PDA

Ver Versão Completa : Chapa de ônibus no Jeep.

Américo
22/08/2003, 12:30
Vejam que interessante:
PERGUNTA DO DOUGLAS:

Estou reformando o meu Willys 63 e gostaria de colocar aquele piso de aluminio em todo o assoalho dele (aquele piso igual chao de onibus) quais sao os pros e contras, onde posso fazer esse servico e se alguem tem os desenhos e medidas do projeto para esse piso, obrigado.

RESPOSTA DO MAURO:

Comprei uma chapa destas para colocar em meu Jeep, vc pode ver as fotos no site, usei para fazer portas e outras tralhas. O tamanho dela é de 2,5m x 1m e eles tem com duas espessuras, 2mm e 2,7mm. Eu comprei da mais grossa e paguei em 29/05/2003 o valor de R$249,48. Vc pode fazer as peças usando ferramentas básicas como: uma serra tico-tico, uma lima para acabamento, lápis, régua de 1m, etc e um pouco de boa vontade. Faça modelos em papelão e depois recorte na chapa, fixe com parafusos de inox ou rebites "POP". A única desvantagem é que pode acumular água e apodrecer a chapa original mais rápido, para evitar isso vc poderia colocar algum produto do tipo emborrachamento.
Belmetal Ind. Com. Ltda.
Rua Dr. Moyses Kauffmann, 39/101
Barra Funda - SP. - SP.
próximo ao grande S. E. Palmeiras.
Fone: (011) 3619-3411
Fax: 3619-3435

CONTRA RESPOSTA DO DANIEL AO MAURO

O problema de v. sobrepor duas chapas, como bem definiu o Mauro, é a aceleração do processo corrosivo da chapa original.
Neste caso, além da umidade, tem a poeira e terra, que agem como "cunhas", separando as chapas e aumentando o espaço para umidade (e corrosão!).
Para os "imediatistas" basta alguns rebites pop e a ferrugem estará disfarçada para algum futuro negócio com o Jeep. Para os Jeepeiros, trate muito bem a chapa original, recorte a chapa de alumínio, ensaie a colocação para que a chapa fique bem ajustada, aplique silicone em toda a volta e em "X" nas parte centrais, alinhe com os furos já feitos e coloque parafusos apertando-os progressivamente do centro para fora, eliminando as folgas e ajustando uma chapa na outra. Depois de um tempo, o silicone "seca" e chapa ficará bem firme e vedada. No outro lado (embaixo do Jeep) mantenha sempre limpo e emborrachado com produtos tipo "Underseal" (esse é "antigo"!) a base de petróleo, sem água.
Precisa bastante paciência, mas fica muito bom.
Os profissionais que trabalham com este sistema (descrito acima) dizem que funciona bem e reduz a possibilidade de ferrugem. Mas, se a chapa-base já estiver contaminada da siderúrgica (tipo as chapas feitas na década de '70)a ferrugem "brota", aí meu amigo, não tem jeito. Deixe o Jeep do jeito que está e, quando fizer uma reforma mais completa, utilize a técnica descrita acima.

DESCULPE AO MAURO E AO DANIEL POR TER DIVULGADO SUAS IDÉIAS SEM CONSULTÁ-LOS MAS COMO JIPEIROS QUE SÃO ACHO QUE NÃO VAI TEM PROBLEMAS.

Pedro Américo CJ-5 1959 (Guerreiro-01) :twisted:

Delfim
22/08/2003, 13:55
O Daniel lembrou bem:
(Para os "imediatistas" basta alguns rebites pop e a ferrugem estará disfarçada para algum futuro negócio com o Jeep.)
Quando você encontra um jipe para vender que esteja com chapa de alumínio nas laterais, como saber se é para proteção ou para esconder os podres ?
Até mais,
Delfim

walter.andreis
22/08/2003, 14:09
O Daniel lembrou bem:
(Para os "imediatistas" basta alguns rebites pop e a ferrugem estará disfarçada para algum futuro negócio com o Jeep.)
Quando você encontra um jipe para vender que esteja com chapa de alumínio nas laterais, como saber se é para proteção ou para esconder os podres ?
Até mais,
Delfim

