PDA

Ver Versão Completa : Como tornar a Sportage 2.0 gasolina + econômica?

Sergio Couto
01/05/2010, 21:07
Pessoal,
conforme falei para o moderador Luiz Cláudio, tenho uma Sportage MRDI 2.0 4x4 gasolina 2001, com 125.000 km originais. Gostamos muito, a família não quer outro carro, versátil, espaçosa e confortável; o estilo está um tanto ultrapassado mas o que incomoda é a baixa eficiência energética, o consumo elevado de combustível. Caso exista no mercado, a preço compatível, algum sistema eletronico de gerenciamento ou coisa parecida, como tem sido anunciado em modelos mais recentes, e que permita um nível aceitável de consumo, tipo 8 a 10 km/l na cidade e 12 a 13 km/l na estrada, eu buscaria instalar e não procuraria outro carro. Grato pela atenção e sugestões. um abraço à todos, Sergio Couto

Wladybr
02/05/2010, 19:41
É seria interessante concentrar todas as mensagens sobre esse assunto aqui.. que creio eu seria do interesse de todo mundo..

MarcSport
03/05/2010, 12:30
Pessoal,
... que permita um nível aceitável de consumo, tipo 8 a 10 km/l na cidade e 12 a 13 km/l na estrada ...

Sérgio.
Esse consumo é impossível, isso é praticamente consumo de carro pequeno 1.6. Uma diesel gasta + ou - isso.
Esses "economizadores" de combustível que existem por aí são lorota, a melhor maneira (ou única) de gastar menos é colocar um kit gás (apesar de eu não ser fã dessa solução).
Eu tenho um sedan 2.0 automático que faz 6 km/l na cidade (média de 18 km/h conforme o computador de bordo) e 12 na estrada, também tenho um hatch 1.3 que faz 8 na cidade e 14 na estrada nas mesmas condições.

ANIBALCL
03/05/2010, 13:34
a minha está fazendo uns 8 na cidade e uns 11/12 na estrada,
ou mais dependendo do estilo de guiar. o meu estilo é acelerar depois dos outros e começar a brecar antes, rssss.

como é a gnv eu tenho que trocar velas a cada 2 anos pelo menos
e ela melhora quando faço isso. a limpeza dos conectores dos sensores
da injeção e filtro esportivo que comprei na loja spa turbo melhoraram.

também uso militec a cada troca de oleo e a mudanca é imediata,
o giro sobe mais rápido e fica mais economica. outra coisa que uso por causa do gnv é o valve intake da stp a cada 3 meses no final do tanque
antes de abastecer novamente. dou umas aceleradas boas e ela volta ao
normal. esse intake da stp aumentou a durabilidade das velas, quando
começa a falhar no gnv eu uso e pronto.

agora por ser gnv eu prefiro colocar gasolina podium porque uso muito pouco na gasolina. apesar de ser absurdamente mais cara o desempenho e economia aumentam e no meu caso acaba valendo a pena.

se colocar gasolina normal o carro não passa na vistoria do gnv/detran
por causa de emissão de poluentes e o posto de vistoria me alertou para isso. esse ano mesmo tive que voltar e fazer outra revisão e era gasolina f1 da shell...

MarcSport
03/05/2010, 15:13
Anibal.

O consumo que vc relatou é no GNV, certo?

ANIBALCL
03/05/2010, 15:41
Anibal.

O consumo que vc relatou é no GNV, certo?

eu nao fiz ainda uma medicao precisa na gasolina mas com certeza ta andando mais que 6km/l na cidade, mas nao pode pisar
demais senao bebe mesmo. no gnv fiz uma viagem para Americana, andei 230km com 21m de gnv, pisando bem, fui pela Anhanguera a 100km/h e voltei pela Bandeirantes a 120km/h, so diminuindo nos radares, rsss

tem mais um detalhe: meu kit gnv tem um regulador eletronico da entrada do coletor, aqueles com a "torneirinha" gastam muito mais mesmo. custou uns 400 reais instalado e regulado mas valeu cada centavo.
o carro mudou da agua pro vinho depois disso e com o filtro esportivo
e com militec quase não tem diferenca de performance. é claro que andando normalmente, se quiser pisar mesmo ai nao tem milagre.

ja percebi que se usar só gasolina por uns dias o consumo melhora na gasolina. pro gnv isso nao muda nada.

aproveitando o assunto, apareceu um tal de "MOBTETRA" que teoricamente transformaria o carro num verdadeiro FLEX, misturando gnv com combustivel liquido ( gasolina/alcool ) fazendo com que o carro nao perca potencia no gnv devido a adição de gasolina/alcool simultaneamente.

mandei um email pra oficina de gnv que me atende, assim que tiver resposta repasso por aqui.

