Conectar

Ver Versão Completa : Dureza/Tempera de Semi-Eixos Parrudos?

JUNINHO_BITTENCOURT
12/05/2010, 07:33
Pessoal, terminei a usinagem dos meus semi-eixos Dana 44, 30 estrias em SAE 4140 Chromolybidenio, agora chegou a hora da tempera.

Andei lendo no Pirate e em outros sites que para semis preparados, como ProRock, TrailGear, normalmente é aplicado uma tempera total em todo o corpo, porém mais baixa, e posteriormente tempera por indução somente nas estrias. Chegando a uma dureza adequada.

Alguém sabe em quantos HRCs fica um semi preparado?

Se não descobrir isso, ou alguem clarear, estarei levando como embasamento a dureza final de semi-eixos originais (que são temperados somente nas estrias) e vou seguir este processo de tempera total + indução nas estrias.
Antes de partir para isso gostaria de verificar algum relato, pois meu maior medo é exceder e deixa-los vitrificados.

*Não encontrei minha resposta em tópicos ja existentes no forum.

Aguardo.:concordo:

Elmer_Jeep
12/05/2010, 10:34
Juninho,

Quando vi esse tópico lembrei do Renan (Skull Crusher)

Dá uma olhada aqui pra ver se tem o que vc precisa: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=56237&page=5

[]'s

JUNINHO_BITTENCOURT
12/05/2010, 22:11
Juninho,

Quando vi esse tópico lembrei do Renan (Skull Crusher)

Dá uma olhada aqui pra ver se tem o que vc precisa: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=56237&page=5

[]'s

Valeu Elmer, vou ler o material.

Hoje medi os semis originais Engesa F1 30estrias e estao com entre 54 a 56 HRCs.

:pensativo:

Skull Crusher
14/05/2010, 13:45
Fala Juninho! Tudo certo? Já tratou os semis? Se precisar de ajuda, dá um toque? Voce poderia, mediante pagamento, usinar um jogo de semis dinteiros e traseiros aí?

[]s

JUNINHO_BITTENCOURT
17/05/2010, 08:57
Fala Juninho! Tudo certo? Já tratou os semis? Se precisar de ajuda, dá um toque? Voce poderia, mediante pagamento, usinar um jogo de semis dinteiros e traseiros aí?

[]s

Tudo bom Renan, e ai?vou fazer o serviço essa semana. Vamos fazer o seguinte: tempera total de 40 a 44 hrcs e depois na indução chegar a 54..56 hrcs nas estrias.
Renan não gostaria de negar, mais gente pediu, mas infelizmente não tem como.
É muito complicado sobrar tempo, pois os cncs e as maq. convencionais usamos para produção. As poucas que trabalham para a ferramentaria é que volta e meia consigo encaixar um tempo para fazer estas peças, mas leva uma vida para terminar, tanto é que as estrias mandei fazer fora, com um parceiro nosso, caso contrário não sairia. hehe.
Te peço desculpas. :concordo:

Skull Crusher
17/05/2010, 18:43
Total de 46 a 48, 54 a 56 nas estrias....cuidado com o empenamento...

[]s

JUNINHO_BITTENCOURT
17/05/2010, 23:15
Total de 46 a 48, 54 a 56 nas estrias....cuidado com o empenamento...

[]s

Valeu Renan.

Um tempo atrás rebentei as estrias do semi eixo curto do meu Engesa (Eixos de toy Band) e somente hoje que fui consertar.
*rebentou roda-livre, estrias dos semis (lado da homo) e NAO quebrou a homocinetica, nao sei como aconteceu td isso sem quebrar a Homo.
Acho que de homocinetica nao tem nada, essa é MACHOcinetica. hehe.

Bem...Aprovetei o semi danificado e resolvi verificar a dureza deste eixos, para meu espanto, eles tem 60 em todo corpo.
Achamos que poderia ser somente uma camada revenida, mas usinamos um canal e medimos, realmente tem essa dureza.

Mas ja mandei fazer o que relatei anteriormente e vamos ver o que vai dar.
:concordo: