Conectar

Ver Versão Completa : [Arrefecimento] Refazendo o sistema inteiro.

DR1V3R
04/05/2010, 18:59
De acordo com o horário local, boa noite a todos.

Algum forista, poderia me informar qual a finalidade de uma mangueira que, olhando o jipe de frente, no lado esquerdo inferior, próximo da traseira do motor, sai, passa por tubo metalico fino, depois se conecta ao entroncamento com 4 conectores de tubulação e que leva até o radiador? Fica logo abaixo da turbina ihi.

Abraços.

Meu jipe está todo original: motor xud, caixa Peugeot, t-case "Só Deus sabe qual", carraro, etc...

:?:

andre_belem
04/05/2010, 23:02
sinceramente - serve para entupir, estourar e dar dor de cabeça....mantive o sistema mas troquei por uma mangueira mesmo !

Também não consegui entender porque a água passa por ali.

Alguém se habilita a responder ? Leo ? Martin ?

Martin Melcop
05/05/2010, 07:43
Só sei de uma coisa, o conjunto original de arrefecimento foi feito para dar dor de cabeça e trabalho.

Mas eu não sei essa não.

leogc
05/05/2010, 09:04
po, também não consigo identificar assim não, ele leva direto ao radiador?!...

manda uma foto que pode ser mais fácil.

abs

DR1V3R
05/05/2010, 10:17
Vou tirar um foto assim que puder e posto. Mas adianto uma coisa. Remendar a tubulação com tubos de aço foi suicídio. Lógico que eles sabiam que no longo prazo aquela merda iria oxidar e entupir o sistema. Filhos da #### !!! :evil:

Abraço.

PS: Eu edito o post depois com as fotos. :concordo:

leogc
05/05/2010, 10:19
po, isso é mole de resolver, troca por um de inox.

abs

andre_belem
05/05/2010, 10:33
no link do meu blog http://semeujotafalasse.blogspot.com/2010/03/o-susto-da-mangueira.html tem exatamente esse caninho com as fotos de onde explodiu com o entupimento.

Eu troquei por bronze (comprei em loja de material para conexões de gas) e coloquei as mesmas mangueiras novas e robustas que usei no resto do sistema.

Uma dica - acoplei os dois ventiladores e coloquei um botão de automático/manual. Ele esfria muito bem. Mas ainda não controlo bem a temperatura. Quero colocar 3 termômetros: manter o da valvula, um na saida primária do motor, e outro na saida do radiador.
Estou apenas na dúvida de qual modelo comprar (cronomac ? com mercúrio ?) queria um baratinho.

Um tempo atrás eu estava pensando em um bypass da valvula termostática que pudesse ser fechado ou aberto, de modo que em caso de pane da valvula no meio da trilha eu pudesse simplesmente abrir o bypass e chegar em uma oficina.

Abraços

leogc
05/05/2010, 10:43
aqui no trabalho não to conseguindo abrir....mas a opção do bronze também é boa e mais barata.

outra dica, eu uso ventiladores de santana 2.0 97 com ar condicionado, ele tem uma carenagem que direciona o fluxo de ar...e venta um bocado.

qualquer marcador desses mecânico funciona bem....eu gosto dos cronomac, mas não sei como estão os preços.

o casbetto aqui do forum tem um bypass desses. particularmente, num xud original eu não sei se vale a pena deixar a válvula. dificilmente o carro trabalha frio. já num super xud ou num motor com um mega radiador e sem ar condicionado (o ar atrapalha bastante por causa do evaporador), talvez seja bom.

abs

Andrejur
06/05/2010, 00:12
Estou usando tubos de alumínio(copiando a ideia do Adilson Mancebo).
É bem barato, leve e esquenta menos que o ferro....

Abs.

andre_belem
06/05/2010, 00:55
ainda resta a dúvida - para que diabos serve aquela parte do circuito ? não entendi muito bem porque a água tem que ir para ali !

Alguém tem a resposta ?

