Ver Versão Completa : jimny - dia a dia e expedições
d_fismann
03/05/2010, 21:54
pessoal tudo bem,
tô querendo comprar um jimny pro dia a dia e expedições. tenho algumas dúvidas:
1. precisarei colocar uma redução (pinhão e coroa?) no meu carro para expedições?
2. se for necessário, qual delas?
3. que pneu usar no caso de redução / dia a dia / expedições?
4. como ficará tudo mais reduzido, para expedições ele vai "gritar" o tempo todo. aqui no fórum já falaram que a "boa" velocidade de cruzeiro" fica em torno de 90 a 100 km/h e daí surge mais uma questão.
5. não seria o caso de usar uma 5ª marcha OD (overdrive)? melhorando consumo e ruído. alguém já usou ou sabe existe pelo mundo?
6. e chipar o carro não ajudaria? alguém já chipou?
7. o grupo SR tem vendido somente o hr. se não me engano é um lift de 2'' e colocaram uns pneus maiores (acho que é 215 75 16, não tenho certeza). isso não causa um desalinhamento e um desgaste nas bordas dos pneus? como realinhar, porque duvido que o SR tenha feito? vale a pena subir mais de 2'' para expedição?
8. pela experiência de alguns aqui, vale a pena trocar os pneus que vem no carro? claro que pensando nos pontos que levantei? por quais?
por enquanto é isso... ufah... desculpem a quantidade de questões.
obrigado à todos.
abras
d_fismann
Se for 0km.. precisa não.. compra e curta ocarro..
esquece o resto todo =)
Abraços,
d_fismann
04/05/2010, 12:13
MaGao,
obrigado (mas ainda estou curioso / ansioso) pelas respostas! hehehee
sabe que que é, preocupação com o grupo SR... o jimny 0km vem mais alto e com pneus maiores e pra isso seria necessário balancear o cardã, não? e cáster, como fica? precisa acertar mais alguma coisa?
corrigindo uma info que postei: pneus 215 75 15 e não 16 no modelo HR. falando neles, scorpion atr, vale a pena trocar por outra marca / modelo? por exemplo, grabber, dueler, bf etc?
abras,
d_fismann
MaGao,
obrigado (mas ainda estou curioso / ansioso) pelas respostas! hehehee
sabe que que é, preocupação com o grupo SR... o jimny 0km vem mais alto e com pneus maiores e pra isso seria necessário balancear o cardã, não? e cáster, como fica? precisa acertar mais alguma coisa?
corrigindo uma info que postei: pneus 215 75 15 e não 16 no modelo HR. falando neles, scorpion atr, vale a pena trocar por outra marca / modelo? por exemplo, grabber, dueler, bf etc?
abras,
d_fismann
Não precisa fazer exatamente NADA!
unica coisa que fizeram está dentro dos padrões da fabrica.. não precisa fazer isso..vc ta comprando um carro 0km.. e não um mechido por qualquer um.. claro que a SR faz cagada.. mais nem se preocupa =)
tudo depende do teu uso.. eu trocaria por uns mud.. pq meu uso se da mais na lama e areia.. ai vai de cada um..
Alfredo Stavale
04/05/2010, 15:35
é bem isso que o pessoal está falando. curta o carro.
só o tempo vai fazer você saber o que realmente precisa mudar.
já atolou com o carro?
se não, saiba que é muito bom! tanto quanto passar pelo obstaculo. é diversão garantida!:concordo:
d_fismann
04/05/2010, 20:07
alfredo e MaGao,
alguém aqui no fórum falou muito bem da rakki (concessionária suzuki em sp) quanto ao atendimento numa questão delicada e que a suzuki brasil tirou o corpo, MAS a rakki resolveu.
digo isso porque liguei na rakki e conversei com o vendedor luís (indicado pelos amigos aqui) e comentei sobre a mesma dúvida postada: cáster e balanceamento de cardã. ele não soube me responder mas disse que encontrará a resposta para as questões e ficamos de nos falar.
alfredo sobre a lama, eu tive uma hilux japonesa (eixo rígido na frente) e lama ela não viu, acredite se quiser! algumas dunas sim! com os 33'', levantada, TD, console especial, linda mesmo! fui um dos últimos a comprar mangels direto da fábrica - eu acho - e preta ainda por cima, linda, linda... mas o mundo dá voltas e precisei vendê-la. e tá chegando a hora de voltar pros 4x4. procurei muito e acho o jimny pequeno e, apesar de ter tido vários carros grandes (mania de grandeza de brasileiro que acha que carro pequeno é simples / ruim / barato) encontrei no jimny um carro justo. faltam equipos? sim. são essenciais? alguns sim, outros nem tanto...
meu uso será urbano, expedições e quem sabe a namo, que já fez várias trilhas com o pai e com o irmão (com dois nivas), me incentiva a iniciar na lama! nesse caso eu teria dois jogos. um pra lama e outro pra urbano / expedições. minha dúvida fica nas expedições também... esse scorpion atr dá conta ou pulo pra um bf at ou semelhante, que além de mais bonitos podem ser mais úteis em expedições?
no mais grande abras de um ex-toyoteiro que deverá virar jimneyro (parace mineiro... hummm... hahahahha)
d_fismann
Companheiro, quanto à disposição do jimny é só você dar uma olhada neste tópico e link e ver como a Fabi fez a condução do seu "bichinho" em uma tão sonhada expedição por todos os "jipeiros!!!"
http://www.transamazonicachallenge.com.br/ (http://www.transamazonicachallenge.com.br/)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=69007&page=4
Fismann,
tenho um Jimny HR 2010. Hoje todos são HR. A Souza Ramos traz para o Brasil e em Catalão, remove os pneus originais, coloca os Pirelli ATR 215/75 R15 e instala pequenos e moderados calços entre o chassi e a carroceria. Trabalho bem feito.
Como já disseram, o carro é perfeito. Na estrada chega facilmente aos 140km/h e se forçar um pouco atinge os 160km/h, algo extremamente perigosos para a proposta do carro. Porém a velocidade de cruzeiro é de 110-120km/h. Se andar a 130km/h o consumo ficará seriamente comprometido. Andando a ± 100km/h ele faz 13km/l. A 130km/h fará ± 9km/l. O motor com variador de faze no comando de admissão (VVT) é bem honesto, porém só entrega sua verdadeira força a partir de 4.200 RPM. Porém em baixo giro ele tem bastante torque.
A primeira é curta, tornando o uso da reduzida muitas vezes desnecessário. Em primeira reduzida é mais reduzido que o Defender, que já é extremamente desmultiplicado. Fica um verdadeiro trator.
Em razão dos pneus de maior diâmetro, o velocímetro ficou 100% correto, ao invés da usual margem de -10% dos outros veículos. Logo as médias de consumo você pode até adicionar 10% tornando-as mais otimistas ainda.
Na cidade ele faz ± 10.5 a 11km/l. Mas com AC ligado e pé pesado pode ficar na casa dos 9km/l.
Comprei o meu com o Rafael, da Kasama na barra funda. Um cara BEM gente boa.
Prefira os modelos com pára-choques na caro do veículo, pois estes são pintados no Japão, diferente dos modelos de duas cores, que costumam não agüentar a gasolina que pode escorrer ao se abastecer.
Hoje o meu Jimny está com 3mil Km. Impecável como é para se esperar de um carro fabricado no Japão.
Carro para vida inteira.. Comando com corrente, que nunca precisa ser trocada, ventoinha acionada diretamente pelo motor, como no Fordeco 29, embreagem por cabo, sem cilindros para vazer e fluidos para serem trocados, etc...
Melhor jipe do mercado Brasileiro em termos de confiabilidade.
