopic.php?t=1261

http://www.lcool.org/forum/viewtopic.php?t=9921

Minha lista começou::arrow:

Coroa e pinhão 4.88
Panhards reguláveis
Buchas PU (dianteiras com correção de cáster)
Suporte para eixo dianteiro novo (correção de cáster)
Molas e amortecedores especiais
Bumpstops maiores
Flexíveis em aeroquip alongados
Snorquel

Além dos rolamentos, retentores, terminais e demais peças para revisão completa dos eixos. Assim como fiz na Defender.

Aos poucos... afinal a prioridade é colocar The Camper de volta a ativa. :concordo:

Voce falou que a maioria na venezuelan sao automaticas ... isso eh falso ... a maioria das burbujas (vx) sao automaticas mas tem muitas manuais ... a maioria das autanas (lx) sao manuais.

Pelo que conversei com alguns hermanos no último final de semana, a minha é Burbuja.

Tem o vidro traseiro corrediço, terceira fila de bancos, geladeira no console dianteiro, ar condicionado traseiro.

A Autana seria a versão mais espartana, certo? :?:

3 perguntas, qual eh o pais de origem?, quantos km tem? o guincho original eh eletrico ou mecanico (pto)?

Japão exportação. 278 mil km. Guincho original elétrico. Se encontrar o PTO original faço a troca... sabe de algum por lá? :?:

Espero mais fotos

Ai te deixo uma inspiracao ... (acho que essa inspiracao eh mais pra mim do que pra voce:parede:)

Abs com muitas saudades da minha ex fzj80

Valeu as fotos! Mantemos o bom papo.

Abração,

Loras
02/08/2010, 22:30
Atualizando... :arrow:

Final de semana agitado.

Sábado. Viagem para Santa Elena, fronteira venezuelana.

Primeiro contato com a HDJ80 na estrada.

04 adultos a bordo sem bagagem, exceto caixa de ferramentas.

Impressões:

- O motor anda bem, mas talvez pelo aumento dos pneus para 285 não atinge a velocidade final informada (170km/h). Aferido pelo GPS a máxima fica em torno de 135km/h no plano. Dá impressão de final de relação;

- 3.000rpms = 120km/h reais (faixa vermelha a partir de 4.200rpms);

- Consumo 7,6 km/l na ida (subindo serra de Pacaraima);

- Consumo 8,0 km/l na volta (descendo a serra);

- Shimmy!! Na verdade uma trepidação pelo carro todo entre 90-110km/h;

- Estabilidade impressionante!!! Faz curvas com bem menos rolagem quando comparado ao Defender. Talvez resultado das barras estabilizadoras dianteiras e traseiras. Entretanto a suspensão apresenta sinais claros de cansaço das buchas, molas e amortecedores;

- Acústica e conforto térmico muito bons!!! O ar condicionado traseiro ajuda muito a manter o conforto;

Na cidade o consumo ficou na faixa de 6,8 - 7,0 km/l. Faz uma fumaça preta em baixa rotação, antes da turbina entrar. Talvez o débito da bomba esteja "melhorado".

Gostei bastante do desempenho on road. Permitirá maior conforto e agilidade nas rodovidas.

Na parte off road tive pouco proveito ainda. Fomos até uma cachoeira no Tepequém mas nada muito "radical". Apenas uma travessia de igarapé com uns 40cm de profundidade.

Precisarei viajar com certa frequência até o final do ano, correria pelos preparativos do casório, associado ao fato da The Camper não ocupar a vaga VIP ainda... :pensativo:

Talvez seja necessário agilizar a revisão dos eixos / suspensão da HDJ. Assim ficará mais confiável enquanto finalizamos a Camper sem pressa.

Providências:

- Hoje levei para balancear os pneus. Sexta-feira alinhamento;

- Revisar a regulagem da bomba injetora / ponto da correia dentada;

E sábado deslocaremos de novo pelo mesmo trajeto... na torcida de que pelo menos a vibração melhore!!!

Depois posto as poucas fotos tiradas.

Curiosa e intrigante foi a reação de espanto dos próprios venezuelanos, que não acreditavam quando viam uma Série 80 brasileira!!!

Abraços,

jeisonk
03/08/2010, 12:05
Jeison,

Encontrei o dono-desenvolvedor-criador-piloto de testes daquela vermelhinha que você postou.

Loras, tinha esquecido daquela promessa, mandei no teu e-mail mais cedo, em alta resolução, sorry pela falha :oops::oops:

Abraços

Pablo RR
03/08/2010, 17:20
HDJ80 gosta um bocado de Diesel.heeh.
A rotação é semelhante ao do MWM da frontier (que tem a 5º curta... 120km/h = 3.000 rpm). A primeira vez que fui pra Santa Helena, fui com um tanque cheio (72l = 62l até a reserva) achando que dava pra ir e voltar tranquilo. E quase não chego de volta.heehe (fez 7,5km/l) Mas já to pegando a manha do bixo (viajar a 110km/h, cheguei a fazer 10.5km/l indo pra manaus semana passada).

Algumas perguntas sobre Santa Helena:
1) Trocou os pneus lá?
Coloquei 2 firestones atx venezuelanos e me arrependi =/ quando os coloco na dianteira o carro fica vibrando. Na traseira eles estão tranquilos. Não posso fazer rodizio.

2) Sobre abastecimento. Há umas 3 semanas tambem fui a santa helena somente a passeio e dei a sorte de ir no dia da minha placa.heeheh Parece que agora a cada dia somente as placas 1,2,3 abastacessem... no dia seguinte as 4,5,6. e no outro placas 7,8,9,0 ... Loras vc sabe se tem algum jeito de saber qual dia é o dia da placa?

Loras
03/08/2010, 23:28
HDJ80 gosta um bocado de Diesel.heeh.
A rotação é semelhante ao do MWM da frontier (que tem a 5º curta... 120km/h = 3.000 rpm). A primeira vez que fui pra Santa Helena, fui com um tanque cheio (72l = 62l até a reserva) achando que dava pra ir e voltar tranquilo. E quase não chego de volta.heehe (fez 7,5km/l) Mas já to pegando a manha do bixo (viajar a 110km/h, cheguei a fazer 10.5km/l indo pra manaus semana passada).

Rapaz, para um motor 4.2 turbinado eu não teria uma expectativa muito além do consumo de 7km/l. A Defender costumava fazer 10km/l na estrada, motor 2.5TDI.

A autonomia é razoável pelo tanque extra original. Enfim, ossos do ofício.

Cavalo que anda, come!! :mrgreen:

Algumas perguntas sobre Santa Helena:
1) Trocou os pneus lá?
Coloquei 2 firestones atx venezuelanos e me arrependi =/ quando os coloco na dianteira o carro fica vibrando. Na traseira eles estão tranquilos. Não posso fazer rodizio.

Não troquei os pneus em Sta. Helena. Há bons tempos eles não tem pneus grandes (33,35 pol) de fabricantes conhecidos com bom preço. Os próximos devem ser Maxxis mesmo.

Já tive alguns relatos de amigos que também tiveram problemas com pneus comprados lá. Justamente no balanceamento como você. Será que são unidades de refugo do controle de qualidade? :pensativo:

2) Sobre abastecimento. Há umas 3 semanas tambem fui a santa helena somente a passeio e dei a sorte de ir no dia da minha placa.heeheh Parece que agora a cada dia somente as placas 1,2,3 abastacessem... no dia seguinte as 4,5,6. e no outro placas 7,8,9,0 ... Loras vc sabe se tem algum jeito de saber qual dia é o dia da placa?

Nunca gostei de depender do abastecimento em Sta. Elena para voltar. Tanto que costumo sair de Boa Vista com o tanque cheio. Dessa vez dei sorte.

Não havia fila na bomba de diesel. A fila para gasolina era quilométrica.

Então simplesmente entrei no posto "internacional" abasteci e pronto.

Nunca ouvi ou presenciei esse lance das placas.

Abraço,

Loras
03/08/2010, 23:33
Loras, tinha esquecido daquela promessa, mandei no teu e-mail mais cedo, em alta resolução, sorry pela falha :oops::oops:

Abraços

Pelo visto recebi.

Mas não consigo baixar.

É que a velocidade da internet daqui é tão larga que o próprio computador se perde em tamanha velocidade... :parede:

Obrigado!

A propósito, bora colocar para frente o lance dos adesivos!!! De repente ajuda até a manter o custo do site (hospedagem, domínio, etc.)

Abraço,

jeisonk
04/08/2010, 08:19
É que a velocidade da internet daqui é tão larga que o próprio computador se perde em tamanha velocidade... :parede:

Deixa baixando no sábado, quem sabe até segunda está pronto, pelo menos a 1ª página :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

A propósito, bora colocar para frente o lance dos adesivos!!!

Estamos trocando umas idéias por lá, surgiu até uma versão, digamos, "coloridíssima" :lol::lol::lol:

Abraços

Loras
04/08/2010, 11:02
Deixa baixando no sábado, quem sabe até segunda está pronto, pelo menos a 1ª página :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Estamos trocando umas idéias por lá, surgiu até uma versão, digamos, "coloridíssima" :lol::lol::lol:

Abraços

MIlagres acontecem!!! :dance:

Baixei durante a madrugada.

Entretanto, agora percebi o erro... :parede:

São duas HDJ80 diferentes. Ambas vermelhas.

Uma gasolina, outra diesel.

Uma com pneus 35 e amorcedores OME, panhard Tough Dog.

Outra com peças de suspensão customizadas...

OU seja,são donos diferentes.

Como vou de 35 ou 315, pesquisarei mais a fundo aquela vermelha da LCOOL.

Valeu!

Abraço,

Bira IJC
17/08/2010, 13:47
Atualizando... :arrow:
Providências:

- Hoje levei para balancear os pneus. Sexta-feira alinhamento;

- Revisar a regulagem da bomba injetora / ponto da correia dentada;

E sábado deslocaremos de novo pelo mesmo trajeto... na torcida de que pelo menos a vibração melhore!!!

Abraços,

Grande Loras!
E aí? como anda a Japinha? Novidades? Resolveste o problema do shimmy?

Abraços,
Bira.

Cesar Machado
17/08/2010, 20:40
Depois de um longo e tenebroso inverno, passei para lhe dar os parabéns pela viatura recém adquirida, que já não é tão recem assim...:oops:

Um abraço

Loras
23/08/2010, 16:30
Grande Loras!
E aí? como anda a Japinha? Novidades? Resolveste o problema do shimmy?

Abraços,
Bira.

Bira,

Boas.

O shimmy melhorou 90% depois do balanceamento dos pneus.

O restante acredito ser devido a folga nos terminais e necessidade de reparo dos munhões (a cambagem de um dos lados está meio grau fora das especificações de fábrica). Depois as molas e amorcedores estão cansado...

Logo o comportamento dinâmico do carro não está 100%.

Ontem percebi uma cruzeta "piando".

Já havia baixado o manual de oficina oficial da Toyota de 1992. Há 10 dias chegaram outros manuais comprados pelo EBay.

Chegou também um kit de reparo do munhão com rolamentos e retentores. Já tenho todos os rolamentos dos eixos. Já comprei as cruzetas. :dance:

Agora preciso providenciar kit embreagem, pastilhas e lonas de freio, rodas livres, relação de diferencial mais curta, amortecedores e molas heavy duty, etc.

Aos poucos vou coletando as peças… assim estaciono a viatura de uma vez para revisar todo o power train. :concordo:

Abração,

Loras
23/08/2010, 16:40
Depois de um longo e tenebroso inverno, passei para lhe dar os parabéns pela viatura recém adquirida, que já não é tão recem assim...:oops:

Um abraço

Salve Cesar,

Bem?

Obrigado.

Bem, a Land Cruiser se adaptou tão bem na garagem que inclusive já teve filhotes!!!

Veja os detalhes que confirmam o pedigree da linhagem nas fotos!!! :mrgreen:

Vi tua Band nos classificados. Espero que consiga vender a preço justo para atingir seus novos objetivos. É sempre angustiante vender nossos companheiros 4x4. Mas tudo anda melhor quando encontramos um comprador tão "doido" quanto nós mesmos.

Abração,

Loras
23/08/2010, 17:12
Mais fotos da ninhada... :arrow:

Loras
23/08/2010, 23:27
Sexta feira 13.

Dois gatos pretos cruzam seu caminho na rua?

O que você faria?:?:

Nós decidimos viajar ao Tepequém. :dance:

Na ansiedade de limpar o terreno das futuras instalações de um base camp para overlanders em Roraima, decidimos viajar na sexta-feira à noite mesmo. Assim o sábado seria aproveitado desde os primeiros raios solares.

Land Cruiser carregada. 05 pessoas, 02 cachorros. Panelas, fechaduras de porta, pá, enxada, rastelo, barracas, comida, roupa, ferramentas. Quase tudo.

Saímos de Boa Vista por volta das 20 horas. 206km de viagem em asfalto. Depois que o governo resolveu pavimentar a estrada, muita coisa mudou no Tepequém.

Tudo corria bem. Bagagem apertadamente acomodada. Shitzu (Thor) nos pés da Carol, vira-lata (Rocki) no cantinho espremido do porta malas. E assim a distinção social também se fazia presente no mundo cão. Quem pode viaja na primeira classe… :pipoca:

Boa Vista… trevo no km 100… Amajari… menos de 30 km do destino final.

Eis que de repente… tudo aceso no painel!!! Uia!!! Que isso? Quantas luzes!!! :shock:

Para. Encosta. Sinaliza a estrada com galhos. Sabe como é, à noite todos os gatos são pardos. Ou seriam pretos? Segurança em primeiro lugar, sempre.

Agora eu vi… aliás, agora se foi. Lá se foi a correia do alternador. Epa!!! :putz:

Olha melhor… abre o olho japonês!!! :twisted:

A correia continua ali, mas está fora da polia.

Correia que gira a bomba de água e o alternador. Logo, não há chance de continuar o percurso sem ela. Subir a serra sem bomba de água não seria uma experiência muito agradável para o motor.

Pane simples, resolvida em poucos minutos… desde que se tenha a correia reserva.

Primeiro gato preto.

Os japoneses são tão inteligentes que a Toyota providenciou não apenas uma. Mas DUAS correias de alternador e bomba de água. Isso é, há espaço para instalação de duas correias em paralelo nas polias, justamente para não parar o carro caso um delas arrebente.

Mas cadê a segunda correia? :?:

Óbivo que o dono antigo não tinha as duas correias instaladas no local. Na verdade tinha meia. Pois aquela estava totalmente gasta. Na lona. Por isso pulou fora das polias.

