Conectar

Ver Versão Completa : 14b falhando

dalmo cruz torres
01/05/2010, 21:35
Pessoal, surgiu um defeito no meu jipe Bandeirantes que eu não descobri a causa: O motor acelera até um certo ponto e depois não continua a acelerar, parece que falta combustível. As veses a aceleração volta ao normal, as veses fica limitada a 1/3 da aceleração(medidos no acelerador). Tenho impressão que é falta de combustível, pois ele intercala esse mal funcionamento com o funcionamento normal.
Alguém poderia me dar uma luz sobre o que está acontecendo? Em tempo, o tanque do jipe é de plástico, as mangueiras novas de borracha. O filtro de combustível está com 2Mil Km.

Bernardo Hoelz
02/05/2010, 10:50
Dalmo, isso deve ser ar.
Cara de uma drenada no seu filtro de combústivel que deve voltar ao normal.

Abrs

dudu83
02/05/2010, 11:10
a minha tava assim e ainda por cima fazia um fumaceiro estranhao , eu abri o primeiro bico e deixei sair um pouco de oleo e ja rodei 2.000 km e nunca mais voltou, comecou quando eu troquei o filtro de combustivel...

Bernardo Hoelz
02/05/2010, 11:18
Só um lembrete, usem filtro de combutivel original toyota, pq os tecfil são uma porcaria.

elmestizo
02/05/2010, 12:25
sujeira no tanque, filtro de diesel, entrada de ar, bico vazando.

Verifique nessa ordem.,

Elmer_Jeep
02/05/2010, 13:02
Já usei mann, tecfil, fram, wix, bosch, KS(by mann) e não tenho o que reclamar de filtros.

Verifique a conexão do sensor(no fundo do filtro) e se o oring está ok, pode ser entrada de ar por ali ou sujeira no tanque mesmo. Verifique também a linha de retorno dos bicos pra bomba, uma vez tive problema com uma mangueirinha pequena que passa atrás do coletor de admissão.

Já dei essa dica em outro topico: nas viaturas que uso 14B aqui instalei um filtro de combustível universal(desses de carburador) antes do filtro principal e por ele dá pra acompanhar mais facilmente a sujeira que vem do tanque pelo fato de ser transparente, é mais barato na hora de substituir e aumenta a vida útil do filtro principal.

[]'s

elmestizo
02/05/2010, 13:12
Já dei essa dica em outro topico: nas viaturas que uso 14B aqui instalei um filtro de combustível universal(desses de carburador) antes do filtro principal e por ele dá pra acompanhar mais facilmente a sujeira que vem do tanque pelo fato de ser transparente, é mais barato na hora de substituir e aumenta a vida útil do filtro principal.

[]'s

.............................x2

dalmo cruz torres
02/05/2010, 17:16
Valeu pessoal, vou dar uma olhada no que vc indicaram e posto o resultado.

dalmo cruz torres
02/05/2010, 19:28
Bem, sangrei o filtro de combustível, reapertei o tampão e bombeei até encher novamente de combustível. Fucnionei o motor, sangrei os 4 bicos. Conferi a mangueira de retorno dos bicos injetores. Ainda continua falhando. Não está fazendo nenhuma fumaça, antes fazia.

elmestizo
02/05/2010, 19:38
Abasteceu onde? tá com cara de falta de diesel.. trocou o filtro? o tanque tá bom? é novo? de plastico? tirou as rebarbas que a CLA deixa? Tanque original? Abre o dreno e veja o estado do diesel..

estyvybeykr
02/05/2010, 22:21
Dalmo na minha band com motor OM314 aconteceu algo semelhante, apos sofrer um pouco descobri que o tanque mesmo sendo de plastico havia sujeira, mas não do diesel e sim da fabricação.
No tanque a saida de diesel e retorno são dois pequenos tubos de ferro fixados a lateral por roscas, e no interior do tanque haviam restos de material plastico proveniente da confecção das roscas. este material com o tempo se soltou e entupiam a saida de vez em quando. Até descobrir que era isso, deu pano pra manga.

Estevão

dalmo cruz torres
03/05/2010, 13:33
Abasteceu onde? tá com cara de falta de diesel.. trocou o filtro? o tanque tá bom? é novo? de plastico? tirou as rebarbas que a CLA deixa? Tanque original? Abre o dreno e veja o estado do diesel..

