Ver Versão Completa : JPX com motor Vortec V6
eduvieira
01/05/2010, 14:33
Alguem ja adaptou o motor Vortec 4.3 V6 da S10/Blazer no JPX? Saberiam me dizer se fica bom?
E com qual caixa de marchas? Clark 5m do JPX com reduzida original ou quem sabe uma cx automatica? Qual seria a cx e reduzida ideal? Manual ou automatica? Será que a original do proprio Vortec caberia?
E quanto aos eixos Carraro com relaçao original 8x43 aguentariam?
Agradeço se alguem puder dar algumas dicas.
eduvieira
01/05/2010, 14:41
So pra acrescentar, esse JPX será praticamente só pra fazer trilhas e irá rodar pouco no asfalto, apenas pra se deslocar pras trilhas e passeios. Será engaiolado e rodará sem capota.
Martin Melcop
02/05/2010, 12:05
Edu,
Acredito que cabe sim, cheguei a pensar neste motor, se vc só vai fazer trilha prefira um AT, com boa manutenção. Tem que ver a adaptação desta caixa com a auverland.
Se vc tiver um pneu 31, pode manter os carraro, só troca as relações por um novo jogo.
ALEXANDRE CERQUEIRA
02/05/2010, 16:24
E aí Edu, aqui em Bsb o Natanael montou um Samurai com esse motor, câmbio auto de opala 4 marchas com tcase de hilux, mais suspensão trabalhada 4 links e eixos de Troller, etc. Ele está rido à toa. O carro ficou monstro, tem post dele no fórum como Samukong. Se coube no cofre do Samurai, certamente caberá no do J.
Abraços e boa sorte. Confesso que muitas minhocas parecidas com essas já passaram por minha cabeça, mas vou ficando com o 2.4gas mesmo, ou então partir para o MWM (só minhoca mesmo).
Fala Edu,
Parece que aí em BH tinha um jota com V6...outro jota assim que eu vi foi um de SJdos campos que foi no nosso 2ºencontro...esse tinha sido feito pela murari (se não me engano) e tinha o chassi aumentado para melhorar a distribuição de peso e poder saltar com mais segurança (parece que correu os sertões).
há algum tempo atrás, olhei com carinho para esse motor, conversei com muita gente e conclui o seguinte:
- Acho que cabe sem maiores problema no cofre do jota. mas o ideal era chegar o cambio para trás e encostar o motor na parede corta fogo...aí o carda traseiro ficaria mais curto ainda....tem que ver como dimensionar isso.
- o cambio acho que aguenta sem problemas, o vortec tem o mesmo torque de um MWM, logo não haveria problemas.
- os eixos (apesar de muitos dizerem que não aguenta) eu acho que aguenta, visto que já são muitos rodando com o MWM + carraro (e o torque e o mesmo). só que junto com pneu 33 aí a coisa fica mais complicada. só os 33, o valdemar tá rodando e parece não ter problemas.
particularmente, acho que o joãoponeiz tem razão quando diz que é motor demais (daqui a pouco ele aparece para dizer isso)....hoje estou bem satisfeito com meu GM 151 e só trocaria ele por um S10 2.4 flex, por ser injetado de fábrica. como diria o japoneis, isso mais bloqueio no carraro e mais um 265x75 bem agressivo, deixa todo mundo pra trás.
abs
eduvieira
04/05/2010, 02:45
Edu,
Acredito que cabe sim, cheguei a pensar neste motor, se vc só vai fazer trilha prefira um AT, com boa manutenção. Tem que ver a adaptação desta caixa com a auverland.
Se vc tiver um pneu 31, pode manter os carraro, só troca as relações por um novo jogo.
Qdo vc falta AT, seria AP 1.8 ou 2.0?
eduvieira
04/05/2010, 02:52
Valeu Leo, Martin e Alexandre, mas o que pensam de Vortec + cx automatica + reduzida tudo original da Blazer ou Vortec + cx automatica Blazer + reduzida de jota?