Lucena04
03/05/2010, 19:37
eu nao fiz ainda uma medicao precisa na gasolina mas com certeza ta andando mais que 6km/l na cidade, mas nao pode pisar
demais senao bebe mesmo. no gnv fiz uma viagem para Americana, andei 230km com 21m de gnv, pisando bem, fui pela Anhanguera a 100km/h e voltei pela Bandeirantes a 120km/h, so diminuindo nos radares, rsss

tem mais um detalhe: meu kit gnv tem um regulador eletronico da entrada do coletor, aqueles com a "torneirinha" gastam muito mais mesmo. custou uns 400 reais instalado e regulado mas valeu cada centavo.
e com militec quase não tem diferenca de performance. é claro que andando normalmente, se quiser pisar mesmo ai nao tem milagre.

ja percebi que se usar só gasolina por uns dias o consumo melhora na gasolina. pro gnv isso nao muda nada.

aproveitando o assunto, apareceu um tal de "MOBTETRA" que teoricamente transformaria o carro num verdadeiro FLEX, misturando gnv com combustivel liquido ( gasolina/alcool ) fazendo com que o carro nao perca potencia no gnv devido a adição de gasolina/alcool simultaneamente.

mandei um email pra oficina de gnv que me atende, assim que tiver resposta repasso por aqui.
Já ouvi falar de um esquema que se o motorista motorista pisar até o talo ele muda automaticamente para gasolina/alcool e o motorista nem sente aquele "tranco" da mudança de combustível e desacelerando ele volta para o GNV, mas isso deve ser somente para kit de 5ª geração, que são bem caros. Aliás, pelo que eu li, perda de potência nesse tipo de kit é bem menor.
:concordo:

Bispo
12/11/2010, 22:55
Já ouvi falar de um esquema que se o motorista motorista pisar até o talo ele muda automaticamente para gasolina/alcool e o motorista nem sente aquele "tranco" da mudança de combustível e desacelerando ele volta para o GNV, mas isso deve ser somente para kit de 5ª geração, que são bem caros. Aliás, pelo que eu li, perda de potência nesse tipo de kit é bem menor.
:concordo:

Boa noite a todos,

A minha sptge é a curta, MRDI 2.0 2001...
Fazia 9 na cidade e 9.8 na estrada....
Depois de fazer o lift e trocar os pneus, passou a fazer 8.5 cidade e 9 estrada...
A três semanas atraz, o motor foi aberto para trocar os retentores de válvula e os retentores do motor, chegou a fazer 5.6 na cidade e 6 na estrada:evil::evil::evil:
Ouço bater bastante as válvulas e sinto que o carro está meio fraco.
O mecânico disse que leva um tempo até a central se regular...:pensativo::pensativo:
Alguem já resetou a central? Ou saberia me dizer se vale a pena levar o carro para alguem que mexe com ingeção resetar a central para voltar a configuração original?

Desde já agradeço as opiniões

Abs.

cegandrade
13/11/2010, 08:47

Anibal

Comprei a um mes uma Sportage Grand 99 Gas/GNV e estou tendo problemas com a luz da injeção que nao apaga e falhas na gasolina.
Ontem resolvi abrir o filtro para ver qual o estado e vi que esta novinho conforme garantido pelo dono anterior, mais notei que com o filtro aberto o funcionamento do carro tanto no gas quando no gnv ficou melhor.
Acho que seria melhor fazer a troca do filtro por um esportivo, nao tenho certeza.
Vi que vc relatou que usa filtro esportivo. Ele faz realmente diferença no funcionamento?
Se sim, qual o filtro recomendado para usar?

