Ver Versão Completa : Cardan Dianteiro/ Luva Dupla
williamnun
06/05/2010, 09:56
Olá amigos,
procurei aqui no fórum mas não consegui achar algum tópico de alguém que tivesse o mesmo problema que o meu, então criei um novo.
Estou com um problema no cardan dianteiro do meu Troller, o mecânico falou que é na luva do cardan, quando aciona a tração faz um barulho que parece que tudo vai quebrar, só que o problema é que essa luva é dupla, e por isso é beeeeem mais cara do que se fosse uma comum.
A minha pergunta é: será que alguém aqui já passou pelo mesmo problema que eu? Onde vocês compraram o cardan, ou só essa luva dupla? Aqui na minha cidade só tem uma mecânica que mexe com isso, e eles pediram R$ 1.700 só para fazer os reparos no meu cardan mesmo, nada de colocarem um novo. Pois é eu axei esse preço bem alto, então gostaria de uma ajuda de vcs, tanto me informando uma outra mecânica que mexa com isso ou alguem que me consiga a peça. Pode ser de qualquer lugar que eu mandaria vir por correio daí.
Muito obrigado, desde já.
chuvinho4x4
06/05/2010, 11:17
Um amigo meu tem um troller 2005 e tb teve q mexer no cardan diant. Ele mandou fazer um cardan novo...O serviço foi feito em uma oficina la em Novo Hamburgo...vou ver com ele e te passo o tel. do mecanico...c nao me engano ele gastou R$600,00 para fazer o cardan novo....VLW
JapaTroller
06/05/2010, 11:49
Existe esse cardan sem a luva dupla, o meu tb deu esse problema ai comprei outro, com uma luva só!! Se naum me engano foi na gama 4x4 . o preço era em torno de 600 reais mesmo!!!
E antes que voce pergunte: "ah... mas se essa luva dupla estava la, entao ela deve servir pra alguma coisa.. os engenheiros nao iam coloca-la só por colocar"
meu carro nunca teve... rodo a 5 anos com o carda comum... }==={ e nunca tive problema... e mais, meu carro nao tem RL. ou seja, o carda gira full time. ao contrario dos troller a partir de 2002 que o carda só gira qnd vc desliga a RL.
compre ou mande fazer o carda comum e be happy!
williamnun
06/05/2010, 13:54
Zeca,
eu falei pro meu mecânico a mesma coisa que você disse, pra andar sem essa junta dupla, no mesmo momento qe ele me deu a notícia de que seria preciso trocar, mas o meca me disse que se eu andar sem essa peça com certeza vou quebrar a reduzida!
E agora??
Liguei para a Repecol, autorizada Troller aqui no RS, e até agora não me deram uma posição, na verdade eles nem sabem que peça é essa!!!
Vou continuar tentando garimpar algum lugar que tenha a peça por um preço HONESTO!
E Chuvinho, se você conseguir o telefone dessa mecânica por favor me passa, pra mim ficaria bem mais facil ir a novo hamburgo do que ter que mandar a peça vir de outro estado e ficar com o carro parado dias e dias na mecanica!!
Muito obrigado mesmo!
JEFFCATUNDA
06/05/2010, 15:09
Existe esse cardan sem a luva dupla, o meu tb deu esse problema ai comprei outro, com uma luva só!! Se naum me engano foi na gama 4x4 . o preço era em torno de 600 reais mesmo!!!
Willyan..
Você consultou na Gama?
Elmer_Jeep
06/05/2010, 15:35
Já tem topico sobre este assunto, veja as dicas:
Cardan - Acoplamento com 2 cruzetas??? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=43894)
...o meca me disse que se eu andar sem essa peça com certeza vou quebrar a reduzida!
E agora??
Desconheço... todos os jipes willis usam sem esse acoplamento, e eu ja uso a 5 anos.
na verdade eles nem sabem que peça é essa!!!
é uma junta de velocidade constante (CV-Joint), ou no portugues Homocinetica.
Vou continuar tentando garimpar algum lugar que tenha a peça por um preço HONESTO!! Nao se assuste... o preço é caro mesmo!!
