Ver Versão Completa : Melhorando o desempenho, ou tentando...
Alguem já tirou aquela borracha, fixada no capô, que impede a entrada direta de ar, no coletor de ar :pensativo: , imagino que deve ter para evitar, em um travessia de trecho alagado, o famoso calço hidraulico.
Mas, em condições para rodovia, não seria melhor sem ela ??
rogeriogest
29/04/2010, 10:44
Nilo, de que carro vc está falando??
Foi Mal Rogerio :putz:, Obrigado por avisar
É da TR 4 08/09
rogeriogest
29/04/2010, 19:04
Nilo,
Bom, ai não posso te ajudar, pq conheço pouco da TR4.
Mas em tese, se passar com o capô debaixo dágua, pode ter borrachinha ou não, se não tiver um bom snorkel, vc vai ter calço hidráulico na certa...
Poe uma foto aí pra gente dar uma olhada pra ver do que vc está falando...
Vc pode fazer um teste, se teu uso é urbano na maioria das X...
Tira a borracha e ve se melhora o desempenho, mas eu acho difícil, pois os carros já são projetados pra admitir o ar que precisam...
O que funciona, isso sim, vc vai ter um ganho é um filtro K&N...
Ou turbo, hehehe
Abraço!
Rogerio
:concordo: Farei o teste, e quando der, postarei fotos, fica mais facil de entender :rolleyes:
Bargiela
30/04/2010, 12:17
Alguem já tirou aquela borracha, fixada no capô, que impede a entrada direta de ar, no coletor de ar :pensativo: , imagino que deve ter para evitar, em um travessia de trecho alagado, o famoso calço hidraulico.
Mas, em condições para rodovia, não seria melhor sem ela ??
Nilo,
Já retirei esta parte de borracha, e junto a caixa inteira de entrada de ar, colocando um filtro monster conico. ( para uso urbano NUNCA USE EM TRILHA )
No começo o carro ficou estranho, parecia fora de ponto. Acredito que a MAF estava se adptando a nova e maior entrada de ar. Posso falar que o ronco ficou animal, e nas saidas ficou mais espertinho.
Rodei uns 8mil kms, mas retirei td e coloquei o original de volta. Bem mais seguro quanto entrada de agua sobre chuva forte, poças, etc.
Caso queira melhorar o desempenho, troque suas velas por NGK iridium, cabos de velas de 8.8mm e faça remapeamento de sua ECU.
Abs,
Bargiela,
Eu tenho uma TR4 Mec. 2009 e tava querendo fazer exatamente a mesma coisa. Na verdade, eu estava querendo era fazer um CAI (Cold Air Intake) usando como elemento filtrante um filtro cônico de boa procedência. Exatamente pelo ronco e pelo possível aumento de torque em baixa rpm. Uso o carro em condições elevadas de poeira durante os FDS e qdo fosse para a terra, iria colocar ainda um outro elemento filtrante na entrada do CAI, tipo uma espuma. Queria fazer todo o sistema com isolamento térmico adequado e etc. O próximo passo é a instalação de um Unichip para remapear a ECU. Onde vc comprou o filtro? É bom esse filtro?
abs
Bargiela
05/05/2010, 11:40
Bargiela,
Eu tenho uma TR4 Mec. 2009 e tava querendo fazer exatamente a mesma coisa. Na verdade, eu estava querendo era fazer um CAI (Cold Air Intake) usando como elemento filtrante um filtro cônico de boa procedência. Exatamente pelo ronco e pelo possível aumento de torque em baixa rpm. Uso o carro em condições elevadas de poeira durante os FDS e qdo fosse para a terra, iria colocar ainda um outro elemento filtrante na entrada do CAI, tipo uma espuma. Queria fazer todo o sistema com isolamento térmico adequado e etc. O próximo passo é a instalação de um Unichip para remapear a ECU. Onde vc comprou o filtro? É bom esse filtro?
abs
Caíto,
Comprei um K&N conico, ao meu ver é o de melhor qualidade. Mas para adptação ficar bem feita é preciso de um adptador da MAF para o Filtro.
Importei esse adptador direto dos EUA, se quiser te vendo é bem barato.
Quanto a questao do Unichip, quando colocar, poste aqui sua experiência.
Abs,
Caíto,
Comprei um K&N conico, ao meu ver é o de melhor qualidade. Mas para adptação ficar bem feita é preciso de um adptador da MAF para o Filtro.
Importei esse adptador direto dos EUA, se quiser te vendo é bem barato.
Quanto a questao do Unichip, quando colocar, poste aqui sua experiência.
Abs,
Bargiela,
Claro que o K&N é o melhor filtro! Uso na minha moto um e gosto MTO. Além do quê, dura eternamente. Qual o modelo que vc comprou?
O adaptador de MAF interessa sim. Vc não vai voltar a usar mais o filtro?
abs
Bargiela
05/05/2010, 16:52
Comprei o modelo RX-4860, 2,5 de entrada, cabe certinho neste adptador.
Na epoca deu uma zebra na receita, acabei comprando 2 hehehe
Nas Pajeros aqui de casa, só fizemos reprogramação da ECU com o Mauricio da Reiko.
Nos carros a diesel, a ganhamos uns quase 80cv e na TR4 flex uns 20cv.
Na Pajero Full diesel, ficou outro carro. Bem divertido mesmo!
Na TR4, o carro ficou mais esperto, mas longe de ser tão bom quanto a TR4....
Abraços!
Oscar
Nas Pajeros aqui de casa, só fizemos reprogramação da ECU com o Mauricio da Reiko.
Nos carros a diesel, a ganhamos uns quase 80cv e na TR4 flex uns 20cv.
Na Pajero Full diesel, ficou outro carro. Bem divertido mesmo!
Na TR4, o carro ficou mais esperto, mas longe de ser tão bom quanto a TR4....
Abraços!
Oscar
Tem os gráficos no Dino?
