Ver Versão Completa : Problema no feixe do Samurai não desaparece.
Olá Pessoal !!!
Meu samurai tem um problema que estou passando a dar mais atenção agora depois que percebi ter a reincidência do mesmo sempre na traseira.
A mola mestra traseira direita (caroneiro) ja foi substituída 2 vezes e continua se deformando, enquanto que a do lado do motorista nada sofre.
A primeira vez quebrei uma mola mestra traseira não lembro o lado, foi substituída o par por molas de CJ. Depois de 1 ano e meio usando em trilha e no dia-a-dia quebrou a mestra do motorista, substitui e percebi a do outro lado baixa e deformada, verifiquei a 2ª lâmina quebrada, onde substitui a mestra que estava deformada e a quebrada. Mais em pouco tempo a mola mestra ja está deformada, ta virada num chapéu velho, enquanto a do lado do motorista está normal.
Alguém faz idéia do que pode estar acontecendo ???
Abraços pessoal
passa mais detalhes do seu carro... tamanho dos jumelos? tá spoado? etc..
Daew Fabil, blz ?!
Pneus 235/70 R15 p/ asfalto e 215/80 R16 p/ trilha com Jumelos longos (coisa do antigo dono), o restante original, não ta spoado "ainda". Não carrego peso nele, geralmente ando sozinho.
Quantas molas tu tem na suspesão traseira do samuca?
Pode ser que tem poucas molas, fazendo que o eixo impinar a ponta quando arranca.. Se voce fizer o teste, arrancando e olhando para o eixo voce vai ver que ele deve estar querendo impinar.. Ou a mola é muito ruim, ou tem poucas molas..
No meu samurai eu usava 3 mola na traseira.. acontecia isso que eu ti falei.. mas não deformava a mola desse jeito que tu falo.. resolvi colocando mais uma mola.. Como eu passei as molas por cima do eixo eu havia tirado uma para ele baixar um pouco, pois tinha ficado muito alto..
Faz o teste que pode ser isso aí..
Faloou
Opa, blz Maicon ?!
Tenho 4 molas no feixe, tb ja pensei nisso que vc falou de ameaçar girar o eixo. Porém Uma vez que foi trocada a mola por outra nova, a tendência seria deformar a mais velha, o que não ocorre, a velha continua normal, e a nova é que se deforma rapidamente.
Abraço
Voce tem apenas uma mola que vai do chassi até o jumelo? ou são duas? Uma é a mestre e tem outra que envolve a mestre..
Bom seria ver o qq acontece por foto.. Tenta tirar alguma fotos do feixe completo..
Mas to achando que essa mola que estão colocando é muito fraquinha..
Valeeu
JEFFCATUNDA
12/05/2010, 10:23
Existe alguma coisa que fale sobre a adequação de molas? ou podemos colocar qualquer uma com qualquer uma?
andre veiga
12/05/2010, 13:01
O meu samurai tem 4 molas no feixe mais uma que fica invertida, q. pelo que pude saber era apenas para não quebrar nenhuma em caso de muita torção do feixe.
O carro é duro feito....
Me disseram uma vez para pegar a 4a mola e inverter o sentido = à 5a, mas também disseram que isso facilitaria MUITO a quebra em trilhas...
Não fiz, nunca quebrou, mas haja coluna e saúde para 1 dia de trilha.
Essa é a minha - pouca - experiência, mas vou acompanhar o tópico de perto e se alguém tiver uma solução acho que não seremos os únicos a tentar. hehe
Olá pessoal, agradeço pela atenção ao tópico.
Pretendo tirar fotos e colocar aqui pra mostrar o que está acontecendo.
Maicon, tenho a 2ª mola que a ponta contorna o olhal somente nos feixes da frente, atrás são apenas lâminas retas simples mesmo, exceto a última que é virada como foi mencionado.
Abraços
Olá pessoal !!!
Descobri que meu problema é axle wrap, acho que é isso que se diz. Eu ja andava desconfiado e solicitei que um colega observasse o diferencial quando eu arrancava um pouco mais forte, e realmente a ponta do diferencial levanta querendo girar.
Como solução temporária refiz o arco das molas e adicionei uma lâmina de reforço, pois irei fazer spoa e trocar por molas de toyota na traseira.
De qualquer maneira gostaria de saber o que faz isso acontecer sendo que as rodas que ele recebe é 215/80 R16 e 235/70 R15, ou seja, não são tão grandes ?? Isso pode acontecer depois com as molas de toyota na traseira com spoa ??
Abraços
Eduardo Teixeira
18/06/2010, 18:01
Oi Kbca, isso que vc falou acontece sim axle wrap.... e vc tem solução para resolver esse problema adicionando braços longitudinais.
vc realmente quer fazer SPOA no seu samuca ??? eu tenho o meu a 7 anos e faço bastante trilha pesada e tenho ainda meus feixes por debaixo do eixo (SPUA)... e não acrescentei nenhuma lamina a mais para não ficar mais duro que o original... só pequenas mudanças de amortecedor e jumelos articulados. Mas logico que ja arqueei e ja quebrei molas mestres.... senão me falha a memoria quebrei 3 mestres.
Penso sim em alterar os feixes mestre por feixes maiores (ou mais longos), passando os originais traseiros pra frente e colocando maiores na traseira (ainda não descidi qual), para ganhar um pouco de altura e mais curso na abertura.
