Conectar

Ver Versão Completa : Radiador do Niva !!!



jojotinha
01/03/2005, 15:40
Meu radiador foi destruido numa trilha.....E agora...? É verdade que o do Corsa dá para adaptar..? :roll: :roll:

Edintruder
06/03/2005, 01:27
Tira ele e leva numa oficina que conserte radiadores. Existem várias. Se não tiver conseto leva numa loja e olha os modelos com tamanho e pontos de fixação semelhantes. Dá prioridade ao tamanho "área da colméia" e espessura, quanto à fixação dá para ajustar numa boa com uma boa "gambiarra"! ehehe

braszil
06/03/2005, 23:27
Nao faça isso gambiarra em 4x4 so vai te trazer problemas no futuro. procure alguem que possa instalar um mesmo que tenha que fazer algum tipo de modificaçao. O BARATO SEMPRE SAI CARO E NA HORA ERRADA :wink:

ANDRÉ PEIXOTO
05/10/2005, 23:15
Nessa historia de desmontar o meu Niva, acabei tirando fora também o radiador. Tinha até borboleta morta e ressecada agarrada nas colméias - todas enferrrujadas por sinal. Eu achei que poderia meter uma escova de aço e deixar no prateado novamente, mas graças ao alerta do camarada Cavalcante, evitei essa trajédia. Será que dá para ao menos passar uma tinta prateada para dar um acabamento melhor?
Estou tentando ver a possibilidade de substituir toda a colméia por uma nova sob medida. mas ainda não sei quantas latinhas vai custar.
No site do Natal, a adaptação do radiador do corsa. Alguém tem outra sugestão ou idéia de preço para tal adaptação?
E a tinta, resolveria (meu radiador, não está vazando - só está feio e cheio de ferrugem - algumas varetas estão podres.)

bruno_
05/10/2005, 23:51
Não tenho certeza mas acho que a tinta pode atrapalhar um pouco a troca de calor?

christian govastki
06/10/2005, 12:08
André, leva seu radiador numa loja especializada para uma limpeza interna (varetagem) profunda, o cara já vai dar uma revisada, ver se precisa de alguma solda e vai dar uma mão de tinta nele para ficar bonito, não deve custar muito caro.

Só mexa no radiador se tiver necessidade...

ANDRÉ PEIXOTO
06/10/2005, 23:02
Amigo Christian. Foi transmissaõ de pensamento. Hj a tarde eu deixei o radiador e o radiadorzinho (do ar quente) para o meca (especialista em radiadores) dar uma geral (limpeza interna completa, com desemtupimento das varestas, lixamento da carcaça externa e pintura da lateral). Só a colméia que o cara disse que não tinha jeito. Mas então eu tive uma idéia e o próprio cara ficou entusiamado: Amanhã, quando pegar ele de volta, vou dar uma fina escovada na colméia externa e depois pincelar sutilmente o Ferrox (TF7 similar). depois de seco, vou usar um spray cor aluminio da Colorgin para altas temperaturas (até 600°C). Vai ficar com cara de novo e limpinho por dentro.
Ai Manfredi! Não perca tempo e dasarma seu radiador também! :concordo: Você vai ver quanto cáca vai sair das borrachas.
O meca me cobrou 50L pelo radiador grande e 25L para a limpeza do pequeno também.
Agora tô quebrando a cabeça com a válvula do ar quente. MAS ISSO EU VOU ABRIR UM NOVO TÓPICO PARA NOSSOS COMENTS.
Abração galera! (Christian, mais uma vez, Thanks - Que a Nossa Senhora dos Niveiros Desamparados te guie, meu amigo :concordo: :concordo: :concordo: )

MANFREDI
07/10/2005, 09:28
Quando chegar com a reforma na frente do carro ia mesmo dar uma geral no radiador.

Quanto ao ar quente, vou ver como esta neste findi.

Grande abraço

christian govastki
07/10/2005, 22:38
Qual foi o problema com a colméia? Ele não conseguiu recuperar os amassados? Se não forem excessivos não tem grande problema.

Então a dica para você pintar o radiador é a seguinte, esquenta o radiador para pintar com a tinta de alta temperatura, assim a pintura resiste mais tempo (dica passada por um amigo que tem moto...)

Tem um produto da bardal, o tal limpa-radiadores que funciona muito bem, a água do meu sempre saia fanta-laranja, depois que usei o produto, mais a proporção correta do aditivo a água permanece azul....

Um dia recupero o meu radiador interno do ar quente, pois em Bsb, quando esfria é para valer (embora só o que irradia pela transmissão já dê para o gasto...)