Eis o link para o gráfico de ganho com o Unichip:
http://www.dastek.com.br/img/graficos/TR4FLXAG_P.pdf
Bargiela
06/05/2010, 09:38
Eis o link para o gráfico de ganho com o Unichip:
http://www.dastek.com.br/img/graficos/TR4FLXAG_P.pdf
Achei pouco 10cv :???:
Achei pouco 10cv :???:
Se vc notar bem são 10cv no pico, mas durante toda a curva de potência existe um aumento linear. Isso quer dizer q não tem mais potência apenas aos 5.500rpm (maior faixa de potência nas originais), mas o carro tá com mais potência em TODAS as faixas. Além do quê, a curva de torque tbm tem um aumento linear bom. Na verdade o carro fica mais esperto em qualquer situação.
Não acho pouco esse aumento para um carro 100% original não. Pela experiência que tenho, um aumento REAL de 10% só na programação da ECU é bem considerável. O que vemos aí é mta gente falando q ganhou 200cv só "chipando" o carro, mas na hora de botar no dinamômetro, o buraco fica mais embaixo.
Agora, se o carro estiver com CAI e com escapamento, a potência e torque podem subir consideravelmente mais na alteração da ECU.... Essa é minha idéia! :)
Akirasam
06/05/2010, 11:21
Amigos tenho uma Pajero GLS 2000, cujo motor fundiu, estou procurando um motor para comprar, se alguem sabe de um motor 4M40 em bom estado favor enviar e-maill para akira-nakamura@uol.com.br.Obrigado
Amigos tenho uma Pajero GLS 2000, cujo motor fundiu, estou procurando um motor para comprar, se alguem sabe de um motor 4M40 em bom estado favor enviar e-maill para akira-nakamura@uol.com.br.Obrigado
apenas por curiosidade, você pode compartilhar conosco o motivo pelo motor ter batido?
Bargiela
06/05/2010, 13:34
Poderia por favor me dizer o que isto tem haver com o tópico??
Amigo sugiro a voce que leia as normas do forum...
Algum moderador, delete o post dele ou coloque num tópico de acordo.
Tks,
Comprei o modelo RX-4860, 2,5 de entrada, cabe certinho neste adptador.
Na epoca deu uma zebra na receita, acabei comprando 2 hehehe
Opa, tem jogo?
:roll: é, retirei aquela borracha e rodei uns 1000km, e... não adiantou nada :parede:
Desculpem a ignorancia, mas Unichip e Reiko, qual seria o mais interessante, sem comprometer a vida util do motor, não utilizo o carro para competições, apenas gostaria alguns cvs a mais :smile:
Pessoall eu cotei o Unichip para a minha TR4 e dei uma desanimada no preço, achei meio salgado!! Quanto a Reiko cobra para remapear? Mandei um email para eles e não tive resposta.
Abrs
:roll: é, retirei aquela borracha e rodei uns 1000km, e... não adiantou nada :parede:
Desculpem a ignorancia, mas Unichip e Reiko, qual seria o mais interessante, sem comprometer a vida util do motor, não utilizo o carro para competições, apenas gostaria alguns cvs a mais :smile:
Reiko é o nome de um preparador que "remapeia" a ECU original do carro com parâmetros estabelecidos por ele. Ele vai mexendo no ponto e na mistura até conseguir melhorar a curva de torque e potência do carro. Aplica uma receita de bolo dele na central do próprio carro.
O Unichip é uma central eletrônica paralela que você instala "by passando" a ECU original do carro. O ponto fraco é que custa CARO. Os pontos fortes são: (i) vc pode usar em outros carros, basta reprogramar. (ii) existem plug-ins interessantíssimos, como o módulo Bluetooth, que te permite pelo celular trocar os mapas de potência do carro - alguns amigos meus usam 3 mapas: 1 para boost de potência, outro para curva de economia de combustível e um para manobristas, que limita velocidade e rotação do motor.
Basicamente é isso. Se vc quiser mais infos: http://www.dastek.com.br/unichip.asp
O importante é o PREPARADOR ser bom. O resultado final pode ser bem parecido.
Reiko é o nome de um preparador que "remapeia" a ECU original do carro com parâmetros estabelecidos por ele. Ele vai mexendo no ponto e na mistura até conseguir melhorar a curva de torque e potência do carro. Aplica uma receita de bolo dele na central do próprio carro.
O Unichip é uma central eletrônica paralela que você instala "by passando" a ECU original do carro. O ponto fraco é que custa CARO. Os pontos fortes são: (i) vc pode usar em outros carros, basta reprogramar. (ii) existem plug-ins interessantíssimos, como o módulo Bluetooth, que te permite pelo celular trocar os mapas de potência do carro - alguns amigos meus usam 3 mapas: 1 para boost de potência, outro para curva de economia de combustível e um para manobristas, que limita velocidade e rotação do motor.
Basicamente é isso. Se vc quiser mais infos: http://www.dastek.com.br/unichip.asp
O importante é o PREPARADOR ser bom. O resultado final pode ser bem parecido.
Não conheço o Unichip bem. Aqui em SP onde procurei não me convenci. Fui na Reiko e fui mto bem atendido e por isso acabei optando por o serviço. Só um breve esclarecimento, a "receita do bolo" não é dele, ele utiliza a programação que vem da Europa, o mesmo que utilizam dos Mitsubishis a diesel e gasolina por lá......
Mas com certeza essa opção de diferentes mapas e a opção de modificar via celular tb parecem ser bem interessantes....
Acho que no final, o negócio é conversar com os dois, e veja o que te parece melhor do ponto de vista do custo/beneficio.....
Abraços!
Não conheço o Unichip bem. Aqui em SP onde procurei não me convenci. Fui na Reiko e fui mto bem atendido e por isso acabei optando por o serviço. Só um breve esclarecimento, a "receita do bolo" não é dele, ele utiliza a programação que vem da Europa, o mesmo que utilizam dos Mitsubishis a diesel e gasolina por lá......
Mas com certeza essa opção de diferentes mapas e a opção de modificar via celular tb parecem ser bem interessantes....
Acho que no final, o negócio é conversar com os dois, e veja o que te parece melhor do ponto de vista do custo/beneficio.....
Abraços!