Estou abastecendo(a dois tanques) num posto bandeira branca. Não troquei o filtro, sangrei-o. O tanque é CLA, Limpo antes de ser montado. Tirei as que percebi...Vou abrir o dreno.

dalmo cruz torres
03/05/2010, 13:36
Dalmo na minha band com motor OM314 aconteceu algo semelhante, apos sofrer um pouco descobri que o tanque mesmo sendo de plastico havia sujeira, mas não do diesel e sim da fabricação.
No tanque a saida de diesel e retorno são dois pequenos tubos de ferro fixados a lateral por roscas, e no interior do tanque haviam restos de material plastico proveniente da confecção das roscas. este material com o tempo se soltou e entupiam a saida de vez em quando. Até descobrir que era isso, deu pano pra manga.

Estevão
Estevão, vou tirar o tanque e lavar novamente. Mas, existe a chance da sujeira ter chegado até a bomba injetora e ter entupido alguma coisa lá?

elmestizo
03/05/2010, 14:09
Depende do filtro...

dalmo cruz torres
03/05/2010, 15:54
Depende do filtro...

LM, o Filtro é original Toyota!
Estou usando mangueiras de borracha preta com tela de tecido por fora. Será que a mangueira que está soltando pedaços? O que vcs acham de trocar as mangueiras por mangueiras de PU? Por fim, alguem tem o esquema das mangueiras do respiro do tanque e das linhas para o motor?

dalmo cruz torres
04/05/2010, 22:37
Pessoal, hoje ela quase parou de andar. Cheguei em casa e soltei a mangueira que chega no filtro, nada de sujeira...soltei a que chega na BI, nada de sujeira. Remontei as duas e acionei a bomba de cima do filtro até ela ficar bem dura. Dei a partida, o motor funcionou normalmente. Andei nela e sem nehum sinal do defeito! Será que era ar no sistema e eu sem querer tirei o ar?

dudu83
05/05/2010, 13:22
Pessoal, hoje ela quase parou de andar. Cheguei em casa e soltei a mangueira que chega no filtro, nada de sujeira...soltei a que chega na BI, nada de sujeira. Remontei as duas e acionei a bomba de cima do filtro até ela ficar bem dura. Dei a partida, o motor funcionou normalmente. Andei nela e sem nehum sinal do defeito! Será que era ar no sistema e eu sem querer tirei o ar?

verifica todas as mangueiras e abracadeiras...

estyvybeykr
05/05/2010, 20:16
LM, o Filtro é original Toyota!
Estou usando mangueiras de borracha preta com tela de tecido por fora. Será que a mangueira que está soltando pedaços? O que vcs acham de trocar as mangueiras por mangueiras de PU? Por fim, alguem tem o esquema das mangueiras do respiro do tanque e das linhas para o motor?

Dalmo mesmo que o problema tenha sido resolvido apos vc sangrar, quando tiver um tempo aproveita pra fazer a troca dessas mangueiras por tecalon. Com o tempo o diesel vai corroendo as mangueiras como esta que estas a usar.

E não esqueça de falar se o problema foi resolvido ou persiste. :concordo:

elmestizo
05/05/2010, 20:54
Dalmo,

Anda sem a tampa de abastecimento...

abrass

dalmo cruz torres
05/05/2010, 22:17
hahaha, voltou a falhar!
Tô no angu desse jeito.
Alguem tem o esquema das mangueiras do respiro do tanque de combustível? Estava olhando hoje e descobri que tem uma mangheira que sai do tanque que está fechada com um parafuso.
Estava pensando em usar mangueiras de PU(poliuretano) alguém já usou?

elmestizo
06/05/2010, 10:04
é sério... pode ser que a tampa não deixe o ar entrar.... cria pressão no tanque...

abrass

dalmo cruz torres
06/05/2010, 13:17
LM, vou seguir sua orientação, posto os resultados.

elmestizo
07/05/2010, 17:57
News?????????

estyvybeykr
07/05/2010, 19:11
Fala alguma coisa ae Dalmo, conseguiu solução ?????

