PDA

Ver Versão Completa : pedal de freio de mão

edgar
13/05/2010, 09:01
O problema :
Minha filha, minha esposa não conseguem, nem a pau, puxar o freio de mão original do jeep
Até eu tenho dificuldade quando se esta com muitos casacos para acionar o puxador original.

Soluções:
1 - Sistema hidralico é ilegal e não me parece uma coisa segura, não existe redundancia de freio.

2 - Disco de freio na traseira...bom....nem comento, acho que fica caro e traz mais um monte de adaptações junto, acho que não vale a pena. Meu freio de F75 é otimo.

3 - Pedal de freio para acionar o freio de mão. Me pareceu uma ideia interessante. Fica mais acessivel (da para freiar sem soltar a direção), teoricamente fica mais facil (ainda não testei).

Não comprei peças usadas pois ja desisti....praticamente tudo que compro usado é meia boca, soube que a pampa tem um pedal semelhante, mas não tenho tempo de ir a ferro-velho e este povo anda com a faca muito afiada, fora eventuais ajustes nas peças.

Assim, comprei na "www.akebill.com.br" um kit de pedal de freio de mão.
R$ 270,00 ja com o PAC para Curitiba,
Veio sem nota,
sem manual de instalação,
sem lista de peças,

Mas...
material muito bem cortado e dobrado,
pintura satisfatoria, aparentemente a pó,
bucha da articulação em nylon,
furações do pedal e da chapa de reforço coincidem 100%,
aspecto geral muito bom.

Seguem algumas fotos do conjunto, vei embalado individualmente em plástico, numa caixa de papelão.

Sabado devo instalar, se o frio e a chuva permitirem, dai posto aqui as dificuldades e os resultados

edgar
13/05/2010, 09:03
segue o resto das fotos

Dic3
13/05/2010, 10:10
Pois é tio Ed, eu to com o pedal da pampa comprado a exatos 2 anos e ainda nao criei vergonha na cara de instalar.
Consegui um cabo que com certeza vai dar certo e só faltam as alvancas internas da panela de freio e claro desmontar e fazer.
Se precisar de alguma ideia ou de ajuda pode contar!

fendrich
13/05/2010, 11:05
Edgar e Dic,

Ok, vocês vão instalar o freio de estacionamento no tambor traseiro. Também tenho essa idéia, mas o tambor do meu CJ não tem a entrada do cabo de aço (é um 58, que originalmente, até onde eu sei, tinha esse freio no cardã, que já foi retirado :().

Posso simplesmente comprar um tambor de um ano mais novo, que tenha a entrada do cabo de aço? Plug and play?

Edgar, previsão de chuva eu não sei, mas de frio, com certeza...

Obrigado

Eduardo

edgar
13/05/2010, 14:16
Dic, se a coisa apertar...ja sabe, nada como ter amigos perto da "oficina"

Eduardo, o teu eixo traseiro é chavetado ? se sim, teria que trocar o espelho, não o tambor, talvez caiba o espelho do 61, mas as alavancas que acionam o freio atraves do cabo.
Nada muito complicado, como o Dic falou, a pior parte é abrir e fazer, contando ja com o costumeiro pó de freio.
Se quiser dar uma olhada (negociada), tenho dois conjuntos traseiros montados que eram do meu jeep, que agora esta com freios de F75....
Ha, teria que colocar os cabos de freio tambem, não sei se no teu tem os suportes do cabo secundario....

fendrich
13/05/2010, 14:21
Edgar,

Vixi, agora você exigiu um conhecimento prá jipeiro "avançado", sendo que eu ainda nem completei o módulo básico, hehehe.

Como faço prá saber se o eixo é chavetado?

Eduardo

Dic3
13/05/2010, 14:50
Eduardo, bate umas fotos do cubo do eixo traseiro e posta aqui, precisamos saber se é eixo prato ou chavetado.