Nas primeiras fotos...

01 e 02 - pane na estrada
03, 04 e 05 - estado da correia

JOAO LUCENA LEAL JUNIOR
23/08/2010, 23:37
Grande Loras po vc nao fez a revisao na viatura depois que chegou??olha e esse forro anti ruido solto,verifica se tem tensor as correias,isso nao e normal.Essa semana a minha land cruiser roda demorou,ja virou novela.

Loras
23/08/2010, 23:43
O Fator Complicador (FC).

O mecânico que costumava fazer a manutenção não devia ser muito observador e cuidadoso. O parafuso do esticador do alternador estava “empenado”. Ao montar o sistema ele inverteu uma das pequenas peças e assim desalinhou. Loooooógico que quando tentei remover o parafuso para instalar novamente a correia… o parafuso quebrou!!!

Segundo gato preto.

Não costumo carregar parafusos reserva. Dessa vez, nem correia reserva eu tinha. :parede:

Carro novo… ansiedade… tempo apertado na agenda. Resultado: revisão inadequada da viatura e planejamento inadequado da viagem de última hora.

Solução?

Procurar outro parafuso do carro, que não seja essencial, e que tenha a mesma rosca e comprimento.

Novamente se faz presente a inteligência nipônica. O ar condicionado também tem um esticador. E esse usa um parafuso igual ao esticador do alternador!!!! Apenas um pouco mais comprido. Perfeito!!! Voilà!!!

Aliás, parênteses para uma obervação. A Toyota costuma utilizar as mesmas peças em todos os carros. Os relês de farol por exemplo são comuns a Hilux, SW4, Land Cruiser, Corolla antigo, Camry, etc. Assim como compartilham correias, esticadores… fantástico!!! Facilita muito a vida de quem anda “pela estrada”. :palmas:

Da mesma forma, entre as montadoras japonesas existem várias peças comuns. Filtros de ar, combustível, óleo, rolamentos, etc.

Fecha parênteses.

Parafuso resolvido.

Tentei instalar a correia antiga novamente várias vezes. Sem sucesso. Como não havia mais borracha, ela pulava for a o tempo todo. Unf… :cry:

E agora José?

Improviso Magaiver.

- Carol, você tem meia calça?

- Não, pra que você quer uma meia calça?

- Questão de sobrevivência. Depois explico. Não tem nada parecido?

- Tenho um biquini, serve?

- Serve!!! Empresta?

E lá fomos nós improvisar uma correia com a alça do biquini. :mrgreen:

Uma breve faísca de esperança. 8-)

Nó daqui, amarra ali, estica lá.

Liga o carro. Vrum…. Magiacamente as luzes do painel se apagam. Funciona!!!

Sento no banco do motorista. Ligo os faróis.

Nada. Escuridão total. :putz:

Terceiro gato preto.

Ué, mas não eram só dois? :pensativo:

Cadê as luzes? Alternador funcionando… checa fusível, tudo em ordem. Parece que alguém não queria nos deixar subir a serra naquela noite.

Sem descobrir o problema elétrico e sem muitos recursos, decidimos andar para checar como se comportaria o biquini. Se funcionasse, ainda que devagar e contando com a luz das estrelas seria possível chegar ao Tepequém.

Duas lanternas de cabeça amarradas no parachoques foram suficientes para clarear o essencial. E assim andamos 08km… a 30km/h. Atravessamos ponte de madeira, cortamos uma boiada e lá fomos nós!!!

Na beira da estrada identificamos o acampamento base da empresa que atualmente mantém as obras de pavimentação na rodovia. Tudo escuro. Todos dormiam.

Nesse exato momento a gambiarra começou a falhar e as luzes acenderam de novo. Desistimos. Subir a serra daquele jeito seria impossível. E depois de todos os avisos resolvemos aceitar o recado.

Pela relativa segurança do local, optamos por dormir ali mesmo no acostamento, em frente ao acampamento.

Duas da manhã. Cinco pessoas e dois cachorros amontoados na classe econômica da Land Cruiser.

ZZZZzzzzzz.....

Fotos:

01 - Parafuso esticador quebrado ao lado do novo, comprado para substituição
02 - Carol matutando se emprestaria o biquini
03 - Correia alternativa no lugar
04 e 05 - Sono dos justos

Loras
24/08/2010, 00:01
Cocoricó!! O galo cantou.

Seis da manhã. Alvorada.

Começa a atividade no acampamento. Meia hora depois os trabalhadores começam a se deslocar para cada canteiro de obra na rodovia.

Resolvo criar coragem e mundo procuro um dos responsáveis locais. Peço ajuda.

:arrow: Forças da Providência.

Encontramos uma correia. Escondida em meios as sucatas da ex-oficina. Usada, com alguns dentes a menos. Nossa salvação. Aperta aqui, afrouxa ali, estica, puxa.

Entrou. Muito justa. Precisei usar a tática de guiar com chave de fenda enquanto se gira o virabrequim empurrando o carro engatado… mas enfim, sucesso!!!! :palmas:

Fato curioso: Por que a gambiarra falhou justamente em frente ao acampamento? Pense bem, andamos 08km. E de repente falhou... nem 1 km antes, nem 1 km depois.

Finalmente...

07:13 14 de agosto de 2010.
Correia no lugar, alternador e bomba de água garantidos. :-D

Faróis? Já era dia. Não eram mais necessários. Resolvemos terminar de subir a serra. Menos de 20km nos separavam do desejado conforto de nossa barraca. E lá fomos nós…

Fotos:

01 e 02 - Situação da correia salvadora
03 - Profissão mecânico
04 - Correia salvadora no lugar
05 - Hora de bater o ponto

Loras
24/08/2010, 00:26
E assim chegamos ao Tepequém…

Começaremos a exposição pela série:

“Animais do Tepequém” – By Thiago Chegado

Loras
24/08/2010, 00:42
“Animais do Tepequém” Parte II – By Thiago Chegado

Loras
24/08/2010, 00:56
A Serra do Tepequém continua linda!!!

Fotos:

01 - Vila do Tepequém vista de cima
02 - Flores
03 - Land Cruiser em seu primeiro banho
04 - A árvore
05 - Água

Loras
24/08/2010, 01:12
O objetivo da viagem:

Roraima Overlanders Expedition House - ROEH

Um singelo local em meio a Serra do Tepequém, no paradisíaco estado de Roraima, território do mais belo Brasil!!!

206 km de distância da capital Boa Vista / RR.

Destinado a receber viajantes, em 4x4, a pé, de bicicleta... moto, patinete, avião... pessoas que compartilhem da experiência VIAJAR.

Pessoas que compartilhem o cuidado e a admiração pela natureza!!!

Cachoeiras, treeking, observação de pássaros, trilhas off road, entre várias atividades.

Aos poucos pretendemos estruturar o local. Mais informações em breve.

Inclusive foi inaugurado no último final de semana por um ilustre casal já conhecido no meio "overlanding" brasileiro!!! :shock:

Cenas do próximo capítulo... :mrgreen:

Todavia já adianto. Será um prazer recebê-los por aqui!!! :concordo:

Loras
24/08/2010, 01:21
Bom, mais uma viagem inesquecível para o currículo!! :mrgreen:

Moral da história: :arrow:

Nunca subestime uma sexta-feira 13. Principalmente se cruzar com gatos pretos.

Gatos pretos tem 7 vidas e podem se multiplicar indeterminadamente.

Então, aprendi.

A partir de hoje, eu respeitarei as escadas. E já comprei meu pé de coelho.

Se alguém tiver uma mudinha de trevo de 04 folhas, por favor me avise.

Os faróis? Problema de relê. Identificado numa calma noite de quarta-feira na semana passada… instalei um relê paralelo provisoriamente e tudo claro novamente.

Abraços,

Últimas fotos de hoje:

01 e 02 - Acampamento
03 - Uma homenagem ao biquini salvador
04 - Um abraço do autor que vos escreve, e do Rocki - o Cão da Maloca

PS: toc toc toc na madeira (só para não esquecer...)

Loras
24/08/2010, 01:24
Grande Loras po vc nao fez a revisao na viatura depois que chegou??olha e esse forro anti ruido solto,verifica se tem tensor as correias,isso nao e normal.Essa semana a minha land cruiser roda demorou,ja virou novela.

Noite João.

O esticador está em ordem. Na realidade o esticador do alternador é estático. Precisou somente de um parafuso novo e da instalção correta da trava.

O esticador do ar condicionado tem uma polia que está funcionando normalmente.

São correias individuais. Não tem esticador como as poli V.

Estou numa correria insana... sem tempo. E sem fazer revisão minuciosa mesmo... só consegui postar o relato hoje pois o plantão está calmo até o momento.

Troquei óleos em geral. Calibrei, balanceei pneus. Alinhei.

Fiz algumas regulagens na bomba injetora (curso acelerador, haste acelerador, acionamento do compensador do A/C, etc), troquei todas as correias por novas (A/C e bomba de água + alternador), chequei a correia dentada.

Troquei o sistema de som por um DVD double-din.

Nos velhos tempos eu não viajaria sem checar cubos, etc. Dessa vez fiz somente o teste da folga manual, externamente mesmo. Não abri ainda para checar rolamentos, etc.

Sabe aquela velha história do excesso de confiança... :parede:

Assim que chegarem todas as peças vou programar um tempo livre. E depois ainda preciso comprar uma ferramenta especial para checar o ponto do motor. Diferente da Defender, agora preciso de relógio comparador e tudo...

Que houve com a tua Toyota?:?:

Abração,

jeisonk
24/08/2010, 08:58
Inclusive foi inaugurado no último final de semana por um ilustre casal já conhecido no meio "overlanding" brasileiro!!!

Rob e Grace?

Se não me engano, estão por essas bandas, não?

Elmer_Jeep
24/08/2010, 09:22
Rob e Grace?

Se não me engano, estão por essas bandas, não?

Os próprios :concordo:

[]'s

Fernando da Terra
24/08/2010, 10:39
Caraca Loras, que maluquice...... faltou postar a foto com você de biquini.....
ops, perdão, com a gambiarra do biquini......kkkkkkkkkkkkkkkkk...

que idéia maluca! essa você superou o Magaiver!!!!

Juro que na hora que li você pedindo meia calça e biquini pra Carol, achei que você tinha boiolado ao extremo!!!!!...... Santa viadice!!! (pensei)........

ainda bem que você tem bastante imaginação......:mrgreen:

Parabéns por mais essa aventura!!! Grandes fotos, cara!

Abraço

Fernando

Elmer_Jeep
24/08/2010, 11:01

Juro que na hora que li você pedindo meia calça e biquini pra Carol, achei que você tinha boiolado ao extremo!!!!!...... Santa viadice!!! (pensei)........

Abraço

Fernando

E a Carol loira legítima, o cara pede uma meia-calça ela oferece um biquini :putz: :lol:

Abaixo foto da gambiarra(esse japonês já foi mais criativo) :rolleyes:

E do passageiro da primeira classe, Thor :mrgreen:

[]'s

Pablo RR
24/08/2010, 11:39
Rapaizz.. vc é muito persistente e criativo...heheh.. sem falar na sorte de achar uma correia.. E a vontade de subir a serra era grande mesmo... To vendo que vc ja é mais morador da serra do que eu =D... ano passado fui 8 vezes, ano trasado 6 vezes, e esse ano infelizmente somente 3. Mas sempre que vou fico no quintal da dona helena.. to vendo que vc ja tem ate local proprio.eheh.

Abraçoos.

Giovani
24/08/2010, 11:41
:lol::lol::lol::lol::lol:

Show de criatividade nipônica!:palmas::palmas:

Mais um item para a caixa de repuestos: biquini!:lol:

[]'s

JOAO LUCENA LEAL JUNIOR
24/08/2010, 14:11
Loras tira uma foto do esticador da sua land eu tenho uns esticadores aqui que comprei na venezuela,e sobre minha land estou nos finais trocando feixes de molas,buchas dos feixes enfim fazendo a mecanica toda,depois so pintar.

Loras
25/08/2010, 00:52

Abraço

Fernando

Hehehehe

A história teve um final bem bacana mesmo!

Sabe, Carol escreverá para a marca do biquini.

De repente temos um patrocinador em potencial!!! :mrgreen:

Abração,

Loras
25/08/2010, 00:53
Rapaizz.. vc é muito persistente e criativo...heheh.. sem falar na sorte de achar uma correia.. E a vontade de subir a serra era grande mesmo... To vendo que vc ja é mais morador da serra do que eu =D... ano passado fui 8 vezes, ano trasado 6 vezes, e esse ano infelizmente somente 3. Mas sempre que vou fico no quintal da dona helena.. to vendo que vc ja tem ate local proprio.eheh.

Abraçoos.

Pablo,

Esse ano vou bater o recorde de viagens ao Tepequém... planejamento do casamento!!! :concordo:

Quando quiser aparecer por lá, já tem um novo quintal overlander para hospedar!!!:!:

Abraço,

Loras
25/08/2010, 00:56
Os próprios :concordo:

[]'s

Yeap!

Ficaram conosco no ROEH...

Estão hospedados na Loras House...

Companhia de primeira qualidade!!! :concordo:

E o mais legal: Conseguiram convencer Carol sobre um projetinho que jazia adormecido numa gaveta por aí... Casal Mambira hits the road!!! :idea:

Se tudo correr bem, mais um casal brasileiro aventurar-se-a pelas estradas do mundo!!!

Mundo mundo, vasto mundo!!! :-D

E vamos de Toyota!!!

Abraço,

Loras
25/08/2010, 00:57
:lol::lol::lol::lol::lol:

Show de criatividade nipônica!:palmas::palmas:

Mais um item para a caixa de repuestos: biquini!:lol:

[]'s

Hehehe

El Biquini Salvador!!!

"Os nossos japoneses são melhores que os dos outros..." :mrgreen:

Abração,

Loras
25/08/2010, 00:58
Loras tira uma foto do esticador da sua land eu tenho uns esticadores aqui que comprei na venezuela,e sobre minha land estou nos finais trocando feixes de molas,buchas dos feixes enfim fazendo a mecanica toda,depois so pintar.

Bacana! Posta fotos no tópico dela depois.

O esticador do ar condicionado é bem simples. Uma polia com pista simples e rolamento.

Vou tirar a foto.

