Ver Versão Completa : Junta do cabeçote de metal XUD 9A
Juliano Nitsch
12/05/2010, 13:49
Olá pessoal.
Para variar, a junta de cabeçote do J do meu amigo esta queimada. Foi trocada a 3 mese atrás. O by-pass já foi eliminado.
Pesquisando ví que o pessoal recomenda o uso da junta de cabeçote do Peugeot 806 por ser de metal.
Ainda é indicado o uso deste junta ?
É plug & play ou tem adaptation ?
Desde já obrigado e fico aguardando.
Juliano,
A junta de metal é muito melhor que a original. A grande vantagem é que ela é re-utilizável. A original vc troca sempre que retira o cabeçote.
Vc consegue essa junta na América Auto-peças: (67) 3431 3641. Comprei a minha em março por R$ 145,00.
Sandro.
Juliano Nitsch
12/05/2010, 16:56
Blz Sandro
Esta que vc comprou é original ou paralela ?
Aqui em Bauru achei Taranto original a R$ 220,00 e a de metal do 806 a R$ 250,00 na concessionária, porém ia confirmar se tem na fabrica.
Existe muita diferença entre a original e a do 806, além de uma ser de metal e a outra não ?
Até mais.
andre_belem
12/05/2010, 17:44
aproveitando, estou pensando em fazer o upgrade para o SuperXUD a lá Jack o estripador rsrsrs
Sei que a pergunta pode ser estúpida, mas como preciso dar uma revisada no cabeçote e outras coisas, voces acham que só trocar a junta original pela metálica compensa ? sem ter que necessariamente fazer o cabeçote ? queria deixar o lance do cabeçote + cilindros para mais tarde
Nessa etapa: junta metálica, eliminação do bypass, melhoramento do sistema de arrefecimento, troca da turbina por uma Garret .47 e regular a BI (acho que vou manter as Lucas pois está boa ainda).
André
Andrejur
12/05/2010, 23:46
Fala Xará, junta metálica sem planar bem o cabeçote não tem como...
Vai ser difícil a vedação...
Abs
aproveitando, estou pensando em fazer o upgrade para o SuperXUD a lá Jack o estripador rsrsrs
Sei que a pergunta pode ser estúpida, mas como preciso dar uma revisada no cabeçote e outras coisas, voces acham que só trocar a junta original pela metálica compensa ? sem ter que necessariamente fazer o cabeçote ? queria deixar o lance do cabeçote + cilindros para mais tarde
Nessa etapa: junta metálica, eliminação do bypass, melhoramento do sistema de arrefecimento, troca da turbina por uma Garret .47 e regular a BI (acho que vou manter as Lucas pois está boa ainda).
André
andre_belem
13/05/2010, 00:32
verdade ! mas acho que consigo arrancar um bom desconto se for só aplainar o cabeçote sem fazer mais nada.
O problema é arrumar mão de obra de confiança.
Abratz Xará
A junta que comprei é a Taranto original. Com relação ao cabeçote, no meu caso tive que troca-lo pois as galerias de água já estavam muito detonadas.
Já tinha trocado a junta e feito a retífica 2 vezes, mas sempre tinha problemas de água baixando e óleo vazando. Acho que a junta original não aguenta a pressão imposta pelo turbo e mesmo andando na maciota a junta queimava.
Então, acho que quando desmontar o cabeçote para trocar a junta avalie o estado dele, se não tiver muito bom, troque-o por um novo. Gasta-se mais uns R$ 1.800,00 a mais, porém vale a pena. No meu J não há mais vazamento de óleo e o nível da água não baixa. O motor ficou redondo e o consumo na casa dos 10,5 km/l.
Sandro - DF
andre_belem
13/05/2010, 09:31
Sandro e André,
um tempo atrás eu coloquei um post aqui sobre uma junta de borracha que vai na tampa do cabeçote, abaixo do coletor. Procurei por tudo e não encontrei.
A minha detonou inteira e vazava óleo por lá. Refiz de cola (que agora não lembro o nome). Ficou bom, mas com certeza vou ter que fazer de novo isso.
Alguém tem essa dica de onde encontrar essa junta de borracha ?
Abraços
Andrejur
13/05/2010, 21:34
Se não estou enganado essa junta vem no Jogo de Juntas Taranto.
Entra em contato com o César Torque Máximo.
Abs.
Tente o pessoal de Ponta Porã/MS: América Autopeças (67) 3431-3641.
Sandro - DF
Sandro e André,
um tempo atrás eu coloquei um post aqui sobre uma junta de borracha que vai na tampa do cabeçote, abaixo do coletor. Procurei por tudo e não encontrei.
A minha detonou inteira e vazava óleo por lá. Refiz de cola (que agora não lembro o nome). Ficou bom, mas com certeza vou ter que fazer de novo isso.
Alguém tem essa dica de onde encontrar essa junta de borracha ?
Abraços
Andre
Comprei recentemente um jogo completo de juntas do motor (kit) na SO Motor, na Rua Escobar, Rio de Janeiro.
sds
Evaldo Mundim
Juliano Nitsch
14/05/2010, 20:55
Pessoal, ainda estou na duvida quanto a adaptações...
A junta metálica é igual a original ou tem que refazer furos ou coisas do tipo ???
Obrigado e até mais.
Juliano,
Não tem que fazer nada. O que o pessoal faz, e eu acabei fazendo na minha, é abrir um pouco os furos de passagem de água. Mas, não notei diferença em relação à temperatura anterior.
Detalhe, eu comprei a junta original do motor XUD metálica na América Peças. Não comprei essa do peugeot 806.
Deve ser verificada a planicidade do cabeçote com o bloco do motor.
abs
Wander
geraldo paulino filho
15/05/2010, 12:00
Sandro,
vc já reutilizou uma junta que o cabeçote tenha tido problemas e ela não apresentou nenhum problema a medio\longo prazo?
Fiquei curioso pq foi a 1ª vez que vi este relato
Juliano,
A junta de metal é muito melhor que a original. A grande vantagem é que ela é re-utilizável. A original vc troca sempre que retira o cabeçote.
Vc consegue essa junta na América Auto-peças: (67) 3431 3641. Comprei a minha em março por R$ 145,00.
Sandro.
Juliano Nitsch
16/05/2010, 21:48
Blz Wander
Agora as dúvidas foram esclarecidas... existe a junta metálica original. Esta semana vou tirar o cabeçote e ver direito oque aconteceu.
Esta junta metálica também tem os "pics"... 1,2 ou 3...
Muito obrigado e até mais.
Juliano,
Não tem que fazer nada. O que o pessoal faz, e eu acabei fazendo na minha, é abrir um pouco os furos de passagem de água. Mas, não notei diferença em relação à temperatura anterior.
Detalhe, eu comprei a junta original do motor XUD metálica na América Peças. Não comprei essa do peugeot 806.
Deve ser verificada a planicidade do cabeçote com o bloco do motor.
abs
Wander
Elias RS
22/05/2010, 04:50
Olá pessoal!!!!
Estava olhando no Mundo JPX a eliminação do by pass e acabei ficando com uma dúvida.
Olhando as fotos ve-se 3 mangueiras destinadas ao rdiador, uma do lado esquerdo do motor visto a partir do volante do motor e 2 saindo do lado direito... Pergunto, como é possível isso? O radiador tem 3 conexões? Se puderem me ajudar agradeço...
Abssss
Elias
Eduardo Tescarollo
22/05/2010, 11:38
Olá pessoal!!!!
Estava olhando no Mundo JPX a eliminação do by pass e acabei ficando com uma dúvida.
Olhando as fotos ve-se 3 mangueiras destinadas ao rdiador, uma do lado esquerdo do motor visto a partir do volante do motor e 2 saindo do lado direito... Pergunto, como é possível isso? O radiador tem 3 conexões? Se puderem me ajudar agradeço...
Abssss
Elias
Esta correto. O radiador tem uma entrada e uma saída e uma mangueira de diâmetro bem menor que liga no reservatório de agua.
