Ver Versão Completa : CJ-5 1972- SPOA-Eixos de rural-Kit Ensimec- Na espera dos 37
xicoffck
12/05/2010, 20:19
fala rapaziada,
estava aqui lendo o forum e mesmo assim ainda tenho algumas duvidas em relação ao meu CJ, como o comprei a pouco tempo não conheço direito o jeep e nem o que foi feito nele, assim não posso confiar inteiramente...
mandei para uma revisão na mecanica dele...
ainda esta na oficina, mais enquanto estou sem ele estive pensando em algumas modificações:
essas são as ideias que tenham em mente, preciso de ajuda dos mais experientes, para saber o que é realmente viavel e necessario, e o que não devo fazer...
penso primeiramente em levanta-lo com calços de carroceria, fazer SPOA com molas de f-75 e amortecedor de ranger 97 tudo isso com o intuito de estetica e maior curso
preciso tambem modificar a posição do acelerador e do banco pois tenho 2 metro de altura e fica "meio" apertado pra mim haha...
quero colocar tambem nele alargadores de roda, pois tenho pneus 33, acho pequenos ainda para fazer SPOA com "segurança"...
preciso modificar a posição da colona de direção qu eainda esta no lugar original, tambem pelo fato de eu medir 2 metros...
por enquando são estas as ideias que tenho em mente...
preciso de algumas dicas de vocês pois não faço a menor ideia de como e quanto irei gastar para executar esta tarefa...
obrigado a todos um abraço
xico
Robertux
13/05/2010, 00:16
Eu sou contra iniciante começar a mexer no jeep sem experimentar.
Faça apenas uma revisão para garantir a segurança, tipo freios, direção. Começe a andar com ele e vá sentindo as necessidades e fazendo as alterações uma por vez, até porque ficam caro.
Agora, se você for mesmo fazer as alterações que falou ou acrescentaria a troca dos eixos pelos da Rural que são +/- 20 cm mais largos e vão melhorar a estabilidade. Jeep com spoa e eixos originais fica perigoso.
Apoiado
Meu amigo, siga essa ordem de alterações e PARE... USE... PENSE depois MUDE
1- se não tiver, coloque um freio a disco dianteiro
2- se a caixa de direção for original TROQUE procure uma hidraulica S10 ou opala ok?
3- Se quiser estética mude rodas e pneus mas NÃO FAÇA SPOA AINDA
4- NÃO MUDE NADA DE SUSPENSÃO AINDA, nem jumelos nem nada... ANDA primeiro
5- Se quiser melhorar espaço pra vc dirigir faça um corte na caixa de rodas e jogue o banco mais pra trás
6- Se for trocar setor de direção procure escamoteável da S10, vc é alto algum nanico vai ter de dirigir o jeep alguma vez dai já viu..
MAS SÓ ISSO MAIS NADAAAA
Depois de rodar uns 6 meses assim e sentir os defeitos e qualidades ai sim vc pensa no resto, por enquanto não gasta seu dinheiro a toa ok?
fendrich
13/05/2010, 10:54
Xico, tem um tópico que tá falando sobre ajuste do volante para pessoas "fora do padrão". Existem relatos de pessoas mais gordinhas e outras mais altas.
Eu mesmo tenho 1,96 e consigo andar com algum nível de conforto. Tenho banco concha e até onde conheço, minha coluna de direção é original.
O que o pessoal faz é cortar um pouco a caixa de roda prá conseguir alguns valiosos centímetros prá pessoas altas. Outros usam bancos mais estreitos e conseguem empurrar o banco para trás.
Alguns outros ainda alongam o CJ, mas isso leva mais tempo e dinheiro.
Como o Rubens falou, anda primeiro, "sente" o Jeep e depois vê o que te incomoda mais.
Um abraço,
Eduardo
jonhjp26
13/05/2010, 19:24
Caro amigo, isso de melhorar a posição de dirigir é super importante.
O meu CJ uso na diária, não sou fã de bancos concha devido ao conforto, uso o do fiat Tipo e aumentei as laterais par ele ficar mais envolvente.
Eu prefiro o acelerador original au invez do suspenso, acho mais confortavelde dirigir.
Mas devo fazer um corte na carroceria justamente onde fica o pedal do acelerador, que está em um nivel diferente do assoalho ao lado onde fica o freio, para deixar o acelerador no mesmo nivel do assoalho, ou seja, levar ele mais para frente do carro deixando sua perna mais estirada.