Abraços
Clemente
d_fismann
05/05/2010, 15:21
elisson ótima resposta, realmente me agregou!
uma palavra pra descrever: S E N S A C I O N A L !!!!
isso sim é expedição! e é por isso que criei esse tópico, com o intuito de realizar as alterações necessárias para uma expedição com o jimny. percebi pelas fotos algumas delas feitas pela fabiana / andré, são elas: pneus mud (medidas?modelo?), rodas (modelo, off set, etc?), snorkel (modelo?), bagageiro de teto (modelo? o teto suporta quantos kg?), párachoque dianteiro (modelo? peso do pc original e do novo?), faróis (modelo? claro que pode ser hella, piaa, etc...), guincho (modelo?) BL (de quanto? PU?). alguém sabe o ano do jimny deles?
são essas as questões... olha só elisson e pessoal o tópico de um amigo meu:
- http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=68448
vendo o tópico dele gostaria de saber, por exemplo, se essa barraca pode ser usada em jimny. vocês viram que ele chipou o carro? seria bem vindo também no jimny (melhorando consumo e aumentando, se possível, os cvs).
clemente,
obrigado por se pronunciar e expor seu carro.
o pirelli atr que vem é bom pra expedição sem lama ou precisarei de outro? bf, ...
me lembro de alguém ter postado a velocidade x rpm, mas não me lembro aonde está e como seu carro é 2010, quando vc puder meça por favor o seguinte: rotações em 5ª marcha
60 km/h já segura? quantos rpm?
70 km/h
80 km/h
90
100
110
120
daí em diante se vc quiser postar blz, mas certamente não será nossa velocidade de cruzeiro (100, 110)
mas os comentários sobre consumo são muito importantes e te agradeço! normalmente priorizo o consumo. pra vc ter idéia atualmente o pouco que tenho rodado tem sido com fit ex cvt e omega 2.0 gas 93 (com a famélia desde os 6mkm e inteiraço). fit na cidade com a/c faço 11, 12, na estrada 14, 15. omega na cidade com a/c 9 e estrada (na única vez que foi em 2009 / 2010) fez 12,5. ambos rodando a 90 / 100 km/h a/c. já li (aqui no fórm) alguém que faz 14 km/L na estrada, portanto espero que o consumo seja um dos pontos altos do carro.
boas observações sobre a reduzida.
o grupo sr não "acertou" o velocímetro... tudo bem porque agora ele está "certo". minha preocupação é com o cardã e cáster!
o luís da rakki me disse que foi bastante melhorado o processo de pintura quando em "duas cores". sabe decor as cores que tem e as que não tem pc na cor do veículo?
bom saber sobre o rafael.
não entendi isso aqui que vc falou, desculpe minha ignorância:
- "..., sem cilindros para vazer e fluidos para serem trocados, etc..."
essa daqui eu não tenho capacidade técnica pra te afirmar ou contradizer:
- "Melhor jipe do mercado Brasileiro em termos de confiabilidade."
Joao Baeta
05/05/2010, 18:06
:arrow:Bem....
Já tive o meu Verde (Jimny Wide 01) 215.75.15r calço de mola 2".....Pois nunca me deu nenhum problema... Era extremo robusto... Fiquei com ele durante 3 anos... Viajava por perto... Pois era limitado na estrada... Já cheguei fazer 13km-l andando de 70 a 80km-h... Aproveitei muito até espatifei com ele...
Hoje em dia utilizo GVTD 01... Que é bem melhor para viajar... Dia dia é pouco pior... Pesado.... E pouco lento... Mas o carro é esperto na estrada... Tem força em baixa (22kg a 2000rpm) e bebe nem 1.0!
Hoje em dia é muito dificil de eu voltar a gasolina... Diesel é bem melhor!
Já fui a MG... Buzios... Foi e voltou sem dar pau!
d_fismann
05/05/2010, 18:30
joão tudo bem,
já li muuitos posts seus... obrigado por aparecer por aqui.
o que que te incomodava no "verde" em relação à estrada? limitado = fraco? grita muito acima de 120km/h? já tive diesel (hilux 95 TD 33'' alongada etc) mas não me incomodo em ir e vir (gas. - diesel, diesel - gas). por isso que comentei em chipar o jimny, quem sabe alongar a 5ª (OD - overdrive) se possível (sapinho deve saber) pra rodar com a rotação mais baixa em 5ª e melhorar o consumo.
que tipo de calço vc usou? aonde colocou no carro (mola?)? e cáster e cardã, normais?
também curto diesel, mas carro 4x4 legítimo 0km nesse valor movido à diesel não tem, como não tem à gasolina também!
por qual carro vc trocaria sua GVTD hoje? usado ou novo...
abras,
d_fismann
Joao Baeta
05/05/2010, 20:00
joão tudo bem,
já li muuitos posts seus... obrigado por aparecer por aqui.
o que que te incomodava no "verde" em relação à estrada? limitado = fraco? grita muito acima de 120km/h? já tive diesel (hilux 95 TD 33'' alongada etc) mas não me incomodo em ir e vir (gas. - diesel, diesel - gas). por isso que comentei em chipar o jimny, quem sabe alongar a 5ª (OD - overdrive) se possível (sapinho deve saber) pra rodar com a rotação mais baixa em 5ª e melhorar o consumo.
que tipo de calço vc usou? aonde colocou no carro (mola?)? e cáster e cardã, normais?
também curto diesel, mas carro 4x4 legítimo 0km nesse valor movido à diesel não tem, como não tem à gasolina também!
por qual carro vc trocaria sua GVTD hoje? usado ou novo...
abras,
d_fismann
:arrow:Bem....
No meu Verde... Já veio com calço de mola 2"...
Na estrada.... Limitado pois o motor grita a partir de 100km-k a 4100rpm... Já o VVT grita menos... 100km-h a 3200rpm!
Nem mexi nada disso sobre cardã...Caster.... Nao me lembro!
Sobre "alongar".... Tem que mexer no diferencial... Melhor nao mexer!
Qual trocaria o meu GVTD.... Só o GV3TD 1.9 de 130 cv... Nao tem no mercado essa categoria diesel pequeno... Por isso vou continuar no meu GVTD por bastante tempo! Motor é pouco fraco para o carro... 2.0 TD de 87cv.... Mas na viagem é bom... Acredito que viagem a 100 a 120km-h deve rodar uns 800 a 900km com 1 tanque.....Nunca fiz viagem tão longa.... Quando rodo aqui... 1/2 fica em 420km...... Imagine isso na estrada...!
d_fismann
05/05/2010, 23:30
oi joão,
3200 rpm = 100 km/h? jura? meio alto né...
para alongar há duas possibilidades, ou alongamos o diferencial ou apenas a 5ª marcha (no caso eu pensaria em fazer a 4ª e a 5ª marchas) isso baixaria rotação e consumo. pra não perder força eu chiparia o carro, melhorando desempenho e consumo. nos eua vende-se bastante os kits OD pra muitos carros. de repente o X sabe de algo, vamos ver se ele aparece por aqui...
pra melhorar a autonomia pode-se pensar num tanque maior ou extra pro jimny. mas o tanque tem 42L x 13 km/L = 546 km. bem menos que na sua gvtd.
pensei que vc trocaria pela de 110 cv... pelo menos essa versão existe... eheheh
valeu!
abras,
d_fismann
Joao Baeta
05/05/2010, 23:57
oi joão,
3200 rpm = 100 km/h? jura? meio alto né...
para alongar há duas possibilidades, ou alongamos o diferencial ou apenas a 5ª marcha (no caso eu pensaria em fazer a 4ª e a 5ª marchas) isso baixaria rotação e consumo. pra não perder força eu chiparia o carro, melhorando desempenho e consumo. nos eua vende-se bastante os kits OD pra muitos carros. de repente o X sabe de algo, vamos ver se ele aparece por aqui...
pra melhorar a autonomia pode-se pensar num tanque maior ou extra pro jimny. mas o tanque tem 42L x 13 km/L = 546 km. bem menos que na sua gvtd.
pensei que vc trocaria pela de 110 cv... pelo menos essa versão existe... eheheh
valeu!
abras,
d_fismann
:arrow:Pois e.....
Sei que existe a versao de 110cv (Peugeot)...
Mas teve ma fama... Pois era eletrônico e ninguém sabia mexer!!!!
Detalhe curioso: o antigo dono comprou em Janeiro de 02... Já com linha 01.01!
Ufa! Prefiro o Mazda do que o Peugeot.... Da menos problemas....
leodinossauro
06/05/2010, 14:11
Tem certeza mesmo que a Ventuinha do radiador não é elétrica ? Ligado direto nenhuma realmente é, as que são é acoplamento viscoso.
M13A, VVT ou não, acho que é elétrica ...