E Chuvinho, se você conseguir o telefone dessa mecânica por favor me passa, pra mim ficaria bem mais facil ir a novo hamburgo do que ter que mandar a peça vir de outro estado e ficar com o carro parado dias e dias na mecanica!!
Muito obrigado mesmo!
Nao precisa ficar com o carro parado nao... o problema é no carda dianteiro, que só gira qnd a Roda Livre esta desacionada (na posição 4x4); outra coisa... pode rancar e ficar rodando sem o cardã se quiser.... ´nao tem problema.
Elmer tem razao. existe o topico que fala isso. começa a postar por lá pra nao tomar bronca dos moderadores!! :oops:
williamnun
07/05/2010, 10:22
Quero agradecer a todos pelas respostas, mas ontem eu falei com um amigo que está com o mesmo problema que o meu e amanhã ele vai buscar o Troller dele na Repecol (autorizada Troller). Fizeram o mesmo serviço que vai ser preciso no meu, trocaram luva, espiga e essa tal junta dupla, por R$ 700,00. Bem mais em conta né? E é na Troller, não nesses fundos de quintal... =)
O meu amigo já está com o meu cardan e amanha ele já leva junto.
Muito obrigado mais uma vez a todos, abraço!
\gustavo/
07/05/2010, 13:04
fiz um cardãn comum pro meu e já fazem 2 anos..... só alegria...... só tive q retificar um pouco o fundo da junção q sai da t-case pra não enforcar a cruzeta....
alanjipe
07/05/2010, 13:08
Rapaz cardan completo e com junto dupla por 700,00 reais, e na autorizada????? Acho isso meio suspeito.
Porque eu mesmo já liguei pra DANA, peguei o código da peça, e perguntei qual o valor e eles me passaram R$ 2.550,00 (DOIS MIL QUINHENTOS E CINQÜENTA REAIS) só na junta dupla.
Esse valor de 700,00 reais é somente um cardan novo simples, como o grande Zeca diz: }======{, somentes espigão, luva, garfo, cano e duas cruzetas novas.
Dê uma verificada se eles não colocaram a mesma junta dupla no cardan desse seu amigo (pq pode ser que eles tenham recuperado ela em algum torneiro mecânico), ou feito um cardan simples.
Renato Fraga
07/05/2010, 13:55
Sem querer polemizar, encontrei a junta CV da Spicer para reposição por R$800,00.
O fato dessa junta ser utilizada é por conta do ângulo desfavorável entre as duas extremidades e a utilização deste componente neutraliza qualquer vibração que possa ocorrer.
http://i628.photobucket.com/albums/uu10/renatofraga/fotos%20diversas/Geometry.jpg
http://i628.photobucket.com/albums/uu10/renatofraga/fotos%20diversas/degree.jpg
http://i628.photobucket.com/albums/uu10/renatofraga/fotos%20diversas/degreecv.jpg
Tô com esse problema em minha Pick Up e estou estudando a possibilidade de adotar tal componente.
Mas é fato que tem muitos relatos por aqui de pessoas que substituiram a CV por cruzeta normal sem observar maiores problemas... O que colabora é que com a roda livre desligada nada será notado e com a mesma acionada, certamente a utilização será ao longo de pouco tempo o que pode tornar acietável qualquer vibração que possa ocorrer.
Abraços
williamnun
07/05/2010, 15:01
Agora eu fiquei sem saber mesmo se eles vao fazer o conserto no meu cardan com a junta dupla ou se vao fazer um cardan simples como o zeca falou!
Segundo o meu amigo, quando ele viu o meu cardan disse que era igual ao dele, mas agora eu fiquei com as minhas dúvidas... E o pior que se eu não me engano o Troller dele é 2001, alguém saberia confirmar se o cardan dos 2001 é igual ao 2004? Eu até acho que não... Mas agora também vamos esperar pra autorizada ver o que precisa ser feito...
