Ver Versão Completa : Comunicação em um comboio de veículos
ramalho-vitoria
10/05/2010, 06:51
Prezados parceiros,
Sou leigo no assunto,mas em novembro iremos fazer uma expedição a Ushuaia e outros lugares e haverá necessidade de comunicação entre os veículos.
Me falaram em utilizar radios PY portáteis pois em principio os veículos náo iriam se afastar muito uns dos outros.
Provavelemente esse tema já deve ter sido abordado nesta seção, mas gostaria de uma orientação.
No aguardo.
Ramalho,
Use o PY base, mehor no sinal, não precisa se preocupar com bateria e vc fala e ouve MUITO melhor.
Um PY base tem no mínimo 50W depotência contra 5w ou 7 w do HT, nem pense nessa possibilidade....
Em Sampa usamos a frequência 146.450MHz que é da Pavani Adventure, Garagem 4x4 e Mud Club de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná....
Abraço!
Pavani
Maurício Fernandes
10/05/2010, 20:33
Ramalho, Um avez estávamos em comboio e o último jipe quebrou (estourou o pneu). Ele tinha um HT e ninguém ouviu nada. Ficou na mão até descobrirmos porque sumiu.
Ramalho, Um avez estávamos em comboio e o último jipe quebrou (estourou o pneu). Ele tinha um HT e ninguém ouviu nada. Ficou na mão até descobrirmos porque sumiu.
Já foi falado em outros tantos tópicos.
Alimentação: A maioria dos HT tem adaptador para 12V (acendedor de cigarro). Além de funcionar o rádio, carrega a bateria.
Antena: Pode ser usada antena externa, com base magnética colocada fora do veículo.
A grande massa metálica do carro, pode servir como barreira ao sinal de um antena que estiver dentro do mesmo. Pode ser essa a razão da não comunicação do veículo em pane.
Comodidade: Usando um microfone externo para o HT, é possível colocá-lo num lugar fora do caminho, e falar de maneira cômoda.
É também possível ligar a saída de fone de ouvido a um alto-falante melhorando o áudio.
Além disso, numa parada, dá liberdade aos membros do grupo se afastarem além do alcance visual e ainda manterem o contato, bastando desconectar o HT do acendedor e da antena.
No entanto, numa situação de emergência grave, nem o HT nem o VHF móvel são garantias de comunicação. Para essas situações, um telefone por satélite ou rádio HF e antena dipolo em configuração NVIS. Nesses casos, como o mais provável é haver um radioamador classe C, as frequencias a ser usadas são de 3.5 e 28MHz. (80 e 10m). No entanto não há possibilidade de NVIS em 10m. Só em 80 e 40.
NO mais, para comunicação em Comboio, PX dá muito bem. Só tem o problema do ruído, inerente ao AM.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.