Abs
Em relação a essa junta e imperfeições no cabeçote pensei na seguinte idéia: usar junta líquida nas duas faces da junta de aço, para corrigir as imperfeições, caso elas sejam pequenas, claro. A junta líquida que eu comprei: Silicone Red da ABRO aguenta até 363 graus C. E tenho uma dúvida: num futuro hipotético onde não se encontre mais juntas do XUD, poderia usar a líquida no lugar da de amianto original da Taranto? Alguém tem experiência nesse ramo?
Abraço.
DR1V3R (Tiago)
Elias RS
24/05/2010, 22:49
Esta correto. O radiador tem uma entrada e uma saída e uma mangueira de diâmetro bem menor que liga no reservatório de agua.
Abs
Olá pessoal!
Valeu Eduardo pela informção! Agora entendí o esquema....
Abssss
Elias
Juliano Nitsch
25/05/2010, 15:57
Segue algmas fotos.
Como se já não bastasse a ineficiência do sistema de arrefecimento, ainda encontrei "jornal" nas galerias de água do cabeçote.
O segundo cilindro foi o invadido pela água, mas não achei nada muito anormal na junta. O cabeçote esta na retífica, vamos ver se não ouve alguma trinca.
Até mais.
MARCOS AFONSO
25/05/2010, 18:32
JULIANO
apenas pela foto dá a impressão que(contando cilindro pela posição da junta na foto )ocorreu queima/vazamento do 2º p/3º e do 3º p/4º cilindro e dai para fora do bloco/cabeçote, alem de vazamento de agua para dentro da galeria de vslvula do 2º cilindro ( foto cabeçote ).
quanto a junta liquida, acredito que o critico não seja a temperatura, mas sim a pressão no ato da compressão do cilindro.
abraços..........
Segue algmas fotos.
Como se já não bastasse a ineficiência do sistema de arrefecimento, ainda encontrei "jornal" nas galerias de água do cabeçote.
O segundo cilindro foi o invadido pela água, mas não achei nada muito anormal na junta. O cabeçote esta na retífica, vamos ver se não ouve alguma trinca.
Até mais.
Juliano,
Essa junta da foto está totalmente "queimada". Quando montar a nova junta, tome o cuidade de reapertar aos 1000Kms e não deixe o motor superaquecer. Esse motor requer atenção redobrada do motorista.
abs
Wander
Juliano Nitsch
26/05/2010, 11:41
Pois é pessoal, o problema é que estava procurando na junta o queimado na galeria de agua que invadiu o 2 cilindro.
Juliano Nitsch
17/06/2010, 00:34
Tudo montado... funcionou perfeitamente ! Agora a água não some mais e não vai queimar junta.
Aproveitei que o cabeçote foi para a retífica, pedi para eles fecharem uma outra passagem de água, que também era um by-pass. Agora o sistema ficou forçado a passar tudo pelo radiador antes de voltar para o bloco. O "radiador" de óleo continua, porém se houver algum indício de aquecimento vou mudar o esquema.
Andei com ele na estrada, dei uma forçada e a temp. se manteve normal, as ventoinhas não acionaram, oque julgo normal ! Já no circuito urbano, em menos de 1 min. as ventoinhas desligaram. Antes demoravam mais.
Segue algumas fotos.
Fala Juliano,
Que bom que deu tudo certo. Não deu vazamento de óleo pela junta de aço? No meu motor vaza um pouco de óleo por essa junta de metal. Comprei da marca Illinois e só depois fui saber que era problemática.
abs
Wander
andre_belem
17/06/2010, 09:59
Juliano - não entendi qual bypass de água vc fechou no cabeçote.
Vc tirou o bypass do motor com ele no cofre mesmo ?
Pergunto isso pois estou querendo fazer isso esse fim de semana. Qual "cap" vc usou para fechar o bypass ?
Abraços
(PS: tens como dizer quantas latinhas ficou o serviço no cabeçote ? queria comparar a MO aqui).
Juliano Nitsch
17/06/2010, 19:42
Fala Juliano,
Que bom que deu tudo certo. Não deu vazamento de óleo pela junta de aço? No meu motor vaza um pouco de óleo por essa junta de metal. Comprei da marca Illinois e só depois fui saber que era problemática.
abs
Wander
Realmente esta vazando um pouco de óleo sim, mas estou na dúvida se é da junta ou da bomba de vácuo.