A mecânica que tinha pedido os R$ 1.700 pela junta dupla garantiu que era a certa pro 2004, nada de adaptações. Agora é só esperar a Repecol ver a peça e dar a notícia, ou melhor, a "facada"!! =D
Mas fazer o que, arrumar eu vou ter que arrumar, seja pagando barato ou caro, eu vou ter que fazer né.
Espero que seja o barato!!heheheh
Quando eu tiver notícias posto aqui.
Abraço e obrigado!
williamnun
08/05/2010, 11:19
Pois é alanjipe, a repecol recebeu o meu cardan hoje e adivinha? eles querem R$ 700,00 só para fazer o cardan com uma cruzeta! Pelo que meu amigo falou eles nao tem nem idéia de onde encontrar essa junta dupla!! É uma piada se tratando de autorizada!!heheheh
Renato Fraga, você conseguiu a junta por R$ 800,00 para o Troller ou foi para a Toyota? Onde você conseguiu, você poderia informar?
Andei pesquisando e encontrei uns sites que confirmaram que o cardan dianteiro dos Troller ate 2001 muda para os de 2002 em diante. Esse site é um exemplo:
http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/troller/2366-pecas-adaptaveis-troller-2.html
Tirando um trecho do texto:
"Quanto ao colega da roda-livre, por qual motivo você quer colocar a RL? Geralmente, o efeito prático para isto é muito pouco, e fora que é mais um item para dar problema. Nos Trollers até 2001, o cardan dianteiro não tem tanta angulação e portanto não causa tantos problemas como nos mais novos que tem aquela junta CV no cardan dianteiro (que possui angulação maior) e pode causar trepidação e acabar rachando a caixa de transferência."
Eu to achando que a essas alturas é bem menos incômodo eu pegar meu cardan e levar no cara que quer R$ 1.700 e acabar de uma vez com esse problema!
No começo quando o cara me falou R$ 1700 eu me assustei, achei que era um roubo, mas pesquisando bastante sobre o assunto, acho que até nem é tão caro assim!!
Vamos ver o que eu faço, segunda feira eu me preocupo com isso! :D
Ahh e aproveitando essa mensagem, ALANJIPE, por acaso é você que é o cara dos burnouts de Troller no YouTube?? hehehehe Agora que eu lembrei do seu nome!Você comentou em alguns vídeos meus, do Troller amarelo
O cara não é fraco, devia ir pra arrancada!!hasushaushuahauhuh Abraço!
Elmer_Jeep
08/05/2010, 11:50
Pois é alanjipe, a repecol recebeu o meu cardan hoje e adivinha? eles querem R$ 700,00 só para fazer o cardan com uma cruzeta! Pelo que meu amigo falou eles nao tem nem idéia de onde encontrar essa junta dupla!! É uma piada se tratando de autorizada!!heheheh
Se for pra transformar em cardan convencional tá caro, veja aqui as peças necessárias pra fazer essa adaptação, creio que material + mão de obra não passe de R$500,00.
Luva do cardã do Troller (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45103)
Andei pesquisando e encontrei uns sites que confirmaram que o cardan dianteiro dos Troller ate 2001 muda para os de 2002 em diante. Esse site é um exemplo:
http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/troller/2366-pecas-adaptaveis-troller-2.html
Tirando um trecho do texto:
"Quanto ao colega da roda-livre, por qual motivo você quer colocar a RL? Geralmente, o efeito prático para isto é muito pouco, e fora que é mais um item para dar problema. Nos Trollers até 2001, o cardan dianteiro não tem tanta angulação e portanto não causa tantos problemas como nos mais novos que tem aquela junta CV no cardan dianteiro (que possui angulação maior) e pode causar trepidação e acabar rachando a caixa de transferência."
O cardan é o mesmo, pode mudar o comprimento, mas o cv é igual, o antigo não tem tanta angulação porque o diferencial dianteiro é pinhão alto.
Eu to achando que a essas alturas é bem menos incômodo eu pegar meu cardan e levar no cara que quer R$ 1.700 e acabar de uma vez com esse problema!
No começo quando o cara me falou R$ 1700 eu me assustei, achei que era um roubo, mas pesquisando bastante sobre o assunto, acho que até nem é tão caro assim!!
