PDA

Ver Versão Completa : Duvida na fabricação de caixa de transferencia



Cezar candelaria
12/05/2010, 17:22
Galera, tenho sa seguinte dúvida: será que essas engrenagens vão aguentar tocar 4 rodas, visto que foram feito pra uma só ?

Explicando melhor...adaptei uma reduzida de kombi para fazer a trasferencia de uma 4x4 uqe estou projetando, mas eu tenho medo que vai quebrar, mas acho que póde dar certo, visto que são bem masi forte que as do Jeep por exemplo..dão uma olhada na largura dos dentes...:parede:

Franco Fileppo
12/05/2010, 21:54
pode por que aguenta,ela foi feita pra uma roda,porem depois do diferencial,no caso ai vai estar antes dos diferenciais e ai muda o cenario!

Cezar candelaria
13/05/2010, 14:13
Pois é , eu tambem acho, mas eu realmente queria a opinião de um engenheiro mecânico sobre isso...será que algum pode me dar uma ajuda.....

Franco Fileppo
13/05/2010, 22:45
olha engenheiro eu nao sou,mas te digo que um cara aki da minha cidade fez uma caixa de transferencia num cambio de kombi diesel(o cambio ficou 2 polegadas maior)e utilizou duas emgrenagens reta do corcel da ré(ele disse ) e nao quebrou nunca,cruzetas ja foram umas 7 mas a caixa de tranferencia esta intacta!mas ficamos no agurdo dos engenheiros que utilizam o forum para saber deles!(para um engenheiro saber essa foto nao é suficiente ,ele tem que ter um desenho em cad com as medidas exatas e o tipo de material utilizado na confecçao da peça,tipo de tempera......

kako_itaqui
14/05/2010, 18:51
o franco ai falou tudo..! eu so estudante de engenharia...
assim olhando ninguem tem como dizer nada.. tipo pra pode calcula... eu precisaria em 1º lugar a força (torque) q vai ser transmitido por esse eixo.. em 2º o material do eixo..
e se foi soldado a espessura do cordão de solda.. e saber se vai faze um tratamento termico na peça pronta ou nao..

Cezar candelaria
14/05/2010, 20:12
Kako, o motor que vai tocar esse eixo é o do opala 4cc, tem cerca de 15,5 kg de torque...na verdade o que eu queria saber é se a engrenagem vai aguentar, se os dentes não vai quebrar, pois originalmente ela funciona junto a roda da kombi, e depois do diferencial

Agora ela vai funcionar antes do diferencial, ou seja, vai ter que tocar as 4 rodas e funcionar com um giro mais alto do que antes...até nem sei quanto de giro...

Cezar candelaria
15/05/2010, 21:48
Será que a engrenagem reta é mais forte que a elicoidal....alguem sabe ...? outra dúvida, alguem sabe de alguma empresa que realiza serviço de têmpera em engrenagem..?

Danielgvs
15/05/2010, 22:51
A resistência das duas é a mesma, desde que do mesmo material.

As vantagens da engrenagem reta são a maior facilidade para fabricação (fresagem) e tem uma transferência melhor, com menores perdas.

A desvantagem é o barulho em marcha.

Flávio Cadore
15/05/2010, 22:52
Se não me engano as engrenagens de dentes retos são mais fortes mas as helicoidais trabalham mais silenciosas.
Eu vejo engrenagens "fabricadas" todos os dias na empresa onde trabalho e posso te dizer que elas não tem qualidade de acabamento dos dentes capaz de atender as exigências automotivas...se for possível usar engrenagem já usadas pela indústria, é aconselhável.
Se ainda vc precisar o telefone de uma empresa de têmpera daqui de Caxias me fale que eu te consigo!

Cezar candelaria
16/05/2010, 19:04
Valeu Flavio...eu achava que não era tão díficil pra que tivesse equipamento bom pra fabricação de engrenagens...mas vou seguir teu conselho e fazer com engrenagens prontas...

leobnaval
16/05/2010, 20:25
Pessoal de principio os dados necessário para calculo da engrenagem ou verificação de uma já pronta.

material do pinhão e da coroa (e se possui ou não tratamento)
rotação de entrada
tipo de engrenagem
potência
aplicação
tipo da fonte geradora de potência
vida desejada
qualidade da fabricação
ângulo de pressão
n° de dentes da coroa
nº de dentes do pinhão
raio do pé do dente
fator de transmissão
ângulo de helice (caso seja helicoidal)
fator de serviço
módulo

Enfim uma infinidade de fatores influênciam na resistência de uma engrenagem, as vezes consegue-se dimensionar ou verificar com estes, as vezes com menos que estes, as vezes com mais, depende...