Juliano Nitsch
06/05/2010, 01:08
Fala André

Aí esta tudo muito bem explicadinho. Item 11 da pagina... http://jpx.4x4brasil.com.br/html/adapt.html

Até mais

andre_belem
06/05/2010, 09:04
Olá Juliano e demais,

eu imaginava que era o by-pass mas não tinha certeza por um motivo simples (que deve ser mesmo dos outros). Eu tinha lido essa matéria antes mas a diferença de bitola do cano do bypass das fotos para o que eu tinha aqui era impressionante ! o caninho era ridículo no meu (veja em http://semeujotafalasse.blogspot.com/2010/03/o-susto-da-mangueira.html).

Eu entendo que deve melhorar bastante mesmo sem o bypass, ainda mais aqui no Brasil que o trânsito não deixa a gente andar muito. Estou pensando muito em breve em tirar o motor do lugar para fazer algumas coisas e então eu eliminaria com certeza tanto o bypass quanto o do óleo (que não vejo necessidade alguma).

Mas sei que é discutivel. Para o DR1VR3 - se vc pretende manter o bypass, aconselho a fazer como eu fiz - troque por mangueiras resistentes de verdade e conexões de bronze ou aluminio.

Juliano - obrigado pela força.

DR1V3R
06/05/2010, 10:42
Calma aê pessoal! O tópico meio que embolou. :stop:

A mangueira que eu e o Andre estamos mencionando é a conexão da direita, vertical, que fica depois da entrada do by-pass. A entrada do by-pass é a horizontal, a menos que exista outro by-pass. Ela possui duas reduções que se conectam a um tubo fino que passa por cima da turbina!

Abraços.

DR1V3R (Tiago)

andre_belem
07/05/2010, 18:46
Tiago,
estou com o meu carro hoje e olhei bem todo o sistema. Aparentemente é o mesmo bypass que se encontra descrito no Mundo jpx, mas com a diferença que o caninho de ferro é pequeno e ele entra por cima da turbina. O bypass com aquele cano grande e horizontal, no meu não tinha. Só tinha esse mesmo.

Qual o número de série do teu Jota ? (por curiosidade apenas).

Abraços

DR1V3R
08/05/2010, 10:18
Bom, para ilustrar o que já foi mencionado. A conexão a qual eu me referia está como anexo na mensagem. Fora o by-pass mencionado no site, existem outras duas conexões no meu jpx, ligadas por um tubo fino metálico, com os pontos destacados em amarelo. Alguém sabe a função?

Abraço.

Eduardo Tescarollo
08/05/2010, 12:08
Bom, para ilustrar o que já foi mencionado. A conexão a qual eu me referia está como anexo na mensagem. Fora o by-pass mencionado no site, existem outras duas conexões no meu jpx, ligadas por um tubo fino metálico, com os pontos destacados em amarelo. Alguém sabe a função?

Abraço.

Amigo, são retorno de agua que servem para circular a agua no cabeçote e no bloco, que quando aquecidas abrem a valvula termostatica. Se for eliminar estes retorno voçê tem que retirar a valvula.

Abs

andre_belem
08/05/2010, 14:58
Mas Eduardo, por que um cano tão fininho nesse retorno ? então quando o bypass é eliminado, deve-se manter esse retorno ? Está correto ?

Att

DR1V3R
09/05/2010, 21:20
Como estou com tempo essa semana, vou testar as duas configurações: fechado e aberto. Caso não haja mudança brusca da temperatura, vou optar por deixar tampado mesmo. Menos uma peça para dar defeito. Vou também botar um cebolão na câmara da válvula termo-estática (ando sem ela) para acionar a 2a ventuinha. Caso obtehna sucesso, posto tb.

Abraço. :concordo:

Eduardo Tescarollo
10/05/2010, 18:11
Mas Eduardo, por que um cano tão fininho nesse retorno ? então quando o bypass é eliminado, deve-se manter esse retorno ? Está correto ?

