PDA

Ver Versão Completa : Problema com tração 4x4 Hilux.

LeandroLY
01/05/2010, 16:03
Tenho uma hilux e quando aciono o 4X4 com a roda livre blocado as 4 rodas nao giram ao mesmo tempo, ja olhei a ponta de eixo dianteira e esta funcionando, o botão tambem esta funcionando, gostaria de saber se alguem tem ideia de qual seja o problema. obrigado

LeandroLY
01/05/2010, 16:07
Tenho uma hilux e quando aciono o 4X4 com a roda livre blocado as 4 rodas nao giram ao mesmo tempo, ja olhei a ponta de eixo dianteira e esta funcionando, o botão tambem esta funcionando, gostaria de saber se alguem tem ideia de qual seja o problema. obrigado

Walter L. L. Casitta
01/05/2010, 16:40

É assim mesmo, As 4 só girariam juntas se fosse possível bloquear os diferenciais...

LeandroLY
02/05/2010, 10:32
nao esta tracionando por igual

LeandroLY
02/05/2010, 10:37
Entao Walter quando eu comprei ela eu testei a tração com ela levantada e funcionava as 4 rodas sendo que a dianteira ficava blocado, agora parou de fazer isso, continuo a usar sem encalhar mas precisava entender o que aconteceu com ela pois traciona mas não como antes

Pequeno jr
02/05/2010, 11:34
Leandr, só se instalaram um bloqueio na sua hilux.

Se não tiver bloqueio é isso mesmo que ela tem que fazer.

maxdelta
02/05/2010, 12:15
O problema dá sua tração vc a verificou no chão ou suspensa no ar(elevador por exemplo)?

Boa sorte!

LeandroLY
02/05/2010, 15:24
Entao como eu disse quando eu comprei ela funcionava da seguinte maneira: engatando o cambio para 4x4 sem blocar as rodas ela rodava as 4 independente, modo para andar na neve ou em estradas de terra dando melhor aderencia 2º engatando o cambio para 4x4 e blocando as rodas dianteiras no botão da roda girava as 4 na mesma rotação e não dava para segurar uma roda por exemplo. Tinha uma tração por igual e até quando vc passava para o asfalto e esquecia de cambiar os 4 pneus ficavam derrapando "cantando".

LeandroLY
02/05/2010, 15:28
Então Max eu testei ela no ar, primeiro com a roda livre e depois blocando as rodas. Quando eu comprei ela fiz a mesma coisa para testar e vi que funcionava da seguinte maneira 1º colocando a alavanca em 4x4 sem blocar as rodas ela girava as 4 independentes, dava para segurar uma e as outras continuavam, usa-se para andar na neve ou em estradas de terras dando melhor estabilidade, 2º cambiando para 4x4 e blocando as rodas dianteiras as 4 rodavam na mesma rotação e não dava para parar uma roda, ficava blocado. Só que agora levantei para fazer revisão e não esta mais desta maneira. abraços

Walter L. L. Casitta
02/05/2010, 16:02
Pelo que você relatou no primeiro post, sua picape se comporta como todos os veículos 4x4 que tive. A tração é nas quatro rodas mas na prática devido a ação dos diferencias você em 99% dos casos verá apenas uma das rodas de cada eixo girando. Sua picape não tem nenhum problema...

maxdelta
02/05/2010, 17:00
Então Max eu testei ela no ar, primeiro com a roda livre e depois blocando as rodas. Quando eu comprei ela fiz a mesma coisa para testar e vi que funcionava da seguinte maneira 1º colocando a alavanca em 4x4 sem blocar as rodas ela girava as 4 independentes, dava para segurar uma e as outras continuavam, usa-se para andar na neve ou em estradas de terras dando melhor estabilidade, 2º cambiando para 4x4 e blocando as rodas dianteiras as 4 rodavam na mesma rotação e não dava para parar uma roda, ficava blocado. Só que agora levantei para fazer revisão e não esta mais desta maneira. abraços
Quando vc colocou a hillux no ar, das 4 rodas uma não se movimentava, ou se movimentava em tempos em tempos?

LeandroLY
02/05/2010, 17:16
Ficava girando tres rodas, uma ficava parada entao abri para ver se a ponta de eixo estava quebrado e não esta, tudo normal abraços

LeandroLY
02/05/2010, 17:21
Então Walter como descrevi no segundo post como ela funcionava antes e agora, existe esta diferença porque a tração independente de uso para neve ou estradas de terra para melhor estabilidade não esta funcionando e agora estou morando no Parana e onde estou não tem mecanico que mexe na hilux, e por algumas informaçoes colhidas na net a hilux tem esse diferencial de bloquear o diferencial dianteiro fazendo com que as duas rodas fiquem blocadas girando ao mesmo tempo e com mesma tração abraços

maxdelta
02/05/2010, 17:54
Verificou se a roda livre por um acaso não está com os dentes quebrados? Ou se realmente a roda livre está engatada? Ou homocinética quebrada?

LeandroLY
02/05/2010, 20:12
Verifiquei tudo isso e esta normal, estou achando que pode ser no diferencial no satelite ab

Pequeno jr
02/05/2010, 23:09
Qual o ano da sua Hilux???

Acho que você esta querendo falar que a sua Hilux tinha diferencial LSD ... e da mesma forma, ele bloqueia apenas 35% enquanto o cnjunto funcionar. Depois que os discos perdem o efeito, ficam igual a qualquer pick-up sem esse tipo de diferencial

Verifica se não é isso que vc esta querendo nos dizer.

Caio Rivetti
03/05/2010, 09:28
As 4 rodas só vão girar ao mesmo tempo se voce tiver bloqueio nos dois diferenciais, coisas que as Hilux (pelo menbos as originais)não tem.
Acho que voce esta confundindo as coisas, Qual o modelo de sua Hilux?

LeandroLY
03/05/2010, 14:17
Entao agora não sei dizer se ela tem este sistema LSD o que posso dizer é como funcionava e como esta agora (descrição no post acima). Quando eu tracionava ela no asfalto antes de entrar na terra uma vez vi que os pneus "cantavam", patinando, entende? abraços

LeandroLY
03/05/2010, 14:21
Ela é o modelo CD ano 94, então quando eu ccomprei ela quando se blocava as rodas dianteiras ela traciionava as 4 juntas tanto no solo como levantada eu vi isto e desmontei o pino de bloqueio da roda e vi que as pontas de eixo dianteiro giram quando esta engatado o 4x4 com roda livre, é o sistema de andar na neve ou em estradas de terra dando mais estabilidade. No manual descreve esta possibilidade de cambiamento.

Pequeno jr
03/05/2010, 15:32
Que ano e modelo é a sua Hilux?

RICARDO SW4 RJ
03/05/2010, 20:45
Olá,

Desculpem a minha ignorância, mas o que seria roda livre?
Estou prestes a testar a tração da minha sw4 e tenho essa dúvida.

Obrigado
Ricardo

LeandroLY
04/05/2010, 09:06
Roda livre é quando voce coloca a chave na direção de "free" na roda dianteira, ai ela não traciona gira livre sem engate, quando voce coloca no"lock" ai trava o sistema dando tração na roda para sair do encalhe e quando voce for testar levante a caminhonete abraço

LeandroLY
04/05/2010, 09:08
Ano 94 modelo CD,ab

Caio Rivetti
04/05/2010, 14:36
Leandro,
na realidade voce sempre deve travar as rodas livres para usar o 4x4, pois sem isso as rodas dianteiras não tracionarão, independentemente da alavanca estar na posição 4x4, as rodas livres existem siplesmente para evitar que o eixo dianteiro fique girando quando o carro está em 4x2, evitando desgaste do conjunto e perda de potencia do veiculo.

Pelo seu relato seu carro não tem defeito nenhum.
O que fariam as 4 rodas girarem ao mesmo tempo com o carro levantado, seria um bloqueio de diferencial, coisa que seu carro, se for original não tem.
Com o carro levantado, 4x4 engatado, as rodas livres travadas, e o motor virando, se voce segurar uma roda a do outro lado devera contiuar girando.
Um carro 4x4 sem bloqueio nos diferenciais dianteiros e traseiros, apenas tracionarão uma roda dianteira e uma traseira caso as outras estejam bloqueadas.
Não sei se deu para entender.

Ricardo, não sei o ano e modelo de sua SW, mas provavelmente ela não tem roda livre.

LeandroLY
04/05/2010, 16:08
Então Caio como relatei no post anterior quando eu comprei a hilux picape, eu levantei e acionei a alavanca para 4x4 com as rodas dianteiras livres, rodou as 4 rodas sendo que quando eu segurava uma eu conseguia para-la depois eu acionei o "lock" na roda e pus para andar no ar, tentei segurar uma roda dianteira e nao dava de jeito nenhum, fui descobrir que parou de fazer isso agora porque levantei ela para dar uma geral e resolvi fazer novamente este teste ai vi que surgiu este problema e no manual dela diz que 4x4 com roda livre deve girar as 4 rodas que é para andar na neve ou em estradas de terra, ab

Pitão
04/05/2010, 17:27
Leandro,

sem querer desacreditar no que vc. está falando, mas pelo que vc. está relatando, não me parece que haja algum problema com a sua tração.

Bom, antes de mais nada, eu vou até verificar o manual da minha, mas engatar o 4x4 sem travar a roda-livre, é exatamente a mesma coisa que andar em 4x2, já que o diferencial dianteiro é acionado mas a tração não é direcionada para as rodas. Se o manual falar em 4x4 Low com as rodas livres desligadas, pode até fazer algum sentido, pois você continuará em 4x2, mas girando as rodas traseiras em velocidade menor, mas em 4x4 High é inócuo.

Quanto à segurar as rodas, será que vc. não está confundindo as dianteiras com as traseiras? Digo isso pois sua picape tem sistema LSD no eixo traseiro, o que justificaria vc. não conseguir "segurar" uma das rodas. Já no eixo dianteiro, o diferencial é aberto, logo, se o carro estiver com as duas rodas no alto, vc. consegue parar uma e a outra continua girando (efeito diferencial).

De qualquer forma, voltando ao problema, já que vc. disse que agora vc. consegue "segurar" uma roda dianteira, faça o seguinte teste no eixo dianteiro:

Segure uma das rodas e veja se a outra traciona. Então solte a primeira e segure a segunda. Se o efeito for o mesmo, não se preocupe que sua tração está funcionando perfeitamente.

Já se, em algum dos casos, a roda solta não girar, vc. pode realmente ter um problema, mas como vc. não relata nenhum barulho ou coisa parecida, pode ser simplesmente a roda livre que não está travando. Neste caso uma boa limpeza pode resolver. É comum os mecânicos encherem a roda livre com graxa na hora de montar e o sistema acaba travando em "FREE" por falta de uso e excesso de graxa.

[ ]s

Rabello
04/05/2010, 18:27
Pelo que entedi o nobre colega me parece confundir 4x4 ( locked) do cubo, onde gira as 4 rodas simplesmente pelo fato de estar acionada a 4x4, com o 4x4 bloqueado com um sistema de bloqueio como os da Kaiser, por exemplo, que vemos por ae. Ou, não era isso? Porque tenho uma Hilux 4x4 ano 95 que também não possui bloqueio de diferencial, e as vezes o pessol erroneamente diz que as toyotas são "blocadas", apesar de bloqueio mesmo ser estes que se compram como acessório de desempenho do veículo, e não o bloqueio "lock" da roda livre.

Abraço

Bola de Neve - Hilux 2.8 TD CD - 35" +.....

Caio Rivetti
05/05/2010, 09:16
Leandro,
O Pitão esta correto,
Provavelmente qando voce acionou o 4x4 sem as rodas livres ligadas e as 4 rodas giraram, provavelmente isso ocoreu devio a existir alguma sugeira nas rodas livres que não estavam permitindo que elas ficassem totalmente livre, coisa que não acontece agora, pelos seus relatos. É comum em alguns casos se ligar o carro em ponto morto com as rodas no as e elas girarem quando se acelera.
Se seu carro gira as 4 rodas com o 4x4 engatado e as rodas livres no lock, fique tranquilo, pois não tem defeito algum, e se com as rodas livres no free, as rodas dianteiras não girarem, é isso que deve acontecer.

LeandroLY
05/05/2010, 17:09
Boa tarde, Pito fica uma duvida, o senhor que tem o manual entao poderá ver que la tem o item de 4x4 com roda livre dizendo que gira as 4 rodas e é para ser usado na neve ou em estradas de terra para melhor estabilidade, abraços

Rodolfo40c
02/12/2010, 16:13
Ressuscitando o tópico.. Tenho uma hilux japa.. nao uso muito as 4x4, e percebi que ao acionar a tração, ela da uma travadas em curvas, cheguei trocar o óleo do diferencial, e até parou de travar, mas por falta de uso, voltou a travar nas curvas novamente.. Alguem tem um pitaco do que seria? falta de circulação de óleo nas engrenagens, etc..