Vamos ver o que eu faço, segunda feira eu me preocupo com isso! :D
Se fosse um veículo full time o cv seria algo indispensável, como já falei em outro topico, ja eliminei o cv em alguns troller aqui da cidade, colocamos cardan simples e estão funcionando numa boa.
[]'s
Renato Fraga
08/05/2010, 19:54
Me passaram esse preço numa autopeças que vende produtos Spicer e o vendedor consultou o catálogo pela referência do Troller, mas adimito não saber de diferênça entre as medidas da utilizada na Toyota.
Até certo tempo só vendiam o cardã completo, uma sacanagem.....agora só a junta CV.
Abraços
Casa da transmissão4x4
08/05/2010, 20:59
Eu ganhei uma junta CV destas de um amigo que tem oficina de jeep, então estava com uma grande folga no miolo desta junta levei para um torneiro amigo meu e ele cortou a tampa (onde fica a esfera) e colocou outra mais justa e soldou, até hoje não tive problemas com ela, uso pneus 35 e motor diesel (apesar de poucos 83 CVs).
Há detalhe essa junta está no cardan traseiro que uso o tempo inteiro, e outra meu cardan está desalinhado e depois que eu coloquei a junta diminuiu 50% da vibração.
williamnun
15/05/2010, 11:01
Olá a todos,
após uns dias com esse tópico parado, volto a movimentá-lo =)
Segui o conselho do nosso amigo DANILOROCSTA, levei o meu cardan para um conhecido, o Gustavo da Mecânica da Lama, aqui na minha cidade, o cara só mexe em jipes e o pai dele é torneiro.
Após conversar com os dois, eles me disseram que era quase certo que a minha junta cv tinha conserto!
Eles ficaram uns 3 dias com o cardan lá e hoje cedo eu fui buscá-lo. É incrivel, parece novo não tem mais nenhuma folga! Pelo que eu entendi ele fez a mesma coisa que o Danilo falou, cortou e colocou uma esfera mais justa e depois soldou!
Agora só falta fazer o teste em cima do Troller para ver se ficou bom mesmo, mas pelo que eu e meu mecânico vimos, parece que o problema vai ser resolvido, e o melhor de tudo, pela quantia de R$ 200,00!!!!
Quarta feira eu vou montar o cardan, então posto aqui se ficou bom mesmo.
E fica a dica, antes de se preocuparem em gastar 1500, 2500 reais com o seu cardan, tentem ver se ele não tem conserto! Eu já estava desanimado, prestes a gastar muito mais dinheiro, mas graças aos nossos amigos do fórum eu consegui gastar bem menos e ter um resultado muito bom!
Muito obrigado a todos mesmo, abraço!
Casa da transmissão4x4
15/05/2010, 17:51
Olá a todos,
após uns dias com esse tópico parado, volto a movimentá-lo =)
Segui o conselho do nosso amigo DANILOROCSTA, levei o meu cardan para um conhecido, o Gustavo da Mecânica da Lama, aqui na minha cidade, o cara só mexe em jipes e o pai dele é torneiro.
Após conversar com os dois, eles me disseram que era quase certo que a minha junta cv tinha conserto!
Eles ficaram uns 3 dias com o cardan lá e hoje cedo eu fui buscá-lo. É incrivel, parece novo não tem mais nenhuma folga! Pelo que eu entendi ele fez a mesma coisa que o Danilo falou, cortou e colocou uma esfera mais justa e depois soldou!
Agora só falta fazer o teste em cima do Troller para ver se ficou bom mesmo, mas pelo que eu e meu mecânico vimos, parece que o problema vai ser resolvido, e o melhor de tudo, pela quantia de R$ 200,00!!!!
Quarta feira eu vou montar o cardan, então posto aqui se ficou bom mesmo.
E fica a dica, antes de se preocuparem em gastar 1500, 2500 reais com o seu cardan, tentem ver se ele não tem conserto! Eu já estava desanimado, prestes a gastar muito mais dinheiro, mas graças aos nossos amigos do fórum eu consegui gastar bem menos e ter um resultado muito bom!