Att

Quanto ao diâmetro do cano não acho tão fino, só se o seu foi trocado. Eliminar o bypass voçê esta se referindo ao trocador de calor agua/óleo? Se positivo eu fiz o seguinte, peguei a mangueira de saída que voltava para a bomba d'agua com agua quente e liguei ela no radiador, tambem fiz duas reduções com um furo de 6mm e coloquei nos dois retornos que vem do cabeçote e do bloco, elas foram colocadas naquela peça de entrada de agua para a bomba. Conclusão abaixou a temperatura bastante e não precisa retirar a valvula termostatica, sendo assim o motor manter sua temperatura de trabalho. Isto foi ideliazado pelo Valdemar.

Abs

Eduardo Tescarollo
10/05/2010, 18:13
Como estou com tempo essa semana, vou testar as duas configurações: fechado e aberto. Caso não haja mudança brusca da temperatura, vou optar por deixar tampado mesmo. Menos uma peça para dar defeito. Vou também botar um cebolão na câmara da válvula termo-estática (ando sem ela) para acionar a 2a ventuinha. Caso obtehna sucesso, posto tb.

Eu não aconselho a andar sem a valvula. Em dias de frio o motor esfria muito, isto tambem e prejudicial.

Abs

andre_belem
10/05/2010, 20:55
Eduardo...dá uma olhada aqui: http://semeujotafalasse.blogspot.com/2010_03_01_archive.html

a segunda foto tem o caninho que estamos falando. É fininho sim - da grossura de um dedo mindinho. Também me assustei quando vi isso. Achei que tivesse gambiarra ai. mas com esse post estou vendo que alguns carros sairam assim.

Abratz

portugues
10/05/2010, 21:08
aproveitando o topico alguém sabe me dizer quantos litros tem o radiador original do jpx..? na verddae são 2 modelos estou certo um de 5 cm de espessuar e um de 7 é isso alguém sabe o volume dos 2?? abraços

Eduardo Tescarollo
11/05/2010, 10:52
aproveitando o topico alguém sabe me dizer quantos litros tem o radiador original do jpx..? na verddae são 2 modelos estou certo um de 5 cm de espessuar e um de 7 é isso alguém sabe o volume dos 2?? abraços

A litragem eu não sei, mas meu radiador é do moderno mas tem 5cm de espessura. Este de 7cm deve ser o especial feito pela Murari, que tem 4 canaletas em vez de 3 do original. Já pensei em colocar um radiador deste, mas esta muito caro em torno de 1.300,00 latinhas.

Abs

Andrejur
11/05/2010, 18:52
Por falar em radiador, estou fazendo uma experiência com os originais de cobre( aqueles de +/_ 6 cms de espessura. Como eles são de fluxo em
"U" mandei mudar de lugar o bocal de entrada dágua(retorno) para o lado esquerdo(motorista) tendo o cuidado de retirar uma chapinha que existe na coluna do lado direito(proximo do cebolão), de modo que passe a ser de fluxo cruzado como os + antigos e a maioria dos radiores modernos.
Aproveitei e mandei varetar os radiadores.
Por enquanto, já percebi alguma melhoria na troca de calor da PKP com motor Kia 2.7 e no J. Militar com motor XUD, ainda em teste, tanto no tempo de funcionamento das ventoinhas como na disposição das mangueiras.
Repeti a experiência com Jota com motor MWM 2.8 sprinter mas ainda não liguei o motor para verificar, se bem que esse quase não liga a ventoinha...

Abs.

portugues
11/05/2010, 21:38
andré beleza?? amigo acho que o do meu j é igual ao teu fluxo em u sera que vou ter problema com esse radiador? ele tb tem um retorno confere? sabe quantos litros ele tem? abraços e desculpe-me tantas perguntas..

Andrejur
13/05/2010, 00:12
Não tem nenhum problema com esse radiador, só resolvi mudar o fluxo para fazer uma experiência . Sim, ele tem um retorno do lado do motorista(parte superior) que deve receber agua quente do radiador de óleo(peça que vem acoplada ao filtro de óleo em alguns carros. Dizem que, com esse radiador o jota utiliza 12 litros de líquido de arrefecimento.