Pitão
02/12/2010, 17:40
Rodolfo,

as Hilux, como a maioria dos 4x4, não são dotadas de diferencial central, portanto vc. nunca deve accionar o 4x4 no asfalto ou em terrenos com boa aderência.

Esse efeito que vc. relata, é consequência da esforço exagerado na sua caixa de transferência por conta da diferença de rotação do eixo dianteiro com o eixo traseiro que ocorre naturalmente nas curvas.

Não me parece que sua Hilux tenha algum problema, mas se vc. continuar ligando o 4x4 no asfalto, é bem provável que vc. tenha um sério problema na sua T-Case muito em breve.

[ ]s

shuther4x4
02/12/2010, 23:55
Ressuscitando o tópico.. Tenho uma hilux japa.. nao uso muito as 4x4, e percebi que ao acionar a tração, ela da uma travadas em curvas, cheguei trocar o óleo do diferencial, e até parou de travar, mas por falta de uso, voltou a travar nas curvas novamente.. Alguem tem um pitaco do que seria? falta de circulação de óleo nas engrenagens, etc..

Aproveita e certifica que óleo foi colocado nos seus diferenciais, pois se colocaram o óleo errado no traseiro, seu lsd (se é que ainda funciona) vai :parede:
4x4 sem diferencial central ( tr4, niva, land, cherokee, etc) não pode andar 4x4 no asfalto!
Esse travamento ocorre pela diferença de rotação do eixo dianteiro e traseiro, já que no 4x4, metade da força vai para cada eixo.
abraços.

Rodolfo40c
03/12/2010, 03:30
Pô valeu Pitão e Shuther4x4, é que na verdade só troquei o oleo do diferencial dianteiro, de acordo com as especificações do manual.. O negócio é que rodo mais no asfalto do que em terreno acidentado.. aí fico com receio de passar muito tempo (2 meses) sem acionar as 4x4.. Por isso dou umas pequenas voltas no asfalto coisa de 500m a 1km, mas muito obrigado pela dica, ainda bem que tirei essa duvida logo no inicio.. rsrs. senao eu quebrava junto com a hilux, hehe.. Abraço!

shuther4x4
03/12/2010, 18:20
Pô valeu Pitão e Shuther4x4, é que na verdade só troquei o oleo do diferencial dianteiro, de acordo com as especificações do manual.. O negócio é que rodo mais no asfalto do que em terreno acidentado.. aí fico com receio de passar muito tempo (2 meses) sem acionar as 4x4.. Por isso dou umas pequenas voltas no asfalto coisa de 500m a 1km, mas muito obrigado pela dica, ainda bem que tirei essa duvida logo no inicio.. rsrs. senao eu quebrava junto com a hilux, hehe.. Abraço!

Se não rodar na terra pra acionar o 4x4, acione o mesmo sem acionar as rodas livres. A caixa vai funcionar em 4x4. Depois acione as rodas livres, sem acionar o 4x4. Assim você mantem tudo em ordem.
Abraços.

Fejao
08/12/2010, 10:34
Desculpe me intrometer, talvez o caso já esteja resolvido, mas acho que houve um engano.
A diferença entre o Low e o High é que o High é para rodar no 4x4 em alta velocidade (como diz o manual--neve, areia, etc) e o Low é quando o bicho pega e utilizasse a tal da REDUZIDA pra sair do perrengue.
Em ambos os casos, no 4x4, as 4 rodas até poderiam girar juntas se não houver diferença de atrito entre elas (por exemplo o carro levantado) mas se uma estiver travada o diferencial joga a força pra outra roda (do mesmo eixo).
E vale lembrar que é sempre bom dar uma lubrificada na roda livre (ligando ela) a cada uns 2 meses na terra/areia...pra quem não usa no off-road frequentemente.

falowww

jleo
03/01/2011, 03:48
estou em duvida, para testar o 4x4 no elevador, engatado com roda livre acionada, tem que rodar as 4 certo? isso faço manual ou com o motor do carro?

Marcelo Melo
22/02/2012, 05:57
Prezados,

Estou com um problema que está me atormentando.
Ao acionar a tração dianteira (hilux 2.8 2001), aparece um xiado somente a partir da segunda marcha quando a viatura atinge uns 30 a 40km/h e eu tiro o pé do acelerador sem acionar a embreagem (zeemmzeemmzeemmzeemm). Levei no meu mecânico. Revisamos as caixas (nada). As cruzetas (nada). No diferencial, segundo ele, o carro passou um bom tempo sem acionar a tração (antigo dono:freaking:) e apareceu ferrugem em 50% da coroa. Daí o bendito barulho.:parede:

Aguem sabe como eu posso resolver esse problema sem trocar a coroa?

guilhermeabreu
22/02/2012, 11:32
Prezados,

Estou com um problema que está me atormentando.
Ao acionar a tração dianteira (hilux 2.8 2001), aparece um xiado somente a partir da segunda marcha quando a viatura atinge uns 30 a 40km/h e eu tiro o pé do acelerador sem acionar a embreagem (zeemmzeemmzeemmzeemm). Levei no meu mecânico. Revisamos as caixas (nada). As cruzetas (nada). No diferencial, segundo ele, o carro passou um bom tempo sem acionar a tração (antigo dono:freaking:) e apareceu ferrugem em 50% da coroa. Daí o bendito barulho.:parede:

Aguem sabe como eu posso resolver esse problema sem trocar a coroa?

Se for apenas ísto , pode ser o rolamento tb , mas se for só ísto , use com a tração 4x4 hight ligada por 30 dias e troque o óleo logo após , deve resolver o chiado .

Mesmo se continuar não precisa de trocar a relação pois não tem nada quebrado e sim com corrosão na pista de contato das engrenagens que deveria estar cementado ( liso e brilhoso ).

Marcelo Melo
22/02/2012, 17:46
Se for apenas ísto , pode ser o rolamento tb , mas se for só ísto , use com a tração 4x4 hight ligada por 30 dias e troque o óleo logo após , deve resolver o chiado .

Mesmo se continuar não precisa de trocar a relação pois não tem nada quebrado e sim com corrosão na pista de contato das engrenagens que deveria estar cementado ( liso e brilhoso ).

Guilherme,

Muito obrigado. Vou seguir a dica.

