PDA

Ver Versão Completa : Reforma de chassi

Adalberto Veiga da Silva
22/08/2003, 02:10
Amigos

Estou reformando meu CJ5 e como ja disse anteriormente "da porca 0", assim abri este topico para colocarmos todos os detalhes sobre este passo que é a alma do jeep "O Chassi".

1- Inicialmente desmontar todo o Jeep(basico);
2- Lavar o chassi com desengraxante e de preferencia com a ajuda de uma VAP;
3- Retirar toda a Tinta com removedor do forte o Vanda é muito bom para este trabalho(não é propaganda é q Pintof não funciona);
4- Se for reforçar o chassi com barras de ferros de ponta a ponta desmontar o chassi removendo os rebits com uma esmirilhadeira(não esqueça do disco mais fino de corte) e retirar também os suportes dos amortecedores e molas;
5- Após tudo desmontado procurar cuidadosamente os trincos e soldar(vide anexo)
6- Mande aplicar um jato de areia no chassi e peças;
6.1- Após o jato de areia os procedimentos devem ser efetuados com uma certa rapidez a pintura deve ser efetuada no maximo até 6 horas após o jato, pois o aço está esposto a umidade e de um dia para o outro já cria ferrugem, não é visivel a olho nu mas o material vai estar contaminado e após alguns anos vc vai ver o ferrugem(entendeu por que remover a tinta e já efetuar as soldas para otimizar o tempo após o jato)
7- Após o jato procurar novamente a trincos(vc vai ver eles vão aparecer denovo) e solde.
8- Se o chassi estiver desmontado monte-o e no lugar dos rebits originais utilize cravos de chassi de caminhão com porcas parlok, dreadlokou com porcas normais neste ultimo caso e solde as porcas. Nos rebits superiores e inferiores onde serão soldadas as barras de reforço ainda não ponha o cravo.
8.1- Na montagem não se esqueça de alinhar o chassi(conforme anexo)
9- Solde as barras de ferro nas longarinas do jeep;
10- Após soldadas as barras transpasse os furos dos suportes e dos rebites das travessas(pois as barras os cobriram) e monte os suportes de molas e amortecedores e termine a fixação das travessas(também com os cravos de chassi de caminhão);
10.1- Solde também com 4 pontos de 15mm(dois de cada lado) os suportes de molas e amortecedores para garantir;
10.2- Limpe muito bem o chassi antes da pintura, certificando-se que não há mais residuo de areia proveniente jato.
11- Tudo montado, aplique primer epoxi de alta densidade, deixe secar por no minimo 24 horas;
11-1 Nos cantinhos onde a tinta pode não chegar com o revolver(opsss) é bom pegar um pincel(UQUQUQ) e fazer manualmente pois não pode ficar nenhum pedaço sem a proceteção do primer ;
12- Após aplicado o primer aplique tinta a base de poliuretano deixe secar no minimo 24 Horas antes de montar o jeep;

Ponto importate:
1-Não aranque o lacre da Placa do seu jeep;

Galera esta receita é o que pude colher neste site, pesquisando em materiais tecnicos e amigos. Amigos de plantão, caso eu tenha cometido algum erro...já sabem né!
Alem de que é o que estou terminando de fazer no meu chassi, parece que está ficando bom.

Bom espero ter contribuido de alguma forma!

Grande abraço a todos!!!

Américo
22/08/2003, 08:24
É isso aí, Adalberto.

Tudo que for feito em prol da tentativa de ajudar alguém que está com dúvida é bem vindo. Continue assim.

Pedro Américo CJ-5 1959 (Guerreiro-01) :twisted:

Pavani
22/08/2003, 10:32
Acho que está tudo certo....
Que fez um chassis muito forte foi o Walter..... O Walter já montou o jeep?!? Queria saber como ficou aquele chassis, por que trinca, nunca mais.... Mas to com uma dúvida, e acho que só depois de montado vai da pra tirar essa dúvida.... Será que ele não perdeu um pouco a torção por estar tão reforçado?!? Olha, tenho que admitir, foi feito um trabalho de primeira viu.... Parabéns....
Abraço....
Pavani

walter.andreis
22/08/2003, 13:16
Acho que está tudo certo....
Que fez um chassis muito forte foi o Walter..... O Walter já montou o jeep?!? Queria saber como ficou aquele chassis, por que trinca, nunca mais.... Mas to com uma dúvida, e acho que só depois de montado vai da pra tirar essa dúvida.... Será que ele não perdeu um pouco a torção por estar tão reforçado?!? Olha, tenho que admitir, foi feito um trabalho de primeira viu.... Parabéns....
Abraço....
Pavani

