Ver Versão Completa : Motor 151 morrendo na agua
Pessoal, pesquisei e não achei um tópico a respeito, mas é o seguinte..tenho um motor 4cc do opala a gasolina no meu cj5 e quando entro na agua ele dá uma engasgada e depois ele levanta denovo, só que daí já perdi o embalo....tenho a proteção com luva de borracha no distribuidor...o que fazer, alguem tem uma dica....:parede::parede:
Guilherme Kyrillos
10/05/2010, 22:51
4x4151, saudações.
Dá uma checada nos fios que saem da lateral do distribuidor e se conectam mais a frente com um engate de plástico. Não estou falando dos cabos de velas não, mas não custa nada checar esses também.
Com o carro parado e o motor funcionando, vá jogando água em cada uma dessas partes, SEPARADAMENTE, certamente irá encontrar o mau contato.
[]ss
rodrigoffroad
11/05/2010, 00:21
que nada experimenta abrir a tampa e usar WD 40 sem dó dentro da tampa e por cima do rotor na aranha por tudo sem medo e não precisa secar nada é espirrar e fechar a tampa depois vc me conta:concordo:
hurry-gurits
11/05/2010, 02:03
fiquei curioso, se esta com a luva de borracha e a mesma esta vedando corretamente o distribuidor como poderiam ser os fios dele ou agua dentro dele, será que nao ta faltando um respiro num ponto elevado saindo desta luva e quando voce entra na agua nao da um choque termico e o pouco de umidade no ar dentro da luva condensa?
ou fecha curto em algum lugar, conexoes da bobina sem silicone nosterminais, o modulo de ignicao esta com silicone nos pontos de acesso do chicote? fale mais de como esta a situacao do seu motor e perifericos(cx de fusiveis, ventuinha mecanica ou eletrica...etc) abraço
Uma coisa eu digo pra voçês, tá bem vedado....já conferi isso....uns me falaram que isso era defeito do motor 151, morrer na entrada de agua....será que não é porque pega agua direto no bloco...outra coisa, será que não era porque o motor tava quente e o dia tava frio demais....choque termico no motor ? A ventuinha a mecânica.....
Rafaminc
11/05/2010, 15:43
A que altura a água está chegando quando ocorre a perda de potência?
A saída do escape, alternador, ventuinha chegam a ficar submersos?
Isso ocorre quando a agua chega na altura da ventuinha pra cima...
Rafaminc
12/05/2010, 14:02
Hehe, vc está literalmente mergulhando seu motor.
Eu chutaria duas opções:
1º - A ventuinha mergulhada gera um peso extra no motor roubando vários cavalos de potência (cuidado para não quebra-la uma hora dessas, pois não foi projetada para deslocar água).
2º - Se vc não isolou o resto da parte elétrica (alternador, motor de arranque), pode estar gerando um curto circuito que rouba boa parte da tensão que iria para a bobina, diminuindo a faísca.
Mas ainda acho que uma ventuinha deste tamanho a + - 3000 RPM dentro d´água, se bobear consegue tocar seu Jeep só pelo deslocamento da água gerado, rsss.
Outro detalhe, vc jogou a saída do escapamento para cima também? Se estiver mergulhado na água, também vai perder um pouco de potência.
BoaTrilha
12/05/2010, 14:03
vc fez um respiro do distribuidor?
tá ligado no snorkel? ou dentro da cabine?
Rafaminc
12/05/2010, 14:14
Para um Jeep anfibio, vc teria que colocar uma ventuinha elétrica com o motor isolado e um sensor de nível para evitar a queima do motor elétrico dentro d´água, ou um sistema de acoplamento magnético como nos compressores de ar condicionado.
fendrich
12/05/2010, 14:15
1º - A ventuinha mergulhada gera um peso extra no motor roubando vários cavalos de potência (cuidado para não quebra-la uma hora dessas, pois não foi projetada para deslocar água).
Li, aqui mesmo no fórum, lá na parte de dicas de direção, que, ao entrar na água, se tire a correia da ventuinha, voltando a colocá-la quando sair da água.