É complicado viu, vc arruma uma coisa e aparece outra...
Sabendo por onde esta vazendo, eu posto aqui.
Até mais.
Juliano Nitsch
17/06/2010, 20:09
Juliano - não entendi qual bypass de água vc fechou no cabeçote.
Vc tirou o bypass do motor com ele no cofre mesmo ?
Pergunto isso pois estou querendo fazer isso esse fim de semana. Qual "cap" vc usou para fechar o bypass ?
Abraços
(PS: tens como dizer quantas latinhas ficou o serviço no cabeçote ? queria comparar a MO aqui).
Fala Andre...
Só lembrando, existem dois by-passes. Um a água vem do suporte da valvula termostática, passa por um tubo e vai para o bloco onde entram 4 mangueiras. O defeito é este, esta água que vem do suporte da valvula, não passa pelo radiador e portanto não é resfriada. Este eu ja tinha tampado anteriormente com o motor no lugar mesmo. Como não tinha a intensão de religar este by-pass, desconectei o tubo na parte do bloco, logicamente, cortei um pedaço dele e usei com um tampão de borracha no tubo e outro onde ele era conectado, vc encontra fácil em uma casa de borrachas. Tem um espaço legal para fazer isto por baixo do jipe. Usei uma esmerilhadeira pneumatica para cortar o tubo.
O outro by-pass é este que vem da parte traseira do cabeçote e também vai para o bloco levando água sem resfriar, oque também esta errado. Como tirei o cabeçote por ter queimado a junta, pedi que tampassem o furo na retífica, usaram um selo que dava a medida e pronto. Aqui cobraram de mim para fazer a plaina, tampar o furo, teste de vazamento ou trinca, R$ 240,00. Porém é uma retífica bem conceituada aqui em Bauru.
Agora se vc não quiser tirar o cabeçote, também dá para colocar um tampão na mangueira que sai do cabeçote e aquele outro de borracha onde encontra as mangueiras. O bom é que vc pode testar se realmente abaixou a temp. e se não gostar volta ao que era. Outra idéia é desviar esta água que vem dos by-passes para o radiador, aí sim seria o correto, toda a água do sistema antes de voltar para o bloco, passar pelo radiador, oque no sistema original não é feito. Porém uns acham que o radiador é pequeno, etc... etc... etc...
Faça o teste e veja se vale a pena. Não precisa tirar o cabeçote e muito menos o motor para isso.
Até mais.
andre_belem
17/06/2010, 23:49
fala Juliano !
que droga isso do vazamento. Será que não foi algum apoio mal encaixado ?dá para ver por onde está vazando ?
vou fazer o que vc falou. Não acho que o meu radiador seja pequeno, mas que dá para melhorar isso dá !
uma outra pergunta: sobre o cabeçote tem uma tampa e ela tem uma junta de borracha. A sua está inteira ? eu perdi a minha e tive que fazer de cola pois não achava essa junta em lugar nenhum.
Abraços
Tai um outro grande problema desse motor.
Eta motorzinho que gosta de vazar óleo....
O meu eu ja larguei de mão. Não tento mais tirar vazamentos.
Juliano, se o vazamento for na junta, pode ser que melhore ao reapertar com 1000Kms.
Eduardo Tescarollo
18/06/2010, 08:51
Juliano, com estas modificações você vai retirar a valvula termostatica tambem?
Juliano Nitsch
18/06/2010, 20:09
fala Juliano !
que droga isso do vazamento. Será que não foi algum apoio mal encaixado ?dá para ver por onde está vazando ?
vou fazer o que vc falou. Não acho que o meu radiador seja pequeno, mas que dá para melhorar isso dá !
uma outra pergunta: sobre o cabeçote tem uma tampa e ela tem uma junta de borracha. A sua está inteira ? eu perdi a minha e tive que fazer de cola pois não achava essa junta em lugar nenhum.