jeepfofinho
07/05/2010, 21:21
ai amigo este problema pode ser a qualidade do combustivel, tive o mesmo problema com minha sprinter foi o filtro que estava entupido com apenas 1000 km troquei o filtro novamente limpei o tanque e mudei de posto o meu problema resolveu. não custa tentar ok.

dalmo cruz torres
08/05/2010, 20:52
Bem, o motor voltou a funcionar bem. Mandei lavar o tanque de combustível e troquei o filtro de óleo, o motor até aora está muito bem. O filtro antigo estava limpo! Não saiu quase nenhuma sujeira do tanque.

mecamaniaco
27/01/2013, 18:56
Reativando o tópico, a minha band começou a apresentar os mesmos sintomas. Meu tanque é de plástico, eu o troquei justamente prq o tanque original tinha enchido de ferrugem e entupido o pescador de diesel, os sintomas eram exatamente os mesmos, mas com ainda mais degradação da potência.

atualmente eu uso filtro de diesel da man, esta com cerca de 2mil km, e a falha começou depois q abasteci num posto com diesel S1800 (geralmente uso S50 ou S10). Essa semana vou mandar revisar as mangueiras e limpar o tanque novamente, mas queria saber se o Dalmo realmente sanou os problemas dele....

Dimasi
27/01/2013, 20:06
Meca,
Verifique tb um filtro de tela que fica na BI. O meu já entupiu uma vez e dava esses sintomas.
Abs

mecamaniaco
27/01/2013, 21:23
Meca,
Verifique tb um filtro de tela que fica na BI. O meu já entupiu uma vez e dava esses sintomas.
Abs

Como faço isso, onde fica?

mecamaniaco
28/01/2013, 08:58
Ainda não sei onde fica esse tal filtro de tela, mas liguei na autorizada Bosch e me disseram q custa R$12,00 kit de reparo e + R$ 20,00 de mão se obra!

Vamos ver oq dá, depois do almoço eu posto mais detalhes! De qualquer forma vou mandar dar uma geral nas mangueiras de combustível, filtro e tanque amanhã!

Dimasi
28/01/2013, 18:53
Eu não vi desmontarem o filtro. Só sei que fica na entrada do diesel.

mecamaniaco
28/01/2013, 21:11
Achei a tal peneira, ou melhor, não achei.... O antigo dono a arrancou e deixou sem, possivelmente por preguiça! Ela fica sob o parafuso de entrada de combustível mesmo, o pior é q nenhum dos kits serviu, então continua sem!

Após sair do bombista fui aconselhado a trocar o filtro de diesel, chegando no posto a novela começou.... Tiramos o bendito do filtro, mas quem disse q o novo queria entrar? Isso foi minha salvação, ao remover o suporte para ver oq tinha de errado com a rosca, pude ver que o cano de entrada da bomba manual estava obstruído por um espécie de plástico q ia cerca de 15 cm pra dentro da mangueira rumo ao tanque.... Tirei o suporte todo e, ao testar a passagem assoprando com a boca, percebi q estava totalmente estrangulado! Fui até o compressor de ar e após uns 10 min com mais de 100psi de pressão eu finalmente consegui deixar em estado de zero!!!!

Montei o conjunto todo e dei a partida, foi ai q descobri q a mangueira de entrada estava furada e a sujeira q estava impedindo o vazamento!!! uaehuaehuaehuaeh Troquei o pedaço com problemas, apertei a bombinha até jorrar diesel pra todo lado e então liguei a mangueira q vai para a BI, liguei a viatura e corri pro abraço! Agora ela está 100%, sobe até pinheiro! aeuhaehauhehah

Valeu pela força pessoal, e Deus abençoe a mecânica simples da Toyota Bandeirante!

dalmo cruz torres
11/02/2013, 00:01
Ei Meca, que coisa, só hoje ví seu post, desculpe!
Seguinte, depois de muito enrolar, mandei meu jipe para o bombista, ele desmontou a bomba e achou um " reservatório" de ferrugem, também não sei de onde apareceu, mas apareceu.
Depois disso, e da troca das mangueiras do tanque para mangueiras de Nylon, o motorzão voltou aos 100%.
Desde então cuido para abastecer sempre no mesmo posto, ou, em viagens, em posto com bandeira, e é só alegria desde então.