Afinal, uso meu samuca para viajar e no dia a dia, e nos fds para trilhas e muitas trilhas... hehehehe.
olha esse link aqui no forum mesmo e aprenda um pouco mais....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3493
só por curiosidade, motor, cambio e t-case ORIGINAIS ???
Abraços
Olá Eduardo !!!
Poisé, a solução eu ja tinha visto através de pesquisas, inclusive esse link, hehe.
O problema existia desde quando tinha o motor e caixa original, hoje tenho AP 1.6 + Chevette 4 marchas com T-case original. Acredito que esteja acontecendo pq meu feixe ja não está mais valendo uma rosca, hehehe.
Vou esperar pra SPOA e colocar molas de toyota na traseira pra ver o que acontece, se continuar com Axle Wrap aí sim, terei que partir para o braço longitudinal.
Abraço
Eduardo Teixeira
19/06/2010, 11:10
Kbca, eu já faria o braço longitudinal ao mesmo tempo que fizer o SPOA, para não perder tempo, pq com esse conjunto vc pode ter certeza que continuará o problema, pois com SPOA o problema se agrava.
Não vai esperar quebrar para depois consertar... previne logo que fica mais barato e mais seguro !!!
Dá uma olhada nesses links... tem muita informação boa.
http://www.zookpower.ca/forums/showthread.php?t=8185
http://www.youtube.com/watch?v=Ef6lTenmPUo
http://www.youtube.com/watch?v=Hv6HZVv4GUo&feature=related
http://forum.difflock.com/viewtopic.php?t=14699&highlight=axle+wrap
Valeu...
fabiano carraro
26/06/2010, 10:50
Olá pessoal !!!
Descobri que meu problema é axle wrap, acho que é isso que se diz. Eu ja andava desconfiado e solicitei que um colega observasse o diferencial quando eu arrancava um pouco mais forte, e realmente a ponta do diferencial levanta querendo girar.
Como solução temporária refiz o arco das molas e adicionei uma lâmina de reforço, pois irei fazer spoa e trocar por molas de toyota na traseira.
De qualquer maneira gostaria de saber o que faz isso acontecer sendo que as rodas que ele recebe é 215/80 R16 e 235/70 R15, ou seja, não são tão grandes ?? Isso pode acontecer depois com as molas de toyota na traseira com spoa ??
Abraçosdesculpe a intromissao no topico de vçs ,mas estou fazendo um SAMURAI aq na oficina.....
que tambem estava com as molas fracas.......
me pediram pra colocar as da TOY tambem.....
só que eu estou tentando me convencer de que:
Molas de toy sao muito largas, grossas, e rigídas pois sao pra um veiculo de mais de mais de 2ton.
se colocar apenas 2 ainda assim elas seram muito largas e nao darao torçao suficiente a carroceria do veiculo.....
tentei imaginar uma base(carretinha por exemplo) com 2m quadrados ,e colocando esta base sobre duas pequenas laminas afstadas em 1M de altura(os feixes em seus jumelos).....
IMAGINEI COM SE COMPORTARIA AS LAMINAS SE ELAS TIVESSEM APENAS 0,5CM E DEPOIS 10CM de largura.......
quanto maior as laminas menor seria a torçao da base certo?
quanto maior a espessura menor a torçao da base tambem certo?
quanto mais rigida a composiçao do aço menor a torçao tambem certo?
ou seja nao estou convencido de que feixes de TOY em CJTAS,SAMURAIS,ETC sao opçao viavel pra quem quer fazer trilhas ,pois sao excessivamente fortes.
Se os feixes forem muito longos mas tambem muito rigidos,largos e de composiçao muito firme ,eles estaram distribuindo muito o peso do veiculo ao seu centro e terao ainda mais força pra segurar o que estiver sobre eles....
a menos que conseguissemos colocar feixes com no minimo o triplo do comprimento do carro.:putz:
Entao este seria o motivo do qual nao estou pensando em usar tal molas e sim outras de carga mais fraca.....:dance:
as do CJ sao mais compridas e cabem embaixo do samuquinha,podem ser usadas em menor quantidade do que no cj....
e tem tambem as molas trazeiras das rural e f 75 do ano de 70> que sao mais largas e compridas tambem.....
Acho que estas molas da F-75 com seus olhais refeitos pra medida dos SAMURAIS e cjs FICARIAM EXCELENTES
deixariam o carro estavel e com excelente torçao sem falar em conforto que tambem seria melhor.:pipoca:
o que acham da ideia?
Ps:Na minha opniao ,hoje nao tem mais como fazer SPOA sem utilizar uma traction bar,a menos que o cara queira voltar pra casa a pé ou ficar se desesperando em qualquer erosaozinha por que vai tombar :concordo:
Alexandre X
26/06/2010, 16:22
Concordo com tudo que vc disse.
Acertar as molas do samurai e quase uma arte. Os samurai no tempo do rc usavam molas de rural com menos laminas e torciam uma barbaridade.
Eu ja usei a combinacao de molas traseiras na dianteira com molas dianteiras de band na traseira (3 laminas), usei molas towner traseiras na dianteira com molas dianteiras de band na traseira. O primeiro ficou confortavel e torcia animal mas moeu os eixos da band mesmo com barra de tracao. Tentei repetir a receita e comprei as molas da FF molas, nao sei se tem diferenca de ano mas ficou um lixo. Uma volta no quarteirao era suficiente para ter hemorragia interna de tao duro.
Agora resolvi comprar molas pelo K, vou testar umas molas de Wrangler YJ com 2.5" de lift.
Um dia acho que chego na receita ideal...