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andre_belem
30/04/2010, 21:18
Olá Pessoal,
a turbina do meu Jota está consumindo o óleo do motor. Nada tão grave como postado pelo colega aqui no fórum (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=60038) mas ainda assim está de mando dor de cabeça. O coletor que vai para o motor anda aparecendo melecado de óleo por dentro e agora na última visita a oficina por conta de outros problemas percebi isso.
Tenho notado que o carro está fraco, precisando de demanda na subida. Pode ser a bomba atrasada ou mesmo esse óleo através de uma folga do eixo da turbina.
O problema é que o orçamento que me deram achei absurdo !! (1300 latinhas). Vi que o Waldemar adaptou em alguns superxuds a turbina da S10. Alguém sabe me dizer se foi plug and play ?
O que mais me irrita é que não consigo passar de 80 km com o carro...provavelmente pelo descompasso bomba atrasada e turbina. O carro não apresenta grandes problemas e esses diagnósticos não me pareceram muito definitivos. Por isso peço ajuda ao povo do fórum.
Fico no aguardo.
Abraços
André
andre_belem
30/04/2010, 21:19
ahh mais uma coisa interessante - o bujão de óleo do carter estava com um vazamento chato...o mecânico tirou e adaptou uma "vela" (isso mesmo - uma vela cortada e fechada com massa dos dois lados !). Não ficou ruim não e a rosca deu perfeitamente ! achei curioso e quis comentar, embora ainda vou mandar fazer um bujão em um torneiro.
Andrejur
01/05/2010, 22:27
Adaptei uma turbina da S10 Maxxion no meu. Dá algum trabalho: Flange para o coletor, flange para o escapamento, mangueira com olhal para a entrada de óleo e flange para o retorno de óleo. Gastei uns 500 reais + o preço da turbina T2 da Garret nova.
Abs.
andre_belem
02/05/2010, 19:52
Interessante - eu achei um roubo por aqui só para mexer na turbina. Eu não achoque seja questão de trocar ela....só refazer o eixo (se for apenas isso mesmo).
Agora é um roubo achar que embuxar o eixo, trocar dois retentores e debastar as pontas vale mais de R$ 1.000,00 !!!!! Fiz mecânica no colegial e sei fazer isso com as mãos nas costas...infelizmente me falta TEMPOOOOO senão faria eu mesmo. (sem querer desmerecer os mecânicos...mas precisam cair na real).
Vou olhar a Garret (é uma 44 ??)
Andrejur
02/05/2010, 23:21
A Garret é T2 47(acho que é isso). Da S10 com motor Maxxion 2.5.
O problema da turbina original Ihi é que não existem peças de reposição no mercado segundo dizem os especialistas. Acho que não vale a pena gastar dinheiro numa turbina já muito usada e desgastada.
Abs.
Martin Melcop
03/05/2010, 08:25
Andre (belem),
Se vc quiser podemos fazer um rolo na minha turbina, estava funcionando sem problemas no meu carro.
A Garret é T2 47(acho que é isso). Da S10 com motor Maxxion 2.5.
O problema da turbina original Ihi é que não existem peças de reposição no mercado segundo dizem os especialistas. Acho que não vale a pena gastar dinheiro numa turbina já muito usada e desgastada.
Concordo em genero, número e grau (inclusive na referencia da turbina)....e acrescento: a IHI é uma turbina para motores Otto, com alto giro, ela não mantem a pressão e demora a encher...a turbina garret (essa .47) deixa o XUD um canhão.....enche rápido e aumenta bem o torque em baixa.....só que....não pode se empolgar, senão o XUD original vai pro saco....
a adaptação é essa mesmo, flange no coletor e no escapamento....
abs
andre_belem
04/05/2010, 06:49
Olá...valeu pelas dicas.
Alguma idéia de custo ? estou começando a ter dor de cabeça em excesso com o carro.
Hoje? Nao tenho a menor ideia. Na epoca, uns 4 anos atras, gastei uns 1500, mas acho que essas turbinas hoje esta bem mais baratas.
Abs
wilson ghetti
04/05/2010, 10:42
Entre em contato com:
www.turboanhanguera.com.br (http://www.turboanhanguera.com.br)
Atendimento, preço e produtos nota 10.
[ ]'s Sem comissão:lol:
Andrejur
04/05/2010, 11:56
Veja o custo na minha mensagem anterior: R$ 1210,00 da turbina + uns R$ 500,00 no torneiro(flanges) e mangotes( entrada e saida de óleo).
Abs.
Olá...valeu pelas dicas.
Alguma idéia de custo ? estou começando a ter dor de cabeça em excesso com o carro.
Andre, em sp essas coisas costumam ser mais baratas....com certeza essa que o wilson indicou é uma das mais famosas.
abs
wilson ghetti
05/05/2010, 11:40
Comprei a turbina(Garret 0 Km.), o coletor(motor AP), mangueira do óleo...tudo por R$900,00 com garantia de 12 meses.
[ ] 's Wilson Ghetti
andre_belem
05/05/2010, 12:13
pois é..entrei na página deles agora...interessante ! mas os R$ 900,00 tá bem abaixo do preço que eles colocam de kit. Foi alguma turbina diferente ?
estou pensando se recondiciono a minha IHI ou se parto logo para a Garret .47/.48
Leo, se vc ver essa msg - qual a pressão que normalmente ela enche para o XUD ? li em algum lugar que é 0.6
Vou orçar com a Anhanguera incluindo um manômetro.
Abraços
cara, acho que o original era 0,6kg. o problema da ihi é que ela enche em alta, enquanto essa garret enche em baixa....logo, vc sente logo o torque. além disso, na hora de dar manutenção, qq coisinha na IHI custa mais de 1000 enquanto na garret é bem mais barato.
abs
wilson ghetti
05/05/2010, 14:32
pois é..entrei na página deles agora...interessante ! mas os R$ 900,00 tá bem abaixo do preço que eles colocam de kit. Foi alguma turbina diferente ?
estou pensando se recondiciono a minha IHI ou se parto logo para a Garret .47/.48
Leo, se vc ver essa msg - qual a pressão que normalmente ela enche para o XUD ? li em algum lugar que é 0.6
Vou orçar com a Anhanguera incluindo um manômetro.
Abraços
Amigo, eu não comprei o kit:parede: e sim descreví as peças:twisted:, comprei em nov/09, liga lá e fala com uma pessoa que eu não lembro o nome dele:roll:, mas ele tem a voz bem rouca e e´a pessoa mais técnica, ele vai te oferecer várias opções...só lembrando, não represento essa empresa, somente adquiri esse produto para o meu J, se eu disse que paguei os R$900,00 voce pode acreditar sem desconfiança:concordo:...valeu?
[ ]'s:mrgreen:
andre_belem
05/05/2010, 15:28
sem stress rsrsrs só achei realmente bem barato comparado com os kits da página. Vou ligar para lá sim embora ainda precise de $$$ para isso.
Abratz
Aqui em BH, eu comprei a turbina da S10 (.47 / .48) Garret com o conjunto ROTATIVO NOVO e CARACOIS USADOS por R$800,00. 6 meses de garantia.
andre_belem
05/05/2010, 21:43
puxa ! isso seria fantástico ! mas o que vc fez com as flanges ? teve que fazer ?
estou achando muito caro a mão de obra aqui. Penso em eu mesmo fazer a desconexão do sistema aqui em casa e mandar a turbina para medir o acoplamento e ver as flanges.
Meu problema é ficar sem carro por um tempo até organizar isso.
Por acaso vc está usando o XUD original ? penso que um intercooler seria interessante na mudança para a Garret.
Abraços
puxa ! isso seria fantástico ! mas o que vc fez com as flanges ? teve que fazer ?
estou achando muito caro a mão de obra aqui. Penso em eu mesmo fazer a desconexão do sistema aqui em casa e mandar a turbina para medir o acoplamento e ver as flanges.
Meu problema é ficar sem carro por um tempo até organizar isso.
Por acaso vc está usando o XUD original ? penso que um intercooler seria interessante na mudança para a Garret.
Abraços
Andre,
Assim como vc, eu conserto a maioria dos problemas do meu jota, aliás, só levei numa oficina até hoje para sacar o pivô do diferencial e mesmo assim o meca "ferrou" tudo na marreta e calor com massarico.
O que fiz primeiro foi comprar a turbina. Na loja, que também recupera turbinas, pedi ao vendedor um caracol quente quebrado, mas com a flange em boas condições (parte do coletor). Serrei a flange do caracol e serrei também parte da flange do coletor de escape. Ai foi só soldar com eletrodo para ferro fundido. Só ficou com um probleminha. A turbina só sai do motor junto com o coletor (quando adaptei a turbina o motor estava fora do veículo).
Mas te falo uma coisa, o procedimento é chato porque a turbina é maior que a original e então fica apertado no espaço disponível. A descarga também foi um pouco complicado porque coloquei o tubo com 2,5". Mas acredito que se levar em uma loja que trabalha com adaptação de descarga, eles conseguem fazer numa boa. Fica mais caro porque eles pegam um cano inteiro, de um veículo qualquer, para retirar as curvas.
O intercooler eu instalei um do Tempra, cheguei a comprar um de Land Rover mas ficou grande, mesmo porque eu não queria levantar a carroceria. Então baixei o suporte do filtro de ar e posicionei o intercooler logo acima do filtro.
Ha, o motor é original, Super XUD.
abs
Wander
andre_belem
06/05/2010, 10:24
Wander,
duas perguntas: como você fez o balanceamento do eixo ? e o encaixe da flange que vai no motor ?
O cofre do Jota é bem apertado ali mas eu retirei uma parte da lateral e fiz um encaixe de ferro aparafusado. Assim dá acesso mais fácil aquela parte do motor.
abraços
André,
Não entendi, o balanceamento do eixo a que vc se refere é o eixo da turbina? Se for, o conjunto rotativo é novo e vem balanceado, apenas as carcaças (caracois) é que são usados.
A flange que vai no motor (vai no coletor de descarga) eu consegui um caracol "quente" ja estragado igual ao da turbina a ser adaptada, cortei a flange e soldei no coletor original do jota. Dessa forma a flange do coletor de descarga ficou igual a da turbina.
Postei três fotos da turbina, sendo que em uma das fotos está circulada a flange (suporte) que estou falando.
Se não for isso que eu entendi, por favor, pergunte novamente.
abs
Wander
andre_belem
06/05/2010, 19:16
Poxa Wander...ficou super bom, hein ? agora eu entendi sobre o conjunto balanceado.
É uma boa opção. Semana que vem vou começar a planejar a mudança do meu conjunto turbo. Vou manter o post e colocando as atualizações.
Abraços
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