PDA

Ver Versão Completa : Consumo estranho!



Leoformiga
13/05/2010, 09:13
Amigos amantes da LADA NIVA!

Sei que este tópico foi largamente discutido na lista, mas acho que o caso aqui é diferente de tudo que li.

Vamos por partes:

Eu comprei minha NIVA de um padre! isso mesmo... O carro esta impecável 1600 motor original ano 90 modelo 91, platinada. O carro esta com mais de 90% das peças e interior originais, nunca tinha feito trilha etc... Assim que peguei a NIVA, ela estava fazendo 4,5 km/l. O que me deixou bem preocupado tendo em vista que nas leituras a média seria em torno de 6,5 km/l a 9,0 km/l na estrada.

Levei ao meu mecanico de confiença que "afinou e regulou o carro todinho" colocou desborbulhador etc.. troquei mangueiras, embreagem novinha, suspenção novinha, enfim troquei tudo (gastei R$ 2.000,00) para colocar tudo em ordem nela para ver se chegava no consumo indicado por revistas e por colegas do fórum.

Resultado:

Ela esta toda "zerada", ta fazendo 5,5km/l na cidade e 7,0 km/l na estrada fazendo 4,4 km/l em estrada de chao (sem atoleiro nem nada pesado).

Comentário pessoal:

Isto é normal? Não acredito que este consumo médio irá mudar. O que faço? Não quero alterar a configuração do meu carro e colocar um motor de Kombi DIESEL (seria um crime com minha Russa bêbada).
Aceito sugestões de todos os amantes da NIVA.

O complicado é que eu to rodando com ela pois sempre sonhei em ter uma e não quero andar só nos finais de semana! só que ta me quebrando $$! Não quero vender pois o que investi nela chega aos R$ 20.000,00 e o valor sentimental é maior ainda...

Ajudem!

Obrigado,

Formiga.

edneyccruz
13/05/2010, 09:49
O meu Niva faz mais de 10 na estrada e em torno de 7 na cidade, acho que a primeira coisa que você tem que fazer é colocar ignição eletrônica se livrando do platinado, isso por si só já vai ajudar bastante no consumo e dar uma melhorada na potência. O meu esta com a ignição dos mais modernos, original da Lada e funciona muito bem, também tem uma bobina um pouco mais forte, que sei que é Bosh, mas não sei o modelo exato, mas tentarei descobrir.
Depois disso, caso ainda não ache satisfatório, (estou muito feliz assim), ai você pode pensar em outras alterações mais caras, complicadas e mirabolantes.

Obs: Ontem fiz o trajeto Curitiba/São Paulo e andando entre 100 e 120 (máximo) meu Niva fez 10,5 km/l, só não vim direto dom um tanque porque a serra da chegada a São Paulo estava com lentidão e preferi não arriscar.


Abraço.

Leoformiga
13/05/2010, 10:18
Valew,

Esta foi a única coisa que não fiz ainda no meu NIVA.

Quanto custa em média a alteração?

Como voce é de Curitiba, voce teria alguem para me indicar para fazer o serviço?

edneyccruz
13/05/2010, 10:41
Eu na verdade sempre morei em São Paulo e estou a poucos meses em Curitiba, a única manutenção que fiz no Niva foi no Bibe e gostei bastante do serviço e também do Bibe, dono da oficina. Não sei quanto custa essa alteração, só falando com ele mas aqui vai o contato.

Bibe.
Fone: 33565047
Endereço: Engenheiro Luiz Augusto Leão Fonseca, 401, Santa Cândida.

Para mim que moro no portão é um pouco longe, mas ainda assim vale a volta, a oficina é bem equipada e ele muito especializado em 4x4 e Nivas.


Abraço.