Grato

Carlos Eduardo

osmargeo
13/11/2010, 15:08
Tenho uma 2.0 16v 98/99, fui pra caldas-novas uma cidade aqui perto de uberlandia,
eu rodei com ela 296km e gastou 30,5litros, na estrada sem ar condicioonado.
mas na cidade a media e de 7km/l.

carlos costa
22/11/2010, 21:57
ola amigos.a minha spt e 2.0 flex,pelo menos era.tirei o kit,nao tava compesando o consumo visto que o kit aumenta o tempo de injeçao em 30%.como tinha que passar pelo inspeçao ai tirei pois poderia dar excesso,ai nao passaria.fiz a inspeçao ja passou,(sem catalisador),agora ando com uma mistura de 70% de alcool e 30% gasolina,faz a media de 7 km cidade e 10 na estrada.uma dica se vc anda na gasolina e anda meio gastona,troque a sonda lambda,vai diminuir o consumo,ela regula a mistura,se nao tiver muito boa ela aumenta o consumo.
ps:minha bomba e flex.abraço a todos.:pipoca:

quest 32
22/11/2010, 22:53
no meu caso fazia em média 6,5 na cidade.....um dia lendo o manual...eles dão umas dicas de condução de marcha...não é que o consumo melhorou...faz 8 ...8,5.....na cidade e 10/11 na estrada...

ANIBALCL
06/12/2010, 11:30
Anibal

Comprei a um mes uma Sportage Grand 99 Gas/GNV e estou tendo problemas com a luz da injeção que nao apaga e falhas na gasolina.
Ontem resolvi abrir o filtro para ver qual o estado e vi que esta novinho conforme garantido pelo dono anterior, mais notei que com o filtro aberto o funcionamento do carro tanto no gas quando no gnv ficou melhor.
Acho que seria melhor fazer a troca do filtro por um esportivo, nao tenho certeza.
Vi que vc relatou que usa filtro esportivo. Ele faz realmente diferença no funcionamento?
Se sim, qual o filtro recomendado para usar?

Grato

Carlos Eduardo

filtro esportivo tem que ser de boa qualidade senao é até perigoso !
eu comprei um uma vez que se "desmanchou" e por sorte via a tempo
de não soltar pedaços no coletor...

para o GNV faz diferença pois permite mais ar na mistura
na gasolina a mudança é pouca. mas isso pode aumentar
o consumo se vc pisar demais.

o ideal se sua caixa de filtro de ar estiver vedando bem é comprar
um filtro K&N, custa caro mas vale a pena.

cegandrade
07/12/2010, 10:10
Obrigado pela dica

Nava
22/12/2010, 23:18
No motor a gasolina é ruim...ele tem um projeto falho...bebe muito, rende pouco, aquece...

Talvez mexendo na relação do difernecial mais curta possa melhorar algo...visto q o motor 16V tem torque lá no 3800 rpm...

carlos costa
25/12/2010, 10:39
No motor a gasolina é ruim...ele tem um projeto falho...bebe muito, rende pouco, aquece...

Talvez mexendo na relação do difernecial mais curta possa melhorar algo...visto q o motor 16V tem torque lá no 3800 rpm...
nao concordo.se tiver falando da diesel eu concordo...

DUCAT
01/01/2011, 20:35
Minha Jurema (Gas. 1997 Aut.) está fazendo 5 Km/l na cidade. To assustado, pois tinha uma pick-up corsa 2003 que não me incomodava, mas já previa o que viria. Acabei de trocar o sensor MAF, mas lenta tá bvem alta e acho que isso tb tem contribuído. Tive que aumentar a lenta, pois estava andando com o sensor MAF desconectado.
Li em outro tópico aqui que é preciso tirar os cabos da bateria por uns 10-15 minutos e andar com ela em períodos de 10min em 60 e depois em 100 Km/l que ela reorganiza a questão eletrônica. Será que dá certo ?

Abraço e bom 2011 para todos nós "Kiasenses" !

cegandrade
01/01/2011, 23:05
Minha Jurema (Gas. 1997 Aut.) está fazendo 5 Km/l na cidade. To assustado, pois tinha uma pick-up corsa 2003 que não me incomodava, mas já previa o que viria. Acabei de trocar o sensor MAF, mas lenta tá bvem alta e acho que isso tb tem contribuído. Tive que aumentar a lenta, pois estava andando com o sensor MAF desconectado.
Li em outro tópico aqui que é preciso tirar os cabos da bateria por uns 10-15 minutos e andar com ela em períodos de 10min em 60 e depois em 100 Km/l que ela reorganiza a questão eletrônica. Será que dá certo ?