Cacok,
É isso aí. Como eu disse, no final das contas, o que importa mesmo é o preparador e a tal "receita de bolo" aplicada! :concordo:
Porém, outro ponto que me interessa no Unichip é a possibilidade de customização dos mapas de injeção e mistura conforme você for fazendo os upgrades no carro. Por exemplo, depois de ter acertado o carro (remapeado a ECU) vc resolve instalar um comando de válvulas mais brabo. Com o Unichip vc tem total liberdade de fazer um novo acerto para esse comando. Tá com o bolso coçando e o pé pesado, resolveu aproveitar e trocar o sistema de intake e escapamento, vai lá e acerta novamente o carro. Sem parâmetros pré-estabelecidos, mas algo que seja 100% feito para o seu carro e sua preparação em cima de um dinamômetro. E o mais legal, vai trocar de carro? Tira o Unichip bota no outro carro e reprograma. Cansou? Tira do carro e mete o Unichip na moto (que aliás consegue resultados MUITO mais expressivos que carros, mesmo estando 100% original).
Agora, se vc resolver simplesmente fazer um acerto e não tiver intenção de mexer mais no carro, o custo do unichip é caro demais (não acho que valha a pena). Remapeando a ECU como você fez com o Reiko, ou como eu mesmo já fiz em alguns outros carros que tive, usando o mesmo método, é muito mais barato e o resultado pode ser IGUAL.
MODERADO: 2.5 - Oferecer produtos ou serviços próprios em tópico que não esteja na área dos Classificados.
X2
Já estou no segundo carro. O primeiro foi uma TR4 2004 e agora numa Full GLS 3.5 V6 Gasolina 2001.
Abs
DK
Bargiela
16/05/2010, 22:12
MODERADO: 2.5 - Oferecer produtos ou serviços próprios em tópico que não esteja na área dos Classificados.
Maurício,
Gostaria de saber como fica o consumo após a instalação do software.
Permanece o mesmo ou melhora?
Abs
Maurício,
Gostaria de saber como fica o consumo após a instalação do software.
Permanece o mesmo ou melhora?
Abs
Se for mantido o mesmo estilo de condução o consumo tende a baixar.
A explicação prática para isso é porque a grosso modo você sempre terá mais torque e potência em um giro mais baixo do que antes. Ou seja, o carro passará a entregar força mais cedo e você faz o mesmo que fazia antes em faixas de giro menores e com consequente menor consumo. O que temos visto nos carros dos nossos clientes é que, em velocidades de até 120km/h o carro fica mais econômico ( pode variar entre 8 e 14%, dependendo do veículo, motor e intensidade do upgrade ), acima disso o ganho de consumo vai diminuindo até se igualar ao original e ultrapassá-lo em velocidades acima de 150km/h.
A explicação técnica é que em um veículo com motor aspirado não faz sentido mexer muito em mapas de combustível para aumentar a quantidade injetada por ciclo do motor, porque não há como aumentar, de forma relevante, o caudal de ar para dentro das câmaras de combustão. E por isso o potencial de ganho de potência em um motor aspirado está nos mapas de ignição e em outros aspectos do programa.
Entretanto, mesmo na preparação de motores turboalimentados, onde se faz necessário aumentar a quantidade de combustível injetado para fazer frente a uma maior pressão de turbo, nossos programas proporcionam uma melhora no consumo. A explicação para isso é um pouco mais técnica e podemos falar sobre o assunto caso haja interesse.
Obrigado e grande abraço !
glauberlobo
16/05/2010, 22:51
Maurício,
este mapeamento também está disponível para a Pajero IO 1.8 ??
Kappa GB
16/05/2010, 23:15
Esse preço de 1900 reais na tr4 flex é da reprogramação da ecu? Alias na tr4 se reprograma ou troca o chip?
É feito em tempo real em cima de um dina?
[]'s
Paulo
Esse preço de 1900 reais na tr4 flex é da reprogramação da ecu? Alias na tr4 se reprograma ou troca o chip?
É feito em tempo real em cima de um dina?
[]'s
Paulo
Quase não existem mais centrais de injeção ( ECU ) com EPROMs removíveis, os chips como costumávamos falar. A central Marelli da TR4 Flex ( IAW 4AM.AR/HD ) tem que ser preparada com reflash direto na placa de circuitos. E essa central não permite reprogramação em tempo real, porque precisa ser reprogramada em boot mode. Tem que gravar o novo software com a ECU na bancada, montar tudo e levar para o dina.
Abraço
Pedro_OKTANE
17/05/2010, 09:46
Cacok,
É isso aí. Como eu disse, no final das contas, o que importa mesmo é o preparador e a tal "receita de bolo" aplicada! :concordo:
Porém, outro ponto que me interessa no Unichip é a possibilidade de customização dos mapas de injeção e mistura conforme você for fazendo os upgrades no carro. Por exemplo, depois de ter acertado o carro (remapeado a ECU) vc resolve instalar um comando de válvulas mais brabo. Com o Unichip vc tem total liberdade de fazer um novo acerto para esse comando. Tá com o bolso coçando e o pé pesado, resolveu aproveitar e trocar o sistema de intake e escapamento, vai lá e acerta novamente o carro. Sem parâmetros pré-estabelecidos, mas algo que seja 100% feito para o seu carro e sua preparação em cima de um dinamômetro. E o mais legal, vai trocar de carro? Tira o Unichip bota no outro carro e reprograma. Cansou? Tira do carro e mete o Unichip na moto (que aliás consegue resultados MUITO mais expressivos que carros, mesmo estando 100% original).
Agora, se vc resolver simplesmente fazer um acerto e não tiver intenção de mexer mais no carro, o custo do unichip é caro demais (não acho que valha a pena). Remapeando a ECU como você fez com o Reiko, ou como eu mesmo já fiz em alguns outros carros que tive, usando o mesmo método, é muito mais barato e o resultado pode ser IGUAL.
Não adianta discutir sobre Unichip VS Chip aqui Caio, nego nao entende.
Eu ja desisti, cada um faz oq achar melhor, to com meu Unichip a 4 anos ja no 4º carro, imagina se eu chipasse cada um deles, meu orçamento ia ser de quase 10mil :lol:. Mas beleza, cada um faz oq acha melhor, e nada como mudar o mapa da minha turbina pelo n95, bloquear o carro e etc.
Que seja, continuem chipando seus carros.
marcosviana
26/05/2010, 14:02
Boa tarde galera
tenho uma ranger 3.0 e to pensando em colocar o unichip, mas aqui em maringá só achei o power system, o que voces podem falar sobre ele ?
acho o investimento ( em torno de 3mil reais ) bem caro, mas o que observei em algumas hilux no MT que colocaram o chip e arrocham no pé, andando a até 180km/h todo dia, indo e voltando da fazenda, foi uma economia de 1,5km/l pelo menos
me animei quando vi isso, até entao achava que era lenda...
poisé se alguem souber me dizer qual o melhor módulo de potencia disponivel e se tem algum fornecedor confiável aqui na região agradeço muito
obrigado desde já
abraços
Fiz reprogramação na TR4 com SFI Chips. Melhora bastante o desempenho, é interessante "reaprender" a utilizar o carro. O torque chega mais rápido, deixando o carro mais esperto.
Como sou estatístico, economista, programador e um pouco engenheiro, prefiro números para embasar opiniões, rsrsrs.
Andei em alguns carros flex chipados e as diferenças são um pouco difícieis de perceber, quase subjetivas. Por outro lado, os gráficos que vemos por aí, em dinamômetro, são sempre os mesmos. E não me dão noção do quanto os cv ganhos representam em efeito prático.
No meu caso, para rally de regularidade, o que importa é o quanto ganho de tempo para "subir" uma média. No MMS temos 50m para mudar atingir a média, na verdade passando um pouco acima para compensar o tempo de aceleração. Em um neutro, por exemplo, você tem 50m sem PC para se ajustar à média. Nas mudanças de média, é preciso se adaptar rapidamente. Nos campeonatos regionais as médias são um pouco mais altas, e precisamos de retomada.
Por isso fiz o gráfico anexo, comparando o desempenho da minha TR2010, câmbio manual, antes e depois do SFI. Nos dois casos, a medição foi realizada em asfalto, plano em boas condições e mesma altitude (na Dutra, em um caso, em uma rua de Juiz de Fora, no segundo), inciando com o veículo parado. O veículo calçava pneus Mud BF KM2, abastecido com etanol, e as gravações foram realizadas em um Garmin 60CSX, aquecido, a cada segundo. Ou seja, tomei o cuidado de evitar variáveis que interferissem no teste.
O gráfico mostra a aceleração, em metros/segundo. Resumindo, com a TR original precisava de 444 metros percorridos em 25 segundos para atingir 110km/h. Com ela reprogramada, precisei de 390 metros em 19 segundos. Ou seja, menos tempo, menor distãncia, exatamente o que eu precisava.
É uma variação significativa no desempenho, creio que não só em função da reprogramação em si, mas de todo o trabalho de verificação da ECU que foi realizado, corrigindo alguns parâmetros que vieram errados de fábrica (alguns sensores não funcionava, por exemplo).
Kappa GB
20/10/2010, 18:51
Quais parametros estavam errados de fabrica? Que sensores?
[]´s
Paulo
Quais parametros estavam errados de fabrica? Que sensores?
[]´s
Paulo
Não tenho a lista toda, mas acusou um monte de erros na tela. Um exemplo, quando engatava 4x4 simples, acendia Lock no painel, como se estivesse bloqueado. Agora não acende mais, só quando bloqueio mesmo.
fernandotf
20/10/2010, 19:24
Agora sim, o gráfico....
Interessante... pelo gráfico original, parece haver um buraco entre a primeira e a segunda (ou entre a segunda e a terceira), e a derivada neste trecho fica muito baixa (falta torque)! Já no gráfico após a modificação, não é notado nenhum "buraco"... aparentemente o torque melhorou significativamente, correto?
Kappa GB
20/10/2010, 19:36
Putz agora que caiu a ficha, 25 segundos pra chegar em 110km/h?!?!?
Sem brincadeira mas a minha kia besta deve fazer esse tempo ai! Hj a noite vou usar ela e vou fazer uma medição bem amadora só pra ter uma base.
[]´s
Paulo
Interessante... pelo gráfico original, parece haver um buraco entre a primeira e a segunda (ou entre a segunda e a terceira), e a derivada neste trecho fica muito baixa (falta torque)! Já no gráfico após a modificação, não é notado nenhum "buraco"... aparentemente o torque melhorou significativamente, correto?
Exatamente, esse buraco foi corrigido, e isso significa muito no off-road.
Putz agora que caiu a ficha, 25 segundos pra chegar em 110km/h?!?!?
Sem brincadeira mas a minha kia besta deve fazer esse tempo ai! Hj a noite vou usar ela e vou fazer uma medição bem amadora só pra ter uma base.
[]´s
Paulo
hahaha... mede sim. E se alguém quiser testar outra TR, põe o tempo aqui, prá gente discutir. O ideal é fazer como eu, gravando no GPS a cada segundo.
hahaha... mede sim. E se alguém quiser testar outra TR, põe o tempo aqui, prá gente discutir. O ideal é fazer como eu, gravando no GPS a cada segundo.
Deotti,
vou medir qto tempo gasto na minha, mas a "maldade" é que não tenho parâmetros anteriores, pois, como já mencionei em algumas oportunidades, chipei quando o carro tinha uns 200km, mais ou menos.
depois posto aqui o tempo de 0-100km/h, e certamente será o "tempo cheio", meu GPS (TOMTOM) não mede ou não sei como medir a cada segundo...
ahhhhhh...detalhe, vai rolar esta inspeção/análise pela SFI, que não rolou pela REIKO, cujo serviço deixou um pouco a desejar...depois da revisão/inspeção pela SFI posto novamente meus comentários...
abs
Deotti,
vou medir qto tempo gasto na minha, mas a "maldade" é que não tenho parâmetros anteriores, pois, como já mencionei em algumas oportunidades, chipei quando o carro tinha uns 200km, mais ou menos.
depois posto aqui o tempo de 0-100km/h, e certamente será o "tempo cheio", meu GPS (TOMTOM) não mede ou não sei como medir a cada segundo...
ahhhhhh...detalhe, vai rolar esta inspeção/análise pela SFI, que não rolou pela REIKO, cujo serviço deixou um pouco a desejar...depois da revisão/inspeção pela SFI posto novamente meus comentários...
abs
Então, Patto, o problema aí vai ser comparar 0-100 da sua a/t com a minha m/t. Aí vou ter de praticar um pouco para conseguir bater o câmbio automático na embreagem, hehehe.
Um detalhe que faltou dizer. Para conseguir comparar, fiz as mudanças de marcha seguindo um padrão, subindo sempre que chegava em 5000 rpm. Não é a maneira mais rápida, mas foi o jeito que encontrei para padronizar o teste e ver a diferença real entre as duas situações.
Marcio Medina
20/10/2010, 20:40
Então, Patto, o problema aí vai ser comparar 0-100 da sua a/t com a minha m/t. Aí vou ter de praticar um pouco para conseguir bater o câmbio automático na embreagem, hehehe.
Um detalhe que faltou dizer. Para conseguir comparar, fiz as mudanças de marcha seguindo um padrão, subindo sempre que chegava em 5000 rpm. Não é a maneira mais rápida, mas foi o jeito que encontrei para padronizar o teste e ver a diferença real entre as duas situações.
Em suma, como um teste em dinamômetro: ninguém "frita" todas as marchas para saber a potência. Na verdade, de primeira até terceira, acelera na boa. Na quarta marcha, estica no máximo (dentro da faixa de rotação/torque de cada motor).
Certamente a TR do Deotti demorou os 25s por um parâmetro de medição, não que ela seja extremamente lenta.
Quando meço um carro no dyna, levo a primeira, segunda e terceira até 2.500/3.000. Quando engato a quarta, deixo a rotação cair até 1.200 giros, soco o pé e levo até 4.500 (mais que isso é desperdício, a faixa de torque já foi embora).
Para ilustrar, segue um teste no dyna (nesse caso a aceleração foi forte desde a primeira para demonstrar as medições de 0 a 100km/h entre outras):
http://www.youtube.com/watch?v=2TseRJZ2fw8
Abs,
Kappa GB
20/10/2010, 21:37
Ah tá vc mudava em 5000 rpm, mas ai na minha opinião o teste está furado, vc não tirou o maximo proveito do motor, alias dependendo do carro vc poderia ter um resultado pior após a preparação testando desse jeito.
Por exemplo um marea turbo original pode acabar andando mais que um modificado acelerando somente até 5000 rpm pq o modificado só vai começar de subir muito sua potencia após os 5000 rpm, é apenas um exemplo tá!
Hj deixei a minha tr4 2010 manual na miti pra conserto, vai demorar segundo eles 8 dias uteis, quando pegar ela eu vou testar tambem.
[]´s
Paulo
Ah tá vc mudava em 5000 rpm, mas ai na minha opinião o teste está furado, vc não tirou o maximo proveito do motor, alias dependendo do carro vc poderia ter um resultado pior após a preparação testando desse jeito.
Por exemplo um marea turbo original pode acabar andando mais que um modificado acelerando somente até 5000 rpm pq o modificado só vai começar de subir muito sua potencia após os 5000 rpm, é apenas um exemplo tá!
Hj deixei a minha tr4 2010 manual na miti pra conserto, vai demorar segundo eles 8 dias uteis, quando pegar ela eu vou testar tambem.
[]´s
Paulo
Puts, 8 dias úteis! Dureza hein?
Desculpem , me expressei mal, o máximo era 5000, se não me engano de terceira para quarta. Está marcado no painel, depois eu confiro e posto aqui.
Vamos combinar mudança na mesma medida, eu refaço o meu teste e a gente compara. Tem GPS para gravar?
Kappa GB
20/10/2010, 21:48
Em suma, como um teste em dinamômetro: ninguém "frita" todas as marchas para saber a potência. Na verdade, de primeira até terceira, acelera na boa. Na quarta marcha, estica no máximo (dentro da faixa de rotação/torque de cada motor).
Certamente a TR do Deotti demorou os 25s por um parâmetro de medição, não que ela seja extremamente lenta.
Quando meço um carro no dyna, levo a primeira, segunda e terceira até 2.500/3.000. Quando engato a quarta, deixo a rotação cair até 1.200 giros, soco o pé e levo até 4.500 (mais que isso é desperdício, a faixa de torque já foi embora).
Para ilustrar, segue um teste no dyna (nesse caso a aceleração foi forte desde a primeira para demonstrar as medições de 0 a 100km/h entre outras):
http://www.youtube.com/watch?v=2TseRJZ2fw8
Abs,
Acelerar até 4500 rpm é pouco, tem carros que o torque continua aumentando depois disso e principalmente a potencia!
Nesse grafico abaixo da pra ver isso, o torque continua aumentando até depois das 5000 rpm e a potencia pra depois de 5600 rpm, inclusive no canto inferior direito da pra ver a rotação de torque e potencia maximas atingidas.
Esse grafico é do meu carro e os valores são das rodas, no motor tem que fazer o calcula que tem na parte de baixo da imagem, deve dar uns 380cv.
http://img399.imageshack.us/img399/3999/dinotopspeedpe7.png
[]´s
Paulo
Certo. Mas como eu disse, meu interesse é distância e tempo, rodando. Para medir potência outros testes são melhores.
vixe, que cavalaria!!!
Kappa GB
20/10/2010, 21:58
Puts, 8 dias úteis! Dureza hein?
Desculpem , me expressei mal, o máximo era 5000, se não me engano de terceira para quarta. Está marcado no painel, depois eu confiro e posto aqui.
Vamos combinar mudança na mesma medida, eu refaço o meu teste e a gente compara. Tem GPS para gravar?
Eu acho que eles exageraram no prazo, pq é coisa simples, trocar para choque traseiro e a tampa traseira que amassou atraz do step mas nem da pra ver...um bebado bateu...
Podemos fazer o teste na mesma medida sim, mas o certo mesmo era ter um grafico do dina pra analisar direito até qual rpm o carro rende, em todo caso podemos fazer 2 testes, um com rpm iguais e outro puxando até onde a gente acha que tá rendendo.
Com rpm iguais poderiamos padronizar na rpm imediatamente antes do corte, nunca reparei direito mas acho que corta em 6700 rpm, pra facilitar poderia deixar em 6500 rpm que é aonde começa a faixa vermelha se não me engano.
Eu tenho gps com IGO não sei se da pra fazer esse esquema de medições com ele.
[]´s
Paulo
Marcio Medina
20/10/2010, 22:05
Acelerar até 4500 rpm é pouco, tem carros que o torque continua aumentando depois disso e principalmente a potencia!
[]´s
Paulo
Kappa GB:
Veja bem, fui bem claro no exemplo, inclusive postei um vídeo: motor Diesel, com faixa de torque bem abaixo de um motor de ciclo Otto, principalmente se citarmos os multivalvulados, que é o caso do Marea.
Mais de 4500 giros num motor diesel não estou ganhando nada em torque.
Abs,
Kappa GB
20/10/2010, 22:14
Kappa GB:
Veja bem, fui bem claro no exemplo, inclusive postei um vídeo: motor Diesel, com faixa de torque bem abaixo de um motor de ciclo Otto, principalmente se citarmos os multivalvulados, que é o caso do Marea.
Mais de 4500 giros num motor diesel não estou ganhando nada em torque.
Abs,
É que na sua mensagem deu a entender que vc estava se referindo a qualquer carro.
"Quando meço um carro no dyna, levo a primeira, segunda e terceira até 2.500/3.000. Quando engato a quarta, deixo a rotação cair até 1.200 giros, soco o pé e levo até 4.500 (mais que isso é desperdício, a faixa de torque já foi embora)."
[]´s
Paulo
Marcio Medina
20/10/2010, 22:18
Esse grafico é do meu carro e os valores são das rodas, no motor tem que fazer o calcula que tem na parte de baixo da imagem, deve dar uns 380cv.
http://img399.imageshack.us/img399/3999/dinotopspeedpe7.png
[]´s
Paulo
Comentando seu gráfico, perceba que sua curva de torque não tem sustentação, ela dá um pico e logo "despenca", sem contar as várias oscilações da curva (pequenos buracos). Num aproveitamento bom, quanto mais retilínea a curva, melhor. Por isso os gráficos de motores a diesel são mais "bonitos".
Resumindo, seu torque máximo não conseguiu ter uma sustentação de 500 giros. Sua melhor faixa de torque (sem contar o máximo), chega entre os 4 e 5.5 mil RPM, como eu disse anteriormente, característica de todos os motores multivalvulados, inclusive a TR4. Como o amigo Deotti disse, em provas de regularidade, existe a necessidade da chegada antecipada do torque, daí uma deficiência da "Pajerinho". O acerto na injeção procurou melhorar essa deficiência.
Cada caso é um caso. O fundamental é conseguirmos entender as diferenças entre os vários motores e as várias propostas de uso. Um carro bom em "alta" é excelente para viagens e circuitos. Veículos com torque antecipado são bons para rally, trilhas e arrancadas curtas.
Dps eu posto aqui o gráfico de uma Silverado com motor MWM Sprint 6 cilindros com bomba mecânica que deu mais de 550cv e 100kgfm de torque no dyno. Se achou seu Marea forte, imagine essa picape? Rsrsrsrs.
Abs,
Marcio Medina
20/10/2010, 22:28
Dps eu posto aqui o gráfico de uma Silverado com motor MWM Sprint 6 cilindros com bomba mecânica que deu mais de 550cv e 100kgfm de torque no dyno. Se achou seu Marea forte, imagine essa picape? Rsrsrsrs.
Abs,
Segue um vídeo do carro com a potência inicial. Depois foi feito um novo acerto, se não me engano, rendeu exatamente 552cv. Só sei que, quando estávamos testando, um cara de gol turbo emparelhou e não deu nem para o começo...
http://www.youtube.com/watch?v=7Ar15Zfyl5E
Abs,
Kappa GB
20/10/2010, 22:31
Esse grafico ficou bem picotado mesmo, culpa das rodas/pneus que eu estava no dia do teste e que só usei pra isso, o conjunto estava absurdamente desbalanceado. As rodas/pneus originais acabavam pegando um pouco na parte interna da caixa de roda depois de amarrar o carro. No outro grafico que tenho já ficou tudo lisinho.
Meu torque não ficou plano pq não era isso que buscavamos no acerto do carro, alias foi até desligada a pierburg dificultando mais ainda manter um torque plano.
Meu marea é fraquinho fraquinho, tadinho dele tem o basico no motor, alias nunca foi aberto, não é forjado nem tem comandos alterados nem nada, apenas troquei a turbina colocando uma roletada maior.
Marea forte mesmo é do pessoal do sul, uns trecos com mais de 700cv! Ai sim fica engraçado! :P
[]´s
Paulo
GPA-Airborne
20/10/2010, 22:35
Deotti,
abs
Opa, posso ajudar?
Tenho uma tr4 AT,comprada poucas semanas depois do Patto e do Kappa
Marcio Medina
20/10/2010, 22:38
Esse grafico ficou bem picotado mesmo, culpa das rodas/pneus que eu estava no dia do teste e que só usei pra isso, o conjunto estava absurdamente desbalanceado. As rodas/pneus originais acabavam pegando um pouco na parte interna da caixa de roda depois de amarrar o carro. No outro grafico que tenho já ficou tudo lisinho.
Meu torque não ficou plano pq não era isso que buscavamos no acerto do carro, alias foi até desligada a pierburg dificultando mais ainda manter um torque plano.
Meu marea é fraquinho fraquinho, tadinho dele tem o basico no motor, alias nunca foi aberto, não é forjado nem tem comandos alterados nem nada, apenas troquei a turbina colocando uma roletada maior.
Marea forte mesmo é do pessoal do sul, uns trecos com mais de 700cv! Ai sim fica engraçado! :P
[]´s
Paulo
Paulo:
Nem precisa ir para o Sul. Em SP já fizeram Gol com mais de 900cv. Foi, inclusive, capa de revista. Num Golf vc tira 650cv na boa, inclusive o Keller já fez 2 que chegaram a 680cv. Vou ver se te arrumo o gráfico de um Fiat Tipo 1.6 (não foi aberta a cilindrada) e deu exatamente 297,2cv no dyna.
"Meu torque não ficou plano pq não era isso que buscavamos no acerto do carro". É justamente isso que falei: para cada motor um preparo, para cada proposta um acerto.