Afinal, é um jeep tracionado pelas rodas, não uma lancha movida pela hélice :)
Eduardo
Na verdade é só quando o Jeep dá auqela bicada dentro da agua, tipo passar uma valeta entendem, daí a agua bate no motor e brbrbrbrbr o motor começa a falhar muito e depois alinha denovo....eu não fiz suspiro no distribuidor, vou experimentar mesmo, pode ser que seja isso...e é só o distribuidor que stá isolado mesmo, o resto não...
Rafaminc
12/05/2010, 17:24
Na verdade é só quando o Jeep dá auqela bicada dentro da agua, tipo passar uma valeta entendem, daí a agua bate no motor e brbrbrbrbr o motor começa a falhar muito e depois alinha denovo....eu não fiz suspiro no distribuidor, vou experimentar mesmo, pode ser que seja isso...e é só o distribuidor que stá isolado mesmo, o resto não...
Bom então faça o teste da água...Vai Jogando água no alternador, motor de arranque, bobina, distribuidor, carburador, velas, até que o problema apareça.
:concordo:
Na verdade é só quando o Jeep dá auqela bicada dentro da agua, tipo passar uma valeta entendem, daí a agua bate no motor e brbrbrbrbr o motor começa a falhar muito e depois alinha denovo....eu não fiz suspiro no distribuidor, vou experimentar mesmo, pode ser que seja isso...e é só o distribuidor que stá isolado mesmo, o resto não...
As velas estão siliconadas? A água chega a atingi-las? Pode ser isso.
André Luiz Rossetim
12/05/2010, 21:00
Pessoal, pesquisei e não achei um tópico a respeito, mas é o seguinte..tenho um motor 4cc do opala a gasolina no meu cj5 e quando entro na agua ele dá uma engasgada e depois ele levanta denovo, só que daí já perdi o embalo....tenho a proteção com luva de borracha no distribuidor...o que fazer, alguem tem uma dica....:parede::parede:
Amigo, ocorre o mesmo com o meu, e te digo que tudo o que os amigos falaram tem logica, porem NÃO é oque ocorre com seu carro.
Qdo vc entra na agua com o motor quente, a agua evapora, todo o cofre fica cheio de vapor, e entra na admissão (passa pelo filtro de ar, pois esta evaporada), "afogando" o motor, como é apenas vapor, ele molha as velas, dimuiu a temperatura da camara de combustão e o motor apenas engasga, não chega nem perto de dar um calço hidraulico. Mas....assim que o motor esfria (questão de segundos), o vapor deixa de ser gerado, o combustivel volta a ser queimado normalmente, e vc continua a brincadeira, como se nada tivesse acontecido.
Se fosse problema eletrico (alternador, cabos de vela, distribuidor, etc) o motor não voltaria ao normal como vc falou.
Agora para resolver isso ou vc coloca Snorkel, ou apenas uma entrada de ar interna, fazendo um furo na parede de fogo e usando uma mangueira flexivel.
Ainda não fiz isso no meu motor novo, pois precisarei adapta um filtro de ar diferente qdo eu colocar servo freio, mas com certeza farei isso, pois antigamente meu carro era assim e nunca encomodou.
Amigo, ocorre o mesmo com o meu, e te digo que tudo o que os amigos falaram tem logica, porem NÃO é oque ocorre com seu carro.
Qdo vc entra na agua com o motor quente, a agua evapora, todo o cofre fica cheio de vapor, e entra na admissão (passa pelo filtro de ar, pois esta evaporada), "afogando" o motor, como é apenas vapor, ele molha as velas, dimuiu a temperatura da camara de combustão e o motor apenas engasga, não chega nem perto de dar um calço hidraulico. Mas....assim que o motor esfria (questão de segundos), o vapor deixa de ser gerado, o combustivel volta a ser queimado normalmente, e vc continua a brincadeira, como se nada tivesse acontecido.
Se fosse problema eletrico (alternador, cabos de vela, distribuidor, etc) o motor não voltaria ao normal como vc falou.
Agora para resolver isso ou vc coloca Snorkel, ou apenas uma entrada de ar interna, fazendo um furo na parede de fogo e usando uma mangueira flexivel.
Ainda não fiz isso no meu motor novo, pois precisarei adapta um filtro de ar diferente qdo eu colocar servo freio, mas com certeza farei isso, pois antigamente meu carro era assim e nunca encomodou.