Abraço,

Eriksom Teixeira Lima
25/08/2010, 10:29
Tentando de novo

Dois comentários

1) Elmer, se o Jesus não fez, faça você: interdite esse maluco de sair em viagem assim 8)

2) Loras, cintos de couro servem também. Tente prendê-los com algum tipo de presilha ou amarrá-los, molhe-os, coloque-os e deixe secar porque eles encolhem. Serve arreio de cavalo, boi ou jumento.

No mais, percebi que sua viagem foi ótima.

PS: vi neste final de semana um filme só sobre o Monte Roraima, sobre pesquisas pagas pela NASA sobre vida em condições hostis (as de lá), sobre as cavernas etc. É, a NASA pode, nós brasileiros não podemos ir lá pelo Brasil.

Eriksom

Bira IJC
25/08/2010, 11:37
Fantástico! Grandes peripécias! Grandes soluções!!!! :palmas:
A força da providência costuma acompanhar-nos por essas andanças mesmo...

Tenho uma história muuuuito semelhante: em 1999 fui com um amigo numa Defender 110 do RJ para Chapada Diamantina/BA. É claro que fizemos uma rota alternativa passando por Rio de Contas e pegando aquela parte sul, menos habitada (e bela) passando por Mucugê e Andaraí.

Pois eis que era na terça feira (de carnaval) depois de uns 18 km rodados da cidade, já no meio do sertão, ouvimos um bling e o som de algo batendo. Paramos imediatamente e vimos o esticador de correia, caído 20 metros atrás. O motor era o 300TDi, e o esticador aquele de mola que mantém a tensão daquela correia única (aquela grande e frisada que adora chiar).
Diagnóstico: O esticador caiu pq o parafuso estava preso só pelo final da rosca! O resto estava liso, provavelmente pq o meca tentou apertar o parafuso enjambrado e espanou parte da sede. Descobrimos da pior maneira. ... E agora???? Sem o esticador, o motor até funciona, mas sem virar alternador, bomba d´água, etc.
Depois de quase 2 h parados, ja estávamos resolvidos a voltar rodando daquele jeito prá cidade quando lembrei que havia levado algum material de escalada e "providencialmente" eu tinha uma fita de nylon da mesma largura e mais curta, só que fita de equipamento de escalada, mas que coube como uma luva, dando para mover tudo dando um "bypass" no esticador. (Vou procurar as fotos, digitalizá-las e posto mais tarde).

Montamos, viramos o motor e conseguimos retornar para Rio de Contas, onde conseguimos uma oficina que refez a rosca e pudemos fixar a contento o esticador no lugar.

É isso aí! Como a gente nunca vai estar preparado prá tudo, usar a crividade é essencial prá te tirar de uma situação difícil.
E, é claro, passar longe dos gatos(micos?) pretos.
Abraços,
Bira.

andres-tavares
28/08/2010, 20:32
Fala Loras! ... belissimas as fotos que voce mandou ... e muito engracada as historias :palmas: ... toyota eh toyota e nao tem pra ninguem :concordo:

Bacana as idéias!! Ainda estou pesquisando...

Veja aqui:

http://www.lcool.org/forum/viewtopic.php?t=1261

http://www.lcool.org/forum/viewtopic.php?t=9921

Entao nao tenho conta nesse site... pelo menos meu usuario nao funciona.

Minha lista começou::arrow:

Coroa e pinhão 4.88
Panhards reguláveis
Buchas PU (dianteiras com correção de cáster)
Suporte para eixo dianteiro novo (correção de cáster)
Molas e amortecedores especiais
Bumpstops maiores
Flexíveis em aeroquip alongados
Snorquel

Certissimo, pode mandar bala ... quais molas voce vai colocar? heavy duty? competition,? 2", 3"?

Como voce vai fazer a importacao das pecas? pessoalmente ou por uma importadora?

Lembra que amortecedor nao da pra trazer no aviao ... tambem pode comprar na venezuela mas la esta caro ... o jeito seria levar dolares pra la e vender na rua, ai pode sair no lucro.

Pelo que conversei com alguns hermanos no último final de semana, a minha é Burbuja.

Sim a sua eh uma burbuja, ou seja VX

A Autana seria a versão mais espartana, certo? :?:

Exatamente, pelo menos na venezuela as diferencas visuais seria que nao tem paralamas que sobresaem do carro, e os farois da frente sao embutidos (olha foto da minha que te mandei), ou seja sao cuadrados ... por dentro os bancos sao de tela, o acabamento eh mais espartano, nao tem geladeira ... e em alguns anos (eh o caso da minha) o banco do carona da frente eh mais largo ou seja cabem 2 pessoas apertadas, e atras no porta malas tem 2 bancos laterais, bem no estilo dos transportes da africa ... a diferenca mecanica era que as VX sempre tivera eixo full flutuante na traseira, ja as LX nao ... ai a coisa complica a partir de 2002 ou por ai nao lembro o ano ja as LX tambem tem flutuante e a partir de 2005 as LX tambem tem paralama redodinho ... eh uma confusao, mas lembrando que eh desse jeito na venezuela, no resto do mundo muda... resumindo a sua eh VX e a LX eh mais espartana :odedo:

Japão exportação. 278 mil km. Guincho original elétrico. Se encontrar o PTO original faço a troca... sabe de algum por lá? :?:

Chique, acho que tem sim ... tem que ver se a sua tem saida pra pto, ... eh questao de pesquisar, por enquanto o forum cruiserheads esta fora de linha, vou ver com meus amigos e te falo.

Valeu as fotos! Mantemos o bom papo.

Abração,Opa eu que agradeco .... um abraco Loras

Loras
12/09/2010, 21:42
Tentando de novo

Dois comentários

1) Elmer, se o Jesus não fez, faça você: interdite esse maluco de sair em viagem assim

Hum... o cara confia tanto no improviso Magaiver que se convidou para acompanhar Thor e Rocki na próxima jornada ao Tepequém. :mrgreen:

Couro é uma idéia. Outra alternativa que tínhamos em mãos seriam aquele cordins de nylon... mas fiquei com medo de perdê-los rapidamente pela temperatura. O melhor mesmo é carregar uma correia reserva!!! :cool:

[QUOTE=Eriksom Teixeira Lima;1241316]
No mais, percebi que sua viagem foi ótima.

PS: vi neste final de semana um filme só sobre o Monte Roraima, sobre pesquisas pagas pela NASA sobre vida em condições hostis (as de lá), sobre as cavernas etc. É, a NASA pode, nós brasileiros não podemos ir lá pelo Brasil.

Eriksom

Pois é... mas estamos "trabalhando" nisso. Os índios do Amazonas tem uma estratégia bem interessante para organizar o turismo no Parque do Pico da Neblina. De repente conseguimos algo na mesma linha para a Serra do Sol / Monte Roraima.

Abração,

Loras
12/09/2010, 21:43
Fantástico! Grandes peripécias! Grandes soluções!!!! :palmas:
A força da providência costuma acompanhar-nos por essas andanças mesmo...

[...]

É isso aí! Como a gente nunca vai estar preparado prá tudo, usar a crividade é essencial prá te tirar de uma situação difícil.
E, é claro, passar longe dos gatos(micos?) pretos.
Abraços,
Bira.

Defender ou Land Cruiser, o importante é viajar!!!

E saber aproveitar e contornar os imprevistos que aparecem no meio do caminho!!!

A propósito, bem vindo ao time!!! Podemos montar uma dupla sertaneja com as Toyotas!! :mrgreen:

Abração,

Loras
12/09/2010, 21:48
Fala Loras! ... belissimas as fotos que voce mandou ... e muito engracada as historias :palmas: ... toyota eh toyota e nao tem pra ninguem :concordo:

Valeu!! :concordo:

Certissimo, pode mandar bala ... quais molas voce vai colocar? heavy duty? competition,? 2", 3"?

Como voce vai fazer a importacao das pecas? pessoalmente ou por uma importadora?

Lembra que amortecedor nao da pra trazer no aviao ... tambem pode comprar na venezuela mas la esta caro ... o jeito seria levar dolares pra la e vender na rua, ai pode sair no lucro.

Ainda não defini o set de suspensão. Várias dúvidas sem resposta...

Primeiro preciso confirmar a opção pelos 315.

De 285 para 315 o custo benefício cai muito.

Para 285 02" é suficiente. E não preciso alterar relação de diferencial.

Para 315 preciso de pelo menos 3", bumpstoppers maiores, flexíveis mais longos, panhard ajustáveis, relações novas, etc.

Decidi primeiro terminar a Camper. Depois resolver a Land Cruiser.

Chique, acho que tem sim ... tem que ver se a sua tem saida pra pto, ... eh questao de pesquisar, por enquanto o forum cruiserheads esta fora de linha, vou ver com meus amigos e te falo.

Vou checar a saída para PTO. Mas depois da última viagem ao Tepequém (cujo relato postarei a seguir), confesso que o guincho elétrico me supreendeu positivamente.

Talvez fique assim...

Abração,

Loras
12/09/2010, 22:23
Roraima Overlander's Expedition House apresenta:

The Big Openning

Conheci o famoso casal num encontro de Land Rovers em Cunha, organizado pelo Yoshida em nome do Clube Land Rover. Aliás, aquele foi um encontro bacana. Conheci também o Marcão, fã dos motores V8, que possui uma Disco automática linda!!!

Encontro para Land Rover o nome já dizia... encontro que inclusive eu fui de Fiesta… de carona com meu irmão... visto que a Endurance já se encontrava em terras roraimenses.

Enfim, vos apresento um dos casais mais ilustres do meio “overlanding” brasileiro:

Rob and Grace.

Aqui você pode conhecer um pouco da vivência deles: :arrow:

www.challengingyourdreams.com.br

Após um breve encontro na Adventure Sports Fair de 2009, vários emails, eles estavam chegando. E não poderia ser em melhor hora!!!

Coinciência ou Forças da Providência?!?!

De fato, seriam eles os ilustres hóspedes membros inauguradores do Roraima Overlander's Expedition House. Tudo previamente combinado interneticamente, nos encontraríamos na sexta feira a tarde.

Eis que no momento exato em que levava dona moça para a clínica, vejo uma Defender encostada. Design familiar… voilà!!! Achamos-nos. :D

Minutos depois, tudo acertado. Hospedagem na Loras House em Boa Vista. Final de semana no ROEH na Serra do Tepequém. Perfeito!!! :palmas:

Sábado pela manhã, um tranquilo deslocamento até as coordenadas.

Almoço. A tarde passeios pelas cachoeiras e miniserras da região.

Companhia e conversas ISO9002, a máquina fotográfica acabou relegada a segundo plano e tirei poucas fotos da ocasião. Agradeço ao Rob e a Grace que gentilmente cederam algumas imagens para compartilhar com vocês.

Fotos 01, 02 e 03 - Viaturas acomodadas
Fotos 04 - Convidado bicão na festa de inauguração

Loras
12/09/2010, 22:36
No entardecer descobrimos mais uma das maravilhas do Tepequém.

Guiados pelo Sr. Jonoel, sentamos e esperamos.

E depois de muuuuita paciência, por volta das 18 horas o espetáculo:

Vários casais de araras vermelhas retornando para uma merecida noite de sono. Magnifíco!!

Infelizmente ainda preciso melhorar minha capacidade fotográfica com lentes melhores, máquina melhor, etc. Naquelas condições de luz, a distância, nem me atrevi a tentar...

Inauguramos. Adormecemos.

No dia seguinte, café da manhã!!!

Carol ficou encantada!!! E graças a criativa cozinha elaborada por R&G, concordou em planejar nossa volta ao mundo!!! :D

A exigência? Que a cozinha seja tão organizada quanto a deles... :pensativo:

Segundo Rob o único jeito de organizar é vender a Toyota e comprar uma 130!!! :mrgreen:

Foto 01: Rob and Grace preparando o equipamento (participação especial de minha sombra no canto inferior esquerdo da foto!!!)
Foto 02 e 03: Mulheres se entendem!!! Na cozinha é claro!!! :mrgreen:
Foto 04: Mesa do café da manhã
Foto 05: Servidos?

Loras
12/09/2010, 23:34
Após o desjejum, resolvemos fazer uma das atividades mais bacanas:

Visitar seu Cuia!!!

O último dos garimpeiros. Um senhor de ferro, eterno, idoso, vivido, experiente. Protagonista de um dos episódios marcantes na história do garimpo local. A morte do gringo que controlava e mal tratava os garimpeiros em outras épocas (sic).

Quando indagamos:

- Seu Cuia, quem atirou no gringo?
- Meu filho, quem atirou foi a espingarda... :mrgreen:

E pensar que ele foi "matado" porque desrespeitou uma senhora gestante.

Bons dias aqueles da lei dos homens... :pensativo:

Passamos no restaurante e encomendamos o almoço para às 13 horas. Uma suculenta galinhada. :dance:

O caminho até a moradia de seu Cuia é uma trilha curta, com terreno variado. Pedras, travessia de igarapé, areia, lama e mata fechada. Já havia feito outras vezes com a Defender. Dificuldade prevista: leve, exceto em duas situações: uma grande erosão após a curva e a travesssia de igarapé com pedras no leito.

Por isso não preparamos nada e resolvemos seguir em apenas um carro. Assim a brava HDJ80 adentrou. Muita chuva nos últimos dias viraram o mundo de cabeça para baixo. :shock:

Fotos 01 a 05 - HDJ se divertindo

Loras
12/09/2010, 23:55
Tudo caminhava bem na ida!!!

Declive, gravidade a favor e não tivemos muitas dificuldades em transpor os obstáculos.

Apesar da relativa piora da trilha, resolvemos encarar.

Então chegamos na casa de seu Cuia, proseamos, e subimos até o abismo. A visão fenomenal do Tepequém!!!

Fotos 01 a 04 - Caminho de ida
Fotos 05 - Nós em frente ao abismo

CAVESO
12/09/2010, 23:56
A pergunta que não quer calar: Seu Cuia quer eu??????

Relutei mas não resisti...kkkkkkkkkkkk

Show ver a Toy brincando!

Loras
13/09/2010, 00:20
Na volta, seu Cuia de camisa e chapéu para tirar foto!!

Isso sim é recepção em grande estilo.

O cara é o melhor exemplo de simplicidade que conheço.

Mora sozinho com seus cachorros. Não tem cama nem chuveiro. Fogão a lenha e armários improvisados com galhos e troncos da região. Dinheiro? Não parece fazer muita diferença... :pensativo:

Veja o antes e depois!!!:!:

A fome começava a apertar. E resolvemos regressar.

A volta? :?:

Digamos que foi meio de cabeça para baixo!!!:mrgreen:

Tudo correu bem até a primeira erosão da trilha. Ou seja, a última da volta...

