Ver Versão Completa : Engesa Fase I 86... comprei....
Fala caros colegas desse fórum, agora é oficial: EU COMPREI MEU ENGESA!:dance::dance::dance: E NEM ESTOU ACREDITANDO... no primeiro dia, dá vontade de dormir dentro dele, igual quando era menino e ganhava um brinquedo novo. Mas como já sou grandinho e casado, a esposa não ia achar legal...
Pra acontecer tudo isso, vim do interior da Bahia pra Natal-RN, pra conhecer o carro, fechar negócio e despachar o carro na cegonha... resolvido toda transação, ainda sobrou 3 dias pra conhecer um pouco desta terra linda e ainda ganhei uma grande amizade, pois o ex-dono do carro é um cara legal de sobra. Logo: 3 coelhos com cajadada - Um engesa, conhecer Natal e uma nova amizade.:palmas:
Segue as características da VTR:
Engesa fase 1 86 a diesel no doc.
Motor Q20B aspirado, mas já tenho a turbina e o coletor.
Câmbio 240v
T case Toyota
Dana 44 dianteiro e traseiro
Molas Rota 4x4 e amortecedor novos
Roda livre Enfer
Direção hidráulica
Instalação elétrica todoa nova
Bancos e interior novos.
Segue fotos:
mais fotos... ah, o guincho não veio não, conforme acordo prévio.
Eduardo Velo
03/05/2010, 11:38
João , parabéns pela aquisição .
Esse ângulo entre a barra de dir. e a barra das rodas está muito aberto , não necessariamente causa shimmi , mas aumenta as trocas de terminais que com folga causam shimmi ... fica esperto ...
Anda 1o sem a turbina pra ver se vc acha mesmo necessario , o meu não tem turbina e anda muito bem ...
Vamos trocar muitas informações ainda , pode ter certeza ... vamos aguardar umas dicas vindas da Bahia ...
abs ... Edu
Caracas Joao
PEGOU O CARRO QUE EU IA COMPRAR PRA MEU IRMÃO kkkkk!
tava anunciado no meu carango.. ai fui olhar nao tava.. tava doido atraz do telefone dele pra ir pegar o carro.. não achei.. hehe
agora que vi as fotos!
Parabens!!!
Abraços,
Valeu pela força Eduardo...
É, realmente o carro tá com um shimmi da zorra... o antigo dono diz que é por causa dos pneus que estão muito ruins (já estou na cola de um jogo de pneus), mas eu acho que não é só isso... inclusive estava até lendo sobre a correção do cáster do Kim...
Agora, como se conserta essa angulação das barras??
Valeu Magao, eu tb namorei muito o seu jipe quando estava a venda, mas quando tive dindin, liguei pro dono e ele subiu o valor, aí desisti... é a vida. Estamos juntos... abração.
Parabéns pela compra e seja muito bem vindo! Conheço Ibotirama e tenho certeza que você vai aproveitar muito do seu Engesa... Só alegria!!!
Tem um Engesa da mesma cor e modelo, capota de firbra, ar, dir. hidraulica e motor diesel à venda em BH. Parece que está muito bom. Não conheço o dono mas o mecanico disse que ele quer $45000,00. Maiores informações com Carlinhos 31 87126446.
Abraço a todos
Eduardo Velo
03/05/2010, 13:11
Valeu pela força Eduardo...
É, realmente o carro tá com um shimmi da zorra... o antigo dono diz que é por causa dos pneus que estão muito ruins (já estou na cola de um jogo de pneus), mas eu acho que não é só isso... inclusive estava até lendo sobre a correção do cáster do Kim...
Agora, como se conserta essa angulação das barras??
Esse angulo é corrigido pelo braço pitman , o original é curvado pra baixo com angulo , esse que vc tem deve ser de opala , é pra cima e não tem angulo ... se mesmo usando original ainda ficar muito ângulo , tem 2 saídas , tirar calços ou baixar a cx de direção ... esse é só um dos itens causadores de shimmi , mas é bom ir eliminando ...
abs ... Edu
Opa João!
Cara, parabéns pela ótima escolha!
O jipao ta chique heim!
A mecânica vamos falando com o passar do tempo, mais o Eduardo já mandou bem.