Eu tambem acho que tem alguma coisa a ver com o motor....faz sentido....eu não tenho snorkel, vou fazer um pra ver se resolve...quanto a parte eletrica tem razão, continuaria falhando.....e a falha passa rápido...só não entendi o que quiz dizer com COFRE DO MOTOR...
Tava pensando, mas teria que acontecer com outros motores essa questão do vapor.......
André Luiz Rossetim
12/05/2010, 22:48
Tava pensando, mas teria que acontecer com outros motores essa questão do vapor.......
Amigo,
Veja esse meu video no youtube,
http://www.youtube.com/watch?v=IQUc16wpA40
no tempo 1:35min. Ocorre exatamente o problema. Inclusive o motor apaga, como se tivesse molhado o distribuidor, porém quando bate a partidada ele pega e sai uma boa quantidade de vapor pelo escapamento (lateral do lado do motorista).
Espero ter ajudado
fendrich
13/05/2010, 10:47
só não entendi o que quiz dizer com COFRE DO MOTOR...
Cofre do motor é a parte do jeep onde está localizado o motor. Na frente da "parede corta-fogo". É o "compartimento" do motor.
Como a entrada de ar pro motor fica ali dentro, todo o ambiente está cheio de vapor recém-gerado e acaba entrando pelo filtro e causando o problema que o André relatou. Por isso a sugestão de instalar o snorkel. Assim, entrar com o motor quente na água fria continuará a gerar vapor, mas este não entrará pelo filtro de ar.
No meu CJ tem snorkel, mas nunca me aventurei na água. Minha filha é louca prá fazer isso, mas eu preciso isolar algumas coisinhas antes de dar um banho nele...
Eduardo
hurry-gurits
13/05/2010, 15:49
Acabei de ter um motivo pra colocar um snorkel.... ehehehe .
Realmente se o vapor vai pelo filtro de ar pro carbura, o bicho dá uma engasgada, agora entendi o porque mesmo com o o distribuidor selado e os pontos de contato siliconados pra evitar curto o bichão dá uma engasgada, isso pode até diminuir a frequencia da troca do filtro de ar....
valeu.
André Luiz Rossetim
13/05/2010, 19:11
Tava pensando, mas teria que acontecer com outros motores essa questão do vapor.......
Concordo, não sei se acontece ou não.
Acredito que isso aconteça no 151 pq o coletor de escape está mto proximo à tomada de ar do Carburador, no BF isso não acontece se não me engano o carburador é do lado direito e o escapamento do lado direito.
Acho que o uso de alcool como combustivel (como é meu caso) piora esta situação, pois o alcool se mistura ao vapor ainda no coletor, sendo mais dificl queimar, alem de ele precisar de uma temperatura maior para queimar.
André Luiz Rossetim
13/05/2010, 19:17
Acabei de ter um motivo pra colocar um snorkel.... ehehehe .
Realmente se o vapor vai pelo filtro de ar pro carbura, o bicho dá uma engasgada, agora entendi o porque mesmo com o o distribuidor selado e os pontos de contato siliconados pra evitar curto o bichão dá uma engasgada, isso pode até diminuir a frequencia da troca do filtro de ar....
valeu.
Pense na possibilidade de fazer um furo na parede de fogo e colocar a entrada de ar interna é mais simples, e pelo menos vc não altera o visual e não gasta muito (snorkel se for mal feito só encomoda).
Distribuidor se não for com platinado pode molhar (um pouco), que não encomoda. Mas quem gosta de pegar poças tem que eleva-lo.
alexandrepocosdecaldas
13/05/2010, 20:42
amigo um conhecido alongou o eixo do distribuidor assim ele conseguiu uns 20 cm a mais, ou seja tá praticamente na altura do paralama, ficou bom, mas o fator da ventuinha é importante, coloque a eletrica do gol, é facil de adaptar(tem que deixar 3 cm de distancia do radiador) e fica no meio do radiador, ja a do opala fica baixa...
