Ver Versão Completa : tração não acionando
amigos, recentemente adquiri um vitara, para estreiar entrei na areia do rio a 1ª vez, tudo certo!, desliguei a tração, dei a tradicional ré para desengatar, dai alguns instantes depois entrei em um novo lugar também de areia só que ele enterrou a traseira! depois de puxado para fora, verifiquei que só uma amocinética rodava em 4x4 a outra estava parada, depois de uma nova verificação, as duas andaram na reta e no piso sólido, mas depois de instantes somente a mesma continuou a rodar!
pergunta: qual problema, será na amocinetica que nao anda ou é problema de roda livre? pelo que parece a tração está ligando!
desde ja agradeço a todos!
faca o seguinte teste:
engate a tracao 4x4 e ande alguns metros p/ frente, e veja se as duas homocineticas giram.
se girararem e mesmo assim o seu carro nao traciona as rodas dianteiras é pq alguma roda livre está com problea
se nao girarem é pq a homicinetica interna está quebrada ( bem provavel)ou problemas no engate da tracao na tcase / diferencial ( pouco provavel)
T+
assim, quando engata 4x4 somente a homocinetica do lado do carona anda (entao 4x4 ok) a outra nao anda, fica parada! alguem me falou q pode ser roda livre pois se ela nao engata na roda (fica girando em falso) é como se a roda estivesse no ar, dai a outra roda fica parada! tem a ver?
engraçado q o 4x4 funcionou normal instantes antes de parar, depois dei uma mexida na tal homocinetica e ela deu uma andada de novo depois parou!
negativo.. se engata 4x4 independente da roda livre estar ou nao acionada as homocineticas obrigatoriamente giram
T+
negativo.. se engata 4x4 independente da roda livre estar ou nao acionada as homocineticas obrigatoriamente giram
T+
esse domingo sai pra dar uma brincada com uns amigos, dai nao da para ficar olhando, fiz uma nova tentativa e voltou a funcionar o 4x4, depois de umas voltas, numa segunda tentativa, voltou a rodar somente uma homocinetica!
essa semana vou mandar olhar, mas nao sei nem onde começar! mas se a homocinetica tiver quebrada ela faz isso, de as vezes rodar, as vezes nao?
amigos, preciso de uma ajudinha!
Cláudio Faria
04/05/2010, 22:57
Amigo, será que este "problema", não seria na verdade o diferencial funcionando normalmente?
o diferencial acho q esta normal sim! o fato é que somente uma homocinetica gira, a roda fica parada!!!
Amigo.. voce deve estar com problema na roda livre do seu carro, justamente no lado que a homocinética gira..
Acontece sim o que você falou.. se uma roda livre esta engatada e a outra não.. vai girar apenas o lado que não esta engatado..o lado que estiver engatado a homocinética vai girar apenas na velocidade que esta o seu carro, pois o sistema de diferencial sem bloqueio permite que isso aconteça.. agora se tivesse bloqueio, essa roda que esta engatada iria tracionar(patinar), e as homocinéticas iriam girar na mesma velocidade (isso no block 100%).
Pode verificar suas rodas livre.. ainda mais se elas forem automáticas (que são umas me..) hehe, tem grande possibilidade de ser isso.
Abraçãão!
Amigo.. voce deve estar com problema na roda livre do seu carro, justamente no lado que a homocinética gira..
Acontece sim o que você falou.. se uma roda livre esta engatada e a outra não.. vai girar apenas o lado que não esta engatado..o lado que estiver engatado a homocinética vai girar apenas na velocidade que esta o seu carro, pois o sistema de diferencial sem bloqueio permite que isso aconteça.. agora se tivesse bloqueio, essa roda que esta engatada iria tracionar(patinar), e as homocinéticas iriam girar na mesma velocidade (isso no block 100%).
Pode verificar suas rodas livre.. ainda mais se elas forem automáticas (que são umas me..) hehe, tem grande possibilidade de ser isso.
Abraçãão!
valeu pela dica amigo!!!!!!
Mairo,
Na trilha de Palmares há dois anos o Marcelo (Bymarc) perdeu a tração. Na hora do almoço, retiramos a RL e colocamos a minha reserva pra terminar a trilha! Na hora nem analisamos mas em alguns dia ele verificou que era apenas a quebra de um anel chavetado que vai entre a RL e o cubo de roda. Colocou outro e tudo OK.
Antes de gastar, desmonta e dá uma olhada! Pode ser pouca coisa!
Mairo,
Na trilha de Palmares há dois anos o Marcelo (Bymarc) perdeu a tração. Na hora do almoço, retiramos a RL e colocamos a minha reserva pra terminar a trilha! Na hora nem analisamos mas em alguns dia ele verificou que era apenas a quebra de um anel chavetado que vai entre a RL e o cubo de roda. Colocou outro e tudo OK.
