PDA

Ver Versão Completa : reduzida x cabeçote Ranger



Paulo Medeiros
03/05/2010, 20:06
Caros colegas, boa noite, gostaria se possível que me esclarecessem algumas dúvidas: Este fim de semana peguei a estrada p/ mais um fim de semana com a família e como o meu carro tem espaço p/ três na frente estava neste a minha filha caçula e que durante o trajeto dormiu, resolveu ajeitar-se no banco justamente na hora em que eu estava trocando a marcha (3ª p/ 4ª) e empurrou o meu braço de modo que ao invés de entrar a 3ª entrou a 2ª fazendo o giro do motor ir nas alturas, pois bem, passado o episódio, continuei a viagem sem que se apresentassem nem um problema ou barulho estanho no motor porém no domingo quando voltava ocarro continuava sem qualquer sintoma anormal durante metade da viagem, quando de repente começou a fazer um barulho como se tivesse algo solto e sendo moído pelo motor e de imediato parei o veículo e se não estivesse em uma rodovia com infra estrutura (socorro) estaria numa roubada com certeza. Bem passado isto e o transtorno de conseguir um reboque (Não tenho seguro) levei o carro a uma oficina indicada p/ um amigo. Resultado preeliminar do estrago, após retirar a tampa do cabeçote vimos logo de cara a mola de uma das válvulas quebrada, duas das varetas de tucho empenadas, e a suspeita de ter danificado esta válvula, as outras válvulas estavam intactas e suas respectivas varetas também:
Estes problemas poderiam ter sido ocasionados por este súbito aumento na rotação do motor durante a troca equivocada de marcha?
Estas peças danificadas justificariam a retífica do cabeçote? ou bastaria a substituição destas peças sem precisar retirar o cabeçote?
desculpem o tamanho da carta mas precisava relatar tudo o que ocorreu para um melhor entendimento.

dudas_308w
03/05/2010, 20:31
Paulo Medeiros,
que tal contar pros foristas qual motor, ano, combustivel???
Vai ficar muito mais facil oponar....:palmas:

CARLOS SP
03/05/2010, 22:50
Caros colegas, boa noite, gostaria se possível que me esclarecessem algumas dúvidas: Este fim de semana peguei a estrada p/ mais um fim de semana com a família e como o meu carro tem espaço p/ três na frente estava neste a minha filha caçula e que durante o trajeto dormiu, resolveu ajeitar-se no banco justamente na hora em que eu estava trocando a marcha (3ª p/ 4ª) e empurrou o meu braço de modo que ao invés de entrar a 3ª entrou a 2ª fazendo o giro do motor ir nas alturas, pois bem, passado o episódio, continuei a viagem sem que se apresentassem nem um problema ou barulho estanho no motor porém no domingo quando voltava ocarro continuava sem qualquer sintoma anormal durante metade da viagem, quando de repente começou a fazer um barulho como se tivesse algo solto e sendo moído pelo motor e de imediato parei o veículo e se não estivesse em uma rodovia com infra estrutura (socorro) estaria numa roubada com certeza. Bem passado isto e o transtorno de conseguir um reboque (Não tenho seguro) levei o carro a uma oficina indicada p/ um amigo. Resultado preeliminar do estrago, após retirar a tampa do cabeçote vimos logo de cara a mola de uma das válvulas quebrada, duas das varetas de tucho empenadas, e a suspeita de ter danificado esta válvula, as outras válvulas estavam intactas e suas respectivas varetas também:
Estes problemas poderiam ter sido ocasionados por este súbito aumento na rotação do motor durante a troca equivocada de marcha?
Estas peças danificadas justificariam a retífica do cabeçote? ou bastaria a substituição destas peças sem precisar retirar o cabeçote?
desculpem o tamanho da carta mas precisava relatar tudo o que ocorreu para um melhor entendimento.

Paulo, pelo que vc relatou (o resultado) eu estou torcendo para (eu) estar enganado. Mesmo sem saber qual é o motor da sua Ranger, vou arriscar um palpite que o seu mecânico já deve ter dito. Acredito que a súbita aceleração fez a correia dentada saltar alguns dentes e aí já viu, o pistão atropelou a válvula e danificou as hastes dos tuchos. Se for isso, só mesmo com retífica. Esse meu raciocínio só é válido se o seu motor tiver correia dentada. Não conheço todos os motores da Ranger. Se não tiver correia dentada pode ser uma simples quebra da mola de uma válvula e algum pedaço fez o serviço restante. Menos provável. Conte para nós o veredicto final. Torcemos por um final mais feliz.
Abs.