BACALHAU
13/05/2010, 10:49
Um(a) NIVA fazendo 5,5 km/l na cidade e 7 km/l na estrada?
O que tem de estranho nisso? :twisted: :mrgreen:

NIVA de padre? :parede: Sei não. Não confio. :evil: E isso me deixa preocupado também. :rolleyes:

Você verificou se tem alguma roda presa? Levante o seu(sua) NIVA e gire cada roda com a mão. Veja se elas giram livremente.
Peso extra (porta malas cheio de tralhas desnecessárias, sogra :mrgreen: e bagageiro no teto) influencia diretamente o consumo. Quais os pneus que você está usando? Estão corretamente calibrados? A geometria de direção está OK? Direção desalinhada além de aumentar o consumo provoca um desgaste prematuro e desigual dos pneus.
Nessa "afinação e regulagem" foram trocadas as velas e o filtro de ar. Velas sujas e filtro saturado aumentam muito o consumo. Faça como o Edney falou: coloca logo uma ignição eletrônica. O carro fica outro.
São inúmeros os fatores que influenciam o consumo de um veículo, mas, tem um importantíssimo: O "acoplamento do pedal do acelerador". :mrgreen:
Como está o ajuste (peso) do seu pé direito? :mrgreen: A maneira como você dirige é vital para a economia de combustível.

Dê :shock: uma olhada nos links abaixo, talvez você já saiba isso tudo, mas está colocando em prática?

http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br/como-dirigir-com-economia.htm

http://somostodosum.ig.com.br/blog/blog.asp?id=9027

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20071220111247AAkOKkb

http://www.autopecasmacedo.sergipehost.com.br/dica17.php


Boa $orte

emilioleonardo
13/05/2010, 11:03
Bom dia,

Os seguintes itens podem afetar o consumo:
- Modo de dirigir (piloto);
- Rodas presas (veja como estão os freios);
- Ignição (veja no blog do grauçá, ele está testando o FET-10);
- Tipo de pneu (pneu inadequado aumenta o consumo);
- Carga do veículo (mais peso, mais consumo)

Os outros itens, segundo você, já foram verificados. Boa sorte, nos poste os resultados assim que terminar. No blogger do grauçá ele também menciona um sistema pra teste de consumo.

cesar_am
13/05/2010, 11:26
Léo, não esquenta cara...:discordo:... o consumo dos NIVAS é em torno disso mesmo....o meu faz 5,5 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada....já com ignição eletrônica...

Quanto tu falaste em "afinou e regulou o carro todinho" , creio que esteja incluido o carburador...:pensativo:

Siga os conselhos dos camaradas ...e seja feliz...:concordo:

Ahh, e coloca umas fotos aí da TUA NIVA....

Abraços.

Leoformiga
13/05/2010, 12:12
Na revisão eu troquei tudo mesmo do carro... cabos, mangueiras, velas filtros etc... Tudo mesmo... Eu vou tentar falar com esse Bibe que mexe com NIVA aqui em Ctba mesmo. Como confio no meu mecanico (sempre foi honesto comigo) eu levei la.

Sobre meus pneus são os originais (tipo) e revisei também geometria, balanceamento, cambagem, freios, pastilhas etc...

Sobre o jeito de dirigir, to indo extremamente na manha com a NIVA. até porque nao dá para correr muito mesmo :). Para voces terem idéia eu tinha um megane 2000 2.0 (o qual troquei na NIVA) e fazia 12 na estrada e 9,5 na cidade. Eu nao piso MESMO com o carro :).

Sobre o Padre, é real mesmo... Parece lorota, mas nao é. Voce tem que ver o carro, ta original mesmo e ta muito bem cuidado. To buscando só a manivela para ficar 100%. Tenho manual dele e os apetrechos todos que vem no carro. lanterna, bomba, medidor de pressão de pneu etc... O carro ta com os adesivos russos no interior dele ainda e todos os externos (adesivos originais também).:shock:

Enfim, só a mudança da ignição pode fazer tanta mudança assim no carro?

Leoformiga
13/05/2010, 12:13
Sim carburador e tudo mais.

Leoformiga
13/05/2010, 12:14
Como coloco fotos no site?

Leoformiga
13/05/2010, 12:20
Ja descobri como colocar as fotos... Estão la no meu album...

Ta um tesão minha Niva nao?

kkkk Pai coruja é uma m...

emilioleonardo
13/05/2010, 12:39
Seu niva tá lindão mesmo!

A mudança da ignição faz diferença sim, quanto melhor for a combustão, melhor a performance. Lógico, dentro dos limites e configurações ideais do motor. Como exemplo: se você pegar e botar uma mega temperatura de combustão, vai ter um rendimento ótimo do combustível, mas vai derreter o motor.

Veja o blog do grauça que ele descreve direitinho os testes antes e depois do FET-10.