As chances de ser chavetado sao grandes, se for basta trocar os espelhos como o Edgar falou

edgar
13/05/2010, 14:51
Bão...olha no meio do pneu traseiro...tem um copinho ? como se fosse uma panelinha encaixada de boca ali. Ou talvez só tenha uma baita porca pois a panelinha a muito foi pro barro e la ficou...

se tiver é porque muito provavelmente é chavetado...mas em jeeps nunca da para ter certeza de nada !

fendrich
13/05/2010, 15:44
Essas ajudam? Se não, eu tenho como tirar a roda hoje a noite e verificar...

edgar
13/05/2010, 15:50
fotos servem sim, certamente é chavetado.

ja dando pitaco, este cano de freio loge do eixo esta medonho ! especial para enrroscar em alguma coisa.

da uma olhada se no espelho, não tem um furo, onde passaria o cabo

fendrich
13/05/2010, 15:59
este cano de freio loge do eixo esta medonho ! especial para enrroscar em alguma coisa.

Nem te conto tanta coisa estranha que eu encontrei e já corrigi nesse jeep. Obrigado pelo pitaco, mais uma coisa prá lista dos consertos.

Há algum tempo atrás eu olhei e não vi nenhum furo. Se ter tempo hoje a noite, tiro a roda e vejo com certeza.

edgar
13/05/2010, 16:02
olha só

as peças que voce precisa são as que estão com cara de mais novas, as douradas

olha no teu espelho de freio se tem este furo para passar o cabo do freio de mão, não da para ver na foto que voce mandou

fora isto, precisa dos dois cabos de freio primario e secundario) e uma alavanca que vai parafusada na travessa segura a cx de transferencia....mas nada impossivel de arrumar

Pablo.pinto2007
15/05/2010, 11:49
Já que o assunto é freio, embora seja de mão... gostaria primeiro de parabenizar o "dono" do tópico pelas peças adquiridas... a priore dá pra imaginar que seja igual o da pampa.. só lembrando que a F-1000 também saiu com um sistema desses... sei que as de 88 eram na mão que também poderia ser uma opção...
Mas.....
Tenho um problema de freios... os meus freios ficam sempre pegando... troquei os cilindros traseiros e lanas, que embora tenha dado um pequeno passe no tambor depois de testar com lonas sob medidas (não deu certo, ficaram travadas), coloquei lonas normais mesmo... e não fiz regulagem nenhuma... os freios, todas as rodas, ficaram travando... aí parei tirei a regulagem da dianteira e segui viagem.... essa semana abri as rodas dianteiras notei que estavam travadas os cilindros... tirei limpei, amaciei, troquei as lonas e instalei... parece ficaram boas... andei uma grande distância e os freios dianteiros não travam mais... as rodas estão frias como deveriam... mas os traseiros estão quentes... o que pode ser? Já que são cilindros novos?

Agradeço a atenção e ajuda se vier...

Abraços

PAblo

Dic3
15/05/2010, 22:24
Pablo

Certifique-se de que o tambor nao esteja ovalizado. Voce pode me dizer que deu um passe, mas verifique mesmo assim.
Levante o Jeep e gire a roda e veja se esta predendo. Caso esteja esse sera o ponto do defeito. Caso nao esteja o unico jeito é regular mesmo atraves dos parafusos nos espelhos.

Da uma olhada la e nos passe a situacao

Rodrigo Baratti
16/05/2010, 09:00
PAblo,
O problema do tambor é que tem que ter muita paciencia para ficar regulando, principalmente se usar no barro direto.

Se está quente é porque está pegando a lona.
Verifique a regulagem novamente e siga a dica do Dic qto a estar ovalizado.

Edgar,
As peças parecem ter uma excelente qualidade e sem duvida a alavanca no pedal é a melhor solução, mesmo porque na mão nunca trava legal.