Fala Pavani...
Pois é.. o chassi do CJ ficou um TOCO de forte... mas ficou um TOCO de duro também (ops.. UQUQUQ (essa foi boa.hehehe)), eu acho que perdeu bastante a flexibilidade dele... não pelas 4 longarinas que foram soldadas nele, mas sim pelas "barrinhas ( /\/\/\ ) que soldei por dentro...
Apesar disso, não vai ser fácil de ocorrerem trincas naquele chassis não, realmente foi feito um serviço de primeira...
Para dar uma compensada na perca de flexibilidade, fiz um SPOA com FESS, pras rodas não perderem aderência tão facilmente...
O CJ estah QUAAASE pronto.. só falta + vontade do FD* do meu mecânico para termina-lo.. hoje mesmo falei com ele, e informei que caso ele não colocasse as pinças + radiador hoje, eu levaria tudo embora e pagaria só o proporcional ao serviço... :? Meu mecânico é q nem bomba hidráulica, soh trabalha sob pressão...
Mas como tudo não são lástimas... Tenho 2 boas notícias... me mudei pra Guaíra (30km de onde estah o CJ), e comprei 1 camera digital... agora vou conseguir passar os relatos/fotos do CJ com mais frequencia... apesar de que em Guaíra a internet é uma mer**!!!

[]'s

Mauro B.
23/08/2003, 02:39
Pois é.. o chassi do CJ ficou um TOCO de forte... mas ficou um TOCO de duro também (ops.. UQUQUQ (essa foi boa.hehehe)), eu acho que perdeu bastante a flexibilidade dele... não pelas 4 longarinas que foram soldadas nele, mas sim pelas "barrinhas ( /\/\/\ ) que soldei por dentro...
Apesar disso, não vai ser fácil de ocorrerem trincas naquele chassis não, realmente foi feito um serviço de primeira...
Para dar uma compensada na perca de flexibilidade, fiz um SPOA com FESS, pras rodas não perderem aderência tão facilmente...

:D Fala Walter !!! :D

Cara, eu acho que "o problema" sobre flexibilidade do seu chassis não está para o quanto que vc vai perder de curso de suspensão, mas sim da propriamente dita falta de flexibilidade dele para si mesmo :? .
Estando as longarinas rígidas (como no seu caso), as soldas existentes entre elas e as travessas vão sofrer uma carga bem maior, podendo elas (as soldas) se romper. O chassis não trabalhará em conjunto e suas cargas poderão se concentrar em determinados pontos, e poderá trincar, então, em um ponto que não foi projetado para tal carga. Suas longarinas talvez não trinquem, mas suas 'uniões' com o resto poderão ser o problema. :wink:

Walter, não sei vai ou não romper, acho até que não, mas um chassis duro, sem flexibilidade, não significa ser um chassis forte!...8)

[]'s

walter.andreis
24/08/2003, 00:44

Cara, eu acho que "o problema" sobre flexibilidade do seu chassis não está para o quanto que vc vai perder de curso de suspensão, mas sim da propriamente dita falta de flexibilidade dele para si mesmo :? .
Estando as longarinas rígidas (como no seu caso), as soldas existentes entre elas e as travessas vão sofrer uma carga bem maior, podendo elas (as soldas) se romper. O chassis não trabalhará em conjunto e suas cargas poderão se concentrar em determinados pontos, e poderá trincar, então, em um ponto que não foi projetado para tal carga. Suas longarinas talvez não trinquem, mas suas 'uniões' com o resto poderão ser o problema. :wink:

Walter, não sei vai ou não romper, acho até que não, mas um chassis duro, sem flexibilidade, não significa ser um chassis forte!...8)

[]'s

Mauro,

Exatamente... o ponto "nao reforçado"do chassi receberá uma carga muito maior que os pontos reforçados, forçando a quebra...
Eu tinha dado a idëia de fazer este reforço ao meu mecânico, mas não tinha pedido para ser feito... e quando cheguei de volta a oficina uns 3 dias depois, estava tudo soldado...
Não aconselho a ninguem fazer o tipo de reforço que eu fiz (as barrinhas /\/\/\/\ ) mas as tiras de ferro de "fora-a-fora" nas longarinas eu acho uma boa opção (apesar do pessoal dizer que destempera o chassis)... eu acho uma boa, pois aqui na região tenho vários exemplos de amigos que usam e os que não usavam este tipo de reforço.. os que não usavam, por varias vezes conseguiram empenar/entortar o chassi, e agora todos estão usando... :D
Com certeza um chassis sem flexibilidade não é um chassis forte.. pelo contrário, a flexibilidade chega a ser uma caracteristica de resistência do mesmo.... seria como "deforma-se temporariamente para não quebrar" ...