Abraço e bom 2011 para todos nós "Kiasenses" !

Funciona, fiz isso hoje mesmo na minha, pois estava com a luz acesa.

DUCAT
01/01/2011, 23:14
8-) Blz Carlos. Obrigado pela info, amanhã cedinho farei o mesmo com a minha.

Abraço.

EDuarte
03/01/2011, 17:31
Em 90% dos casos o que faz a viatura beber é a lambda queimada ou contaminada.

[]s
(DU)

Acacio 4x4
12/01/2011, 22:50
A minha qdo vou viajar uso alcool ai faz uns 7km/l na estrada. Faço uma previsão do consumo para não dar partida no alcool com o motor frio.

vitorgouveia
26/01/2011, 20:59
Opa, amigos, tenho uma sportage 98 MRDI 4x4 gasolina, estou procurando um motor a diesel q caiba nela, ja me falaram q a da besta da certo, isso é verdade ou so queriam me passar a perna.
Quero o diesel, pois aqui onde moro sai mais em conta do q gasolina, tambem pelo fato de gastar mais. A minha ta muito nova. caso alguem conheça quem tem um motor a diesel q da certo nela, manda e-mail pra mim
vitor.mkt@hotmail.com

Agradeço desde já!

Djalma colombo
14/02/2011, 11:12
Comprei uma 97 com GNV, acho ela muito fraca nas subidas, é normal?

EDuarte
14/02/2011, 19:53
Comprei uma 97 com GNV, acho ela muito fraca nas subidas, é normal?
No GNV fica bem fraca sim.

[]s
(DU)

marciopauloduarte
30/04/2014, 21:36
Amigo tem como me explicar como faço isso certinho, de reorganizar a central, a luz da injeção ta me enlouquecendo!!!!

Sandro Honorato
12/02/2017, 22:20
Economizar Gasolina, trocando a marcha no tempo recomendado.
Visto no manual do usuário da Grand Sportage 1 Geração Gasolina (1999/1999).
1) Ligar o carro com o pé na Embreagem.
2) Aquecedor o carro em movimento.
Passagens da Marcha e o tempo:
Primeira Marcha (0 a 21Km)
Segunda Marcha (21 a 40 KM)
Terceira Marcha (40 a 60 km)
Quarta Marcha (60 a 72km)
Quinta Marcha (72km em diante).
Manter entre 80 a 110 no máximo.
Quanto maior a velocidade, maior será a resistência do ar, mais gasolina gastará.
(Somente fazendo isso caiu absurdamente o consumo).
Quanto mais leve a condução e desenvolvimento menor a força exigida do motor, menor a quantidade de combustível.
Assim que concluir toda a manutenção necessária vou postar aqui os resultados do consumo.

LITTLEFOX1982
13/02/2017, 12:08
Uma dica seria o uso do vapor de gasolina.
Montei um kit em um Fiesta Rocam que eu tenho e o carro passou de 15km/l para 20km/l na estrada, isso andando a 90, 100, bem na manhota.
Esse kit fiz com reservatório na frente, mas não gostei, pois depois de um tempo a gasolina perde as propriedades (Ela evapora de 17 a 270 graus), então no cofre do motor ela só evapora os componentes contidos nela até uns 60/70 graus.
Vou mudar o sistema e colocar para ele "sugar" vapor diretamente do canister, então não considero essa economia de 25% sendo real, uma vez que tinha que "abastecer" com meio litro nesse reservatório, e essa quantidade durava em média 150km.
Na verdade esse kit seria uma otimização do canister. Na internet tem bastante coisa falando sobre, mas não pensem que o carro vai fazer milagre. Com esse sistema acredito que a economia chegue a 10% na real.

Octavio
30/04/2018, 18:09
Boa tarde pessoal!

Dei uma ressuscitada no tópico para não abrir outro...

Estou interessado em compar uma sportage 1999 - 2000 -2001 mas gostaria que ela fosse automática e nesse quesito, gostaria de saber dos que tem experiência, se esse câmbio automático dá muito problema e qual a média que ela faz na cidade e estrada......Obrigado!

EDuarte
01/05/2018, 09:33
O cambio não é problematico, mas precisa procurar um que esteja bom, achar uma automatica ja é dificil...rsss
Uma media de 6-7 km/l na cidade com pneus originais.