Fismann,
tenho um Jimny HR 2010. Hoje todos são HR. A Souza Ramos traz para o Brasil e em Catalão, remove os pneus originais, coloca os Pirelli ATR 215/75 R15 e instala pequenos e moderados calços entre o chassi e a carroceria. Trabalho bem feito.
Como já disseram, o carro é perfeito. Na estrada chega facilmente aos 140km/h e se forçar um pouco atinge os 160km/h, algo extremamente perigosos para a proposta do carro. Porém a velocidade de cruzeiro é de 110-120km/h. Se andar a 130km/h o consumo ficará seriamente comprometido. Andando a ± 100km/h ele faz 13km/l. A 130km/h fará ± 9km/l. O motor com variador de faze no comando de admissão (VVT) é bem honesto, porém só entrega sua verdadeira força a partir de 4.200 RPM. Porém em baixo giro ele tem bastante torque.
A primeira é curta, tornando o uso da reduzida muitas vezes desnecessário. Em primeira reduzida é mais reduzido que o Defender, que já é extremamente desmultiplicado. Fica um verdadeiro trator.
Em razão dos pneus de maior diâmetro, o velocímetro ficou 100% correto, ao invés da usual margem de -10% dos outros veículos. Logo as médias de consumo você pode até adicionar 10% tornando-as mais otimistas ainda.
Na cidade ele faz ± 10.5 a 11km/l. Mas com AC ligado e pé pesado pode ficar na casa dos 9km/l.
Comprei o meu com o Rafael, da Kasama na barra funda. Um cara BEM gente boa.
Prefira os modelos com pára-choques na caro do veículo, pois estes são pintados no Japão, diferente dos modelos de duas cores, que costumam não agüentar a gasolina que pode escorrer ao se abastecer.
Hoje o meu Jimny está com 3mil Km. Impecável como é para se esperar de um carro fabricado no Japão.
Carro para vida inteira.. Comando com corrente, que nunca precisa ser trocada, ventoinha acionada diretamente pelo motor, como no Fordeco 29, embreagem por cabo, sem cilindros para vazer e fluidos para serem trocados, etc...
Melhor jipe do mercado Brasileiro em termos de confiabilidade.
Abraços
Clemente
elisson ótima resposta, realmente me agregou!
uma palavra pra descrever: S E N S A C I O N A L !!!!
"
Cara são muitas as suas dúvidas e pensamentos. A Fabi, que não conheço mas tenho acompanhado uns tópicos, vendeu um jimny mais novo que tinha e comprou esse outro pra equipar como você viu, pois em pensamento é muito melhor pegar um usado e equipar, a comprar um 0km. Pois só em tirar da loja já se perde uma boa grana, imagine fazendo mil e uma modificações e alterações num 0km??? Espero o seu sucesso na empeleitada e acredito que a pessoa mais indicada pra responder suas dúvidas como: (pneus mud (medidas?modelo?), rodas (modelo, off set, etc?), snorkel (modelo?), bagageiro de teto (modelo? o teto suporta quantos kg?), párachoque dianteiro (modelo? peso do pc original e do novo?), faróis (modelo? claro que pode ser hella, piaa, etc...), guincho (modelo?) BL (de quanto? PU?). alguém sabe o ano do jimny deles?) é ela mesmo, manda um msg privada pra ela e boa sorte!!!
d_fismann
06/05/2010, 21:45
elisson,
de novo obrigado!
enviarei uma mp pra fabiana e se ela me permitir posto as infos dela.
sobre usado e 0km... a conversa vai longe eu sei... hheehehe
vc sabe se é possível instalar a/c num jimny 2001?
valeu!
bom finde
abras,
d_fismann
Alfredo Stavale
07/05/2010, 12:28
elisson,
de novo obrigado!
enviarei uma mp pra fabiana e se ela me permitir posto as infos dela.
sobre usado e 0km... a conversa vai longe eu sei... hheehehe
vc sabe se é possível instalar a/c num jimny 2001?
valeu!
bom finde
abras,
d_fismann
que eu saiba os jimny tem a/c de fabrica.. assim como vidro e travas e retrovisor eletricos e claro direção hidraulica.
Joao Baeta
07/05/2010, 13:41
que eu saiba os jimny tem a/c de fabrica.. assim como vidro e travas e retrovisor eletricos e claro direção hidraulica.
:arrow:Lembrando Alfredo...
Já veio Jimny standard... Que veio de "pé de boi" Que veio só manivela e pc nao pintado.... Mas é raro achar aqui essa versão
Viajei mais de 30mil km com 5mil giros a 100km/h kekee em um samurai =)
nunca tive problemas..
claro cada viagem era 600km.. durante 01 ano isso.. todo fim de semana
eu acho que se vc pegar um jimny zero nao vai ter que mecher exatamente em NADA.
em um usado 2001.. com pneus 215/75/15 tbm em NADA
Abraços,
Fismann,
Não se preocupe com cáster e cia. Eles só mexeram entre carroceria e chassi (aplicaram os calços), logo a suspensão e sua geometria permanecem 100% originais.
Os pneus ATR são muito parecidos com a proposta dos BFs AT, porém os ombros do ATR são piores para terra e excelentes para curvas fechadas no asfalto. Não vale a troca, somente qdo eles acabarem, o que deve demorar muito. Tive estes pneus no Defender e duraram uns 100mil Km, mas ele era integral.. No Jimny deve durar uns 70mil Km.
Velocidade vs RPM.. Vou anotar para vc.
O fato é que a 5a dele é longa, uma overdrive, fato confirmado pelo manual que afirma que a velocidade final é atingida em 4a marcha.. Na estrada vai tranqüilo. Conversar a 120km é mais silencioso que no Fit 2010 da minha mãe.
Sim, eu também dirijo com cabeça na economia, na estrada ando sempre na velocidade máxima permitida, no máximo 120km/h; nas raras estradas que permitem tal velocidade. Logo normalmente ando a 100-100Km/h.
A reduzida é bem bacana! Por planetárias de dentes retos, com som característico destas caixas. Apertou 4L (só ativa com carro 100% parado e pé na embreagem). Feito isso o carro se transforma. Fica bravo e seu som muda.
Quanto a embreagem acionada por cabo; é muito boa, por sua simplicidade. Os sistemas hidráulicos, proporcionam algum conforto em motores fortes, que por sua vez demandam platôs mais pesados, porém seus cilindros (mestre e escravo) um dia irão falhar além de necessitarem substituição de seus fluídos anualmente. Um conhecido aborrecimento nos Land Roves, nada caro, mas chato além do fato "deixar na mão". No Jimny o máximo que você terá que fazer é de-vez-em-nunca dar umas voltas no ajuste do cabo, de modo a manter o pedal sempre ajustado, só.
O ventilador é acionado por correia e possui um acoplamento viscoso, como na maioria dos motores dos utilitários planejados para carga; fator decisivo em um veículo do tipo ou veículos que trafegarão em baixa velocidade (Jipes). Este enorme ventilador confere ao Jimny um barulho de motor V8 logo após ligar e continuamente em dias bem quentes (>29˚C).
Quando o AC é ligado, ele ainda conta com uma grande ventoinha elétrica para um reforço em trânsito pesado nos momentos de operação do compressor. Este suporte elétrico também funciona em caso de super-aquecimento (segundo o manual de oficina). Infelizmente mesmo em dias frios ela irá ligar, mesmo na estrada, do contrário garantiria algum mínima economia de eletricidade e consequentemente de gasolina.
Quanto a sua qualidade, é imbatível mesmo. Já tivemos Hilux 95 com eixo rígido, alguns Lands (ainda tenho um 110), Niva e meu pai tem um Tracker 2.0 gasolina. O Land Rover é doença, do contrário só teríamos Suzukis. Como gosto de mecânica, o Defender é nossa terapia e serve para as viagens longas (Patagônia e Andes, que fazemos anualmente).
Motores Diesel, graças a Controlar se tornaram uma pentelhação, para os moradores de SP Capital. A simplicidade e qualidade do Jimny é como ir para praia depois de um dia de trânsito caótico, 100% relaxante. Tudo é perfeito, do traçado dos chicotes elétricos até a disposição dos componentes mecânicos. A ergonomia dos bancos dianteiros é PERFEITA. Ja os traseiros são para emergências.
O Jimny é o ÚNICO 4x4 a venda neste planeta que permaneceu fiel a sua proposta; nunca ultrapassar a casa de 1ton. Pequeno e leve. Isso é tudo! O Land virou grande e pesado, Toyota idem, Jeep tbm, etc, etc..
Apesar de seu look barbie (sejamos francos), é disparado um dos veículos mais honestos de sua categoria, sem qualquer extravagância seja ela visual, ou mecânica.
Compre um >2009 e seja um cara muito feliz.
Abraços
Bandinho
08/05/2010, 12:51
Cgauer, ótima a sua consideração, clara, com detalhes e sem paixão.
Tenho uma Ranger CD diesel e estou pessando em vender e comprar um Jeep. A princípio pensei em um Troller 2005 mas, tb sempre namorei muito os Suzukis, hoje ando sempre eu e minha esposa somente no carro as filhas já não acompnham mais. Então estou pensando seriamente em um Jimny.
Abs
NO - CT Santos/SP
10/05/2010, 21:34
Eu não entendo muito de carro, motor ou realizar testes kkk
Mas o carro ta muito bom original, só coloquei uma proteção na cx transmissão ... e tô pensando no peito de aço e para choque de aço com guincho embutido ... vou ver depois...
dia 28/5 farei uma expedição pra Chapada Diamantina e Jalapão, aaí vou poder te dizer se o carro é bão pra expedição e o que precisa melhorar nele, se precisar, o que eu acho dificil, exceto os pneus que to pensando em colocar um MUD ... mas so depois da viagem.
abs
d_fismann
12/05/2010, 13:50
magao,
100 km/h seu jimny fica com quantas rpm?
mexer em nada... ai ai ai...
snorkel?
gps?
bagageiro?
pc com de ferro com guincho?
só alguns que lembrei rapidamente...
abaixa que lá vem pedrada! hehehe
abras,
fismann
magao,
100 km/h seu jimny fica com quantas rpm?
mexer em nada... ai ai ai...
snorkel?
gps?
bagageiro?
pc com de ferro com guincho?
só alguns que lembrei rapidamente...
abaixa que lá vem pedrada! hehehe
abras,
fismann
não era jimny.. era samurai 1998..
100km/h tava la pros 5mil rpm..
Abraços,
d_fismann
12/05/2010, 14:20
clemente,
mexer entre carroceria e chassis e aumentaram a altura do pneu não influi em nada?? ooooolha! tem certeza?
gostei dos pneus (olhei in loco). não trocaria, a menos que precisasse de mud para lama pesada. concordo com vc. por que que na defender eles duram mais? aliás a defender era e é ainda uma das minhas opções, mas está muito cara a nova. adoro o carro.
v x rpm no aguardo... tks man!
5ª od. andei no jimny ontem. mas nem consegui colocar 5ª, só 4ª... abaixo relato minhas impressões sobre o carro que dirigi.
cabeça na economia = economia na cabeça! ehehehe
reduzida blz!
boa aula sobre embreagem!
gostei, apesar de ainda não ter ouvido, o som de V8 / ventilador! poderia ter um V8 original hein, hein?!?! rs
ac ok.
patagôni e andes de defender tudo blz! mas e de jimny? opinião?
gostei dos bancos dianteiros tb. aliás li seus comentários antes de fazer o td e observei algumas coisas relatadas por vc. bem legal.
bandinho,
como vc tem filha, só veja com cuidado sua necessidade de bagagem, pois o compartimento é pequeno e precisaria de um porta malas extra no teto... valeu.
NO - CT Santos/SP,
comprou aonde a proteção para a transmissão? de que material? blindado?
comente por favor se colocar pc e guincho.
faltam 15 dias pra sua expedição! vamo que vamo! aproveite e boa viagem! nem preciso dizer pra quando voltar passar por aqui e relatar suas impressões né?!?! rs
sinceramente não sei o tipo de piso que vc encontrará na chapada e jalapão, mas se tiver lama considere o mud já!
abras 4all,
fismann
d_fismann
12/05/2010, 14:51
bom pessoal,
ontem tive um tempo livre no almoço e resolvi ir fazer o td do jimny.
fui recebido pelo luis, que me mostrou o carro e oficina. feita as apresentações fomos ao td.
logo que entrei percebi que o habitáculo é pequeno, apesar de ser na medida certa para mim que tenho 1,71m. o braço esquerdo parecia que esbarraria na janela de tão próximo, mas não. senti os engates bastantes curtos e justos. visto ao vivo parece que os pneus são desproporcionais ao carro. o acabamento hr na carroceria mostrou-se de qualidade superior ao que foi discutido qui no fórum em outro tópico, ou seja, melhoraram a qualidade. rádio bem simples. painel bastante funcional, tem o que precisa e só. empunhadura no volante agradável. espaço atrás pequeno, mas se o carro for usado por uma pessoa com o meu tamanho outra de mesmo tamanho cabe no banco traseiro. porta malas pequeno como o esperado. abertura da porta malas fácil, abre lateralmente e não para cima. esqueci de abrir o cofre do motor para olhar. o que andei era prata com adesivo vinho e acabamento hr cinza grafite.
saí da concessionária e já caí na nações unidas, respondeu ok, nada de especial, não sei se porque o motor estava com 50 km ou se é assim mesmo, amarrado com freio de mão puxado. fiquei na faixa da esquerda e senti o carro sambando, olhei pro volante e ele estava um pouco torto demais, mesmo que estivesse na esquerda e com certo declive nessa faixa. sentia isso um pouco na hilux que tinha os 33 e a direção era de esferas recirculantes. no jimny alguém sabe dizer se é pinhão e cremalheira ou por esferas? isso me deixou bastante desconcentrado pro resto do percurso e o assunto era só esse, infelizmente. pedi ao luís que leve o carro testado para que na oficina confiram calibragem, alinhamento e balanceamento e que me mande as infos do antes e depois.
o carro é duro não posso dizer o contrário. como fiquei distraído por conta dos pneus etc, varei uma lombada, sem sinalização (pintura), e que não era pequena. pedi desculpas, claro, mas serviu pra dizer que como o entreeixos é bastante curto devo ter tirado as 4 no ar e o carro voltou a andar como se nada tivesse acontecido.
a/c funciona muito bem, também pelo carro ser pequeno ele resolve a situação rapidamente. freios ok, apesar de não ter abs e lembrando que as pinças de freio estão na parte superior e não na lateral (barro). e também não tem airbags. isso me incomoda um pouco porque prezo segurança e se estavam preocupados com trilha, que tivessem colocado uma chave de ligar e desligar os airbags e porque não o abs também (tecnicamente é possível?).
como disse, aguardo o pessoal da oficina se pronunciar. aí farei outro td e pedirei um percurso maior, inclusive com mais marginal...
abras,
fismann
d_fismann
12/05/2010, 14:52
é ou era um samurai?
obrigado pela info!
abras,
fismann
é ou era um samurai?
obrigado pela info!
abras,
fismann
era.. vide assinatura..
Fismann,
o lift da carroceria não muda absolutamente nada na suspensão, fato evidenciado pelos lacres em todos os parafusos de ajuste da geometria. Apenas eleva a carroceria em relação ao chassi em 1cm. O que muda é o espaço para o pneu, estética e deixa o centro de gravidade minimamente mais alto.
No Defender os pneus duram mais pq a tração é sempre 4x4, com diferencial central, como nos Subaru. Isso alivia a vida dos pneus (divide a força equalitariamente entre todos os pneus) , em contra partida onera o consumo. Nada substancial no caso do Defender, que faz 11km/l na estrada no modelos 300tdi e 9-10km/l nos eletrônicos. Aliás, se for pegar o Defender, pegue um 2005, com motor 300tdi que é o último modelo montado no BR com total qualidade, melhor que os oriundos do UK. O que veio depois não agüenta o Diesel do Brasil. Muitas reclamações estão aparecendo em relação a injeção comon rail, não só Defender, mas Toyota, Troller, Mit, etc.. Qualquer gasolina é melhor do que os Diesel eletrônicos de hoje, tudo devido ao ridículo tamanho dos furos dos novos injetores de alta pressão. Em fim, se é para ter um bom e honesto 4x4 Diesel, só mecânico. O resto se te deixar na mão, vc volta para casa de avião enquanto o carro fica no computador para fazer o diagnóstico.