Estáticamente, a unica coisa que faria é pintar de preto a máscara igual ao da foto: http://picasaweb.google.com/kimcavazin/TrocaDoDiferencial#5190987491732788514 assim da um ar de afressividade.
Do mais, tá muito bem servido de máquina.
Abraços.
Kim.
Opa
Parabéns, bela viatura!
Agora é só acertar os detalhes e depois, só alegrias.:concordo:
Abs
Amigos,
esse fator da barra está inclinada causa BUMPSTEER. se procurar no forum vai ver o Bill dando umas aulas sobre isso.
A barra que sai do pitman tem que ser o mais possível na horizontal para não causar o bumpsteer..
quando o pneu bate em um buraco ele tende a virar o volante.. causando uma alavanca no pitman...
Pode se resolver com um HighSteer.
Abraços,
Eriksom Teixeira Lima
03/05/2010, 17:46
João
qual o produto que você usou para limpara toda a "BABA" que você deixou cair em cima 8)
em tempo, o shimmy normalmente é causado por problemas nas buchas. Verifique-as antes de mais nada.
Com relação ao problema da angulação, que o Eduardo aponta da barra de direção, eu diria que você tem de corrigir a barra de direção e a panhard, para que as duas mantenham-se paralelas e o mais horizontal possível.
Mas faça sem pressa, apenas cuidado com as pancadas apontadas pelo Magao, o tal bumpsteer, ou seja, mantenha os polegares fora do centro do volante enquanto não o fizer.
No mais, esse amarelo scania é muito bonito mesmo.
Eriksom
guilhermeabreu
03/05/2010, 18:17
JOÃO R.
FINALMENTE O SONHO REALIZADO , É " BÃODIMAIS " , PAAAARRRRAAAAAAABENS , LINDA A VIATURA .
Vc esta chick demais , comprou ele todo pronto .
Realmente vejo que a 1ª coisa que tem que fazer é corrigir a angulação da barra do pitman e da PANHARD , este tal de BUMPSTEER é uma merda , qdo o PITMAN esta meuito angulado e vc passa por uma depressão o carro fica balançando de um lado para outro , IGUAL AO BONECO DOIDO .
O meu ficou assim qdo invertí a posição da barra do pitman ficou angulado demais aí foi aquela loucura de balançar pra e pra ca .
Mas fora ísto esta lindo , muito bonito ,mesmo , fico feliz por vc , ,boa sorte no uso e abuso dele .
FernandoPedro
04/05/2010, 09:05
João R.
Parabéns pelo bichão, está show de bola.
Com o depoimento dos colegas, vejo que o meu apresenta os sintomas do shimmi e bumpsteer... vou ver isso.
Abs.
FernandoPedro
04/05/2010, 09:10
Vejam a foto...
João R.
Parabéns pelo bichão, está show de bola.
Com o depoimento dos colegas, vejo que o meu apresenta os sintomas do shimmi e bumpsteer... vou ver isso.
Abs.
Vejam a foto...
Meu fio.. isso ai tem bumpsteer elevado a 5. hehe
Alô, senhores, valeu pelas dicas, que inclusive vou precisar de muito mais... Eu cheguei hoje de Natal e o carro está a caminho da Bahia em uma cegonha... o freteiro me deu prazo de até 8 dias pra chegar aqui (e eu nem durmo direito, hehehe...). Já falei com o meca conhecido aqui, pra chegar e já passar por uma revisão geraaall. Daí, iniciar os up grades necessários, devagar, mas sem parar....
acabei de ler o q o Bill escreveu e se eu entendi bem, na suspensão sem panhard a barra de direção tem que ficar o mais horizontal possível, mas na COM panhard é recomendável que ela fique paralela a própria panhard, correto? Se for o meu não está tão desalinhado... pela foto dá pra notar..
rodrigo camper
04/05/2010, 17:31
Olhando o bichão me faz lembra um carangueijo com os olhos em cima da Kbeça.
Isso ligado durante a noite deve jogar neguinho pro acostamento!!!rsrsrs
Parabéns pelo possante.
Mais vai devagar no investimento, pra dona Maria não pegar bronca!!!$$$$
Rsrsrs!!!
abç
Eriksom Teixeira Lima
04/05/2010, 18:50
acabei de ler o q o Bill escreveu e se eu entendi bem, na suspensão sem panhard a barra de direção tem que ficar o mais horizontal possível, mas na COM panhard é recomendável que ela fique paralela a própria panhard, correto? Se for o meu não está tão desalinhado... pela foto dá pra notar..
