PDA

Ver Versão Completa : Adaptação de Intercooler



Caio
01/03/2005, 17:26
Pessoal,

Será que é possivel fazer uma adaptação de um intercooler no lugar desse trocador de calor (tubagem)????

Já vi o da Maxcooler no site deles, as fotos de instalação são bem detalhadas mostrando a qualidade do serviço.
O único porem é a posição, do ponto de vista de refrigeração é perfeito, muito bem posicionado tendo ar de impacto até em baixas velocidades.
Só que fica muito exposto, para se ter uma ideia aquela lata da minha está bem amassada, dei uma encostada em outra picape na estrada e o gancho do reboque foi em cheio ali.

Mesmo não tendo uma área boa de contato só de passar por um radiador não teria uma redução na temperatura???
Quanto abaixa a temperatura normalmente????

A minha ideia é posicionar um radiador no lugar da tubagem que faz o cruzamento das mangueiras.

Luca
01/03/2005, 19:48
Caio,
Penso que seja possível, sim. Porém pode ficar meio apertado. Não é somente o espaço do intercooler estático, mas dele mais o motor oscilando. Sabe aquelas arrancadas brabas que vc dá, de vez em quando? E depois tira o pé, reduzindo fortemente? O motor oscila pesadamente de um lado para outro. Se tivesse a colméia, ela iria junto, exigindo mais espaço do que o simplesmente necessário para a instalação estática. Além disso, para funcionar, o intercooler tem que ter fluxo de ar através da colméia. Isso implica na abertura de uma passagem de ar através do capô da sua Toyota. Tá a fim? :(
Antes de tudo, eu falaria com o pessoal da MaxCooler, se é que vc já não falou. Talvez eles já tenham tentado esta solução.
[]´s

Abe
02/03/2005, 07:56
Prezado Caio, andei vendo o site do MaxCooler e será que não é possível instalar o kit do Mitsubishi? Aqui no Japão tenho um Nissan Terrano ll que o intercooler fica em cima do motor e tem uma entrada de ar no capô semelhante a que aparece no site do MaxCooler. Acredito que a Hilux tenha espaço suficiente entre o motor e o capô, pois os turbo-intercooler de fabrica, todos tem em cima do motor e uma abertura no capô. Abraços!!!

Caio
02/03/2005, 07:59
Não tinha pensado na oscilação, essa peça é fixada nos parafusos da tampa do cabeçote. Tive que colocar uns coxins de borracha, pois quebrei um parafuso desses dentro do bloco :x :x
No caso o problema seria a altura do radiador,a minha duvida é o rendimento, pois o radiador é pequeno.
O da Maxcooler pega toda saia da frente, ou seja, tem bastante area de contato para trocar calor.
Tem que valer a pena em termos de potencia pois como vc escreveu tem que recortar o capo.
Vou ver se consigo tirar umas fotos das L-200, mas pelo jeito a alimentação não é cruzada e o radiador deve ter a entrada e saida do mesmo lado. (Cadê o Everton JR????)

[ ]´s

Luca
02/03/2005, 11:59
... pois os turbo-intercooler de fabrica, todos tem em cima do motor e uma abertura no capô.

Abe,

Sempre tive curiosidade de ver uma instalação destas, de fábrica. Vi algumas Hilux, no Chile, modelos até 1.997, que eram turbinadas "de fábrica". Mas não consegui conversar com o dono, nem ver o equipamento. Você teria fotos ou indicação de sites que mostram estas Hilux Turbo?
[]´s

Abe
03/03/2005, 08:15
Prezado Caio. Fotos não tenho no momento e alguns sites que verifiquei não mostra muitos detalhes do motor. Se você quiser posso procurar na revendedora de um conhecido meu e se tiver posso tirar umas fotos e se preferir posso te enviar uns catálagos da Hilux(só que em japonês). Caso queira me passe o seu endereço por e-mail e o ano e modelo da hilux que você possui pra ver se acho um igual. Abraços!!!

Caio
03/03/2005, 10:12
Obrigado Abe,

se possivel mande as fotos pelo Forum assim mais gente pode compartilhar do material.
Mandei um e-mail para o pessoal da Maxcooler www.intercooler.com.br com as nossas dúvidas e pedi para eles participarem da discussão aqui, vamos aguardar uma resposta.

Valeu!!!

Abe
05/03/2005, 11:00
Alô, pessoal!! Hoje estive procurando uma Hilux cab.dupla por aqui e fui até uma concessionária para obter informações e o gerente disse-me que se encerrou a produção no ano passado e será difícil encontrar uma,pois a produção sempre foi pouca e maioria está nas mãos de empresas que o ultilizam como veículo de carga mesmo e poucos o tem em particular. Os usados devido a pouca aceitação no mercado japones é exportado para os Países vizinhos. Depois tirei essas fotos da Hilux de um amigo meu: