Ver Versão Completa : Que motores cabem no Cj2?
Ai galera, estou fazendo uma reforma geral no meu Jeep 51, e gostaria de saber que motor ficaria "brabo" no brinquedo :twisted::twisted::twisted::twisted:.
Acho que o maior problema é caber um motor maior no Cj2.
Hoje tenho um conjunto com opala 4cc, clark 5 marchas e adaptação da DeepTec.
Sei que o conjunto é bom, porém acho que deve ficar fraco com pneus 33 ou maiores, por isso estou pedindo ajuda aos nossos amigos do forum com sugestões.
Entrei no site da DeepTec e lá diz que esse Kit pode ser adaptado em motores AP, chevrolet 4 e 6cc (S10 e Blazer), o no Ford Argentino da F1000.
Por favor me ajudem...
Valeu!:concordo:
Ai galera, estou fazendo uma reforma geral no meu Jeep 51, e gostaria de saber que motor ficaria "brabo" no brinquedo :twisted::twisted::twisted::twisted:.
Sei que o conjunto é bom, porém acho que deve ficar fraco com pneus 33 ou maiores, por isso estou pedindo ajuda aos nossos amigos do forum com sugestões.
Entrei no site da DeepTec e lá diz que esse Kit pode ser adaptado em motores AP, chevrolet 4 e 6cc (S10 e Blazer), o no Ford Argentino da F1000.
Por favor me ajudem...
Se tem jeep rodando ai com V8 318(5.2L) de dodge e Maverick(5.0), acho que qquer motor nacional cabe ali sem muita dificuldade.
Xavier4x4
29/04/2010, 12:58
Caro amigo, a pergunta refere-se a um jeep com o capu ou sem ele? Com chassi original ou um de caminhão?
Brincadeira.....
Amigo, muitas são as opções mais para voce ter uma idéia, eu tenho um cj3 com um motor 2.8 turbo diesel da Ranger, o power stroke. Esse motor cabe, mas como eu coloquei uma caixa automatica de opala e uma caixa de transferencia de hillux, eu tive que almentar o chassi do jeep para caber tudo e com isso alonguei tambem a carroceria.
Qualquer coisa da uma olhada lá no topico.
Um abraço
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23136
Rodrigo Baratti
29/04/2010, 14:02
VORTEC V6 :twisted:
O problema de motores 6 cilindros em linha e/ou conjuntos muito compridos, como o do Xavier, é que o cofre é "curto" e vc vai ter que mexer na parede corta fogo ou alongar a frente (capo).
Só não troca o opala por AP! :putz:
[]'s e depois que decidir conta pra gente! :concordo:
Xavier,
Parabéns pelo Jeep!!!
Muito bom esse motor 2.8 da Ranger, mas nesse momento não to podendo investir isso tudo. Quem sabe no futuro...
Na verdade eu queria aproveitar esse Kit da DeepTec que tenho.
Vou ter que ficar entre esse V6 da Chevrolet ou esse da F1000, mas de todo jeito, obrigado pela dica!
VORTEC V6 :twisted:
O problema de motores 6 cilindros em linha e/ou conjuntos muito compridos, como o do Xavier, é que o cofre é "curto" e vc vai ter que mexer na parede corta fogo ou alongar a frente (capo).
Só não troca o opala por AP! :putz:
[]'s e depois que decidir conta pra gente! :concordo:
Rodrigo,
Tudo o que eu não queria era mexer com funilaria ( o carro acabou de ser pintado :putz:).
Será que o vortec V6 cabe sem ter que cortar nada???
O AP eu ja descartei! Não deve ser muito diferente do meu 4cc.
:concordo::concordo::concordo:
Sergio Rocha
29/04/2010, 14:44
Por favor me ajudem...
Vamos por partes.
Seu jeep é um CJ3.Para que vc quer o jeep, passeio, trilha de que tipo ?
Quais são os seus eixos ? Vc não tá achando que coloca um V6 e pneuzão e sai acelerando e não quebra nada.:putz:A primeira vai ser o eixo dianteiro.