Devo esta nesses dias tirando o tanque de combustivel e colocando por baixo da carroceria na parte posterior para poder baixar um pouco mais o banco e também fazer o corte da caixa de roda levando ele mais para traz.
Dessa forma o banco ficará uns 10 cm mais baixo e a perna mais esticada devido ao acelerador.. a direçao depois você vê a melhor posição para ela
Abraços
João Luis
xicoffck
13/05/2010, 20:03
A valeu rapaziada pela ajuda, e sim vou deixar para fazer essas alteraçoes depois que eu sentir o jeep melhor, mas a caixa de roda vou cortar assim que possivel para colocar o meu banco que tambem é o do tipo, mais para tras a ssim ver se consigo um pouco de "conforto", mais então devo trocar os pneus se quero estetica?
e colocar novos calços na carroceria pois o jeep esta torto, isso é recomendavel?
ah já fiz a revisão sim, tem freios a disco sim, no mais esta Ok..
valeu pessoal
Pedro....
13/05/2010, 20:25
Amigo
Não sou um exper no assunto, mas sei escutar e quando a explicação tem coerência, temos que acatar:
Falaram-me o seguinte:
O conforto ao dirigir um jipe se consegue com um bom conjunto de bancos, pedaleira e volante, até uma boa adaptação do cambio também influi.
Amigo faça como eu, escute muito e tire suas conclusões.
Abs
pedro
o meu umas das coisas que mais gostei foi aumentar a altura do parabrisa....... foi aumentdo na parte de baixo 06 cm................. melhorou pacas e de brinde coube um motor de limpador do corsa..........
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30653&page=6
é a ultima da pagina
Olá Xico, acredito que tu tenhas problemas também com a altura do parabrisa, certo?? Deve andar curcunda dentro do Jeep para poder dirigir... Um amigo meu, também com seus 2m trocou o quadro pelo da ToyBand e disse que melhorou bastante. Segue foto...
xicoffck
13/05/2010, 20:54
fala rapaziada, gostei da idéia de aumentar o quadro do para-brisa, vai ajudar um monte já..
mas será que é difícil de aumenta-lo ao envies de substituir pelo da band?
fala rapaziada, gostei da idéia de aumentar o quadro do para-brisa, vai ajudar um monte já..
mas será que é difícil de aumenta-lo ao envies de substituir pelo da band?
O meu eu aumentei o original mesmo, cortei e emendei aumentando o máximo que dava para cima e para baixo, agora vou ter de fazer o vidro sob medida mas qualquer vidraçaria faz isso.
Hoje não tenho foto aqui, quando possível colocarei uma para ter idéia, já te digo que o problema de fazer isso é cortar e juntar tudo alinhado e ainda ter um bom soldador.
Tem que pensar também no tipo de solda, pois, como a chapa ali não é muito grossa e não dá para usar muita massa, optei pela solda tig.
[]´s
Osmir
Olá Xico, acredito que tu tenhas problemas também com a altura do parabrisa, certo?? Deve andar curcunda dentro do Jeep para poder dirigir... Um amigo meu, também com seus 2m trocou o quadro pelo da ToyBand e disse que melhorou bastante. Segue foto...
O problema aí é o limpador de parabrisa, fica igual ao de moto :mrgreen:.
[]´s
O problema aí é o limpador de parabrisa, fica igual ao de moto :mrgreen:.
[]´s
Bem observado!!! O cara não teve tempo de colocar os limpadores ainda, mas acredito que colocará 02 paletas na parte baixo...:concordo:
[]´s
bom usa o de tres limpadores...
no garra4x4 (http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/product.asp?template_id=2&partner_id=2&utm_source=www.Garra4x4.com.br&departamento=&produto=Quadro+do+parabrisa+Especial+3+limpadores&dept%5Fid=4720&pf%5Fid=LA018) tem
Robertux
14/05/2010, 15:57
Eu também pensei em aumentar o quadro do parabrisa, mas aí vem o problema da capota, vai ter que fazer uma sob medida e a coisa começa a encarecer. Pensei naqule quadro com três limpadores, que o vidro é maior e vai mais para cima, sem aumentar a altura do quadro mas ele custa caro, não da para gastar por volta de R$ 1.000,00 sem ter certeza qua dará certo. Se desse para experimentar um antes de comprar...