[]'s

Mauro B.
24/08/2003, 02:09
Não aconselho a ninguem fazer o tipo de reforço que eu fiz (as barrinhas /\/\/\/\ ) mas as tiras de ferro de "fora-a-fora" nas longarinas eu acho uma boa opção (apesar do pessoal dizer que destempera o chassis)... eu acho uma boa, pois aqui na região tenho vários exemplos de amigos que usam e os que não usavam este tipo de reforço.. os que não usavam, por varias vezes conseguiram empenar/entortar o chassi, e agora todos estão usando... :D

É isso mesmo!!! O que não gostei foi essas barrinhas em "V"... :cry: Eu acho que só a tira embaixo, ou embaixo e em cima, uma ótima coisa...a prática nos mostra que funciona! Então fica beleza! Sobre destemperar, acho que é por isso que indicam o uso da solda MIG, em detrimento da elétrica, pois ela trabalha em temperaturas menores...mas já tá cheio de jipe com essas tiras soldadas com elétrica, e mesmo assim fuciona legal, sinal de que o problema causado não é tão grande quanto o benefício obtido...não é?! :D

Ah, as tiras de certa forma 'trabalham' junto com a longarina, coisa que é mais difícil de se dizer sobre as barrinhas em "V".... :wink:

[]' só com as tiras!

monge
24/08/2003, 10:27
Fala Gente... :D

Quem falou que o chassi do Walter vai trincar está equivocado. :roll:

Ele vai é quebrar de uma vez, não vai se dar nem ao luxo de trincar. :shock:

E um outro detalhe, talvez ao descer um degrau, vc corre o risco de levantar uma roda. Como nas Kombi's.... hehehehehehehe :D

Não tem torção, seu chassi não vai endiagonalizar-se... :shock: (uia)

Um exemplo prático que tenho disso é de um amigo que queria reforçar o chassi dele. Sabem o que ele pensou e fez?

Comprou um outro chassi de jeep, e enfiou um dentro do outro. :shock:

Ficou reforsadíssimo, mas... :roll: Não tem torção, suspenção trabalha mal pra caramba. E tudo devido ao conjundo de crimes que ele cometeu.

Como jumelos gigantes, gigantes MESMO, body lift cabuloso, kit fess, kit espaçador de suspenção, alargadores de roda, e pneus 7.50x16 fate agarre :roll: . O jeep ficou alto, mas parece que ao descer do passeio pra rua ele vai tombar. :shock:

[]'s Com chassi sem reforço.

Eugênio

walter.andreis
24/08/2003, 14:54
Monge,
Você ha de convir comigo, que um chassi original de CJ não foi projetado para receber um motor do tamanho/potencia/peso do 4.1mpfi, certo? Muito menos para aguentar o uso que damos a eles...

Quanto ao chassi "quebrar" ao invés de ocorrerem trincas, eu gostaria que você me explicasse melhor... :wink: eu sinceramente não vejo a mínima possibilidade disso ocorrer... pelo contrário, como nosso amigo Mauro falou, os pontos que unem as barras /\/\ internas com o chassis serão de primeira os pontos mais afetados, e sujeiros a trincarem...

Quanto a "descer um degrau e a roda levantar", esta sim é uma coisa que eu posso concordar com a sua mensagem... mas como eu disse em uma mensagem logo alí a tras, eu dei uma atençãozinha especial para o sistema de suspensão, para que tenha um curso de suspensão suficientemente alto..

Quanto aos crimes, Jumelos Grandes eu nunca gostei... body-lift de 1", até 1 1/2" se for pra conseguir mais espaço na caixa de rodas, é uma ótima pedida sim, Kit Fess eu acho uma ótima coisa para se colocar em um CJ, não vejo porque é crime.... espaçador de suspensão, você se refere em posicionar as molas mais "para fora"? Caso seja, me explique porque é um crime! heehehehehehehe eu acho uma das primordiais, e melhores coisas para se fazer em um CJ, especialmente para os que usam eixos mais largos, como o da RURAL, que é o meu caso...

E... aroveitando... você mandou []'s sem reforço, mas esses dias tinha neguinho picando solda elétrica no chassi do CJ, porque tinha umas trocentas trincas... :wink: heheheheheheheheehhee corto meu pescoço mas num falo quem era!!! :twisted: :twisted: :twisted:

[]'s esperando as respostas... e as pedradas! heheheheheheheeh

monge
24/08/2003, 16:44
Fala Gente.... :D

Bom vamos lá: :twisted:

Crime é pra ele, não pra vc. Sou contra jumelos gigantes.