Abs,
Kappa GB
20/10/2010, 22:40
Segue um vídeo do carro com a potência inicial. Depois foi feito um novo acerto, se não me engano, rendeu exatamente 552cv. Só sei que, quando estávamos testando, um cara de gol turbo emparelhou e não deu nem para o começo...
http://www.youtube.com/watch?v=7Ar15Zfyl5E
Abs,
Quem for acelerar contra essa silverado tem que fazer de tudo pra não ficar atraz, caso contrario vai ter que abortar por falta de visão, mandar lavar o carro e um exame nos pulmões! hahaha
Fui fazer o calculo da relação peso potencia e baseado nisso eu não vou ter problemas de falta de visão caso acelere com essa silverado! hehe
Meu marea 4,4kg/cv
Silverado 5,2kg/cv
[]´s
Paulo
Marcio Medina
20/10/2010, 22:47
Motorzinho básico, feito aqui em SP mesmo, preparado pelo meu amigo, pra 900cv e mais de 130kgfm de torque...
Diesel, mecânico, biturbo e 2 intercoolers.
Em uma das fotos, um comparativo do propulsor original e do novo propulsor colocado.
Abs,
Kappa GB
20/10/2010, 22:49
Paulo:
Nem precisa ir para o Sul. Em SP já fizeram Gol com mais de 900cv. Foi, inclusive, capa de revista. Num Golf vc tira 650cv na boa, inclusive o Keller já fez 2 que chegaram a 680cv. Vou ver se te arrumo o gráfico de um Fiat Tipo 1.6 (não foi aberta a cilindrada) e deu exatamente 297,2cv no dyna.
"Meu torque não ficou plano pq não era isso que buscavamos no acerto do carro". É justamente isso que falei: para cada motor um preparo, para cada proposta um acerto.
Abs,
Ah sim eu estava citando o marea só pra ficar em "casa" hehe
Tem um projeto do Teteus, dono do marea mais potente do mundo, que é pegar o motor e colocar num fiat coupe e montar apenas pra arrancada, falavam em algo de mais de 1200cv, não sei se já está pronto.
Mas pra uso do dia a dia isso é tudo besteira, negocio mesmo é ter torque mais plano, nada de pico de potencia que só presta pra ficar lixando o chão etc e tal.
Esse meu marea eu montei pra brincar, apesar disso eu consigo colocar bem a potencia no chão, tem diversos outros com até menos potencia que o meu que só prestam pra lixar o asfalto, culpa de turbinas pequenas estupradas na pressão só pra falar que deu xxxcv.
Tenho um outro marea, esse de uso diario que troquei tambem a turbina, coloquei tambem uma roletada mas menor e fiz o acerto pra deixar a coisa mais plana possivel, se não me engano deu 250cv, não tenho o grafico em mãos, mas ficou tudo muito plano, muito gostoso de usar no dia a dia.
[]´s
Paulo
Marcio Medina
20/10/2010, 22:54
Quem for acelerar contra essa silverado tem que fazer de tudo pra não ficar atraz, caso contrario vai ter que abortar por falta de visão, mandar lavar o carro e um exame nos pulmões! hahaha
Fui fazer o calculo da relação peso potencia e baseado nisso eu não vou ter problemas de falta de visão caso acelere com essa silverado! hehe
Meu marea 4,4kg/cv
Silverado 5,2kg/cv
[]´s
Paulo
Só esqueceu de levar em conta o "coice" que o Marea levaria com o torque absurdo da Silverado: 42kgfm do seu carro contra 100kgfm da picape! Seu carro precisaria pesar menos da metade da Silverado, o que não acontece (2.190kg Silverado / 1.335kg Marea).
Como disse em outro post, em arrancadas fortes, quem manda é o torque.
Abs,
Kappa GB
20/10/2010, 22:55
Motorzinho básico, feito aqui em SP mesmo, preparado pelo meu amigo, pra 900cv e mais de 130kgfm de torque...
Diesel, mecânico, biturbo e 2 intercoolers.
Em uma das fotos, um comparativo do propulsor original e do novo propulsor colocado.
Abs,
Isso ai é só pra arrancada né? Pq metade do motor tá no colo do motorista! haha
Qual MWM é esse ai?
[]´s
Paulo
Marcio Medina
20/10/2010, 22:58
Só esqueceu de levar em conta o "coice" que o Marea levaria com o torque absurdo da Silverado: 42kgfm do seu carro contra 100kgfm da picape! Seu carro precisaria pesar menos da metade da Silverado, o que não acontece (2.190kg Silverado / 1.335kg Marea).
Abs,
Esqueci de mencionar: além da picape ter mais torque, ele chegaria bem antes dos 5.000 giros do Marea, o que daria uma boa vantagem numa brincadeirinha de rua, como foi o caso do Gol. Ou seja, seria muito mais torque, chegando bem antes.
A diferença seria boa na pista...hehehehe.
Abs,
neilsonhenriques
20/10/2010, 22:59
A pergunta que fica é: pra que isso ? :pipoca:
Marcio Medina
20/10/2010, 23:02
A pergunta que fica é: pra que isso ? :pipoca:
Hahahahaha!
Neilson, excelente pergunta. Tb não sei, mas posso dizer que gosto mto. Kkkkkk.
Potência é um vício. Qto mais vc tem, mais quer...rs. Eu jea fui assim, hj sou bem mais sossegado...
Abs,
Kappa GB
20/10/2010, 23:02
Abs,
A informação de peso que achei da silverado é de 2305kg.
Torque só serve pra quebrar cambios/diferenciais etc e tal! haha
Para performance pura e simples oq interessa é a potencia e claro o peso, não adianta nada ter 1000cv e pesar 5 toneladas.
Por exemplo um carro de F1 com seus 700+cv e um torque bem pequeno.
[]´s
Paulo
Marcio Medina
20/10/2010, 23:03
Galera, boa noite!
Obrigado pela bela troca de informações que tivemos hj. Amanhã entro novamente.
Por hoje é só!
PS.: motores de F-1 se prevalecem de rotação e mta tecnologia. Para se ter idéia, um motor de F-1 antigo, com apenas 1.500 cilindradas, gerava mais de 800cv. E qual o regime de rotação de um motor desse? Bem alto!!!
Torque não serve só para quebrar câmbios e relações, depende do gosto, bol$$$$o e proposta de quem pediu a preparação. No caso dessa Silverado, o projeto foi bem feito e não quebrou nenhum dos componentes que vc mencionou. Apenas a "cebola" de uma turbina Master Power foi "cuspida" pelo escape. Depois de refeito o trabalho e colocado uma turbina TOP, o carro ficou show e não quebrou mais nada.