ANDRÉ PEIXOTO
08/10/2005, 01:14
Christian, meu radiador está só com as colméias enferrujadas. Em várias partes tem podres. Se eu passar uma escova de aço, acaba se esfacelando. Hj a tarde o meu ficou pronto e amanha bem cedo vou pintar (só a parte da frente) e colocar para funcionar. Minha preocupação é com a agua residual que ainda está dentro do motor - provavelmente fanta laranja... O meca me ensinou uma dica de colocar uma mangueira na entrada do motor e abrir a agua, e colocar ele para funcionar. Automaticamente, vai sair a agua velha. basta 2 minutos +-. Ai então vou remontar tudo. Consegui arrumar um outro reservatório usado de niva. Lavei bem e está bem melhor. Comprei 2 litros daquele liquido azul. E ai vai a pergunta: QUAL É A PROPORÇÃO QUE DEVO USAR. Minha vontade era colocar ele puro direto - mas já me avisaram que não pode ser assim. Disseram que preciso colocar uma parte em agua. Alguém pode ajudar ai dizendo qual a melhor proporção?

christian govastki
08/10/2005, 02:17
Camarada, se a sua colméia está ruim, ou seja a ferrugem já está quase furando é melhor trocar logo, ou o cara já solda para você onde for necessário. Se tiver como o cara já troca para vc, acho melhor. Como o radiador do Nivão é de ferro dá para moldar um que sirva no lugar.

Para limpar o bloco você tem que deixar a água circular até que ela saia limpa, tente usar o limpa-radiadores, eu usei e gostei. Para facilitar o serviço tira a termostática durante a limpeza (depois recoloca tá...)

o manual da lada manda diluir na proporção recomendada pelo fabricante do aditivo, dá uma olhada, tem uns que são diluidos e outros que são puros. o volume do sistema (incluso o sistema de aquecimento: 10,7L)

A Ford recomenda 40/60% aditivo/água.

ANDRÉ PEIXOTO
09/10/2005, 21:39
Acho que resolvi o problema do radiador. Depois de ter voltado do meca que fez uma super limpeza geral, inclusive das varetas, eu passei um ferrox nas colméias e depois um spray colorgyn aluminio para alta temperatura. Ficou bonito, hein! O meca me ofereceu colocar uma nova colméia por 300L, mas eu queria mesmo era uma de aluminio. :?
Aproveitei troquei todas as mangueiras e borrachas. Ainda não coloquei o liquido azul, pois não sei a medida proporcional entre esse aditivo e a agua, mas já coloquei o bardal Rad para rodar por 1 semana. Na quarta feira vou drenar toda a água novamente e meter o liquido azul.
Tô pretendendo colocar 2 litros do aditivo azul Maxicooler e o restante com água.
abraços a todos.

emtsuhako
10/07/2007, 09:45
Camaradas, ressuscitando este tópico para relatar o ocorrido e alertar os demais colegas... final de semana que passou resolvi colocar aditivo no radiador, pois desde que peguei meu russinho ele andava sem o aditivo... pois bem, no canto inferior direito do radiador, lado voltado para o motor, tem um ponto de drenagem para retirar a água... abri todas as tampas (reservatório e radiador), peguei uma chave de boca (acho que n°13) e lá fui eu retirar o bujão (parafuso)... para minha surpresa, mal encostei na cabecinha... ui... do bujão e ela simplesmente soltou!!! Olhei pasmo praquilo e vi que o corpo do bujão simplesmente havia desintegrado!!! Logo que a cabecinha... ui... do parafuso saiu, a água começou a vazar... Com certeza não colocaram um parafuso inox, mas o engraçado é que o parafuso é original de fábrica (pelo desenho na cabecinha... ui... foi possível constatar isso). Incrível que a pressão não tenha arrancado esse parafuso antes. Comprei outro parafuso, 3/8", inox, e uma arruela de borracha (o original é uma arruela de metal, mas como era Domingo, tive que improvisar). Próximo final de semana vou comprar um arruela de metal e tirar a de borracha... se não vazar, vou adicionar o aditivo e espero não ter mais surpresas como essa...

Jonatars
10/07/2007, 22:21
Camarada, já ouvi um relato, não lembro quem nem onde que tentou tirar esse parafuso e ele simplesmente esfarelou, ficando só a cabeça (isso tá meio estranho!), e o tal disse que somente o original servia e coisa e tal, como to querendo mexer com isso, pergunto ao amigo se esse parafuso que colocou deu certo, pois no meu, só de colocar a chave perto, ele já ameaça se desintegrar, deve tá só o osso!

emtsuhako
11/07/2007, 07:50
Jonatars, o parafuso que coloquei se encaixou perfeitamente na rosca... opsss... rsrsrs... compre o que eu indiquei... 3/8", inox... mais uma arruela de metal para servir como anel de vedação... Eu coloquei uma arruela de borracha provisoriamente, pois era Domingo e não achei nas lojas que estavam abertas... a de borracha resseca com o tempo.

Marcelo J Manente
08/12/2010, 16:06
Pergunta para quem tem Niva 95.

Onde fica o cebolão/cebolinha que mede a temperatura do Niva deste ano?
Pergunto isto pq no meu tá uma gambi que dá medo.
Foi tirada a válvula termostática e num cano que ficou sem uso colocou-se na ponta um medidor de temp. (cebolão), veja a foto abaixo.
Outra coisa, o radiador está bem ruim, tem até remendos que parecem ser de durepoxi.
Se não tiver conserto o que vocês me sugerem?