Na ida optamos por um aborto a esquerda, estreito, justo para a largura da Toyota. Na volta… complicou. Os pneus não tracionavam o suficiente para fazer o carro subir. Associado a uma inclinação lateral, o carro não tinha estabilidade para tracionar e deslocava-se lateralmente, meio caranguejo. :roll:

E assim chegava perigosamente perto dos buracos...

Diversas tentativas. Quando quase capotei, desistimos do aborto.

Aí o jeito foi tentar pelo meio do buraco… opsssss….:oops:

Sem pá, picareta ou enxada… Improvisamos ferramentas com galhos e troncos para trabalhar a beirada das erosões. Arrumamos madeiras, pedras, palha de buriti. Talvez funcionasse.

Improvisamos o estepe como calço. Solução Magaiver de novo!!! :mrgreen:

Foto 01 - Seu Cuida ANTES
Foto 02 - Seu Cuia DEPOIS
Foto 03 e 04 - A volta (reparem no pneu!!!)

Loras
13/09/2010, 00:45
Primeiro calça a roda dianteira. Depois roda traseira... agora vai... lentamente, vagarosamente, cuidadosamente, calmamente...

E ficamos atoladamente atolados. :parede:

Quase duas horas lutando com o obstáculo… e a fome crescendo no estômago. :roll:

Agora sim! O primeiro teste real do guincho elétrico. :shock:

Felizmente o guincho original funcinou perfeitamente. Depois de derrubar alguns caimbés (árvores fracas que não conseguem sustentar o carro) encontramos um bom ponto de ancoragem.

Para complicar, o guincho puxada em ângulo. Havia um sério risco de quebrar a ponta de eixo, terminais de direção, homocinética... pois a roda dianteira esquerda ficava esterçada na medida em que era forçada na lateral do barranco.

Saiu. Ufa!!! :cool:

Loras
13/09/2010, 01:02
Saldo da brincadeira:

Ponta esquerda do parachoque dianteiro quebrada.

Estribos amassados.

Muita fome resolvida na base da galinhada!!!

E histórias do seu Cuia, inclusive registradas em vídeo.

Além é claro de um final de semana muito divertido!!!

Rob, Grace foi um prazer!!! Voltem quando quiserem.

Agradeço inclusive as fotos de Rocki e Thor abaixo.

E ao grande amigo CAVESO, um beijo do Cuia entre duas belas senhoras!!! :mrgreen:

Abraços,

jeisonk
13/09/2010, 07:46
Show Loras :palmas::palmas::palmas:

Abs

Bira IJC
13/09/2010, 09:16
Aê Loras!
Pequenas aventuras em grande companhia.
Bom demais ver fotos da LC em ação tb.

Proposta de nome prá duplinha:"AGADÊ e AGAZÊ" :mrgreen:
Só falta começar a ensaiar,
hehehe!

Abraços
Bira.

Eriksom Teixeira Lima
13/09/2010, 09:36
Fico aqui imaginando o que o Seu Cuia pensava na hora em que tirou a foto:

" - Japonês maluco, o bonito é vir até aqui andando e ouvindo o silêncio dos pássaros e do mato crescendo!"

ou será

" - Mais maluco que esse Japonês só o gringo que ficou na frente da espingarda!"

Como eu já disse, minha primeira viagem após aposentar será rumo Norte, só não sei se chegarei aí via Manaus ou Macapá 8)

Abraços

Eriksom

hercilio.neto
13/09/2010, 22:48
Sem querer olhar o lado negativo da questão...
Essa ponta de parachoque é fácil de repor?
Ô Loras, não judia do jipão.
Brincadeirinha...

Belo relato. Off road é isso.
A beleza está na simplicidade e não nas coisas que simplificam.

rural4x4
26/09/2010, 20:03
Loras

So pra aguçar vc que gosta das coisas diferentes , olha uma irma mais velha da sua LC, a venda aqui na minha cidade: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-154028846-land-cruiser-_JM

Loras
26/09/2010, 21:57
Fico aqui imaginando o que o Seu Cuia pensava na hora em que tirou a foto:

" - Japonês maluco, o bonito é vir até aqui andando e ouvindo o silêncio dos pássaros e do mato crescendo!"

ou será

" - Mais maluco que esse Japonês só o gringo que ficou na frente da espingarda!"

Como eu já disse, minha primeira viagem após aposentar será rumo Norte, só não sei se chegarei aí via Manaus ou Macapá 8)

Abraços

Eriksom

Venha por Manaus ou Macapá. Como preferir.

Mas venha de Camper!!! :twisted:

Abraço,

Loras
26/09/2010, 21:59
Sem querer olhar o lado negativo da questão...
Essa ponta de parachoque é fácil de repor?
Ô Loras, não judia do jipão.
Brincadeirinha...

Belo relato. Off road é isso.
A beleza está na simplicidade e não nas coisas que simplificam.

Hercílio,

A ponta não quebrou totalmente. Apenas trincou embaixo da ponteira.

É possível consertar com fibra. É uma peça plástica.

O Andres já havia me alertado sobre a fragilidade dela... futuramente pretendo colocar um parachoques de ferro. Só não gostaria de mexer na instalação (berço) do guincho original.

Vou remendar até encontrar o modelo de prarachoques que procuro.

Abração,

Loras
26/09/2010, 22:03
Loras

So pra aguçar vc que gosta das coisas diferentes , olha uma irma mais velha da sua LC, a venda aqui na minha cidade: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-154028846-land-cruiser-_JM

Hehehe

Já está a venda há algum tempo...

Para quem busca uma plataforma bacana para expedições, é interessante!!

Agora precisaria checar quais os reparos na lata necessários.

Se a garagem fosse infinita estaria cheia dessas "coisas diferentes"!!!! :mrgreen:

Abraço,

Loras
26/09/2010, 22:04
Aê Loras!
Pequenas aventuras em grande companhia.
Bom demais ver fotos da LC em ação tb.

Proposta de nome prá duplinha:"AGADÊ e AGAZÊ" :mrgreen:
Só falta começar a ensaiar,
hehehe!

Abraços
Bira.

Epa! :!:

É nóis! Agora precisaremos de um empresário sertanejo. :mrgreen:

Teu esnorquel é original ou ARB? Começo a procurar pelo meu...

Abs.

Carlão Rover
02/10/2010, 19:05
No entardecer descobrimos mais uma das maravilhas do Tepequém.

Guiados pelo Sr. Jonoel, sentamos e esperamos.

E depois de muuuuita paciência, por volta das 18 horas o espetáculo:

Vários casais de araras vermelhas retornando para uma merecida noite de sono. Magnifíco!!

Infelizmente ainda preciso melhorar minha capacidade fotográfica com lentes melhores, máquina melhor, etc. Naquelas condições de luz, a distância, nem me atrevi a tentar...

Inauguramos. Adormecemos.

No dia seguinte, café da manhã!!!

Carol ficou encantada!!! E graças a criativa cozinha elaborada por R&G, concordou em planejar nossa volta ao mundo!!! :D

A exigência? Que a cozinha seja tão organizada quanto a deles... :pensativo:

Segundo Rob o único jeito de organizar é vender a Toyota e comprar uma 130!!! :mrgreen:

Foto 01: Rob and Grace preparando o equipamento (participação especial de minha sombra no canto inferior esquerdo da foto!!!)
Foto 02 e 03: Mulheres se entendem!!! Na cozinha é claro!!! :mrgreen:
Foto 04: Mesa do café da manhã
Foto 05: Servidos?

Sábio conselho e de quem tem experiência!!!!

Abraço e parabéns pela viatura nova!Só li agora seu post sobre ela!

andres-tavares
03/10/2010, 22:27
Fala Loras, sensacionais as fotos!

Quando da errado eh que a coisa fica divertida, e as historias melhores ainda!

O snorkel do Bira eh original Toyota.

Respeito ao parachoques, da uma olhada nos parachoques que tem na venezuela, tem bastante que oferecem um "look" original, outros sao mais do tipo ARB ... ai voce poderia comprar la, levando dolares daqui e vendenddo a preco de dolar paralelo acredito que seria um bom negocio.

Tive snorkel safari (arb), e compraria de novo, a qualidade eh nota 10 ... mesmo depois de capotar o snorkel nao quebrou.

http://i149.photobucket.com/albums/s42/andres-tavares/23122007-1.jpg

Bira IJC
13/10/2010, 13:16
Grande Loras!!!

Teu esnorquel é original ou ARB?

Sim, o snorkel é mesmo original toyota. Apesar de funcional, eu acho muito alto, estou estudando uma forma de customizar, reduzindo o comprimento do tubo e refazendo a fixação, mas acabo tendo um outro problema, o chapéu/cyclone/cx. de marimbondo/cx. correios/capacete de astronauta é grande e a traseira vai bater no quadro do para brisas... talvez eu precise trocar por outra, estilo safari.

(...) o filtro de combustível não rolou... rosca M20 1,5.
Pela referência é o mesmo da H100, L200, etc.
Tecfil SPC998
Mas não encaixa. Tive que reinstalar o antigo mesmo.
Vou tentar na MarcoDiesel agora a tarde, parece que tem de outra marca.

E aí? Achaste o filtro de combustível?
Tenho grande interesse nestas equivalências, hehehe!
encontrando mais alguma, poste aí!:dance:
Abs,
Bira.

Bira IJC
26/10/2010, 23:40
Fala Loras, sensacionais as fotos!

Quando da errado eh que a coisa fica divertida, e as historias melhores ainda!

O snorkel do Bira eh original Toyota.

Respeito ao parachoques, da uma olhada nos parachoques que tem na venezuela, tem bastante que oferecem um "look" original, outros sao mais do tipo ARB ... ai voce poderia comprar la, levando dolares daqui e vendenddo a preco de dolar paralelo acredito que seria um bom negocio.

Tive snorkel safari (arb), e compraria de novo, a qualidade eh nota 10 ... mesmo depois de capotar o snorkel nao quebrou.

http://i149.photobucket.com/albums/s42/andres-tavares/23122007-1.jpg

Caraaaacaaaa! Não tinha reparado na foto :shock::putz:
Andres, que mal lhe pergunte... que fim levou essa LC????:pensativo:
Ela está no BR? Foi recuperada ou foi desmanchada?

Abraços,
Bira.

jeisonk
13/11/2010, 12:01
Brincando de achar 80tinha :mrgreen::mrgreen:

Pergunta:

Quantas 80 podem ser vistas nessa foto? :lol::lol:

http://1.bp.blogspot.com/_gHQwLCY84pI/SwhtK1inDcI/AAAAAAAABrI/kpGptilhqyI/s1600/DSC05342.JPG

Estava lendo (de novo) o blog do Viajante Evandro (biotracker) e me deparei com a foto na beira da Laguna Hedionda, nas proximidades de Uyuni.

Página com a foto: link (http://viajandopatagonia.blogspot.com/2009/11/laguna-hedionda-ii-bolivia.html)

Abraços

jeisonk
26/11/2010, 16:16
Loras, saiu a matéria "docêis" no site do Rob e da Grace: http://challengingyourdreams.com/?p=3164

:palmas::palmas:

Abs

Elmer_Jeep
26/11/2010, 16:21
Loras, saiu a matéria "docêis" no site do Rob e da Grace: http://challengingyourdreams.com/?p=3164

Abs

Show de bola.

Acho engraçado alguns relatos de quem vem de fora, tipo, tamanduá aqui é uma coisa comum, basta sair da cidade que a gente sempre vê, hehehe.

[]'s

jeisonk
26/11/2010, 16:39
Show de bola.

Acho engraçado alguns relatos de quem vem de fora, tipo, tamanduá aqui é uma coisa comum, basta sair da cidade que a gente sempre vê, hehehe.

[]'s
Pois é, até pra nós aqui.

Semana retrasada, vindo de Cuiabá, mais uma vez passei por um.

Ontem, vindo de Lucas (cidade vizinha), tinha uma Anta (animal mesmo, não amigo :mrgreen:), na beira da rodovia, na boa.

Mas está diminuindo pra caramba.

Abs

JOAO LUCENA LEAL JUNIOR
04/01/2011, 00:27
Grande LORAS feliz ano novo,olha vc vai ter companhia de mais uma land cruiser HDJ80 se essa ja nao for sua pois veio de um leilao em Sao Paulo da policia federal e tem tem destino Boa Vista segue as fotos que eu tirei.O QUE MAIS ME CHAMOU A ATENÇAO ELA FOI MONTADA NA VENEZUELA COM MOTOR 6CC TURBO IGUAL AO SEU,CREIO QUE FOI EXPORTAÇAO JA QUE VENEZUELA NAO TEM AS LAND DIESEL,EU CERTIFIQUEI NOS VIDROS E NA PLAQUETA DE IDENTIFICAÇAO.SE NAO FOR SUA FICA DE OLHO AI QUEM SABE VC COMPRA ESSA DO DONO.

JOAO LUCENA LEAL JUNIOR
04/01/2011, 00:38
mais fotos

Elmer_Jeep
04/01/2011, 10:19
huahauha, é dele sim João, o cara tá recolhendo todas que encontra pelo Brasil e trazendo de volta à pátria mãe, hehehe.

[]'s revelando segredos

Léo_Babiski
04/01/2011, 10:50
Saiu uma toy dessas em Bh muito novinha, a receita federal doou para os bombeiros que cuidou muito bem depois destinou ao leilão.

Tinha uma pasta dentro da viatura com todo histórico de manutenção. Saiu a preço de willys meia boca..., completinha, porém 4cc diesel.

JOAO LUCENA LEAL JUNIOR
04/01/2011, 20:12
E Leo essa ai de BH e diferente dessa que o LORAS comprou abserve a tampa traseira dai e BI-PARTIDA e a do Loras nao,creio que a dai e original japonesa pois e farol quadradrado e tem um motor 3B e do loras 1hz.O QUE VALE E SER UMA PURA TOYOTA.Tnho a minha e nao vendo.

Bira IJC
09/01/2011, 01:15
UUUUUUUUUUUUUHHHUUUUUUUU!!!!
CRESCEI E MULTIPLICAI-VOS!!!!:dance:

PARABÉNS LORAS! Preciso nem dizer que o investimento numa viatura fabulosa destas vale cada centavo!
Fiz agora no final do ano uma viagem de 12 mil km p/ Argentina (Patagônia) com a branquinha e foi pura diversão, sem nenhuma ocorrência mecânica, o que considero excelente para um carro de 17 anos de idade.