Abraços
Pois é, pensei nisso mas não tem onde ficar mal apoiado. Pode ser que o bloco esteja um pouco empenado, aí como estou usando a junta metálica, ela não sede como a de "papel".
Quanto a junta da tampa, posso tentar arrumar para vc. Oque precisei comprei na America Auto Peças (67) 3431-3641. Dá uma ligada lá e ve se eles não tem... se não me engano o rapaz que manja de JPX lá é o Cassio.
Até mais.
Juliano Nitsch
18/06/2010, 20:19
Fala TT
Espero que melhore sim, mas acho que o vazamento esta vindo da bomba de vácuo...
Eduardo
Então, o pessoal fala que se tampar ou isolar este by-pass é melhor tirar a valvula, para evitar um rápido aquecimento caso trave fechada. Particularmente não concordo, pois se der problema na valvula termostática, com ou sem o by-pass o motor vai ferver do mesmo jeito, já que tanto um by-pass como o outro estão antes da valvula, entendeu... por este motivo não concordo.
Até mais
Eduardo Tescarollo
19/06/2010, 08:31
Juliano, perguntei isto porque acho, eu disse acho, que a valvula não vai abrir sem estes retornos. Um dia estava na Murari em São Paulo e tinha um motor que o proprietaria tinha fehado estes retornos e o motor fritou. Porisso segui orientação do Valdemar (mecanico) e coloquei reduções nestes retornos, e mantive a valvula que acho que não porde ser retirada. Motor diesel tem trabalhar na temperatura correta, não sei na sua região, mas aqui na minha sem a valvula nestes dias de frio com certeza o motor ficaria gelado, ai em uma subida dando gas corre o risco de uma trinca por choque termico.
Abs
Juliano Nitsch
19/06/2010, 14:45
Fala Eduardo...
Respeito muito a opinião de qualquer pessoa, fique tranquilo quanto a idéias, duvidas, etc... assim a gente aprende muito, e não sou o dono da razão mas questiono as coisas.
Como disse para o André, se vc quiser manter estes retornos, a melhor alternativa é desviar eles para o radiador com reduções como vc citou, aí vc vai estar resfriando esta água quente que sai do cabeçote, antes de voltarem para o bloco.
Vou tentar explicar o circuito que a água faz, isto em qualquer motor no mundo ! Ao contrário doque muita gente pensa a água vai de baixo para cima e não de cima para baixo, ou seja, a bomba "puxa" a água que vem da parte de baixo do radiador, entra pelo bloco, sobe para o cabeçote, passa pela valvula termostática ( somente quando atinge a temp. de trabalho) e aí volta para o radiador pela parte de cima para ser resfriada. Ao ser resfriada a válvula termostática se fecha (neste momento a água não circula, logicamente não circulando vai aquecer), quando aquece e atinge a temp. (que varia de motor para motor, tanto a temp. de abertura quanto a de fechamento) ela se abre de novo e aí segue o circulo vicioso...
No XUD, eles fizeram uma quantidade de retornos, ao meu ver exagerada e totalmente errada, para o nosso clima (que não é frio demais), são 5 retornos (2 no cabeçote, 2 no suporte da valvula termostática e o do trocador de calor em alguns modelos, aquele onde esta o filtro de óleo), e errados porque estão todos antes da válvula termostática, só a água que passa pela valvula, é que sera resfriada pelo radiador antes de voltar para o bloco.
O segredo é só este, desviar estes retornos com reduções para que a água passe pelo radiador antes de voltar para o bloco ! Porém não vejo necessidade destes retornos para o nosso clima, projetaram com a idéia de aquecer mais rápido o motor, muito bem, só que depois que já aqueceu qual a função... torna-los conhecidos como chaleiras... rsrsrs.
Isto não quer dizer que, se isolar estes retornos vai demorar mais para aquecer, quem cumpre esta função é a importante "valvula termostática". Ela controla a temp. do motor abrindo e fechando nas temp. pré determinadas, resumindo, deixando ou não a água ir para o radiador para ser resfriada.