[]

Pablo.pinto2007
16/05/2010, 09:07
Pablo

Certifique-se de que o tambor nao esteja ovalizado. Voce pode me dizer que deu um passe, mas verifique mesmo assim.
Levante o Jeep e gire a roda e veja se esta predendo. Caso esteja esse sera o ponto do defeito. Caso nao esteja o unico jeito é regular mesmo atraves dos parafusos nos espelhos.

Da uma olhada la e nos passe a situacao

O que acontece é o seguinte... nos freios sou eu quem mecho, aliás, estou mechendo é em tudo ultimamente... e$tou dando uma folga pro meu mecânico, coitado, não perdeu o cliente, mas está bem pertinho....hehehehe (me perdoe Novaes)!
Pois bem... montei tudo certinho da ultima vez a unica coisa que montei errado foi a posição das lonas na sapata... mas segundo o mecânico não terei problemas quanto a isso... (a lona menor está posicionada mais pra cima do que para baixo, como seria o normal)...
Ovalizado? não tem um que não esteja... mesmo com o passe... mas isso não faria ficar pegando, já que a regulagem está no zero, ou seja, não regulei, o parafuso está no mínimo... estou pensando que o problema está na força das molas que não conseguem retornar com o cilindro... apesar dos cilindros serem novos e as molas também... pode? Repito na dianteira o problema acabou... pra ficar 100% preciso comprar 2 cilindros novos, pois a sangria como sempre quebrou....
Não sei a solução, cheguei até a comprar um novo jogo de molas e estou pensando em adaptar as molas grandes, ou seja, colocar mais uma mola grande por roda... entendeu?

Sei não....

Aceito sugestões....

Abraços

Pablo

Rodrigo Baratti
16/05/2010, 09:40
O que acontece é o seguinte... nos freios sou eu quem mecho, aliás, estou mechendo é em tudo ultimamente... e$tou dando uma folga pro meu mecânico, coitado, não perdeu o cliente, mas está bem pertinho....hehehehe (me perdoe Novaes)!
Pois bem... montei tudo certinho da ultima vez a unica coisa que montei errado foi a posição das lonas na sapata... mas segundo o mecânico não terei problemas quanto a isso... (a lona menor está posicionada mais pra cima do que para baixo, como seria o normal)...
Ovalizado? não tem um que não esteja... mesmo com o passe... mas isso não faria ficar pegando, já que a regulagem está no zero, ou seja, não regulei, o parafuso está no mínimo... estou pensando que o problema está na força das molas que não conseguem retornar com o cilindro... apesar dos cilindros serem novos e as molas também... pode? Repito na dianteira o problema acabou... pra ficar 100% preciso comprar 2 cilindros novos, pois a sangria como sempre quebrou....
Não sei a solução, cheguei até a comprar um novo jogo de molas e estou pensando em adaptar as molas grandes, ou seja, colocar mais uma mola grande por roda... entendeu?

Sei não....

Aceito sugestões....

Abraços

Pablo

Para saber se estão pegando é só levantar e girar a roda, tem que rodar livre.

Não acho provavel que seja a mola não, ainda mais sendo novas. Será que vc não montou nada errado e está raspando, desalinhado ou pegando em alguma coisa que dificulta o retorno das sapatas? :pensativo:

Agora, se estiver muito ovalizado não vai dar freio de jeito nenhum. :parede:

Kim
16/05/2010, 10:06
Opa grande galera do CJ!!!

Venho aqui c ompartilhar sobre o freio de estacionamento.

Também estrou retirando da mão e passando para o pé.

Sobreo sistema hidraulico, foi uma sábia decisao a sua NÃO escolha. Depois de muito pesquisar sobre o assunto, e inclusive cogitar a possibilidade de um sistema com pinças próprias, desisti, pois esse sistema não foi projetado para ficar longos períodos com pressao, portanto, não funciona.

O engesa usa a alavanca de mão do opala, funciona bem, freia que é uma beleza, mais daí atarpalha a colocação da geladeira Black&Decker entre os bancos.

Então, parti para o freio de estacionamento no pé.

Possíveis doadores:
Landau;
F75;
Pampa;
Ranger;
F1000;
S10 e
D20.