Muito obrigado a todos mesmo, abraço!
Que bom que foi solucionado o problema, só achei meio caro o conserto o torneiro me cobrou na epoca R$ 80,00 .
Abraço.
JEFFCATUNDA
02/12/2010, 02:21
estou com um problema no meu cardã dianteiro (troller2009) e a especializada em cardans quer retirar a Cv, eu acho que não devo... o problema é uma folga na manga.
Me vensem uma nova, sem cv, por 1000reais... ou consertam a minha com peças deles por 820...
pesquisei manga e espiga na toroffroad, custam 150, e 140 reais . A mão de obra dos cara é de 180 reais e querem mais 70 para trocar uma cruzeta...
Sai por menos de 600 assim com cv original..
O problema é o seguinto; Eles ficam botando macumba na cv, dizem que vai dar problema futuro etc, para fazer o tal eixo sem cv....
Então pergunto: será que a folga é por conta da cv, sem cv folga menos?
estou propenso a fazer no molde original mantendo a cv e ... se der problrmas nela.... ai faço a retifica da bixa, já que os colegas postaram que é possivel....
Casa da transmissão4x4
02/12/2010, 06:46
estou com um problema no meu cardã dianteiro (troller2009) e a especializada em cardans quer retirar a Cv, eu acho que não devo... o problema é uma folga na manga.
Me vensem uma nova, sem cv, por 1000reais... ou consertam a minha com peças deles por 820...
pesquisei manga e espiga na toroffroad, custam 150, e 140 reais . A mão de obra dos cara é de 180 reais e querem mais 70 para trocar uma cruzeta...
O problema é o seguinto; Eles ficam botando macumba na cv, dizem que vai dar problema futuro etc, para fazer o tal eixo sem cv....
estou propenso a fazer no molde original mantendo a cv e ... se der problrmas nela.... ai faço a retifica da bixa, já que os colegas postaram que é possivel....
Amigo eu arrumei minha junta CV a cerca de 2 anos atras, ela apresentava a mesma folga que você relata, então eu mandei para um torneiro mecanico para fazer um enchimento, e só depois de 15.000 km e que deu folga, talvez seja porque meu cardan está muito estrangulado. O torneiro ultilizou 2 eletroudos de ferro fundido (custa mais de R$10,00 cada) .:concordo:
Renato Fraga
02/12/2010, 12:02
Impressionante como tudo quanto é mecânico amaldiçoa uma CV. Parece gato quando vê água, chega a ficar arrepiado.
Provavelmente a folga na luva e espiga é por conta do cardã trabalhar muito sem estar virando. Ao menos o que eu sei, é que cria "calos" no entalhado por trabalhar sempre na mesma posição. Já percebeu como é mais difícil notar a mesma folga no cardã trazeiro???
Já ouví recomendações de manter a roda livre acionada quando se restringe o uso nos limites urbanos e apenas desligá-la para enfrentar estradas.
A explicação se dá por conta de no uso urbano, a interferência do cardã virando seja insignificante, porém é quando o veículo se submete aos mais diversos trabalhos levando em consideração a suspensão principalmente. A luva e espiga trabalham em conjunto com a suspensão. Nessas o desgaste irregular acontece deixando a luva e espiga com folgas resultando em danos para os demais componentes quando exigido.
Falando agora diretamente à solução do seu caso, se a folga é restrita à luva e espiga, troque apenas isso e mantenha a CV no lugar, desde que essa esteja em ordem.
Fiz isso recentemente no meu cardã dianteiro e gastei algo em torne de R$600,00 porém tive que fazer um novo, instalando as flanges, luva, espiga e tubo tudo novo.
Abraços
JEFFCATUNDA
02/12/2010, 13:03
Danilo e Renato.
Obrigado pelas orientações. Eu vou fazer exatamente isso Renato, vou trocar o que disseram estar ruim. Também já havia ouvido esta mesma explicação para a folga do meu cardã com 20 mil km... Ele amda 90% em asfalto, e só é acionado de 15 em 15 dias para andar em dunas, nunca viu nem de longe lama, e algumas vezes até de 4x2 fazemos nossos passeios pela beira da praia com muito pulos devido a irregularidade do terreno... Isso faz com que somente alguns sulcos sejam desgastados na espiga e na luva, provocando a folga...