Att,

Ezahn
23/02/2012, 22:50
Eu faria o mesmo. Observar se o rolamento está bom e retentores tb. Se a sua for com roda livre manual você pode deixar apenas a roda livre no lock, isto já aciona o diferencial dianteiro. Não precisa engatar no câmbio. Isto vai trabalhar coroa e pinhão e tb as satélites e planetárias nas curvas e não fica muito ruim nas curvas fechadas e manobras no asfalto.
Depois troque o óleo.
Boa sorte

Marcelo Melo
24/02/2012, 00:37
Ezahn,
Quando está somente a roda livre acionada não faz o maldito chiado (é uma vergonha um carro tão conservado com esse barulho).
Vou "cavalgar" com ela só na roda livre acionada.
Abraços,

Marcelo

cesarmoreir
11/09/2012, 12:45
Prezados Amigos, estou com um problema que começou a poucos dias atrás, porém já pesquisei na internet e nad achei a respeito, espero que alguem possa me ajudar.
Quando ligo minha hilux sw4 97 td 3.0, a luz da tração fica piscando e ouço um barulho igual ao de uma metralhadora que parece ser de um rele, sendo que o barulho parece vir do lado direito do carro ao lado do porta-luvas. Ele é intermitente, fica um tempo sumido depois volta.
Quando ligo a tração fica normal, a luz acende e a tração funciona. Mas é só tirar da tração, que parece que voltou tudo ao normal, mas logo a metralhadora começa.
Será que alguem pode me ajudar.
Grato
Cesar Moreira
Maricá - RJ

Tadi
22/09/2012, 15:37
Realmente este rele fica no lado direito, proximo aos pes do caroneiro. Tire o acabamento e vc verá. Este rele está danificado. Caso vc nao encontre um vc pode substituir por um com 5 pinos (30, 85, 86, 87, 87a). Um novo original custa +/- R$ 480,00.

Ezahn
23/09/2012, 18:16
Como com a tração ligada tudo fica normal talvez não seja o rele. Pode ser também o sensor de quando engata a tração que esta meio em curto não desligando direito.

Glaicon
24/09/2012, 06:34
Prezados Amigos, estou com um problema que começou a poucos dias atrás, porém já pesquisei na internet e nad achei a respeito, espero que alguem possa me ajudar.
Quando ligo minha hilux sw4 97 td 3.0, a luz da tração fica piscando e ouço um barulho igual ao de uma metralhadora que parece ser de um rele, sendo que o barulho parece vir do lado direito do carro ao lado do porta-luvas. Ele é intermitente, fica um tempo sumido depois volta.
Quando ligo a tração fica normal, a luz acende e a tração funciona. Mas é só tirar da tração, que parece que voltou tudo ao normal, mas logo a metralhadora começa.
Será que alguem pode me ajudar.
Grato
Cesar Moreira
Maricá - RJ
Me parece que o 4X4 está tentando engatar sozinho.
Está havendo vazamento nas mangueiras de vácuo ou na solenóide.
Como o vazamento é pequeno, ele tem capacidade de tracionar normalmente quando você aciona a alavanca.
Ao voltar para o 4X2 começará novamente o problema.
Se for isto, é barato para arrumar.:concordo:

bruno_blas
21/01/2013, 21:01
A tenho uma hilux 2.8 sr5.
a luz da tração nao acende mais.
o sensor da tração quebrou um fio.
na minha cidade nao encontro, augem pode me indicar um site.
grato

EduQxQ
30/08/2013, 22:49
Boa noite pessoal,
Hoje utilizei a tração 4x4 da VTR em um pequeno trecho de estrada com barro e quando fui voltar para o 4x2 a alavanca não voltou.
Ficou aceitando só a reduzida e a 4x4 normal, e a lampada 4wD do painel sempre acesa.
Existe alguma dica ou macete para retornar para o 4x2?
Conto com a ajuda de vocês.
Um abraço,
Edu

Freitag
30/08/2013, 23:18
Amigo, se não estiver com pouca aderência fica difícil de desengatar mesmo. O melhor é andar bem devagarinho em primeira e tentar, dá uma ré, primeira novamente e tenta devagarinho. Se conseguir um terreno com pouca aderência, ou seja, bem escorregadio ela solta com apenas um toque bem suave. No começo também passei uns apertos. Boa sorte.

EduQxQ
30/08/2013, 23:57
Olá Freitag,
Obrigado pela dica. Realmente foram dois trechos com barro, no primeiro desengatei o 4x4 ainda em piso escorregadio, sem problema. No segundo, sai da terra e entrei no piso com aderência e fiz uma curva em 4x4(leigo). Deve ter tensionado as engrenagens. Amanhã vou tentar desacoplar e posto o resultado.

Muito grato,
Edu

João Spagnol
31/08/2013, 11:43
Bah já tive este problema uma vez, na minha tem um macetezinho na alavanca. tem que dar um ré e levemente precionar a alavanca pra baixo dai por na posição 4x2, mas pra descobri isso fikei muito nervoso e penssei q tinha quebrado a bruta. hehehe

guilhermeabreu
31/08/2013, 12:05
A uns 2 meses atras meu amigo foi pescar e usou a tração 4x4 e depois que chegou em casa foi tirar a alavanca e ficou de 19:30hs até as 22 hs tentando retirar a alavanca de 4x4 para 4x2 qdo resolveu me ligar e disse que já estava com calo na mão de tanto forçar a alavanca e pensava que estava fú e prejuízo na certa .

Falei para ele dar marcha ré no carro e logo depois , uns 30 segundos depois ele falou que a alavanca saiu do 4x4 .

Não tem segredo é simples e fácil , se não sair mesmo dando ré , é só dar uns tranquinhos em ré , ou seja pisar no acelerador e soltar rápido , passar a 1ª e voltar a ré que desta forma sai com certeza , nunca fiquei com a alavanca sem sir de 4x4 . Isto qdo tinha uma BAND que era pior para desengatar a ré .

Freitag
31/08/2013, 13:44
Fico no aguardo do seu sucesso de desengate amigo.

EduQxQ
31/08/2013, 17:59
Boa tarde pessoal!
Segui as dicas de vocês hoje de manhã, foi bem fácil. Desengatei primeiro as RL, depois uma ré, e pronto, desengatou macio.
Eu como não tinha passado por isso antes desconhecia os macetes na prática.
Hoje usei de novo o 4x4 e desengatou também bem fácil.
Muito obrigado mesmo !
Um abraço,
Edu

Freitag
31/08/2013, 22:40
Estamos aqui para isso mesmo amigo, vivendo, aprendendo e trocando experiências. []s

HERICK
01/09/2013, 09:45
Boa tarde pessoal!
Segui as dicas de vocês hoje de manhã, foi bem fácil. Desengatei primeiro as RL, depois uma ré, e pronto, desengatou macio.
Eu como não tinha passado por isso antes desconhecia os macetes na prática.
Hoje usei de novo o 4x4 e desengatou também bem fácil.
Muito obrigado mesmo !
Um abraço,
Edu

É normal quando se utiliza a tração 4x4 ter um pouco de dificuldade para voltar ao 4x2, o mais importante é dirigir em forma contrária ao que você estava e escutar um "Click" sinal de Destravamento, se não me engano na Hilux a Instrução para engate e desengate da tração está no Parasol ou no Manual, ok!

leandro ribeiro da cunha
04/11/2013, 11:19
:safari-rig:Ola a todos membros! E parabéns ! Pela iniciativa de todos pois com ajuda tudo é mais facil!

