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Ver Versão Completa : Adaptação de V8 e câmbio compatível.



FábioGondim
27/02/2005, 23:24
Pessoal, estou disposto a realizar um sonho que tenho há uns dezessete anos. Sempre quis ter um jipão bem equipado e, com ele, pegar umas trilhas, visitar umas cachoeiras, etc. Isso não foi possível até agora, mas, estou achando que chegou minha vez.
Estou querendo comprar um jeep 82 ou 83, já com chassis reforçados, pedais suspensos e em boas condições. Em seguida, eu iria instalar nele um motor bem potente, câmbio sincronizado, macio, direção hidráulica, etc, etc.
Estou pensando no motor Ford 302 V8, com injeção eletrônica (não agüento nem pensar em carburador). Não sei contudo, que câmbio e transmissão eu uso. Nos sites americanos a gente encontra tudo, mas, aqui, é difícil. Por exemplo, achei, num site bem bacana, que a caixa T18 ou 19 resolveria meu problema; a T176 seria ótima, pois dispensaria adaptações, embora seja menos resistente. Falam, também, que a Dana 300 é a melhor transmissão que existe, mas a Dana 18 resolveria o problema. Tendo em vista que sou novo no assunto, estou perdido. Além disso, quero instalar só coisas que eu encontre no Brasil com certa abundância.
Alguém sabe que modelo de veículo vem equipado com essas caixas aqui no Brasil? Onde encontro os suportes para o motor? Alguma dica extra?

Valeu, um abraço para todos!

Não sei se já conhecem, mas olhem que legal...

www.novak-adapt.com

Milton Araujo
28/02/2005, 00:13
salve companheiro! em relacao aos suportes para o motor, tu jah deu uma olhada no site donatti4x4??? nao sei se ajuda, tem bastante coisa boa lá....se falei bobagem me desculpe...abraco

Aurélio
28/02/2005, 06:36
Fábio,

Boa sorte na empreitada. Tenho certeza de que vai conseguir.
No link abaixo tem rolou uma discussão sobre o assunto, sendo que um dos posts tem em anexo uma reportagem da 4x4&Cia de Agosto de 1997 sobre uma adptação de V8 em CJ5
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3267&highlight=
No site abaixo tem umas fotos sobre essa adaptação
http://www.v8tracaoecia.hpg.ig.com.br
Por fim, uma página sobre outro Jeep com V8 que tem as características que vc procura: http://www.moura.eng.br/Yeti/index.html#
Detalhe: Esse último esteve a venda até pouco tempo atrás no Mercado Livre.
Antes que eu esqueça: o link que vc mandou é show de bola!
É isso.

CJ 60
28/02/2005, 19:28
Fábio,

No site abaixo tem umas fotos sobre essa adaptação
http://www.v8tracaoecia.hpg.ig.com.br



Esse V8 ai desta reportagem fica na cidade ao lado da minha, mandei meu cj esses tempos lá pra fazer um serviço.. o kra manda mto bem na adaptação... já vi de perto esse V8 na trilha.. é simplesmente animal...

qquer coisa o tel dele é (19) 3869-7769 Fernando

:wink:

FábioGondim
28/02/2005, 23:54
Fábio,

Boa sorte na empreitada. Tenho certeza de que vai conseguir.
No link abaixo tem rolou uma discussão sobre o assunto, sendo que um dos posts tem em anexo uma reportagem da 4x4&Cia de Agosto de 1997 sobre uma adptação de V8 em CJ5
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3267&highlight=
No site abaixo tem umas fotos sobre essa adaptação
http://www.v8tracaoecia.hpg.ig.com.br
Por fim, uma página sobre outro Jeep com V8 que tem as características que vc procura: http://www.moura.eng.br/Yeti/index.html#
Detalhe: Esse último esteve a venda até pouco tempo atrás no Mercado Livre.
Antes que eu esqueça: o link que vc mandou é show de bola!
É isso.

Eu vi algumas fotos de adaptação do motor 302 V8 e o cara teve que cortar o firewall, o que não me agradou. Já vendo no site cujo link eu encaminhei, percebi que ninguém mexeu com o firewall. Nesse site que você me mandou, o V8tracaoecia, também parece que ninguém mexeu no firewall. O Jeep americano tem um cofre maior? Ou dá para adaptar um motor Ford small block sem problemas?
Afinal, é ou não é necessário cortar o firewall para adaptar o motor Ford 302 V8 num Jeep Ford 1982/3?
Outro detalhe, onde encontro um câmbio que suporte o torque? T18, T19, etc?

Aurélio
01/03/2005, 06:10
Outro detalhe, onde encontro um câmbio que suporte o torque? T18, T19, etc?

Fábio,

O Azad, dono da Winchtech ( http://www.winchtech.com.br ) estava vendendo a mecânica completa do CJ7, incluindo uma transmissão T19. Até onde sei, aceitava vender em separado.


[]'s

ribon
01/03/2005, 09:21
Fábio,

Veja com o Leopoldo (aqui do forum), ele tem um CJ-5/6 com mecanica V8.

O cofre do CJ-5 americano é maior que o nacional, não sei após que ano.