Minha preocupação é exatamente de trocar o que esta ruim e descobrir que a cv também tem folga..... Será?
Ai, se for o caso, penso em tentar retificar, mas o Danilo falou que só aguentou 15 mil km :(
Vamos ver, nesta sexta, dia 10, estarei em Sampa e vou comprar as peças, espiga e luva....
Obrigado colegas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
JEFFCATUNDA
02/12/2010, 13:06
Mas tem outro problema....heheheheh.... Também ouvi falar que o que faz folga na CV é exatamente andar sem a roda livre !?!?
Com roda livre folga fresado e manga, sem roda livre folga CV??????
Ai ficamos entre a cruz e o espeto.
Renato Fraga
02/12/2010, 13:41
É , eu entendo que todos esses componentes foram feitos pra virar. Lógico que virar com carga é uma coisa e virar sem carga é outra.
Mas até mesmo a CV acaba trabalhando só numa posição se ela estiver parada.
Por outro lado, girando, se ocorre desgaste, é por igual, de maneira uniforme. Assim, desgaste irregular, mata a peça mais cedo do que desgaste uniforme.
Por isso acredito o ideal é deixar a roda livre ligada na cidade e desligar apenas quando pegar estrada quando praticamos velocidades maiores que 80km/h durante muito tempo.
Abraços
JEFFCATUNDA
02/12/2010, 19:35
É , eu entendo que todos esses componentes foram feitos pra virar. Lógico que virar com carga é uma coisa e virar sem carga é outra.
Mas até mesmo a CV acaba trabalhando só numa posição se ela estiver parada.
Por outro lado, girando, se ocorre desgaste, é por igual, de maneira uniforme. Assim, desgaste irregular, mata a peça mais cedo do que desgaste uniforme.
Por isso acredito o ideal é deixar a roda livre ligada na cidade e desligar apenas quando pegar estrada quando praticamos velocidades maiores que 80km/h durante muito tempo.
Abraços
A luva,mesno desligado a tração e com roda livre, está sempre subindo e descendo de acordo com o mov da susp dianteira...
Isso realmente vai 'lixar" em um só ponto... mas observando melhor a minha peça, ela está com 21 mil km, ainda toda zul mas comida somente na ponta distal do fresado...
o fresado da espiga não chega a ser da metade do tamanho da luva e ele trabalha quase que totalmente enterrado na luva... ocorre então que o fresado interno da luva chega a marcar a parte da espiga que não tem fresado e pegar somente na parte que citei...
Será um erro de projeto?
Se a espiga tivesse um fresado maior isso não ocorreria...
Casa da transmissão4x4
02/12/2010, 20:15
A luva,mesno desligado a tração e com roda livre, está sempre subindo e descendo de acordo com o mov da susp dianteira...
Isso realmente vai 'lixar" em um só ponto... mas observando melhor a minha peça, ela está com 21 mil km, ainda toda zul mas comida somente na ponta distal do fresado...
o fresado da espiga não chega a ser da metade do tamanho da luva e ele trabalha quase que totalmente enterrado na luva... ocorre então que o fresado interno da luva chega a marcar a parte da espiga que não tem fresado e pegar somente na parte que citei...
Será um erro de projeto?
Se a espiga tivesse um fresado maior isso não ocorreria...
Amigo a minha durou somente isto porque esta sendo usada na traseira com o cardan muito estrangulado, e eu estava rodando sem a barra anti-rolagem. Dentro deste prazo eu gastei duas cruzetas !!! Há o torneiro cobra em media de R$50,00 a R$60,00 .
Amigos,
Já perdi o medo da CV, o que eu já discuti sobre isso e o que pesquisei... putz.
Tenho um JPX com mec Troller 2004 e quero usar a CV no cardam traseiro!