Delfim,
Olhe o outro lado da chapa(por baixo do jeep), se você encontrar buracos, que não tenham as bordas bem delimitadas(opss), é provavel que o ferrugem que tenha causado o buraco, ou seja, foi uma medida "tapa-buracos"... pode verificar também se o perímetro da chapa de alumínio está selada com a chapa do CJ, através de silicone ou material semelhante(como o Daniel falow), pois se não estiver, mesmo que não tivesse ferrugem no assoalho do CJ quando colocaram a chapa, certamente irá aparecer com o tempo+agua+sujeira+umidade, etc...
O que certamente fica bom... eu diria até ótimo, é colocar a chapa de alumínio por cima de uma aplicação prévia de manta asfáltica, como está sendo comentado aqui no Fórum, em outro thread... aí fica um serviço de primeira... :wink:

[]'s

billj
22/08/2003, 14:19
Bom, IMHO. o uso dessa chap no assoalho do jipe não é a melhor coisa para se fazer, exatamente pelos motivos citados em cima........

No meu, tenho feito uma pintura diretamente sobre a lata com tinta bate-pedra. Serviço rápido, bonito e de fácil manutenção.........

Abraços,

Pavani
23/08/2003, 11:00
Aí Bill....
Como é essa pintura bate pedra?!? É difícil de fazer?!? Dizem que fica muito bom.... Vc poderia esplicar o que é realmente essa pintura?!?
Abraço....
Pavani

Américo
25/08/2003, 09:17
Olá Pavani, Bem a batida de Pedra é bem simples, é uma tinta tipo pastosa e com apenas uma trincha você aplica com a maior facilidade, é só fazer o normal antes de uma aplicação, limpar bem o local. Você encontra em qualquer loja de tintas automotivas e não é muito caro cerca de R$14,00 uma lata com 0,9L. Se não me engano 2 latas é o suficiente para todo o Jeep.

billj
25/08/2003, 10:13
Olá Pavani, Bem a batida de Pedra é bem simples, é uma tinta tipo pastosa e com apenas uma trincha você aplica com a maior facilidade, é só fazer o normal antes de uma aplicação, limpar bem o local. Você encontra em qualquer loja de tintas automotivas e não é muito caro cerca de R$14,00 uma lata com 0,9L. Se não me engano 2 latas é o suficiente para todo o Jeep.

É isso aí, super fácil para aplicar e para retocar. Vou tentar emprestar uma máquina digital para tirar umas fotos........

25/08/2003, 12:04
Complementando,

Essa semana em busca do número do chassi que nao achava de jeito nenhum tirei tudo de dentro do Rapadura inclusive a forração. Inves de colocar borracha de novo, eu apliquei um produto similar a tinta "Bate-pedra", mas bem mais facil de aplicar e barata tambem.

É a Brascoved Pincel, custou R$ 7,00 o kg e usei 3 latas para pintar o assoalho todo. Infelizmente só tinha preto, mas daqui a um mes pretendo passar uma mao de tinta branca (cor do carro) por cima da tinta. Essa Brascoved protege contra ferrugem e também é anti-ruido! É a base asfaltica e é própria para isso. Mais informações em:

http://www.brascoved.com.br/produtos/mostra_produto_tipo1.asp?tipo_ficha=1&cod_produto=3&cod_categoria=4

Usei e recomendo! =)

mattheus
25/08/2003, 17:23
Ae pessoal

Uma boa opção para a colocação da chapa de alumínio (tipo pé de galinha) no assoalho do jeep, é aplicação do produto Ferrox :roll: (se não me engano), é um produto que inibe a formação e o aumento de ferrugem.
Outra boa :lol: opção também, é a aplicação de vaselina sólida, em uma camada bem espessa, entre o assoalho original e a chapa de alumínio, esse processo também dificulta a formação de ferrugem, uma vez que a vaselina repele a agua.

[]´s sem ferrugem

Mattheus

walter.andreis
25/08/2003, 18:23
Outra boa :lol: opção também, é a aplicação de vaselina sólida, em uma camada bem espessa, entre o assoalho original e a chapa de alumínio, esse processo também dificulta a formação de ferrugem, uma vez que a vaselina repele a agua.
[]´s sem ferrugem
Mattheus

Mattheus / ALL,

O ruim vai ser quando esta vaselina esquentar... deve virar um meleiro só... ainda mais se a camada for "espessa!!! :?
[]'s

Adriano Braga
26/08/2003, 10:22
IMHO esse negócio de siliconar a borda da chapa, selando para não entrar sujeira é uma roubada!!! Por mais que vc queira...não vai conseguir eliminar toda a humidade que ficará no ar que estará entre as duas chapas. com o tempo elas começaram a suar...um prato cheio para a ferrugem. Pq as X os tubos apodressem de dentro para fora? :wink:

Abraços

mattheus
27/08/2003, 08:50
Prezado Walter,

O fato de passar vaselina entre um assoalho e outro já é conhecido nas lojas onde instalam aqueles protetores de caçamba, pois é esse o método usado para não criar ferrugem.
Não sei se isso no jeep dá algum "meleiro" :? , mas nas caminhonetes não acontece nada :D .
Também não sei se o tipo de vaselina usado é especial para isso :cry: , mas perguntei para um amigo meu que mexe com isso, e ele falou que é vaselina industrial :? :? , mas que a normal também serve :lol:
Outro meio de se "proteger" da ferrugem, neste caso, é aplicar qualquer tipo de impermeabilizante a base de petróleo, que é mais resistente a agua a ao calor.
Nas lojas de artigos de borracha ou de materiais para construção tem vários tipos desses impermeabilizantes.

[]´s

Mattheus

Max Terry
12/08/2004, 12:54
Existe uma tinta chamada ramerite, que promete parar o processo de ferrugem. Sobre a chapa de aluminio tampando possiveis podres na lata, pode ocorrer com adesivos também.

Mauro Darezzo
12/08/2004, 21:45
Por mim não tem problema em usar meu nome. Fale bem ou fale mal, não faz mal, o importante que é falem de mim. :lol:

Se a carroceria for de fibra como a minha não apodrece.... :lol: só vai acumular sujeira por baixo. Coloca com parafusos e de vez em quando tira e limpa. Haja paciência. hehe.

Scacca
24/08/2004, 12:04
Pq nao colocar a chapa parafusada?
Quando quiser vc tira a chapa, limpa por baixo, seca e fica bonitim.
Pode colar uma borracha embaixo da chapa para entrar menos agua e eliminar barulho.
Pensei em fazer isso no meu.

[]'s

Pavani
24/08/2004, 15:18
E por que não usar uma cola?!?
Acho daria numa boa, tem uma cola especial....
Vc passa bastante dessa cola na chapa, e gruda onde quiser....
Vai segurar e acho que não vai entrar nada, mas tem que ser bem feito...
Será que rola?!?
Abraço...
Pavani

Ramone
29/02/2008, 19:33
Alguém sabe onde posso comprar uma chapa dessas em SP, zona sul?

Pretendo colocar uma dessa embaixo da porta do CJ (lado de fora) para esconder o podre que tem no assoalho, enquanto não da pra fazer a funilaria.

Essa peça é vendida em um kit, alguém teria as medidas para passar?

Julinot
29/02/2008, 20:47
Alguém sabe onde posso comprar uma chapa dessas em SP, zona sul?

Pretendo colocar uma dessa embaixo da porta do CJ (lado de fora) para esconder o podre que tem no assoalho, enquanto não da pra fazer a funilaria.

Essa peça é vendida em um kit, alguém teria as medidas para passar?

Colega... não vá esquecer que tem o podre em baixo da chapa, hein !

Ramone
29/02/2008, 21:38
Não tem como esquecer o podre.

Mas é que estou totalmente quebrado e vai demora um bom tempo até que eu faça a bendita funilaria. Infelizmente a mão de obra para esse tipo de serviço (troca do assoalho dianteiro) é cara. Então o jeito vai ser improvisar. hehehe

Pretendo colocar uma chapa com a largura suficiente para cobrir o podre (que costumo destruir mais ainda com o pé quando subo/desço do carro). Uma chapa igual a do estribo (vide foto), pintado de preto fosco.

Não vai ficar pior do que já tá. :mrgreen:

Editando:
Minha outra ídeia é pintar o podre com spray azul na mesma cor. Hehehe
Podre e pobre é foda! :mrgreen:

Julinot
29/02/2008, 21:50
Meirmão... não tem mesmo como esquecer um podrão desses !
Não sei se o melhor é colocar uma chapa. Não sem antes dar algum tipo de tratamento para o podre parar de comer a lata.
Com relação a onde encontrar uma chapa... você já pensou em ir a uma garage de ônibus ?

Não tem como esquecer o podre.

Mas é que estou totalmente quebrado e vai demora um bom tempo até que eu faça a bendita funilaria. Infelizmente a mão de obra para esse tipo de serviço (troca do assoalho dianteiro) é cara. Então o jeito vai ser improvisar. hehehe

Pretendo colocar uma chapa com a largura suficiente para cobrir o podre (que costumo destruir mais ainda com o pé quando subo/desço do carro). Uma chapa igual a do estribo (vide foto), pintado de preto fosco.