Ow, mas esses caras nem deixam vc contar as novidades! Tão mais malacos que os olheiros da revista 4 rodas!!!
Abraços,
Bira.

Bira IJC
09/01/2011, 01:18
Saiu uma toy dessas em Bh muito novinha, a receita federal doou para os bombeiros que cuidou muito bem depois destinou ao leilão.

Tinha uma pasta dentro da viatura com todo histórico de manutenção. Saiu a preço de willys meia boca..., completinha, porém 4cc diesel.

Opa, mas pelo interior desta aí ta parecendo mais uma série 60.. não é João:pensativo:?
Abraços,
Bira.

Loras
10/01/2011, 23:36
Grande Loras!!!
E aí? Achaste o filtro de combustível?
Tenho grande interesse nestas equivalências, hehehe!
encontrando mais alguma, poste aí!:dance:
Abs,
Bira.

Bira,

Achei o filtro. Tecfil e outro fabricante.

É uma marca meio genérica... KC salvo engano.

Oportunamente confirmo contigo.

Quando possível compro Tecfil, mas é bem raro de encontrar por aqui.

Concluo que aquela unidade especificamente tinha algum defeito de fabricação...

Abraço,

Loras
10/01/2011, 23:37

Abraços,
Bira.

Bira,

Essa LC ficou na Venezuela antes do Andres mudar para terras brasileiras... :concordo:

Abs.

Loras
10/01/2011, 23:38

Abs

Hehehe ficou bacana né?!?!

Casal de primeira. Muito gente boas.

A outra coincidência?

Chegaram em SP da última viagem exatamente no dia de meu casamento.

Abraço,

Loras
10/01/2011, 23:42
Grande LORAS feliz ano novo,olha vc vai ter companhia de mais uma land cruiser HDJ80 se essa ja nao for sua pois veio de um leilao em Sao Paulo da policia federal e tem tem destino Boa Vista segue as fotos que eu tirei.O QUE MAIS ME CHAMOU A ATENÇAO ELA FOI MONTADA NA VENEZUELA COM MOTOR 6CC TURBO IGUAL AO SEU,CREIO QUE FOI EXPORTAÇAO JA QUE VENEZUELA NAO TEM AS LAND DIESEL,EU CERTIFIQUEI NOS VIDROS E NA PLAQUETA DE IDENTIFICAÇAO.SE NAO FOR SUA FICA DE OLHO AI QUEM SABE VC COMPRA ESSA DO DONO.

huahauha, é dele sim João, o cara tá recolhendo todas que encontra pelo Brasil e trazendo de volta à pátria mãe, hehehe.

[]'s revelando segredos

UUUUUUUUUUUUUHHHUUUUUUUU!!!!
CRESCEI E MULTIPLICAI-VOS!!!!:dance:

PARABÉNS LORAS! Preciso nem dizer que o investimento numa viatura fabulosa destas vale cada centavo!
Fiz agora no final do ano uma viagem de 12 mil km p/ Argentina (Patagônia) com a branquinha e foi pura diversão, sem nenhuma ocorrência mecânica, o que considero excelente para um carro de 17 anos de idade.

Ow, mas esses caras nem deixam vc contar as novidades! Tão mais malacos que os olheiros da revista 4 rodas!!!
Abraços,
Bira.

Hehehehe

Adivinhou. 8)

Na realidade tenho um amigo "olheiro".

O cara descobre essas raridades e fica enviando para meu email... tenho certeza de que pretende atormentar cada pedaço de neurônio daqui!!! :mrgreen:

Pelo menos a verdinha eu achei por conta própria.

Meu pai e meu irmão foram pessoalmente ao leilão e acabamos arrematando mais um exemplar. Agora é restaurar e colocar para rodar.

Não tenho mais detalhes sobre sua mecânica. Comprei por fotos e por uma avaliação a distância feita por meu irmão. Quando chegar por aqui, reporto.

A propósito, já tive umas três ofertas de compra. Antes mesmo de sequer conhecê-la pessoalmente!!! :shock:

Só falta achar a lenda verde do Distritro Federal. :pipoca:

Alguma notícia de seu paradeiro?

Abraços,

Loras
10/01/2011, 23:43

E Leo essa ai de BH e diferente dessa que o LORAS comprou abserve a tampa traseira dai e BI-PARTIDA e a do Loras nao,creio que a dai e original japonesa pois e farol quadradrado e tem um motor 3B e do loras 1hz.O QUE VALE E SER UMA PURA TOYOTA.Tnho a minha e nao vendo.

Opa, mas pelo interior desta aí ta parecendo mais uma série 60.. não é João:pensativo:?
Abraços,
Bira.

Parece uma série 60 mesmo.

Ainda que 04 cilindros, uma viatura fantástica!!!

Se soubesse e na garagem coubesse... hehehe

Abs.

Loras
10/01/2011, 23:49
Bom, de novidades...

Nada muito significativo. :arrow:

- Um jogo de capa para os bancos.

- Uma Maglite LED no console.

- Um relê de faróis original novo, pois o antigo queimou.

- Alternador 100% revisado.

- Motor de partida 100% revisado (exatamente igual ao do 14B, exceto o conector externo).

- PY Keenwood 271A no console. Antena com base magnética.

E por enquanto só.

Viagens várias... principalmente durante o planejamento do casório.

Agora preciso arrumar uma chance para revisar rolamentos, cubos, etc. Já está tudo na prateleira.

O dia a dia anda um tanto corrido ultimamente... tá difícil tempo livre para pesquisar e resolver suspensão, rodas e pneus.

E também preciso providenciar uma nova embreagem.

Enfim... quando a oportunidade, o tempo livre e a vontade resolverem se encontrar!!! Aí resolvo tudo de uma vez, como na Defender.

Abraços,

andres-tavares
11/01/2011, 01:18

Abraços,
Bira.

Isso eh correto, como o Loras falou, essa FZJ80 ficou na venezuela, era nossa tivemos ela por alguns anos e depois vendimos pra um tio porque eh complicado trazer carro importado usado, ai meu tio pouco depois teve um acidente e ficou do jeito que ta na foto ... o seguro pegou ela como perda total e pagou pro meu tio ... ela deve ter sido desmanchada como grande parte dos carros que o seguro califica como P.T. ... lamentavel.

Meu tio ta com LC do mesmo jeito uma Rzj90 Meru (Prado 2 portas) e uma fortuner (hilux sw4 v6 gasolina) ... pelo menos ele sabe apreciar os toyotas:concordo:

__________________________________________________ _

Voltando ao topico so posso falar CARALHO!!

Eu ja tinha falado com o Joao e ja tinha me falado sobre a presenca desta 80 diesel nas suas maos, mas pqp como voce acha todas as que tem perdidas por ai.

Eu tambem fiquei surpreso de ver uma 80 diesel proveniente da venezuela ... por aqui nunca vi.

Bom amigo espero que curta mais um brinquedo, eh o melhor que tem.... parabens!!

Eu estou aqui em Caracas, babando com todas as que vejo ....

abs!

Loras
11/01/2011, 01:43
[...]

Eu estou aqui em Caracas, babando com todas as que vejo ....

abs!

Te mandei MP.

Abs.

andres-tavares
11/01/2011, 01:57
Respondido

JOAO LUCENA LEAL JUNIOR
11/01/2011, 02:01
LORAS PRECISO FALAR COM VC POR EMAIL.SOBRE SUA VIATURA.moranquinho kkkkkkkkkkkkkkkkkkkK

JOAO LUCENA LEAL JUNIOR
15/01/2011, 17:51
Loras sua PIMENTA MALAQUETA ja desceu o rio rumando para terras do monte roraima.

Loras
17/01/2011, 00:30
Tô sabendo... hehehehe

Esse modalidade de rastreamento é muito eficiente!

Obrigado pela força.

A propósito, conseguiu mais fotos dela?

Abs.

JOAO LUCENA LEAL JUNIOR
26/01/2011, 11:00
Na semana que eu iria tirar as fotos chovendo direto e quando para ela ja tinha ido embora,fica de olho na parte trseira da land pois como ela nao pega,eles colocam empurando com outro veiculo.

Loras
15/03/2011, 17:57
Atualizando por aqui...

A vermelha chegou.

Lavagem completa!!! Impressionante, parece tudo em ordem na mecânica.

A lataria está 80%. Precisará de uma boa pintura. Mas estruturalmente está perfeita. Nenhum ponto grave de ferrugem.

Realmente trata-se de uma FZJ (gasolina) convertida para diesel (HDJ). Após breve pesquisa descobri que as Serie 80 possuem dois furos no mesmo suporte do motor. Assim é possível adaptar a mecânica diesel ou gasolina em qualquer chassis sem mistérios!!!

Basta mudar o powertrain e refazer a elétrica.

Só mexerei nela depois de concluir o projeto da Camper e da HDJ verde. Nos próximos dias vou apenas tentar ligar o motor.

Alguma dica? Melhor retirar o cabeçote?

Não faço nem idéia há quanto tempo está parado....

Sobre a HDJ verde.

Comprei o set de suspensão, snorquel e outros acessórios.

Pretendo um lift de 02 polegadas (medida máxima para evitar mexer em panhard, cardãs, etc).

Quero ver como ficará o curso com pneus 315 ou 35. Precisarei adaptar bumstops mais longos, reposicionar estabilizadora, flexíveis, etc. Mas o resultado final compensa!!!

Minha receita limite para overlanding. Acima dessa medida de pneus, as alterações na suspensão seriam muito extensas. E o estepe desproporcional.

Assim que chegar molas, buchas e amortecedores vou repetir o mesmo trabalho da Defender (com a exceção da instalação de bloqueios no diferencial). Revisarei todos os rolamentos e retentores, munhão, suspensão, freio e motor.

Aguardo também bomba de água, válvula termostática, etc.

Aproveitarei a instalação do Madman (sistema de monitoramento do motor) para deixar tudo 100% revisado.

Enfim... por enquanto seguimos as obras na Camper.

Os Correios não está colaborativo ultimamente...

Abraços,

Cesar Machado
15/03/2011, 18:15
:pipoca::pipoca::pipoca:

Um abraço

jeisonk
15/03/2011, 18:54
Loras, já sairam algumas fotos?

Essa mecânica diesel, é aquela que falamos?
Como estão teus planos?

Abraços

jeisonk
15/03/2011, 19:13
Loras, esse lift de 2" permite bolachas 35"?

Abs

Loras
15/03/2011, 19:23
Loras, já sairam algumas fotos?

Essa mecânica diesel, é aquela que falamos?
Como estão teus planos?

Abraços

Sim, a própria.

Meus planos?

Putz várias possibilidades!!!

Até o final do ano tenho alguns projetos profissionais em mente.

Se concretizarem, é possível que venda a vermelha como está. No estado.

Abraço,

jeisonk
15/03/2011, 19:24
Se concretizarem, é possível que venda a vermelha como está. No estado

Senha 0000001 :mrgreen::mrgreen:

Abraços

Loras
15/03/2011, 19:34
Loras, esse lift de 2" permite bolachas 35"?

Abs

Sim!

Mas precisa extender os bumpstops (batentes) 02 polegadas também. Caso contrário os parabarros e alargadores são danificados quando a suspensão comprime.

Para as 2" trocarei:

- molas e amortecedores;
- flexíveis de freio alongados;
- alongar fixação da estabilizadora;
- buchas excêntricas (e posteriormente novos braços ou suporte se necessário);
- talvez alongar panhards (depende do resultado final);
- batentes mais longos;
- alongarei o suporte da válvula de equalização do freio traseiro.

A maioria levanta 2" somente com molas e amortecedores. Dizem que não é preciso mais nada.

Outros levantam somente no calço.

Para liberar totalmente os 35 é necessário um lift de 4".

Se partir para 04":

- é bem mais difícil resolver o cáster. Buchas excêntricas revertem até 3";
- são necessário novos braços de suspensão para evitar vibração no cardã traseiro;
- é obrigatório correção das panhards;
- o custo dos amortecedores sobre desproporcionalmente;

Tem HDJ calçando pneus 37 com apenas 3" de lift.

A necessidade de encurtar C&P é muito discutida. Vários afirmam que com o 1HDT manual não é necessário, mesmo com 35. Acima disso é indiscutível.

A princípio quero os 35 ou 315.

Então minha idéia é montar e rodar com os 285 que já tenho.

Depois de assentadas as molas, checarei como ficam os 35 com 2" de lift (conjunto da Camper).

Se ficar bacana vou atrás de uns 35 recapados VJ910 para a Camper. E mantenho os 35 dela na Toyota!!!

Se o curso para cima não ficar bacana, manterei os 285.

Abraço,

PS: preta ou prata? Já decidiu? :mrgreen:

jeisonk
15/03/2011, 21:11
PS: preta ou prata? Já decidiu?

Amanhã acho que fecho negócio com o Troller, daí com o $$$ na mão vou ver onde caio :mrgreen::mrgreen:

Alguma sai :dance:

Abraços

Bira IJC
15/03/2011, 22:39
Sim!

Mas precisa extender os bumpstops (batentes) 02 polegadas também. Caso contrário os parabarros e alargadores são danificados quando a suspensão comprime.

Para as 2" trocarei:

- molas e amortecedores;
- flexíveis de freio alongados;
- alongar fixação da estabilizadora;
- buchas excêntricas (e posteriormente novos braços ou suporte se necessário);
- talvez alongar panhards (depende do resultado final);
- batentes mais longos;
- alongarei o suporte da válvula de equalização do freio traseiro.

A maioria levanta 2" somente com molas e amortecedores. Dizem que não é preciso mais nada.

Outros levantam somente no calço.

Para liberar totalmente os 35 é necessário um lift de 4".

Se partir para 04":

- é bem mais difícil resolver o cáster. Buchas excêntricas revertem até 3";
- são necessário novos braços de suspensão para evitar vibração no cardã traseiro;
- é obrigatório correção das panhards;
- o custo dos amortecedores sobre desproporcionalmente;

Tem HDJ calçando pneus 37 com apenas 3" de lift.

A necessidade de encurtar C&P é muito discutida. Vários afirmam que com o 1HDT manual não é necessário, mesmo com 35. Acima disso é indiscutível.

A princípio quero os 35 ou 315.

Então minha idéia é montar e rodar com os 285 que já tenho.

Depois de assentadas as molas, checarei como ficam os 35 com 2" de lift (conjunto da Camper).

Se ficar bacana vou atrás de uns 35 recapados VJ910 para a Camper. E mantenho os 35 dela na Toyota!!!

Se o curso para cima não ficar bacana, manterei os 285.

