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Ver Versão Completa : Engesa Fase I 86... comprei....



JOÃO R.
03/05/2010, 11:24
Fala caros colegas desse fórum, agora é oficial: EU COMPREI MEU ENGESA!:dance::dance::dance: E NEM ESTOU ACREDITANDO... no primeiro dia, dá vontade de dormir dentro dele, igual quando era menino e ganhava um brinquedo novo. Mas como já sou grandinho e casado, a esposa não ia achar legal...
Pra acontecer tudo isso, vim do interior da Bahia pra Natal-RN, pra conhecer o carro, fechar negócio e despachar o carro na cegonha... resolvido toda transação, ainda sobrou 3 dias pra conhecer um pouco desta terra linda e ainda ganhei uma grande amizade, pois o ex-dono do carro é um cara legal de sobra. Logo: 3 coelhos com cajadada - Um engesa, conhecer Natal e uma nova amizade.:palmas:

Segue as características da VTR:

Engesa fase 1 86 a diesel no doc.
Motor Q20B aspirado, mas já tenho a turbina e o coletor.
Câmbio 240v
T case Toyota
Dana 44 dianteiro e traseiro
Molas Rota 4x4 e amortecedor novos
Roda livre Enfer
Direção hidráulica
Instalação elétrica todoa nova
Bancos e interior novos.

Segue fotos:

JOÃO R.
03/05/2010, 11:28
mais fotos... ah, o guincho não veio não, conforme acordo prévio.

Eduardo Velo
03/05/2010, 11:38
João , parabéns pela aquisição .
Esse ângulo entre a barra de dir. e a barra das rodas está muito aberto , não necessariamente causa shimmi , mas aumenta as trocas de terminais que com folga causam shimmi ... fica esperto ...
Anda 1o sem a turbina pra ver se vc acha mesmo necessario , o meu não tem turbina e anda muito bem ...

Vamos trocar muitas informações ainda , pode ter certeza ... vamos aguardar umas dicas vindas da Bahia ...

abs ... Edu

MaGao
03/05/2010, 11:48
Caracas Joao

PEGOU O CARRO QUE EU IA COMPRAR PRA MEU IRMÃO kkkkk!


tava anunciado no meu carango.. ai fui olhar nao tava.. tava doido atraz do telefone dele pra ir pegar o carro.. não achei.. hehe
agora que vi as fotos!


Parabens!!!

Abraços,

JOÃO R.
03/05/2010, 11:50
Valeu pela força Eduardo...
É, realmente o carro tá com um shimmi da zorra... o antigo dono diz que é por causa dos pneus que estão muito ruins (já estou na cola de um jogo de pneus), mas eu acho que não é só isso... inclusive estava até lendo sobre a correção do cáster do Kim...
Agora, como se conserta essa angulação das barras??

JOÃO R.
03/05/2010, 11:54
Valeu Magao, eu tb namorei muito o seu jipe quando estava a venda, mas quando tive dindin, liguei pro dono e ele subiu o valor, aí desisti... é a vida. Estamos juntos... abração.

Reptil
03/05/2010, 12:16
Parabéns pela compra e seja muito bem vindo! Conheço Ibotirama e tenho certeza que você vai aproveitar muito do seu Engesa... Só alegria!!!

Tem um Engesa da mesma cor e modelo, capota de firbra, ar, dir. hidraulica e motor diesel à venda em BH. Parece que está muito bom. Não conheço o dono mas o mecanico disse que ele quer $45000,00. Maiores informações com Carlinhos 31 87126446.

Abraço a todos

Eduardo Velo
03/05/2010, 13:11
Valeu pela força Eduardo...
É, realmente o carro tá com um shimmi da zorra... o antigo dono diz que é por causa dos pneus que estão muito ruins (já estou na cola de um jogo de pneus), mas eu acho que não é só isso... inclusive estava até lendo sobre a correção do cáster do Kim...
Agora, como se conserta essa angulação das barras??

Esse angulo é corrigido pelo braço pitman , o original é curvado pra baixo com angulo , esse que vc tem deve ser de opala , é pra cima e não tem angulo ... se mesmo usando original ainda ficar muito ângulo , tem 2 saídas , tirar calços ou baixar a cx de direção ... esse é só um dos itens causadores de shimmi , mas é bom ir eliminando ...

abs ... Edu

Kim
03/05/2010, 13:13
Opa João!

Cara, parabéns pela ótima escolha!

O jipao ta chique heim!

A mecânica vamos falando com o passar do tempo, mais o Eduardo já mandou bem.