Kit fess eu acho uma boa.. mas tira um pouco da suspenção, ou pra abrir ou pra fechar, isso tira. :roll:

Convem claro fazer um reforço no chassi pra aguentar o novo motorzão. MAS NÃO PRECISA EXAGERAR!!!!!! :x :x :x

As trincas ocorrem pelo fato do molejo e esforço do chassi. Não havendo o molejo, ao invés de ir trincando e partindo devagarzinho com o tempo, ele vai partir de uma vez. Pois onde era pra "esticar" ele está limitado ao excesso de solda, æ parte de uma vez... quer um exemplo bobo?

Entorta uma barra de ferro e uma barra de aço, veja qual vai quebrar primeiro... o conceito é mais ou menos parecido. :)

O ferro é mais maleável que o aço. Entende? :roll:

Seu chassi hiper super ultra puxa reforçado vai partir como o aço quando partir.

Sou a favor de eixos largos,espaçador de suspenção, espaçador de roda, spoa e etc. Para um jeep que vai ser usado em trilhas leves, medias e pesadas.

No caso este amigo, o jeep é enfeite, pretexto pra jogar dinheiro fora. Ele colocou o motor Maxion da D20, e a caixa de 5 marchas também.

Ficou muito grande a mecanica, e sabe o que ele fez? Cortou o capô, paralamas e esticou o bico do jeep uns 30cm mais ou menos... isso pro radiador caber dentro. :roll: Ele deve ter uns 5 cm entre o parachoque dianteiro e a grade do radiador. :shock:

Piquei meu chassi todinho com solda sim. Ou soldava ou partia. Foram as primeiras soldas que ele ganhou desde que nasceu. E ganhou solda pra caramba. :lol:

Mas só nas trincas, não reforcei nada, não enchi ele de /\/\/\/\/\/\/\/\ :roll:

Agora deixa o dia que vc for andar no seu jeep, faça uma trilha com muita erosão preferencialmente. Depois me diga o que aconteceu.

E se vc começar a zuar muito, vou chamar o Bill pra vc.... :lol: :lol: :lol:

É bem capaz dele sentar nós dois no colo... heheehehehe :lol:

Bill dá o ar da sua graça æ... :lol:

Ou então o Giovani.

Mais alguma ponderação?

[]'s achando o que tenho que achar.... hehehehehehe

Eugênio

Mauro B.
24/08/2003, 17:25
:D Fala Walter, Monge e ALL !!! :D

.. pelo contrário, como nosso amigo Mauro falou, os pontos que unem as barras /\/\ internas com o chassis serão de primeira os pontos mais afetados, e sujeiros a trincarem...

É...na real acho que os primeiros pontos mais sujeitos a quebras (ou trincas) serão os lugares onde as longarinas se unem ás travessas. Ex: a união (dos dois lados) daquele "tubo redondo" que fica em baixo da grade dianteita dos cj3a...tanto a solda, como essa própria região na longarina, estarão sujeitos á trincas....ao meu ver... :)

...E um outro detalhe, talvez ao descer um degrau, vc corre o risco de levantar uma roda. Como nas Kombi's....
...Não tem torção, suspenção trabalha mal pra caramba. E tudo devido ao conjundo de crimes que ele cometeu. Como jumelos gigantes, gigantes MESMO, body lift cabuloso, kit fess, kit espaçador de suspenção, alargadores de roda, e pneus 7.50x16 fate agarre . O jeep ficou alto, mas parece que ao descer do passeio pra rua ele vai tombar.
[]'s Com chassi sem reforço.

Oi Monge !!! :D

Olha, para o uso que damos aos nossos jipes, e a motorização que colocamos neles, o chassi do jipe pode não aguentar e precisa ser reforçado. Se não reforçar, trinca... :(
Ele trinca mesmo, pois até os jipes apartir de 79 (se não me engano) já saíam de fábrica com uma tira soldada na parte inferior do chassi...sinal de que precisava mesmo...
Eu acho que um tira embaixo, ou tbm em cima, o melhor reforço a se fazer no chassi do jipe. O Giovani já deu detalhes de como proceder. Essa tira, apesar de reduzir um pouco a flexibilidade, trabalha (torce) junto com a longarina, e com isso ela se torna parte do conjunto em si, reforçando-o. Isso é uma coisa que não se pode dizer em relação ás barrinhas "/\/\/\" do Walter, pois elas impedem a torção do chassi, logo.... :wink:

Quanto aos 'crimes' citados, meus palpites :P

JUMELO GIGANTES - Quanto maior o jumelo, mais duro vai ficar o jipe e menor vai ser o curso de suspensão. Isso acontece porque para uma mesma movimentação do feixe, menor vai ser a movimentação da carroceria. Pela elevada alavanca, deixa o conjunto da suspensão mais 'bamba', e por essa mesma alavanca, força mais o ponto no chassi, e mais vai forçar quanto maior for o jumelo. Ao meu ver, o tamanho MÁXIMO de jumelo para cj's seria de 12cm. Esse sim é um crime!

