Ver Versão Completa : Volante de direção
Yuri Rodrigues
03/05/2010, 11:54
Olá Pessoal:concordo:
Por favor, estou querendo trocar o volante de meu Jeep , eu o comprei j´pa com um outro volante instalado , bastante pequeno e incomodo para manobrar...
A questão é que o diametro da barra / estriada de direção do meu Jeep medi 14mm e praticamente todos os volantes que tenho visto tem o cubo com diametro 22mm , ou seja nenhum serve !
Fui informado , que se cortar e soldar a ponta de uma barra de um jeep mais moderno ou mesmo de outro veículo ( Kombi ) o problema em adaptar o novo volante acaba , porem sera que a questão para por ai ? e como fica para colocar a barra na caixa original , sera que vai entrar :pensativo:? não gostaria de ter que trocar a caixa que esta na viatura , pois é original e não tem folga , e estamos falando de um CJ5 1.957 !
Agradeço a ajuda !
Abraços
Yuri
Fabiano-SL
03/05/2010, 12:08
Yuri,
O antigo dono deve ter cortado a pont da barra original, para adaptar esse volante pequeno... a solução é reverter, retirar essa ponteira, achar uma ponteira de jeep e soldar na barra original.
Uma dica quando for soldar: leva em alguém que trabalha com cardan, esse tipo de solda em tubo é com eles...
e o volante, vai querer aquele do meu anúncio?
Yuri Rodrigues
03/05/2010, 13:22
Olá Fabiano
Obrigado pelo contato !
Antes, de solicitar uma ajuda ao pessoal deste Forum , conversei com uma pessoa que tem oficina voltada aos Willys , e ele me informou que originalmente de fabrica esta barra saiu em duas medidas , até retirou um volante de uma F75 cujo diametro do cubo é exatamente o mesmo , só que como o veículo é de cliente...o volante não esta a venda ,e o meca me informou que se cortar a ponta e mudar o diametro , vai ter que trocar a caixa... de modo que se for isso ,vou ficar aguardando o tal do volante , se não, já teria feito negócio com você !
Abraços
Yuri
Elmer_Jeep
04/05/2010, 09:58
Qual volante vc pretende instalar ?
Modelo original ou algum esportivo que desmonta do cubo ?
Pra qualquer um dos dois tá facil de resolver.
[]'s
Yuri Rodrigues
04/05/2010, 10:55
Instalar o original , porem os volantes originais não serve, pois a ponta do varão que esta no meu CJ tem 14mm parte estriada e 12mm rosca...ta difícil...um mecanico me falou que foram fabricados dois modelos de Willys ,com varões de diametros diferentes...sera?
Elmer_Jeep
04/05/2010, 11:12
Bom, se o modelo mais grosso é mais facil de achar volante basta substituir o "eixo sem fim", e não vai ter diferença na montagem com a caixa de direção.
[]'s
Yuri Rodrigues
05/05/2010, 11:50
Bom, se o modelo mais grosso é mais facil de achar volante basta substituir o "eixo sem fim", e não vai ter diferença na montagem com a caixa de direção.
[]'s
Prezado Elmer
Então, pelo que entendi trocando o varão por outro ( Willys ) de diametro maior porem original, não vou ter que mexer na caixa ? é isso ?
Obrigado
Yuri
Elmer_Jeep
05/05/2010, 15:43
Positivo.
[]'s
Mauricio Rotta
05/05/2010, 17:12
Não precisa fazer nem uma coisa nem outra, nem trocar varão, muito menos ter que trocar a caixa, seu mecanico está mais por fora que bunda de índio tchukarramae, basta achar uma ponta de outro veículo em um ferro velho e cortar e soldar o seu q ta resolvido o problema, q na verdade nem chega a ser um grande problema, vc só precisa levar em um torneiro pra q ele faça a solda corretamente pra q não fique torto e nem fraco, qto a segurança pode ficar tranquilo pois é um serviço comum e garantido qdo feito corretamente
Aquele problema com o carro do Airton Senna foi um acontecimento único, provavelmente a solda havia sido mal feita.
o problema do carro do Airton Senna foi que ele bateu na corrida ou treino (não lembro) anterior e arrumaram o carro mas não verificaram a barra :parede: que estava trincada e só terminou de fraturar
André Luiz Rossetim
05/05/2010, 19:00
Instalar o original , porem os volantes originais não serve, pois a ponta do varão que esta no meu CJ tem 14mm parte estriada e 12mm rosca...ta difícil...um mecanico me falou que foram fabricados dois modelos de Willys ,com varões de diametros diferentes...sera?
Uma vez um amigo meu falou que existem adaptadores para o Ø das estrias.
procura no Google!!!!
