PDA

Ver Versão Completa : Eletrica Ranger - bateria e alternador



Nava
12/05/2010, 13:17
Amigos,

Estava usando uma bateria guairão de 80A, tipo comum. Montei ela zero em janeiro e ontem ela morreu...kkk..de frio eu acho.

Uso o Pitbull na frente e ele forçou ela em trilha umas duas vezes...

Pois bem: comprei uma bateria Bosch 90A (950A ABNT) da Sprinter. Ela não cabe no suporte original (max 70A). Paguei R$300.

Mas basta uma entortadinha aqui e ajeitada ali e coube. Ficou linda e enorme!

O que achei legal é que na revenda da bosch eles usaram um equipamento computadorizado tipo scanner no alternador. Mede tudo ali e ainda sai um recibo impresso...bem legal.

Me disseram que este alternador da ranger é muito bom e que gera de 13,8 a 14,5V. O meu deu 13,26V considerado ok mas que em breve tem de abrir e dar uma geral. Estimaram em 250,00 serviço e peças. Assim, como o painel mostra um pouco abaixo do meio, acredito que o voltimetro ta ok mesmo e não seria o relogio "cansado" como já falaram.

Bem fica a dica. A bateria é ignorante e agora o guincho tá tinindo!

Nava
12/05/2010, 14:59
seguem fotos.

WELLIGTON
12/05/2010, 16:58
Uma dica aos amigos, hoje eu coloquei uma bateria 75ah Heliar na minha V6 98, e fiquei sabendo que a bateria tem 18 meses de garantia e ganhei auxilio reboque grátis enquanto durar a garantia da bateria. O direito ao reboque é em caso de pane elétrica.
Eu achei legal.
A bateria do amigo ficou linda, com 90ah nunca vai ter problema.

Raposo
13/05/2010, 09:25
Sempre tenho problema de bateria na Natasha. Quando pego muito trânsito congestionado, no outro dia, o motor não vira. Será que colocando uma bateria de 90 amperes vou resolver o problema?
Abraços.

Deivid/silveira
13/05/2010, 13:45
Aí Nava! o meu ponteiro tambem marca menos da metade quando gira a chave, mas quando o motor liga, o ponteiro vai para a metade.

A um mês atrás, estava com o mesmo problema do Raposo, todo dia de manhã eu tinha que fazer ponte no carro da patroa, mas a bateria já estava esqualepada... daí comprei uma Moura 75a e ficou show de bola, nem o som desliga quando giro a chave.8)

Nava
13/05/2010, 23:31
Verdade, bateria nova vida nova!
Raposo, sugiro vc levar a vtr para fazer um check up. É grátis!
Vai numa revenda bosch...veja alternador, possiveis fugas, motor de arranque...
As vezes o motor de arranque tá ruim e dai condena a bateria...

Raposo
14/05/2010, 10:12
Verdade, bateria nova vida nova!
Raposo, sugiro vc levar a vtr para fazer um check up. É grátis!
Vai numa revenda bosch...veja alternador, possiveis fugas, motor de arranque...
As vezes o motor de arranque tá ruim e dai condena a bateria...
Valeu. Estou deixando a Natasha no elétrico segunda-feira para verificar o alternador.
Abs.

Nava
14/05/2010, 10:21
ok, conte depois o resultado.

Edintruder
14/05/2010, 11:02
Nava com o tempo o teu alternador ficará exatamente como o do Raposo, isso pode ser desgaste das escovas e regulador de voltagem ruim. A limpeza e troca das escovas é algo muito simples e barato, e ajuda a manter o regulador de voltagem funcionando por mais tempo, uma vez que terá poucas oscilações de tensão.

A Femil e dias muito frios tenho que abafar a boca da turbina pro motor ganhar rpm de arranque e pegar. Bato o arranque direto na bateria pra poder fazer o procedimento sozinho. A bateria é muito vagabunda, nova mas ordinária!!!

nava, de qualquer maneira, essa bateria deve durar no máximo 2 anos.

moisespeabiru
17/05/2010, 22:07
Boa noite a todos. esta é minha primeira mensagem aqui. estou com uma duvida quanto ao sistema eletrico de uma ranger cd xls 2004/2005 2.8. me ofereceram ela por 43 mil. buscando informaçoes descobri que ela passou por uma autoeletrica por conta de um problema com a bateria: ela durava poucos dias. o dono me disse que mandou tirar o rastreador e o problema acabou, mas falando com os mecanicos eles desativaram tudo nela: alarme, travas, vidro, trio eletrico. eu imagino que o sistema eletrico dela tenha ido pelas cucuias pra ser feito algo tão radical assim. sei lá se é questão tão séria assim, nao entendo nada de mecanica. será que é muito caro fazer esses reparos ou mesmo é algo pra se esquecer do carro?