Ou será que existe uma cx automatica universal que seje menor e daria certo nesse projeto?
Obrigado e abs
fala edu, AT é automático....
acho que tudo da blazer ia ficar com o conjunto muito grande. teria que deslocar o eixo para trás. não sei como ficaria o tamanho com a caixa automática de blazer, mas imagino que fique meio grande também.
abs
Olá a todos,
ha um tempo atrás discutimos isso por aqui, como ficaria um J com motor 6 cilindros, no tópico apareceram alguns que já fizeram algo parecido, creio que vale dar um procurada nesse tópico.
Acho que o conjunto Coroa e Pinhão Carraro não aguentaria um baque desses, mas se colocar uns eixos pra mior torque ai o conjunto deve ficar legal.
Acho que um V6zinho deses modernos deve casar MUITO bem no J, e ainda manter o CG central, por isso um cambio que não ocupe muito espaço talvez seja interessante.
Boa sorte na empreitada!!
Um abraço.
geraldo paulino filho
05/05/2010, 14:54
Léo e Edu,
o de BH foi do Adilson Clóvis, era um jota todo preparado, com diferenciais dana 44, roda livre especial,e o motor era um 6 canecos em Linha L , tb preparado[SILVERADO OU OMEGA , naum me lembro bem].
No llº Encontro tinha um com VORTEC V6, ainda naum vi um jota andando mais que aquele, havia uma alteração na posição do cambio, mas esqueci, tirei varias fotos do cofre e interior, mas perdi nesses back ups da vida.
Tem 2 tipos de Vortec, os anteriores bloco de ferro,c\ 180 cv, os mais modernos são mais potentes 198 cv e mais leves, c\ bloco de aluminio, [ com a relação original ficará MUITO reduzido, mesmo pra trilhas!]
Vou dar minha opinião:
Embora o torque se assemelhe +- 34 mkgf a potencia é bem diferente e a faixa de giros ideal é outra, exigindo para uma melhor configuração, com uma relação mais longa, [ex :S10 V6 VORTEC rel =3,73\1; S10 MWM 2.8 rel=4,28\1,esse é o projeto original da GM], agora com a relação 4,1\1, deve ficar muito bom [para trilha]
Abs
Gê
interessantes observações, não tinha pensado nisso.
ge, esse que eu falei não é o do adilson não...era de um cara que tinha lá no mundo JPX, era um v6 mesmo.
abs
decarlifilho
05/05/2010, 21:16
E aí Edu, aqui em Bsb o Natanael montou um Samurai com esse motor, câmbio auto de opala 4 marchas com tcase de hilux, mais suspensão trabalhada 4 links e eixos de Troller, etc. Ele está rido à toa. O carro ficou monstro, tem post dele no fórum como Samukong. Se coube no cofre do Samurai, certamente caberá no do J.
Abraços e boa sorte. Confesso que muitas minhocas parecidas com essas já passaram por minha cabeça, mas vou ficando com o 2.4gas mesmo, ou então partir para o MWM (só minhoca mesmo).
Calma Alexandre....Segura as suas minhocas....Deixa eu melhorar$$$$$$$$
Dé Carli
ALEXANDRE CERQUEIRA
06/05/2010, 11:47
Minhocas são minhocas... não vou conseguir resolver isso nunca, hehehe. Mas agora comprei um Troller 05 e, pelo menos por enquanto, já resolvi minha "tara" com o MWM. Como o desempenho do J com o 2.4 é muito bom nas trilhas, não vejo razão para trocá-lo, mas... doido é doido, cada dia que passa mudo de idéia.
Abraços,
Alexandre Cerqueira
Tem 2 tipos de Vortec, os anteriores bloco de ferro,c\ 180 cv, os mais modernos são mais potentes 198 cv e mais leves, c\ bloco de aluminio, [ com a relação original ficará MUITO reduzido, mesmo pra trilhas!]
MHO.
Até 2001, tem 180 cv e sistema de injeção chamado de "aranha".
De 2002 em diante, tem 192 e sistema de injeção por "bicos".
Pesam a mesma coisa e os blocos não são de alumínio são de FOFO.
As únicas coisas de alumínio são: a tampa do carter, coletor de admissão, suporte de bomba hidráulica/compressor AC e suporte de alternador !
[]´s
JCJ
Martin Melcop
06/05/2010, 13:21
Minhocas são minhocas... não vou conseguir resolver isso nunca, hehehe. Mas agora comprei um Troller 05 e, pelo menos por enquanto, já resolvi minha "tara" com o MWM. Como o desempenho do J com o 2.4 é muito bom nas trilhas, não vejo razão para trocá-lo, mas... doido é doido, cada dia que passa mudo de idéia.
Abraços,
Alexandre Cerqueira
Alexandre,
Tive um 04/05, já com o cambio novo.
Foi com ele que criei essa paixão que tenho pelos MWM, principalmente o 2.8
Ele é um ótimo carro para estradas, trilhas, viagens, idas ao shopping.
[]´s
ALEXANDRE CERQUEIRA
06/05/2010, 19:01
Beleza Martin, também estou gostando muito do MWM.
Como o Edu já tem um J com MWM e o outro que está montando é só pra trilhas, acho que ele estará muito bem servido com o 2.4 gas GM, tem 128 CV e 21,8 Kg de torque a 2600 giros. Detalhe, vai bem com os outros componentes originais, até com o câmbio peugeot, mas com o clark fica melhor.
Abraços,
Alexandre Cerqueira
joão k. chikui
06/05/2010, 20:49
O unico Jota que conheço com Vortec é o do Alexandre de SJC , que inicialmente foi preparado pela Murari para correr o sertões . É alongado em 12 cm.
Mauriciolindoia
06/05/2010, 21:16
Alexandre, qual o consumo 2.4?
To vendendo o meu J atual,para preparar o militar, e tambem estou estudando as possiveis motorizações!
Grato
Abraços,
Alexandre Cerqueira
Martin Melcop
07/05/2010, 11:03
Mauricio,
Minha sugestão seria vc pegar o 2.4 Flex.
Este bebe no alcool, acredito que a mesma coisa que o seu 1.8 faz.
[]´s
Martin
Marisco Off Road
07/05/2010, 18:15
JCJ,
Já que vc comentou sobre os 4.3, qual deles seria melhor?
O que querem dizer quando falam que o modelo roletado do 4.3 é melhor, vc sabe?
Abs,
MHO.
Até 2001, tem 180 cv e sistema de injeção chamado de "aranha".
De 2002 em diante, tem 192 e sistema de injeção por "bicos".
Pesam a mesma coisa e os blocos não são de alumínio são de FOFO.
As únicas coisas de alumínio são: a tampa do carter, coletor de admissão, suporte de bomba hidráulica/compressor AC e suporte de alternador !
[]´s
JCJ
ALEXANDRE CERQUEIRA
07/05/2010, 19:13
Fala Maurício, o 2.4 gas faz na faixa dos 7km/l de gas. Não fez muita diferença diminuir os pneus, quando fui para o IV Encontro coloquei pneus 265/70r16, pensei que fosse melhorar, mas aí a relação ficou mais curta e o consumo continuou nos 7 mesmo na estrada.
Já tentei fazer aquele flex tabajara, só no chipe, até que ele andou bem, mas aí o ponteiro do combustível ficou doido, bebia que nem pinguço em dia de festa.
Eu prefiro o 2.4 gas 8v, pois, até onde entendi, os flex já são os 16 v e com acelerador eletrônico. Daí não acho recomendável pra trilha, mas a potência aumenta de 128 pra uns 140, mais ou menos. O torque, todavia, não aumenta, mas o giro necessário para atingi-lo sim, acho que passa para 2800 giros.
Meu problema maior com esse motor é a documentação, mesmo com NF e procedência garantida, aqui em Bsb o Detran é rigoroso demais. Recentemente levei um arrocho de um sgt PM que mandou abrir o capô, percebeu a alteração mecânica e os pneus pra fora do paralamas, quase deu M, depois de muita conversa ele liberou. Detalhe, o cara tinha um emblema no uniforme de curso de INSPEÇÃO VEICULAR, aí lascou tudo, não dava pra enrolar nada.
Vou pesquisar aqui por perto no GO se dá pra regularizar, se ficar muito difícil, volto pro diesel. Depois de velho não dá pra ficar levando arrocho...
Abraços,
Alexandre Cerqueira
JCJ,
Já que vc comentou sobre os 4.3, qual deles seria melhor?
O que querem dizer quando falam que o modelo roletado do 4.3 é melhor, vc sabe?
Abs,
Deve ser sobre isso que falam...
Estes motores usam tucho hidráulico roletado (nos dois modelos), mas apenas os mais modernos usam balancins também roletados.
[]´s
JCJ
eduvieira
17/05/2010, 22:59
Pessoal,
Obrigado pelas informaçoes. Pelo que to vendo, se puser o Vortec, vou ter de alongar o chassi e trocar os eixos pra no minimo Dana 44 de Rural, que era o que eu estava querendo evitar. Queria muito colocar o Vortec, mas se for pra alterar chassi, to fora.
Portanto agora peço sua opiniao de qual motor eu colocaria que fosse mais bravo que AP 2.0, Opala 4cc e similares e que eu nao tivesse que alongar chassi nem trocar eixos.
Estou iniciando este projeto de um jota pra trilha, mas nao to querendo alterar chassi nem eixos (esse ultimo, pelo menos por enquanto).
Caso alguem tiver uma sugestao de motor e/ou power train completo, mande as ideias.
Obrigado
Martin Melcop
17/05/2010, 23:02
Recomendo só um motor GM 2.4 Flex
to com o martin....se tivesse que trocar de motor hoje (de novo) era o que eu colocaria.
abs
Léo_Babiski
18/05/2010, 08:37
Edu, o Mineirão Peças Usadas aqui do forum ( desmanche no Barreiro-BH), tem um 2.4 flex 2008 parcial sem a eletronica e agregados tipo alternador, bomba hidraulica e etc. por R$1.800,00. Se você comprar uma injeção programável tipo fueltec não precisa de muita coisa para funcionar...
Se for colocar mtr de opala ou s-10 gas, sugiro recuar o conjunto todo para trás, assim como fazemos para por o mwm.
Abs.
putz...esse preço tá tentador....
no mercado livre tem um cara vendendo por 6000 completo, até com painel. e acho que por 8500 leva o cambio junto.
abs
Léo_Babiski
18/05/2010, 08:51
Eu cheguei a ligar e reservar esse mtr pra mim, mas o André aceitou minha proposta e fiquei com o mwm. As peças que faltam são simples, alternador, arranque, bomba dir. hid. e etc. (ele vende a parte) são as mesmas dos mtrs 2.2/2.4 vectra - s-10.
Ainda, ele tem a admissão do 2.4 sem sem flex. Eu acho, tem que confirmar com quem entende, se os cabeçotes forem iguais, tem como tirar a admissão com o acelerador eletronico e colocar a admissão com o mecanico. Mas essa não é minha praia.
Abs.
realmente é tentador...mas agora não to podendo fazer essas brincadeiras. além disso, depois de 2 anos sem fazer trilha....tudo que eu não quero é me meter em uma enrascada.
abs
eduvieira
18/05/2010, 23:15
Edu, o Mineirão Peças Usadas aqui do forum ( desmanche no Barreiro-BH), tem um 2.4 flex 2008 parcial sem a eletronica e agregados tipo alternador, bomba hidraulica e etc. por R$1.800,00. Se você comprar uma injeção programável tipo fueltec não precisa de muita coisa para funcionar...
Se for colocar mtr de opala ou s-10 gas, sugiro recuar o conjunto todo para trás, assim como fazemos para por o mwm.
Abs.
Leo,
Valeu a dica. Realmente e tentador. Fico apenas receoso de completar a parte e ficar mais caro do que comprar ele todo completo.
Vc chegou a ver o motor? Vc ia ficar com ele e completar? Orçou quanto iria gastar pra deixar ele funcionando?
Abs
eduvieira
18/05/2010, 23:23
putz...esse preço tá tentador....
no mercado livre tem um cara vendendo por 6000 completo, até com painel. e acho que por 8500 leva o cambio junto.
abs
Leo,
Esse cara diz que o motor e super novo, com 17000Km mas acho 6000 muito caro pra um motor a gasolina. Fica muito perto do diesel, nao acha?
E quanto ao Vortec, o que acha? O que mais me desanima e que com relaçao 8x43 fica muito preso e a outra opçao da Coniflex acho que é fragil pra 190cv do Vortec. Se tivesse alguma relaçao intermediaria e mais resistente seria o ideal.
Abs
geraldo paulino filho
19/05/2010, 00:06
Tô meio atrasado,
mas eu vi e fotografei o JPX com o V6 no Encontro, a manopla do cambio era deslocada, ... tinha alguns detalhes que naum me lembro mais, porém me lembro que andava demaissss.[ainda pensei comigo, se for colocar gasolina coloco um desses]
Qto as informações que passei a respeito de cabeçote\bloco de aluminio, foram pq qdo estava vendendo meu motor, mais de 1 pessoa de SP, me perguntou sobre bloco ou cabeçote de aluminio, foi qdo fiquei sabendo dessas diferenças, que agora foram corrigidas pelo colega JCJ.
Que eu saiba Edu; não precisa alongar chassis p\ colocar o Vortec, me parece ter tamanho semelhante ao MWM.
Abs
Gê
interessantes observações, não tinha pensado nisso.
ge, esse que eu falei não é o do adilson não...era de um cara que tinha lá no mundo JPX, era um v6 mesmo.
abs
Léo_Babiski
19/05/2010, 08:18
Edu, eu fui lá ver o motor. Realmente completar com as peças eletronicas originais sai caro e da muito trabalho.
Eu ia usar uma injeção programável fuel tec, estava a venda na antiga oficina do meu meca por R$900,00. Com essa elimina-se uma penca de sensores. Na época sairia tudo por aproximadamente R$3.500,00.
Abs.
pois é edu, acho que esses motores ainda estão começando a aparecer por aí. mas vc acha um 2.4 gasolina 8v bem barato....e dá para transformar em álcool ou até mesmo rodar na gasolina.
concordo com o ge que talvez caiba no cofre do jota...mas o problema continua sendo as relações. apesar que se rodar com um pneu bem ignorante de grande (tipo 37) aí resolve o problema da relação e aumenta o problema dos eixos.
abs
eduvieira
20/05/2010, 00:47
Leo,
Esse 2.4 por 6000 do mercado livre esta bem caro, apesar de ser completo, nao acha?
Por ai encontra com um preço melhor?
Se eu nao achar, vou acabar montando um MWM que tenho desmontado pra rodar com clark + reduzida auverland e eixos carraro originais e ver no que da.
Abs
Edu, você desistiu do AP 2.0?
abraço
Wander
pois é edu, como eu disse é que esse flex ainda é meio novo...devem ter poucos motores desses disponíveis, aí fica caro....mas o gasolina 8v é mais barato com certeza.
abs
eduvieira
20/05/2010, 22:41
Wander,
Nao to achando AP 2.0 injetado pra comprar. Parece mentira mas é verdade, esse motor sumiu do mercado.
Entao me sugeriram o GM 2.4 gas ou flex da S10/Blazer, que tbm nao é facil de achar. Segundo informaçoes, ele tem mais torque em baixa do que o AP e fica muito bom no JPX.
Vc conhece esse motor? O que vc acha?