Antes de gastar, desmonta e dá uma olhada! Pode ser pouca coisa!
exatamente, meu mecanico nao mexe em roda livre, mas tem outro que conheço que vai tirar hoje e ver o que da para fazer!!
grato pela ajuda!!!
defeito encontrado na roda livre, muito barro, sujeira, nada de graxa e o tal anel chavetado quebrou como o mbrau disse!
vamos esperar se vai dar certo!
acho que tenho um anel desses por aqui... porem existem dois modelos de RL auto nos vitaras, tira a uma foto do seu anel ( ops...) e me manda.
T+
na oficina me mexeu pra mim tem tornearia, o cara encheu com solda "dura" e esmirilhou as sobras, ficou novo, agora estou esperando o rolamento de roda para montar e testar!
dai se nao der certo entro em contato com vc!! mas nao vou mandar foto do meu anel nao hehehehehe!! do anel da rola livre até tudo bem!!!
abraço!!!
ahhh e um detalhe, 10 reais me cobrou o torneiro!! hehehe
Tchê,
Tomara que resolva teu problema. Mas na primeira oprtunidade troca o anel (ops), pois solda neste tipo de componente é sempre provisório e vai te deixar na mão na hora que tu menos espera!
Nem sempre o bicho é tão feio quanto parece! Se tu já vai no mecânico com uma idéia formada, a facada é menor, pois o cara vê que tu está esperto e não vai te enrolar muito!
Claro que não estou falando de todos os mecânico, apenas de uma parte deles.
A propósito, o Piratini está muito cheio, com as últimas chuvas?
abraço
defeito encontrado na roda livre, muito barro, sujeira, nada de graxa e o tal anel chavetado quebrou como o mbrau disse!
vamos esperar se vai dar certo!
opa companheiro!!!! entao tu conhece a area aki tche!!!
o piratini ta com pouca agua até, nao tem caido muita chuva nao!
mas sempre fica um barro no camping!!!
abraço!
É tchê,
Conheço um pouco dessa área. Tanto na parte da BR116 como na BR que vai pra Bagé.
Tinha uns poços muito bons neste rio, entre Piratini e Pedro Osório, a partir da Ponte do Império, onde já pescamos muito cascudo bom , com até 2Kg só de carne, já retiradas a casca e as vísceras. Aliás, pra mim é a melhor carne de peixe que existe!
Abraço
É tchê,
Conheço um pouco dessa área. Tanto na parte da BR116 como na BR que vai pra Bagé.
Tinha uns poços muito bons neste rio, entre Piratini e Pedro Osório, a partir da Ponte do Império, onde já pescamos muito cascudo bom , com até 2Kg só de carne, já retiradas a casca e as vísceras. Aliás, pra mim é a melhor carne de peixe que existe!
Abraço
esse é pescador mesmo!!!
vamos abrir um topico de pescaria aqui! rsrsrs
é bom mesmo, quando se abre a casca tem dois filezinhos!
mas por aqui tem otimos lugares para passeios e trilhas, tanto de barro como de areia!!
OBS.:
Roda livre se monta com bem pouca graxa.. passar bem de leve uma camadinha fina e um pouco de oleo.. Se voce enxer de graxa, como varios fazem, voce ficará empenhado pois a graxa tranca a(s) molinha(s) que fazem engatar ou desengatar..
Valeeu
OBS.:
Roda livre se monta com bem pouca graxa.. passar bem de leve uma camadinha fina e um pouco de oleo.. Se voce enxer de graxa, como varios fazem, voce ficará empenhado pois a graxa tranca a(s) molinha(s) que fazem engatar ou desengatar..
Valeeu
vou observar isto!
valeu maicon!!!!!!
roda livre testada e aprovada!!!
sandro-natal
19/05/2010, 16:52
Neste final de semana, meu Jimny 2001 deu problema na tração. Acionada, dava para ouvir o barulhinho dela acionando, aquele clic, a luz 4wd acendia, mas as rodas da frente não tracionavam. Não acionei mais e prossegui o passeio em 4x2. Depois peguei estrada. Fui no mecânico ontem, tirei as 4 rodas do chão, meti segunda em 4x4 hi e as 4 rodas giraram.
Parece ser um defeito intermitente. Alguém poderia ter uma pista sobre que parte devo analisar? Lembrando que neste momento o defeito não está presente.
Abraços
como o acionamento das "roda-livres" do jimny é a vaculo, verifique as mangueiras, conexcoes e bomba de vacuo, provavelmente tem algum vazamento
T+
com a ajuda dos amigos do forum, eu cheguei a conclusao que meu problema era nas rodas livres acionando a traçao com o carro no chao, observe as homocineticas, se vao rodar mas nao transferem força nas rodas (se as homocineticas nao rodarem defeito na traçao), se for somente uma roda livre com defeito, somente roda a homocinetica da roda livre q esta defeituosa!