Não vai ficar pior do que já tá. :mrgreen:

Editando:
Minha outra ídeia é pintar o podre com spray azul na mesma cor. Hehehe
Podre e pobre é foda! :mrgreen:

Ramone
01/03/2008, 10:57
Meirmão... não tem mesmo como esquecer um podrão desses !
Não sei se o melhor é colocar uma chapa. Não sem antes dar algum tipo de tratamento para o podre parar de comer a lata.
Com relação a onde encontrar uma chapa... você já pensou em ir a uma garage de ônibus ?

Passei FERROX em todos os podres, esse embaixo da porta que é o pior, eu banhei com muito ferrox um tempo atrás. Mas antes de colocar a chapa, vou passar uma segunda mão.

Garagem de onibus é uma boa idéia, vou dar uma pesquisada.
O problema é que os novos ônibus de SP tem o chão de um material que não é lata.
Vou tentar encontrar uma garagem de ônibus velhos e abandonados.

Valeu a dica. :concordo:
Abraços

Julinot
01/03/2008, 12:54
Passei FERROX em todos os podres, esse embaixo da porta que é o pior, eu banhei com muito ferrox um tempo atrás. Mas antes de colocar a chapa, vou passar uma segunda mão.

Garagem de onibus é uma boa idéia, vou dar uma pesquisada.
O problema é que os novos ônibus de SP tem o chão de um material que não é lata.
Vou tentar encontrar uma garagem de ônibus velhos e abandonados.

Valeu a dica. :concordo:
Abraços

Boa sorte... e comunique os resultados.
Esse FERROX é bom mesmo ?!

coloma
01/03/2008, 17:16
VC nao acharia melhor falar para o amigo fazer a chaparia e depois pintar com tinta nautica?meu primo tem um CJ5 1970 mandou fazer a chaparia das laterias e depois passou TINTA NAUTICA nele por inteiro.Tem quase 7 anos e sem problemas com chaparia.Eu devo fazer o mesmo afinal como ele mesmo afirma>Se der ferrugem o Navio Afunda< por isso essas tintas tem uma durabilidade melhor e parece um cimento agora a aplicabilidade é um pouco complicada mas vale apena.

Julinot
01/03/2008, 17:42
VC nao acharia melhor falar para o amigo fazer a chaparia e depois pintar com tinta nautica?meu primo tem um CJ5 1970 mandou fazer a chaparia das laterias e depois passou TINTA NAUTICA nele por inteiro.Tem quase 7 anos e sem problemas com chaparia.Eu devo fazer o mesmo afinal como ele mesmo afirma>Se der ferrugem o Navio Afunda< por isso essas tintas tem uma durabilidade melhor e parece um cimento agora a aplicabilidade é um pouco complicada mas vale apena.

É mais uma idéia... eu também estou para fazer uma boa manutenção no chassis e na lata - está bom mas eu quero que fique melhor ainda, e vou considerar a possibilidade de material náutico. Mas não podemos esquecer que os navios estao sempre sendo pintados !
Eh eh eh ...

coloma
01/03/2008, 18:15
Sim, rsrsrssrsrsr mas o nosso jeep nao vive dentro de uma agua salgada ele muitas vezes é submetido a determinadas aventuras(travessias em rios etc ) mas nao fica ali ancourado .Eu acho que vale tentar.

Julinot
02/03/2008, 06:56
Sim, rsrsrssrsrsr mas o nosso jeep nao vive dentro de uma agua salgada ele muitas vezes é submetido a determinadas aventuras(travessias em rios etc ) mas nao fica ali ancourado .Eu acho que vale tentar.

Sim. Vale tentar. E acho que é uma boa. Principalmente no meu caso pois, se não vive dentro da água salgada, enfrenta maresia (beira de praia - Saquarema/RJ), e vez por outra da um passeio na areia da praia.
Vai ficar shou !