Abraço,

PS: preta ou prata? Já decidiu? :mrgreen:

Grande Loras!

Te garanto que vai ficar satisfeito com o curso prá cima que o kit de 2 proporciona.
Neste carnaval brinquei de leve com a LC numa sessão de pedras e os parceiros de troller, pajero e vitara ficaram só olhando "de canto de olho" o curso dela. Foi a única que não levantou uma patinha na hora. A roda sobe e desce e a carroceria nem inclina.:concordo:

Estou com as buchas de caster para instalar, mas infelizmente estou me habituando com a frente leve, hehehe! Ô preguiça de mexer agora.

Ah, fez aquelas medidas? Não vá dar mole como eu e esquecer, hahaha!

Abraços!
Bira.

Loras
16/04/2011, 23:43
Amanhã acho que fecho negócio com o Troller, daí com o $$$ na mão vou ver onde caio :mrgreen::mrgreen:

Alguma sai :dance:

Abraços

E aí? Novidades? :shock:

Abraço,

Loras
17/04/2011, 00:02
Grande Loras!

Te garanto que vai ficar satisfeito com o curso prá cima que o kit de 2 proporciona.
Neste carnaval brinquei de leve com a LC numa sessão de pedras e os parceiros de troller, pajero e vitara ficaram só olhando "de canto de olho" o curso dela. Foi a única que não levantou uma patinha na hora. A roda sobe e desce e a carroceria nem inclina.:concordo:

Estou com as buchas de caster para instalar, mas infelizmente estou me habituando com a frente leve, hehehe! Ô preguiça de mexer agora.

Ah, fez aquelas medidas? Não vá dar mole como eu e esquecer, hahaha!

Abraços!
Bira.

Bira,

Que boa notícia! Realmente o curso de suspensão, mesmo original, impressiona.

Comparar com Troller é sacanagem... :mrgreen:

Aliás, outra boa notícia.

Minhas peças chegaram. Agora falta encaixar tempo na agenda para fazer todo o serviço.

Não esqueci das medidas, fica tranquilo! Posto aqui quando as tiver em mãos.

Abração,

PS: Vais migrar para 285 AT agora? Que houve?

Bira IJC
17/04/2011, 16:04
Bira,

Que boa notícia! Realmente o curso de suspensão, mesmo original, impressiona.

Comparar com Troller é sacanagem... :mrgreen:

Aliás, outra boa notícia.

Minhas peças chegaram. Agora falta encaixar tempo na agenda para fazer todo o serviço.

Não esqueci das medidas, fica tranquilo! Posto aqui quando as tiver em mãos.

Abração,

PS: Vais migrar para 285 AT agora? Que houve?

Grande Ricardo!

Bom receber notícias da LC! Já estava me sentindo sozinho, hahaha!
Pelo jeito agora as coisas vão voltar a ficar agitadas por aqui! Tô de olho!:pipoca:

Cara, sobre os pneus, só estudando a possibilidade. Não tenho queixas sobre o atual, só achei que ficou meio pequeno depois da levantada (as cx. de roda são enormes), e como com a troca da captação de ar do snorkel ele ficou um pouquinho mais baixo, acho que posso subir um pouco o pneu que ainda entra na garagem.:mrgreen:

A opção pelo desenho A/T seria mais pela durabilidade mesmo.

Tb sou curioso :mrgreen:... e aquela sucata de Floripa? Tá indo prá Boa Vista?

Abraços,
Bira.

JOAO LUCENA LEAL JUNIOR
17/04/2011, 16:18
Grande Loras ja funcionou a vermelha.

jeisonk
17/04/2011, 16:31
E aí? Novidades? :shock:

Abraço,

Tá pior que novela mexicana :parede::parede::parede:

danilobelmonte
17/04/2011, 21:26
Eu tb quero uma Serie 80 !!!
Poxa vida... tem um monte pipocando aqui e eu chupando dedo...

Loras
08/05/2011, 16:23
Grande Ricardo!

Bom receber notícias da LC! Já estava me sentindo sozinho, hahaha!
Pelo jeito agora as coisas vão voltar a ficar agitadas por aqui! Tô de olho!:pipoca:

Cara, sobre os pneus, só estudando a possibilidade. Não tenho queixas sobre o atual, só achei que ficou meio pequeno depois da levantada (as cx. de roda são enormes), e como com a troca da captação de ar do snorkel ele ficou um pouquinho mais baixo, acho que posso subir um pouco o pneu que ainda entra na garagem.:mrgreen:

A opção pelo desenho A/T seria mais pela durabilidade mesmo.

Tb sou curioso :mrgreen:... e aquela sucata de Floripa? Tá indo prá Boa Vista?

Abraços,
Bira.

Bira,

A sucata já chegou por aqui há algum tempo. Comprei em Sampa! Existe outra em Floripa? :shock:

Tem o contato do dono?

Comprei pneus MT mesmo, única opção na loja... mas com a Camper saindo do forno, AT seriam melhor opção para mim também!

Abraço,

Loras
08/05/2011, 16:30
Grande Loras ja funcionou a vermelha.

Não.

Tá parada na garagem ainda.

Estou pensando em montar uma carroceria de CJ naquele conjunto mecânico.

Ou mesmo uma Band alongada, 04 portas.

Mas só depois de terminar a verde e a Camper.

Enquanto isso, fica como um eventual estoque de peças reserva.

Abraço,

Loras
08/05/2011, 16:31
Tá pior que novela mexicana :parede::parede::parede:

Que pena hermano!

Mas temos fé que daqui a pouco desenrola a burocracia e tudo se ajeita.

Uma questão de tempo.

Abraço,

Loras
08/05/2011, 16:33
Eu tb quero uma Serie 80 !!!
Poxa vida... tem um monte pipocando aqui e eu chupando dedo...

Pois é.

O carro realmente é procurado, desejado...

Mas encontrar no Brasil, muito difícil!

Principalmente com os documentos 100% em ordem.

Das 03 que já encontrei a venda, duas tem problemas no registro.

A que não tinha, oportunamente e felizmente comprei!

Agora, se hoje tivesse 180k para investir num 4x4, ficaria com a Serie 80 e compraria uma HZJ76 zero km.

Pronto, dupla perfeita.

Abraço,

Loras
08/05/2011, 17:17
Novidades!!! :dance: :euforico:

Passo 1 - Suspensão instalada.

Molas e amortecedores!

Molas OME.
Dianteira 850J
Traseira 863J

Amortecedores OME Sport
Dianteira 60070L
Traseira 60070L

Instalei somente molas e amortecedores para avaliar alguns pontos. :arrow:

- Necessidade de correção da relação de C&P com pneus 35;
- Necessidade de correção dos flexíveis de freio;
- Necessidade de correção do cáster;
- Necessidade dos batentes;
- Necessidade de correção da panhard;
- Avaliação do desempenho dos freio com pneus 35.

A instalação demorou 06 horas. Fiz pessoalmente na oficina do Elmer, pois precisa de alguns reforços nas ferramentas. Levantar a Serie 80 é complicado! Peso demais.

E depois, instalar um lift de 02pol na suspensão exigiu quase 70cm de altura nos cavaletes. Perigoso demais para fazer isolado em casa.

Resultado:

Deixei a viatura sem as estabilizadoras. Precisarão de extensores, caso contrário a dianteira pegará no cardã quando a suspensão abrir. E a traseira limitará o curso aberto.

A dianteira ficou perfeita! Altura ideal planejada. Não vai liberar os 35 de tocar os fenders com compressão total. Para isso precisarei extender os batentes. Entretanto, se os freios ficarem insuficientes e precisar encurtar C&P, é provável que opte por uma medida intermediário de pneus (305 ou 34 pol.). Eventuamente manter os atuais 285 ou 33.

A viatura ficou com a traseira mais alta. Sem peso. Quando acrescentar o estepe correto, geladeira, gaveteiro e demais equipamentos, acredito que nivelará. Ainda tem os taques que estão vazios... e o reservatório de água potável + barraca de teto.

Dirigi pouco mais de 5km com a configuração atual. Mas não parece excessivamente dura, mesmo sem carga. As estabilizadoras fazem uma falta tremenda! A rolagem da carroceria aumentou consideravelmente.

Precisarei corrigir o cáster. A dianteira ficou boba, solta. Passarinhando. Depois de definir os demais itens, vamos ao passo 2, quando corrigirei os itens citados. Aproveitarei para revisar todos os rolamentos e retentores dos eixos, bem como instalar o amortecedor de direção.

A dirigibilidade ficou mais arisca. Cáster, estaibilizadora, etc. Depois de contornar tudo isso, avaliarei se precisaremos esticar as panhards.

Seguem as fotos...

Abraços,

francaclayton
08/05/2011, 17:47
Bem passando por aqui, achei interessante e resolvi assinar... quero ver como ficara essa máquina....rssss
[]

GALEGUITO
08/05/2011, 19:43
Rapaz, que máquina!
Mais fácil encontrar fóssil de dinossauro do que uma dessa totalmente legalizada no Brasil.
Parabéns pelo achado.
Vou acompanhar a evolução.

jeisonk
09/05/2011, 09:25
Ficou lindona demais Loras :palmas:

Abraços

Elmer_Jeep
09/05/2011, 09:39
Po Jeison, o japonês só colocou as fotos do "antes", faltou o depois ... :putz:

ou é vc que gosta de carro rebaixado mesmo ? :stop:

os 33 ficaram ridículos...

jeisonk
09/05/2011, 09:43
Po Jeison, o japonês só colocou as fotos do "antes", faltou o depois ... :putz:

ou é vc que gosta de carro rebaixado mesmo ? :stop:

os 33 ficaram ridículos...

Putz, já tava bonita demais.
Não gosto de rebaixado não, mas muito alto também não, para esse propósito claro.

Virou um monstrinho.
Sinistra essa traseira lá em cima :lol:

Abs

Pablo RR
09/05/2011, 10:51
Ficou muito maneiro o lift da suspensao.. e pelas fotos a impressao é que foram mais que as 2".
Achei a traseira mais alta mais bonita tambem.
Na foto do antes parece que tá cansada e arriada com o peso. e depois do lift parece estar 'pronta pra levar peso' hehe

Loras
09/05/2011, 17:33
"Houston we've got a problem"

Ontem ao clicar no botão Enviar Resposta recebi um paciente grave no plantão... e assim fiquei sem tempo de postar as fotos do lift. :oops:

Realmente aquelas primeiras são com a suspensão ainda original e cansada.

Agora vai!!!

Abraços,

Loras
09/05/2011, 17:40
Rapaz, que máquina!
Mais fácil encontrar fóssil de dinossauro do que uma dessa totalmente legalizada no Brasil.
Parabéns pelo achado.
Vou acompanhar a evolução.

Bem passando por aqui, achei interessante e resolvi assinar... quero ver como ficara essa máquina....rssss
[]

Opa!

Bem vindos!

Se tudo der certo, até o final da semana tenho os 35 instalados para o teste, sábado de manhã.

Abraços,

Loras
09/05/2011, 17:44
Putz, já tava bonita demais.
Não gosto de rebaixado não, mas muito alto também não, para esse propósito claro.

Virou um monstrinho.
Sinistra essa traseira lá em cima :lol:

Abs

Jeison!

Eu também tenho preocupação se os 35 encaixam no perfil overlanding.

Pela minha análise pessoal, será meu limite. Acima disso é inviável carregar estepe, compromete excessivamente freios, etc.

A vantagem é que padronizei a frota, a Camper também tem 6 furos e pneus 35. Facilitará uma eventual reposição.

A opção é manter os atuais 285 (33) ou algo intermediário. Depois de sábado tenho melhores referências.

A traseira está alta mesmo! Mas pela minha expectativa, vai abaixar.

Vou fazer o gaveteiro como na tua Prado e deixá-lo fixo 100% do tempo.

Além disso, quando instalar os fenders, vai ficar "menos vazio" o arco do paralamas.

Vai melhorar a estética...

Abração,

Loras
09/05/2011, 17:58
Ficou muito maneiro o lift da suspensao.. e pelas fotos a impressao é que foram mais que as 2".
Achei a traseira mais alta mais bonita tambem.
Na foto do antes parece que tá cansada e arriada com o peso. e depois do lift parece estar 'pronta pra levar peso' hehe

Pablo,

Eu fiz uma medida simples para comparação.

Mas depois que instalei, ainda não conferi.

Na traseira certamente o lift foi maior.

Na dianteira, eu acredito que no máximo 02 pol.

Abraço,

jeisonk
09/05/2011, 18:02
Loras, tá um trator cara, monstra.
Ficou bem bacana.

Como fica a questão de consumo com a diferença de pneus?
A altura da viatura toda em si, dificilmente vai incomodar, lembro que em Cuzco, em 2009, me apertei num hotel por causa disso, tive que deixar a viatura num estacionamento à parte, mas foi um caso isolado, nunca tive problemas maiores por causa disso, só uma vez pegou debaixo de um portal e rasgou toda a lona da barraca, mas por descuido do cidadão que trouxe a viatura pra mim numa mecânica.

Recebeu meu mail? :mrgreen:
É de se coçar, não?
La garantia soy yo :lol::lol:

Saludos

Loras
10/05/2011, 15:39
Loras, tá um trator cara, monstra.
Ficou bem bacana.

Como fica a questão de consumo com a diferença de pneus?
A altura da viatura toda em si, dificilmente vai incomodar, lembro que em Cuzco, em 2009, me apertei num hotel por causa disso, tive que deixar a viatura num estacionamento à parte, mas foi um caso isolado, nunca tive problemas maiores por causa disso, só uma vez pegou debaixo de um portal e rasgou toda a lona da barraca, mas por descuido do cidadão que trouxe a viatura pra mim numa mecânica.

Recebeu meu mail? :mrgreen:
É de se coçar, não?
La garantia soy yo :lol::lol:

Saludos

Hoje montei os 35!!! :cool:

Entrei em casa numa boa... mas na hora de sair... :putz:

Amassei o trilho superior do portão. Não entendi o motivo da diferença.

A empregada teve que ajudar, subindo no estribo... somente assim saiu.

Por exatos 02cm, só conseguirei estacionar a Toyota na garagem dos fundos. :freaking:

Faz parte.

Quando instalar calhas das bikes ou barraca de teto, lascou de vez!

Posso ter problemas nas viagens... Felizmente na maioria das vezes gosto do bushcamping, evitando pousadas e afins. :pipoca:

Usei rodas aro 15 x 8 off set -25. A largura ficou boa! Mas...