João,
Considere que você entendeu razoavelmente bem :???:
Estás correto que a barra de direção tem de ficar o mais horizontal em relação ao eixo possível para evitar o soco na direção.
Porém, o ideal é que a panhard fique o mais horizontal possível em relação ao eixo para permitir o máximo de abertura da suspensão.
Como a barra de direção e a panhard idealmente devem ficar paralelas, logo, elas tem de ficar paralelas e horizontais em relação ao eixo para atenderem as duas restrições simultaneamente. :concordo:
No caso da panhard, o melhor a fazer é descravar o suporte da dita cuja do chassis, trocar por outro de maior altura (para baixo, claro), cravar o dito cujo novo, e pronto. Claro, faça essa cravação pela frente e por trás, oops, para o eixo dianteiro e para o traseiro :lol:
Depois de pronto, vá até a gruta da Lapa, 90 km ao sul de Ibotirama, e pague a promessa que você fez para comprar o Engesa :twisted:
Abraços
Eriksom
panhard tem q ficar rente ao eixo.. e a barra do pitman mais reta possivel..
panhard serve para alinhar o eixo ao chassi.. =)
Abraços
meu Engesa tá chegando amanhã, hoje nem durmo...hehe...
Daniel Lima
08/05/2010, 19:03
João, eu entendo bem qual é a sua sensação e te desejo muita sorte com seu engesão. Tá bunito pra P@##&!!! Essa angulação incorreta da barra é uma zuera quando estamos viajando na estrada e dá uma canseira danada, mas com o pitman mais angulado vc vai corrigir isso e eu também pois sofro do mesmo problema. tenho meu engesa a 10 anos e tenho um prazer enorme de passar a semana andando nele e vc irá sentir a mesma coisa. Perking faz 10km/lt brincando, não acaba nunca e resolve todos os seus problemas. caixa 240v é indestrutível e está acoplada ao melhor custo benefico do mercado, que é a redução da band. na verdade com o torque monstruoso do perking vc não precisaria de uma redução mas o barulho da original acaba até a audição. Do mais parabéns e seja muito bem vindo.
abraços!!!
Opa João!!!!
Presentão do dis das Mães heim!!!!!!!
Vai chegar e a mulherada ficará de lado!!!!!!
Bem, vou passar minha opinião, mesmo não sendo aqui o lugar dessa discussão.
O tamanho do pitman, interfere no "peso"que sentirá no momento do exterço do volante.
Maior = pesado, porém menos voltas
Menor = leve, porém mais boltas
Quanto a indirigibilidade, que a maioria dos engesas tem, é devido a troca de mola por maiores, que altera o cáster, deixando a viatura boba e cansativa.
Antes de alterarem o pitman, verifiquem o caster.
Abraços.
kim.
É Daniel, o ex-dono dele deu o mesmo parecer que o seu com relação a mecânica e eu li muito este fórum antes de escolher, logo tenho certeza que fiz um bom negócio... mas eu só dei umas voltinhas em Natal-RN com ele e depois coloquei ele na cegonha, pra Bahia, logo ainda não deu pra curtir o fera... agoniado...
Kim, aproveitando o gancho, estive pensando no problema... e na realidade não cheguei a uma conclusão... por onde eu começo??? Cáster, buchas, pitman, panhard???? muito perdido..
Abração aos colegas.
Ah, Kim e a direção do jippe é muito, muito leve, mesmo com o volante pequeno...
Paulo Cesar
08/05/2010, 21:40
João
Parabens pela viatura.
estou vendo que você também estava sonhando com a compra assim como eu,
fiquei varios anos namorando os engesas, até que resolvi comprar um (o dindin $$
apareceu e deu para fazer), agora vou aprender um pouco sobre eles, e vai ser
mais uma paixão, sem deixar de lado as que já tenho pelos CJ5 e Bandeirantes,
pois já até restaurei estes dois carros.
abs
Paulo
Galera, vou abrir um tópico no frota 4x4, entrei embaixo do carro hoje e tem coisa pra caramba pra fazer, ai ai... conto com o apoio de todos... abraços.
Manda Bala!!!!
Vou ficar esperando para palpitar!!!!!!