PDA

Ver Versão Completa : Consumo do Vitara

Rui Lopes Carvalho
29/04/2010, 16:52
Pessoal,
Comprei recentemente um Vitara 99/00, 2 p, 1.6, 16V, autom., fiz uma revisão geral trocando velas, filtros, óleos, correias e pastilha, está com 56 mil km rodado, o carro é show, porém, está fazendo uma média de 6 km/litro na cidade, o consumo é esse mesmo? :parede:
Aguardo dicas e informações.
Abraços.
Rui
NJC-179

nanito
29/04/2010, 20:52
Pessoal,
Comprei recentemente um Vitara 99/00, 2 p, 1.6, 16V, autom., fiz uma revisão geral trocando velas, filtros, óleos, correias e pastilha, está com 56 mil km rodado, o carro é show, porém, está fazendo uma média de 6 km/litro na cidade, o consumo é esse mesmo? :parede:
Aguardo dicas e informações.
Abraços.
Rui
NJC-179
Primeiramente: seja bem vindo ao clube.

Segundamente: use o botão de pesquisa e você encontrará uma enxurrada de tópicos sobre isso.

Terceiramente: se estiver usando pneus originais, o consumo está ligeiramente elevado.

Abraço!

Rui Lopes Carvalho
30/04/2010, 12:18
Primeiramente: seja bem vindo ao clube.

Segundamente: use o botão de pesquisa e você encontrará uma enxurrada de tópicos sobre isso.

Terceiramente: se estiver usando pneus originais, o consumo está ligeiramente elevado.

Abraço!
Nanito,
Valeu pela atenção.
Dei uma pesquisada, porém não encontrei respostas diretas sobre o consumo do vitara igual ao meu, na verdade sei que o modo de dirigir, engarrafamentos, qualidade do combustível, etc. tudo reflete no consumo, porém gostaria de conhecer o consumo médio dos demais para fazer um comparativo.
Quanto aos pneus, estava c/ originais, depois troquei pelo BF AT 215/75/15 e não houve alteração no consumo.
Já passei a usar gasolina aditivada e nada mudou.
O que me assusta é que tenho um Troller 3.0 (diesel) e faz 9 km/l na cidade c/ ar.
Abs.

andre veiga
30/04/2010, 14:28
Rui,

Acho que seu carro esta gastando muito.
tenho um igual (98), com os mesmos pneus, ele faz uns 10~11 km/l na estrada, e uns 7 aqui na cidade.
Mas tem que ver que estrada aqui é sinonimo de serra, e rua em OP... melhor não comparar... rsrs
Acredito que o seu tinha que fazer no mínimo a mesmo que o meu.
Um carro com 10~11 anos e 56mil km... deve estar tudo travado - valvulas, pistões, etc - por dentro do motor.
Normalmente os carros que compro vêm assim mas depois de "passar por mim", ele soltam e ficam mais econômicos, eu uso mas não abuso, ao contrário de muitos que usam só em "marcha lenta".

jipezuki
30/04/2010, 16:00
Realmente o consumo está alto.Tenho um 97 com pneus nas medidas do seu fazendo 9,5 km/l, porém é cambio manual e uso muito a banguela.....

Tente abastecer num posto diferente para verificar se não pode ser o combustível, já que as velas e o resto já foram revisado.

Cláudio Faria
30/04/2010, 20:01
Tenho um Vitara 97, 1.6, 16V, 5p manual, comprei o meu tem pouco tempo. Faz próximo de 10/litro (por vezes até mais...). Na verdade, fiquei até surpreso. minhas expectativas era de um carro mais beberrão.:dance: Só me assustei numa viagem cheio de tralha e com a família toda. A carro pesado bebe muito!

Rui Lopes Carvalho
04/05/2010, 12:22
Realmente tá difícil chegar a uma conclusão desse consumo excessivo, pois até de posto e tipo de combustível já troquei.
Vou testar andar mais forte na estrada, pode ser que limpe/regule alguma coisa, como o carro era de mulher que andava na cidade pode estar "preso".
Valeu!
Abs.

nanito
05/05/2010, 13:59
Realmente tá difícil chegar a uma conclusão desse consumo excessivo, pois até de posto e tipo de combustível já troquei.
Vou testar andar mais forte na estrada, pode ser que limpe/regule alguma coisa, como o carro era de mulher que andava na cidade pode estar "preso".
Valeu!
Abs.
Não custa tentar...

verifica se o cabo do freio de mão não está emperrado, hehehe. Isso acontece nos vitaras mais antigos.

Rodrigo-PG
06/05/2010, 10:44
Prezado,

Meu vitara 1997, 1.6, 8v, automático, com pneu 235/75/15, e todo revisado, faz em média de 6 a 7 km/litro na cidade.

Att,

Be Trindade
06/05/2010, 10:55
No meu com pneus 30'' da geninho e snorkel está fazendo de 7,5 a 8,5 na cidade... andando com o péé ultra leve!

nanito
06/05/2010, 12:46
Consumo é um assunto que todo vitareiro gosta de falar né?! O cara lá tá perguntando sobre o consumo do GV e a vitarada já sai berrando 6 POR LITRO! hahahaha!

Só pra enriquecer o assunto de sempre:

O meu tá fazendo 6km/l na cidade, carburado (carburador sujo e acelerado indo pra limpeza semana que vem), automático com pneu 31"

Abraços cambada!

BTMEC
01/06/2010, 19:49
Olá pessoal,

meu vitara 5P tava fazendo 8,5 e agora só faz no máx 7,5.

Então eu tenho duas perguntas, Motor fora do ponto pode influenciar no consumo? E válvulas desreguladas também?

Obrigado e até mais...

nanito
01/06/2010, 19:56
Olá pessoal,

meu vitara 5P tava fazendo 8,5 e agora só faz no máx 7,5.

Então eu tenho duas perguntas, Motor fora do ponto pode influenciar no consumo? E válvulas desreguladas também?

Obrigado e até mais...
Com certeza!

Motor fora do ponto, sujeira, vela velha, cabo de vela velho, filtro de ar sujo, filtro de combustível sujo, todas essas porqueiras influenciam no consumo.

No meu motor to pensando em abastecer com aqueles Bardahl ou STP de limpeza do sistema, alguns dizem que não adianta nada, outros dizem que é bom. Eu sempre abasteço com aditivada e mesmo assim meu carburador tava uma sujeira danada, por isso testarei esse aditivo pro combustível. Mal não deve fazer né?

Abraços!

BTMEC
01/06/2010, 20:02
Pois é nanito, mal não deve fazer. Mas tudo q vc falou é novo, cabo de vela, vela, filtro de ar e conbustível e acabei de trocar o óleo do motor, só estou na dúvida com relação ao ponto do motor e a regulagem das válvulas.

Valeu mesmo.

nanito
01/06/2010, 20:04
Pois é nanito, mal não deve fazer. Mas tudo q vc falou é novo, cabo de vela, vela, filtro de ar e conbustível e acabei de trocar o óleo do motor, só estou na dúvida com relação ao ponto do motor e a regulagem das válvulas.

Valeu mesmo.
Então deve ser isso mesmo! Fala com o teu méca, não deve ser muita mão de obra isso! Eu vou trocar uma idéia com meu mecânico pra ver se tem necessidade de mexer nas válvulas do guaxinim!

Abraço!

Giovanni Morano
05/06/2010, 17:45
Estou de intruso aqui e não aceito meu carro(GV2.0) fazendo em media 6.0 a 6.5:putz:, por litro! Pneus originais, Automatico...o que faço? acho que cou esquecer isso e ser feliz!

Rui Lopes Carvalho
05/06/2010, 21:38
Estou de intruso aqui e não aceito meu carro(GV2.0) fazendo em media 6.0 a 6.5:putz:, por litro! Pneus originais, Automatico...o que faço? acho que cou esquecer isso e ser feliz!
Giovanni,
Fique à vontade, tb estou revoltado c/ meu vitara 1.6 16v aut. tudo trocado, revisado e regulado, depois de alguns tanques, não passou de 6,5 km/l na cidade s/ ar cond. Talvez melhore um pouco na estrada, mas como não viajo c/ ele, pois tenho outro carro a diesel, só resta andar pouco.

Giovanni Morano
06/06/2010, 23:08
Giovanni,
Fique à vontade, tb estou revoltado c/ meu vitara 1.6 16v aut. tudo trocado, revisado e regulado, depois de alguns tanques, não passou de 6,5 km/l na cidade s/ ar cond. Talvez melhore um pouco na estrada, mas como não viajo c/ ele, pois tenho outro carro a diesel, só resta andar pouco.

É Rui, assim fico mais tranquilo...
Vou esquecer isso e ser feliz!
Essas vitaras tem alma! hehe umas são mais dengosas e preguisosas que outras!:-P

RicardoM
12/06/2010, 18:36
Após finalizar todos os ajustes no meu motor AP 1.8 MI, incluindo remapeamento da central para ganhar mais torque em baixas rotações, consegui uma média de 10,4 km/l, recorde de economia do fubika.

BTMEC
14/06/2010, 07:45
Após finalizar todos os ajustes no meu motor AP 1.8 MI, incluindo remapeamento da central para ganhar mais torque em baixas rotações, consegui uma média de 10,4 km/l, recorde de economia do fubika.

Olá Ricardo...Parabéns pela adaptação, muito bom o consumo.

Esse consumo é na estrda ou na cidade, com AC ligado ou desligado?

Fala aí pra gente...

RicardoM
14/06/2010, 12:50
O consumo é na cidade sem o AC, que ainda estou instalando. Infelizmente ainda não fiz o teste na estrada, pois gosto pra caramba de viajar, mas logo logo vou fazer o teste.

Abraços,

Ricardo Madureira

Olá Ricardo...Parabéns pela adaptação, muito bom o consumo.

Esse consumo é na estrda ou na cidade, com AC ligado ou desligado?

Fala aí pra gente...

BTMEC
14/06/2010, 18:17
Então o consumo tá muito bom, parabéns.

Posta os próximos resultados...

RicardoM
14/06/2010, 18:24
Provavelmente o consumo irá aumentar futuramente, pois para o motor AP existem muitos recursos para ganho de torque e potência.
E já está na minha lista a aquisição de um comando de válvulas que beneficia o carro em baixas rotações, como uma polia regulável do comando, que pode ser enquadrada para ganho de torque em baixas ou altas rotações, consequentemente acho que o consumo aumentaria um pouco, mas em contra partida o vitarinha vai ficar forte pacas.
Imaginem isso associado a uma x-crawler!!!

Ney
01/09/2010, 17:20
Salve Galera,

Faz tempo que não participo aqui.

Li um post onde o cidadão comentou que o consumo do carro dele diminuia quando a namorada dele dirigia o carro, a única diferença é que ela esticava mais as marchas.

Meu Vitara, 97, 5 portas, 1.6 16, tava fazendo 7,5 a 8 na cidade, sem ar.

Mudei a forma de dirigir, agora eu estico as marchas até 3000 rpm, o resultado é que o motor não apanha quando eu passo a próxima marcha, ela entra mais cheia.

O resultado me surpreendeu, o carro esta fazendo cravados 9 Km/l na cidade, sem ar.

BTMEC
01/09/2010, 18:57
Eu também estou testando esta teoria, trocando a marcha com o motor mais cheio, li em algum lugar que o consumo está relacionado a abertura da borboleta, e percebi que em alta rotação não precisa pisar tanto no acelerador.

Semana passada fiz uma viagem Natal-Recife-Natal, e consegui uma média de 11,1 km/L com AC desligado e sempre mantendo a 120km/h e nas subidas em 4ª marcha com motor cheio.

Agora estou vendo a média na cidade, depois posto o resultado.

Valeu.

whirt
10/09/2010, 22:27
eu ando sempre com o motor mais cheio , pois gosto de ouvir o ronco!!!:twisted::twisted::twisted:

e percebi que ele acaba fazendo a média melhor assim , pois apanha menos!

o meu ta fazendo de 8,5 na cidade , e 10,5 na estrada, tudo sem ar!!!
e na trilha depende muito do tipo da trilha!!!:twisted::twisted::twisted::twisted:

BTMEC
11/09/2010, 09:42
Olá pessoal, fiz a média na cidade...

7,8km/l com AC ligado e motor cheio...

sempre monitorando...

valeu.

Bandinho
11/09/2010, 18:22
Comprei dia 06/9 em Sp um GV, 2p, 1.6, MT, 2002. Na Dutra de Sp ao Rio viajando entre 80 e 110km, marquei duas vezes, 11,00 e 11,20 me surpreendeu, gostei. Agora está fazendo uma revisão.
Abs

Rangel4x4
14/09/2010, 19:39
No meu com pneus 30'' da geninho e snorkel está fazendo de 7,5 a 8,5 na cidade... andando com o péé ultra leve!
O snorkel faz aumentar o consumo?

BTMEC
26/07/2011, 17:24
Olá pessoal,

a uns dias que percebi um diferença de consumo, quando abasteço com o ponteiro acima de meio tanque a média é 10km/l mas se deixo cair até 1/4 de tanque a media cai pra 8km/l.

Alguem já percebeu esse tipo de coisa?