Abs.

DR1V3R
16/05/2010, 09:21
Alguém sabe me dizer a medida das mangueiras do sistema de arrefecimento? Todas elas, por favor. Acho que comprei as erradas. :putz:

Entrada: 1 de ø3/4" e outra de ø1 e 1/4".

Saída: 3 de ø3/4" e outra de ø1 e 1/4"

Confere? To achando as de ø1 e 1/4" quase impossíveis de se colocar nos bocais da entrada/saída do motor. A força e tanta que eu quase cago nas calças.:evil:

:lol::mrgreen::lol::mrgreen::lol:

Abraço.

andre_belem
16/05/2010, 22:25
Puxa...acredite mas nem sabia que existia KIT para isso. Eu tirei todas as minhas...levei numa loja...e fui comprando por metro, mas MUITO mais robustas do que as que tinha antes...Troquei todas as conexões por bronze...e as abraçadeiras por inox...fiz em uma manhã.

De onde veio esse kit que vc comprou ?
Abraços
André

DR1V3R
18/05/2010, 10:47
Puxa...acredite mas nem sabia que existia KIT para isso. Eu tirei todas as minhas...levei numa loja...e fui comprando por metro, mas MUITO mais robustas do que as que tinha antes...Troquei todas as conexões por bronze...e as abraçadeiras por inox...fiz em uma manhã.

De onde veio esse kit que vc comprou ?
Abraços
André

Onde você viu kit?

:confused:

andre_belem
18/05/2010, 22:47
Ops...foi mal...eu tinha entendido que vc tinha comprado um Kit..
mas vc não levou as velhas ??
quando refiz o meu sistema eu fui levando todas as mangueiras e comprando de tamanho igual...vc estava sem ?

DR1V3R
19/05/2010, 18:46
Ops...foi mal...eu tinha entendido que vc tinha comprado um Kit..
mas vc não levou as velhas ??
quando refiz o meu sistema eu fui levando todas as mangueiras e comprando de tamanho igual...vc estava sem ?

Parti do zero e não uso nenhum tubo de metal. Apenas cotovelos de plástico para fazer as curvas: Tigre Aquaterm 28mm 90 graus. Fiquei com receio de optar por metal e começar a entupir e fazer "chá" como você mesmo mencionou em outro tópico. Vou montar amanhã e tiro fotos do resultado. Acho que ficará bom.

DR1V3R
24/05/2010, 19:03
Uma foto da saída de água quente do motor. Como já tinha mencionado, tampei as duas conexões mostradas na foto. Ainda não liguei o motor, pois estou trabalhando no carro sozinho e falta comprar uma mangueira pequena da válvula de alívio da turbina. Tampei tb a entrada que viria do resfriador de óleo. A curva foi feita com tubulação Tigre Aquaterm, própria para alta temperatura. Vamos ver se aguenta.

Abraço.

DR1V3R (Tiago)

:concordo:

andre_belem
24/05/2010, 22:06
Tiago,
não entendi. como foi que vc tapou o bypass ? comprou o tubo cego ?
as conexões parecem boas, mas lambuza de tinta as abraçadeiras porque elas vão enferrujar e travar.

Abraços

DR1V3R
24/05/2010, 22:29
Tiago,
não entendi. como foi que vc tapou o bypass ? comprou o tubo cego ?
as conexões parecem boas, mas lambuza de tinta as abraçadeiras porque elas vão enferrujar e travar.

Abraços

Usei pé de mesa e abraçadeira no que fica no motor. Na conexão dos tubos, comprei um saco com 6 tampas, acho que do Omega, que são próprias para a tubulação. Na entrada d'água, usei tb uma tampa apropriada. O pé de mesa é só um teste.