BODY LIFT CABULOSO - Na minha opinião, um calço de carrceria mais alto pode ter tres(3) funções: 1°-Aumentar a altura da caixa de roda, para pneus maiores; 2°-Facilitar a limpeza do barro acumulado; 3°-Dar um pouco a mais de conforto. Não altera a torção da suspensão. Piora um pouco a estabilidade. Não acho um crime.

KIT FESS - Xiii..esse é complicado! Temos várias opniões a respeito, e umas vão de encontro ás outras...prefiro nem opinar! :oops:

KIT ESPAÇADOR DE SUSPENSÃO - Diminui a torção da suspensão, mas em compesação, em curvas, vc quase não tem 'body roll' e vc ganha bastante estabilidade. Acho ótimo para quem faz SPOA, por perder bem pouquinho de torção da suspensão e dar estabilidade e segurança....eu fiz isso no meu cj5 e recomendo! Nem percebi a perda de curso! Acho que só é crime para quem é SPUA, não se preucupa com estabilidade e body roll e precisa de um curso de suspensão elevado.

ESPAÇADORES DE RODA - Aumenta a torção e aumenta a estabilidade. O único inconveniente é forçar mais os rolamentos da roda. No resto só alegria! Não acho crime.

PNEUS 750x16 FATE AGARRE - Não entendi! :oops:

Monge, pra mim, acho que o único crime de verdade é o jumelo gigante. No resto, depende do que a pessoa irá fazer! :D

[]'s

monge
24/08/2003, 18:20
Fala Gente... :D

Vou me re-explicar. :wink:

O que este amigo meu fez, foi tudo atoa, este é o crime... :!:

Se ele fosse usar o jeep em trilhas, até justificaria, e ele nem usa pneus grandes, usa um 7.50x16. O que ele fez eu achei desperdício e um crime. Pra tudo que ele fez no jeep, merecia pelo menos uns pneus 44"

Quanto as outras coisas que citei é pq ele usou no jeep dele. E vai ser tudo desperdiçado. Pois ele não faz trilha, passeio, nem anda no jeep. É jeep de vitrine...

Eu sou louco por espaçadores de rodas e de suspenção, body lift maior. Em breve colocarei no meu jeep por causa do SPOA.

Sou contra só os reforços \/\/\/\/\/\/\/ do Walter e jumelos gigantes.

Quando eu reformar meu jeep, pode ter certeza absoluta que irei reforçar o chassi, sem dúvida. :D

Mas até lá, sempre que eu puder vou malhar o Walter... hehehehehe digo /\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\ hahahahahahahahaha :lol: :P

Não estou aqui julgando nenhuma adaptação / melhoria nos jeeps, muito menos o reforço /\/\/\/\/\/\/\/\/\/\ do Walter... heheehehehehe :D

É só pra descontrair mesmo, e criar polêmica, pois assim novas idéias surgem, novos palpites e quem sabe o walter muda o reforço dele de \/\/\/\/\/\/\/\/ para WMWMWMWMWMWMWMWMWMWMWMW, :D

Ou então ele pode encher tudo também.. hehehehehehee

Brincadeira hien Walter. :wink: :P É só pra descontrair mesmo.

[]'s morrendo de rir aqui...

Eugênio

walter.andreis
24/08/2003, 21:36
Monge,

Bem... crime é por pneu 44"! Crime pros diferenciais, crime pros rolamentos, pro bolso, pro motor, cambio, cx de transf. etc.. etc... etc...

Quanto aos reforços /\/\/\/\/\, eu também não acho que foi o ideal.. mas quer saber? Olhando isso aqui, eu tenho minhas sérias dúvidas se isso vai mesmo trincar... quebrar como vc diz, eu sei que é impossível... :wink:
Quanto a flexionar uma barra de ferro, e outra de aço... eu acho que o exemplo não tem naaaaada a ver com o assunto.. hehehehe, afinal,o chassi trabalha de uma forma dinâmica, recebendo diferentes tipos de força, em diferentes pontos, reagindo assim BEEEM diferente de uma simples "barra de aço" se entortando... mas só pra dar um exemplo um pouco melhor, mas bobo igual: Pega-se o chassi do meu CJ, com os reforços que estão nele, e pega o chassi de um original (pode ser o seu, apesar das picotadas de solda elétrica :shock: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: ), agora coloca-se os 2 em uma "hiper super ultra puxa" (coisa de G**, mas eh pra vc intender) prensa hidráulica, e começa-se a dobrar os 2, como se fosse "2 barras" hehehehehe... eu acho que o original vai se deformar bem mais, e mais facilmente que o meu, com /\/\/\/\/\/\ e tudo mais.... :wink:

Ps.: Pessoal, eu e o Monge jah combinamos por ICQ de um malhar o outro aki... mas chega agora hein Monge, vc q começou e eu q terminei! :wink:

[]'s
[]'s

monge
24/08/2003, 21:58
Walter... vamos lá novamente :twisted: :twisted: :twisted:

Pegamos os nossos chassis simples e reforçado \/\/\/\/\/\/\/\ :roll:

Vc coloca o seu na prensa hidráulica propriamente dita, enquanto eu fico no cronometro medindo o tempo que seu chassi vai gastar pra se achatar todinho. Certo?