Paulo Medeiros
03/05/2010, 23:10
Desculpa aí galera, esqueci de informar os dados do carro.
Ranger 2001 2.5

Paulo Medeiros
03/05/2010, 23:15
Desel galera, ele não falou nada sobre a correia ter pulado algum dente mas antes de desmontar nós ligamos o carro e ele funcionou só que com um baita barulho, como tinha descrito antes, e eu acho que se tivesse pulado algum dente da correia dentada ele não teria funcionado tão facilmente como aconteceu.

Edintruder
04/05/2010, 00:31
Basta ter soltado uma castanha de trava da válvula para soltar a outra com o tempo.
Note que isso não é difícil de ocorrer. Algumas S-10 com o MWM tiveram esse mesmo problema. A 5.000rpm as válvulas começam uma sequência de flutuação, no caso de motores diesel, essa flutuação pode iniciar muito antes disso. A flutuação nada mais é que a má vedação da válvula pois as espiras das molas balançam pra cima e pra baixo. Basta uma sacudida mais forte para poder soltar uma castanha de trava da válvula, e pra soltar a cupílha pode ser na mesma hora ou levar mais algum tempinho...
Troca a válvula, desentorta as hastes e segue o baile.
Na minha ex Ranger usei até 5200rpm sem nenhum problema, e pra ter ocorrido isso na tua, deve ter ido além dessa rpm.

Edintruder
04/05/2010, 00:33
Só pra ilustrar...
http://www.youtube.com/watch?v=_REQ1PUM0rY

TylerNTL
04/05/2010, 06:38
É impressionante como mecânico gosta de desmontar cabeçote.


Por que mexer no cabeçote?
1-o motor aqueceu/está aquecendo?
2-está vazando compressão?
3-alguma válvula não está vedando direito?
4-está misturando óleo e água?

Se todas as respostas forem não eu primeiro trocaria as peças relacionadas as válvulas, se ela continuar com algum problema aí eu pensaria em desmontar o cabeçote.

duardobruno
04/05/2010, 07:55
Amigo, fato parecido aconteceu comigo. Quebrou a flauta das válvulas e uma válvula foi pro pau. Consertei sem retificar o motor. Ficou uma bela merda, sem contar que o mecanico era lixão e isso aconteceu por culpa dele mesmo, pois deixou o motor fora do ponto após uma troca de correia dentada. O motor só ficou bom mesmo depois que mandei fazer retífica. ´
É chato mas é a verdade. Abraços.

Edintruder
04/05/2010, 09:43
É impressionante como mecânico gosta de desmontar cabeçote.


Por que mexer no cabeçote?
1-o motor aqueceu/está aquecendo?
2-está vazando compressão?
3-alguma válvula não está vedando direito?
4-está misturando óleo e água?

Se todas as respostas forem não eu primeiro trocaria as peças relacionadas as válvulas, se ela continuar com algum problema aí eu pensaria em desmontar o cabeçote.

Thelmo, a mola de uma válvula quebrou e as hastes entortaram. Nada melhor e mais correto que desmontar para verificação e manutenção.

Nava
04/05/2010, 14:53
E se tiver que mexer, coloque molas NOVAS. Nunca usadas ou recondicionadas! A mola é a vida do motor e das valvulas.

TylerNTL
04/05/2010, 21:22
Alguém tem idéia do preço de uma mola para o Maxion 2.5?

Existe algum benefício e/ou recomendação de/para trocá-las de forma preventiva?

Paulo Medeiros
06/05/2010, 23:49
Boa noite Pessoal, obrigado pelas dicas. Ontem peguei o carro na oficina e ele está funcionando porém esta com um barulho diferente segundo o meca é porque ele ainda tem que regular os tuchos e que eu teria que rodar um pouco p/ acamar os tuchos p/ depois (sábado) regulá-los, o barulho vem da admisão pois tampando-se parcialmente a entrada do filtro ele fica imperceptivel e notei também que ao alcançar as 1800rpm a turbina parece não estar atuando pois antes sentia-se claramente o aumento de potência quando esta enchia. outra coisa, o cara não desmontou o cabeçote somente trocou as peças danificadas.