Deve ter algo mais, mais no momento lembro desses.

Como tenho um sistema de F75, foi o escolhido.

Quando chegar nesta etapa, terão fotos!!

Por enquanto, podem ver meu álbum de fotos.

Abraços.

Kim.

Dic3
16/05/2010, 14:46

Sei não....

Aceito sugestões....

Abraços

Pablo

Ovalizado ser normal???? Quem foi o louco que te contou essa?? Campanas nao podem ser ovais, tem que ser REDONDAS!
As vezes a campana pode estar tao ruim que mesmo com a regulagem em zero mas com lonas novas ela pode estar "pegando".
Os cilindros podem ser novos, mas em poucas semanas de uso eles podem travar se houver acumulo de agua nos pistoes.

Pablo pelo que entendi o burrinho nao esta retornando a posicao normal entao? Entao seguem algumas dicas!

- Abra os burrinhos (aqui chamamos o cilindro de roda, ou cilindro escravo de burrinho, ok?) e ver se nao ha alguma corrosao impedindo o bom funcionamento dos pistoesinhos, se for o caso, novo reparo! Se estiverem corroidas, lixe ou compre novas, mas antes de montar encha de vaselina solida embaixo das borrachas pra impedir acumulo de agua.
Aprendi isso da pior forma, pois minhas pincas de freio estavam travadas com 1 ano de uso pois acumulou agua e as mesmas oxidaram.

- Nas molas verifique se as mesmas estao colocadas no lugar certo. Lembro que nas minha lonas haviam dois furos, num deles a mola ficava com mais pressao e em outro com menos. Nesse lugar de mais pressao era dificil de colocar a mola, mas ficava bem melhor, Veja isso

- Outra coisa, verifique TODA A TUBULACAO.
Em algum lugar ela pode ter sido esmagada e ao pressionar o pedal a pressao de fluido chega aos burrinhos mas demora a retornar ao cilindro mestre devido ao esmagamento, veja isso tambem!

- Novamente em relacao a tubulacao, ela pode estar entupida, veja isso tambem!

- Verifique os flexiveis, podem estar entupidos e tbm dificultando o retorno do fluido

- Por ultimo, veja o tamanhos dos burrinhos! Burrinhos traseiros sao menores do que os dianteiros, se isso for instalado errado, da problema!

Se for o caso mande umas fotos do sistema aberto, algo pode ter sido montado errado e aqui matamos a charada!

Acho que é isso, nos mantenha informados!

LuizDP
17/05/2010, 00:13
- Verifique os flexiveis, podem estar entupidos e tbm dificultando o retorno do fluido

Ótima dica, apanhei muito para regularizar o freio de um monza, até achar o malaco do flexível entupidão. Freio ótimo, retorno da pinça quase ZERO.
Pode estar aí o problema do amigo.
Abraços. :idea:

fendrich
17/05/2010, 09:11

Confirmado. Não tem o furo para passar o cabo. Tirei a roda esse final de semana e a tampa do tambor (não sei se é esse o nome correto).

Percebi que uma lona é maior do que a outra. É assim mesmo ou quebrou uma parte?

Eduardo

rodrigo.hoffman
17/05/2010, 09:31
Percebi que uma lona é maior do que a outra. É assim mesmo ou quebrou uma parte?

Eduardo

Ae Eduardo

As lonas tem tamanhos diferentes mesmo, só não me lembro a posição correta :pensativo: ..

[ ]´s

RODFRAGA
26/07/2010, 23:12
Voltando ao tópico original, Edgar, voce instalou o freio ? Estou com a viatura parada inclusive par colcoar um freio de mão original e vi muita gente reclamando disto e o freio de mão no pé ( engraçado isto ), me parece uma alternativa viável. Estou para comprar toda parafernalha para por o freio de mão, quem sabe já mudo o projeto. No caso do freio de pé, exceto o sistema de alavanca, o resto é igual ao original ?