andretomasi
05/05/2010, 15:39
E aí gente,
Resolvi perguntar aqui opiniões dos mais experientes:
Sexta-feira agora, vendi o CJ-5 :cry: .. enfim, fui levá-lo rebocado por 300km até Passo Fundo para entregar ao novo dono.
Pra rebocar, fui com uma Cherokee Sport que está à venda em uma loja de um parente meu; ele estava louco pra me vender ela há tempo, então me ofereceu que fosse com ela pra testar na viagem etc.
Bom, eis que comecei a viagem, tudo tranquilo, e após rodar uns 20km com o jeep rebocado atrás, no meio da estrada de repente começa uma fumaceira no capô. Notei um ronco embaixo também, parecia ser na caixa, tipo o barulho da transferência do CJ5..
Me assustei na hora, parei no acostamento, corri pra frente e tinha um rastro de óleo na pista, tinha fogo no compartimento do motor, e um óleo grosso pegando fogo, escorrendo embaixo dela, sobre o eixo dianteiro.
Apaguei o fogo (depois de 3 extintores falharem, e eram NOVOS), chamei um guincho e liguei pro meu primo, o qual levou a Cherokee pra oficina nesta segunda, me pedindo desculpas e prometendo arrumá-la, que não me assustasse com o acontecido, etc etc.
Pelo que vi embaixo dela havia escorrido óleo e vazou água, tava pingando, deve ter derretido bastante coisa no cofre do motor :?. Não consegui abrir o capô, a trava acho que tinha arrebentado, quando puxei saiu o cabinho inteiro. Deixei pra abrirem na oficina.
Aparentemente não tinha nada sujo de óleo nas peças embaixo, eixos, transferência, etc; o lugar onde parece que "jorrou" óleo foi no cofre do motor ou por ali, pois o eixo dianteiro estava sujo de óleo, e algumas borrachas ali em cima dele queimaram.
Pela descrição do acontecido, alguém me dá algum palpite do que houve?
E depois de consertada, acham que vale a pena ficar com ela ou devo procurar outra? O preço estava muito bom, me fizeram um desconto e como era de conhecido achei que não teria problema :parede:
Alguns fatos:
- Estava andando em 4x2 sem overdrive
- Estava a uns 60km/h aproximadamente
- O CJ estava desengatado e sem cardans, rebocado com towbar
- O óleo e filtro do motor dela foi trocado logo antes da viagem
- Não foi trocado óleo do câmbio; o nível estava ok no posto
Passei o dia andando com ela antes da viagem, e achei que o câmbio patinava um pouco na aceleração, mas na loja me disseram que era normal e que não me preocupasse.. fora isso não notei nada estranho.
No fim, fui rodando com o CJ até Passo Fundo no sábado de manhã (deixou a Cherokee no chinelo, não deu um probleminha que fosse haha), e já entreguei ao novo dono.
Agora vou esperar a loja se pronunciar sobre o conserto e decidir se fico com ela ou não.
Em uma breve pesquisa no fórum já me assustei com isso aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=704497 :shock:
Agradeço conselhos, esclarecimentos e palpites dos colegas,
[ ]´s
André
Resolvi perguntar aqui opiniões dos mais experientes:
Sexta-feira agora, vendi o CJ-5 :cry: .. enfim, fui levá-lo rebocado por 300km até Passo Fundo para entregar ao novo dono.
Pra rebocar, fui com uma Cherokee Sport que está à venda em uma loja de um parente meu; ele estava louco pra me vender ela há tempo, então me ofereceu que fosse com ela pra testar na viagem etc.
Bom, eis que comecei a viagem, tudo tranquilo, e após rodar uns 20km com o jeep rebocado atrás, no meio da estrada de repente começa uma fumaceira no capô. Notei um ronco embaixo também, parecia ser na caixa, tipo o barulho da transferência do CJ5..
Me assustei na hora, parei no acostamento, corri pra frente e tinha um rastro de óleo na pista, tinha fogo no compartimento do motor, e um óleo grosso pegando fogo, escorrendo embaixo dela, sobre o eixo dianteiro.
Apaguei o fogo (depois de 3 extintores falharem, e eram NOVOS), chamei um guincho e liguei pro meu primo, o qual levou a Cherokee pra oficina nesta segunda, me pedindo desculpas e prometendo arrumá-la, que não me assustasse com o acontecido, etc etc.
Pelo que vi embaixo dela havia escorrido óleo e vazou água, tava pingando, deve ter derretido bastante coisa no cofre do motor :?. Não consegui abrir o capô, a trava acho que tinha arrebentado, quando puxei saiu o cabinho inteiro. Deixei pra abrirem na oficina.
Aparentemente não tinha nada sujo de óleo nas peças embaixo, eixos, transferência, etc; o lugar onde parece que "jorrou" óleo foi no cofre do motor ou por ali, pois o eixo dianteiro estava sujo de óleo, e algumas borrachas ali em cima dele queimaram.
Pela descrição do acontecido, alguém me dá algum palpite do que houve?
E depois de consertada, acham que vale a pena ficar com ela ou devo procurar outra? O preço estava muito bom, me fizeram um desconto e como era de conhecido achei que não teria problema :parede:
Alguns fatos:
- Estava andando em 4x2 sem overdrive
- Estava a uns 60km/h aproximadamente
- O CJ estava desengatado e sem cardans, rebocado com towbar
- O óleo e filtro do motor dela foi trocado logo antes da viagem
- Não foi trocado óleo do câmbio; o nível estava ok no posto
Passei o dia andando com ela antes da viagem, e achei que o câmbio patinava um pouco na aceleração, mas na loja me disseram que era normal e que não me preocupasse.. fora isso não notei nada estranho.
No fim, fui rodando com o CJ até Passo Fundo no sábado de manhã (deixou a Cherokee no chinelo, não deu um probleminha que fosse haha), e já entreguei ao novo dono.
Agora vou esperar a loja se pronunciar sobre o conserto e decidir se fico com ela ou não.
Em uma breve pesquisa no fórum já me assustei com isso aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=704497 :shock:
Agradeço conselhos, esclarecimentos e palpites dos colegas,
[ ]´s
André