Suponhamos que a prença gaste 1'30'' pra detonar seu chassi. :P

Æ eu pego meu chassi e saio correndo gritando::: :twisted:

Viu.. seu chassi está esmagado eu ainda tenho o meu, vou montar meu jeep e passar perto de vc buzinando e gritando ooooo zé ruela... hahahahahahaahahah Cade chassi agora... morre de inveja... morre... hahaahahahahahahahha :D :D :D :D

[]'s

Eugênio

Eugênio

Giovani
24/08/2003, 23:19
(apesar do pessoal dizer que destempera o chassis)...

:shock: :shock: E chassi é temperado????? :lol: :lol: Só se for com Sazon... :lol: :lol: :lol:

...seu chassi não vai endiagonalizar-se... :shock: (uia)

:D Fala Eugênio!

:lol: :lol: Essa foi forte... :lol: :lol: :lol:
:D Bão, o chassi original dos Jeeps saiu de fábrica com uma cinta por baixo, à partir de 1979. O chassi do WWWWWalter, realmente não vai mexer mais... Mas duvido que quebre. Talvez apareça alguns trincos. Andando, trilhando, e por aí, não quebra meeesmo! Só se começar dar saltos em Jeep Cross... :wink:
[]'s

fugger
27/09/2003, 11:25
:) Caros

Qual é a especificação (espessura, tipo de material, etc.) desta cinta que o Giovani citou?
Sei que nos Cj´s modernos ela é soldada sob o chassi mas não em todo o chassi, só em pontos específicos. :? É interessante soldar uma destas sob e sobre o chassi enteiro? Não quero perder muita torção!:?
Consegui arrancar a ponta esquerda do chassi do meu CJ e resolvi reformar o chassi como um todo, portando todas as sugestões são bem vindas. :)

[]´s em reforço

Giovani
28/09/2003, 13:00
Qual é a especificação (espessura, tipo de material, etc.) desta cinta que o Giovani citou?
Sei que nos Cj´s modernos ela é soldada sob o chassi mas não em todo o chassi, só em pontos específicos. :? É interessante soldar uma destas sob e sobre o chassi enteiro? Não quero perder muita torção!:?

:D Grande Fugger!!!

:D É ferro chato, que vc encontra em qualquer loja de ferragens... A largura deve ser pouco menor que a do chassi, uns 4 cm. A espessura de +ou- 4mm. As medidas corretas são em polegadas, mas não lembro agora...
:D Meu CJ é 1979. Ele tem esse reforço original de fábrica. A chapa é mais fina, deve ter só uns 2,5mm de espessura e vai por baixo do chassi, entre os batentes da suspensão. :wink: Não vejo a menor necessidade de pôr uma dessas em cima do chassi. Solde todas as trincas que existem nele e ponha essa cinta por baixo. :wink:
[]'s

walter.andreis
28/09/2003, 21:07
Solde todas as trincas que existem nele e ponha essa cinta por baixo. :wink:

Ou somente por cima, pois dá menos trabalho... no meu caso aproveitei que o CJ estava todo desmontado e coloquei por cima e por baixo...

[]'s

Mauro B.
28/09/2003, 22:11
Solde todas as trincas que existem nele e ponha essa cinta por baixo. :wink:
Ou somente por cima, pois dá menos trabalho... no meu caso aproveitei que o CJ estava todo desmontado e coloquei por cima e por baixo...
Walter, mas o chassis trinca por baixo! :shock: E se ele "rasgar" (o que aconteceu em mais de um ponto com o chassis do meu jipe) começará por baixo! Logo, onde devemos por a cinta? Por baixo! 8)
No cj3a do meu pai, nós vamos colocar uma cinta de aço comum de 1e1/2"(38mm) de largura por 1/8"(3mm) de espessura! E...só por baixo! :P

[]'s

walter.andreis
28/09/2003, 22:18
É Maurão... realmente faz sentido... eu não tinha pensado de uma forma "dinâmica"... :wink:
[]'s

monge
28/09/2003, 23:15
Fala Gente... :D :D

Vou responder a lá Bill... :D :D :D

O walter não serve como referência pra falar em chassis nem em cardãn...