Bom vamos la , meu veiculo é toyota hilux srv 4x4 3.0 d4d (cab dupla) (aut)— 2005-2006 . Problema começou en uma pescada no mt. Muita lama muito atoleiro, e eu tranquilo pois carro 4x4 é so alegria ! Pois bem vamos embora na chuva 150km de terra muito atoleiro uma delicia muntei na bichona e engatei o 4x4 primeiro atoleiro fiquei kkkkkkkkkk ela engatou e não funcionava nas 2 rodas dianteiras ! Tentei engatar a reduzida, e reparei que reduzi-o normal reduziu e saiu do buraco bom de mais pois o lugar é feio resumindo deixei ela reduzida!até acabar os atoleiros ! Pois o tren la é feio ! Ai voltei pro 4x4 e testei , tracinou normal as 4 rodas normal ai vamos embora sai da estrada de terra ! No asfalto desliguei tração e andou uns 500 km começou a piscar a lus da tração ! Como era a noite ! So pedia a deus pra não travar tudo e acabar de chegar en casa, e foi asim cheguei bem !!!!Depois tive que ir en uma fazenda aqui perto e testei de novo , a agora ela não acende mais a luz do 4x4 e nem pisca! Fiz un teste eu reduzi ela no barro e a redução funciona ela roda reduzida bem lenta ! Mais so as rodas traseiras que patina!!!! As dianteiras paradas! Alguma dica ? Desde já obrigado !!!!!!!!!!!!!

Clandio
04/11/2013, 11:35
:safari-rig:OLA A TODOS MEMBROS! E PARABÉNS ! PELA INICIATIVA DE TODOS POIS COM AJUDA TUDO É MAIS FACIL!

BOM VAMOS LA , MEU VEICULO É Toyota Hilux SRV 4X4 3.0 D4d (cab dupla) (aut)— 2005-2006 . PROBLEMA COMEÇOU EN UMA PESCADA NO MT. MUITA LAMA MUITO ATOLEIRO, E EU TRANQUILO POIS CARRO 4X4 É SO ALEGRIA ! POIS BEM VAMOS EMBORA NA CHUVA 150KM DE TERRA MUITO ATOLEIRO UMA DELICIA MUNTEI NA BICHONA E ENGATEI O 4X4 PRIMEIRO ATOLEIRO FIQUEI KKKKKKKKKK ELA ENGATOU E NÃO FUNCIONAVA NAS 2 RODAS DIANTEIRAS ! TENTEI ENGATAR A REDUZIDA, E REPAREI QUE REDUZI-O NORMAL REDUZIU E SAIU DO BURACO BOM DE MAIS POIS O LUGAR É FEIO RESUMINDO DEIXEI ELA REDUZIDA!ATÉ ACABAR OS ATOLEIROS ! POIS O TREN LA É FEIO ! AI VOLTEI PRO 4X4 E TESTEI , TRACINOU NORMAL AS 4 RODAS NORMAL AI VAMOS EMBORA SAI DA ESTRADA DE TERRA ! NO ASFALTO DESLIGUEI TRAÇÃO E ANDOU UNS 500 KM COMEÇOU A PISCAR A LUS DA TRAÇÃO ! COMO ERA A NOITE ! SO PEDIA A DEUS PRA NÃO TRAVAR TUDO E ACABAR DE CHEGAR EN CASA, E FOI ASIM CHEGUEI BEM !!!!DEPOIS TIVE QUE IR EN UMA FAZENDA AQUI PERTO E TESTEI DE NOVO , A AGORA ELA NÃO ACENDE MAIS A LUZ DO 4X4 E NEM PISCA! FIZ UN TESTE EU REDUZI ELA NO BARRO E A REDUÇÃO FUNCIONA ELA RODA REDUZIDA BEM LENTA ! MAIS SO AS RODAS TRASEIRAS QUE PATINA!!!! AS DIANTEIRAS PARADAS! ALGUMA DICA ? DESDE JÁ OBRIGADO !!!!!!!!!!!!!

Bom dia amigo. Acho que a tua viatura usa um sistema parecido com a minha (hilux SRV 2002) com roda livre automática. Se for, nesse sistema existe no cofre do motor um conjunto de mangueiras e solenóides que comandam a tração dianteira quando selecionado para 4x4. Não sei detalhes do sistema, mas acho que vale a pena dar uma olhada pra ver se não tem alguma mangueira escapada ou furada ou coisa assim.

ThgVieceli
04/11/2013, 11:38
Bem vindo ao fórum amigo... Não entendo muito da Hilux eletrônica, pois a minha é mecânica, mas com certeza alguém mais experiente logo aparece e dá uma opinião. Abçs

rfdex
05/11/2013, 08:41
Bem vindo ao fórum amigo... Não entendo muito da Hilux eletrônica, pois a minha é mecânica, mas com certeza alguém mais experiente logo aparece e dá uma opinião. Abçs

Por essas e outras que eletrônico pra mim só computador e televisão... Saudações.

Freitag
05/11/2013, 17:46
Por essas e outras que eletrônico pra mim só computador e televisão... Saudações.

Idem rdfex, para o barro e água nada melhor que tudo mecênico. Só aço e nada de elétrica, muito menos injeção de diesel.

marciostein
24/04/2014, 10:07
Bom dia.

