PDA

Ver Versão Completa : caixa de F1000 x motor BF 161

otambosi13
11/05/2010, 17:41
Pessoal,

Um colega meu está com um dilema: ele trocou a cx. original 3 marchas pela 4 marchas da F1000 e está muito feliz. Acontece que o câmbio foi parar muito atrás, no início dos bancos. Ele me perguntou o que fazer p/ colocar o câmbio mais próximo do local original. Como ñ sou nenhum prof. pardal, recorroa vcs, que já me ajudaram, e muito, qdo necessitei.
O que ele deve fazer? Aqui fala-se em alongar o chassis, aumentando o espaço interno entre painel e bancos. É isso mesmo?
:concordo:
Obrigado

bajeiro do sul
12/05/2010, 08:54
Pessoal,

Um colega meu está com um dilema: ele trocou a cx. original 3 marchas pela 4 marchas da F1000 e está muito feliz. Acontece que o câmbio foi parar muito atrás, no início dos bancos. Ele me perguntou o que fazer p/ colocar o câmbio mais próximo do local original. Como ñ sou nenhum prof. pardal, recorroa vcs, que já me ajudaram, e muito, qdo necessitei.
O que ele deve fazer? Aqui fala-se em alongar o chassis, aumentando o espaço interno entre painel e bancos. É isso mesmo?
:concordo:
Obrigado
Amigo

na minha rural coloquei caixa de chevette, e a alavanca de cambio tb foi muito para tras. o cambio ate que ficou no mesmo lugar, mas o acionamento da alavanca é que é na parte de tras da caixa, por isto a alavanca fica para tras. na minha rural tenho dois bancos individuais na frente, por isto a alavanca no inicio dos dois bancos individuais ficou muito bom, no caso do banco inteiro, vc pode colocar a alavanca em curva, como nos onibus antigos, de onde a alavanca saia de tras do motorista e ia ate ao lado dele. nao ha como colocar a caixa mais para frente, somentre trocando o motor por um mais curto e jogando todo o sistema para frente, mas ai acho muito trabalhoso

um abraço

Robertux
12/05/2010, 09:37
Realmente as duas soluções são boas, a mais econômica e rápida seria curvar a alavanca, acho que resolveria o problema, agora, alongar o chassi aumentando o espaço para o motorista além de acertar o problema da alavanca, seria o ideal, mas o custo é alto, porque além de alongar o chassi tem também que alongar a carroceria e isso envolve oficina especializada em chassi, funilaria e pintura. Depende da disponibilidade de recursos do proprietário. Se tiver tempo, vontade, dinheiro, além de profissionais capacitados (dependendo da localidade isso é dificil) alongar o chassi, na minha opinião, seria o ideal.

rubensx
12/05/2010, 09:41
alongando vc tem alguns outros problemas, como:

- Capotas conversiveis ou qualquer tipo terá de ser feita sob medida
- Gaiolas sob medida
- Portas ou qualquer coisa que vc ache que é uma porta tb
- Local onde prende bancos tanque e etc muda tb
- Flexiveis de feios e etc terão de alongar
- Cardans
- Escapamento

Ou seja são detalhes mas que no fim vc começa a cotnabilizar e ve que nÀo é tãaaoo "apenas detalhe" assim

Concelho, torce essa alavanca e seja feliz

Robertux
12/05/2010, 18:24
É isso aí Rubensx, eu relatei algumas das dificuldades em alongar o chassi e você completou, com certeza entortar a alavanca do câmbio é muito mais simples rápido e barato e é o que eu faria também, mas que eu sonho com um CJ5 alongado do tamanho de um CJ7 (só no entre-eixos), com eixos de Rural flutuantes, suspensão de Toy Band, um motor mais moderno, um câmbio mais preciso e uma direção mais leve, com uma capota Bestop para CJ7, isso eu sonho, mas por enquanto vai ficar só no sonho.