Abraços.

BACALHAU
08/12/2010, 16:43
... e num cano que ficou sem uso colocou-se na ponta um medidor de temp. (cebolão), veja a foto abaixo.
...


Que, diga-se de passagem, só "sente" a temperatura da água que está estagnada ali e não a que circula no motor. Ou seja, não serve de nada.

Quanto ao radiador, como eu sei que o "xoxotinha" não deve estar mais interessado no radiador, até porque aquela mensagem de 2005 foi sua primeira e última aqui no Fórum, vai nessa oferta do Flugencio que "tá barato prá caramba". A Sarancar que se cuide. :mrgreen:

BACALHAU
08/12/2010, 16:53
Em relação ao local original do cebolão dos NIVAs 95, quem poderia dar uma resposta precisa a esse respeito está suspenso, mas, eu colocaria um cebolão na mangueira de saída de água do motor.

Marcelo J Manente
09/12/2010, 22:00
Dei uma olhada na Sarancar e não achei o sensor de temperatura do Niva 95.
Será que só se acha no exterior?

Abraços.

junior7l
23/07/2012, 18:22
Tive a infeliz idéia de tentar atravessar um córrego correndo durante uma trilha mas não fui muito bem sucedido, o radiador com o impacto frontal se soltou do suporte e consequentemente a hélice e ele se desentenderam, resultado uma hélice destruída e um radiador com um rombo na colméia vazando água pra todo lado.....na tentativa de recuperar o radiador seria necessário isolar grande parte dos dutos, quase 20% o que achei inviável, reconstruir o novo radiador R$400,00, então resolvi adaptar um radiador de carro nacional tentando diversos modelos os que menos necessitam alterações foram o da Fiorino, do Corsa, Escorte europeu, e Uno (Radiador modelo grande), sendo necessário reposicionar o apoio e 4 furações na lata perto da grade e claro a confecção de novas mangueiras com as dobras necessárias e com a vantagem que o radiador do Uno já vem com o reservatório anexado a lateral, área de ventilação maior.A hélice também será trocada por uma maior e com maior número de pás da chevrolet Vectra eu acho.
Dúvidas, alguém sabe qual a temperatura trabalha o motor do Uno e do Niva (Diferença), a pressão necessária para a circulação de água e acionamento da termostática sofrerá alterações?
Adaptação ainda em andamento, futuramente coloco os resultados, e Ah preço do radiador do Uno em um desmanche legalizado, R$100,00 com a tampa e o cebolão!
Aguardo sugestões.

360446

Flugêncio
23/07/2012, 20:26
Eu colocaria um de Santana com ar, vai ter que alongar os mangotes mesmo.

simtesch
15/02/2013, 12:43
Olá Amigos Niveiros,
Estou em busca de informações sobre os possíveis " radiadores" que possam ser adaptados no Niva, o meu radiador original acho que não tem reforma.Gostaria da ajuda dos camaradas!!!!De preferência algum modelo que não altere tanta coisa, que eu mesmo possa instalar, sem muita complicação!!!!
Estou no aguardo de sugestões!!!

Att,
Roland

junior7l
21/02/2013, 16:35
Dei perda total em um radiador em uma trilha e depois de procurar ou reformar o do Niva optei por adaptar o radiador do UNO que já vem com reservatório de água na lateral, o tamanho é compatível,( só perde o lugar de ligar com a manivela, q nunca usei mesmo) a colméia é maior e o Niva agora raramente passa dos 90ºC, as mangueiras foram trocadas tb, só procurar em casa de peças algumas q se assemelhem ao desenho, agora só falta adicionar a ventuinha elétrica se achar necessário. se precisar de mais detalhes ou fotos me mhttp://img2.mlstatic.com/radiador-uno-premio-15-8789_MLB-O-180142463_3264.jpg (http://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=images&cd=&cad=rja&docid=RcVUPBotWSBT9M&tbnid=-xmm_4lbGGHN3M:&ved=0CAUQjRw&url=http%3A%2F%2Fproduto.mercadolivre.com.br%2FMLB-456351757-radiador-uno-premio-15-8789-_JM&ei=fnYmUZiAH5Ok8gSdsIDYDQ&bvm=bv.42661473,d.dmQ&psig=AFQjCNH9wA4Gcbk0FobsPOpN3C0YsvkW9Q&ust=1361561584009714)ande um e-mail

jnr7l@yahoo.com.br

Flugêncio
21/02/2013, 20:39
Amanhã posto fotos de um de Santana adaptado no Niva.

Flugêncio
22/02/2013, 13:22
Fotos da adaptação de um radiador do VW Santana 2.0 com ar, no LADA Niva.396456396448396449396454396451396452396453396 455

Cristiano Leal
30/09/2019, 14:35
Estou fazendo esta adaptação.
Mas as mangueiras forma usadas de qual carro?
Tem as medidas?

Lázaro silva
21/10/2024, 22:21
Gostaria de ajuda pra adaptar um radiador em um lada Niva. Alguém que poderia me dá umas ideias de algum radiador pra adaptar?