A algum tempo atrás, a luz indicadora da tração parou de acender quando utilizava a tração.
Depois de um tempo, algumas vezes a luz acendia e piscava intermitente mesmo sem traçar a camionete.
Agora por último a luz fica piscando intermitente o tempo todo e o relé da tração começou a atuar sozinho aleatoriamente.
Alguém tem alguma dica antes que eu me obrigue a levar na Toyota, já me falaram que pode ser apenas o sensor, mas na caixa tem vários não consegui identificar qual seria o da tração para tentar alguma coisa.
Se alguém puder ajudar, agradeço.
Att

Clandio
24/04/2014, 13:35
Quanto a localização dele eu não posso ajudar, mas me parece mais com um fio desencapado fechado curto do que propriamente o sensor. De qualquer forma vais ter que descobrir onde fica o sensor pra verificar a fiação, se for o caso.

marciostein
27/04/2014, 13:09
Será que ninguem sabe qual seria o dito cujo, ou não querem responder porque é muito simples a pergunta!!

ruckert
27/04/2014, 13:30
marciostein,
Nao acho que seja questao de pergunta facil ou dificil...eh apenas esperar um pouco que vai aparecer alguem aqui com uma resposta. Voce ja deve saber que o pessoal deste forum eh muito prestativo e ja salvou a pele de muitos, inclusive a minha. Vamos esperar e tenho certeza que vai aparecer alguem com bons esclarecimentos
Boa sorte

Tadi
27/04/2014, 14:55
Será que ninguem sabe qual seria o dito cujo, ou não querem responder porque é muito simples a pergunta!!
A primeira coisa que vc deve informar sao todos os dados do veiculo. A sua é uma SRV que ano? pois se for até 2004 tem um sensor na caixa de traçao e um rele no lado do passageiro (nos pes) e um sensor no diferencial diant e dois reles de vacuo no compartimento do motor e se for acima de 2006 tem o atuador na carcaça do diferencial diant, sensor na caixa de traçao e um rele no lado passageiro (debaixo do airbag). Sempre informe todos os dados do veiculo!

marciostein
27/04/2014, 17:17
Trata-se de uma Hilux SRV 2009. Lembrando que a tração dela funciona normalmente, apenas a luz do painel que fica intermitente o tempo todo, traçada ou não. Obrigado pelas informações.

Tadi
28/04/2014, 22:13
Vou ver o que posso fazer. Pois teria que ser colocado o scanner no seu veiculo. Assim que eu tiver alguma informaçao eu posto aqui. Ok.

Jsantos
04/05/2014, 18:23
recentemente adquiri uma sw4 2002, porém a luz indicadora da tração não acende no painel, ergui ela e verifiquei que a tração não funciona.
Alguém já passou por isso?
Qual a solução?

calhiandro
04/05/2014, 19:02
Esses modelos 2002 quem faz a tração é um motor elétrico que ativa e desativa a tração, pode ser esse motor elétrico. O meu tinha um problema, mas era um fio quebrado, então a transmissão dianteira ficava ligada direto.

Jsantos
04/05/2014, 19:48
Obrigado calhiandro, vou criar um tópico para ela e tirar umas dúvidas.

marciostein
20/05/2014, 10:39
Bom dia, aproveitei que estava na data da revisão dos 90 mil km e solicitei que fosse verificado o problema da luz da tração, me deram o seguinte diagnóstico: Atuador do diferencial dianteiro em curto - valor da peça R$ 817,00 na CSS.
Optei por não trocar pois o atuador esta funcionando, apenas a sinalização no painel que apresenta defeito.
Caso alguém tenha alguma indicação de onde posso conseguir este atuador por um valor mais em conta, fico grato.
Att

h.lemes
20/10/2014, 17:00
Oi pessoal!

Tenho uma hilux sw4 2001/2002 cujo motor de tração, que aciona a tração dianteira no 4x4, pifou. Alguém tem alguma dica de onde posso conseguir uma peça como essa usada?

Grande abraço e obrigado desde já
Henrique

Sonhador
20/10/2014, 17:45
Tem certeza que e motor de tração?
Não conheço nada na hilux 2001
tbem não conheço quase nada da 97 ,mas sobre a hilux 97 tem esse post sobre o assunto.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/88390-tracao-dianteira-sw4-97-a.html

Clandio
20/10/2014, 20:36
O que é esse motor de tração? É o que aciona a roda livre automática? Ou é a caixa de transferência?

calhiandro
20/10/2014, 21:09
Esse motor elétrico é conectado ao diferencial dianteiro. É o que liga e desliga a roda livre automática. Procura no.mercado.livre.

Emerson Höpner
21/10/2014, 12:33
h.lemes, tem certeza que é um motor? Eu tinha uma SW4 98 e o acionamento é por vácuo, inclusive tem umas válvulas solenóides junto ao motor. Dá uma olhada... Quanto as válvulas já vi por aí que o pessoal adapta de outros carros, quando não consegue encontrar a original a tempo.

calhiandro
21/10/2014, 13:23
h.lemes, tem certeza que é um motor? Eu tinha uma SW4 98 e o acionamento é por vácuo, inclusive tem umas válvulas solenóides junto ao motor. Dá uma olhada... Quanto as válvulas já vi por aí que o pessoal adapta de outros carros, quando não consegue encontrar a original a tempo.

Nessas 2001 é um motor elétrico que aciona a tração. Nessas 99 para baixo é por sistema de vácuo.

Jsantos
21/10/2014, 13:59
Oi pessoal! Tenho uma hilux sw4 2001/2002 cujo motor de tração, que aciona a tração dianteira no 4x4, pifou. Alguém tem alguma dica de onde posso conseguir uma peça como essa usada? Grande abraço e obrigado desde já Henrique h.lemes, antes de trocar o motor testa o chicote e o relê de acionamento, na chalana pensei que era o motor, mas ao verificar, encontrei o chicote que fica sobre a caixa de marchas todo zoado, foi religar os fios, passar um limpa contato e pronto! com o custo do limpa contato e da fita isolante. caso precise mesmo do motor de uma olhada em Ponta-Porã e também nas concessionárias toyota.

Victor bezerra
27/06/2015, 22:53
Galera sou novo aqui,porém já tenho experiência em 4x4,mais minha Hilux 2006 com 140km não engata a tracao,como consequencia fica piscando uma luz de tração constantemente,não sei o que eu faço,agradeço desde já a todos

djonas
28/06/2015, 12:59
Victor,

Me deram uma dica aqui na semana passada que funcionou. A minha por não usar muito estava demorando a engatar. Assim me ensinaram acionar o 4x4 e em seguida engatar a ré. Para desengatar a mesma coisa.

Após algumas vezes voltou ao normal.

mvcmartins
29/06/2015, 11:16
No manual existe informação sobre o o acionamento do 4x4 e os eventuais cuidados e problemas.O 4x4 por exemplo tem que ser usado pelo menos a cada dois meses e eu acho que ja tem mais de 6meses sem uso.Nem sei no que isso pode dar porque tambem nao posso utiliza-la em piso normal com muita aderência.

djonas
30/06/2015, 10:25
Bom,

Eu aciono de vez em quando no asfalto mesmo mas em linha reta sem esterçar o volante. Acho que já é o suficiente para movimentar todo o sistema.