Voltando...
O espaço para o motorista é pequeno (estreito), mas com o tempo vira aconchegante e faz os outros carros parecerem estranhos... Perto do Defender ele tem espaço de sobra, nem falar da ergonomia.. o Volante do defender fica exatos 10cm do vidro, por ex... Eu tenho 1.84 de altura é mesmo assim não preciso colocar o banco todo para trás. Ok, sento como playmobil, por questão de segurança e agilidade (45˚ entre braço e ante-braço, joelho levemente dobrado com a embreagem apertada no fundo, como mandam os manuais e pilotos mundo a fora).
A direção do Jimny é tipica de eixos rígidos, logo também possui caixa de esferas recirculantes. Por esta razão ela confere ao dirigir sua tradicional marca: toneladas de feedback do esfalto, dos buracos etc.. Não está mal alinhado não, é assim mesmo. Um levíssimo desnível faz com que o volante saia da reta. Você se acostuma...
Sim, é duro. Mas isso é a garantia de que a suspensão vai agüentar literais trancos e barrancos. Como o carro é leve e a massa não-suspensa é grande (eixos rígidos) qualquer azeitona no caminho se transforma e um grande golpe contra a carro. É um 4x4 puro sangue, apesar da aparência barbie. Se a suspensão tomasse maior parte deste trabalho, sua vida útil seria diminuida drasticamente.
O AC é excelente. Porém como o Jimny tem um motor pequeno, com AC ligado ele perde sua característica agilidade e economia, diga-se. Os pneus de maior diâmetro conspiram um pouco em contra a agilidade do carro. Paciência.
Os freios e o motor levam algum tempo até ficarem ok. Agora com 3mil Km o motor ficou mais solto e o freio menos "esponjoso". De qualquer modo se você quer força, vai ter que quebrar a barreira dos 4.300 RPM.. Aí ele fica bravo. Porém na cidade dirijo sempre entre 1 e 2.5 mil RPM, sem forçar é claro, sempre com pé bem leve.. Nesta baixa faixa de giro ele tem bastante torque, graças ao VVT o que me garantiu uma média de 12.5km/l no último tanque de 100% cidade com trânsito (SP). Os freios são OK, nada muito forte nem fraco.
Lembre-se o Jimny é um verdadeiro 4x4, muito mais fiel as origens e propósito que qualquer 4x4 Diesel eletrônico moderno. Simplicidade é a palavra quando se fala de 4x4. Seus eixos são rígidos e pesados, e por não terem sobre ele um chassi de 2 ton como no Defender e cia, o comportamento dele é de cabrito. Com o tempo ganha-se confiança. Não é um carro onde o test drive convença, pelo contrário, pode decepcionar muita gente que sai de veículos mais civilizados.
Se tratando de um Suzuki, se um dia você mudar de idéia vende rápido sem perder muita grana. Procure um Samurai um bom estado para vender.. Não tem! Só meia dúzia de carros modificados. Mais uma razão para manter o seu 100% original. O mesmo vale para o Defender, Band, Troller Diesel 2.8 (mecânico), Hilux japonesa, etc..
Ah sim, meu Jimny saiu da concessionária com rodas mal balanceadas (uma das modificações feitas no BR, claro). Corrigido numa boa casa de pneus.
Abraços e qualquer dúvida dá um toque. Fale com o Rafael da Kasama Barra Funda. Na época o negócio com ele foi excelente.
Forte abraço
Clemente
d_fismann
12/05/2010, 15:54
putz magao,
num tô nada bem mesmo!! já pedi remédio pro doutor... rs
aconteceu o seguinte.
fui ler o tópico do samurai e acho que em outro tópico vc queria vender mas desistiu e nem me dei conta da sua assinatura.
já esclarecido lhe pergunto: vc faz parte, assim como eu do MS4X4 ou já comprou outra viatura?
abras e ele ERA bem bonito...
fismann
d_fismann
12/05/2010, 17:15
grande clemente,
muitíssimo obrigado pela paciência e pelo tamanho da resposta!
lift entendido.
defender: ergonomia no jimny é melhor que na defender, eu sei. a defender tem o volante lateralizado e só por esse motivo já me causaria problema (tenho hérnias de disco). mas o carro é apaixonante sem dúvida alguma e valeu pela dica!
nem na minha hilux sambava tanto, mas tudo bem. entendi e conhecia os efeitos colaterais mas, por um breve momento, pensei que o jimny fosse pinhão e cremalheira.
eixos rígidos na frente e atrás? por isso que pulava como carroça... heheh.. típico 4x4. sabe porque estranhei tanto? vou explicar. fiz uma viagem de manhã e usei outro carro da família, uma forester xt (2.5 turbo). como vc conhece carros já sabe o porque de eu ter me sentido "diferente"! forester na estrada a 100 km/h parece que está parado, não se ouve barulho de nada, de transmissão, de pneus, do vento, de nada! ela anda muito leve para o porte que tem. aí, eu bunitão, fui pegar o jimny e o resto da história já está aí...
pô adorei o consumo! é extamente nessa faixa que ando! 12,5 km/L! show!
me falaram muito bem sobre a venda dele! ponto positivo, sem dúvida!
rodas mal balanceadas... eu sabia, eu sabia... kkkkkk
valeu e abras,
fismann
Bandinho
12/05/2010, 19:21
Fismann, sim tenho duas filhas mas, uma com 25 e outra com 26, como disse anteriormente hoje não andam mais comigo. Por isso estou pensando no Jimny. Segunda feira andei num na Millenium no Rio adorei. Me pediram $59500,00 no HR. Acho que em SP encontramos preços melhores não?
Abs
Fismann,
sair de um Fortester XT e pegar um Jimny é literalmente entrar num trator. Eu quase comprei um Forester XT no lugar do Jimny... Mas o fator Caoa me fez mudar de idéia. Mas que a vontade continua, não tenho como negar... Sei lá. A satisfação parece ser equivalente. rsrsrs
Forte abraço
grande clemente,
muitíssimo obrigado pela paciência e pelo tamanho da resposta!
lift entendido.
defender: ergonomia no jimny é melhor que na defender, eu sei. a defender tem o volante lateralizado e só por esse motivo já me causaria problema (tenho hérnias de disco). mas o carro é apaixonante sem dúvida alguma e valeu pela dica!
nem na minha hilux sambava tanto, mas tudo bem. entendi e conhecia os efeitos colaterais mas, por um breve momento, pensei que o jimny fosse pinhão e cremalheira.
eixos rígidos na frente e atrás? por isso que pulava como carroça... heheh.. típico 4x4. sabe porque estranhei tanto? vou explicar. fiz uma viagem de manhã e usei outro carro da família, uma forester xt (2.5 turbo). como vc conhece carros já sabe o porque de eu ter me sentido "diferente"! forester na estrada a 100 km/h parece que está parado, não se ouve barulho de nada, de transmissão, de pneus, do vento, de nada! ela anda muito leve para o porte que tem. aí, eu bunitão, fui pegar o jimny e o resto da história já está aí...
pô adorei o consumo! é extamente nessa faixa que ando! 12,5 km/L! show!
me falaram muito bem sobre a venda dele! ponto positivo, sem dúvida!
rodas mal balanceadas... eu sabia, eu sabia... kkkkkk
valeu e abras,
fismann
d_fismann
13/05/2010, 00:21
bandinho,
os preços estão melhores aqui sim. se vc precisar de alguma coisa é só me enviar mensagem por e-mail. mp (mensagem privada) não sei porque mas não tenho recebido.
abras,
fismann
ps.: no dia dos pais só não convide as duas para um passeio em família porque senão a coisa vai apertar! vão pedir que vc troque por uma gvIII... rs
d_fismann
13/05/2010, 00:28
clemente,
esse será o comparativo do ano!!! rs
vc falou tudo! me senti num trator! agora para expedições acho que o subaru é pouco off para andes, patagônia etc, estou certo?
fator caoa e gr sempre pesa, mas o gerente da oficina tem nos atendido muito bem. o carro irá fazer a 1ª revisão semana que vem. antes disso ele teve que voltar com pouquíssimo uso por conta de um amortecedor que não estava bom (eles tem sensor de auto nivelamento). trocaram e no mesmo dia peguei o carro. valor da 1ª revisão sem balanceamentoe alinhamento será de R$ 450,00. barato não é, mas tem vários que são mais caros.
falei com o rafael e ele te mandou um abraço. vou ver se passo lá sábado ou domingo se eu conseguir.
abras,
fismann
Fismann,
é isso aí, se um dia eu for para o Subaru será para um Forester XT 2008 ou Impresa WRX, se bem que o último fica ralando a saia dianteira em qualquer pequena valeta :?