Estáticamente, a unica coisa que faria é pintar de preto a máscara igual ao da foto: http://picasaweb.google.com/kimcavazin/TrocaDoDiferencial#5190987491732788514 assim da um ar de afressividade.

Do mais, tá muito bem servido de máquina.

Abraços.

Kim.

Aurélio
03/05/2010, 13:31
Opa
Parabéns, bela viatura!
Agora é só acertar os detalhes e depois, só alegrias.:concordo:
Abs

MaGao
03/05/2010, 13:39
Amigos,

esse fator da barra está inclinada causa BUMPSTEER. se procurar no forum vai ver o Bill dando umas aulas sobre isso.

A barra que sai do pitman tem que ser o mais possível na horizontal para não causar o bumpsteer..

quando o pneu bate em um buraco ele tende a virar o volante.. causando uma alavanca no pitman...

Pode se resolver com um HighSteer.

Abraços,

Eriksom Teixeira Lima
03/05/2010, 17:46
João

qual o produto que você usou para limpara toda a "BABA" que você deixou cair em cima 8)

em tempo, o shimmy normalmente é causado por problemas nas buchas. Verifique-as antes de mais nada.

Com relação ao problema da angulação, que o Eduardo aponta da barra de direção, eu diria que você tem de corrigir a barra de direção e a panhard, para que as duas mantenham-se paralelas e o mais horizontal possível.

Mas faça sem pressa, apenas cuidado com as pancadas apontadas pelo Magao, o tal bumpsteer, ou seja, mantenha os polegares fora do centro do volante enquanto não o fizer.

No mais, esse amarelo scania é muito bonito mesmo.

Eriksom

guilhermeabreu
03/05/2010, 18:17
JOÃO R.

FINALMENTE O SONHO REALIZADO , É " BÃODIMAIS " , PAAAARRRRAAAAAAABENS , LINDA A VIATURA .

Vc esta chick demais , comprou ele todo pronto .

Realmente vejo que a 1ª coisa que tem que fazer é corrigir a angulação da barra do pitman e da PANHARD , este tal de BUMPSTEER é uma merda , qdo o PITMAN esta meuito angulado e vc passa por uma depressão o carro fica balançando de um lado para outro , IGUAL AO BONECO DOIDO .

O meu ficou assim qdo invertí a posição da barra do pitman ficou angulado demais aí foi aquela loucura de balançar pra e pra ca .

Mas fora ísto esta lindo , muito bonito ,mesmo , fico feliz por vc , ,boa sorte no uso e abuso dele .

FernandoPedro
04/05/2010, 09:05
João R.
Parabéns pelo bichão, está show de bola.
Com o depoimento dos colegas, vejo que o meu apresenta os sintomas do shimmi e bumpsteer... vou ver isso.
Abs.

FernandoPedro
04/05/2010, 09:10
Vejam a foto...


João R.
Parabéns pelo bichão, está show de bola.
Com o depoimento dos colegas, vejo que o meu apresenta os sintomas do shimmi e bumpsteer... vou ver isso.
Abs.

MaGao
04/05/2010, 09:15
Vejam a foto...


Meu fio.. isso ai tem bumpsteer elevado a 5. hehe

JOÃO R.
04/05/2010, 13:11
Alô, senhores, valeu pelas dicas, que inclusive vou precisar de muito mais... Eu cheguei hoje de Natal e o carro está a caminho da Bahia em uma cegonha... o freteiro me deu prazo de até 8 dias pra chegar aqui (e eu nem durmo direito, hehehe...). Já falei com o meca conhecido aqui, pra chegar e já passar por uma revisão geraaall. Daí, iniciar os up grades necessários, devagar, mas sem parar....

JOÃO R.
04/05/2010, 13:38
acabei de ler o q o Bill escreveu e se eu entendi bem, na suspensão sem panhard a barra de direção tem que ficar o mais horizontal possível, mas na COM panhard é recomendável que ela fique paralela a própria panhard, correto? Se for o meu não está tão desalinhado... pela foto dá pra notar..

rodrigo camper
04/05/2010, 17:31
Olhando o bichão me faz lembra um carangueijo com os olhos em cima da Kbeça.

Isso ligado durante a noite deve jogar neguinho pro acostamento!!!rsrsrs


Parabéns pelo possante.


Mais vai devagar no investimento, pra dona Maria não pegar bronca!!!$$$$



Rsrsrs!!!


abç

Eriksom Teixeira Lima
04/05/2010, 18:50
acabei de ler o q o Bill escreveu e se eu entendi bem, na suspensão sem panhard a barra de direção tem que ficar o mais horizontal possível, mas na COM panhard é recomendável que ela fique paralela a própria panhard, correto? Se for o meu não está tão desalinhado... pela foto dá pra notar..