O que não deve ser feito é acionar e fazer curva em pista com aderência porque na curva umas rodas devem girar mais do que outras e como o conjunto esta bloqueado pela transmissão ou seja, todas rodando iguais todo o conjunto será forçado.

andersontromps
04/12/2015, 23:32
Olá amigos, boa noite!
Minha Hilux 3.0 SRV 2007, câmbio manual, está apresentando problema no módulo de tração, ou seja, é a terceira vez que tenho que troca-lo pois queima quando uso a tração 4x4. A primeira vez que apresentou o referido problema foi quando acionei a tração 4x4 e depois coloquei no modo 4x2 mais não desengatou logo, então continuei dirigindo com a alavanca em 4x2 mais a tração 4x4 ainda estava engatada e de repente, a luz começou piscar. Quando o problema aparece, a luz indicadora de tração 4x4 fica piscando e não desengata no diferencial dianteiro, apenas na caixa de transferência com o acionamento da alavanca para 4x2, descobri que era o modulo de tração porque coloquei o de uma hilux de um amigo e voltou a funcionar, mais dai pra cá já foram 3 vezes.
Será que alguém saberia me informar o que está causando esse problema?

Elvis Otaviano de Souza
27/12/2015, 17:08
Tenho uma Hilux sw4 srv 2012 a diesel e estou com um grande problema todas as vezes que lavo o carro ela ascende a luz da injeção e a luz do controle de estabilidade fica piscando. O pior de tudo que o carro não pega e quando pega fica falhando!!Detalhe nunca lavei o motor dela,somente a lataria e por baixo das caixas de roda!! Ela só pega depois de umas 18 horas muito estranho isso,é só acontece quando eu lavo o carro no posto! Já peguei diversas chuvas e nada acontece,já fui na autorizada Kyoto em Brasília lá eles me falaram que poderia ser os bicos injetores,não acreditei pois se trata de quando lava o veículo!! Já aconteceu isso 4 vezes!! Não sei o que fazer!!!!

dhelce
23/02/2016, 14:29
Sou novo no forum e pessoal meu pai comprou uma hilux fizemos o motor e tudo certo o carro ficou exelente mais como compramos o carro parado nao tivemos a oportunidade de testar a traçao antes jah foi desmontado e verificado o diferencial dianteiro e a caixa da tração mais nao detectamos nada o problema que e o seguinte:
"quando engata a tração 4x4 o carro anda uns 15m e as rodas começão a travar chegam a arrastar aleatoriamente uma por vez , ai so consigo desengatar a tração dando uma ré, ela sem tração anda normal só acontece isso quando acionamos a tração"
queria que alguém desse uma luz!

Fernandes Kappes
23/02/2016, 14:39
Sou novo no forum e pessoal meu pai comprou uma hilux fizemos o motor e tudo certo o carro ficou exelente mais como compramos o carro parado nao tivemos a oportunidade de testar a traçao antes jah foi desmontado e verificado o diferencial dianteiro e a caixa da tração mais nao detectamos nada o problema que e o seguinte:
"quando engata a tração 4x4 o carro anda uns 15m e as rodas começão a travar chegam a arrastar aleatoriamente uma por vez , ai so consigo desengatar a tração dando uma ré, ela sem tração anda normal só acontece isso quando acionamos a tração"
queria que alguém desse uma luz!
Pode ser que um dos dois diferenciais esteja com uma relação diferente, também podem ser pneus de medidas diferentes

lombriga
26/04/2016, 19:45
galera estou com problema na minha sw4 engata e não traciona as duas rodas dianteira alguem tem um sistema original dela para passar?

EduQxQ
27/04/2016, 09:10
galera estou com problema na minha sw4 engata e não traciona as duas rodas dianteira alguem tem um sistema original dela para passar?
Olá Lombriga,
Verifica se este tópico te ajuda:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/155508-tracao-4x4-nao-funciona-1.html#post2362448

Um abraço,
Edu

Wender Daniel
14/06/2016, 06:49
Tenho uma TR4 2001e ela não engata a tração 4x4! Só tem força nas rodas traseiras! O que pode ser????

EduQxQ
14/06/2016, 08:30
Tenho uma TR4 2001e ela não engata a tração 4x4! Só tem força nas rodas traseiras! O que pode ser????
Olá Wender,
Seja bem vindo ao 4x4Brasil,
Sua TR4 deve estar com falha no dispositivo de acionamento da tração.
Verifica neste tópico específico dos Mit:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/87425-tracao-tr4-nao-engata-em-movimento.html

Um abraço,
Edu

almeidarafael
13/11/2016, 22:40
538865Eis que depois de abastecer em um posto desses de estrada, andar 500 km olha so a minha surpresa. Mecanico ex chefe de oficina da Toyota condenou bico injetor. Peguei uma chuva muito forte antes das luzes acender. Depois de desligar o carro por uns 5 minutos e ligar novamente a luz se apagou. A diminuição da força do motor nao foi tao grande, mas o carro nao passava para a quinta marcha, a rotação normal a 120 km/h e em torno de 2.000rpm e depois de acender a luz foi pra 3 mil rpm. Não falhava, andava de boa tinha força de aceleração tudo normal. Pedindo a Deus pra não ser nada demais e se for não seja tão caro.

Conseguiu resolver seu problema? o meu ta da mesma forma

VIctorPP
15/03/2017, 19:26
Boa noite. Estou com este mesmo problema na minha após chuvas. Alguém poderia ajudar?? Att

Kylson garras
09/11/2017, 10:52
Amigo infelizmente vc provavelmente terá que trocar os bicos de seu carro. Pois essa série de 2012 á 2014 vieram problemas nesses bicos que não possui muita resistência a nossos ótimos combustíveis vendidos em nosso país. Acho que vc ainda rodou foi muito. Pq abastecia a minha e não rodei nem 50km e tudo que vc relatou aconteceu comigo que só foi solucionado após a substituição do Bico defeituoso, todos os filtros de combustivel e rastreio mo sistema.

andersoncba
04/12/2017, 14:57
Olá
tenho uma sw4 99 e a luz da tração também não está acendendo, apesar da tração funcionar normalmente.
alguém poderia me ajudar a solucionar esse problema ??
Grato

Rodrigo Mendonça
01/05/2018, 03:18
Bom dia pessoal, acabei de comprar uma Hilux 2013 e percebi que quando aciono a alavanca da tração, a luz do painel não está acendendo, e a tração dianteira não está sendo acionada, consequentemente!!!
Eu tinha uma Pajero com o mesmo problema mas o diagnóstico foi a troca dos sensores, mas como sou calouro no mundo Toyota, gostaria de saber dos especialistas daqui se esse problema eh de fácil diagnóstico....
Muito obrigado e aguardo respostas!!!