Para viagens nos Andes e cia, o importante é ter boa suspensão e excelentes pneus. As estradas de cascalho tem muitas costelas de vaca, que cortam os pneus e ainda dão um bom trabalho para buchas e amortecedores. O Defender passa ileso, Jimny tbm, apesar de precisar mais braço para segurar, principalmente se o vento estiver forte. Porém se for em mais de duas pessoas, aí precisa de carro maior. A autonomia do Jimny é meio ridícula, uns 360km respeitando uma margem de segurança, já o 110 faz 750 km com segurança. Jimny só com uns 20L de gasolina extra e isso em carro pequeno é chato. O Subaru Forester, por ser mais alto vai bem, mas é bom deixar os pneus BEM cheios para evitar que o cascalho perfure a banda. Aquelas rodas 18 são complicadas para estradas como Ruta 40, Carretera Austral e Bolívia em geral. Também não sei o que acontece se pegar um gasolina de baixa octanagem...
Enche o saco do Rafael, perder a viagem vai ser chato. Ele é gente boníssima.
Abraços
Clemente
Bandinho
13/05/2010, 16:50
Gostaria da opinião de vcs, embora sejam propostas um pouco diferentes mas, com um valor bem menor que um Jimny 09/10 compra-se um Tracker 2008(+-$40.000,00) seminovo com aprox 20000km. É que tenho medo de não me adaptar ao tamanho do Jimny, sempre gostei de carros maiores embora tenha me encantado com o Jimny. O que vcs acham?
Abs.
d_fismann
13/05/2010, 18:41
clemente,
tira o saia do wrx!! rs
jimny vai e volta show! vamos em duas pessoas sim. pera! por que 360 km se andamos a 90 - 100 km/h e nessa média se consegue 13 km/L pra mais, o que dá 40 x 13 (pelo menos) = 520 km. gasolina extra ou tanque maior? tem vários carros que se consegue facilmente colocar um tanque maior, mas como diz o j baeta: é zero km não precisa mexer em nada! tanque maior j.! ou aceito sugestões. porque em cima do carro pensei em usar aquelas barracas. as rodas do xt são 17 com pneus 225 55 17.
boa questão essa hein clemente! e a gasolina de baixa octanagem? alguém se habilita?
quando chegar a hora vou apertar sim a criança! kkkk
valeu e abras,
fismann
d_fismann
13/05/2010, 18:52
bandinho,
tem muitos tópicos sobre tracker aqui no fórum e alguns sobre jimny, vale uma leitura (muita paciência nessa hora).
tão ou mais importante será um td (test drive) nos dois e definição de sua necessidade. são propostas diferentes.
abras,
fismann
Alfredo Stavale
13/05/2010, 20:05
Comparar o jimny com subaru?? comparar com um carro de passeio só porque tem tração nas 4 rodas?:parede:
trocar o tanque do combustivel do jimny? tá louco? já entrou de baixo do jimny pra ver?
o carro foi projetado com este tanque, quer maior capacidade pra que? vai andar no deserto do atacama? compra dois galões de 20l e pronto, como fizeram com a land cruizer que andei no salar do yuni.
vai fazer um tanque em aço inox sob medida? bacana, só nao esqueça que a bomba de combustivel fica dentro do tanque. então vai ter que projetar o suporte no tanque novo. isso, eu to dando o exemplo do trabalho que vai dar. devera ser maior o tanque.. mais largo, mais alto... entra debaixo do carro e ve se tem espaço. já viu?:discordo: nao tem espaço pra isso. digo nao tem espaço pra colocar um taqnue de 80/100l.
o tracker tem um proposta parecida com o jimny. é 4x4 com reduzida mas tem diferenças no tamanho e na suspensão. o tracker tem IFS na dianteira e o jimny é eixo rigido. Tracker tem mais conforto e mais peças de reposição pois é um carro mais antigo aqui o brasil. o jimny já não tem tanta opçao. mas tambem nao falta. o jimny é menor e cabe em qualquer vaga, na trilha( não é o caso) é bem melhor por ser mais alto e com mais curso de suspensao alem de menor peso.
a grande diferença é que o jimny você faz trilha sem ser puxado:concordo:
d_fismann
13/05/2010, 20:13
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51979
abras,
fismann
d_fismann
13/05/2010, 20:29
alfredo,
jimny x forester xt foi um assunto off meu e do clemente, desculpe ter postado. era um bate papo e não uma comparação em si, só alguns comentários sobre o comportamento do xt. mas subaru não é um simples carro de passeio... claro que também não é um off road autêntico, muuuito longe disso. mas já vi forester atravessando rio, é um 4x4 sem reduzida mas que dependendo do uso poderá se encaixar.
tanque maior = impossível! conclusão: 2 galões de 20L. obrigado!
jimny x tracker do bandinho = "definição de sua necessidade" bandinho. dureza x conforto, tamanho, uso em trilha, consumo, espaço, etc. fale mais sobre seu uso pra gente ajudar.
abras,
fismann
Bandinho
13/05/2010, 20:44
É complicado o perfil, quero pro dia a dia mas, gosto de umas trilhas de vez em quando, nada radical, gosto de andar sempre pensando no consumo, espaço não é muito problema porque hoje em dia, como falei anteriormente, so ando com a esposa. Agora um detalhe que lembrei, tenho uma carretinha que uso no sítio será que vai bem com engate no Jimny?
Sentiu o drama? quero carro pra passeio, trilha, sitio e economico, será que é o Jimny? hehe
Abs
d_fismann
13/05/2010, 21:07
bandinho,
se sua esposa não se incomodar com um certo pula pula no jimny... sim ele é o carro!
lembre-se que ele possui eixo rígido na frente também.
a direção não é pinhão e cremalheira (é por esferas recirculantes) então como foi bem dito por aqui ela transmite muito as imperfeições do piso em que você estiver, caracterizando-se como um jipe. você precisa de um jipe? sim. então é ele.
sobre a carretinha, precisará puxar quanto?
agora sobre as demais questões:
- consumo: ok (ok = jimny)
- trilha: ok
- espaço: ok
- passeio: ok
- sítio: ok
restam poucas respostas agora... eheheh
abras,
fismann
Bandinho
13/05/2010, 21:15
Fismann sobre a direção eu li a respeito e notei a diferença o pouco que andei no jimny 2a. feira no Rio, acho que dá pra acostumar com facilidade. Tudo leva crer que a opção será pelo jimny, será que engate pra ele é fácil de conseguir? As opiniões de vcs estão ajudando muito na minha, espero, breve escolha.
Abs
d_fismann
13/05/2010, 21:39
bandinho,
a direção não te incomodou ótimo! agora você diz "...o pouco que andei...", ou seja vale uma volta maior e (agora que você tem mais informações) mais criteriosa. e leve a esposa pra saber se haverá algum incômodo à ela sobre a questão do pula pula.
sobre o engate, você já percebeu que eu não sou, aliás bem longe disso, um conhecedor do jimny, ainda mais por baixo do carro, até porque sugeri a troca do tanque por maior e o alfredo fez alguns comentários. tudo pra te falar que não conheço o carro pra te responder, então não responderei. algo que aprendi sobre engate é que muitos colocadores usam ou o assoalho ou a longarina. se alguém bater na traseira o assoalho rasgará, já a longarina precisa de uma baita porrada pra entortar.
abras,
fismann
d_fismann
14/05/2010, 00:13
bandinho,
a direção não te incomodou ótimo! agora você diz "...o pouco que andei...", ou seja vale uma volta maior e (agora que você tem mais informações) mais criteriosa. e leve a esposa pra saber se haverá algum incômodo à ela sobre a questão do pula pula.
sobre o engate, você já percebeu que eu não sou, aliás bem longe disso, um conhecedor do jimny, ainda mais por baixo do carro, até porque sugeri a troca do tanque por maior e o alfredo fez alguns comentários. tudo pra te falar que não conheço o carro pra te responder, então não responderei. algo que aprendi sobre engate é que muitos colocadores usam ou o assoalho ou a longarina. se alguém bater na traseira o assoalho rasgará, já a longarina precisa de uma baita porrada pra entortar.
abras,
fismann
ocarioca
18/05/2010, 11:22
Caraio... Clemente Gauer o famoso Landeiro... O boato era que voce tava de WRX...Cansou de atolar de noventinha e partiu pro Jimny? E um jipinho meio delicado... KKKK brincadeiras a parte.. O Jimny nao atola nem a pau... O pior mesmo e fazer trilha de Land atras de um Jimny. Quando eu fico atras do Alfredo fico revoltado. A land se nao ta no giro certo nao sobe nada...
