Conectar

Ver Versão Completa : adaptação de freio duplo no sistema original jeep rural e f75

antonio umino
01/05/2010, 07:48
alguem conhece ou sabe de algum jeep com pedal original e cilindro mestre do D20 no jeep de forma que sem o hidro fica com o freio bom, pois o sistema é duplo isto frente atraz independente., fiz isso numa camioneta chevrolet brasil, e o freio ficou bem melhor. no jeep deve ficar melhor ainda, estou a adaptar numa f75 vamos ver como fica, no jeep deve ser igual, vou tirar fotos desta adaptação OK,. bravos jipeiros

Robertux
01/05/2010, 22:24
Existe um cilidro mestre americano feito especificamente para o jeep com cicuito duplo. Eu vi um link para o site em algum tópico sobre freios aqui mesmo no forum mas não estou conseguindo achar neste momento. Dê uma procurada que você acha. O único problema é que achei o preço muito alto. Se não me engano só o cilindro mestre, lá nos Estados Unidos, saia mais caro que todo o sistema de pedaleira suspensa já com servofreio e cilindro mestre duplo nacional.

André Luiz Rossetim
04/05/2010, 19:35
alguem conhece ou sabe de algum jeep com pedal original e cilindro mestre do D20 no jeep de forma que sem o hidro fica com o freio bom, pois o sistema é duplo isto frente atraz independente., fiz isso numa camioneta chevrolet brasil, e o freio ficou bem melhor. no jeep deve ficar melhor ainda, estou a adaptar numa f75 vamos ver como fica, no jeep deve ser igual, vou tirar fotos desta adaptação OK,. bravos jipeiros

Eu uso esse sitema no meu Jeep, mas com pedaleira de opala e sem servofreio, como o volume deslocado pelo cilindro da D20 é grande (se não me engano o Ø é 1 1/8"), a força para acionar o freio ficou alta, então refurei a alavanca do pedal, de modo a aumentar o curso necessario e diminuir a força, ai ficou legal.
Creio que as F75 (diferentemente dos Jeeps) tem dois cilindros por roda, e então não creio que esta comparação seja simples teria que se avaliar o diametro e deslocamento deste sistema.

Já esteja preparado com a necessidade de se trocar as porcas das tubulações, pois na D20, assim como na maioria dos carros a rosca é métrica e no Jeep, só pra variar é em polegada, melhor mesmo é trocar toda a tubulação.

Sinceramente não vi vantagem em se usar um cilindro duplo, pois diferentemente da minha intenção qual instalei o sistema, no caso de um flexivel romper-se vc vai continuar ficando sem freio. Vantagens ocorrem qdo se tem freios a disco, com servo e valvulas dosadoras de pressão.

CARLOS SP
04/05/2010, 21:20
Eu uso esse sitema no meu Jeep, mas com pedaleira de opala e sem servofreio, como o volume deslocado pelo cilindro da D20 é grande (se não me engano o Ø é 1 1/8"), a força para acionar o freio ficou alta, então refurei a alavanca do pedal, de modo a aumentar o curso necessario e diminuir a força, ai ficou legal.
Creio que as F75 (diferentemente dos Jeeps) tem dois cilindros por roda, e então não creio que esta comparação seja simples teria que se avaliar o diametro e deslocamento deste sistema.

Já esteja preparado com a necessidade de se trocar as porcas das tubulações, pois na D20, assim como na maioria dos carros a rosca é métrica e no Jeep, só pra variar é em polegada, melhor mesmo é trocar toda a tubulação.

Sinceramente não vi vantagem em se usar um cilindro duplo, pois diferentemente da minha intenção qual instalei o sistema, no caso de um flexivel romper-se vc vai continuar ficando sem freio. Vantagens ocorrem qdo se tem freios a disco, com servo e valvulas dosadoras de pressão.

André,
Por razões de segurança instalei um circuito duplo na minha Band, que tinha o sistema simples. Diferente do que vc informou, vc só ficaria sem freio, se o reservatório fosse unico. Não sei se existe circuito duplo com reservatório único, realmente seria inócuo. O que ocorre é que o circuito duplo também possui reservatório duplo, mesmo que externamente ele aparente ser simples. Por dentro ele possui câmaras separadas, com comunicação elevada, de forma que se metade esvaziar a outra continua cheia ou quase e vc terá condições de efetuar o devido reparo sem risco de acidentes.
Portanto vale a pena investir num circuito duplo sem dúvida.
Abs.

André Luiz Rossetim
05/05/2010, 13:20
André,
Por razões de segurança instalei um circuito duplo na minha Band, que tinha o sistema simples. Diferente do que vc informou, vc só ficaria sem freio, se o reservatório fosse unico. Não sei se existe circuito duplo com reservatório único, realmente seria inócuo. O que ocorre é que o circuito duplo também possui reservatório duplo, mesmo que externamente ele aparente ser simples. Por dentro ele possui câmaras separadas, com comunicação elevada, de forma que se metade esvaziar a outra continua cheia ou quase e vc terá condições de efetuar o devido reparo sem risco de acidentes.
Portanto vale a pena investir num circuito duplo sem dúvida.
Abs.

Eu não falei ficar sem FLUIDO, mesmo continuando cheio um dos reservatórios, ao romper-se um dos flexiveis o pé afunda instantanemente.
A unica vantagem é que ao isolar um dos eixos ainda se tem fluido no sistema do outro eixo para continuar o caminho, mas... estando um dos sistemas sem pressão ambos acabaram ficando sem efeito.

Bom...faz um teste ai... tira o sangrador de UMA das rodas (simulando o rompimento de um dos flexiveis, ou estouro do cilindro da roda) e pisa no freio.
Tenho quase certeza que vc ficará sem freio nas 4 rodas!!!

CARLOS SP
05/05/2010, 22:59
Eu não falei ficar sem FLUIDO, mesmo continuando cheio um dos reservatórios, ao romper-se um dos flexiveis o pé afunda instantanemente.
A unica vantagem é que ao isolar um dos eixos ainda se tem fluido no sistema do outro eixo para continuar o caminho, mas... estando um dos sistemas sem pressão ambos acabaram ficando sem efeito.

Bom...faz um teste ai... tira o sangrador de UMA das rodas (simulando o rompimento de um dos flexiveis, ou estouro do cilindro da roda) e pisa no freio.
Tenho quase certeza que vc ficará sem freio nas 4 rodas!!!

Oi André, tudo bem?
Acabo de tirar essa dúvida com minha esposa, que há algum meses atrás com uma Courier, vazou o cilindro de uma roda. O freio ficou bem mais fraco mas ela pode prosseguir, com segurança, até achar a primeira oficina. Inclusive ela disse que nem precisou usar o freio de mão. Parava normalmente. Só, que como ela percebeu que havia alguma anormalidade lógico que ela andou em velocidade menor. E deve ser isso mesmo, André, pq no cilindro mestre duplo, embora acionados pelo mesmo eixo, são dois cilindros em linha, com circuito de óleo separado. Continuo achando que não fica totalmente sem freio e portanto que vale a pena a adaptação.
Abs.

rodrigo.hoffman
06/05/2010, 00:08
Eu concordo com o André.. Se por uma acaso houver vazamento em algum lugar da tubulação, vc vai ficar sem freio.. Eu recentemente tive um flexivel cortado no meu Uno e qd freie o pé foi la no assoalho.. Sorte eu estar devagar e o freio de mão funcionar, senão ia dar problema :putz:

[ ]´s

André Luiz Rossetim
06/05/2010, 13:30
Oi André, tudo bem?
Acabo de tirar essa dúvida com minha esposa, que há algum meses atrás com uma Courier, vazou o cilindro de uma roda. O freio ficou bem mais fraco mas ela pode prosseguir, com segurança, até achar a primeira oficina. Inclusive ela disse que nem precisou usar o freio de mão. Parava normalmente. Só, que como ela percebeu que havia alguma anormalidade lógico que ela andou em velocidade menor. E deve ser isso mesmo, André, pq no cilindro mestre duplo, embora acionados pelo mesmo eixo, são dois cilindros em linha, com circuito de óleo separado. Continuo achando que não fica totalmente sem freio e portanto que vale a pena a adaptação.
Abs.

Lendo este site http://www.fonferko.com.br/Cilindro%20Mestre.htm, vi a seguinte frase:
Quando há vazamento no primeiro circuito, a pressão entre os circuitos primário e secundário deixa de existir. Isso faz com que o pistão primário encoste no pistão secundário. Agora, o cilindro-mestre se comporta como se houvesse somente um pistão. O segundo circuito funcionará normalmente, mas você pode ver que o motorista terá que pressionar mais o pedal para acioná-lo, com aumento do curso do pedal. Como somente duas rodas têm pressão, a potência de frenagem ficará bastante reduzida.

Provavelmente o que acontece nos nossos carros é a falta de espaço (curso do pedal) para precionar o CM até seu batente.
Talvez esta seja uma grande vantagem em se utilizar CMs menores.

No meu caso eu mudei a relação de alavanca do pedal, para ter um curso menor, porem mais força, e pequei neste detalhe que eu desconhecia.

Agora tvz eu pense na alternativa de usar um CM menor, onde o Ø menor reduzirá a força necessaria a atuação, e compenso isso voltanto a alavanca do pedal para a posição original, garantindo o volume deslocado.

coloma
10/05/2010, 23:48
Bom se alguem tiver o esquema me ajuda pois o meu jipinho ainda é o sistema original e certa vez o tubo zero partiu e foi um problema encostei no fundo de um cros.Imagine o preju

André Luiz Rossetim
12/05/2010, 21:09
Não tem esquema, tem que colocar um cilindro mestre duplo e refazer a tubulação (uma traseira e outra dianteira), agora... se quizer mesmo investir, coloca pedaleira supensa e servo freio, de que carro? qualquer um grande,

Agora se for deixar sem servo freio, não faça a cacada q fiz, usando um cilindro de D20 (carro muito grande) que sem servo freio ficou mto duro. Se td for feito como de ser, se romper alguma tubulação, ou estourar um cilindro de roda, vc vai ficar sem freio somente num eixo e vai ficar com o pedal bem baixo, mas com metade do freio, q é mto melhor do que nada.

Quem vai instalar tem q ver bem se o curso disponivel no pedal vai ser suficiente para acionar ambos os cilindros caso ocorra isso.
Agora vou por freio a disco e servo freio, assim poderei ajustar td o sistema.

Robertux
13/05/2010, 00:02
Achei o link do site americano que vende o cilindro mestre com cicuito duplo para colocar no local original do CJ http://www.kaiserwillys.com/product/2298/willys_mastercylinders
só que custa US$ 225,00 com frete e impostos deve ficar inviavel, mas se quiser duplicar o sistema e manter a originalidade...

Para a Rural e F75 acho que é esse http://www.kaiserwillys.com/product/2299/willys_mastercylinders