abço:
André Luiz Rossetim
13/05/2010, 21:13
amigo um conhecido alongou o eixo do distribuidor assim ele conseguiu uns 20 cm a mais, ou seja tá praticamente na altura do paralama, ficou bom, mas o fator da ventuinha é importante, coloque a eletrica do gol, é facil de adaptar(tem que deixar 3 cm de distancia do radiador) e fica no meio do radiador, ja a do opala fica baixa...
abço:
Bom..eu alonguei o meu, está cerca de 20 cm mais alta (tvz até mais) e continuo com a ventuinha mecanica original (apenas cortei 2 cm de cada pá), sem problemas (tenho eletrica tbm, mas só liga qdo há a necessidade)
Acho o mehor investimento que alguem pode fazer com um custo relativamten baixo (R$300,00), quem quizer no final deste video tem meu jeep atravessando um alagado, sem vedar nada (distribuidor, velas), somente com distribuidor elevado, não tive problema algum, inclusive o motor esfriou tanto que tive que acionar o afogador (está no alcool).
http://www.youtube.com/watch?v=rSofOnKiOKw
hurry-gurits
14/05/2010, 01:09
Pense na possibilidade de fazer um furo na parede de fogo e colocar a entrada de ar interna é mais simples, e pelo menos vc não altera o visual e não gasta muito (snorkel se for mal feito só encomoda).
Distribuidor se não for com platinado pode molhar (um pouco), que não encomoda. Mas quem gosta de pegar poças tem que eleva-lo.
André, mesmo sendo elevado o distribuidor, no caso de quem que nem eu, tem além da ventuinha elétrica, tem a mecânica, quando bate agua pra dentro do cofre do motor espirra agua pra todo lado, sendo o distribuidor elevado ou não sem a devida proteção o bicho já para por ai.
Eu até hoje não tinha colocado o snorkel na tranqueira, por pensar que se a agua chegou no bocal do filtro de ar (o meu é de kombi a diesel e ta quase grudado na tampa do capô) eu to tão enrroscado que já parou de funcionar faz tempo...ehehehe. depois desta conveniente explicação entendi porque sempre que pego uma poça maior o bicho engasga pacas e morre, achei que fosse a vedação que estivesse indevida, com o snorkel ou puxando o ar da cabine isso se resolve em parte.
Concordo, não sei se acontece ou não.
Acredito que isso aconteça no 151 pq o coletor de escape está mto proximo à tomada de ar do Carburador, no BF isso não acontece se não me engano o carburador é do lado direito e o escapamento do lado direito.
Acho que o uso de alcool como combustivel (como é meu caso) piora esta situação, pois o alcool se mistura ao vapor ainda no coletor, sendo mais dificl queimar, alem de ele precisar de uma temperatura maior para queimar.
Bom dia prezado ! realmente no BF o carburador fica do lado direito e o escapamento do lado esquerdo, como você quiz dizer, muito interessante a sua explicação não havia imaginado que isso pudesse acontecer :pipoca: um abraço !
André Luiz Rossetim
14/05/2010, 13:11
André, mesmo sendo elevado o distribuidor, no caso de quem que nem eu, tem além da ventuinha elétrica, tem a mecânica, quando bate agua pra dentro do cofre do motor espirra agua pra todo lado, sendo o distribuidor elevado ou não sem a devida proteção o bicho já para por ai.
Bom...eu tenho a ventuinha mecanica, com distribuidor elevado, e depois que coloquei ignição eletronica nunca tive problema (de parar o carro) por causa de agua nos distribuidor.
A Brasilia tá andando bem heim....ela é toda original só com pneus ou tem alguma preparação...
zé dedão
14/05/2010, 17:35
^^^^^^
Desculpe o offtopic
4x4 offroad é Brasilia.
Na minha região tem em chevette 4x4 com rodão.
André Luiz Rossetim
14/05/2010, 18:25
A Brasilia tá andando bem heim....ela é toda original só com pneus ou tem alguma preparação...
Só o basico: motor a ar / carburado (torque) da kombi moderna - 1.7cc, no alcool, suspensão elevada (dianteira e traseira), redução nas pontas de eixo (da kombi antiga), relação de diferencial tbm encurtada. Anda junto com os Willys, Toyota, etc, com vantagens em terrenos com facões altos (não tem diferencial, e a suspensão é independente), apenas deixa a desejar em locais onde é necessario ir devagar (erosões) qdo tem q queimar um poko de embreagem, e tração dianteira é indispensavel.