Sergio c
01/05/2018, 09:58
Rodrigo, dá uma olha nesse tópico que tem duas fotos que tirei do solenoide da tração da minha, que está localizado ao lado do diferencial dianteiro. Tem umas mangueira de vácuo p acionar os semi-eixos.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/21039-fotos-de-hilux-79.html

valmirzuge
19/03/2019, 16:45
Pessoal,

Não acho o maldito rele/fusivel do sistema de tração add da hilux srv 2002. Ela é completa com injeção eletronica e abs, a informação que tenho é que o rele fica nos pes do carona ou atras do portaluvas, mas desmontei tudo e nada do danado.
Ela está com problema de não acionar o atuador pneumatico do add. As valvulas estão ok.

Sergio c
20/03/2019, 00:44
Tenta seguir o fio que sai da caixa de tração que encontrará, ou talvez tenham feito uma ligação direta e agora está rompido em algum lugar.

fnandosp
20/03/2019, 00:48
Na 4runner SR5 1994 via (4 WHEEL DRIVE PROBLEM: When Cold Transmission Stays in 4 Wheel Low... (https://www.2carpros.com/questions/toyota-4runner-1994-toyota-4runner-4-wheel-drive-problem))
Próximo ao volante

565064

Na Tacoma (via ADD relay | Tacoma World (https://www.tacomaworld.com/threads/add-relay.465544/))
A16 (lado do passageiro)
565062 565063

Se encontrar nos avise! :D

sandrord1
20/03/2019, 08:06
ele fica na lateral do pé do passageiro... tire a capa plastica e ficara de cara com ele ... precisará de uma chave L 10 mm....é um relé de preço razoavel.... caso preciso tenho usado aqui...

valmirzuge
20/03/2019, 10:56
a minha é diferente, nos pes do passageiro tem o modulo ECU e o rele das velas aquecedoras.

sandrord1
21/03/2019, 07:46
esta atras do modulo .... retire que vai ver ....

valmirzuge
21/03/2019, 08:24
esta atras do modulo .... retire que vai ver ....

não achei o relé, mas o problema era um fio quebrado no sensor da tcase.

Sergio c
21/03/2019, 12:11
Que bom que localizou o problema, não tem muito mistério isso.
não achei o relé, mas o problema era um fio quebrado no sensor da tcase.

Edilsonnds
29/04/2020, 14:06
Faz dias que tento resolver o meu problema mais não consigo

Ewatorres
19/08/2020, 22:01
Faz dias que tento resolver o meu problema mais não consigo
A minha o chicote que vai no diferencial dianteiro estava quebrado.

vnogueira
10/10/2020, 19:28
Olá pessoal,

Depois de 12 anos sem 4x4 (já tive 2 willys e 1 samurai), comprei no final de semana passada uma Hilux 2013 Manual 4x4. Estou muito feliz em voltar ao off-road.

Já agendei uma revisão geral na Mac Motors aqui em SP, mas eles só vão conseguir me atender no dia 21.10.20.

Enquanto isto, estou com uma dúvida e gostaria da ajuda de vocês.

Mesmo com o carro parado, em ponto morto e pisando na embreagem, notei uma certa dificuldade para engatar o 4x4, tendo que forçar a alavanca para conseguir engatar (ela dá uma trava no meio do curso da alavanca). A dificuldade é só no acionamento do 4x4. A reduzida está uma manteiga tanto para engatar como para desengatar.

Depois que consigo engatar o 4x4 (com o carro parado, em ponto morto, pisando na embreagem e depois de alguns tranquinhos), eu ando com o carro em 4x4, paro e consigo voltar a alavanca para o 4x2 e depois voltar para o 4x4 normalmente, quantas vezes quiser, sem forçar nada. Bastar desengatar o 4x4, andar um pouco com o carro em 4x2 e tentar engatar de novo o 4x4, que a alavanca do 4x4 fica dura de novo.

É comum esta dificuldade no acionamento da alavanca do 4x4 da Hilux (imagino que não)?

A embreagem está um pouco alta e a ideia é revisar / trocar. Isto pode interferir de alguma maneira?

O que acham que pode ser?

Agradeço desde já.

Abraço.
Vitor

valdo16jr
29/03/2021, 17:04
Prezados colegas,

desde que comprei minha viatura no ano passado em março, ela fica piscando a luz da tração no painel, já levei em duas oficinas aqui no interior da Bahia(itaberaba) onde moro e outra cidade maior (feira de santana) e os mecânicos não conseguiram consertar e fazer parar de piscar, alguém pode me dar uma luz sobre este problema, alguém já teve um problema similar a este?

Outra detalhe, vocês tem uma tabela com os itens que devem ser revisados a partir de 350 mil km rodados??

atenciosamente,

grato desde já

abraço

Valdomiro

luz
16/06/2021, 16:23
Oi pessoal!

Tenho uma hilux sw4 2001/2002 cujo motor de tração, que aciona a tração dianteira no 4x4, pifou. Alguém tem alguma dica de onde posso conseguir uma peça como essa usada?

Grande abraço e obrigado desde já
Henrique

Boa tarde.
Vi seu post hoje. É o mesmo problema que eu tenho nesse momento.
Como você resolveu?
Abc

fidalgoaa
03/08/2021, 17:55
Boa noite Emerson. Estou na saga da solenóide. A minha tração nao arma mais por causa da solenoide marrom. Vi que voce mencionou sobre adaptacoes de outros carros. Tem mais informações? Nao encontro essa solenoide em lugar nenhum. Há um par de solenoides proximo a caixa de fuzíveis no motor, uma delas é azul e a outra marrom. Me parece que a marrom esta queimada ou travada. Tenho uma hilux 2001 3.0 TB. Se puder me ajudar ficarei grato! Abraços

Emerson Höpner
04/08/2021, 07:29
Bom dia.
Já faz muito tempo que vi isto, tem que dar uma olhada.
Acredito que tenha no mercadolivre estas valvulas, mas confere no forum antes.
Valvula selenoide tração 4x4 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/140272-valvula-selenoide-tracao-4x4.html)
Esquema mangueiras de vácuo dos solenoides motor 1KZT (SW4 ano 98). (https://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/176592-esquema-mangueiras-de-vacuo-dos-solenoides-motor-1kzt-sw4-ano-98-a.html)
tração dianteira sw4 97 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/88390-tracao-dianteira-sw4-97-a.html)