E você ainda pergunta se olhando a foto esta engrenagem aguenta hehehehehehe

Pode ser que sim, pode ser que não, vai depender não só das engrenagens e sim das caracteristicas de todo seu projeto.

Prefiro nem entrar em detalhes...

Abraços, Leo

Franco Fileppo
16/05/2010, 20:33
tive uma ideia pra te ajudar:

se vc acha que a engrenagem é fraca use duas por eixo,bem juntinhas formando uma mais comprida,ai,ao invez de usar duas voce usa quatro! e a resistencia dobra e voce tira essa pulga de traz da orelha!

Cezar candelaria
16/05/2010, 22:01
tive uma ideia pra te ajudar:

se vc acha que a engrenagem é fraca use duas por eixo,bem juntinhas formando uma mais comprida,ai,ao invez de usar duas voce usa quatro! e a resistencia dobra e voce tira essa pulga de traz da orelha!
É, não deixa de ser uma boa idéia, mas é que daí vou ter que fazer a caixa inteira nova, porque essa já tá pronta, que é a caixa redutora da kombi original...

Cezar candelaria
16/05/2010, 22:07
Pessoal de principio os dados necessário para calculo da engrenagem ou verificação de uma já pronta.

material do pinhão e da coroa (e se possui ou não tratamento)
rotação de entrada
tipo de engrenagem
potência
aplicação
tipo da fonte geradora de potência
vida desejada
qualidade da fabricação
ângulo de pressão
n° de dentes da coroa
nº de dentes do pinhão
raio do pé do dente
fator de transmissão
ângulo de helice (caso seja helicoidal)
fator de serviço
módulo

Enfim uma infinidade de fatores influênciam na resistência de uma engrenagem, as vezes consegue-se dimensionar ou verificar com estes, as vezes com menos que estes, as vezes com mais, depende...

E você ainda pergunta se olhando a foto esta engrenagem aguenta hehehehehehe

Pode ser que sim, pode ser que não, vai depender não só das engrenagens e sim das caracteristicas de todo seu projeto.

Prefiro nem entrar em detalhes...

Abraços, Leo
Leo, não é só olhando a engrenagem, pois todo mundo já conhece bem essa engrenagem, já tem todas as informações dela quanto a fabricação, numero de dentes, rotação, torque, etc...
O que eu tenho dúvida é só se ela vai suportar a rotação direto de um motor e caixa de Opala 4 cc...e depois transferir para 2 diferenciais de Variant 2....

Flávio Cadore
16/05/2010, 22:46
Me ocorreu agora...se vc pensar que o torque é aumentado por uma redução, ou seja, o torque foi aumentado pela relação do diferencial e a redução na ponta do eixo agüênta esse torque ( digamos um torque de 50 no motor é aumentado para 150 +/- na ponta do eixo). Se vc passar a redução (caixa de redução) para antes do diferencial ela terá que resistir os 50...diferente dos 150...
É um dos parâmetros mas já é alguma coisa...pensando desta forma eu acho que resiste.

leobnaval
16/05/2010, 23:32
Pois é Cesar eu não possuo os dados técnicos destas engrenagens (e acredito que você tambem não)...

Se você usar uns conceitos básicos consegue chegar a uma comparação sem cálculos de dimensionamentos, portanto bem mais simples e com grande chances de erros, mas vamos lá quanto a potência transmitida será bem maior e no caso não será dividida pelas 2 rodas (e apenas uma redução terá que transmiti-lá para as 4 rodas (1º ponto negativo), quanto ao torque parece que ela da conta e terá que transmitir menos torque que na ponta de eixo, outro ponto negativo será a rotação do conjunto que poderá ser até 5 vezes maior, só por este último já da pra ter a noção da diferença de aplicação ou seja sofrerá muita rotação e vai esquentar prá car@Ih0, a vida útil dela será muito reduzida se comparado com a aplicação original (isso se aguentar trabalhar nesta condições)

Se da certo ou não só testando...afinal é uma adaptação.