Tem muita coisa a ser levada em conta.
Eu tenho esse motorzinho de opala 4 e uso pneus 35.Tenho uma redução de 3,1 e ficou perfeito para trilha.
[]´
Vamos por partes.
Seu jeep é um CJ3.Para que vc quer o jeep, passeio, trilha de que tipo ?
Quais são os seus eixos ? Vc não tá achando que coloca um V6 e pneuzão e sai acelerando e não quebra nada.:putz:A primeira vai ser o eixo dianteiro.
Tem muita coisa a ser levada em conta.
Eu tenho esse motorzinho de opala 4 e uso pneus 35.Tenho uma redução de 3,1 e ficou perfeito para trilha.
[]´
Sergio,
Vamos por partes, o Jeep é para fazer trilhas.
Tenho casa em Ilhabela e costumo ir muito pros Castelhanos.
O Jeep esta com eixo canela grossa e com blocante Ensimec 100%.
Com relação aos pneus, a idéia é 35, mas o Rodrigo do Garra 4x4, aqui de SP disse que não ficaria legal, pois, minha relação é longa e esse motor 4cc que tenho não levaria fácil com os pneus 35, então colocarei os 33 mesmo.
Isso tudo que esta me fazendo trocar o 4cc por um v6, agora eu precisava saber se cabe.
Valeu!
Por favor me ajudem...
Boa tarde prezado ! os motores chevrolet 4 e 6 cilindros sao dos mais duraveis mas sao sub alimentados . . . voce jah pensou em, ao inves de trocar o motor, dar uma pequena preparada nele ? troque o comando, tuchos mecanicos - se ja nao for - carburador grande ( 446, weber 40 ) voce vai facilmente sair de 89 CV para mais de 120, e com torque ! resta saber se sua caixa de marchas vai aguentar, converse com o KitiU, ele tem um 4 cilindros de cerca de 150CV :shock: boa sorte !
Em tempo : de uma olhada nos foruns de Opala, eles tem muitas ideias lah !
Xavier4x4
29/04/2010, 17:15
Se a opção não é Diesel, eu iria de V6 sem pensar!
Um abraço
Rodrigo Baratti
29/04/2010, 17:28
Tá parecendo até desenho do Pica-Pau:
O Jacimar e o Sérgio são os anjinhos dando palpite :mrgreen:
Eu o Xavier os diabinhos :twisted:
Agora falando sério.
O Sérgio e o Jacimar tem razão. :concordo:
O motor de opala toca muito bem a configuração que vc descreve pro seu jeep, se for o caso só dá uma preparada nesse motor e boa.
Agora, se for partir para algo mais agressivo (acima de 35"), o Vortec cabe sem cortar a lata, mas terá que reforçar todo o resto da mecanica para aguentar o tranco.
[]´s andando com GM151
Sergio Rocha
29/04/2010, 18:00
Sergio,
Vamos por partes, o Jeep é para fazer trilhas.
Tenho casa em Ilhabela e costumo ir muito pros Castelhanos.
O Jeep esta com eixo canela grossa e com blocante Ensimec 100%.
Com relação aos pneus, a idéia é 35, mas o Rodrigo do Garra 4x4, aqui de SP disse que não ficaria legal, pois, minha relação é longa e esse motor 4cc que tenho não levaria fácil com os pneus 35, então colocarei os 33 mesmo.
Isso tudo que esta me fazendo trocar o 4cc por um v6, agora eu precisava saber se cabe.
Valeu!
Eixo canela grossa, é a mesma merd@ que canela fina, a diferença de 19 para 30 estrias não aumenta muito a resistencia do eixo.E O QUE QUEBRA NÃO SÃO AS ESTRIAS.
Quanto ao bloqueio full lock, ele está na traseira ? Se for na dianteira e nesse eixo sem mais nenhum upgrade, vai quebrar na primeira vez q ligar a tração, virar a direção e acelerar.
Vai quebrar em muitas partes.:mrgreen:
Já que vc vai fazer trilha mude a relação dos diferenciais para 43x8 um Kit do Marcel para 3,1 e fim de papo, motor V6 só justifica para pneus 38 pra cima.
Dá uma olhada nesse tópico, que vc vai ver que quebra fácil.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=72183&page=5
Ali está um semi T Rex da Ensimec, imagina se fosse um original.
[]´
Eixo canela grossa, é a mesma merd@ que canela fina, a diferença de 19 para 30 estrias não aumenta muito a resistencia do eixo.E O QUE QUEBRA NÃO SÃO AS ESTRIAS.
Quanto ao bloqueio full lock, ele está na traseira ? Se for na dianteira e nesse eixo sem mais nenhum upgrade, vai quebrar na primeira vez q ligar a tração, virar a direção e acelerar.
Vai quebrar em muitas partes.:mrgreen:
Já que vc vai fazer trilha mude a relação dos diferenciais para 43x8 um Kit do Marcel para 3,1 e fim de papo, motor V6 só justifica para pneus 38 pra cima.
Dá uma olhada nesse tópico, que vc vai ver que quebra fácil.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=72183&page=5
Ali está um semi T Rex da Ensimec, imagina se fosse um original.
[]´
Sergio,
O Bloqueio ensimec ta na trazeira mesmo, e o eixo foi trocado porque quebrou fazendo o Pinheirinho aqui em SP.:parede:
Como era original do 51, optei por colocar o moderno e acrescentar o bloqueio.
Vou dar uma olhada nesses upgrades no GM. Pelo o que vi, a maioria dos nossos amigos que fizeram estão satisfeito com o resultado.
Agora se o preço pra fazer esse motor ficar próximo ao de um V6, ai amigão, vou acabar trocando mesmo.
:concordo:
Sergio Rocha
29/04/2010, 21:19
Sergio,
O Bloqueio ensimec ta na trazeira mesmo, e o eixo foi trocado porque quebrou fazendo o Pinheirinho aqui em SP.:parede:
Como era original do 51, optei por colocar o moderno e acrescentar o bloqueio.
Vou dar uma olhada nesses upgrades no GM. Pelo o que vi, a maioria dos nossos amigos que fizeram estão satisfeito com o resultado.
Agora se o preço pra fazer esse motor ficar próximo ao de um V6, ai amigão, vou acabar trocando mesmo.
Eu gosto muito de um v6, o torque é muito legal, sem falar no som do escapamento.
Fica ligado nos eixos, eles ficam frágeis na proporção que o motor vai ficando forte.:concordo:
[]´
Matheus Gandini
30/04/2010, 12:31
um viziinhu meeu tem um 51 e tem um opala com clark...pneu 35" recapados godlokos...ele botou blokeios e deu uma leve preparadinha nu motorziin e tah aguentando beem...atée cardan jah torceeu
Dae Djuco...
Cara se você ja tem um opala 4cc e toda adaptação, não vejo o porque de trocar por um v6 só pelo fato de estar usando pneu 33"...
No meu jeep uso pneu 33" mais recape dynatork, ficando assim, mais de 33"... uso relação (agora não lembro se é 9x43 ou 9x42 ou 9x44 mas sei que tem 9 heheheh) e t-case original, eixo canela grossa e como o Jacimar comentou, meu opalinha foi preparado e não perde pra 6cc, e até hoje nunca quebrei, isso que sou considerado como "aloprador" pelos trilheiros da minha cidade só porque do pau nas trilha...
Agora analisando o lado finaceiro, não sei mas provalvelmente esse opala 4cc já esta cadastrado nos doc de seu jeep né??
Quanto você acha que custa um v6???
Esse kit que você tem serve pra adapta um v6???? então pense no custo da adaptação...
E pra deixa o opalinha mais esperto você não gasta muito...
Faz 6 anos que faço trilha com meu opalinha preparado, como disse antes nunca quebrei mesmo dando pau direto... e tem muitos 6cc que passam chorando onde meu 4cc passa sorrindo!!! Claro que não tem o mesmo torque que um 6cc, mas nunca fez falta, e quem sabe é por isso que nunca quebrou...