Após ler um artigo no PIRATE evidenciando o quanto é bom o uso de uma CV em carda com angulo acima de 10º (qualquer coisa acima disso a viatura perde consideravelmente em torque no eixo) com o uso da CV, o torque perdido volta em forma de angulação não tao acentuada, em forma de arco e não grau agudo (de cruzeta). A linda gráfica da perda de torque sem o uso da CV é dramática. E a vida útil das cruzetas dobra com o uso da CV.
O meu carda vai rodar com cerca de 13º, a perda é considerável e o eixo tem de ser limitado no meio para não estrangular as cruzetas quando em torção. (3 cintas limitadoras no eixo traseiro, uma no meio para o cardã, e duas mais longas para o curso dos amortecedores). Fica legal, mas ainda quero a CV!
Existe uma empresa especializada na fabricação de CVs de alta durabilidade que aguentam angulo de curso constante de até 32º! E sobrevivem! Essas CVs equipam as viaturas de competição dos gringos.
O site dos caras:
http://highangledriveline.com/
"Skypei" lá e falei com eles! O sujeito que me atendeu foi bem profissional, me garantiu uma vida longa na CV (muito maior que SPICER) e uma angulação segura de 30º (o que a spicer não tem! Pra trilha deve ser uma beleza) Falei do mito do barro, o cara me disse que é mito MESMO, não estraga coisa nenhuma em barro. O que faz a CV poder travar e estragar caixa é pancada, APENAS pancada. Eles testam essas CVs ha mais de uma década. São os melhores da praça, de acordo com o PIRATE.
Frete pra chegar aqui em 15 dias: aprox. 100 duff beers (para 2 unidades)
Preço de cada uma em skóis: R$ 615,00 (CV completa com o centro e 2 cruzetas)
Alguém topa ficar com uma e fazemos um rachidi do frete e possível imposto?
JEFFCATUNDA
23/12/2010, 20:54
Amigos,
Já perdi o medo da CV, o que eu já discuti sobre isso e o que pesquisei... putz.
Tenho um JPX com mec Troller 2004 e quero usar a CV no cardam traseiro!
Após ler um artigo no PIRATE evidenciando o quanto é bom o uso de uma CV em carda com angulo acima de 10º (qualquer coisa acima disso a viatura perde consideravelmente em torque no eixo) com o uso da CV, o torque perdido volta em forma de angulação não tao acentuada, em forma de arco e não grau agudo (de cruzeta). A linda gráfica da perda de torque sem o uso da CV é dramática. E a vida útil das cruzetas dobra com o uso da CV.
O meu carda vai rodar com cerca de 13º, a perda é considerável e o eixo tem de ser limitado no meio para não estrangular as cruzetas quando em torção. (3 cintas limitadoras no eixo traseiro, uma no meio para o cardã, e duas mais longas para o curso dos amortecedores). Fica legal, mas ainda quero a CV!
Existe uma empresa especializada na fabricação de CVs de alta durabilidade que aguentam angulo de curso constante de até 32º! E sobrevivem! Essas CVs equipam as viaturas de competição dos gringos.
O site dos caras:
http://highangledriveline.com/
"Skypei" lá e falei com eles! O sujeito que me atendeu foi bem profissional, me garantiu uma vida longa na CV (muito maior que SPICER) e uma angulação segura de 30º (o que a spicer não tem! Pra trilha deve ser uma beleza) Falei do mito do barro, o cara me disse que é mito MESMO, não estraga coisa nenhuma em barro. O que faz a CV poder travar e estragar caixa é pancada, APENAS pancada. Eles testam essas CVs ha mais de uma década. São os melhores da praça, de acordo com o PIRATE.
Frete pra chegar aqui em 15 dias: aprox. 100 duff beers (para 2 unidades)
Preço de cada uma em skóis: R$ 615,00 (CV completa com o centro e 2 cruzetas)
Vaz.
Muito boas as suas informações, vou fazer o seguinte.... Vou colocar seu post lá no troller clube Brasil, pois tem gente que esta interessada no assunto por lá... dai posto o link daqui e, se alguém quiser... entra em contato contigo... :)
JEFFCATUNDA
23/12/2010, 21:15
Vaz.