- ficou muito próximo a pinça;
- pega na ponta do parachoque dianteiro;

Geralmente o pessoal mantém as rodas originais, com off set 0 (salvo engano). Aí não tem problemas com pinça / parachoques.

A queda na aceleração e frenagem é perceptível sim!!! Mas nada que prejudique meu estilo de condução. Com os pneus 285 ela anda muito!!! Agora tem um desempenho mais compatível com uma viatura daquele tamanho. Logo vou manter a medida externa dos pneus, na estrada vai rodar mais solta.

Então precisarei trocar os pneus que comprei. Vou partir para aro 16 ou 17.

Unf... mais algum tempo na espera.

No final de semana vou retirar as ponteiras do parachoque e fazer um teste com ela carregada num passeio leve. Veremos se tudo continuará da mesma maneira.

Abraço,

CGAUER
10/05/2011, 19:48
Loras, como vc sabe, eu sou do time dos pneus finos.

Para viagem o esquema são os 7.50, pois encontra-se em qualquer canto, da Bolívia ao Nepal, na eventualidade de um estourar, como aconteceu com o LR branco no meio da deserta ligação patagonica entre Lago Posadas e a Ruta 41. Pena que aqui não temos os Michelin 7.50 mistos.

É importante pensar no estrago que as pedras arremessadas por um 35 e seus espaçados gomos podem causar às partes inferiores do carro em estradas de rípio. Nem falar do stress sobre os rolamentos, sistema de direção, embreagem, consumo, peso bruto, arrasto aerodinâmico, aquaplaning, seu excesso de massa não-suspensa em costelas de vaca, etc...

Na lama fofa e profunda, erosões e areia, ok. Mas acho que estes terrenos não são a praia ideal do Land Cruiser 80 e seus quase 3 ton. Em um chassi curto, 100% trilha, lá vai...

Tirando o aspecto estético, para viagens longas, recomendaria voltar a medida original ou melhor, singelos e discretos 7.50 radiais em rodas Heavy Duty toyota (aquelas cujo talão pode ser removido sacando o pneu + câmara em questão de minutos sem remover a roda).

Abs

Crê

Eriksom Teixeira Lima
10/05/2011, 20:54
Doutor

na minha modesta opinião, você comete um erro gravíssimo de usar pneus 12,5 com aros 8 polegadas. O pneu fica muito balonado e, portanto, instável (aumenta o balanço lateral, forças centrípeta e centrífuga).

No mais, continue em passo acelerado na reforma

Abraços

Eriksom

GALEGUITO
10/05/2011, 21:30
Sou obrigado a concordar com o CGAUER no quesito pneus finos para melhores resultados.
Meu pai tem uma Hilux SRV AT 3.0 com pneus 265/70/16 originais e faz, em média, na estrada, 8km/l (se bem que ele gosta de jogar pedra no acelerador). Eu, com o mesmo carro, consigo média de 10,7km/l andando a 110km/h.
Um colega dele, com uma Hilux 2.5 pé-de-boi com pneus de caloi 10 faz média de 13km/l.
Esteticamente os pneus largos casam melhor com carros "liftados", porém para o propósito de expedições os pneus finos rendem uma autonomia bem maior, fora o que o Eriksom afirmou sobre balanço e as forças atuantes no carro e você mesmo atestou no uso deles.
Em um bate-papo com o Urbano me convenci a usar 267/75/16 na Hilux em vez dos 33/12,5/15 e 285/75/16.
Independente disso seu carro já é exclusivo, imagine com as evoluções.
Abraço.

Wellington Calheiros.

Loras
10/05/2011, 21:34
Loras, como vc sabe, eu sou do time dos pneus finos.

Para viagem o esquema são os 7.50, pois encontra-se em qualquer canto, da Bolívia ao Nepal, na eventualidade de um estourar, como aconteceu com o LR branco no meio da deserta ligação patagonica entre Lago Posadas e a Ruta 41. Pena que aqui não temos os Michelin 7.50 mistos.

É importante pensar no estrago que as pedras arremessadas por um 35 e seus espaçados gomos podem causar às partes inferiores do carro em estradas de rípio. Nem falar do stress sobre os rolamentos, sistema de direção, embreagem, consumo, peso bruto, arrasto aerodinâmico, aquaplaning, seu excesso de massa não-suspensa em costelas de vaca, etc...

Na lama fofa e profunda, erosões e areia, ok. Mas acho que estes terrenos não são a praia ideal do Land Cruiser 80 e seus quase 3 ton. Em um chassi curto, 100% trilha, lá vai...

Tirando o aspecto estético, para viagens longas, recomendaria voltar a medida original ou melhor, singelos e discretos 7.50 radiais em rodas Heavy Duty toyota (aquelas cujo talão pode ser removido sacando o pneu + câmara em questão de minutos sem remover a roda).

Abs

Crê

Clê,

Tá bom... vou confessar. :rolleyes:

O projeto final prevê os famigerados XZL 9.00R16.

Também sou partidário dos finos! Mas comprei esses 35 com um preço MUITO bom. :cool:

Gostaria de 315 All Terrain (50%/50%)... eles só tinham disponível no Mud (100%).

Enfim, como ainda não tenho uma importadora de pneus...

Enquanto eu habitar Roraima, pelas características do terreno por aqui, vale a pena manter os 35. Flutuação é mais importante que "cavar o terreno, pois o fundo é infinito". Inapropriado para o peso dela anyway...

Os 7.50 ficam com a velocidade final reduzida, excesso de força em primeira marcha, motor cheio a 120km/h.

Todavia, a suspensão original não libera os 7.50 de tocar os fenders. Precisa de um lift de 02 pol. (o mesmo que instalei). A diferença parece maior porque meu set antigo estava muito cansado.

Encontrai-me pneus com bom preço, pronta entrega, numa medida equivalente aos 9.00R16 que eu mudo!!!

Rodas Heavy duty Toyota. Onde encontro? Sabe o off set / tala delas? Medidas disponíveis?

Abração,

Loras
10/05/2011, 21:48
ETL,

Usei com roda tala 8 porque são as únicas disponíveis por aqui no momento.

Como não pretendo investir em uma "possibilidade", por enquanto seguirei com elas.

Os 35 estão lá para teste. O diâmetro externo agradou, o carro ficou mais tranquilo de conduzir.

Mas a largura e o desenho... sei não.

Caso realmente opte por manter os 35 vou "expandi-las" com bead locks.

Porque outro caminho é usá-las na Camper!

O balanço lateral eu diminuiria com aros maiores e pneus de perfil mais baixo com mesmo diâmetro externo.

Força centrípeta e centrífuga, o que quer dizer com isso?

Abraço!

Doutor

na minha modesta opinião, você comete um erro gravíssimo de usar pneus 12,5 com aros 8 polegadas. O pneu fica muito balonado e, portanto, instável (aumenta o balanço lateral, forças centrípeta e centrífuga).

No mais, continue em passo acelerado na reforma

Abraços

Eriksom

Loras
10/05/2011, 21:57
Sou obrigado a concordar com o CGAUER no quesito pneus finos para melhores resultados.
Meu pai tem uma Hilux SRV AT 3.0 com pneus 265/70/16 originais e faz, em média, na estrada, 8km/l (se bem que ele gosta de jogar pedra no acelerador). Eu, com o mesmo carro, consigo média de 10,7km/l andando a 110km/h.
Um colega dele, com uma Hilux 2.5 pé-de-boi com pneus de caloi 10 faz média de 13km/l.
Esteticamente os pneus largos casam melhor com carros "liftados", porém para o propósito de expedições os pneus finos rendem uma autonomia bem maior, fora o que o Eriksom afirmou sobre balanço e as forças atuantes no carro e você mesmo atestou no uso deles.
Em um bate-papo com o Urbano me convenci a usar 267/75/16 na Hilux em vez dos 33/12,5/15 e 285/75/16.
Independente disso seu carro já é exclusivo, imagine com as evoluções.
Abraço.

Wellington Calheiros.

Wellington,

Tive um Defender 110 na qual usava pneus 235/85R16 e 7.50/16.

Os 235 são mais altos e mais estreitos que os 265. Será que servem na Hilux?

Usei e gostei. Mas dessa vez as oportunidades foram outras.

Pneus altos e finos são mais difíceis de encontrar. E geralmente são pneus de caminhões, duros e sem um desenho muito eficiente para off road. Não quero um pneu 100% on.

O comportamento da Toyota mudou por um conjunto de fatores, não é culpa exclusiva dos pneus.

O consumo é covardia comparar... a HDJ é mais pesada, tem eixo rígido dianteiro, motor 4.2!!! A Hilux é bem mais econômica, a começar pelo fato de usar gerenciamento eletrônico.

Enfim, eu quero um pneu com altura de 35pol. Mas não necessariamente 12,5 pol de largura.

Da altura livre, consequência dos 35 ou 315 ou 9.00, não abro mão.

Quando aparecer algo com bom preço, mudo!!! Sem dúvidas.

Abraço,

danilobelmonte
10/05/2011, 22:24
Ja que o assunto eh pneu...
talvez alguns ja conhecam mas para outros pode ser interessante

Best Cars Web Site - Consultrio Tcnico (http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/pneu16.htm)

Acabei de comprar os BF MUD KM2 265/75R16 e tenho vontade depois q tiver equipado toda Hilux de montar um novo jogo de rodas com o BF AllTerrain.
Essa conversa toda me deixou com vontade testar os 235/85R16!

Abracos.

Eriksom Teixeira Lima
11/05/2011, 21:23
Loras

força centrífuga é aquela que te empurra para fora numa curva, ou se preferirdes, aquela que joga teus pacientes na parede quando perdem a direção. Força centrípeta é aquela que te puxa para dentro na curva. Seu pneu é muito largo e os aros mais estreitos do que devem: se você balançar o carro parado, verás que o pneu deforma e move a viatura para o lado que você empurrou (ele literalmente fica assim => / ). Depois, pela construção dele, ele retorna mas passa doponto e fica assim => \ . Ao final da oscilação ele estabiliza e fica vertical => |

Ou seja, o pneu aumenta a força centrífuga e depois aumenta a centrípeta. Se não entendeu, balance a viatura e pense no que acontece com você dentro do carro a 120km/h

E você entendeu errado, apenas com aros certos você elimina o problema. Não precisa comprar pneus de boyzinhos de perfil baixo

Eu comprei o engesa com esses aros e comprei outros com 10 pol exatamente para me livrar disso. Não seja cliente de seus pares.

Eriksom

CGAUER
12/05/2011, 15:01
Loras merrmão,

cara é bem por aí mesmo! 7.50 é oK. 8.25 ideal e 9 exagerado vai! rsrs

Minha tara o por pneus estreitos se dá não só pela sua estética, mas também pelo ao fato de ter a garantia de uma reserva técnica, sendo os pneus o ponto do lento e perene sacrifício durante toda a vida do carro, não o contrário.

Os pneus originais e caretas podem não ser os últimos em matéria de transposição de grandes obstáculos, mas são os corretos para o projeto do carro independente das modificações.

Não tem como evitar e negar; excesso de massa não suspensa DETONA qualquer veículo em condições extremas de uso, como as infinitas costelas de vaca nas estradas de rípio e terra. Perceba que na Austrália, país que investe milhões na solução para costela de vaca, ninguém utiliza pneus muito grandes, apenas para competições.

Texto interessante sobre o assunto (conhecido como Washboarding):

Karl Trek -Corrugated Roads Revisited (http://www.abc.net.au/science/k2/trek/s315126.htm)

Assim como anda a filosofia "bigger is better", o próximo passo seria pular direto para um John Deere 9620 rodagem dupla 4x4. Esse não atola mesmo.

Francamente me entristece o fato de ver hoje a maioria dos Jeeps anos 50-60, Willys e cia com pneus e rodas não-originais de tamanhos absurdos, o que transforma em imediata raridade, qualquer exceção à esta regra, como aqueles lindos Jeep Ford surrados e ainda em uso nas regiões rurais do Brasil com seus simplórios pneus candango 6.50.

As rodas Toyota HD com aro removível são conhecidas como "split rims" na medida 5.5x16"

veja:

2001 Toyota LandCruiser 70 78 Series cab chassis utility | GoAuto - Wheels/tyres (http://www.goauto.com.au/mellor/mellor.nsf/story2/F0BF0F2B3E9A9391CA256B91002498E2)

Estas rodas transformam qualquer 4x4 em coisa realmente séria. Descartando os "frágeis" Land Rover, as rodas split, carregam TODA a África nas costas dos valentes LC série 70, onde geralmente não existe qualquer tipo de borracharia ou coisa que o valha. Basta um cinzel, talhadeira e uma marreta, para trocar o pneu e câmara em poucos minutos.

Pneus finos é coisa fina! rsrsr!

Abs

Clements

Clê,

Tá bom... vou confessar. :rolleyes:

O projeto final prevê os famigerados XZL 9.00R16.

Também sou partidário dos finos! Mas comprei esses 35 com um preço MUITO bom. :cool:

Gostaria de 315 All Terrain (50%/50%)... eles só tinham disponível no Mud (100%).

Enfim, como ainda não tenho uma importadora de pneus...

Enquanto eu habitar Roraima, pelas características do terreno por aqui, vale a pena manter os 35. Flutuação é mais importante que "cavar o terreno, pois o fundo é infinito". Inapropriado para o peso dela anyway...

Os 7.50 ficam com a velocidade final reduzida, excesso de força em primeira marcha, motor cheio a 120km/h.

Todavia, a suspensão original não libera os 7.50 de tocar os fenders. Precisa de um lift de 02 pol. (o mesmo que instalei). A diferença parece maior porque meu set antigo estava muito cansado.

Encontrai-me pneus com bom preço, pronta entrega, numa medida equivalente aos 9.00R16 que eu mudo!!!

Rodas Heavy duty Toyota. Onde encontro? Sabe o off set / tala delas? Medidas disponíveis?

Abração,

Loras
12/05/2011, 15:59
Ja que o assunto eh pneu...
talvez alguns ja conhecam mas para outros pode ser interessante

Best Cars Web Site - Consultrio Tcnico (http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/pneu16.htm)

Acabei de comprar os BF MUD KM2 265/75R16 e tenho vontade depois q tiver equipado toda Hilux de montar um novo jogo de rodas com o BF AllTerrain.
Essa conversa toda me deixou com vontade testar os 235/85R16!

Abracos.

Interessante a calculadora. Pena não permitir pneus em polegadas.

Gostei muito dos 235! Para a Defender, ficou na medida.