Espero ter ajudado.

FábioGondim
01/03/2005, 23:21
Fábio,

Veja com o Leopoldo (aqui do forum), ele tem um CJ-5/6 com mecanica V8.

O cofre do CJ-5 americano é maior que o nacional, não sei após que ano.

Espero ter ajudado.

Mas, fiquei sem entender. Afinal, as fotos que vi sobre a instalação do Ford V8 não mostram cortes no firewall. É isso mesmo?

Li, na internet, que o motor Chevrolet V8 305 é mais curto do que o Ford e, por isso, pode se encaixar melhor no cofre... confere?

Obrigado pelas informações. Tenham paciência comigo que sou novato, gente!!

leopoldo
02/03/2005, 09:13
1- Ford V8 small block no CJ 5 com firewall brasileiro: dependendo da posição do motor, do corte na grade + radiador, da polia com ou sem o ar condicionado, tem que cortar o firewall e ajustar na posição do acelerador do jeep pois o cabeçote do lado do motorista pega na curvatura do firewall.

2- Após 76, o CJ5 americano tem chassis mais logo e com isso capo e paralamas: Ficou fácil colocar V8

Marcos Ojeda
02/03/2005, 09:20
Tenho um amigo vendendo um CJ5 ano não sei acho que é 58, o chassi é lindo a carroceria está muito boa, o motor e um V8 do Dodge 318 carburado , esta sem tração, e ele não tem interesse em ficar mais com o Jeep, estana pedindo 9 paus está em =Atibaia

FábioGondim
02/03/2005, 20:41
1- Ford V8 small block no CJ 5 com firewall brasileiro: dependendo da posição do motor, do corte na grade + radiador, da polia com ou sem o ar condicionado, tem que cortar o firewall e ajustar na posição do acelerador do jeep pois o cabeçote do lado do motorista pega na curvatura do firewall.

2- Após 76, o CJ5 americano tem chassis mais logo e com isso capo e paralamas: Ficou fácil colocar V8

1 - A idéia é colocar direção hidráulica sim. Penso até em ar-condicionado, como em jeeps americanos. Bem, se precisar cortar o firewall, não corre o risco de a alavanca de câmbio ficar atrás demais também?!

2 - E os motores Chevy, são mais curtos quase 5cm... será que cabem no cofre sem maiores problemas?

3 - As fotos que me mandaram é, realmente, de v8 sendo instalados sem cortar o cofre ou não?

4 - Que câmbio seria recomendável para um motor desses. Queria um câmbio de 4 velocidades e que fosse fácil de encontrar por aí, para facilitar a manutenção.

Valeu! Mais uma vez, muito obrigado.

Leopoldo, estava vendo as fotos do seu jeep. Mudou tudo, hein?! Não aproveitou nem o chassi direito... Ficou bom?

[]s

ribon
03/03/2005, 07:15
Fábio,

Sei que os Dodge 318 usam o cambio clark 4m (260F), o mesmo que equipavas as C-10 e relacionadas.

É um cambio muito comum é relativamente barato.

De uma olhada em www.hotpa.com.br

Abraço.

leopoldo
03/03/2005, 09:46
1 - A idéia é colocar direção hidráulica sim. Penso até em ar-condicionado, como em jeeps americanos. Bem, se precisar cortar o firewall, não corre o risco de a alavanca de câmbio ficar atrás demais também?!

A direção hidráulica usa a mesma polia da bomba dágua.

O ar condicionado que era opcional......esse é conectado atraves de uma polia extra aparafusada no miolo da primeira. Só que consome mais 2 polegadas de espaço no cofre.

Quanto á posição da alavanca, isso depende do cambio/adaptação que você vai usar. Nem todos tem a alavanca saindo data tampa como a do jeep.


2 - E os motores Chevy, são mais curtos quase 5cm... será que cabem no cofre sem maiores problemas?

Isso eu não sei dizer. Mas 5 cm fazem muuuita diferença lá dentro. O problema fica com a transmissão.


3 - As fotos que me mandaram é, realmente, de v8 sendo instalados sem cortar o cofre ou não?

sei lá. não ví as fotos. vou ver.



4 - Que câmbio seria recomendável para um motor desses. Queria um câmbio de 4 velocidades e que fosse fácil de encontrar por aí, para facilitar a manutenção.

Para o Ford V8, recomendo só os cambios que nasceram com ele: ou o automático ou os cambios mecanicos de 3 ou 4 marchas.



5- Estava vendo as fotos do seu jeep. Mudou tudo, hein?! Não aproveitou nem o chassi direito... Ficou bom?

Modificações desse porte não são simples mesmo. Ainda nem acabei o meu pacote de ideias. Só parei um pouco por falta de verba. Quanto ao resultado, estou satisfeito, mesmo ainda fazendo modificações. Entenda que para um cara que faz tudo isso como eu, nunca vai estar tudo OK porque sempre surgem novas ideias. E uma ideia leva a outra e então.....................não tem fim.

jose neto
03/03/2005, 18:24
Alguém já usou ou sabe que tem esta configuração.....surgiu uma idéias
lendo este tópico, será que seria viável?