[]s
(DU)

Octavio
03/05/2018, 17:35
O cambio não é problematico, mas precisa procurar um que esteja bom, achar uma automatica ja é dificil...rsss
Uma media de 6-7 km/l na cidade com pneus originais.

[]s
(DU)

Obrigado EDuarte!
Comecei a dar uma olhada em algumas , acho o custo x benefício dela muito bom, mas é o que vc falou, é meio difícil achar uma em bom estado.....

Abs!

EDuarte
03/05/2018, 18:33
Obrigado EDuarte!
Comecei a dar uma olhada em algumas , acho o custo x benefício dela muito bom, mas é o que vc falou, é meio difícil achar uma em bom estado.....

Abs!

Um colega nosso resolveu vender a dele, ta muito bonita, se te interessar me chama no zap (11) 98130-1050 que te passo o tel dele.

[]s
(DU)

Octavio
04/05/2018, 18:26
Um colega nosso resolveu vender a dele, ta muito bonita, se te interessar me chama no zap (11) 98130-1050 que te passo o tel dele.

[]s
(DU)

Obrigado, mandei mensagem lá...

Abs!!

tvieira
17/08/2019, 21:09
Tenho uma Sportage 2.0 16v ano 1999 gasolina automática. Ela tá fazendo 3,6 km.l na cidade, 6 na estrada. Ela tá com pneus 235/70 será por isso o consumo? E também não passa de 130 km.h na estrada com o pé a fundo. Obrigado pelas respostas.

mflaviorodrigues
19/08/2019, 18:37
Tenho uma Sportage 2.0 16v ano 1999 gasolina automática. Ela tá fazendo 3,6 km.l na cidade, 6 na estrada. Ela tá com pneus 235/70 será por isso o consumo? E também não passa de 130 km.h na estrada com o pé a fundo. Obrigado pelas respostas.

Tvieira depois de bastante, alterações, e estragar 1 motor
a minha e 2001 modelo Grand 2.0 16V Gasolina

Hoje uso Injeção Programável (Mega Squirt MS1)
cabeçote com Fluxo Retrabalhado
motor Re-taxado(14:1)
Escapamento de 2.5Polegadas
Ignição MSD, velas com GAP de 1.4 e Dwell de 3MS, bobinas e cabos de vela do Tempra Turbo
Bicos Bosch Grenn de 42Lh
Pneus 235-75-15 Misto(Estrada e terra batida)

e outras alterações mais não são relevantes para consumo

Cara Rodando no Etanol puro na cidade ela faz 7.8 pertinho de 8KM por Litro, na estrada se não socar o PE ela chega perto dos 10KM litro

Ultima Vez que passei no Dino estava com 221Hp
na pista, e colocar em 5 e ir em bora, do jeito que desse ela sobe, se manter a 120 por hora
agora se socar o pe andar a 140 /150 por hora ai gasta bem não consegui emitir uma media exata mais nao deve chegar a 7.5.

Vinicius Mattos
07/01/2020, 19:26
Tvieira depois de bastante, alterações, e estragar 1 motor
a minha e 2001 modelo Grand 2.0 16V Gasolina

Hoje uso Injeção Programável (Mega Squirt MS1)
cabeçote com Fluxo Retrabalhado
motor Re-taxado(14:1)
Escapamento de 2.5Polegadas
Ignição MSD, velas com GAP de 1.4 e Dwell de 3MS, bobinas e cabos de vela do Tempra Turbo
Bicos Bosch Grenn de 42Lh
Pneus 235-75-15 Misto(Estrada e terra batida)

e outras alterações mais não são relevantes para consumo

Cara Rodando no Etanol puro na cidade ela faz 7.8 pertinho de 8KM por Litro, na estrada se não socar o PE ela chega perto dos 10KM litro

Ultima Vez que passei no Dino estava com 221Hp
na pista, e colocar em 5 e ir em bora, do jeito que desse ela sobe, se manter a 120 por hora
agora se socar o pe andar a 140 /150 por hora ai gasta bem não consegui emitir uma media exata mais nao deve chegar a 7.5.

Boa noite!
Gostei muito da sua modificação, gostaria de fazer algo parecido, se puder me ajudar fico agradecido, meu whatsapp 24 992542292