Abraço.

andre_belem
02/06/2010, 11:45
Olá Tiago,

vou fazer uma preventiva no radiador aproveitando o feriado. Talvez eu troque algumas coisas. Uma pergunta: onde fica o sangrador desse radiador ? procurei por tudo e não achei.
PS: se alguém souber só postar.
Abraços

DR1V3R
04/06/2010, 12:00
Olá Tiago,

vou fazer uma preventiva no radiador aproveitando o feriado. Talvez eu troque algumas coisas. Uma pergunta: onde fica o sangrador desse radiador ? procurei por tudo e não achei.
PS: se alguém souber só postar.
Abraços

A menos que eu esteja enganado, não há. A melhor solução é remover a mangueira inferior e a superior e mandar lavar ou fazer, como eu faço: Remover as conexões e, sem desmontar, dar um jato na conexão superior até a água sair limpa. Não demora muito.

Abraço.

DR1V3R (Tiago) :concordo:

andre_belem
06/06/2010, 14:22
Tiago...meu radiador está do lado de fora. Tá ruim o lance !
será que dá para trocar esse radiador ? alguém já fez isso ?
Acho (apenas acho) que o meu é aquele de material sintético, não de cobre !
Mas tá ruim MESMO !

Abraços

netto mietto
06/06/2010, 18:17
andre.........coloca umas fotos do radiador do jota fica facil de visualizar.

andre_belem
06/06/2010, 18:43
oi Netto,
modelo original 95. As fotos estão ai. Na segunda, no lado do motorista parte de baixo...tem um esmagado que quando pressuriza sai água, Sinceramente não vejo como arrumar isso. Me parece ser de cobre com solda (pelo material que está detonado). A bandeja dele estava toda enferrujada e pelo estado dos coxins, isso já foi mexido a muito tempo (e estragado nisso !). Não sei muito bem o que fazer. Trocar ? to sem grana - arrumar ? não sei se vale a pena.

Alguma sugestão ?

andre_belem
06/06/2010, 18:49
Aproveitando....da válvula termostática saem duas ligações. A de dois fios vai para o instrumento combinado (acho eu !) e a outra ia para lugar nenhum. Alguém sabe o que é essa cebola de um fio só ? Liga/desliga ? aberta/fechada ?

Abratz

DR1V3R
08/06/2010, 12:04
oi Netto,
modelo original 95. As fotos estão ai. Na segunda, no lado do motorista parte de baixo...tem um esmagado que quando pressuriza sai água, Sinceramente não vejo como arrumar isso. Me parece ser de cobre com solda (pelo material que está detonado). A bandeja dele estava toda enferrujada e pelo estado dos coxins, isso já foi mexido a muito tempo (e estragado nisso !). Não sei muito bem o que fazer. Trocar ? to sem grana - arrumar ? não sei se vale a pena.

Alguma sugestão ?

Esse radiador não é original do jota. Está realmente em péssimo estado, sugiro lavar o máximo possível e procurar algum soldador com experiência no assunto para fazer os reparos necessários.

Aproveitando....da válvula termostática saem duas ligações. A de dois fios vai para o instrumento combinado (acho eu !) e a outra ia para lugar nenhum. Alguém sabe o que é essa cebola de um fio só ? Liga/desliga ? aberta/fechada ?

Abratz

Realmente é uma cebola. Acho que o antigo proprietário, optou por colocar cebolões de diferentes temperaturas ao invés de optar por um relê de delay. Sabia decisão ao meu ver. No meu caso, haviam dois sensores de temp. Um utilizado, ligado ao painel e o outro desligado. Deixei assim mesmo. Pelo menos, o inutil tapa o buraco. Hehehehehehehe

Abraço.

netto mietto
08/06/2010, 19:41
andre.............o meu radiador estava assim do mesmo jeito tudo f...... mandei arrumar gastei 180.00

QUOTE=andre_belem;1180324]oi Netto,

Alguma sugestão ?[/QUOTE]

leogc
08/06/2010, 19:53
andre, eu troquei de radiador ha um tempo...sinceramente, tenta consertar, os caras me cobraram quase mil reais.

tenta em loja de caminhões.

abs