BTMEC
26/07/2011, 19:40
Olá pessoal,

um amigo forista me fez algumas pergutas e decidi postar uma tabelinha que costumo usar. Consegui faz tempo na net e fui adaptendo as necessidades.

alsafe
26/07/2011, 23:29
Muito maneiro!!! vlw!!!

Olá pessoal,

um amigo forista me fez algumas pergutas e decidi postar uma tabelinha que costumo usar. Consegui faz tempo na net e fui adaptendo as necessidades.

BTMEC
27/07/2011, 18:46
Olá pessoal,

a uns dias que percebi um diferença de consumo, quando abasteço com o ponteiro acima de meio tanque a média é 10km/l mas se deixo cair até 1/4 de tanque a media cai pra 8km/l.

Alguem já percebeu esse tipo de coisa?

E aí pessoal,

alguém já notou isto?

Quando o ponteiro chega no meio despenca até chegar a perto da reserva...

Ash & Eek
23/08/2011, 17:55
E aí pessoal,

alguém já notou isto?

Quando o ponteiro chega no meio despenca até chegar a perto da reserva...

Isso acontecia numa fiorino que eu tinha. O ultimo 1/4 do tanque sempre descia mais rápido do que o resto. Mas isso provavelmente (não tenho certeza) é porque a bóia do tanque não tem precisão. Não é o carro que bebeu mais no final, é a marcação que não estava adequada.

O ideal é encher o tanque, zerar o marcador, rodar uma quantidade, e mandar completar de novo. Aí você tira sua média de acordo com o quanto que você andou e o quanto teve que completar de novo. Voce pode tentar fazer isso primeiro rodando até meio tanque e depois rodando até chegar na reserva. Não dá pra tirar médias olhando pro ponteiro.

Eek

BTMEC
27/11/2012, 07:59
Olá pessoal,

só pra manter o tópico atualizado.

No último FDS fiz uma viagem RIO - Conselheiro Lafaiete-MG - RIO via BR-040

AC: ligado
Velocidade: 110 - 120km/h
Consumo: 10,3km/l

Condições: Filtro de ar K&N, velas de Iridium, cabo de silicone 8.8mm, 4ª marcha e motor cheio nas subidas e feito um serviço a pouco tempo, segue o tópico: www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/68059-falha-na-aceleracao-do-vitara-6.html

...

mairo
27/11/2012, 08:26
boa média, tive um vitara automático, era fraco e beberrão! depois comprei um mecanico, consegui máximo 11km/l na estrada com pneus 235/75 R15 vj900! agora com motor AP não fiz média ainda!
mas o fato de esticar as marchas é fato que melhora o consumo, carros pesados ou com pneus grandes tem que andar a uma velocidade um pouco maior para ficar mais solto! Faça o teste em uma bicicleta de marchas, ande bem devagar com uma marcha bem longa (coroa grande x pinha pequena) e veja o quanto de força vc tem que fazer para andar na bicicleta devagar nesta marcha, consome muito mais sua energia, se vc trocar a marcha por uma mais curta ou aumentar a velocidade o esforço diminui e poupa-se gasto de energia! srsrsrrsrsrs ótima teoria! hehehe

BTMEC
27/11/2012, 11:54
Gostei da Teoria

BTMEC
13/02/2013, 09:12
Só pra não deixar o tópico morrer...

Viagem do carnaval Itaguaí-RJ / Pindamonhangaba-SP / Itaguaí-RJ pela Dutra.

AC: Ligado
Velocidade: 120Km/h
Média: 9,5 na ida e 9,4 na volta (estrada)

mauricio_silva
13/02/2013, 10:42
Olá.
O consumo de um veículo não é assim tão estável. Lembrando que a nossa gasolina tem álcool numa porcentagem que pode chegar a 25%. Não tem jeito, cada motor (se não for dos mais modernos, do tipo multi combustível) vai se comportar de uma maneira. E o consumo pode ir lá para cima. O que ajuda (pode ajudar...) é fazer regulagens periódicas do motor, procurando sempre um ponto ótimo de trabalho. É o mesmo tipo de regulagem que é feita quando da inspeção veicular de São Paulo.
[]s.

Só pra não deixar o tópico morrer...

Viagem do carnaval Itaguaí-RJ / Pindamonhangaba-SP / Itaguaí-RJ pela Dutra.

AC: Ligado
Velocidade: 120Km/h
Média: 9,5 na ida e 9,4 na volta (estrada)

Gbarbosa
22/02/2013, 17:45
Meu Vitarinha 1.6 8V com esta nossa gasolina batizada faz no máximo 8,5 na cidade e 10 na estrada.....