Piloto tb conta...hehehe.
Abs,
neilsonhenriques
20/10/2010, 23:42
Hahahahaha!
Neilson, excelente pergunta. Tb não sei, mas posso dizer que gosto mto. Kkkkkk.
Potência é um vício. Qto mais vc tem, mais quer...rs. Eu jea fui assim, hj sou bem mais sossegado...
Abs,
Marcio,
Meu chapa, conforme conversamos pelo telefone, eu só queria mais uns 10 cv pra TR4 e tava bom demais. :palmas:
Aliás, não esqueci de chipá-la, mas é que to trabalhando 13 horas por dia, sábado, domingo, feriado e dia santo, então to sem tempo de ir pra Cidade da Garoa (que gosto muito) fazer o serviço.
Como ficou o desempenho do SFI aí na sua TR4 auto ?
Abraço, :palmas:
Neilson
Opa, posso ajudar?
Tenho uma tr4 AT,comprada poucas semanas depois do Patto e do Kappa
Gustavo,
A gente pode brincar de ser bobo e andar junto (racha) pra sentir a diferença. Já adianto que minha primeira marcha é show...acompanho a ranger do meu irmão, diesel, 3.0, com prometidos 230cv pela Reiko.
Por falar em ser bobo, brinquei hoje, de semaforo a semaforo, pisando forte, na Faria Lima, não sei qtos metros, mas cheguei por volta de 110km/h em exatos 18,07seg - este número, qdo eu medir direito e depois que a SFI fizer o serviço bem-feito que faz, acho que melhora.
A medição não serve mto primeiro pela falta de parâmetros, segundo pq eu precisava prestar mais atenção na avenida do que em qualquer outra coisa...todavia, fica aí mais um número pra este povo que adora discutir...hehehehehe
abs e bora amanhã pro Paca
Kappa GB
21/10/2010, 00:32
Acabei de chegar, medi por alto o 0-110km/h da minha besta e deu incriveis 26 segundos! hahaha
Ela tem um 4 cilindros 3.0 litros aspirado com 87cv.
Quando pegar a tr4 de volta eu testo ela.
[]'s
Paulo
Acabei de chegar, medi por alto o 0-110km/h da minha besta e deu incriveis 26 segundos! hahaha
Ela tem um 4 cilindros 3.0 litros aspirado com 87cv.
Quando pegar a tr4 de volta eu testo ela.
[]'s
Paulo
hahaha... você está dizendo que eu acelerava a TR como uma besta? rsrsrsrs...
no final de semana vou fazer uma nova medição, deixando ir até a vermelha.
Patto e Gustavo, façam suas medições aí, e tentem marcar o rpm das mudanças de marcha. A do Gustavo vai servir de base para as a/t, e a do Paulo vai ser a base para as m/t.
depois vou postar o gráfico da sport v6....
Marcio Medina
21/10/2010, 01:04
Patto e Gustavo, façam suas medições aí, e tentem marcar o rpm das mudanças de marcha. A do Gustavo vai servir de base para as a/t, e a do Paulo vai ser a base para as m/t.
Deotti:
Quer a medição de aceleração da minha com ou sem injeção de nitróxido (nitro)? Hahaha. Se quiser com nitro, deixo 1 ou 2 foggers aberto(s)?
Abs,
Marcio Medina
21/10/2010, 01:10
Marcio,
Meu chapa, conforme conversamos pelo telefone, eu só queria mais uns 10 cv pra TR4 e tava bom demais. :palmas:
Aliás, não esqueci de chipá-la, mas é que to trabalhando 13 horas por dia, sábado, domingo, feriado e dia santo, então to sem tempo de ir pra Cidade da Garoa (que gosto muito) fazer o serviço.
Como ficou o desempenho do SFI aí na sua TR4 auto ?
Abraço, :palmas:
Neilson
Neilson:
Sou suspeito para falar do desempenho, então pergunte aí para os nossos amigos que tb fizeram. Eu achei mto boa, vale a pena fazer, além do valor do investimento ser menor que o anunciado por outras marcas no mercado e facilitado em 2X.
Sem contar que foi uma das únicas marcas que colocou no dyno pra provar a potência prometida.
O mais engraçado é que a conversa começou com reprogramação de ECU para TR4, assunto puxado pelo amigo Deotti, e quase terminou em preparação para Dragsters. Passamos até pela F-1...hahahahaha.
Abs,
Kappa GB
21/10/2010, 09:35
Fala Marcio,
Vc teria o grafico do dino da sua TR4 do antes e depois?
Até hj só vi 1 unico grafico espalhado em alguns sites, mas é bem estranho a curva dele, ficava imaginando se estava correto mesmo e caso positivo se era possivel resolver isso na reprogramação...
[]´s
Paulo
Kappa GB
21/10/2010, 09:39
hahaha e olha que só acelerei até umas 4200 rpm! :mrgreen:
Mas isso ocorreu pq vc só puxou a no maximo 5000 rpm, a TR4 ainda rende bem depois disso!
Fucei aqui no IGO Primo e IGO 8.3 e não vi nada que pudesse ajudar a fazer as medições, vc sabe de algo? Pode ser até mesmo um programa a parte que rode em windows ce!
[]´s
Paulo
Marcio Medina
21/10/2010, 12:53
Fala Marcio,
Vc teria o grafico do dino da sua TR4 do antes e depois?
Até hj só vi 1 unico grafico espalhado em alguns sites, mas é bem estranho a curva dele, ficava imaginando se estava correto mesmo e caso positivo se era possivel resolver isso na reprogramação...
[]´s
Paulo
Olá, Paulo.
Infelizmente não tenho. Depois de tantas alterações, ainda não coloquei no dyna. Refiz a reprogramação na SFI Chips, nitro, coloquei bloqueio etc e ainda não tive tempo de medir, mas o carro está bem melhor que um original.
Abs,
Mais um dado para comparação.... A Sport V6 a/t fez 0-110 em 12.4s, exatamente o mesmo tempo em três passagens. Abastecida com Podium, pneus STR, tudo original.