D Maria
13/07/2014, 07:05
Olá! :bye: nova por aqui e nova no assunto Jeep :safari-rig:. comprei um 1954 em fibra. queria dar um trato no assoalho dele, um acabamento mais legal. pensei na chapa de alumínio ou em alguma tinta emborrachada. alguém poderia me dar alguma orientação, p favor? o que ficaria melhor aplicar na fibra? mt obrigada desde ja!

juleymar
13/07/2014, 10:23
Olá! :bye: nova por aqui e nova no assunto Jeep :safari-rig:. comprei um 1954 em fibra. queria dar um trato no assoalho dele, um acabamento mais legal. pensei na chapa de alumínio ou em alguma tinta emborrachada. alguém poderia me dar alguma orientação, p favor? o que ficaria melhor aplicar na fibra? mt obrigada desde ja!
oi bem vinda Maria, fico feliz em ser o primeiro e ta dar boas vindas rsrsrs, deve ser sorte com Maria pois minha vao minha mãe e agora minha mulher e Maria , mais vamos a sua pergunta aqui na minha cidade o jeep mais bonito e caprichado o dono forrou de chapa de aluminio o fundo fica muinto bom , se eu tivesse um com carroceria de fibra eu nao pensava duas vezes pois o de lata certamente ira apodrecer, mais como o seu e de fibra mete broca vai ficar show,
abraço e bem vinda.

D Maria
13/07/2014, 14:55
Agradeço as boas vindas, juleymar, rssss bem como sua orientação. realizei um sonho d criança, q era ter um jeep rsss até "abri mão" de uma ranger velhinha p ficar com ele. agora, só ir deixando do meu jeito. valeu! umabraço!

Ian Jeep
13/07/2014, 23:59
Agradeço as boas vindas, juleymar, rssss bem como sua orientação. realizei um sonho d criança, q era ter um jeep rsss até "abri mão" de uma ranger velhinha p ficar com ele. agora, só ir deixando do meu jeito. valeu! umabraço!

Boa noite Maria,

Umas fotos pra ilustrar como ficaria o resultado final.

470552
470553
470554
470555

Fica muito bom.
fotos do site X4aventura.

Abraços, qualquer coisa grita ai q o pessoal ajuda. :concordo:

Pablo.pinto2007
14/07/2014, 09:28
Gostei das fotos apesar de algumas indagações particulares!!!

Mas no meu entender chapa de ônibus só me seria útil se ela fizesse parte da estrutura no jeep, por exemplo: "meu jeep é de ferro e quero trocar o assoalho dele!" manda ver, solda uma chapa de piso de ônibus (não precisaria ser de alumínio - existe de ferro também e alumínio não solda com ferro), e aí ficaria com aquele aspecto corrugado de piso, anti derrapante...

A chapa que coloquei na frente, no buraco que fica por entre o chassis e a grade frontal, fiz desse material, parafusado claro (como se fosse um berço de guincho), mas acabei tirando na ultima reforma, preguiça mesmo de pintar e instalar (é acessório e fiquei saturado de tanto pintar peças, mas tenho que retomar os trabalhos, por novos projetos, aí vou ver se ela entra na lista ou sai de vez, já que pretendo instalar um guincho)!!!

Abraços!

Pablo

matrakaum
14/07/2014, 10:16
Pablo,
No seu caso acho que o uso desta chapa de ônibus não servirá. Ela é de alumínio. Existe uma de ferro, inclusive tenho pedaços dela aqui, que aí sim é animal. A que eu comprei possui 8mm de espessura, acho que esta pode ser o assoalho do seu jeep.

Pablo.pinto2007
14/07/2014, 11:01
Pablo,
No seu caso acho que o uso desta chapa de ônibus não servirá. Ela é de alumínio. Existe uma de ferro, inclusive tenho pedaços dela aqui, que aí sim é animal. A que eu comprei possui 8mm de espessura, acho que esta pode ser o assoalho do seu jeep.

Matrakaum!!! É o que disse... se a carroceria é de ferro, coloquemos de ferro, mas soldada, claro!!!

A peça que tenho e que me referi, não é tão espessa, e é apenas uma "tampa" para o buraco que fica ali entre o parachoque, as duas longarinas do chassis e a grade dos faróis, só para não ficar o buraco! essa chapa eu tirei e não coloquei... logo em breve estarei colocando um guincho e aí terá de ser outro esquema!!!

Minha carroceria já é de fibra então esses problemas de remendos ou reforços eu não precisei ainda (e presumo não precisar)!!!

Abração!

Pablo

reslima
14/07/2014, 13:57
Deem uma olhada no topico do Crocodillo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/19849-crocodillo-jeep-full-size-revista-4x4-cia-ed-218-e-246-a.html
O Elmer fez a lata do Jeep dele inteira com essas anti derrapantes, logo nas primeiras páginas tem fotos.
Abs a todos.