Me descobriram! Ferrou! Rsrs. Carioca, estou com um 110 2005 SW praticamente zero, verde teto branco. lindão... O jimny foi meio por impulso, para usar todos os dias e no sítio. O Land ė coleção, tenho dó de ficar usando... Ah o jimny tbm é verde!
Abrass
Joao Baeta
18/05/2010, 21:33
:arrow:Ué Ilan... Vc tem que dar uma pisadinha antes de enfrentar... Simples assim! :mrgreen:
ocarioca
19/05/2010, 00:42
Verde normal ou aquele mais claro? Sera que tu comprou do mesmo maluco que eu? Levantada, pneuzao, parachoque? Foda, land e uma doenca.. .e dificil abandonar... Uma vez que voce anda nele... Nao sei se e o barulho que te enlouquece ou o que... E tao ruim de dirigir que depois, qualquer outro carro fica sem graca...
Fismann... se voce tiver tao a fim de um jimny modificado ... pega o do alfredo que e preparadasso... encara qualquer parada... ultima bocaina eu atolei umas 10x e ele passou por tudo...ja pega todo o trabalho feito...Se e que ele consegue vender a crianca mesmo...
Baeta. Vai trocar tuas reliquias por um Jimny zero? Ou vai continuar dando uma de off road de oficina e passeando de 307? Entre o branco mumia esfarrapada e o Azul nunca fico pronto... Tu mais que presidente ta pra zequinha...
Pisadinha e o caramba... tem que vir e bem embalado pq se tiver escorregadio nao adianta nem estar bloqueado na frente e atras... O bicho pesa demais!
NO - CT Santos/SP
19/05/2010, 13:07
ocarioca
to precisando ir ao Rio e ia marcar com o Baeta um passeio, mas pra ir ao Shopping vou em Sampa é mais perto kkkkkkkkk
abs
ocarioca
19/05/2010, 13:37
Passeio e com o baeta mesmo. Vem pro rio que ele te leva pra passear no peugeotzinho confortavel dele. Te leva pra ver o pao de acucar, o maracana e se botar muita pilha ele sobe pro corcovado contigo... Quase uma trilha! So nao pode tar chovendo pq ai e trilha pesada!
Joao Baeta
19/05/2010, 13:44
Passeio e com o baeta mesmo. Vem pro rio que ele te leva pra passear no peugeotzinho confortavel dele. Te leva pra ver o pao de acucar, o maracana e se botar muita pilha ele sobe pro corcovado contigo... Quase uma trilha! So nao pode tar chovendo pq ai e trilha pesada!
:arrow:Ilan... Menos...OK? :concordo:
Daqui a pouco estarei indo p/ trilhas!
Be Trindade
19/05/2010, 13:56
Shiii... já escutei isso algumas vezes!!!
ocarioca
19/05/2010, 14:17
De zeca???
Joao Baeta
19/05/2010, 14:23
De zeca???
:arrow:Ilan e Bê.... Vamos parar com isso...Ok? :concordo:
Leonardo Moura
19/05/2010, 14:31
Pessoal,
Cortando a conversa um pouco. Só uma pergunta/dúvida.
Tenho um Jimny HR 10/10. Minha esposa usa durante a semana (enquanto eu fico com a moto) e no final de semana, sempre que possivel tento uma trilha. Em geral é sempre praia. Sempre vou em grupo tenho amigos que vão de Troller toda equipada. Logo não penso em investir pesado agora, precisando apenas do básico. Para a comunicação instalei um Px, deu trabalho mas consegui instalar tudo certinho (vide anexo), não usei o Talk About por dois motivos: 1. Implicância 2. Bateria. Agora estou precisando enfrentar outro problema do Jimny: Bagagem!! Alguem já instalou algum tipo de bagageiro de teto? A que vende para o Samurai cabe no Jimny? Preciso de idéias, lembrando que tenho um limitador de altura (porta de garagem).
De resto ele está preparado para enfrentar tudo desde que seja acompanhado.
Abs,
Leonardo
Pessoal,
Bagagem!! Alguem já instalou algum tipo de bagageiro de teto? A que vende para o Samurai cabe no Jimny? Preciso de idéias, lembrando que tenho um limitador de altura (porta de garagem).
Abs,
Leonardo
Saudações Leonardo, "há uns tópicos atrás" ....rs....pesquisei mas não encontrei, o companheiro Álvaro.JRC, há um ano +/- tinha um Jimny e salvo engano ele encomendou um nas medidas que queria pela NEWTRACK inclusive no estilo do troller.....acho que foi alguma coisa do tipo....ficou show de bola o bagageiro(vi fotos), harmônico e funcional. Quaisquer dúvidas pergunta a ele através de MP que ele te ajuda...boa sorte!
NO - CT Santos/SP
19/05/2010, 23:10
Pessoal,
Tenho um Jimny HR 10/10. Minha esposa usa durante a semana (enquanto eu fico com a moto) e no final de semana, sempre que possivel tento uma trilha. Em geral é sempre praia. Sempre vou em grupo tenho amigos que vão de Troller toda equipada. Logo não penso em investir pesado agora, precisando apenas do básico. Para a comunicação instalei um Px, deu trabalho mas consegui instalar tudo certinho (vide anexo), não usei o Talk About por dois motivos: 1. Implicância 2. Bateria. Agora estou precisando enfrentar outro problema do Jimny: Bagagem!! Alguem já instalou algum tipo de bagageiro de teto? A que vende para o Samurai cabe no Jimny? Preciso de idéias, lembrando que tenho um limitador de altura (porta de garagem).
Abs,
Leonardo
Leonardo
Tenho um bagageiro de lona. Tinha comprado via mercado livre um mas estragou e mandei fazer esse de lona. Se não falha a memoria ele ta instalado na foto aqui no forum do Tracker que eu tinha. As travessas Equus serviram certinho.
Infelizmente não tenho foto dele instalado n Jimny.
Amanhã estou indo pro DF, depois Chapada Diamantina e Jalapão.
Assim que conseguir tirar uma foto eu posto pra vc ver.
abs
NO - CT Santos/SP
19/05/2010, 23:13
kkkkkkkkkk
ta sim no tracker da foto.
A vantagem é que vc que determina a altura, diferente do Tule, etc ... que são rigidos.
Assim que tiver fotos melhores eu posto.
abs
Bandinho
22/05/2010, 17:40
Olá, já vendi minha picape e estou a procura de um Jimny. Como vi um 2009 muito novo, gostaria de saber se o Kit HR é fácil de encontrar e colocar no bixinho?
Abs
JEFFCATUNDA
23/05/2010, 16:23
Olá, já vendi minha picape e estou a procura de um Jimny. Como vi um 2009 muito novo, gostaria de saber se o Kit HR é fácil de encontrar e colocar no bixinho?
Abs
Bandinho. até onde sei os Kit's Hr não passam de calços e pneus 215/75/15...Nada mais, em qualquer oficina que mexa nisso você faz......
JEFFCATUNDA
23/05/2010, 16:26
Colega, há algum tempo acompanhei um relato, acho que seu, falando sobre a confecção desse bagageiro de teto de lona impermeavel.... Tem como você atualizar isso, quanto sai para fazer um etc>>>?
Obrigado
Respondendo uma questão para o Fismann em relação as RPM:
90Km/h = 3000 RPM
100Km/h = 3300 RPM
110Km/h = 3600 RPM
120Km/h = 4000 RPM
Como o motor só enche aos 4000 RPM, atė 120km/h ele pede bastante a 4a marcha. Ultrapassados os 120, ele se vira bem só com a 5a, mas aí o consumo fica comprometido.
