PDA

Ver Versão Completa : Cherokee ON FIRE

andretomasi
05/05/2010, 15:39
E aí gente,

Resolvi perguntar aqui opiniões dos mais experientes:

Sexta-feira agora, vendi o CJ-5 :cry: .. enfim, fui levá-lo rebocado por 300km até Passo Fundo para entregar ao novo dono.

Pra rebocar, fui com uma Cherokee Sport que está à venda em uma loja de um parente meu; ele estava louco pra me vender ela há tempo, então me ofereceu que fosse com ela pra testar na viagem etc.

Bom, eis que comecei a viagem, tudo tranquilo, e após rodar uns 20km com o jeep rebocado atrás, no meio da estrada de repente começa uma fumaceira no capô. Notei um ronco embaixo também, parecia ser na caixa, tipo o barulho da transferência do CJ5..

Me assustei na hora, parei no acostamento, corri pra frente e tinha um rastro de óleo na pista, tinha fogo no compartimento do motor, e um óleo grosso pegando fogo, escorrendo embaixo dela, sobre o eixo dianteiro.

Apaguei o fogo (depois de 3 extintores falharem, e eram NOVOS), chamei um guincho e liguei pro meu primo, o qual levou a Cherokee pra oficina nesta segunda, me pedindo desculpas e prometendo arrumá-la, que não me assustasse com o acontecido, etc etc.

Pelo que vi embaixo dela havia escorrido óleo e vazou água, tava pingando, deve ter derretido bastante coisa no cofre do motor :?. Não consegui abrir o capô, a trava acho que tinha arrebentado, quando puxei saiu o cabinho inteiro. Deixei pra abrirem na oficina.

Aparentemente não tinha nada sujo de óleo nas peças embaixo, eixos, transferência, etc; o lugar onde parece que "jorrou" óleo foi no cofre do motor ou por ali, pois o eixo dianteiro estava sujo de óleo, e algumas borrachas ali em cima dele queimaram.

Pela descrição do acontecido, alguém me dá algum palpite do que houve?

E depois de consertada, acham que vale a pena ficar com ela ou devo procurar outra? O preço estava muito bom, me fizeram um desconto e como era de conhecido achei que não teria problema :parede:

Alguns fatos:
- Estava andando em 4x2 sem overdrive
- Estava a uns 60km/h aproximadamente
- O CJ estava desengatado e sem cardans, rebocado com towbar
- O óleo e filtro do motor dela foi trocado logo antes da viagem
- Não foi trocado óleo do câmbio; o nível estava ok no posto

Passei o dia andando com ela antes da viagem, e achei que o câmbio patinava um pouco na aceleração, mas na loja me disseram que era normal e que não me preocupasse.. fora isso não notei nada estranho.

No fim, fui rodando com o CJ até Passo Fundo no sábado de manhã (deixou a Cherokee no chinelo, não deu um probleminha que fosse haha), e já entreguei ao novo dono.

Agora vou esperar a loja se pronunciar sobre o conserto e decidir se fico com ela ou não.

Em uma breve pesquisa no fórum já me assustei com isso aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=704497 :shock:

Agradeço conselhos, esclarecimentos e palpites dos colegas,

[ ]´s
André

andretomasi
05/05/2010, 15:41
PS: Cagaço MONSTRO com o carro pegando fogo no meio da BR-386, e os extintores falhando.. ainda bem que tinha extintor a mais no CJ

karrenato
05/05/2010, 16:02
Sinistro hein ....
Veio mao tenho nossao de que poderia ser , mais to curioso .
Vou Acompanhar esta Saga ......

Piiimmmmm começou o primeiro Round ....

Abraços

andretomasi
05/05/2010, 16:37
Acabei de ter as primeiras informações, segundo o mecânico que recebeu, o câmbio aparentemente está ok e o estrago não foi nada catastrófico; e segundo ele realmente alguma mangueira ou algum lugar aqueceu e jorrou óleo ou gasolina dentro do cofre, o que provocou o incêndio.

Pergunta: aquela história de amassar os dutos quando fazem troca de óleo pode ter tido alguma coisa a ver? Ela foi levada no posto cedo naquele dia, pra trocar óleo de motor e filtro.

Amanhã vou lá ver pessoalmente o estrago.

[ ]´s

gutoxj98
05/05/2010, 18:09
Acabei de ter as primeiras informações, segundo o mecânico que recebeu, o câmbio aparentemente está ok e o estrago não foi nada catastrófico; e segundo ele realmente alguma mangueira ou algum lugar aqueceu e jorrou óleo ou gasolina dentro do cofre, o que provocou o incêndio.

Pergunta: aquela história de amassar os dutos quando fazem troca de óleo pode ter tido alguma coisa a ver? Ela foi levada no posto cedo naquele dia, pra trocar óleo de motor e filtro.

Amanhã vou lá ver pessoalmente o estrago.

[ ]´s

Ja ouvi relatos da mangueira escapar bem na entrada da TBI, ela é bem presa mas já ouvi relatos....ai escorre no coletor BUUMM

Mas acho que se fosse gasolina mesmo não teria sobrado muita coisa, acredito mais em oleo de direção hidráulica no coletor, estou algo neste ponto acredito eu !!!!

abs

andretomasi
05/05/2010, 18:28
Ja ouvi relatos da mangueira escapar bem na entrada da TBI, ela é bem presa mas já ouvi relatos....ai escorre no coletor BUUMM

Mas acho que se fosse gasolina mesmo não teria sobrado muita coisa, acredito mais em oleo de direção hidráulica no coletor, estou algo neste ponto acredito eu !!!!

abs

Guto, também acho que não vazou gasolina, até porque o que eu vi pegando fogo e escorrendo embaixo era um óleo bem espesso mesmo. Amanhã vou lá conversar, depois conto a situação pra vocês (conselhos são mais do que bem-vindos :concordo: )

[ ]´s

Sombra
10/05/2010, 19:01
Caro Keko,

Como bem disse o Guto, pode ter sido óleo da direção hidráulica - a mangueira de pressão da direção hidráulica faz uma curva bem acentuada e isso é normal, mas com o passar dos anos, calor, etc. a borracha resseca e racha, causando vazamento, que no início sai como se fosse spray. O problema é que em uso, o óleo está quente e pulveriza em uma das partes mais quentes do motor além do escapamento - tá feita a merd*... Custa R$ 137,00 original MOPAR, na concessionária.

Abraços.

Fabio - Sombra

andretomasi
10/05/2010, 23:35
Olá pessoal, atualizando as novidades, a Cherokee foi pra oficina do Henrique (4WD) aqui em Porto Alegre.. tudo indica que foi a mangueira de gasolina na conexão próximo da flauta que provocou o incêndio..

Queimou caixa de ar, chicote e bicos injetores, alguns reservatórios e peças plásticas, derreteu muita coisa, algumas mangueiras, a ventoinha..

Agora vou ver com o Henrique e com a loja que está vendendo a Cherokee, a loja prometeu fazer o conserto 100%, trocar tudo que for preciso e já fazer uma revisão geral; como vai ser feito pelo Henrique, posso confiar, então estou pensando em ficar com ela.

Por ser de conhecido (meu primo trabalha na loja) consegui um preço bem abaixo das outras Cherokees que encontrei por aqui, e já conheço esse carro há mais de ano pois era usado por meus primos.

Se não der certo, vou acabar procurando outra alternativa.

Azarão hein :putz:

[ ]'s