Wander, temos de encontrar pra eu te entregar a blusa do encontro que vc ganhou no sorteio. Me liga pra gente combinar.
Abs,
Edu
eduvieira
20/05/2010, 22:46
Leo,
Qto vc acha que vale o 2.4 gasolina e o motor 2.4 flex?
O 2.4 flex (acho que todos sao 8 valvulas, nao é?) que o cara do mercado livre ta vendendo é 2009/2010 com 17000km. Segundo ele o motor é novo e esta completo e tudo funcionando. Qto sera que pode pagar nesse motor, vc tem ideia?
Abs,
Edu
Edu, acho q os flex sao 16, com torque em uma faixa um pouco mais alta.
Ha uns 2 anos atras cheguei a ver por 4 contos, completo.
Ano passado no encontro, o valdemar andou no jota do alexandre co
esse motor 8 valvulas, ficou maravilhado....se o opala ja empurr q eh uma beleza, imagina o 2.4 injetado.
Abs
eduvieira
21/05/2010, 00:22
O Alexandre esta bastante satisfeito com o 2.4.
Vou continuar a procura de um, pq o que achei 2010 o cara ta pedindo R$ 5.500,00.
Abs
Edu
Wander,
Nao to achando AP 2.0 injetado pra comprar. Parece mentira mas é verdade, esse motor sumiu do mercado.
Entao me sugeriram o GM 2.4 gas ou flex da S10/Blazer, que tbm nao é facil de achar. Segundo informaçoes, ele tem mais torque em baixa do que o AP e fica muito bom no JPX.
Vc conhece esse motor? O que vc acha?
Wander, temos de encontrar pra eu te entregar a blusa do encontro que vc ganhou no sorteio. Me liga pra gente combinar.
Abs,
Edu
Edu,
Realmente o ap está sumido. Andei dando uma olhada e quando acha é gambiarra e não é injetado.
Quanto ao 2.2 e 2.4, só vejo falarem bem desse motor, mas eu evitaria os 16V.
Depois te ligo e a gente combina, estou gastando muito tempo mexendo no outro jota que comprei. Ainda não consegui terminar o mínimo para poder rodar por ai. Pelo menos a parte mecânica e eletrônica do motor AP está pronta.
abraço
Wander
eu já vinha notado esse sumiço dos APs desde quando comecei a procurar um motor para o meu jota...isso tem fácil uns 3 anos.....
os 16v tem uma faixa de torque um pouco mais alta, mas se só achasse ele, não ia desistir por causa disso....o negócio é ficar de olho para ver se acha um com um bom preço.
abs
netto mietto
21/05/2010, 10:26
galera o motor da s10 2.2 tem torque suficiente para empurrar o jota com sobra é + barato que 2.4
é velho nao sei se vendeu nao custa tentar.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=50098
eduvieira
21/05/2010, 11:10
Leo.
Eu nao sabia que os 2.4 flex eram 16V. Eu nao simpatizo com motores 16V. Vou procurar um 8V que alem de ser mais barato, tem mais torque em baixa, como vc falou.
Abs,
Edu
Eduardo Tescarollo
21/05/2010, 12:13
Leo.
Eu nao sabia que os 2.4 flex eram 16V. Eu nao simpatizo com motores 16V. Vou procurar um 8V que alem de ser mais barato, tem mais torque em baixa, como vc falou.
Abs,
Edu
Os motores da S-10 2.4 são 8V.
Abs
Tem razão eduardo, os 16V são do vectra.
Dizem que é bem fácil achar um 2.2 usado por aí (ou até zero bala em concessionárias).....e talvez dê para fazer dele um 2.4....
abs
eduvieira
22/05/2010, 12:08
Ok, Eduardo. Sendo assim, fico mais tranquilo. Este ultimo motor que me ofereceram é 2.4 Flex 2010. Sendo ele 8V, vou voltar a negociar com o dono.
Abs
Edu
Os motores da S-10 2.4 são 8V.
Abs