Muito boas as suas informações, vou fazer o seguinte.... Vou colocar seu post lá no troller clube Brasil, pois tem gente que esta interessada no assunto por lá... dai posto o link daqui e, se alguém quiser... entra em contato contigo... :)
http://highangledriveline.com/images/42cv/42degree.jpg
UMAS FOTINHAS DA BIXA.....
MAIS FOTOS:
http://highangledriveline.com/42cv.html
http://highangledriveline.com/images/42cv/42degree2.jpg
Opa Jeff, que ótimo cara.
Eu quero essa CV, ela é importante. A rapaziada que tira ta fazendo mal.
Se eu não instalar a CV, não vou tirar o máximo de proveito dessas belezinhas de 14" de reservatório remoto que o J ganhou do papai noel.
JPX com adaptação adequada de Mec. Troller - resultado: Cardã menor na traseira, mesmo sendo alongado entre-eixos!
O motor do Troller é em CIMA do eixo, por isso a necessidade da CV no carda dianteiro que é curto.
No caso do JPX o motor é bastante recuado, senta no chassi bem abaixo do para-brisa, a alguns centímetros ATRAS do eixo dianteiro, resultando em um cardã bastante longo na frente e um cardã curto atrás)
Abs
Caio
Amigos,
eu me interesso, estou precisando de uma CV dessas
JEFFCATUNDA
23/12/2010, 23:31
Ai vaz.... tai teu casal...hehehehehhe
Fabil, me manda uma MP, nesse mês que vem a gente combina cara.
Abs
Renato Fraga
30/12/2010, 19:46
Opa, teho interesse também nesse componente....
[]s
Lima Santos
24/09/2012, 01:13
RESSUSCITANDO O TÓPICO: Li todo o tópico, aprendi pra caramba, e agradeço a todos. Tenho um troller em sociedade com o meu primo, porém o cara é novatão no esquema de conduzir e pilotar off road. Eu já sou meio ousado srs entro em água, (lembrando que o nosso troller é gasol e não está nada isolado, já molhei vela e distribuidor em muito), subo em pirambeira, desço ladeiras íngrimes, faço zerinho, saio de lado rsrs enfim. Porém notei que mediante uma ação meio adrenada (botamos 06 pessoas encima do abacatão e subimos um morro íngrime traçado e reduzido, pulando pedra com força (perdemos um pneu scorpion com isso). Bom, ao chegar na base do morro uma roda caiu kkkkkkkkkk mas montamos no lugar eheh na volta o infeliz do meu primo deu um meio pulo subindo um barranco e bateu o cardan em uma pedra, de lá para cá vibrou as tantas ao ponto de fazer com que a caixa de tração (mudada no velho e bom alicate) passou a vazar óleo, fui fazer o diagnóstico, o que era de esperar, a CV destruiu aquele esfera central da espiga, detonando geral a cruzeta. O meu brother mecânico, arrancou o cardan e a alguns bons dias só estou rodando sem o cardan dianteiro. PERGUNTA: Mesmo naõ usando a tração, notei aqui no tópico que existe o desgaste em saber que o cardan trabalhará em conjunto com a suspensão (fato que onde moro é 90% estrada esburacada), então, posso estar rodando livremente, fazendo meus zerinhos, entrando de lado nas curvas, pulando quebra molas rs subindo ladeiras somente com a força da tração traseira sem problema? rsrs resumindo a pergunta srsr tirando a dirigibilidade off road, posso rodar sem o cardan? rsr Caraca não me vejo sem o troller eheeh eita bicho bão da gota kkkkkkkkkkkk principalmente quando é a noite que ligo os 07 farois e vou para alguns morros próximo de casa, fazer zerinho com os sobrinhos e filhas na cascalheira eheheh Enfim é isso rsr
robson caxias
24/09/2012, 06:50
Opa Wiliam pelo que vi já achou a solução, agora lendo o tópico eu iria lhe indicar o gustavo para fazer o concerto, ele e o pai dele são muito bons nisso mesmo, ele até me comentou que se um dia o meu apresentasse problema ele adaptaria da F-1000. abraço!