Aproveita que ele está muito original e se prepara pra colocar uma placa preta no russinho. ;)

Girti
13/05/2010, 13:29
Amigos amantes da LADA NIVA!

Sei que este tópico foi largamente discutido na lista, mas acho que o caso aqui é diferente de tudo que li.

Vamos por partes:

Eu comprei minha NIVA de um padre! isso mesmo... O carro esta impecável 1600 motor original ano 90 modelo 91, platinada. O carro esta com mais de 90% das peças e interior originais, nunca tinha feito trilha etc... Assim que peguei a NIVA, ela estava fazendo 4,5 km/l. O que me deixou bem preocupado tendo em vista que nas leituras a média seria em torno de 6,5 km/l a 9,0 km/l na estrada.

Levei ao meu mecanico de confiença que "afinou e regulou o carro todinho" colocou desborbulhador etc.. troquei mangueiras, embreagem novinha, suspenção novinha, enfim troquei tudo (gastei R$ 2.000,00) para colocar tudo em ordem nela para ver se chegava no consumo indicado por revistas e por colegas do fórum.

Resultado:

Ela esta toda "zerada", ta fazendo 5,5km/l na cidade e 7,0 km/l na estrada fazendo 4,4 km/l em estrada de chao (sem atoleiro nem nada pesado).

Comentário pessoal:

Isto é normal? Não acredito que este consumo médio irá mudar. O que faço? Não quero alterar a configuração do meu carro e colocar um motor de Kombi DIESEL (seria um crime com minha Russa bêbada).
Aceito sugestões de todos os amantes da NIVA.

O complicado é que eu to rodando com ela pois sempre sonhei em ter uma e não quero andar só nos finais de semana! só que ta me quebrando $$! Não quero vender pois o que investi nela chega aos R$ 20.000,00 e o valor sentimental é maior ainda...

Ajudem!

Obrigado,

Formiga.

Olá, Léo, seja bem vindo ao forum!

O pessoal já deu várias dicas, todas importantes, mas me ocorreu uma pergunta que pode parecer idiota, mas é feita em função do seu comentário sobre a "Russa bêbada", que me levou a perguntar:

Seu carro é movido a gasolina ou a álcool?

Pergunto porque, se for movido a álcool (o que justificaria a palavra "bêbada"), seu consumo em litros certamente será maior do que o consumo de gasolina.

Outra pergunta que não quer calar: por que A Niva? Estamos falando de UM carro, ou UM veículo, ou de UM jipe, ou UM SUV, não consigo achar o gênero feminino... Será que você O trata de A Niva apenas devido ao seu grande afeto pelo russinho?

Embora eu não creia totalmente em fotos, quando se trata de carros, me parece que o seu Niva realmente está em ótimo estado, espero que continue assim!

Um abraço, boa sorte com o russinho!

CesarCowboy
13/05/2010, 14:50
Olá, Léo, seja bem vindo ao forum!

O pessoal já deu várias dicas, todas importantes, mas me ocorreu uma pergunta que pode parecer idiota, mas é feita em função do seu comentário sobre a "Russa bêbada", que me levou a perguntar:

Seu carro é movido a gasolina ou a álcool?

Pergunto porque, se for movido a álcool (o que justificaria a palavra "bêbada"), seu consumo em litros certamente será maior do que o consumo de gasolina.

Outra pergunta que não quer calar: por que A Niva? Estamos falando de UM carro, ou UM veículo, ou de UM jipe, ou UM SUV, não consigo achar o gênero feminino... Será que você O trata de A Niva apenas devido ao seu grande afeto pelo russinho?

Embora eu não creia totalmente em fotos, quando se trata de carros, me parece que o seu Niva realmente está em ótimo estado, espero que continue assim!

Um abraço, boa sorte com o russinho!



A Gil, eu tb tenho costume de me referir ao veículo Lada Niva no feminino....
Deve ser pq meus carros sempre têm nome de mulher... rsrsr

emilioleonardo
16/05/2010, 07:30
Leoformiga,

Esqueci de falar e não lembro de outros niveiros comentarem também: o tipo de pneu influencia diretamente no consumo. Se seu nive usar pneus pra lama no asfalto, ou o inverso, o consumo com certeza será maior.