Por este motivo afirmo que se a válvula termostática travar fechada, independente de ter os retornos ou não o motor vai ferver do mesmo jeito, pois eles estão antes da valvula e a água não vai passar pelo radiador com ela fechada.
Agora desviando os retornos para o radiador como já citei, se a válvula travar fechada ainda tem esta chance, pois independente da válvula á agua quente que passa por estes retornos estará passando pelo radiador, por outro lado, não estão só passando quando a valvula esta fechada, estão passando o tempo todo, oque aí pode deixar o motor trabalhando frio demais. Aí entrariam as reduções que vc citou, porém como saber o diâmetro correto destas reduções ? Por isso optei por isolar os dois e toda a água tem que passar pela válvula e consequentemente ela funcionando direito passará pelo radiador.
Aí vc vai perguntar... e os outros 3 retornos ??
Bom, dois deles que voltam para o reservatório e não para o bloco, são de diâmetros pequenos, ou seja, retorna pouca água, então os mantive.
O outro que é o do trocador de calor também mantive, porém se perceber algum indício de aquecimento vou desvia-lo para o radiador. Este dá para desviar sem maiores problemas, pois a água que passa pela valvula é que vai para ele, dele sai e vai para o bloco, é aí que vou modificar se voltar a super aquecer.
Só oque não pode é ficar recirculando água quente pelo bloco e cabeçote sem ser resfriada.
Ufaaa, acho que é isso, espero ter conseguido passar a idéia.
Até mais.
andre_belem
19/06/2010, 19:37
sem querer me intrometer e já intrometendo rsrsrs
alguém sabe exatamente as vazões da bomba pelos diferentes dutos do sistema original do XUD ?
eu entendo que os retornos "ao contrário" do xud original é para forçar uma subida rápida de temperatura. Da mesma forma, os sistemas originais dos carros alemães e franceses são assim para que o dono não precise ficar mofando dentro do carro por vários minutos até aquecer o sistema todo.
Por isso, agora com essa discussão toda, pensei em inverter o sistema e colocar a válvula em outra posição. No entanto, para dimensionar isso adequadamente, é necessário saber as vazões de cada subsistema. É um problema simples de termodinâmica automotiva.
Alguém por acaso tem esse dado ? até agora o que me pareceu é que as soluções dadas são empiricas. (sem desmerecer os mecânicos !por favor).
Abraços
Pessoal,
Pensei em algo que pode remediar ou servir de paliativo. Acredito, que com a junta de metal, fiquem algumas folgas devido ao desenho da mesma. Pensei em fazer uma camada de junta líquida, vermelha para alta temp., nas duas faces da junta metálica, eliminando assim qualquer vão. O que vocês acham?
Abraço e de volta a saga do JPX...
Precisava de umas férias.
Hehehehehehe :mrgreen:
Tudo montado... funcionou perfeitamente ! Agora a água não some mais e não vai queimar junta.
Aproveitei que o cabeçote foi para a retífica, pedi para eles fecharem uma outra passagem de água, que também era um by-pass. Agora o sistema ficou forçado a passar tudo pelo radiador antes de voltar para o bloco. O "radiador" de óleo continua, porém se houver algum indício de aquecimento vou mudar o esquema.
Andei com ele na estrada, dei uma forçada e a temp. se manteve normal, as ventoinhas não acionaram, oque julgo normal ! Já no circuito urbano, em menos de 1 min. as ventoinhas desligaram. Antes demoravam mais.
Segue algumas fotos.
Juliano,
Se importa de postar a referência da junta metálica e o contato do vendedor. Preciso comprar uma urgente.
Abraço.
DR1V3R (Tiago)
Juliano Nitsch
21/06/2010, 19:59
Fala Tiago...
Oque precisei comprei na America Auto Peças (67) 3431-3641. Dá uma ligada... se não me engano o rapaz que manja de JPX é o Cassio.
Quanto a passar a cola, acho uma idéia legal, mas não exagere na quantidade.
Até mais.
netto mietto
21/06/2010, 20:39
anote o email e msn do cassio na america cassio.pegorari@hotmail.com
e do ricardo que tambem trabalha na america ricardo.america@hotmail.com
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