Pablo.pinto2007
15/05/2010, 11:16
O meu motor que é AP fazia a mesma coisa de morrer com o tempo... só que andando normal, depopis de um tempo, batia na chave e ele pegava até uma certa distância aí morria de novo... depois de muito botar os neurônios pra trabalhar, descobri que se tirasse aquele suspiro que sai da tampa de válvulas para a mufla (entrada do carburador), o problema acabava, resultado, conclusão, o vapor de óleo quente, condesava na magueira do corta fogo, e por causa da temperatura condensava gotas de água dentro da mangueira e jogava direto no carburador... fazendo com que o motor falhasse e morresse log em seguida... há também outra explicação para a facilidade do ocorrido que é por que o meu motor é a álcool gerando assim aquela "borra" branca no óleo, ou seja, o álcool é hidratado, em contato com o óleo do cabeçote (parte desse alcool estava subindo na hora da queima para as válvulas, muito pouco), então era isso...
Ou seja, faz sentido o que o colega falou... hoje depois que fiz o motor, de novo, não me incomodei em colocar novamente a mangueira pro carburador.... até por que está muito bem assim... meu motor nunca falhou em água, já afogou (de tanto combustível)(de tanto pé pesado), mas nunca morreu... o isolamento que faço é somente com silicone... não coloco luva, nem panela de pressão... ou outras coisas... e minha bobina é do lado de fora, ou seja, no caixão do motor... tudo com silicone...
Ah! o Spray resolve temporariamente... depois ele evapora e o motor morre novamente.... o melhor depois do spray, pra não ter dor de cabeça na trilha porém provisório é encher de graxa...(vai dar um trabalhão pra limpar depois)(mas também não sou eu quem vai limpar!!!), isola, não deixando a água chegar onde não deveria, só lembrando encher de graxa, mas pelo lado de fora...ok?
Qualquer coisa estamos aí!
Abraços
Pablo
Rafaminc
17/05/2010, 08:57
O meu motor que é AP fazia a mesma coisa de morrer com o tempo... só que andando normal, depopis de um tempo, batia na chave e ele pegava até uma certa distância aí morria de novo... depois de muito botar os neurônios pra trabalhar, descobri que se tirasse aquele suspiro que sai da tampa de válvulas para a mufla (entrada do carburador), o problema acabava, resultado, conclusão, o vapor de óleo quente, condesava na magueira do corta fogo, e por causa da temperatura condensava gotas de água dentro da mangueira e jogava direto no carburador... fazendo com que o motor falhasse e morresse log em seguida... há também outra explicação para a facilidade do ocorrido que é por que o meu motor é a álcool gerando assim aquela "borra" branca no óleo, ou seja, o álcool é hidratado, em contato com o óleo do cabeçote (parte desse alcool estava subindo na hora da queima para as válvulas, muito pouco), então era isso...
Ou seja, faz sentido o que o colega falou... hoje depois que fiz o motor, de novo, não me incomodei em colocar novamente a mangueira pro carburador.... até por que está muito bem assim... meu motor nunca falhou em água, já afogou (de tanto combustível)(de tanto pé pesado), mas nunca morreu... o isolamento que faço é somente com silicone... não coloco luva, nem panela de pressão... ou outras coisas... e minha bobina é do lado de fora, ou seja, no caixão do motor... tudo com silicone...
Ah! o Spray resolve temporariamente... depois ele evapora e o motor morre novamente.... o melhor depois do spray, pra não ter dor de cabeça na trilha porém provisório é encher de graxa...(vai dar um trabalhão pra limpar depois)(mas também não sou eu quem vai limpar!!!), isola, não deixando a água chegar onde não deveria, só lembrando encher de graxa, mas pelo lado de fora...ok?
Qualquer coisa estamos aí!
Abraços
Pablo
Pablo, tive um Santana 2.0 a gasolina que estava igual ao seu (sem a mangueira). Resultado: com o tempo os gases foram carbonizando dentro do bloco e entupiu as galerias de óleo detonando todo o virabrequim/casquilhos.
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