[]'s

Eugênio

walter.andreis
28/09/2003, 23:20
Po Monge,
Sacanagem...
Só porque sou um pouco EXAGERADO? :roll: :wink: :D :P

[]'s

ramil2007
28/09/2003, 23:38
Olá galerinha expert,

Gostaria de saber se algum de vcs sabem onde eu posso fazer esse tipo de serviço de reforma de chassi com reforço e limpeza, aqui em São Paulo, e quanto isso me sairia?

Valeu

Ramil

mattheus
29/09/2003, 11:14
Ae galera,

Prá aproveitar o embalo, onde consigo os arrebites originais, ou similares, do chassis do CJ, aqui em SP :?:
Estou começando a reforçar o meu chassis, mas ainda não sei de alguém que faça o trampo dos arrebites.

[]´s

Mattheus

monge
29/09/2003, 12:33
Fala gente... :D

Pelo que eu sei, este tipo de rebite só na fabrica mesmo... :cry:

Uma solução, ou recurso técnico provisório seria usar cravos de chassis de caminhão. :D

Bom pelo menos foi assim que me disseram. :D

[]'s

Eugênio

mattheus
29/09/2003, 13:09
Ae monge

Esses cravos se acham onde?

Será que tem nos lugares onde alinham chassi de caminhão?
A colocação é fácil, ou precisa adpatar (tamanho)/

[]´s

Mattheus

ramil2007
29/09/2003, 16:45
Olá galerinha expert,

Gostaria de saber se algum de vcs sabem onde eu posso fazer esse tipo de serviço de reforma de chassi com reforço e limpeza, aqui em São Paulo, e quanto isso me sairia?

Valeu

Ramil

mattheus
29/09/2003, 17:06
Fala aí Ramil,

Isso depende muito, por exemplo, eu tenho um mecânico que trabalha somente com CJ´s e faz esse trampo, inclusive estou enconstando a viatura para colocação do GM 2.5 alcool, fazer o reforço e a pintura com ele.

Não tive muita sorte com mecânicos de jipes, mas esse me parece que é honesto e sabe dar o valor certo para o serviço, não são como outros com os quais fiz alguns serviços que só queriam arrancar o meu couro :evil: :evil: .

Vi uns trampos que ele fez e perece que o cara trabalha bem.

O cara é o Vagner, tel 96780028, zona leste, região de Itaquera

Mas o que vale nesse meio é pesquisar, e muito :!: :!:

[]´s

Mattheus

ramil2007
29/09/2003, 20:10
Olá Matheus,
Blz?
Então eu já estava pensando em fazer uma big reforma no meu cjzão, mas o que falta no momento é dinheiro, então resolvi dar umas boas pesquisadas, e vi que realmente os caras enfiam a faca sem dó, tem umas diferenças gritantes de uma para outra oficina...
Pois bem eu estava pensando em adaptar exatamente esse motor no meu jeppão, ate tenho um na minha vista, mas não é só isso que tenho que fazer no meu jeep, hoje eu deitei em baixo do meu jeep, e quase chorei, o chassi esta todo enferrujado, e com uns serviços mto porcos de soldas, então eu queria alguem que seguisse essa receita de bolo que o colega passou a respeito de reforma de chassi...Com jato de areia e tudo mais...

Bom mto obrigado

Amanha eu ligarei para esse telefone...

Ramil

Thiago Rodeghel
29/09/2003, 21:17
E aí Galera :lol:

Quando peguei meu CJ, o chassis tinha acabado de ser reformado :D
Tinha sido jateado e soldado onde havia trincas... Já faz 3 anos e até hoje Beleza :lol: 8) ...

Mas a cinta de reforço tá soldada por cima do chassis, mais ou menos, do eixo dianteiro até o fim do chassis... :roll: Será q pode ocorrer alguma coisa no chassis :shock: , se até hoje não aconteceu nada :D :?:

Falou, Valeu :lol:

Mauro B.
01/10/2003, 23:01
Uma solução, ou recurso técnico provisório seria usar cravos de chassis de caminhão. :D
Fala Monge!!!

Cara, eu não conheço esses cravos de chassis de caminhão...como eles são? Como fucionam??? É baratinho? Eu estou reformando um chassis detonado e me interessei... :) Ah, porque "provisório"??

[]'s

walter.andreis
01/10/2003, 23:44
Fala Monge!!!