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&rls=com.microsoft:pt-br:IE-SearchBox&rlz=1I7GGLL_pt-BR&ei=sujhS4PdEsKPuAf37rAH&sa=X&oi=spell&resnum=0&ct=result&cd=1&ved=0CBAQBSgA&q=adaptador+volante&spell=1
Talvez vc encontre algo proprio para o Jeep em lojas especializadas
Elmer_Jeep
06/05/2010, 09:32
Não precisa fazer nem uma coisa nem outra, nem trocar varão, muito menos ter que trocar a caixa, seu mecanico está mais por fora que bunda de índio tchukarramae, basta achar uma ponta de outro veículo em um ferro velho e cortar e soldar o seu q ta resolvido o problema, q na verdade nem chega a ser um grande problema, vc só precisa levar em um torneiro pra q ele faça a solda corretamente pra q não fique torto e nem fraco, qto a segurança pode ficar tranquilo pois é um serviço comum e garantido qdo feito corretamente
Aquele problema com o carro do Airton Senna foi um acontecimento único, provavelmente a solda havia sido mal feita.
Bom, não sei se vc reparou que o criador do tópico quer utilizar o volante original do Jeep, então sem querer desmerecer sua sugestão(como vc fez com a dos outros), mas diga aí qual "ponta de outro veículo" que vai ter a mesma estria do volante original do Jeep ?
[]'s
Yuri Rodrigues
11/05/2010, 16:52
Prezado Elmer
Novamente , obrigado pelas informações .
Abraços
Yuri
Yuri Rodrigues
11/05/2010, 16:53
Valeu , Obrigado
Yuri Rodrigues
11/05/2010, 16:54
Uma vez um amigo meu falou que existem adaptadores para o Ø das estrias.
procura no Google!!!!
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&rls=com.microsoft:pt-br:IE-SearchBox&rlz=1I7GGLL_pt-BR&ei=sujhS4PdEsKPuAf37rAH&sa=X&oi=spell&resnum=0&ct=result&cd=1&ved=0CBAQBSgA&q=adaptador+volante&spell=1
Talvez vc encontre algo proprio para o Jeep em lojas especializadas
André:concordo:
Obrigado , pela dica !
Yuri
Elmer_Jeep
11/05/2010, 17:09
Prezado Elmer
Novamente , obrigado pelas informações .
Abraços
Yuri
Off topic:
Yuri, te mandei uma MP a respeito do farol de Black Out, to aguardando sua resposta pra providenciar o envio :concordo:
[]'s
Yuri Rodrigues
12/05/2010, 10:42
Prezado Elmer
Não recebi a MP , por favor poderia enviar novamente ?
Abraços
Yuri
RIQUIZON
15/05/2010, 18:37
Pessoal pegando carona no assunto de volante, sou iniciante no mundo dos jeepeiros , mas não do off road, assim, gostaria de perguntar aos amigos, qual seria o melhor volante para colocar, no caso, recentemente, comprei um jeep 59 motor 6 cc com 3 marchas e volante original, ocorre que sou um cara grande e preciso de espaço p/ dirigir melhor, por outro lado, gostaria de usar um volante menos 'pesado' e grande diferente do original do meu jeep. Ouvi falar que o volante do gol bolinha é suave quase se comparando a uma direção hihraulica,ísto é verdade ? como é a sua instalação ? se por acaso decidir por uma direção hidraulica, qual seria o mais indicada? alguém tem idéia de preço ? desculpem tantas perguntas, mas preciso de orientação dos amigos que conheçem bem nossos carros.
Valeu8-)
Robertux
15/05/2010, 23:27
Riquizon, boa noite.
O meu jeep está com a direção original mas eu já comprei uma caixa de direção de Maverick para colocar. Se for colocar direção "seca" a mais macia é a de Maverick e também mais forte. A de Opala também fica boa, mas ambas tem que ser colocadas próximas ao para-choque dianteiro e do lado de fora do Jeep. Se for colocar hidraulica as mais comuns são do Opala e F-1000.
A do Gol/Santana fica parecida com a original, ficando dentro do cofre do motor, pode ser mecânica ("seca") ou hidraulica, fica macia, mas já vi comentários aqui no forum que para trilhas mais pesadas ou pneus maiores tipo 33 ou 35 ela é fraca. Eu nunca experimentei.
Com a caixa de direção original eu não aconselho volante menor, fica pesada.
RIQUIZON
16/05/2010, 07:25
Valeu Robertux
Pelo que vc disse, acho que colocarei a cx hidraulica do opala e o volante do gol [bolinha] será que seria a combinação mais certa ? Sou um cara grande [1,90] assim, o volante tem de ser um pouco menor e se a direção for hidraulica dar mais conforto p/dirigir. Aceito sugestões.