Então minha opinião é, fica com o opalinha 4cc!!!
Agora quem não gostaria de ter um v6?? mas vale a pena?? é preciso tudo isso??
Dae Djuco...
Cara se você ja tem um opala 4cc e toda adaptação, não vejo o porque de trocar por um v6 só pelo fato de estar usando pneu 33"...
No meu jeep uso pneu 33" mais recape dynatork, ficando assim, mais de 33"... uso relação (agora não lembro se é 9x43 ou 9x42 ou 9x44 mas sei que tem 9 heheheh) e t-case original, eixo canela grossa e como o Jacimar comentou, meu opalinha foi preparado e não perde pra 6cc, e até hoje nunca quebrei, isso que sou considerado como "aloprador" pelos trilheiros da minha cidade só porque do pau nas trilha...
Agora analisando o lado finaceiro, não sei mas provalvelmente esse opala 4cc já esta cadastrado nos doc de seu jeep né??
Quanto você acha que custa um v6???
Esse kit que você tem serve pra adapta um v6???? então pense no custo da adaptação...
E pra deixa o opalinha mais esperto você não gasta muito...
Faz 6 anos que faço trilha com meu opalinha preparado, como disse antes nunca quebrei mesmo dando pau direto... e tem muitos 6cc que passam chorando onde meu 4cc passa sorrindo!!! Claro que não tem o mesmo torque que um 6cc, mas nunca fez falta, e quem sabe é por isso que nunca quebrou...
Então minha opinião é, fica com o opalinha 4cc!!!
Agora quem não gostaria de ter um v6?? mas vale a pena?? é preciso tudo isso??
Kitiu
Você tem idéia de quanto eu gasto para fazer uma preparação como a sua???
Com relação a questão do registro do motor, meu despachante esta levantando o número pra ver se existe algum impedimento, por isso que levantei a possibilidade da troca por um V6.
Segunda feira vou saber se o motor esta Ok.
Se estiver tudo certo, registro ele e faço uma preparação assim como a sua.
Você poderia me descrever tudo o que vc fez no seu motor?
Pablo.pinto2007
03/05/2010, 10:35
Eu tô com KitiU, será que realmente precisa de um V6... acho que com a preparação do seu 4cc já basta, baseado nos comentários!
Uso o velho e confiante AP, que perde parao GM pelo baixo torque... mas não o troco por nada... ou melhor, já pensei em adquirir um motor diesel, mas quando vejo que se for colocar um 2.8 MWM preciso reforçar chassis, suspensão, sistema de direção, e talvez cortar a lada (fibra), trocar o câmbio, depois os eixos... então, é muita coisa pra pouca coisa...(não que o motor 2.8 seja pouca coisa, muito pelo contrário...
Então para não ter que mecher em nada, pensei no motor AP1.9 TDI (turbo diesel intercooler), injetado, que gera aí fácil 150cv e bom torque... e seria só retirar um e colocar o outro, não precisaria mecher em nada, visto que o peso é compatível ao que tenho, hoje.... e algumas adaptações de frente, tipo, o intercooler e a instalação elétrica e de comandos.... coisa pouca em relação ao MWM.
Mas é a dica, como você optou por outra vertente, ou seja, utiliza da mecânica GM, a preparação seria o próximo passo...
Hoje meu AP 1.8 álcool, deve estar gerando em torno dos 100cv, visto que tem no cabeçote o comando do gol GTS... não sinto falta de torque quando utilizo a reduzida na lama, dunas... normalmente nunca uso a primeira marcha reduzida...
É minha opinião!
Abraços!
Pablo
Xavier4x4
03/05/2010, 12:15
Caros Amigos, sei que quando se fala em Upgrade para nossos jeep, sempre tem um..." mais se....".
É claro que o jeep original, foi projetado para aguentar a "originalidade" dele. Se voce colocar pneus maiores, algo vai quebrar, se voce botar motor mais forte, algo vai quebrar, se voce colocar bloqueio 100%, algo vai quebrar. "Porr#%*", tudo vai quebrar...hahahaha.