Cara, eu não conheço esses cravos de chassis de caminhão...como eles são? Como fucionam??? É baratinho? Eu estou reformando um chassis detonado e me interessei... :) Ah, porque "provisório"??
[]'s

Mauro,
Esses cravos de caminhão são uma espécie de parafusos com uma parte sextavada em aço um pouco mais grossa na base do mesmo... então você faz um furo no chassis do diâmetro do parafuso, e com uma ferramenta de precisão (marreta de 5Kg :twisted: ) você "sóca" o sextavado de aço no chassis, de forma que ele fique preso lá... :wink:
Simples e eficiente.. hehehehee...
É baratinho sim, e pode ser uma medida definitiva sem problema nenhum...
[]´s

walter.andreis
02/10/2003, 00:12
Eu estava relendo minha mensagem, e tive 1 idéia :idea: ......
Seria interessante soldar um bloquinho de férro pelo lado de dentro do chassis onde será feito o furo para prender o cravo... desta forma o sextavado inteiro do cravo fica com apoio, já que somente a parede do chassis pode ser muito fina... :wink:

[]´s

monge
02/10/2003, 00:59
Fala Gente.... :D

Quando digo que é um recurso técnico provisório é um nome mais bonitinho que gambiarra....hehehehehe :D :D :D :D :D

Brincadeira, é como o Walter disse, e fica muito parecido com os rebites originais do jeep, sendo assim vc não perderá o molejo do chassis.

[]'s

Eugênio

ramil2007
06/10/2003, 00:13
--------------------------------------------------------------------------------

Olá pessoal,
Blz?
Eu sei que estão todos empolgados para o festival dos jeepeiros, eu tbm estarei presente no domingo.
Bom queria mto saber de vcs onde eu posso fazer essa reforma no meu jeep?E quanto me sairia?

Muito obrigado pela ajuda

Ramil

Mauro B.
06/10/2003, 20:16
...e com uma ferramenta de precisão (marreta de 5Kg :twisted: ) você "sóca" o sextavado de aço no chassis, de forma que ele fique preso lá...
é como o Walter disse, e fica muito parecido com os rebites originais do jeep, sendo assim vc não perderá o molejo do chassis.
Fala Walter a Monge !!! :D

Tudo bem, eu entendi que ele fica "prensado" no furo...certo? Mas não tem uma porca do outro lado para apertar ???? Penso isso pois com o molejo ele poderia soltar...ou tô errado??? :roll:

[]'s

walter.andreis
06/10/2003, 21:47
Fala Walter a Monge !!! :D

Tudo bem, eu entendi que ele fica "prensado" no furo...certo? Mas não tem uma porca do outro lado para apertar ???? Penso isso pois com o molejo ele poderia soltar...ou tô errado??? :roll:

[]'s

Mauro,
Não solta não, pode ficar "FRAU" :wink: ...
Ele não fica apenas prensado... o sextavado do rebite faz o formato dele na chapa do chassi e não solta com o "molejo" não... mas do outro lado vai uma porca sim, o sextavado é utilizado apenas para não permitir o rebite girar no seu próprio eixo.... :wink:
[]´s

Mauro B.
06/10/2003, 23:24
... mas do outro lado vai uma porca sim, o sextavado é utilizado apenas para não permitir o rebite girar no seu próprio eixo....
Fala Walter !!! :D

Era isso mesmo que eu queria saber....valeu !!! :P

[]'s

Duda Lopes
30/03/2004, 12:21
Boa tarde PessoAll,

Estou retomando esse tópico pois estou com um problemão.

No sábado, quando terminava de desmontar a suspensão e tirar o motor do lugar para pintar o chassi do meu Jeep, percebi que 2 suportes de amortecedor que são presos no chassi, estão com as roscas (opá) totalmente Fud@$%$@$&¨*&¨@.

Alguém tem alguma idéia de como resolver esse problema?? Consigo substituir os suportes?? O que faço??

Obrigado a todos,

Abracos,

EduardoLang
30/03/2004, 14:51
Faça o seguinte:

Compre uma ferramente que faça rosca, não me lembro o nome, e faça vc mesmo em casa!!!!!!!!

É bem simples e não custa tão caro assim, é só vc comprar a fêmea para fazer rosca e pronto. Antes leve a porca para poder medir a rosca, pois não sei se ela é rosca mm ou rosca polegada então leve a porca pra não fazer bobeira............

A propósito usei os prisioneiros da roda do opala ao invés dos cravos de chassi de caminhão ! ! ! !

Duda Lopes
30/03/2004, 14:58
Fala Lang, Beleza??

Eu tinha pensado nisso, mas fiquei com uma baita dúvida se seria a melhor solução para o meu problema, mas legal, acho que seria a maneira mais fácil.

Lang, será que poderiamos marcar um final de semana para eu poder dar uma olhada no seu Jeep?

É que você esta em um estágio bem mais adiantado que Eu na sua reforma e que poderia me ajudar muito.

Se tiver um tempinho agradeço.

Um Abraco,

EduardoLang
30/03/2004, 15:12
Ae Duda,

Fica a vontade ! ! ! ! !

Passa uma MP com o tel que eu te ligo para marcarmos.

Forte abraço,

Edu