João,

Considere que você entendeu razoavelmente bem :???:

Estás correto que a barra de direção tem de ficar o mais horizontal em relação ao eixo possível para evitar o soco na direção.

Porém, o ideal é que a panhard fique o mais horizontal possível em relação ao eixo para permitir o máximo de abertura da suspensão.

Como a barra de direção e a panhard idealmente devem ficar paralelas, logo, elas tem de ficar paralelas e horizontais em relação ao eixo para atenderem as duas restrições simultaneamente. :concordo:

No caso da panhard, o melhor a fazer é descravar o suporte da dita cuja do chassis, trocar por outro de maior altura (para baixo, claro), cravar o dito cujo novo, e pronto. Claro, faça essa cravação pela frente e por trás, oops, para o eixo dianteiro e para o traseiro :lol:

Depois de pronto, vá até a gruta da Lapa, 90 km ao sul de Ibotirama, e pague a promessa que você fez para comprar o Engesa :twisted:

Abraços

Eriksom

MaGao
04/05/2010, 19:02
panhard tem q ficar rente ao eixo.. e a barra do pitman mais reta possivel..

panhard serve para alinhar o eixo ao chassi.. =)

Abraços

JOÃO R.
08/05/2010, 18:07
meu Engesa tá chegando amanhã, hoje nem durmo...hehe...

Daniel Lima
08/05/2010, 19:03
João, eu entendo bem qual é a sua sensação e te desejo muita sorte com seu engesão. Tá bunito pra P@##&!!! Essa angulação incorreta da barra é uma zuera quando estamos viajando na estrada e dá uma canseira danada, mas com o pitman mais angulado vc vai corrigir isso e eu também pois sofro do mesmo problema. tenho meu engesa a 10 anos e tenho um prazer enorme de passar a semana andando nele e vc irá sentir a mesma coisa. Perking faz 10km/lt brincando, não acaba nunca e resolve todos os seus problemas. caixa 240v é indestrutível e está acoplada ao melhor custo benefico do mercado, que é a redução da band. na verdade com o torque monstruoso do perking vc não precisaria de uma redução mas o barulho da original acaba até a audição. Do mais parabéns e seja muito bem vindo.
abraços!!!

Kim
08/05/2010, 19:34
Opa João!!!!

Presentão do dis das Mães heim!!!!!!!

Vai chegar e a mulherada ficará de lado!!!!!!

Bem, vou passar minha opinião, mesmo não sendo aqui o lugar dessa discussão.

O tamanho do pitman, interfere no "peso"que sentirá no momento do exterço do volante.

Maior = pesado, porém menos voltas
Menor = leve, porém mais boltas

Quanto a indirigibilidade, que a maioria dos engesas tem, é devido a troca de mola por maiores, que altera o cáster, deixando a viatura boba e cansativa.

Antes de alterarem o pitman, verifiquem o caster.

Abraços.

kim.

JOÃO R.
08/05/2010, 20:31
É Daniel, o ex-dono dele deu o mesmo parecer que o seu com relação a mecânica e eu li muito este fórum antes de escolher, logo tenho certeza que fiz um bom negócio... mas eu só dei umas voltinhas em Natal-RN com ele e depois coloquei ele na cegonha, pra Bahia, logo ainda não deu pra curtir o fera... agoniado...

Kim, aproveitando o gancho, estive pensando no problema... e na realidade não cheguei a uma conclusão... por onde eu começo??? Cáster, buchas, pitman, panhard???? muito perdido..

Abração aos colegas.

JOÃO R.
08/05/2010, 20:34
Ah, Kim e a direção do jippe é muito, muito leve, mesmo com o volante pequeno...

Paulo Cesar
08/05/2010, 21:40
João
Parabens pela viatura.
estou vendo que você também estava sonhando com a compra assim como eu,
fiquei varios anos namorando os engesas, até que resolvi comprar um (o dindin $$
apareceu e deu para fazer), agora vou aprender um pouco sobre eles, e vai ser
mais uma paixão, sem deixar de lado as que já tenho pelos CJ5 e Bandeirantes,
pois já até restaurei estes dois carros.
abs
Paulo

JOÃO R.
11/05/2010, 23:02
Galera, vou abrir um tópico no frota 4x4, entrei embaixo do carro hoje e tem coisa pra caramba pra fazer, ai ai... conto com o apoio de todos... abraços.

Kim
11/05/2010, 23:27
Manda Bala!!!!

Vou ficar esperando para palpitar!!!!!!