Conectar

Ver Versão Completa : Medidas Radiador Opala 4cc

ojaneri
01/03/2005, 17:39
Sei que Opala não é 4x4, mas alguem teria as medidas do radiador dele (4cc - o de metal), e se der, a litragem? É que talvez o mesmo caiba no cofre do Samuca e gostaria de saber para ver se daria pra adaptar para resfriar o AP 1.8.

OBS: Aproveitando o topico, se alguem conhecer alguem que faça radiador sob medida, favor me mande o contato!

Obrigado!

hugo.morais
01/03/2005, 19:44
Osvaldo,

A medida do opala eu não sei. Mas quanto a fazer radiador sob medida é fácil... qq cara que mexa com radiador faz. Pega uma radiador de Willys, compra a colmeia do Mercedes 1113 de 5 tubos e manda o cara cortar e fazer o radiador do tamanho que vc quizer.

Agora, seu samuka deve estar esquentando, certo? Tive um CJ3A com motor AP 1.8 a álcool, com pistons KS forjados, comando do GTS, cabeçote rebaixado em 2mm com taxa de compressão de 13:1 e carburador 2E "mexido" . O radiador que eu usava era o do Gol bola (alumínio) com sistema selado e eletro-ventilador do próprio gol bola com o cebolão do chevette (75º) e meu carro não esquentava de jeito nenhum (usava ele pra fazer trilhas e jeepcross).

Diz ai qual é o radiador que vc está usando e a configuração do teu motor que podemos sugerir outras opções pra vc....

[ ]s

ojaneri
01/03/2005, 22:16
Osvaldo,

A medida do opala eu não sei. Mas quanto a fazer radiador sob medida é fácil... qq cara que mexa com radiador faz. Pega uma radiador de Willys, compra a colmeia do Mercedes 1113 de 5 tubos e manda o cara cortar e fazer o radiador do tamanho que vc quizer.

Agora, seu samuka deve estar esquentando, certo? Tive um CJ3A com motor AP 1.8 a álcool, com pistons KS forjados, comando do GTS, cabeçote rebaixado em 2mm com taxa de compressão de 13:1 e carburador 2E "mexido" . O radiador que eu usava era o do Gol bola (alumínio) com sistema selado e eletro-ventilador do próprio gol bola com o cebolão do chevette (75º) e meu carro não esquentava de jeito nenhum (usava ele pra fazer trilhas e jeepcross).

Diz ai qual é o radiador que vc está usando e a configuração do teu motor que podemos sugerir outras opções pra vc....

[ ]s

Oi Hugo,

Valeu pelas dicas. A minha config atual é um AP 1.8 a alcool original, com carburador 2E original também. E o radiador que eu uso é o do Gol AP 1.6 com eletro-ventilador do Tempra (bem mais forte que o original do Gol), vaso de expansão, sistema selado, água com aditivo e cebolao 75o, uma configuracao bem parecida com a sua, mas que quando exigido, principalmente nas dunas, o carro esquenta.

O carro nao esquentava mesmo em uso pesado? Pois o Jeep é mais pesado que o Samuca, sera que tenho algum problema no motor?

hugo.morais
02/03/2005, 09:28
Osvaldo,

Logo no começo o carro esquentava bem, até que eu tive de fazer o motor :shock: Depois que fiz o motor o carro sempre trabalhou gelado, apesar de todas as modificações e tmb uma limpeza no radiador.

Seu carro tem válvula termostática? Ela pode não estar abrindo direito e por isso o carro esquenta. Já verificou se motor não está fora de ponto? Motor fora de tempo tmb faz o carro esquentar.... No meu CJ eu fiz várias trilhas e competições de Jeepcross e ele nunca esquentou depois da retífica do motor. Seu radiador está limpo e varetado? Quando ele esquenta o radiador fica quente como um todo (parte de cima e parte de baixo?

[ ]s

hugo.morais
02/03/2005, 09:29
Esqueci de mencionar o seguinte...

Na minha camper estava com esse problema desde que turbinei o motor dela (toyota 14B) No uso normal o carro não esquentava, mas bastava pisar na estrada durante algum tempo que a temperatura subia. Resolvi o problema trocando a colmeia pela do caminhão D60 e adaptando as saídas de ar do caminhão volvo (Troller) no capô (R$ 25,00 cada na autorizada volvo :D)

Resumindo, verifique se seu radiador não está entupido, verifique se existe a válvula termostática e se ela está boa, ponto do motor. Se tudo isso estiver ok, vc pode pensar am adaptar a grade do troller no capô, a idéia aqui é melhorar a saída od ar quente do cofre do motor e na pior das hipóteses fica com um visual bem agressivo :D Por último vc pode verificar se tem alguma coisa errada no seu cabeçote :?

[ ]s,

hugo.morais
02/03/2005, 09:30
Osvaldo,

Outra coisa que me lembrei... Vc tem alguma conhecido com uma mecânica parecida com a sua? Eles têm o mesmo problema que vc nas dunas?

[ ]s,

ojaneri
02/03/2005, 09:50
Oi Hugo,

Valeu novamente pelas dicas.

Quanto a valvula termoestatica, o motor esta sem. O radiador pelo que observei aquece todo, e chega cerca de 110o nos dois relogios de temp de água que tenho.

Quanto a saida de ar, acho que nao resolverá, e nao, nao conheco com configuração parecida.

É capaz entao de ser o cabeçote. O que poderia ser no cabeçote, ele tando empenado, entupido? Lembro que comprei o motor recem-retificado.

Valeu.