Quase instalei os 285, mas precisaria mexer na suspensão e o motor 2.5 sofreria um bocado...

Depois crie um tópico para sua Hilux e poste suas impressões!!!

Ajudará bastante outros que queiram seguir caminho parecido.

Abração,

Loras
12/05/2011, 16:06
Loras

força centrífuga é aquela que te empurra para fora numa curva, ou se preferirdes, aquela que joga teus pacientes na parede quando perdem a direção. Força centrípeta é aquela que te puxa para dentro na curva. Seu pneu é muito largo e os aros mais estreitos do que devem: se você balançar o carro parado, verás que o pneu deforma e move a viatura para o lado que você empurrou (ele literalmente fica assim => / ). Depois, pela construção dele, ele retorna mas passa doponto e fica assim => \ . Ao final da oscilação ele estabiliza e fica vertical => |

Certo.

Essa "deitada" lateral do pneu realmente acontece.

Principalmente com pneus de perfil alto como o 35x12,5R15. Mesmo com rodas de tala adequada.

A calibragem incorreta pode contribuir para o efeito também...

Mas não percebi isso na Toyota ainda. Os cravos laterais não apresentam sinais de contato com o solo.

Aumentou o "rolling da carroceria" devido a ausências das barras estabilizadoras! Somente isso.

Ou seja, o pneu aumenta a força centrífuga e depois aumenta a centrípeta. Se não entendeu, balance a viatura e pense no que acontece com você dentro do carro a 120km/h

O pneu não aumenta a força centrífuga, muito menos a centrípeta.

O que interfere na força é o raio da curva e a velocidade da viatura.

Pneus de perfil alto resistem menos a força centrífuga, causando um efeito oscilatório (por conta da elasticidade) como você descreveu.

[QUOTE=Eriksom Teixeira Lima;1439152]
E você entendeu errado, apenas com aros certos você elimina o problema. Não precisa comprar pneus de boyzinhos de perfil baixo

Eu comprei o engesa com esses aros e comprei outros com 10 pol exatamente para me livrar disso. Não seja cliente de seus pares.

Eriksom

Rodas de tala correta (de acordo com a especificação do fabricante) realmente ajudam.

Entretanto pneus de perfil lateral mais baixo, com o mesmo diâmetro externo, faz uma diferença mais significativa!

A conclusão que cheguei até agora. Se não encontrar pneus altos estreitos, vou ficar com os 315 ou 35. Mas R17.

E então venderei os 35x12,5R15.

Abração,

Loras
12/05/2011, 16:29
Loras merrmão,

cara é bem por aí mesmo! 7.50 é oK. 8.25 ideal e 9 exagerado vai! rsrs

Putz! Realmente os 8.25 podem ser uma melhor opção! Tinha me esquecido deles. :semideia

Vai restringir menos o curso para cima, posso usar batentes menores ou até mesmo deixar original.

Ainda assim, onde encontro no Brasil? Encontrar os 7.50 já é um parto...

Minha tara o por pneus estreitos se dá não só pela sua estética, mas também pelo ao fato de ter a garantia de uma reserva técnica, sendo os pneus o ponto do lento e perene sacrifício durante toda a vida do carro, não o contrário.

Os pneus originais e caretas podem não ser os últimos em matéria de transposição de grandes obstáculos, mas são os corretos para o projeto do carro independente das modificações.

Não tem como evitar e negar; excesso de massa não suspensa DETONA qualquer veículo em condições extremas de uso, como as infinitas costelas de vaca nas estradas de rípio e terra. Perceba que na Austrália, país que investe milhões na solução para costela de vaca, ninguém utiliza pneus muito grandes, apenas para competições.

Texto interessante sobre o assunto (conhecido como Washboarding):

Karl Trek -Corrugated Roads Revisited (http://www.abc.net.au/science/k2/trek/s315126.htm)

Assim como anda a filosofia "bigger is better", o próximo passo seria pular direto para um John Deere 9620 rodagem dupla 4x4. Esse não atola mesmo.

Francamente me entristece o fato de ver hoje a maioria dos Jeeps anos 50-60, Willys e cia com pneus e rodas não-originais de tamanhos absurdos, o que transforma em imediata raridade, qualquer exceção à esta regra, como aqueles lindos Jeep Ford surrados e ainda em uso nas regiões rurais do Brasil com seus simplórios pneus candango 6.50.

Considerei tudo isso.

Mas atualmente e dentro dos próximos meses, devo rodar apenas em trajetos conhecidos por aqui mesmo. Serra do Sol, Tepequém, etc. Nesses caminhos a altura livre é essencial.

Os XZL atualmente seriam puro desperdício de borracha, visto o longo deslocamento por asfalto. Depois tem a questão do peso.

Um set de rodas HD split + XZL 8.25 pesaria quanto?

Comparando com um set de rodas de liga + pneus 315 AT?

Pelas opções e cu$to benefício atuais, os 315/70R17 AT parecem encaixar melhor!

A grande maioria das LC venezuelanas rodam de maneira parecida. Pneus 315 em rodas 16 originais. FunRace, Cruiserheads... sem problemas!

Quando resolver encarar um trecho mais extenso em overlanding, como Ushuaia, Australia, de repente o velho projeto de giramundo, etc. Posso trocar o set de pneus. Bem como as molas da suspensão. Até lá, acredito que o set up atual estará um tanto esgotado.

As rodas Toyota HD com aro removível são conhecidas como "split rims" na medida 5.5x16"

veja:

2001 Toyota LandCruiser 70 78 Series cab chassis utility | GoAuto - Wheels/tyres (http://www.goauto.com.au/mellor/mellor.nsf/story2/F0BF0F2B3E9A9391CA256B91002498E2)

Estas rodas transformam qualquer 4x4 em coisa realmente séria. Descartando os "frágeis" Land Rover, as rodas split, carregam TODA a África nas costas dos valentes LC série 70, onde geralmente não existe qualquer tipo de borracharia ou coisa que o valha. Basta um cinzel, talhadeira e uma marreta, para trocar o pneu e câmara em poucos minutos.

Certo. Bacana as rodas. Já tinha visto também!

Onde encontro para vender no Brasil? Trazer de fora fica inviável.

A melhor opção seria instalar durante um trecho de viagem por aquelas bandas.

A opção mais real e próxima seriam rodas da Bandeirante ou L200 Savana - como fez o Bira.

Pneus finos é coisa fina! rsrsr!

Abs

Clements

Depende dos objetivos! :angel:

Abração,

CGAUER
12/05/2011, 17:08
Pois é, por aqui não vai encontrar NADA! Esquema é comprar nos hermanitos durante uma viagem....

O peso das rodas HD + 8.25 XZL deve ser bem grande, maior que todas as outras configs, provavelmente, mas por terem um contato menor com o chão e também menor largura farão menor pressão e alavanca contra os componentes do carro nas situações exigentes. E o mais importante, por serem mais finos, conferem uma maior absorção dos impactos pelas paredes.

O Fusca é o perfeito exemplo. Se usar pneus modernos nele, você detona o conforto do carro. Fusca só com pneu fino e alto, metade da absorção dos impactos é feita pelos pneus "fininhos". Do contrario a direção passa de pena a chumbo e o carro começa a desmontar pela vibração.

Abs

Clê

Putz! Realmente os 8.25 podem ser uma melhor opção! Tinha me esquecido deles. :semideia

Um set de rodas HD split + XZL 8.25 pesaria quanto?

Comparando com um set de rodas de liga + pneus 315 AT?

Onde encontro para vender no Brasil? Trazer de fora fica inviável.

Depende dos objetivos! :angel:

Abração,

CAVESO
12/05/2011, 17:36
Loras,

Há rodas (importadas) com 9" (ou 9,5") de largura.....

Essas aro 17" (acho que a do Elmer é dessas) que o pessoal do fórum têm usado são assim.

Loras
12/05/2011, 17:50
Loras,

Há rodas (importadas) com 9" (ou 9,5") de largura.....

Essas aro 17" (acho que a do Elmer é dessas) que o pessoal do fórum têm usado são assim.

Exato.

Achei um jogo de R17 em liga, off set -12, tala 9.

Agora resta confirmar o $ e a disponibilidade de pneus.

Como a Dodge Ram e outros 4x4 tem saído com aro 17, não deve haver problema de estoque dessa medida tão cedo.

Abraço,

Loras
12/05/2011, 18:00
Pois é, por aqui não vai encontrar NADA! Esquema é comprar nos hermanitos durante uma viagem....

O peso das rodas HD + 8.25 XZL deve ser bem grande, maior que todas as outras configs, provavelmente, mas por terem um contato menor com o chão e também menor largura farão menor pressão e alavanca contra os componentes do carro nas situações exigentes. E o mais importante, por serem mais finos, conferem uma maior absorção dos impactos pelas paredes.

O Fusca é o perfeito exemplo. Se usar pneus modernos nele, você detona o conforto do carro. Fusca só com pneu fino e alto, metade da absorção dos impactos é feita pelos pneus "fininhos". Do contrario a direção passa de pena a chumbo e o carro começa a desmontar pela vibração.

Abs

Clê

Pronto! Já temos uma missão para o clã Gauer em sua próxima empreitada rumo sul!

Encontrar as famigeradas split wheels para o Loras! hehehehehe

Pesquisei e nada de encontrar os 8.25 ainda. Nem na Venezuela, nem em canto algum.

Somente um ponto.

Se há menor área de contato para o mesmo peso, a pressão será maior! Nos dois sentidos: pneu-chão e chão-pneu.

Agora a lateral do pneu é importante para absorver impactos mesmo.

A altura lateral do 315 é maior que do 265 original. O fator complicador mesmo é a superfície.. largura!

Já rodei algum tempo com 33x12,5 na F-75 que tive. Foi bem tranquilo!

Por isso acho que os 315 vão ficar numa boa.

Abraço,

Pablo RR
12/05/2011, 18:07
Loras, posta fotos com os pneus novos aiii..

Ontem fui fazer alinhamento na Frontier e o dono da F-250 branca tropicab tava colocando aros 17 com BF km2 37". Ficou muito bonita. Acho que o capo da F-250 ta perto dos 1,70m

Loras
13/05/2011, 00:19
Novidades expressas.

Snorquel 100% instalado.

Comentando com uma amiga que deseja instalar na Prado, ela disse:

- Não temos coragem de cortar o paralamas, por isso mandaremos ao funileiro.

Eu respondi:

- Pois aqui é justamente o contrário. Não tenho coragem de mandar ao funileiro. Se quiser errar, erre você mesmo!!! :pular:

Bom, com a ferramenta adequada (serra copo 92mm, brocas, limas, etc) e o gabarito oficial do snorquel, não tive nenhum problema. Ufa! :arrow:

O tempo de instalação previsto pelo manual é 2 horas. Mas não leva em consideração o período necessário para secar o fundo aplicado nos locais onde se corta a lataria. Então fiz o job em duas horas na primeira noite... 12 horas de descanso para o fundo... terminei de montar hoje pela manhã antes de trabalhar. Somando 03 horas de trabalho.

Optei por instalar um pré-filtro ao invés da cabeça do snorquel. Acaba com a velha discussão de posicionar para frente ou para trás, além de ser uma bela ajuda para combater a poeira.

Agradecimentos especiais a nova ajudante da oficina!!! :cool:

Abraços,

PS: de lambuja uma foto dela com os 35!

Loras
13/05/2011, 00:22
Loras, posta fotos com os pneus novos aiii..

Ontem fui fazer alinhamento na Frontier e o dono da F-250 branca tropicab tava colocando aros 17 com BF km2 37". Ficou muito bonita. Acho que o capo da F-250 ta perto dos 1,70m

Pablo,

O Elmer comentou comigo que o Massao trocou os pneus da picape.

Precisamos providenciar uma foto dos três juntos.

Crocodilo, Branca de Neve e a Toyota.

Sábado farei mais fotos da Toyota, inclusive do snorquel já instalado.

A propósito, quando vai aparecer na reunião do Roraima 4x4?

Um abraço,

CGAUER
13/05/2011, 00:57
Próxima viagem faço questão que você vá junto! Vai que o LR quebra!! Ahahahaha Abs!

Vamos achar os XZL 8.25!!! No chile deve ter!

Abs

Cle

Pronto! Já temos uma missão para o clã Gauer em sua próxima empreitada rumo sul!

Encontrar as famigeradas split wheels para o Loras! hehehehehe

Pesquisei e nada de encontrar os 8.25 ainda. Nem na Venezuela, nem em canto algum.

Somente um ponto.

Se há menor área de contato para o mesmo peso, a pressão será maior! Nos dois sentidos: pneu-chão e chão-pneu.

Agora a lateral do pneu é importante para absorver impactos mesmo.

A altura lateral do 315 é maior que do 265 original. O fator complicador mesmo é a superfície.. largura!

Já rodei algum tempo com 33x12,5 na F-75 que tive. Foi bem tranquilo!

Por isso acho que os 315 vão ficar numa boa.

Abraço,

CGAUER
13/05/2011, 01:05
Achei os XZL 8.25 na Argentina:

Gomeria Independencia
Independencia 2327
Teléfono 4942-5303/8143/2947
$ 650 cada una ( made in france )
Ciudad: Ciudad Autónoma Buenos Aires
Localidad: Capital Federal

Loras
13/05/2011, 08:56
Achei os XZL 8.25 na Argentina:

Gomeria Independencia
Independencia 2327
Teléfono 4942-5303/8143/2947
$ 650 cada una ( made in france )
Ciudad: Ciudad Autónoma Buenos Aires
Localidad: Capital Federal

Uia!

Quando você vai para lá?

Cabem 5 na bagagem? :mrgreen:

Tem email? Será que eles enviam para o Brasil?

650 U$ americanos? É isso mesmo?

Abs.

lipe20
13/05/2011, 09:25
Você fez a instalação ou a sua Patroa?

SACANAGEM!!!

Elmer_Jeep
13/05/2011, 09:28
Você fez a instalação ou a sua Patroa?

SACANAGEM!!!

Claro q foi ela, o japonês ficava traduzindo o manual e a Dra. executando o serviço.

[]'s

jeisonk
13/05/2011, 09:37
Ô Japa, quanto tua patroa tá cobrando pra instalar um snorkel? :mrgreen::mrgreen:

Loras, assimo a 4WD Action a algum tempo, saiu agora uma especial sobre preparação de Toyotas, dá uma olhada:

Welcome to Magstore, Express Media Group magazine subscription website. (http://shop.magstore.com.au/product-p/wm2652b.htm)

Parece show.

Abs

Jeison