Em resumo, a 5a é bem loonga e ele é bem rapidinho, mas os pneus do HR deixam ele mais chatinho na estrada, principalmente aquelas rápiadas com transito pesado, onde não se consegue manter uma velocidade constante.
Abraços
Maurício Fernandes
23/05/2010, 21:23
com kit redução isso muda completamente.
só para registrar.
90Km/h = 3000 RPM
100Km/h = 3300 RPM
110Km/h = 3600 RPM
120Km/h = 4000 RPM
Como o motor só enche aos 4000 RPM, atė 120km/h ele pede bastante a 4a marcha. Ultrapassados os 120, ele se vira bem só com a 5a, mas aí o consumo fica comprometido.
Em resumo, a 5a é bem loonga e ele é bem rapidinho, mas os pneus do HR deixam ele mais chatinho na estrada, principalmente aquelas rápiadas com transito pesado, onde não se consegue manter uma velocidade constante.
Abraços
Essa relação ficou igual ao do meu vitara auto com pneu 31", hehehe
Bandinho
25/05/2010, 22:09
Pessoal, li bastante e decidi 5a. feira 27/5 estou indo a São Paulo buscar o Jimny prata na Ryo, foi a melhor negociação que consegui. Espero ficar bastante tempo com ele, o que não é muito comum comigo, troco muito de carro mas, agora acho que por ser um sonho antigo vai ser meu carro por muito tempo.
Abs.
NO - CT Santos/SP
26/05/2010, 11:34
Bandinho
Legal, vai gostar do Jimny.
abs
NO - CT Santos/SP
26/05/2010, 11:36
Colega, há algum tempo acompanhei um relato, acho que seu, falando sobre a confecção desse bagageiro de teto de lona impermeavel.... Tem como você atualizar isso, quanto sai para fazer um etc>>>?
Obrigado
Jeff
Estou viajando, to no DF e só volto dia 7/6.
Assim que estiver em casa eu vejo em relação a preço, etc e posto aqui.
abs
d_fismann
27/05/2010, 21:09
Me descobriram! Ferrou! Rsrs. Carioca, estou com um 110 2005 SW praticamente zero, verde teto branco. lindão... O jimny foi meio por impulso, para usar todos os dias e no sítio. O Land ė coleção, tenho dó de ficar usando... Ah o jimny tbm é verde!
Abrass
vortei de viagem...
hahahahaahahhaaah
me descobriram foi muito boa!!! bom, pelo menos você já um feliz propritário de lr e zuki, falta mesmo um wrx ou melhor um sti e um hd - harley... aí sim sua frota estará completa!!! kkkkk
e essa land é expedição e não coleção hein!! coleção de 4x4 não rola... quem sabe de camaro, stang, vette e por aí vai...
abras
fismann
d_fismann
27/05/2010, 21:26
ocarioca (ilan),
landeiro em página de zukineiro é muito boa!!! rs... lembrando que era toyoteiro... ai ai
a sugestão do carro do alfredo é boa, mas quero um 0 km. "já que" você falou de modificações no carro do alfredo, diga lá as que você conhece pra matar minha curiosidade.
por falar em modificações...
recebido o e-mail do mauricio, segue:
"Oi Daniel !
Peço perdão pela demora ! Seu e-mail ficou preso na minha caixa de SPAM, por isso o atraso.
Podemos fazer as duas versões desse motor, o ganho gira em torno de 10 a 12% em potência e 8 a 10% em torque. O consumo não vai aumentar, se você mantiver o mesmo estilo de condução ele tende a baixar.
Obrigado e espero que esse e-mail ainda seja útil !
Maurício Alves - REIKO
011 7041 6162"
sobre duas versões eu perguntei sobre o motor sem vvt. se eu falar alguma besteira por favor me corrijam.
trocando em miúdos: 10% a 12% em 81cv = 90cv e em 85 = +- 95cv. não sei a quantos rpm... o vvt fica em 6000 rpm
torque: sem vvt não sei o torque. vvt tem 11,2 a 4100 rpm e deverá ficar com algo em torno de 12 a 12,5.
e-mail bastante útil para todos (que estavam, no mínimo curiosos) acredito eu.
abras 4all,
fismann
d_fismann
27/05/2010, 21:45
90Km/h = 3000 RPM
100Km/h = 3300 RPM
110Km/h = 3600 RPM
120Km/h = 4000 RPM
Abraços
perguntas:
- não cansa (barulho) o motor a 3600 rpm o tempo todo?
pergunto porque fiz exatamente o contrário na minha hilux, alonguei. tinha 3,56 (se não me falha a memória) e passei a 4,10. na estrada era uma delícia, rpm baixo e 110, 120 conseguindo conversar calmamente.
- nesse velocidade (110 km/h constantes) ele deve fazer uns 14 km/L, estou certo?
como você diz que a 5a é bem longa, ela já é uma od (overdrive).
ou seja, falta força ao jimny em 5a por conta do torque aparecer somente a 4100... por outro lado privilegia o consumo até 120 km/h. não vejo como um problema, mas pra você parece que sim. será a força do motor diesel te instigando a pisar em 5a pra uma ultrapassagem a 90, 100 km/h e você sentir que precisa passar pra 4a (algo que não aconteceria no diesel)? pode ser...
mauricio fernandes,
por favor, se você souber v x rpm com redução poste aos amigos.
legal ter lembrado!
abras,
fismann
d_fismann
27/05/2010, 21:48
Jeff
abs
ainda tem muita viagem!!! aproveite bastante e, se puder, poste seus comentários sobre o carro na viagem.
abras e te cuida por aí,
fismann
JEFFCATUNDA
27/05/2010, 22:03
Jeff
abs
Okapa companheiro, fico no aguardo...
Pois é fismann, sou meio mal acostumado... No Diesel é só colocar o pé, echer o turbo e tchau. No Jimny tem que explorar bastante a oferta de marchas. De fato o problema não é o carro, mas sim o motorista...
Quanto ao barulho; cara, só se escuta o asfalto, o barulho do motor é absolutamente inauldível, mesmo a 120. Mas posso estar surdo, afinal para o LR, nossos ouvidos não passam de pinicos.
14km/l a 110? Uns 13 vai.. 14 só com pneus originais...
Abraçooo
d_fismann
27/05/2010, 23:14
Pois é fismann, sou meio mal acostumado... No Diesel é só colocar o pé, echer o turbo e tchau. No Jimny tem que explorar bastante a oferta de marchas. De fato o problema não é o carro, mas sim o motorista...
Quanto ao barulho; cara, só se escuta o asfalto, o barulho do motor é absolutamente inauldível, mesmo a 120. Mas posso estar surdo, afinal para o LR, nossos ouvidos não passam de pinicos.
14km/l a 110? Uns 13 vai.. 14 só com pneus originais...
Abraçooo
bom,
depois de uma ida ao uruguay e ter visto gv III aos montes por lá, vortei...
bem bom saber que o barulho do motor não (enche o saco) cansa a 110 km/h. mais um ponto positivo pra mim! se bem que devo me preocupar com a sua audição hein... rs
13 km/L tá legal também...
viu os comentários sobre torque e potência? q q achou?
abras,
fismann
Torque,
bom ele tem pouco. Mas dá para o gasto. Aliás, depois de uns 3000mil Km, acho ele até forte. Questão de costume, apenas evite de dirigir carros 8V fortes, como Ford Ka 1.6, Gol 1.8 a alcool, etc... Rsrs..
Abraços
Maurício Fernandes
28/05/2010, 10:43
mauricio fernandes,
por favor, se você souber v x rpm com redução poste aos amigos.
legal ter lembrado!
abras,
fismann
Tenho que medir a velocidade no GPS pois depois dos pneus maiores (225/70/15 recapados que dá mais ainda) o velocímetro marca menos. exatos 7%. Por exemplo, rodo 100km com o odômetro em 93 km. O mesmo vale para velocidade.
JEFFCATUNDA
28/05/2010, 23:24
É O FRACO:
http://www.youtube.com/watch?v=lL4moQXv_XI&feature=player_embedded
http://www.youtube.com/watch?v=tB_zIGeHHek&feature=player_embedded