Mais a questão é a seguinte:
Se nosso amigo preparar o motor dele e adicionar "muitos cavalos", vai ficar um motor tão forte quanto o v6 ou até mais forte que um 2.8 diesel, tudo depende do nivel de preparação ou de quandos $$$$ nosso amigo quer gastar. Então se ele preparar o motor dele, ALGO VAI QUEBRAR!
A minha modestia opnião é a seguinte. Eu já preparei alguns motores,como tambem ja vi muitos motores preparados, seja para um jeep ou seja para um carro de arrancada. Acho que um motor original é o motor mais confiavel, mais "redondo" e melhor. Para que preparar um motor antigo, carburado, que foi dimensionado para aquela potencia "original"; Quando se pode pegar um motor original já dimensionado para uma potencia bem maior, injetado, que fica bem regulado em todas as faixas de giro do motor, que tem mais torque, e que alem disso é mais economico?
Para deixar o motor do nosso amigo andando que nem um v6, ele vai ter que mecher em muita coisa. Será que vai valer a pena? Será que o motor vai ficar bem regulado? E tá quando o motor vai ficar bem regulado? Será que vai ficar economico?
Se o objetivo do nosso amigo é ter um carro mais forte, ele sabe das conseguencias de quebra e de gastos em upgrade. Tanto um 4cc preparado com 150cv, quanto um V6 original de 150cv( valores chutados, não sei a real potencia). Vão ter os mesmos 150cv. Vai originar quebras da mesma forma. Sendo que com um V6 original, o carro vai ser mais economico, mais redondo e mais economico, e com certeza, muito melhor para rodar.
E ele tem a grana para botar um V6, acho que a melhor opção é um V6, mas se ele so puder preparar o seu motor original 4cc, ai sim, essa é a melhor opção.
Tambem não posso muito falar em originalidade, pois meu 2.8 diesel, hoje já é um 3.0 diesel, com picos preparados e bomba preparada, tudo para elevar o potencia dele. Mas acho que isso é um vício de todos nos, quanto mais se tem, mais se quer.
Então ai fica minha opnião... (esperando as pedradas hahaha)
Um abração a todos.
Ass.: Diabinho hahaha
Kitiu
Você tem idéia de quanto eu gasto para fazer uma preparação como a sua???
Com relação a questão do registro do motor, meu despachante esta levantando o número pra ver se existe algum impedimento, por isso que levantei a possibilidade da troca por um V6.
Segunda feira vou saber se o motor esta Ok.
Se estiver tudo certo, registro ele e faço uma preparação assim como a sua.
Você poderia me descrever tudo o que vc fez no seu motor?
Dae Djuco...
Cara isso é até muito relativo, depende muito do que você pretende fazer, a qualidade das peças que pretende usar, da MO do mecánico e etc...
Eu gastei em torno duns 3 conto...vários itens novos e de boa qualidade!
Quanto a preparação que fiz no meu motor, foi a seguinte!
- Virabrequim do GM 153, aumenta a cilindrada pra próximo dos 2.8
- Pistão de cabeça reta ( original a álcool ) porém o meu é ultima retífica, ficando assim maior que 4"
- Cabeçote trabalhado fluxo, mais taxa ( 13:1 rodo no álcool) e molas duplas nas válvulas, tuxo mecânico e comando 282 (atualmente) mas tenho um 288 também...
- Carburação Weber 446 com esguicho 175 (original do 6cc é 160)
- Bobina do gol MI
- Coletor de escape 4x2 com 1,20m de cano reto...
Bem isso tudo é uma "receita de bolo" que os opaleiros falam...Muitos comprovaram os resultados, já eu estou só na estimativa...
Mas conforme "receita" meu motor deve estar quase 2.8, gerando uns 150cv com em torno de 25 mkgf de torque, girando a 7500 RPM máximo!
Bem é isso que fiz no meu motor!
Forte abraço!!!