moisespeabiru
17/05/2010, 22:40
eu acredito que um veiculo nessa situação deve estar com perda iminente, mas gostaria da opnião de quem entende

dudas_308w
17/05/2010, 22:53
Moises,
em auto-eletrica e algumas lojas de bateria dispoe de equipamento que mede a fuga de corrente.
Com o carro todo desligado, eles podem verificar se vc tem um curto em alguma coisa que esta consumindo a bateria. Eu ja tive um carro que estava com isso, e achamos um mal contato numa lampada que iluminava o porta-malas e resolveu.

Agora, se desconectaram tudo, vc tem um carro que nao tem vidro eletrico, nem ventilaçao, nem luz de cortesia, ou seja, vc não tem nada. Nao sei se vale a pena comprar um carro que não tenha nada funcionando... será que vc não tem problema no chicote eletrico? Ae seria uma boa despesa em peça, e maior ainda em mão de obra...

moisespeabiru
18/05/2010, 07:44
é que me ofereceram o carro, eu não comprei e não entendo nada de mecanica, por isso fica a dúvida sobre a seriedade desse problema. entao pode ser coisa simples - o que eu acho dificil pois a autoeletrica era boa - ou algo bem salgado mas que talvez não siginifique que nao tem conserto.

Nava
18/05/2010, 14:38
Sim Edi, terei de fazer este reparo em breve. Pelo avaliado conmsiderou ainda bom...por qto tempo não sei ...risos.

Vou fazer a parte da suspensão que ta rangendo e depois mexo no alternador.

Se a bosch durar dois longos anos, tá ótimo.

Raposo
06/07/2010, 18:58
Reformei o alternador.
R$ 649,00 :evil:. Comprei uma bateria de 80 Ah (Marca Baterax)
Está funcionando bem. Tem muito "lixo" embarcado (DVD, módulo, rastreador, caixa selada, conversor de TV digital, etc.) Se não tiver bateria boa com alternador nos "trinques" não tem jeito.
Abraços.

eduardo1968
07/07/2010, 21:59
Nava com o tempo o teu alternador ficará exatamente como o do Raposo, isso pode ser desgaste das escovas e regulador de voltagem ruim. A limpeza e troca das escovas é algo muito simples e barato, e ajuda a manter o regulador de voltagem funcionando por mais tempo, uma vez que terá poucas oscilações de tensão.

A Femil e dias muito frios tenho que abafar a boca da turbina pro motor ganhar rpm de arranque e pegar. Bato o arranque direto na bateria pra poder fazer o procedimento sozinho. A bateria é muito vagabunda, nova mas ordinária!!!

nava, de qualquer maneira, essa bateria deve durar no máximo 2 anos.

Edin
Na minha ranger, mandei colocar uma relé no fio q chega ao motor de arranque, por sugestão de um eletrecista, pois, às vezes dava esse sintoma q vc falou, parecia que a bateria não tinha força.
Resultado: ficou nota dez, nunca mais incomodou e a ranger gira fácil o arranque mesmo nos dias extremamente frios.

Abs

Eduardo

MarcioBahia
01/05/2012, 03:33
Pessoal,

Estes tempos estou andando muito pouco com a minha Ranger e a bateria está durando apenas 5 dias com ela parada e sem ativar o alarme. Devo levá-la em breve em um eletricista, pois já estive em uma casa de baterias e eles fizeram os devidos testes com a bateria, alternador e fugas e não encontraram nada. Estava pensando em colocar uma chave geral na bateria. Gostaria de saber se este dispositivo desconfigura a parte eletrônica se o carro passar muito tempo desligado ou se tem algum limite de tempo. Ela é 2008 3.0 4x4 xlt CD.

Abraços!

dsamaz
01/05/2012, 09:06
Tudo bem Marcio?

Sobre a chave geral, ela não desconfigura os módulos eletrônicos; na verdade ajudaria e muito a não queimá-los, já que a baixa (ou alta) tensão da bateria é que realmente estraga.

Se tem uma coisa que queima módulos e dispositivos elétricas, ou é a tensão alta (acima de 14,5v) ou a baixa (menos de 11,5v). Os capacitores, contatos, CIs, ... trabalham de forma irregular, levando à queima. Muita gente não entende que é assim que queima central de carro...

Ainda sobre a chave geral, tem umas de caminhão e de jeep que são ideiais, mas é quase impossível de instalar na Ranger, por esta ter muitas conexões elétricas no borne positivo; vai custar caro (mais de R$200,00), é um método muito "invasivo", sendo necessário furar a lataria e o painel; e ainda é um dispositivo a mais para dar problemas no futuro.

Se for deixar a viatura sem uso por mais de 2 ou 3 dias, desconecte um dos cabos da bateria (preferencialmente o negativo). Não se perde sequer um minuto na operaćão de desconectar e conectar o borne. Vai precisar apenas de uma chave de boca combinada (menos de R$ 5,00).

Inclusive, nesta operaćão de soltar e recolocar o borne, pode-se verificar também o estado do óleo, água, filtro de ar do motor, que, segundo o manual, deve-se verificar diariamente em algumas condićões.

Daniel



Pessoal,

Estes tempos estou andando muito pouco com a minha Ranger e a bateria está durando apenas 5 dias com ela parada e sem ativar o alarme. Devo levá-la em breve em um eletricista, pois já estive em uma casa de baterias e eles fizeram os devidos testes com a bateria, alternador e fugas e não encontraram nada. Estava pensando em colocar uma chave geral na bateria. Gostaria de saber se este dispositivo desconfigura a parte eletrônica se o carro passar muito tempo desligado ou se tem algum limite de tempo. Ela é 2008 3.0 4x4 xlt CD.

Abraços!

MarcioBahia
08/05/2012, 02:27
Dsamaz,

Obrigado pelas dicas, estava pensando também nesta possibilidade de remover o negativo da bateria. É que tem semanas que trabalho viajando sem a Ranger, e esta tem ficado uma semana parada ou um pouco mais, e quando vou funcioná-la, já vou preparado com o cabo chupeta e o meu outro carro funcionando...
Só mais uma dúvida: quanto ao air-bag, ele precisa ficar constantemente alimentado pela bateria? esta manobra de desligar a tensão do carro não afetaria ele ou o módulo? Das vezes que ela fica muito tempo parada, quando ao funciono, a luz do air-bag fica acesa até eu desligar o carro novamente e torná-lo a funcionar - deve ser quando a central dele reconhece que a tensão normalizou e reinicia a varredura pela falha, que seria a tensão baixa detectada antes.

Grande abraço!

BRAVOECONOVEMBER
08/05/2012, 20:16
Olha, já deixei a camionete sem a bateria assim, sem problema nenhum. O único inconveniente é lembrar da senha do rádio pra botar de novo (porque se não botar ele fica ligado pedindo a senha e esgota a bateria tb...).
Desligar a tensão da bateria é inclusive mandatório pra mexer em airbag, não só pra evitar o risco de ele disparar, mas também para evitar que ele dê luz de falha.

CHUNINHO
13/02/2013, 13:33
pergunnha boba,.
ontem minha Ranger 2.8 parou de marcar o conta giro,
achei que fosse algum defeito no painel,.
hoj quando liguei o carro ele quase nao virou o motor ,. peguei o multimetro e fui na bateria medir.
parece que nao esta carregando nada esta com 12,10 em cima da bateria,.
acho que hoj o motor ja nao vai virar. estou meio sem grana quero tirar o Alternador aqui em casa mesmo e levar para fazer na eletrica,
sera que pode ser alguma outra coisa alem do alternador?

BRAVOECONOVEMBER
13/02/2013, 23:02
Sinal do contra giros vem do alternador mesmo.se ela ligada não dá perto de 14v pode tirar o alternador ou no mínimo uma boa conferida outra ver se não tem fiação ruim. Quase certo que escova e regulador tem que trocar rolamentos e selo tb. Não é muito caio, mais cara é a mo mesmo.

genswesley
08/04/2014, 10:04
Bom dia pessoal, estou com um ranger 2001 que ta apresentando alguns problemas de fuga de corrente, levei no eletricista ,ele arrumou e me disse que toda ranger no multímetro mostra uma fuga de corrente de 30 à 40 min e depois estabiliza passando de 0,40 para 0,09.... ele me cobrou 160,00 pelo concerto e continua descarregando a bateria ... essa fuga de corrente é normal ?

MARCELO MAX
08/04/2014, 21:37
Boa noite pessoal sou novo aqui.
Acabei de Comprar uma Ranger 4.0 XLT 2000 e está apresentando estes problemas de carga tambem, levei no auto elétrico e ele me disse que era o alternador e a bateria, além disso ela só está marcandono no painel temperatura e bateria.
Alguém já teve um problema parecido com este e pode me ajudar?
Abraço

Max